VIII Inventário de Pesquisas em DST/Aids

Page 105

106

Pesquisa em Andamento Pesquisador Externo

Avaliação nutricional de crianças de 0 a 24 meses acompanhadas no Centro de Referência DST/Aids Elisabete Tedesco Centro Universitário Nove de Julho Estagiária do Centro de Referência em DST/Aids Penha Coautores: Lismeia Raimundo Soares1 Helga Fuchs Piloto2 1 Docente do curso de Nutrição da Universidade Nove de Julho 2 Nutricionista do Centro de Referência DST/Aids Penha Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução Na avaliação nutricional da criança nos primeiros seis meses de vida o ganho de peso mensal é a medida de extrema importância para se diagnosticar rapidamente, problemas nutricionais. O ganho de peso é o melhor indicador de recentes problemas no processo nutricional, desse modo há necessidade de interferir o quanto antes no caso de desnutrição evitando-se assim prejuízos no crescimento linear e até mesmo nos casos de sobrepeso, procurando-se manter o peso até atingir padrão de normalidade. É importante analisar o ganho de peso, estatura e exames bioquímicos de crianças filhas de mães soropositivas para o HIV e em aleitamento artificial para que se possa corrigir possíveis desvios de peso, crescimento e déficit de nutrientes como o ferro, pois as crianças estão expostas ao tratamento do antirretroviral tanto no estado intra uterino, quando a mãe faz o tratamento profilático, quanto ao nascer onde o recém nascido recebe xarope de zidovudina(Azt), podendo ocorrer anemia. É importante salientar também que peso e estaturas perdidas no período intra uterino não são repostos ao nascimento e que o peso é bem sensível, sendo o primeiro a declinar quando algo não vai bem, e quando se torna um problema mais crônico a estatura começa a declinar também.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.