grazia tanta 2012_o endividamento dos estudantes, um caso de financiarização da vida

Page 2

adestrarem as suas teias em torno das pessoas, estabelecer campanhas publicitárias, etc. Como se tornou agora, claro, os bancos têm pés de barro, embora isso não se denote na observação das suas portentosas sedes nem, no carácter arrumado e assético das suas instalações, se divisam os ativos tóxicos e as práticas pouco recomendáveis que protagonizam. À época, 2007, a situação dos bancos caraterizava-se já por vários problemas e, provavelmente, aceitaram de bom grado a criação de um novo mercado – o dos empréstimos de longo prazo a estudantes, com garantia do Estado. Não deixa de ser curioso que Sócrates tenha avançado com uma medida prevista desde 1997 - quando a conjuntura estava em alta - numa altura em que o desastre financeiro do Estado estava à vista. Aliás, Sócrates sublinha no lançamento da medida (1) que o negócio é para todos os bancos (afinal foram só oito) sabendo-se que a garantia do Estado dá aos bancos um risco como eles gostam, nulo. Desde o início deste programa foram emprestados uns € 200 M a 16000 estudantes, sabendo-se que o incumprimento corresponde a um milhão de euros; o que não é muito, dado o volume do financiamento concedido (2) O empréstimo serve principalmente para pagar propinas (86.3%), despesas diárias como transportes (48.4%), alimentação (46.7%) e alojamento (39.6%), de acordo com um inquérito realizado em 2010. (3)

2 - Para quem é o negócio? Sem dúvida que para muitos estudantes este financiamento que, em cinco anos pode atingir € 25000, é uma oportunidade (única?) de frequentar e concluir licenciatura, mestrado, doutoramento, pósgraduação ou até participar do Programa Erasmus; sobretudo se se atender à quantidade de estudantes que teem vindo a abandonar os estudos por falta de trabalho próprio ou por dificuldades familiares. Por outro lado, a pressão para o endividamento ou para o abandono é acentuada pelos cortes na ação social, com novas regras de cálculo e que podem atingir cerca de 20000 estudantes. A financiarização do acesso a um curso superior por parte de jovens provenientes de famílias sem grandes recursos revela a política global dos governos PS/PSD.

GRAZIA.TANTA@GMAIL.COM

9 março 2012

2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.