Revista_Identidade

Page 12

deles desapareça. Um livro, uma pessoa e um dicionário, por exemplo, foi remediado pelo mesmo livro em hipertexto com hiperlinks e um mecanismo de busca na web. Imediação é uma forma onde o meio utilizado não é notado pelo receptor da mensagem. A emissão é absorvida diretamente pelo receptor sem que ele perceba o meio, um bom exemplo é de um livro onde o leitor mergulha na leitura a ponto de não perceber que esta segurando o livro. Outro exemplo são os jogos 3D em 1ª pessoa que colocam o jogador em um estado a imaginar que está dentro da tela. Hipermidiação, ao contrário da Imediação, valoriza o processo e o suporte utilizado no meio da mensagem e rompe a ilusão da representação realista. Ela tem o papel de multiplicar as formas de mediação por meio de hipertexto, hiperlinks, informações, visuais e sonoras convergidas em uma hipermídia.

12

Interação Mútua e Reativa (Alex Primo) Ao analizar o antigo paradigma da comunicação, vemos um processo desigual e mecânico no qual o receptor era totalmente passivo e lhe era permitido apenas dar um feedback da mensagem. O avanço da tecnologia e, principalmente, com a interatividade do meio online, fez com que o receptor pudesse se comunicar de forma mais direta e a participar mais ativamente. Alex Primo destaca duas formas de interação: a reativa e a mútua. Segundo ele, a maioria ou até mesmo a totalidade das interações homem-máquina ainda se dá de forma reativa. Na interação reativa, não existe a troca, somente reações impostas. Consequentemente, podemos notar que o sistema


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.