1378

Page 1

Gazeta www.gazetasc.com.br

JORNAL

Chef Motta Panna Cotta é fácil de fazer e fica uma delícia

{ pág. 8 }

ANO 13 - EDIÇÃO 1378

Eliane Magdalena Em novembro, invista no azul em makes e unhas

{ pág. 9 }

IÇARA E REGIÃO, TERÇA-FEIRA, 1º DE NOVEMBRO DE 2016

R$ 3,00

Casan promete concluir obra

de esgoto ainda em 2016

{ pág. 6 } FOTO: GAZETA

Primeira etapa do sistema de coleta e tratamento vai beneficiar 12 mil moradores de Içara

Continuidade à regularização fundiária

{ pág. 7 }

REPRESENTAÇÃO

PREJUÍZOS

Região Carbonífera garante mais uma cadeira de titular na Alesc

Danos causados por ciclone levam à situação de emergência no Rincão

{ pág. 4 }

{ pág. 11 }


2 E MAIS...

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

Iniciativa vai beneficiar a Casa Guido Criciúma

A Casa Guido (Grupo pela Unidade Infanto-juvenil De Onco-Hematologia) será beneficiada com a Semana Acadêmica de Desafio Empresarial, que este ano ocorre em conjunto com a Semana Acadêmica do curso de Design na Unesc. O tema “Ser amigo da vida” será o centro das atividades desenvolvidas pelos estudantes do curso de Tecnologia e de Design da universidade. O Desafio iniciou nessa segunda-feira e ocorre

até sábado, com encerramento em uma ação na Praça Nereu Ramos. “O principal objetivo da Semana é integrar os estudantes do curso de Design e dos diversos cursos Tecnológicos. Através desse encontro, eles alinham a teoria aprendida em sala de aula com a prática, que se desenvolve em uma ação solidária. A comunidade será beneficiada por meio das atividades que ocorrerão durante a semana, destinadas à Casa Guido”, comenta o coordenador do curso de

Tecnologia em Processos Gerenciais, Volmar Madeira. Para a realização das atividades, foram formadas quatro empresas acadêmicas, compostas por alunos dos cursos envolvidos. A estrutura da empresa é dividida por áreas, com os respectivos setores. Os alunos assumem todos os cargos da empresa, inclusive os de gerência. São eles que tomam as decisões, fazem o planejamento e executam todas as ações, respeitando o regulamento do evento.

PREVISÃO DO TEMPO HOJE

QUARTA

Min 20º Max 29º

QUINTA

Min 20º Max 32º

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde. Chuvoso à noite

Chuvoso durante o dia, à noite céu nublado

www.gazetasc.com.br

Augusto da Luz - Diretor Geral Andréia Limas - Jornalista Responsável Reg. Prof. SC 01678-JP

Nova

INDICADORES

 O professor Mario Abel Bressan Junior, coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul de Tubarão, está em Portugal, mas a dedicação aos alunos é dividida com o doutorado que cursa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Ele tentou a bolsa sanduíche para doutorado em 2015 na PUC e foi selecionado para uma das quatro vagas, mas naquele ano o Governo Federal cortou o benefício. A conquista de Bressan só foi concedida nestes últimos meses de 2016, só que ele não pode mais participar devido à exigência de voltar seis meses antes de concluir a tese e o prazo final da defesa ser março de 2017. Como não conseguiria mais o estudo no exterior por esse caminho, criou outro percurso. “Ao apresentar parte da tese num congresso internacional, do outro lado do oceano, e perceber que a receptividade ao tema é positiva e provoca curiosidade. O interesse vale qualquer sacrifício e cansaço”, destaca o professor. Desde junho deste ano, ele investe na viagem. Juntou a participação em um Congresso na Universidade de Cabo Verde e a apresentação do trabalho

Gazeta

De 30 de outubro a 6 de novembro

Min 16º Max 23º

ACONTECE

JORNAL

FASES DA LUA

no Lusocom para ir até Lisboa fazer a pesquisa científica em forma de estágio. Para que o estágio sanduíche do doutorado fosse possível, Bressan precisou de uma carta de aceitação de um professor de Portugal.  Aumentar a competitividade das micros e pequenas empresas de confecção e da moda brasileira que estão diretamente ligadas ao processo de design. Este é o objeto do Inova Moda – um convênio nacional firmado pelo Sebrae e Senai – que será realizado em Criciúma no dia 8 de novembro. O evento ocorrerá com a palestrante Rosenei Zanchetti, das 19 às 21 horas, no auditório do novo bloco do Senai Criciúma. A palestra será focada nas tendências do verão 2018. De acordo com a coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes, este ciclo de palestras ocorre em diversas cidades do país, tendo como público-alvo micro e pequenas empresas e empreendedores individuais de moda/vestuário. Também estão convidados profissionais e estudantes da área de moda. As vagas são gratuitas, no entanto, limitadas para 120 participantes.

REDAÇÃO - 3045-0699 Andréia Limas e Lucas Heckler- Textos/edição Fábio Reinehr - Diagramação redacaogazeta@engeplus.com.br DEPARTAMENTO COMERCIAL - 3045-0099 comercialgazeta@engeplus.com.br

COLABORADORES Anny Caroline Dal Toé da Luz, Anderson de Jesus, Chef Motta, Eliane Magdalena, Júlia Helena Lima, Leandro Dal Ponte, Maiara Daltoé, Maria de Fátima Silveira Pavei, Patrice Piuco, Padre Samiro Meurer.

BOLSA DE VALORES Brasil | Bovespa

+0,81%

EUA | Nasdaq

+0.03%

França | CAC 40

-0.86%

Japão | Nikkei

-0.12%

COMPRA

VENDA

Dólar com.

3,1855

3,1863

Dólar tur.

3,0200

3,3400

Euro

3,4945

3,4957

Libra

3,8939

3,8962

Pesos arg.

0,2102

0,2103

Salário Mínimo

Veja as fotos em nosso www.facebook.com/jornalgazeta Rua Olívio Pavei, 191, Condomínio Villa Real, sala 01- Centro- Içara/SC - Impressão Alternativa Graf - Tiragem: 2000 exemplares

R$ 880,00 As colunas assinadas não correspondem necessariamente à linha editorial do Jornal Gazeta e são de responsabilidade única e exclusiva de quem as assina.

FOTO: DIVULGAÇÃO

NOTÍCIAS


Gazeta JORNAL

POLÍTICA 3

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

ANDERSON DE JESUS anderson@difusora910.com.br / facebook/anderson.j.dejesus

Revitalizar

Reversível

Marlon Machado, superintendente da Guarda Municipal, afirmou durante entrevista à Rádio Difusora que a corporação aguarda por uma reunião com o prefeito eleito de Criciúma, Clésio Salvaro. Meta é expor ao prefeito as ambições da Guarda e a importância que ela tem para a segurança da cidade. Na sexta-feira, o prefeito afirmou que, se for legalmente possível, irá extinguir a Guarda e a ASTC. “Nada que uma boa conversa não resolva”, ressalta. Meta da Guarda é se manter em atividade e garantir reforço na estrutura. “Queremos atuar com armamento já em 2017”, projeta Machado.

Sustentável

I

çara não fala mais, pelo menos por enquanto, em duplicação da SC-445. A pauta agora é pela revitalização. Decisão foi tomada durante encontro realizado na cidade. Com a nova bandeira ajustada, a meta é tentar garantir uma ação efetiva ainda neste ano. “Deputados estavam presentes ao encontro. Os parlamentares reconhecem que a situação exige uma medida emergencial. Próximo passo será uma agenda com o Deinfra para ver se é possível atuar na rodovia ainda este ano. Há um programa que faz a revitalização durante a noite e é nessa linha que vamos atuar”, argumenta o presidente da CDL, Paulo Brígido.

