Explorando o Ensino - Astronomia

Page 99

Apenas um lugar, de muitos Salvador Nogueira

Ao contrário do que se possa pensar, o maior feito de Nicolau Copérnico não foi descrever com precisão a arquitetura básica do Sistema Solar. Até porque, embora seu modelo fosse mais eficiente do que o ptolomaico para prever a posição dos astros no céu, ainda deixava a desejar. E, do ponto de vista dos conhecimentos disponíveis até então, não fazia mais sentido a Terra girar em torno do Sol do que o contrário – somente com a gravitação de Isaac Newton, um século e meio depois, viria a ser possível compreender que os objetos com menos massa, necessariamente, orbitam em torno dos de maior massa. Em suma, com o que tinha à mão, o astrônomo polonês teve de fazer uma aposta: ele julgou que o sistema mais simples e esteticamente mais agradável deveria ser o verdadeiro. Isso não só reforça a imagem que temos de Copérnico como uma figura corajosa, mas também explica toda a hesitação na publicação de suas idéias. E se, cientificamente falando, elas ainda careciam de alicerces mais sólidos, em termos filosóficos elas propiciavam uma imensa revolução no modo de pensar. Nascia o conceito da pluralidade dos mundos. Até então, o único “mundo” era a Terra, cercado pelos astros. Mas, subitamente, ao colocar o Sol no centro do sistema planetário, Copérnico apresentou uma nova e assustadora perspectiva: a Terra não era “o” mundo, mas apenas “um” mundo – um planeta, dos vários que giravam ao redor do Sol. Essa percepção é o que torna a teoria do polonês um marco na história da humanidade – justificando a expressão “revolução copernicana”. A partir de então, a Terra não mais ocupava um lugar central no Universo. E não é difícil imaginar como isso poderia ser uma afronta 99

Sistema Solar: o Sol e todos os corpos que orbitam ao seu redor em virtude da gravidade. Sol: estrela central do Sistema Solar. É uma estrela da seqüência principal de tamanho e luminosidade médios. Gravitação: força de atração entre os corpos que depende de suas massas e da distância entre eles. Mantém os corpos de pequena massa em órbita ao redor dos de maior massa, assim como os planetas ao redor do Sol. Planeta: corpo esférico em órbita ao redor do Sol ou de outra esfera e dinamicamente dominante em sua órbita. Os planetas brilham somente pela luz refletida do Sol.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.