1 minute read

5 a moda nas telas do CINEMA.

Next Article
O MANIFESTO

O MANIFESTO

O espanhol Francisco Rabaneda y Cuervo, mundialmente conhecido como Paco Rabanne nasceu na cidade basca de Passaia em 18 de fevereiro de 1934. O avanço da extrema direita e a chegada ao poder do general sanguinário Francisco Franco em 1936 levaria a família a se exilar na França. A mãe de Paco começou, então, a trabalhar como costureira e artesã do estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, também radicado na França, o que fez com que Paco tomasse contato com essas criações.

Aos 17 anos, este espanhol se inscreveu e foi aprovado na Escola Nacional de Belas Artes de Paris para cursar arquitetura e, seguindo os passos da mãe e para garantir renda, passou a produzir botões que eram usados por verdadeiros templos da moda como a própria Balenciaga, Dior, Givenchy, Nina Ricci entre outras. Como Paco Rabanne amava desenhar, não demorou para criar e oferecer desenhos geométricos inovadores para gravatas que a grife Pierre Cardin passou a produzir e sapatos para Charles Jourdan.

Advertisement

Em 1964, com o dinheiro ganho do trabalho para outros estilistas, decidiu se lançar no mercado francês com a sua própria coleção. E mais uma vez surpreendeu ao ser o primeiro estilista a usar modelos negras na passarela, o que causou frisson entre conservadores e o colocou em evidência. Ousadia maior viria com o uso de materiais, além dos tecidos, numa coleção que entraria para a história como a dos “12 vestidos impossíveis de usar em materiais contemporâneos”. A coleção fazendo uso de papel, metais, puxadores de portas, cadeados, correntes, plástico e outros materiais não convencionais atraiu a atenção do cineasta Roger Vadin, mergulhado no mundo dos quadrinhos e da ficção preparando o projeto do filme Barbarella.

Paco Rabanne foi, então, convidado a criar o figurino a ser usado por Jane Fonda no filme. O sucesso foi retumbante com o lançamento da obra cinematográfica em 1968. A visão de modernidade passa, desde então, a ser o maior legado e o maior acervo do estilista que provou ao mundo que novos materiais podem ingressar nos templos da moda e serem símbolos de um estilo contemporâneo.

É a sua marca. A marca que encantou e vestiu estrelas do cinema como Jane Fonda.

This article is from: