1 minute read

Figura 10: Capela Santa Luzia, em Vitória - ES

Diferente de Muniz Freire, Jerônimo Monteiro desenvolveu seu programa de obras sem solicitar empréstimos, além disso, conseguiu de forma exemplar abater as dívidas de seus antecessores (OLIVEIRA, 2008).

2.3 TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS NA CIDADE ALTA

Advertisement

As primeiras construções na Vila da Vitória surgem no meado de século XVI, com a ocupação da Sede da capitania na antiga Ilha de Santo Antônio. Localizadas na Cidade Alta, as primeiras edificações que se tem registro mais firmes foram as igrejas coloniais, em especial a Capela Santa Luzia e a Igreja São Gonçalo, que foram as únicas daquele período (dentre cerca de sete igrejas existentes) que permaneceram conservadas na Cidade Alta de Vitória (RIBEIRO, 2018).

A Capela Santa Luzia (Figura 10), considerada a edificação mais antiga da cidade, foi construída no século XVI, como uma capela particular dentro dos limites da propriedade rural de Duarte Lemos, segundo donatário da Capitania do Espírito Santo. Erguida sobre uma formação rochosa, a Capela é a única com ainda com características da arquitetura religiosa rural de matriz lusobrasileira do período colonial, na Cidade Alta de Vitória. Em 1943 foi restaurada pelo profissional autodidata André Carloni, e após o restauro foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nos dias de hoje, a Capela funciona apenas para visitação, atraindo visitantes por sua história e arquitetura (SANTOS, 2014).

Figura 10: Capela Santa Luzia, em Vitória - ES.

Fonte: IPHAN, s.d.

More articles from this publication: