Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental

Page 94

Nível 3 – Sentimentos e apoio Base de conhecimento O ciclo de vida familiar e as reações ao estresse. Desenvolvimento pessoal Conscientização dos próprios sentimentos (contratransferência) no relacionamento com o paciente e a família. Habilidades 1. Estabelecer diálogo empático que permita clarificar os sentimentos e emoções relacionados ao quadro clínico do paciente e esclarecer sua adequação. Por exemplo, sentir tristeza ou raiva é uma reação esperada e adequada em certos casos. 2. Diagnosticar o nível de funcionalidade da família. 3. Estimular e valorizar a rede de suporte familiar na sua organização e funcionamento. 4. Adaptar a orientação clínica às necessidades, preocupações e aos sentimentos da família. 5. Ter clareza sobre o diagnóstico da disfuncionalidade e da necessidade ou não de encaminhamento para a atenção secundária.

CAPÍTULO 3 – Intervenções em saúde mental na atenção primária

6. Diagnosticar disfunção familiar que interfira no tratamento e discutir com o matriciador em saúde mental para definir a necessidade de encaminhamento para terapia na atenção secundária.

Nível 4 – Avaliação sistemática e intervenção planejada Base de conhecimentos Teoria dos sistemas e sistema familiar.

93


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.