1 minute read

Trem

ou fundido, destinava-se para diferentes etapas e setores da construção. Compreendiam desde peças estruturais como vigas e colunas (Figura 44), até recursos secundários de acabamento, como ornamentos de jardim, chafarizes, grades, escadas, ferragens de janela e portas, canos, peças de banheiro e fogões. Assim como na Europa, o material não era considerado nobre, portanto, não podendo ficar à mostra em vigas e estruturas (REIS FILHO, 2000).

Figura 44: Arquitetura de Ferro na Antiga Estação Ferroviária do Recife, Atual Museu de Trem.

Advertisement

Fonte: OxeRecife, 2018.

No fim do século XIX, com a ascensão do estilo eclético, como apresentado no capítulo anterior, os arquitetos e engenheiros dominaram as técnicas construtivas, a fim de replicar os mais variados estilos históricos, porém de forma mais rápida e utilizando diferentes matérias primas. A arquitetura de fins, como chamada por Reis Filho, alcançou um refinado nível técnico, atendendo às mais complexas estruturas e acabamentos propostos (REIS FILHO, 2000).

Nessa época as paredes, erguidas de alvenaria de tijolo e cal, foram padronizadas quanto à largura, as paredes que tinham cerca de sessenta centímetros, foram reduzidas a menos da metade para serem utilizadas em

More articles from this publication: