1 minute read

Figura 6: Avenida Central (atual Rio Branco) no Rio de Janeiro, inaugurada em 1904 idealizada por Pereira Passos na Reforma Urbana

Recorreu, então, mais uma vez, o Cel. Henrique Coutinho ao Dr. Jerônimo e encarregou-o de providências para solucionar as dificuldades mediante uma operação que liquidasse a dívida do Banco do Brasil, e a alienação da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo a alguma empresa poderosa (NOVAES, 2017, p.74).

Em 1908, Jerônimo venceu as eleições para Presidente de Estado do Espírito Santo, sendo ele muito querido pelos cidadãos. “Não foi uma eleição, alguém o afirmou: sim, uma verdadeira consagração popular!” (NOVAES, 2017, p.97).

Advertisement

O quadriênio (1908-1912), que apesar de receber a primeira greve operária e manifestações populares, foi marcado de forma positiva pelas melhorias urbanísticas no Espírito Santo.

Chamado de “doutor modernizador”, Jerônimo foi influenciado pela reforma urbana carioca (Figura 6) realizada por Pereira Passos, e encabeçou o plano de urbanização que empreendeu no estado, com ênfase na capital Vitória (MOREIRA, 2008, p. 90).

Figura 6: Avenida Central (atual Rio Branco) no Rio de Janeiro, inaugurada em 1904 idealizada por Pereira Passos na Reforma Urbana.

Fonte: Foto Augusto Malta. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. s.d.

More articles from this publication: