Cartilha "Direitos LGBTs: Conheça o que foi conquistado e lute por mais direitos!"

Page 78

saiba mais

a orientação sexual ou a identidade de gênero, mas o comportamento/prática das pessoas para fins de promoção de saúde.

Identidade de Gênero Experiência interna e individual do gênero de cada pessoa - que pode, ou não, corresponder ao gênero atribuído no nascimento, incluindo o senso pessoal do corpo (que pode envolver ou não, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos ou outros). A identidade de gênero inclui também outras expressões de gênero, como vestimenta, modo de falar e maneirismos.

Identidade sexual Conjunto de características sexuais que diferenciam cada pessoa das demais e que se expressam pelas preferências sexuais, sentimentos ou atitudes em relação ao sexo. A identidade sexual é o sentimento de masculinidade ou feminilidade que acompanha as pessoas. Nem sempre está de acordo com a genitália da pessoa e pode mudar ao longo da vida.

Lésbicas / Homossexuais Mulheres que se relacionam afetiva e sexualmente com outras mulheres. O termo “lésbica” é dito, inclusive, como político dessas mulheres, principalmente por sofrerem em certas situações um estigma maior que gays – como no caso de homens heterossexuais, que enxergam a sexualidade das lésbicas como um fetiche. Também por isso, a sigla de “lésbicas” está agora à frente da sigla LGBT, como forma de garantir maior visibilidade.

LEsbofobia Sentimento de ódio, medo ou repulsa irracionais por lésbicas. Ver LGBTfobia.

Lgbt (não “GLS”!) A sigla GLS não é mais utilizada, pois entende-se que ela é excludente. Em LGBT, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros são contemplados. Em GLS, apenas gays, lésbicas e simpatizantes (pessoas solidárias ou abertas em relação às identidades LGBT).

Intersexual / Intersexuado Lgbtfobia / Hermafrodita Termo usado para englobar sentimento O termo hermafrodita caiu em desuso. O correto é usar intersexual, para o caso de pessoas com uma variedade de condições genéticas e/ou somáticas – e acabam apresentando anatomia reprodutiva e sexual que não se ajuda às definições típicas do feminino ou do masculino.

de ódio, medo ou repulsa irracionais por pessoas LGBTs em geral. A LGBTfobia, em todas as suas variantes, pode ser considerada uma verdadeira doença social, que tem motivado a morte de uma pessoa LGBT por crime de ódio a cada 27 horas no Brasil, além de uma manifestação discriminatória por hora no país. As principais vítimas da LGBTfobia têm sido as pessoas trans. A LGBTfobia é causa, também, de ado-

78 • Direitos LGBT s


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cartilha "Direitos LGBTs: Conheça o que foi conquistado e lute por mais direitos!" by Luciana Genro - Issuu