A arte da persuasão - Tonya Reiman

Page 225

JUNTANDO TUDO

Andar Um conhecido meu, que gerenciava uma loja de instrumentos cirúrgicos, convidou alguns potenciais empregados que entrevistara a fazer uma visita às suas instalações. Funcionários de oficina, vendedores, contadores — todos deram uma passada nas instalações da companhia de Don. Embora não soubessem, Don observava como se movimentavam. Quem parecia meio desanimado, muito lento ou não demonstrava interesse, já era descartado. E quem se comportasse de maneira dinâmica e com propósito, mesmo que ficasse sem reação quando em dúvida, tinha mais chance. Don acreditava que a maneira como se movimentavam era um indicador de como lidariam com o trabalho, e os que se moviam com propósito eram os tipos cheios de energia que ele queria ver trabalhando em todos os setores da companhia. Quando você se aproxima de outra pessoa, ela, consciente ou inconscientemente, faz o mesmo que Don fez com seus candidatos. A maneira como você se movimenta mostra ao outro se seu ritmo é lento, se aparenta depressão, se arrasta os pés ou se é um ser humano de alta energia e cheio de vida. Ande a passos largos, de uns 60 centímetros mais ou menos. Deixe os braços balançarem naturalmente, mas sem exagero. Endireite os ombros e alongue o pescoço. Depois que tiver cumprimentado seu alvo sim, ajuste seu caminhar em direção a ele.

Contato visual para criar vínculo Você não quer ficar encarando, com olhos esbugalhados, seu novo chefe, cliente ou potencial paquera, não é mesmo? Pois bem, imagine que seu alvo sim tem um triângulo estampado no rosto, o qual se estende do nariz até uma linha acima dos olhos. Quando o objetivo é a criação de laços sociais, esse triângulo deve apontar para baixo: dos olhos e nariz em direção à boca. O contato visual é muito importante e revela bastsante sobre a sua autoconfiança. Às vezes, em um grupo de trabalho, divido os participantes em pares e peço-lhes que fiquem olhando uns para os outros por três minutos, a uma distancia que oscila entre 90 centímetros e 1,50 metro, sem conversar, rir ou desviar os olhos. No fim dessa experiência ocorre uma conexão bizarra entre cada casal de participantes, como se tivessem compartilhado um des225


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.