parque escolar_manual de reforço sísmico

Page 130

Escola Secundária de D. Inês de Castro, Alcobaça EQuIPA tÉCNICA

VERSOR – Consultas Estudos Projectos, Lda Engenheiros Válter Lúcio e João Ferreira ArQuItECturA Gárgula – Arquitectura e Empreendimentos, Lda EmPrEItEIro Alexandre Barbosa Borges, S.A. / / BRITALAR – Sociedade de Construções, S.A. FIsCAlIzAção TPF Planege – Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. / / IPERPLANO – Gestão, Planeamento e Fiscalização de Obras, Lda

FuNdAçõEs E EstruturA

RefoRço da estRutuRa e das fundações do edifício matRiz Autor

Válter Lúcio

1 – INtrodução No âmbito do Projecto de Fundações e Estruturas da Escola Secundária de D. Inês de Castro, em Alcobaça, foi necessário adaptar a estrutura do edifício matriz existente às novas exigências arquitectónicas e das restantes especialidades, assim como garantir a sua segurança estrutural. O edifício matriz, cujo projecto de estruturas data de 1957 e é da autoria do engenheiro Krus Abecassis, possui cerca de 4 074m2 de área de construção, tendo sido sujeito no decurso das acções de modernização a pequenas alterações para se adaptar a uma nova arquitectura e incluir equipamentos de ventilação, segurança e outros. O projecto de arquitectura original é da autoria do arquitecto José Costa Silva e engloba também um bloco de Oficinas, o qual foi demolido e substituído por novos edifícios no âmbito das acções de modernização conduzidas. Com base nos elementos de projecto disponibilizados e nos dados recolhidos na inspecção efectuada, constata-se que o edifício em questão possui uma estrutura mista composta por pórticos de betão armado e paredes de alvenaria resistente. No edifício matriz funcionaram salas de aula, ginásios, laboratórios, gabinetes, arquivo, refeitório e cozinha. Estas ocupações distribuem-se em três blocos (figura 1): – bloco de aulas: corpo com três pisos, maioritariamente ocupado por salas de aulas, com dimensão em planta de aproximadamente 45x18,50m; – bloco intermédio: corpo de ligação entre o bloco do ginásio e o bloco de aulas. Esta ligação faz-se apenas ao nível dos pisos 0 e 1; – bloco do ginásio: corpo com dimensões em planta de cerca de 39x15m, com dois pisos, com destaque para o espaço destinado a um ginásio que possui duplo pé-direito. Estes blocos, que formam um ‘V’ em planta com ângulo interno de aproximadamente 124º, desenvolvem-se num único corpo estrutural sem qualquer junta a separá-los. Para avaliação da segurança da estrutura existente foi efectuada uma inspecção e análise estrutural do edifício. Face aos resultados desta análise foi decidida uma estratégia de reforço estrutural que consiste no aumento da robustez da estrutura, quer para as cargas gravíticas quer para a acção sísmica. 2 – CArACtErIzAção dos EdIFíCIos A análise da estrutura do edifício matriz foi baseada na apreciação do projecto original, numa inspecção à construção existente e na análise numérica da sua estrutura.

129


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.