Toca do Coelho - Manual da Marca - Lalo - Estúdio Lalo

Page 1



O Manual

Este manual tem como objetivo estabelecer normas técnicas para o uso da marca “Toca do coelho” de forma efetiva. aqui se encontrarão o conceito e passos dados na criação da marca, assim como suas possíveis formas de utilização e diretrizes para que as aplicações e usos se deem de maneira correta. É preciso que todos os usos devidos e indevidos, padronizações, e formas de apresentação sejam seguidos conforme apresentados para garantir a uniformidade e fidelidade à identidade e comunicação visual da marca. Bem vindo à Toca!


Sumário


Conceituação Empresa Conceito Construção

8 12 14

Detalhamento técnico detalhamento técnico símbolo logotipo Versão principal(vertical) Versão secundária(horizontal) Versão legendada

28 30 36 42 50 58

Padrões institucionais Padrões tipográficos Padrões cromáticos Padrões gráficos

68 72 74

Usos e aplicações usos versões em cores usos versões monocromáticas usos versões em negativo usos versões em tom de cinza usos indevidos aplicações

84 88 90 92 94 96



CONCEITUAÇÃO


Empresa Um dos mais bonitos e mais decorados festivais de música eletrônica do Brasil

Essa edição traz o melhor da cenografia e decoração para impressionar os fãs do gênero e acontecerá na cidade de Fortaleza-CE. Sabendo-se da importância da qualidade musical que o público merece, o festival terá em sua line up artistas internacionais e nacionais que já fizeram parte de grandes festivais do Brasil. Para o conceito buscou-se inspiração na obra “Alice no país das maravilhas”, também adaptada para o cinema, cuja obra de Tim Burton inspirará o visual do evento. O filme apresenta cores psicodélicas, um mundo surreal e um visual mágico e fantasioso, características que serão marcantes no festival.


Os palcos, a cenografia, e até mesmo o figurino de alguns participantes desses festivais, levam o público à viver uma experiencia de imersão. Todo o ambiente é envolto de cores, luzes, exuberância e atrativivade. A platéia de forma mútua, busca experiências marcantes que de forma imersiva, os leve à sair da rotina ou do “mundo” em que vivem. Gênero misto, entre 18 e 30 anos, universitários, solteiros de classe média e que querem viver novas experiências. Sair do comum. O público de festivais como esse, geralmente buscam se desligar do mundo real, e através da música e da experiência cair num mundo de fantasia.

09


Empresa


Painéis imagéticos realizados na construção do conceito, painéis de produdo e público respectivamente.

11


Conceito

No processo de criar conceitos para guiar a marca e a criação de sua identidade visual, foram realizadas algumas ferramentas. Dentre elas, as que foram mais relevantes para a conceituação foram a produção de painéis imagéticos, construção de personas e um brainstorm de palavras que remetiam à aura e essência do festival. Fundidos ao perfil da empresa, esses conceitos foram condensados em três palavras chaves. Que foram as palavras: Místico, Imersivo e Fantasioso. A partir disso, o desenvolvimento do símbolo e do logotipo, que juntos formarão a marca da Toca do coelho foi iniciado.


MÍSTICO faz alusão às sensações intrísecas, aquelas que estarão presentes de forma individual e subjetiva, de como a experiência acontece dentro de cada um na platéia.

IMERSIVO representa o aspecto de mergulho dentro do festival, sair do comum e imergir em uma realidade diferente da que se vive rotineiramente.

FANTASIOSO se refere à toda experiencia no ambiente. Todas as sensações que o externo causa no participante, totalmente decorado, psicodélico e criando uma aura que o envolve.

13


Construção Símbolo

Para a construção do símbolo foram feitos esboços que seguissem o conceito e o perfil do festival. Dois desses símbolos gerados foram unidos em um. O primeiro Símbolo é uma espécie de espiral que traria a ideia do buraco da toca do coelho, com um movimento que faria alusão à profundidade e a queda ou à imersão dentro da toca. Já o segundo símbolo traz a cabeça de um coelho com elementos fantasiosos, remetendo ao nome do festival e também ao coelho que na história de “Alice no país das maravilhas” é quem leva ela ao mundo de fantasia. Unidos em um só, os dois esboços deram origem ao esboço digital do símbolo que em seguida foi ganhando aperfeiçoamentos e ajustes.


Representação digital dos esboços manuais usados na tentativa de um símbolo que representasse o buraco da toca e a cabeça do coelho.

15


Construção Símbolo

Representação digital dos contornos gerados, e do símbolo preenchido e sem linhas de contorno.


Houve um ajuste nas linhas do espiral e orelhas ganharam um contorno. Para finalizar, a peça gráfica foi ajustada em proporção áurea.

17


Símbolo



Construção Logotipo

No Logotipo foi realizada uma pesquisa de fontes tipográficas que se aproximasse do conceito da marca. As fontes escolhidas possuíam caráter mais místico e fantasioso e se encaixam com o parâmetro conceitual da marca. Foram usadas duas fontes, uma para a palavra TOCA em destaque, e a segunda fonte para a expressão DO COELHO. A palavra TOCA foi deixada em destaque para ganhar maior força e não saturar a identidade, visto que o símbolo já é um coelho.


1. Proposta inicial

3. Aumento da espessura da palavra TOCA

2. Adequações na letra

4. Ajuste Central da expressão “DO COELHO” dando maior evidência ao TOCA.

21


Logotipo



Marca




DETALHAMENTO TÉCNICO


Detalhamento técnico Módulo de referência para a malha construtiva

O módulo de referência usado foi o espaço entre as orelhas no limite da cabeça do símbolo do coelho, e a partir dele foram desenvolvidas as malhas construtivas e os espaçamentos da marca e todas as suas versões. A malha construtiva deve ser seguida respeitando os limites e construções impostas para o símbolo, logotipo ou versões marca inseridas dentro dela. Assim como as áreas de respiro que devem ser preservadas e respeitadas. A área de respiro corresponde à um módulo em todas as situações que for apresentada. Em sua apresentação gráfica nesse manual é representada por espaços mais escurecidos da malha construtiva.


Concepção da malha construtiva.

29


Símbolo Aqui se encontra o símbolo da marca. Sua cor principal é o roxo jaguadarte, pode ser apresentado tanto na cor principal como em alguma das cores auxiliares da marca, seguindo as regras de uso. O uso recomendado dessa peça gráfica deve se dar em bordados, serigrafias. Também em suportes que estourem o limite de redução da marca principal(vertical). Não possui versão em tom de cinza pois sua equivalência na escala de cinza é o preto que é apresentado na versão mono. ROXO JAGUADARTE Pantone 4119C C:87 M:100 Y:55 K:51 R:34 G:0 B:46 Hex: #22002e


10 x

14 x

x

x módulo Malha construtiva e área de respiro.


Monocromática O uso dessa versão sempre deve se dar em fundos brancos. Assim como versões monocromáticas que se apresentem em uma das cores auxiliares.


Negativa Essa versão deve ser usada sobre fundos pretos, coloridos ou sobre imagem.


Símbolo Reduções máximas

Para impressão

31mm

31mm

23mm

31mm

23mm

23mm


Para telas

117px

117px

87px

117px

87px

87px

35


Logotipo Aqui se encontra o logotipo da marca. Ele é concebido em duas cores, que são o roxo jaguadarte na expressão “do coelho” e uma cor auxiliar que é o jaguadarte claro na palavra “toca”. Ele pode ser apresentado em suas cores principais e também em cores secundárias da marca, seguindo as regras de uso. O uso recomendado deve se dar em suportes mais formais como envelopes, papel timbrado e selos. Também em suportes que passem do limite de redução da versão horizontal da marca.

ROXO JAGUADARTE Pantone 4119C C:87 M:100 Y:55 K:51 R:34 G:0 B:46 Hex: #22002e

JAGUADARTE CLARO Pantone 4118C C:77 M:100 Y:55 K:30 R:64 G:21 B:62 Hex: #290050


28 x

13 x

x

x módulo

Malha construtiva e área de respiro.


Tom de cinza Aqui se encontra a equivalência em cinza da marca. Para o roxo jaguadarte ocorre a substituição adequada usando o próprio preto, e para o jaguadarte claro, se faz uso do cinza escuro. O uso é restrito e deve acontecer apenas em situações formais como papel timbrado, envelopes, selos e marca d’água. PRETO Pantone 2336C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 R: 0 G: 0 B: 0 Hex: #000000

CINZA ESCURO Pantone 4287C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 90 R: 68 G: 66 B: 66 Hex: #1a1a1a


Monocromática O uso dessa versão sempre deve se dar em fundos brancos. Assim como versões monocromáticas que se apresentem em uma das cores auxiliares.

Negativa Essa versão deve ser usada sobre fundos pretos, coloridos ou sobre imagem.


Logotipo Reduções máximas

Para impressão

22mm

48mm 22mm

48mm 22mm

48mm


Para telas

83px

181px 83px

181px 83px

181px

41


Versão principal da marca

(Vertical)

Aqui se encontra a versão vertical da marca, e que é também a versão principal. Pode ser apresentada tanto nas cores principal como nas cores secundárias da marca, respeitando as regras para o uso. As cores são as mesmas apresentadas para o símbolo e logotipo. O uso deve se dar sempre que possível, utilizando suas devidas versões auxiliares e substitutas apenas quando for necessário.



Malha construtiva e área de respiro


10 x

14 x

x x

módulo


Tom de cinza O uso é restrito e deve acontecer apenas em situações formais como papel timbrado, envelopes, selos e marca d’água.


Monocromática O uso dessa versão sempre deve se dar em fundos brancos. Assim como versões monocromáticas que se apresentem em uma das cores auxiliares.

Negativa Essa versão deve ser usada sobre fundos pretos, coloridos ou sobre imagem.


Versão vertical Reduções máximas

Para impressão

45mm

45mm

37mm

45mm

37mm

37mm


Para telas

170px

170px

140px

170px

140px

140px

49


Versão secundária da marca

(Horizontal)

Aqui se encontra a versão horizontal da marca. O uso deve se dar em suportes horizontais, sendo substituída pelo logotipo em casos que sua redução dificulte a legibilidade ou em situações que o uso acompanhado do símbolo possa ser dispensado.



Malha construtiva e área de respiro


37 x

14 x

x

x

módulo


Tom de cinza O uso é restrito e deve acontecer apenas em situações formais como papel timbrado, envelopes, selos e marca d’água.


Monocromática O uso dessa versão sempre deve se dar em fundos brancos. Assim como versões monocromáticas que se apresentem em uma das cores auxiliares.

Negativa Essa versão deve ser usada sobre fundos pretos, coloridos ou sobre imagem.


Versão horizontal Reduções máximas

Para impressão

29mm

77mm

29mm

77mm 29mm

77mm


Para telas

109px

291px

109px

291px 29mm

291px

57


Versão legendada Aqui se encontra versão legendada da marca. O uso deve se dar como selos e assinaturas em papelarias e documentos. Por ser uma extensão da versão horizontal, segue também os mesmos padrões de uso da mesma.


FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA


Malha construtiva e área de respiro


37 x

14 x

FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

x

x

módulo


Tom de cinza O uso é restrito e deve acontecer apenas em situações formais como papel timbrado, envelopes, selos e marca d’água.

FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA


Monocromática FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

O uso dessa versão sempre deve se dar em fundos brancos. Assim como versões monocromáticas que se apresentem em uma das cores auxiliares.

Negativa FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

Essa versão deve ser usada sobre fundos pretos, coloridos ou sobre imagem.


Versão legendada Reduções máximas

Para impressão

29mm FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

77mm

29mm FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

77mm 29mm FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

77mm


Para telas

109px FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

291px

109px FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

291px 29mm FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA

291px

65



PADRÕES INSTITUCIONAIS


Padrões tipográficos Alfabeto institucional

O alfabeto institucional deve padronizar e uniformizar as peças textuais de comunicação e promoção da marca. Para isso, deve ser feito o uso das fontes “Louis George Café” para títulos e “Comfortaa” para textos. As fontes escolhidas não possuem serifa, tem um aspecto mais moderno e funcional, para que a comunicaçao seja clara e precisa.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Louis George Café abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Comfortaa

69


Alfabeto institucional

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Louis George Café light

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Louis George Café regular abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Louis George Café bold abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Comfortaa light

Comfortaa regular

Comfortaa bold


Padrões cromáticos Cores institucionais

A ideia original sempre foi usar a cor roxa, pois em sua simbologia ela representa misticismo, mistério e até espiritualidade. O público que vai para o festival busca uma imersão que os leve para fora do comum e que proporcione experiências marcantes e surreais. As cores principais são o roxo jaguadarte e o jaguadarte claro, sendo apresentadas na marca e em suas versões. As cores secundárias foram escolhidas para formar a paleta do festival e serem aplicadas quando devido.