Depois da Via Rápida

Segundo ele, duplicação fica para depois que a Via Rápida for concluída. Até lá, a ordem é assegurar uma rodovia que tenha as mínimas condições de trafegabilidade. “Não há como não falar em duplicação. Ela é fundamental. Só que agora não dá. O governo já avisou que não tem dinheiro e por isso vamos nos focar na revitalização, sem esquecer da duplicação. Um passo de cada vez, mas quando for possível, o tema volta à pauta”, diz Brígido.

Comemorando

Vice-governador Eduardo Moreira começou a semana comemorando os resultados obtidos pelo PMDB em Santa Catarina. No segundo turno, o partido levou em todas as cidades. Venceu com Udo Döller em Joinville, com Napoleão Bernardes em Blumenau e com Gean Loureiro na Capital. “Foi uma grande vitória, que consolida o que havíamos registrado no primeiro turno”, ressalta.

Projeção

Com o resultado, o PMDB confirma a condição de cabeça de chapa em 2018. “Isso já era definido, situação consolidada. Aliás essa foi uma situação já prevista pelo Luiz Henrique. Ele sabia que iríamos isolar o casal Amin. Eu assumo como governador em 2018 e posso ser candidato à reeleição, mas sou um dos nomes. Basta trabalhar para isso”, diz Moreira.

Efetivado

A vitória de Loureiro também assegurou a representatividade do Sul na Alesc. Até então suplente, o deputado Vampiro está agora efetivado na função. “A responsabilidade se mantém, o que muda é que agora vamos ter tranquilidade e estabilidade no mandato. Podemos fazer um planejamento estratégico a longo prazo e assegurar conquistas importantes para a região”, argumenta o parlamentar.

A Cermoful lançou na noite dessa segunda-feira o seu terceiro Programa de Eficiência Energética. Desta vez, o projeto será educacional e recebeu o nome de Educaled. Durante o mês de novembro, a cooperativa vai promover palestras, brincadeiras e concursos entre os alunos do primeiro ao quinto ano das escolas localizadas em sua área de abrangência. Cerca de 2 mil crianças vão participar das atividades que contam ainda com entrega de kits educativos e terão a animação do mascote Led.

Fiscal

Vereador Itamar da Silva, eleito pelo PP em Içara, projeta um mandato fiscalizador. “Não vamos ser oposição, só por ser. Quero fiscalizar o mandato do prefeito Murialdo, cobrar ações que entendo ser importantes para a cidade”, comenta. Segundo o parlamentar, essa deve ser uma postura adotada pelos três vereadores do PP. “Já tivemos uma primeira conversa e essa é uma tendência. Entre as bandeiras, está a geração de emprego e a saúde. São temas que considero fundamentais para a cidade”. Itamar da Silva também avalia o crescimento do PP. “Tivemos um resultado positivo para a Dalvania Cardoso e saímos de um para três vereadores. Agora é trabalhar forte para voltar à prefeitura de Içara na próxima eleição”.

Na Capital

Prefeito Murialdo Gastaldon cumpriu ontem agenda na capital do Estado. Teve reunião com o presidente da Casan, Valter Galina, e com o vice-governador Eduardo Moreira. Na pauta, o esgotamento sanitário e o reservatório da área central. “Precisamos de um cronograma para ativação do esgotamento sanitário, que está pronto. Também quero definir os novos investimentos. Precisamos avançar o esgoto sanitário para outros bairros na cidade e também ampliar os reservatórios. Na pauta, também assuntos como o Hospital São Donato e a restauração da SC-445. São assuntos que não encerram neste ano, mas precisam ser encaminhados”, detalha Murialdo.


4 POLÍTICA

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

Vitória de Loureiro efetiva Vampiro

Luiz Fernando Cardoso já elegeu quais ações deve ter como prioridade no Legislativo Criciúma/Florianópolis

O

resultado da eleição para prefeito em Florianópolis mexeu com o cenário político do Sul de Santa Catarina. Diante da vitória de Gean Loureiro, do PMDB, para comandar o Poder Executivo municipal a partir de janeiro, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, deixa de ser suplente e se efetiva como deputado estadual. “Que se ressalte que, mesmo atuando como suplente, ocupando o cargo de algum deputado que tenha saído para ocupar alguma secretaria, jamais tive problemas. Sempre fui muito bem tratado. Mas sem dúvidas, ser titular de uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) é muito importante. A partir de agora, terei como planejar meu mandato a curto, médio e longo prazo”, projeta Vampiro. No pleito de 2014, ele obteve 35.799 votos e terminou como primeiro suplente da coligação composta pelo PMDB, DEM, PRB e PSD. Ficou a apenas 198 votos da vaga entre 40 legisladores. Radicado em Criciúma, Vampiro foi o candidato mais bem votado na cidade, com 11.288 sufrágios (10,8% dos votos válidos). Em Içara, por sua vez, foi o terceiro em número de votos, com 3.617 (12,4%), atrás somente de Dóia Guglielmi, do PSDB, que é da cidade, e de Ada de Luca, do PMDB. E em Balneário Rincão, o peemedebista também foi o

mais bem votado, com 1.118 votos (14,8%). Ele entende que, como titular da cadeira, poderá imprimir o seu perfil de atuação. “Enquanto suplente, mesmo que você acabe tendo uma liberdade para atuar, você nunca conseguirá exercer o seu papel, até porque você acaba subordinado ao deputado que deixou a cadeira para ocupar uma secretaria ou estar em outra função. Os recursos acabam que sendo divididos entre o que o suplente quer e o titular da cadeira quer”, declara. Assim, Vampiro diz ter condições de programar seu trabalho até janeiro de 2019. E ele pontua algumas situações programadas, que já vinha debatendo, mas que agora intensificará o trabalho. Ele frisa que há ideias em diversos segmentos. “Vou bater muito na bandeira da infraestrutura, como por exemplo a melhoria da SC-445 (Rodovia Paulino Búrigo); como o Anel de Contorno Viário, que também merece uma atenção grande. Assim como na área da saúde, que temos que conseguir a implantação da UTI no Hospital São Donato, que temos que ver alternativa para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina”, elenca.

Não acompanhou a apuração

Luiz Fernando Vampiro informa que, mesmo que a eleição de Florianópolis tivesse importância em sua carreira política, resolveu

por não acompanhar a apuração dos votos, para evitar a aflição. “Teve uma situação comigo na eleição de 2014, na qual até os 98% de urnas apuradas eu estava eleito, mas no fim abriram algumas urnas com votação expressiva para a Dirce (Heiderscheidt) e ela acabou sendo eleita e eu ficando como primeiro suplente. Por conta disso, resolvi não ver a apuração e ficar com a minha família”, conta o peemedebista. “E optei por não acom-

panhar a votação até porque sabíamos que a diferença seria bem pequena, que a eleição seria decidida voto a voto. Não imaginávamos que seria tão pequena como foi, mas sabíamos que qualquer resultado era possível”, continua. “Fiquei sabendo da vitória do Gean através de ligação telefônica de meus familiares”, completa. A vitória de Gean Loureiro em Florianópolis teve 111.943 votos, o que totalizou 50,26%, enquanto Ângela Amin, do PP, somou

110.790 votos, totalizando 49,74% dos votos válidos. Essa diferença, colocada na proporção de um município do tamanho de Içara, com base nos resultados da eleição do último dia 2, significaria uma diferença de apenas 160 votos entre o vencedor e o segundo colocado (considerando os 30.815 votos válidos que houve). A apuração em Florianópolis teve início, oficialmente, às 17h30min, com Gean Loureiro largando com 56%, contra 44% de Ângela Amin. Quinze mi-

nutos depois, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados, sendo que na atualização seguinte a progressista conseguiu passar à frente. Às 18h10min, Ângela chegou a abrir vantagem, alcançando 52% dos votos computados até então. Mas, depois disso, a diferença foi caindo. Às 18h45min, na última parcial, Ângela ainda liderava, por apenas 1%. E na última atualização, então o peemedebista passou à frente e acabou confirmando a eleição.

Região poderia ter outro deputado No primeiro turno das eleições deste ano, o içarense Adilor Dóia Guglielmi, do PSDB, passou por situação semelhante a vivenciada por Vampiro no último domingo. Também primeiro suplente, em co-

ligação de seu partido com o PEN, com 41.052 votos (apenas 37 votos a menos que o último eleito da coligação), o tucano ficou na torcida por uma vitória de Leonel Pavan, também do PSDB, na busca pela

prefeitura de Balneário Camboriú. Mas Pavan, ao contrário de Gean Loureiro, não teve êxito na disputa. Em uma eleição decidida em primeiro turno (já que a cidade litorânea não conta com número o

suficiente de eleitores para segundo turno), o candidato tucano ficou na segunda colocação, com 22.689 votos (34,44%), atrás do eleito Fabrício Sátiro, do PSB, que alcançou 32.552 votos (49,4%).

FOTO: DIVULGAÇÃO

ALESC


Gazeta JORNAL

ECONOMIA 5

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Sebrae realiza mais uma edição do Empretec APRENDIZADO

Criciúma

A

mpliar a visão de oportunidades e aumentar as chances de sucesso nos negócios. Esse é o objetivo do Empretec,– Programa de Formação de Empreendedores que será realizado em Criciúma, entre segunda-feira e sábado da próxima semana, no auditório da Coordenadoria Regional Sul do Sebrae/SC. A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas conta com a parceria da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O analista técnico do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, explica que o Empretec é aberto ao público em geral, a todos que desejam empreender nos mais diversos segmentos de atuação. “É ideal para quem deseja empreender, para quem já

possui negócios em andamento, bem como para gestores e líderes de empresas que pretendem desenvolver competências intraempreendedoras”, afirma. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em Santa Catarina, 95% das pessoas que participaram do Empretec ficaram satisfeitas com a experiência. Mais de 90% confirmaram aumento dos lucros e um acréscimo de mais de R$ 24 mil, por mês, no faturamento das empresas. Em Criciúma, o processo de seleção segue até esta sexta-feira. Pelo menos 40 pessoas já se inscreveram e 20 vão ser selecionadas. “O processo de seleção é importante, pois identifica se o momento atual é o ideal para que a pessoa participe ou não do Empretec. Há uma pesquisa que mede o nível de amadurecimento e o comportamento empre-

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Programa de Formação de Empreendedores ocorrerá em Criciúma, na próxima semana

endedor do interessado”, explica Guze.

Metodologia

Reconhecido em todo o mundo como um dos melhores programas de capacitação em empreendedorismo, o Empretec é ministrado pelo Sebrae, no Brasil, desde 1993. “A metodologia foi desenvol-

vida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é voltada para o aprimoramento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios”, explica Murilo Emanuel Gelosa, coordenador regional Sul do Sebrae/SC. A programação in-

clui dinâmicas que possibilitam ao participante enfrentar limitações, vislumbrar oportunidades e encarar desafios, além de trabalhar as dez “Características do Comportamento Empreendedor” (CCE’s), que compreendem atitudes comuns aos empreendedores de sucesso: busca de oportunidade

e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

Direitos trabalhistas serão tema central de encontro Criciúma

Reforma trabalhista, recurso de revista, terceirização, jovem advogado trabalhista e o novo Código de Processo Civil (CPC) e o Processo do Trabalho serão temas debatidos durante a quinta edição do Encontro Estadual de Direito do Trabalho, que pela primeira vez acontecerá em Criciúma. Os debates acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, na Associação Empresarial de

