Page 1


ENGINEERING YOUR FUTURE FOOD O sector e as tecnologias de informação A integração de Portugal na União Europeia, a Globaização dos mercados e a rápida evolução tecnológica das últimas décadas, levaram os vários sectores e mercados a atingir elevados níveis de competitividade. O sector Agro-Alimentar não é excepção. A maturidade e funcionamento do sector implicam uma redução substancial nas margens de lucro associadas à produção e comercialização de produtos agro-alimentares. Hoje, como nunca, ganha-se ao segundo, ao cêntimo e à grama. A manutenção sustentável do negócio torna imperativo considerar os emergentes padrões de controlo da produção, qualidade, e segurança alimentar aliados à vertente tecnológica. Para uma gestão eficiente, torna-se indispensável a utilização de tecnologias de informação que permitam sustentar e acelerar a tomada de decisões para atingir maiores ganhos de competitividade. A incorporação destas tecnologias ao nível do sector Alimentar permite um controlo sistemático e consistente de todas as actividades envolvidas na produção alimentar tornando-se, deste modo, indispensáveis para a consolidação do processo evolutivo nos vários processos de gestão dentro da Indústria Agro-alimentar.

Neste contexto, um sistema de gestão de informação inteligível deverá compreender conceitos como: (i) Integração automática de dados e de máquinas; (ii) Adaptabilidade a diferentes realidades industriais e subsistemas; (iii) Disponibilização de Informação em Tempo Real (iv) Fiabilidade; e (v) Rapidez de Implementação. É objectivo das soluções desenvolvidas pela FoodInTech, considerar cada cliente como único, adaptando-se às suas necessidades particulares, e não, obrigá-lo a submeter-se a uma reestruturação interna para adaptação aos requisitos de aplicações fechadas. Os sistemas devem reflectir de forma exacta e clara o modo como se processa a actividade Agro-Alimentar, associando, evidentemente, as boas práticas de processos transversais do sector. As tecnologias de informação e comunicação são actualmente consideradas um dos mais importantes factores de mudança dentro do sector alimentar, representando uma vantagem competitiva de elevado nível.


MERCADOS DE APLICAÇÃO INDÚSTRIA ALIMENTAR

SECTOR DISTRIBUIÇÃO ALIMENTAR Grossistas Alimentares Transporte Alimentar

RESTAURAÇÃO E RETALHO ALIMENTAR Retalho Alimentar Restauração Alimentar Catering

Indústria de Carnes Indústria de Transformação do Pescado, Pesqueira e Aquacultura Indústria de Panificação e Pastelaria Indústria de Lacticínios Indústria de Compostos Alimentares para animais Indústria de Frutas e Hortofrutícolas Indústria de Produção Óleos e Gorduras Indústria de Transformação de Cereais e Leguminosas Indústria de Transformação de Outros Produtos Indústria de Bebidas

ACTIVIDADES DE SUPORTE AO SECTOR AGRO-ALIMENTAR Consultores Auditores Certificadores Entidades Fiscalizadoras - Centrais/Locais


A aplicação SIGA consiste num sistema integrado de software e hardware para controlo da Produção, Qualidade, Segurança Alimentar, Rastreabilidade, gestão de Stocks, Picking e Distribuição. Permite gerir toda a informação resultante da implementação dos requisitos legais e normativos aplicáveis ao sector Agro-Alimentar, nomeadamente os referentes ao Reg.(CE) Nº178 – Rastreabilidade, Codex Alimentarius, ISO 22000:2005, IFS, BRC, ISO 9001:2008, entre outros. O seu desenvolvimento e das tecnologias integradas, baseou-se na análise das necessidades de informação e respectiva gestão, ao nível das operações produtivas das empresas Agro-Alimentares e das operações de suporte como as actividades de auditoria, fiscalização e consultadoria. O sistema SIGA tem como foco o controlo integral dos dados das operações de produção e transformação. Permite o registo e tratamento de informação associada ao fluxo de transformação, desde a recepção de matérias-primas até à distribuição das encomendas dos produtos alimentares. De modo a completar as áreas de abrangência da aplicação, esta foi desenvolvida permitindo a integração de vários softwares responsáveis pela facturação e contabilidade. A estrutura do sistema permite a recolha de dados na fonte que, por si só, traduz um elevado rigor na sua utilização. Esta informação é facilmente disponibilizada, permitindo um rápido acesso e um mais profundo envolvimento e rendimento da equipa de trabalho.

A aplicação é composta por duas componentes principais: (i) o FrontOffice, disponibilizado em computadores periféricos, responsável pela manipulação e gestão dos dados ao nível da área de produção; e (ii) o BackOffice que permite parametrizar, monitorizar e controlar o desempenho produtivo e qualitativo da empresa, contribuindo de forma decisiva, com informações vitais para o processo de gestão global. A base estrutural deste sistema consiste na utilização de computadores periféricos fixos ou móveis, (PDAs e Touchscreens) ao longo da cadeia de produção. Estes computadores monitorizam e comunicam com um conjunto de dispositivos e sensores, resultando na capacidade de integrar a Recolha de Dados (p.e. pesagem); a Emissão Móvel de Dados (p.e. etiquetagem); o Controlo e Monitorização dos Pontos Críticos de Controlo e Pré Requisitos Operacionais (p.e. temperatura); o Scanning de códigos de barras associados na identificação de matérias-primas, matérias subsidiárias, produtos em curso, entre outros; e Medições várias, associadas às actividades produtivas como pontos de controlo da qualidade (p.e. determinadas características do produto, tais como, dimensão, cor, …). A estrutura Modular do SIGA permite uma rápida e eficaz implementação da solução, que visa “suportar” os requisitos específicos de cada instalação industrial. Representando um conceito de sistema integrado na gestão da produção alimentar, o SIGA proporciona uma gestão optimizada de recursos com uma contínua redução de custos mediante uma monitorização constante de todas as actividades produtivas da empresa.


VECTORES DE UTILIZAÇÃO

Solução para gestão de processos de transformação adaptada à Indústria Alimentar. Permite suportar toda a informação associada ao fluxo de produção, desde a recepção de matérias-primas até à distribuição dos produtos alimentares. Integra funcionalidades como a: gestão de Não-Conformidades; Gestão Documental; Controlo de Pré-Requisitos; Registos.

FRONT-OFFICE

Solução para gestão de processos adaptada a unidades ou redes de unidades de Restauração e Retalho Alimentar. Permite suportar a informação gerada, desde a recepção até à distribuição dos produtos alimentares. Integra funcionalidades como a: gestão de Não-Conformidades; Gestão Documental; Controlo de Pré-Requisitos; Registos.

Solução para gestão de processos associados à actividade de consultadoria. Suporta os processos de implementação e auditoria a sistemas da Qualidade e Segurança Alimentar. Permite definir checklists de auditoria, execução de planos de auditoria em PDA com emissão automática dos relatórios de auditoria. Possibilita a gestão de todas as fases do fluxo de actividades dos consultores e auditores: 1. Parametrização; 2. Planeamento; 3. Execução; 4. Validação de Relatório; 5. Emissão e Envio de Relatório; 6. Gestão de Tratamento de Não-Conformidades; 7. Avaliação de Desempenho. Permite, por outro lado, que os clientes da entidade Consultora, tenham capacidade de gerir toda a informação referente aos seus sistemas de qualidade e segurança alimentar.

BACK-OFFICE


TECNOLOGIAS INTEGRADAS

Deu origem á patente de Invenção Nacional PT 103 649 "Dispositivo para monitorização e registo da temperatura no transporte e armazenamento de produtos sensíveis à temperatura e respectivo método". A característica inovadora do dispositivo é o facto de projectar a curva de variação térmica do produto alimentar, com base na temperatura inicial do mesmo e da variação da temperatura da câmara, sem contacto directo com o produto, ao longo do processo de monitorização. A base científica consiste na caracterização dos alimentos como sistemas térmicos. Tecnologia integrável com o sistema SIGA.

Sistema baseado em autómato para controlo de processos térmicos, com controlo local e remoto (ligado pela rede Ethernet). Efectua também o registo da temperatura durante processos térmicos como a fumagem, cozimento, pasteurização, esterilização, entre outros. Tecnologia integrável com o sistema SIGA.

Sistema de Localização tridimensional em tempo real de entidades móveis (RTLS-3D), tais como lotes de produtos. Este sistema é baseado na tecnologia RFID e é integrável com o sistema SIGA.


