A arte da persuasão - Tonya Reiman

Page 172

A ARTE DA PERSUASÃO

Bufar — “Sinto frustração.” Quando enchemos as bochechas de ar e, em seguida, o soltamos pela boca, demonstramos desaprovação e/ou incerteza diante de uma situação. Dependendo do contexto, bufar pode sugerir que nos resignamos ao nosso destino e ao que quer que nos aconteça em seguida. Quando ouvimos esse golpe de ar vindo de alguém, sabemos que quem bufou quer, intencionalmente, que saibamos de seu desagrado com o que tivermos dito ou sugerido.

Segurar o queixo com as mãos — “Sinto tédio.” Esse gesto é típico de quem pode estar fingindo interesse ou se sentindo abertamente entediado ou cansado. Em geral, quando alguém segura o queixo com delicadeza, está tentando parecer interessado no que acontece ao redor. Quando, porém, o rosto se apoia pesadamente nas mãos, é mais provável que esteja fatigado e aborrecido.

Tamborilar com os dedos na bochecha — “Não acho que você seja tão impressionante.” Esse movimento é um gesto de avaliação, mas quando os dedos ficam ali, fixados na bochecha, intenção costuma ser de crítica ou julgamento.

Mostrar a língua — “Ufa!” Esse é um gesto negativo, sinal de decepção, agitação e infelicidade. Semelhante ao encolher de ombros, pode contradizer a palavra expressa e demonstrar discordância. 172


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.