Criciúma (ACIC). “São palestrantes renomados em todo o país e que trazem suas experiências para uma troca de informação com os participantes”, coloca um dos organizadores e secretário geral adjunto da Caixa de Assistência aos Advogados de Santa Catarina (Caasc), Rafael Búrigo Serafim. “Foram escolhidos temas bem atuais e que vem ao encontro do dia a dia do advogado trabalhista”, complementa Serafim.

O encontro é organizado pela Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Criciúma, e Caasc. “É uma excelente oportunidade de conhecimento e que acontece aqui na nossa cidade, na nossa região. Esse também é o papel da OAB, o de oportunizar esses momentos aos advogados”, relata o presidente da OAB Criciúma, Fábio Jeremias de Souza.


6 GERAL

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

SANEAMENTO BÁSICO

Primeira etapa deve ser entregue até dezembro

Içara/Florianópolis

A

primeira etapa da rede de coleta e tratamento de esgoto em Içara deve ser entregue até dezembro. A conclusão dos trabalhos ainda este ano foi confirmada ao prefeito Murialdo Canto Gastaldon, em reunião nessa segunda-feira, em Florianópolis, com o vice-governador Eduardo Moreira, o presidente da Casan, Valter José Gallina, e o diretor de operações da empresa, Paulo Meller. “Nenhuma comunidade de nosso município possui esgoto tratado. Essa obra representa a primeira fase da implementação do esgoto sanitário em 3,1 mil domicílios, beneficiando 12 mil pessoas”, afirma o prefeito. “As obras contemplarão o grande Centro, abrangendo parte do Raichaski, Jaqueline e Jardim Elizabete. Além disso, também estamos tentando conectar o Tereza Cristina até o Condomínio Dona Ema”, adianta o secretário de Planejamento e diretor do Samae, Arnaldo

Lodetti Junior. O valor total da obra é de R$ 15 milhões, com investimento do Governo Federal, por meio do Programa Saneamento para Todos, e contrapartida do munícipio. Durante o encontro, ainda foram discutidos os avanços dos investimentos da Casan em Içara e a conclusão do reservatório do bairro Jardim Elizabete, no pátio da escola Quintino Rizzieri, que também deve ser concluído até final do ano ou na primeira quinzena de 2017. “Com capacidade para 500 metros cúbicos, esta obra acabará com o problema histórico de déficit de água não só no bairro Jardim Elizabete, mas também no Jaqueline, Tereza Cristina, Jardim Silvana e comunidades próximas, pois terá capacidade adequada para permitir a regularização da distribuição”, ressalta o chefe do Executivo. Outros investimentos ligados à segurança hídrica nos bairros Aurora e Presidente Vargas também pautaram o encontro.

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA O Prefeito Municipal de Içara, no uso de suas atribuições, faz saber, a quem possa interessar, que a Prefeitura Municipal de Içara realizará Audiência Pública para Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais, em atendimento ao que dispõe a Lei Complementar nº 101/00 - LRF, no seguinte local, data e horário: Local: Plenário da Câmara de Vereadores Data: 03/11/2016 Horário: 18 horas Assim, todos ficam todos convidados a participarem desta Audiência Pública. Içara/SC, 01 de novembro de 2016. MURIALDO CANTO GASTALDON Prefeito Municipal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Sistema de coleta e tratamento de esgoto vai beneficiar 12 mil pessoas inicialmente

Restauração da SC-445 também pautou encontro A restauração da SC445 também esteve na pauta da reunião entre Murialdo Gastaldon e o vice-governador. “É nessa linha que estaremos trabalhando. As lideranças locais, respaldadas pelos deputados estadu-

ais, defenderão a bandeira da restauração. Sua duplicação aos moldes da avenida Centenário ficará para médio prazo. Agora é centrar forças em sua restauração para ser iniciada rapidamente”, explica o prefeito de

Içara. Como a duplicação da rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445) como uma continuidade da avenida Jorge Elias De Lucca está distante de virar realidade, pois não há perspectiva de

recursos, o foco do movimento de entidades de Içara passa a ser agora pela restauração da rodovia estadual. O consenso foi definido em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na última sexta-feira.