FLUXO DE PRODUÇÃO

EMBALAMENTO

RECEPÇÃO

ARMAZENAMENTO

RECEPÇÃO

ARMAZENAMENTO

LP1

OP6

OP7

LP2

OP8

OP9

OP10

LP3

OP3

OP4

OP5

OP11

OP12

OP13

OP14

EMBALAMENTO

FLUXOGRAMA DE ACTIVIDADES

OP15

OP16

OP17

PICKING

OP#: Operação LP#: Linha de produção

SIGA indústria PROCESSOS

NÃO-CONFORMIDADES

GESTÃO DOCUMENTAL

BUSINESS INTELLIGENCE

AUDITORIAS

PLANEAMENTO

REGISTOS

MENSAGENS

SIGA restauração

SIGA consultores


FUNCIONALIDADES GENÉRICAS PRODUÇÃO O grau de produtividade está directamente associado à capacidade de gestão dos dados da produção. O SIGA é uma solução de utilização simples e prática para gestão da informação. Permite um aumento da eficiência dos processos produtivos capaz de gerar vantagens competitivas. No SIGA, as várias áreas de produção estão interligadas, todos os dados da produção podem ser encontrados e acedidos numa única interface. Esta estrutura permite um aumento da produtividade, pela melhoria da gestão da cadeia de eventos de transformação, reduzindo substancialmente os erros humanos associados à manipulação da informação nos processos da Produção. Na área da Produção, o SIGA possui as seguintes características e benefícios:

Características - Avaliação em tempo real do estado da produção; - Integração automática dos vários tipos de formulações de produção, de acordo com as fichas técnicas dos produtos; - Avaliação automática dos custos de produção dos diferentes produtos; - Associação imediata dos dados da Produção com os dados da Qualidade. - Captura e emissão móvel de dados; - Cálculo, em tempo real, do custo de cada lote.

Benefícios - Redução dos erros da produção; - Facilidade na avaliação de custos da produção; - Controlo das matérias-primas utilizadas; - Produção integrada com o conceito de rastreabilidade; - Melhoria dos rácios de produtividade.

QUALIDADE & SEGURANÇA ALIMENTAR (HACCP) Toda a estrutura de gestão projectada com o SIGA é planeada de acordo com os princípios do HACCP, englobando todo o sistema produtivo: desde a recepção até à distribuição. No que se refere ao HACCP e controlo da Qualidade, o SIGA apresenta as seguintes características e benefícios:

Características - Registos e documentação em suporte informático no controlo do HACCP e das normas / referenciais de Qualidade; - ISO 9001:2008, ISO 22000:2005, BRC, IFS, conduzindo à eliminação do papel; - Suporte de monitorização, validação e tratamento de não-conformidades; - Acesso total aos dados associados à criação e uso de lotes e rastreabilidade; - Acesso directo aos dados de origem do produto e dados qualitativos; - Integração de dispositivos de monitorização.

Benefícios - Suporte do sistema de segurança alimentar (HACCP); - Suporte das normas / referenciais de qualidade alimentar ISO 9001:2008, ISO 22000:2005, BRC, IFS; - Consistência dos processos documentais; - Processamento e arquivo informático da documentação relacionada com controlo da Qualidade e Segurança Alimentar; - Acesso on-line aos dados associados ao processo da Qualidade e Segurança Alimentar; - Gestão integral do sistema de Qualidade e Segurança Alimentar ao longo de toda a cadeia de produção; - Redução de custos de manutenção das certificações.


GESTÃO DE STOCKS & RASTREABILIDADE Inventário Ao nível da gestão de stocks da empresa, o SIGA permite acesso aos dados em qualquer momento do processo. Constituindo um sistema 100% integrado, os dados quantitativos e qualitativos estão disponíveis aos vários departamentos – nomeadamente, ao departamento de compras, minimizando custos e investimentos. Disponibiliza, em tempo real (ou útil), o custo efectivo de cada lote produzido, permitindo ao departamento de vendas negociar com dados reais. Os níveis de stocks são optimizados, gerando ganhos concretos em produtividade. Rastreabilidade A gestão dos lotes dos stocks está integrada no sistema do SIGA, permitindo a recolha e emissão de dados na linha de produção. A aplicação apresenta o novo conceito de rastreabilidade de processos, onde conseguimos seguir os vários processos que dão origem a um produto, o que permite uma gestão eficaz da rastreabilidade, segundo o Reg. (CE) Nº 178, como norma associada à segurança do consumidor.

Características - Monitorização dos níveis de stocks de matérias-primas, matérias subsidiárias, produtos em curso, produtos acabados; - Sistema de gestão de lotes automático, com lançamento e consulta de dados em contínuo; - Gestão em tempo real dos fluxos de materiais e produtos; - Rastreabilidade total de todas as matérias-primas e produtos acabados; - Sistema automático de alarme de stocks mínimos; - Apresentação gráfica das disponibilidades.

Benefícios - Redução dos custos de Inventário, devido à monitorização automática; - Cumprimento da norma de rastreabilidade; - Avaliação on-line das várias disponibilidades; - Gestão de incidentes – Bloqueio / Recolha.

PICKING & DISTRIBUIÇÃO Este módulo do sistema SIGA visa apoiar o Picking (montagem de encomendas) e distribuição, de acordo com rotas pré-determinadas e tempos no fornecimento. As notas de encomenda só são deslocadas para preparação depois de serem revistas ao nível do BackOffice, no que toca a disponibilidades e prioridades. O sistema permite aos operadores a visualização das respectivas notas de encomenda e o seu preenchimento on-line, de modo a que, em tempo real, fiquem disponíveis para as actividades de facturação e gestão da distribuição.

Características - Acesso completo aos dados da encomenda, tipo de produtos, quantidades, condições, tempos de entrega; - Montagem de encomendas integradas sem documentos em suporte papel; - Integração com o subsistema de facturação (os vários lotes ficam disponíveis e associados à respectiva encomenda e documento de venda segundo os requisitos actuais).

Benefícios - Diminuição de erros no Picking e Distribuição; - Redução de custos; - Integração automática dos dados associados à rastreabilidade com os dados facturação; - Optimização dos custos associados ao departamento de distribuição.


FUNCIONALIDADES ESPECÍFICAS PRODUÇÃO

QUALIDADE

HACCP

INVENTÁRIOS/STOCKS

Planeamento, controlo e monitorização dos eventos de produção e gestão dos dados associados.

Controlo e monitorização dos parâmetros de qualidade definidos. Suporte das normas / referenciais de qualidade alimentar ISO 9001:2008, ISO 22000:2005, BRC, IFS.

Suporte dos procedimentos e registos HACCP, PCC´s e Pré-Requisitos Operacionais.

- Consulta das existências da empresa em tempo real e sob várias perspectivas. - Correcção de Stock/Inventário a qualquer momento.

RASTREABILIDADE

PICKING

EXPEDIÇÃO

CUSTOS

Controlo integral da rastreabilidade associada ao fluxo de transformação: Lotes; Processos; Produtos; Documental.

Suporte dos dados de montagem de encomendas, (integração com as aplicações de facturação e contabilidade).

Planeamento e gestão das encomendas e respectivas rotas de distribuição.

Valorização das existências, com base nos custos reais de aquisição e custos de transformação.

VALIDADES

GESTÃO DE FÓRMULAS - Parametrização, controlo e registos das fórmulas/receitas de produção, com controlo de pesagens. - Gestão de ingredientes e ordem de entrada na fórmula.

INTEGRAÇÃO DE BALANÇAS E DISPOSITIVOS

REGISTOS TÁCTEIS

- Parametrização de validades por tipo de produto. - Parametrização dos limites para alarmes de validade.

LOTES

PESQUISA DE PRODUTOS E LOTES

- Codificação automática de lotes; Relação inputs/outputs – processo. - Gestão e correcção de dados do lote. - Histórico de todas as alterações efectuadas a um lote. - Junção e divisão de lotes.

Consulta de existências multi-filtros: - Referência, - Família, - Processo de origem, - Lote.

COMPATÍVEL GS1 128

GESTÃO DOCUMENTAL

AUDITORIAS

REGISTOS

Suporte para códigos de barra EAN 128.

Controlo de formulários; registos; documentos e documentos sanitários associados.

Suporte de auditorias internas (p.e. instalações) e externas (p.e. fornecedores). Parametrização de check-lists de auditoria, execução de auditoria em PDA, e emissão automática do relatório de auditoria.

Parametrização, registo e monitorização de registos: Higienização; Calibração, Manutenção.

ALARMES E ALERTAS

PLANEAMENTO

GRÁFICOS E RELATÓRIOS

BUSINESS INTELLIGENCE

Alertas de validade e Alarmes de acções / eventos planeados: Ordens de Produção; Auditorias; Registos; Stocks mínimos; etc…

Ordens de produção; Eventos de auditorias / inspecções, Registos.

Disposição gráfica dos dados e controlo estatístico.

Agregação, organização, análise, partilha e monitorização de informações de suporte à gestão do negócio.

SISTEMAS DE MENSAGENS

CONTROLO DE ACESSOS

Sistema central integrado para troca de informações.

Controlo dos processos de autenticação, autorização e permissões.

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE MONITORIZAÇÃO TÉRMICA

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO

Integração de sistemas de monitorização térmica (p.e. Surface T).

Integração de autómatos de controlo de processo térmicos (p.e. Auto PC T).

INTEGRAÇÃO DE MÁQUINAS

LOCALIZAÇÃO EM TEMPO REAL DE ENTIDADES OU LOTES - RTLS

TERMINAIS MÓVEIS DE REGISTO

ACESSO REMOTO

- Possibilidade de execução de registos em terminais móveis (p.e. recepções e picking).

Capacidade de utilização / manutenção / programação remota.

Capacidade de Integração com máquinas (p.e. detector de metais).

Integração com a tecnologia RTLS – real time location system.

Capacidade de integração de balanças, sensores (p.e. temperatura) e dispositivos (p.e. medidor de pH).

GESTÃO DE INCIDENTES, NÃOCONFORMIDADES E RECLAMAÇÕES - Integrada com os eventos de produção; Por tipo / Por origem. - Parametrização das fases de tratamento: Descrição; Correcção; Causa; Acção preventiva; Método de verificação de eficácia; Verificação de eficácia e Tomada de conhecimento.

- Interface de utilização simples e claro. - Ambiente gráfico (ícones) intuitivo e adaptado a cada realidade. - Sistema baseado em ecrã táctil, sem necessidade de teclado ou rato.

IMPRESSÃO Automatização da acção de impressão de etiquetas.


Criada em 2005, é constituída por um grupo de engenheiros e gestores com uma larga experiência em tecnologias de informação, no que respeita a Indústria Alimentar. A FoodInTech tem como principal actividade o desenvolvimento de softwares, hardwares e dispositivos Específicos e Inovadores, concebidos para apoiar as empresas do sector Alimentar nas suas operações de transformação. A FoodInTech apresenta um conjunto de soluções inspiradas no contexto real das empresas, de acordo com os vários protocolos de colaboração que tem com os principais intervenientes no sector da indústria alimentar.

Como resultado das actividades do seu departamento de I&D + i, tem já disponível no mercado um conjunto de soluções, que vieram dar resposta à necessidade de ferramentas específicas e direccionadas às empresas agro-alimentares. Com base na integração dos vários sistemas associados à actividade de produção alimentar numa plataforma informática única, a aplicação informática SIGA de gestão da produção representa a base para a integração de um conjunto de tecnologias, suportando a estratégia: Sistemas de informação» Integração» Automação.

Visão, missão e valores

Identificamos as necessidades do mercado ainda não satisfeitas, que proporcionem oportunidades para a Inovação e desenvolvimento de ferramentas informáticas especializadas para o sector alimentar. Queremos, através dos nossos produtos e serviços, ser um parceiro de referência para os players do sector Alimentar, sendo reconhecidos por estes como a entidade que cria mais e melhores soluções que respondam eficazmente às suas dificuldades operacionais. Os nossos valores são: a competência e profissionalismo na resposta às solicitações dos clientes; o espírito de colaboração e entusiasmo em todos os projectos; a Inovação como factor chave para o sucesso.

Sinergias através de cooperação A aplicabilidade dos produtos desenvolvidos pela FoodInTech reflecte a utilização de especialistas. Privilegiamos a interacção com a Indústria e a Universidade e, por esse motivo, mantemos parcerias que nos permitem desenvolver produtos que correspondam às necessidades concretas do sector e sejam tecnologicamente avançados e inovadores.


www.foodintech.pt

FoodInTech, Lda. ESB - UCP Rua Dr. António Benardino de Almeida 4200-072 Porto - Portugal Telefone: ( +351 ) 220 500 507 Fax: ( +351 ) 225 090 351 E-mail: geral@foodintech.pt Co-financiamento:

FoodInTech - Lisboa R. Filinto Elísio, nº 19, Cave Dta 1300-243 Lisboa Telefone: ( +351 ) 216 007 844

Catálogo FoodInTech 2011  

A FoodInTech apresenta-se como uma empresa de desenvolvimento de software e hardware específico para a Indústria Alimentar, permitindo às em...