1 minute read

Figura 14: Cidade colonial, Macau, na China

Quanto à arquitetura civil no período colonial, podemos destacar a adesão das tradições ibéricas seculares nas construções, estas, foram influenciadas pela arquitetura medieval e regidas pelas Cartas Régias. Assim, a paisagem urbana capixaba se configurava nos mesmos padrões de diferentes localidades colonizadas também pelos portugueses, como Macau na China (Figura 14), ou Luanda em Angola (RIBEIRO, 2018).

Figura 14: Cidade colonial, Macau, na China.

Advertisement

Fonte: Planta de Macau in BOCARRO, António. Livro das Plantas de todas as fortalezas, cidades e povoações do Estado da Índia Oriental. 1635.

As características destes edifícios “tradicionais” portugueses, se davam nas paredes caiadas de branco, nas janelas quadradas ou retangulares com molduras de madeira ou pedra, vergas (retas ou arqueadas) acima de portas de janelas, e telhas de barro formando os telhados com beirais.

Ao longo das décadas, a arquitetura colonial, com suas respectivas características, que era conhecida no século XVI, foi se transformando. A maior mudança, se deu na segunda metade do século XVII, com o reformismo pombalino, com ele foram introduzidas as portas-balcão, junto de grades de ferro, e nos andares superiores dos sobrados dos mais abastados, os ornamentos trabalhados em estuque.

More articles from this publication: