Cartilha "Direitos LGBTs: Conheça o que foi conquistado e lute por mais direitos!"

Page 76

saiba mais

Desejo/Prática/Identidade Gênero Uma pessoa pode ter um desejo (por exemplo, relacionar-se com alguém do mesmo gênero) e barrá-lo, não tendo práticas ou identidades semelhantes a ele. O contrário também pode ocorrer: na prática, uma pessoa pode se relacionar com alguém do mesmo gênero, mas não se identificar como homossexual ou bissexual. A prática pode ser homossexual (como no caso de condições específicas, a exemplo de presídios, albergues ou trabalhos sexuais), mas a identificação segue heterossexual.

Drag king Versão “masculina” da Drag Queen. Ou seja, quando uma mulher se veste com roupas masculinas para fins artísticos / de trabalho.

Drag Queen É uma pessoa identificada com o gênero masculino (neste caso, não interessa a orientação sexual da pessoa) que se veste com roupas femininas de forma satírica e extravagante para o exercício da profissão em shows e outros eventos. Não deixa de ser um tipo de “transformista”, pois o uso das roupas está ligado a questões artísticas.

Gays / Homossexuais Homens que se relacionam afetiva e sexualmente com outros homens. Podem assumir publicamente ou não. Em alguns países, assumir-se gay têm uma conotação política, portanto cria uma diferenciação em relação ao homossexual.

76 • Direitos LGBT s

O conceito de gênero foi formulado para distinguir as dimensões anatômicas (entendidas pela população em geral como “biológicas”, mas esse conceito é complexo, envolvendo mais que a anatomia, e por isso o evitamos) e sociais, baseado no fato de que há machos e fêmeas na espécie humana, mas a maneira de ser homem e de ser mulher é, na verdade, percebida pela cultura. Surge a partir do movimento feminista nos anos 1970. Assim, gênero difere de sexo, é produto da realidade social, não da anatomia dos corpos. Isso se torna facilmente compreensível ao percebermos que, de modo geral, não precisamos ver os órgãos genitais de uma pessoa para sabermos qual seu gênero presumido socialmente. Uma pessoa não irá, necessariamente, identificarse com o mesmo gênero designado na hora do nascimento! É o caso de pessoas transexuais, por exemplo.

Heteronormatividade Termo que descreve o conjunto de normas sociais que associam o comportamento heterossexual ao “padrão”. Essa expressão é utilizada para se referir à ideia de que o comportamento heterossexual é o único válido socialmente ou, em alguns casos, o único existente.

Heterossexual Pessoa que se relaciona sexual e/ou afetivamente com pessoas do gênero diferente do seu.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.