ROXO JAGUADARTE Pantone 4119C C:87 M:100 Y:55 K:51 R:34 G:0 B:46 Hex: #22002e

JAGUADARTE CLARO Pantone 4118C C:77 M:100 Y:55 K:30 R:64 G:21 B:62 Hex: #290050

Padrão cromático

PRETO Pantone 2336C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 R: 0 G: 0 B: 0 Hex: #000000

CINZA ESCURO Pantone 4287C C: 0 M: 0 Y: 0 K: 90 R: 68 G: 66 B: 66 Hex: #1a1a1a

Equivalencia em cinza

MAGENTA DE COPAS Pantone 7423 C C: 0 M: 95 Y: 20 K: 0 R: 191 G: 51 B: 118 Hex: #bf3376

LARANJA FANTASIA Pantone 7416C C: 0 M: 60 Y: 98 K: 0 R: 214 G: 133 B: 22 Hex: #d68516

AZUL ABSOLEM Pantone 2192 C C: 95 M: 25 Y: 5 K: 0 R: 74 G: 114 B: 178 Hex: #1287C3

Cores auxiliares

73


Padrões gráficos Estampa OD

Para as estampas institucionais, foram usados motivos presentes na própria marca. A primeira estampa traz a união de duas letras do logotipo e formam mandalas em repetições radiais.


Roxo jaguadarte para o fundo

Jaguadarte claro, azul ou laranja para as linhas

Rapport estampa OD

75




Padrões gráficos Estampa Espiral

Para o desenvolvimento das estampas inspirou-se nos padrões de mandalas. A segunda traz a mesma técnica de repetição radial usando o próprio símbolo.


Para opção um, o roxo jaguadarte de fundo e o magenta nas linhas

Para opção dois, o laranja de fundo e o roxo jaguadarte nas linhas

Rapport estampa Espiral

79





USOS E APLICAÇÕES


Usos Versões em cores(para todas as versões da marca)

Nao é permitido o uso das versões em cores: sobre fundos pretos ou coloridos, sobre imagens ou estampas, nem mesmo sobre um dos dois roxos institucionais, pois nessas situações há dificuldade ou eliminação da legibilidade. O uso adequado das versões em cores sejam elas as principais ou as auxiliares é em fundo branco ou em fundo cinza. Para fundos coloridos por cores institucionais deve seguir as regras de variação de cor.


85


Usos Versões em cores(para todas as versões da marca)

Há algumas regras para a variação cromática das versões da marca. Quando essas variações acontecerem a peça grafica será inteiramente preenchida apenas por uma cor. Para fundos coloridos, só é permitido usar um dos dois roxos institucionais. Para fundos brancos, todas as cinco cores institucionais podem ser usadas. Peças gráficas em roxo que não possuirem variação de tom no logotipo, não se consideram a versão principal, mas uma variação. Sobre fundos roxos deve haver a variação de tom apenas entre a peça gráfica e o fundo. A peça estará apresentada em um único tom. Não é permitido usar essas variações em fundos pretos, nem em fundos cinzas, nem sobre estampas ou fundos coloridos, sejam por cores auxiliares ou não.


87


Usos Versões monocromáticas(para todas as versões da marca)

Nao é permitido o uso das versões monocromáticas: sobre fundos coloridos, sobre estampas ou sobre imagens. O uso adequado das versões monocromáticas é em fundo branco. Sendo permitido também o uso em fundo cinza, que não ultrapassem o tom do cinza institucional.


89


Usos Versões em negativo(para todas as versões da marca)

Nao é permitido o uso das versões em negativo sobre fundos brancos, nem mesmo em outline. O uso adequado dessas versões deve se dar em fundo preto ou fundo cinza. Também deve acontecer sobre imagem, sobre estampas e em fundos coloridos de quaisquer cores sejam elas institucionais ou não.


91


Usos devidos e indevidos Versões em tons de cinza(para todas as versões da marca)

Nao é permitido o uso das versões em cinza: sobre fundos pretos, fundos coloridos, estampas ou sobre imagens. Também não se deve apresentar essa peça em um único tom de cinza. O uso adequado das versões é em fundo branco. Sendo permitido também o uso em fundo cinza, desde que fiquem abaixo do tom do cinza institucional usado nesta versão. O uso dessas versões em tom de cinza é mais restrito, necessitando de aprovação prévia para o uso.


93


Usos indevidos

Lorem ipsum

Integridade da peça gráfica

Não girar

Não deformar

Não invadir área da malha construtiva

Não inverter

Não desalinhar

Não usar outline


TOCA do coelho

Não usar cores indevidas

Não modificar a tipografia

Não refletir o símbolo

Não criar contornos

Não excluir itens

Não criar padrões que não sejam institucionais

Não adicionar itens gráficos

Não usar sobre fundos indevidos

95


Aplicações

sobre imagem, papelaria e pontos de contato








PRODUÇÃO, DIAGRAMAÇÃO E CONCEITO Luiz da Silva (Lalo Andrade)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.