A representação do eu na vida cotidiana

Page 163

ruminada em comentários que às vezes são chamados "postmortem"; lambem-se as feridas e o moral é fortalecido para a próxima representação. A conversa sobre o palco, quando chamada por outros nomes, como conversa fiada, "jargão profissional", etc., é uma noção bem gasta. Acentuei-a aqui porque ajuda a mostrar o fato de indivíduos com papéis sociais completamente diferentes viverem no mesmo clima de experiência dramatúrgica. Os discursos que os comediantes e os eruditos proferem são bem diferentes, mas seus comentários a respeito deles são muito semelhantes. Em extensão surpreendente, antes do discurso, os oradores conversam com seus amigos ii respeito do que prenderá, ou não, a atenção da platéia, e do que a ofenderá ou não. Depois dele, todos comentam com os amigos o tipo de auditório em que falaram, a espécie de público que atraíram e a recepção que lhes foi dada. A conversa de palco já foi comentada no exame da atividade dos bastidores e da solidariedade entre colegas e não será mais discutida aqui.

A Conivência da Equipe Quando um participante transmite algo durante a interação, esperamos que se comunique somente por meio dos lábios do personagem que decidiu projetar, dirigindo abertamente todas as suas observações para a interação inteira, de modo que todas as pessoas presentes recebam um status igual como receptoras da comunkação. Assim, por exemplo, murmurar é considerado impróprio e proibido, porque pode destruir a impressão de que o ator é somente aquilo que aparenta e que as coisas são o que ele diz que são .... A despeito da expectativa de que tudo quanto é dito pelo ator estará de acordo com a definição da situação alimentada por ele, o ator pode transmitir muita coisa imprópria durante uma interação e transmiti-la de modo a evitar que a platéia, no seu todo, compreenda que alguma coisa incompatível com a definição da situação foi transmitida. As pessoas admitidas a - Em jogos recreativos, conferências secretas cochichadas podem ser aceitáveis, assim como lambem diante de públicos formados por crianças ou estrangeiros, a quem só se precisa dar pouca consideração. Em acordos sociais nos quais grupos ou blocos de pessoas mantêm conversações separadas na presença visível uns dos outros, um esforço e multas vezes feito pelos participantes, em cada grupo, para agir como se o que estão dizendo pudesse ser dito nos outros grupos, mesmo quando não pudesse.

164


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.