Feriado será de mobilização contra o Aedes aegypti Içara

Esta quarta-feira será de mobilização para os agentes de combate às endemias e Estratégias Saúde da Família de Içara, que estarão realizando orientações sobre prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A ação ocorrerá nos cemitérios dos bairros Primeiro de Maio, Terceira Linha, Esperança, Vila Nova e Boa Vista. Na oportunidade, se-

rão distribuídos folders com informações sobre o assunto, onde junto será explicada a lei municipal que proíbe o uso de vasos que não possam escoar água de seu interior. A lei autoriza os funcionários dos cemitérios a descartar os vasos de plantas que possuam água acumulada, para evitar a proliferação do inseto. “Tal ação foi pensada em função desses locais, principalmente no mês de finados, serem pontos de

grande acúmulo de água, devido à quantidade de vasos de flores levados pela população”, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Laura Maté. Ainda segundo ela, os cemitérios são considerados pontos estratégicos, por serem locais que propiciam a proliferação do mosquito, visto que uma pequena quantidade de água é suficiente para colocação de ovos. Ainda para o Dia de

Finados, a prefeitura de Içara realizou manutenções nos cemitérios da cidade. Placas também foram instaladas para alertar os munícipes sobre o perigo da dengue. “Esta é uma data onde milhares de pessoas passam pelos locais, por isso, realizamos um intenso trabalho de limpeza e manutenção para que tudo esteja da melhor forma”, pontua a secretaria de Administração, Dóris Iolanda dos Santos.


Gazeta JORNAL

GERAL 7

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Município garante continuidade do Lar Legal Em Içara, são quase 300 terrenos passando pelo processo de regularização fundiária Içara

A

s famílias incluídas no projeto de regularização fundiária, denominado de Lar Legal, terão o benefício continuado em Içara, conforme a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Surgiram dúvidas sobre a continuidade do processo após o Estado ter, há dois meses, anunciado a paralisação dos trabalhos. Em alguns municípios, o projeto já foi paralisado, mas em Içara há a garantia de continuidade a quem já havia iniciado o processo. “O Estado infelizmente abandonou os trabalhos. Chamaram-nos há cerca de dois meses para uma reunião, assim como todos os outros municípios que haviam aderido, e anunciaram que estavam deixando o projeto, sem manifestar uma posição oficial sobre o motivo. Somente anunciou que estava deixando”, comenta o secretário de Assistência Social de Içara, Tiago Marcolino. Ele destaca que a surpresa foi pela decisão ter sido tomada para todos os projetos, inclusive os que estavam em andamento. “Os municípios realmente ficaram com o ‘rojão’, com a demanda que já vinha sendo sanada. Mas este é um importante trabalho a ser realizado e portanto, naqueles locais onde os trabalhos já foram iniciados, vamos buscar fazer de tudo para que sejam concluídos”, afirma o

responsável pela pasta. Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, há pelo menos nove áreas onde os trabalhos já iniciaram. “Como a gente assumiu o compromisso com essas áreas e já tinham sido analisadas, vamos levar em frente. Novas áreas vamos ter que reavaliar, mas as que já foram iniciadas vamos continuar”, reforça a responsável pelos Benefícios Assistenciais no município, Gisele Ghedin. Uma reunião com a empresa responsável pelo projeto já foi realizada para tratar do assunto. “Chegamos ao acordo de continuar com aqueles trabalhos que já haviam sido iniciados e vamos buscar regularizar a situação dessas famílias”, ressalta Marcolino. Ao todo, as nove áreas contam com 275 terrenos a regularizar. A maioria dos casos de regularização é registrada na região de Boa Vista.

Benefícios do projeto

Através do projeto Lar Legal, os beneficiados devem pagar o valor de R$ 900, podendo parcelar em até 20 vezes. Conforme o secretário de Assistência Social, o mesmo processo poderia ser feito de forma individual pelo morador, requerendo através do usucapião. Porém, por essa via poderia levar mais tempo, sendo mais caro, e ainda, de acordo com ele, sem as garantias que um programa com

cunho social traz. “O valor do usucapião é muito mais alto que desse projeto. Enquanto o beneficiado paga em torno de R$ 900, se for fazer pelo usucapião isso

poderia passar a casa dos R$ 5 mil. Então é mais vantajoso para a pessoa que precisa desta regularização, fora tantas outras situações”, declara o secretário.

De acordo com ele, O projeto também traz benefícios para o município. “Se fosse seguir até o fim, com a criação de novas áreas, seria possível conseguir de fato reestruturar

o município. Conseguiríamos vislumbrar uma estruturação. Mesmo com apenas a continuidade, já é algo que vai ajudar muito quanto a isso”, completa Gisele.

Os responsáveis por este processo na Secretaria de Assistência Social lembram que este é um processo que demanda de um tempo até ser concluído, tanto que em Içara, embora já tenha sido iniciado há aproximadamente dois anos, ainda não há nenhuma família que já recebeu a escritura de seu

imóvel. A perspectiva é de que ainda leve pelo menos mais dois anos até isso ocorrer. “Este é um projeto que leva tempo porque tem toda a questão de levantar documentos, tem todos os estudos para serem realizados, ainda dependem dos trabalhos de juízes para

darem o aval. Enfim, são vários os fatores que prejudicam o andamento, porém estamos buscando fazer o mais rápido possível”, assegura Tiago Marcolino. “Fora a questão de que se na família há alguma separação, há um óbito, isso faz com que a regularização leve mais tempo ainda”,

acrescenta. Mas Gisele enfatiza que cada caso pode levar um período diferenciado. “Há uma ideia de que se possa dar uma celeridade a este processo, então pode ser que daqui seis meses já possamos ter alguma finalização de trabalhos”, estima a coordenadora.

Um processo que demanda tempo

FOTO: GAZETA

HABITAÇÃO


8 GASTRONOMIA

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

CHEF MOTTA

Gazeta JORNAL

PANNA COTTA FÁCIL INGREDIENTES

• 2 envelopes de gelatina sem sabor (7 gramas por envelope) • 3 xícaras de leite • 3 caixinhas de creme de leite • ½ xícara de açúcar • 1 ou 2 colheres de açúcar ou essência de baunilha

Para a calda de morango caseira: • 1 bandeja de morangos cortados em pedaços • 1 ½ xícara de suco de laranja • Açúcar a gosto. Em uma panela, coloque todos os ingredientes para ferver, até ficar em ponto de calda. Se preferir, deixe alguns pedaços de morango para colocar depois da calda pronta, para ficar pedaços de morango mais inteiros.

Sugestões para servir: • Frutas frescas, calda de morango caseira, doce de leite, etc.

MODO DE PREPARO Numa panela média, aqueça o creme de leite, o leite, o açúcar. Desligue o fogo antes de ferver. Tire do fogo e acrescente o açúcar de baunilha. Dissolva a gelatina conforme pede e acrescente à mistura. Para deixar a panna cotta ainda mais lisa, coe o creme, isso vai ajudar a remover qualquer parte que tenha empelotado. Coloque em taças ou moldes de sua preferência. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos quatro horas antes de servir. Deixar de um dia para o outro é o ideal. Sirva diretamente nas taças ou remova dos moldes colocando a calda por cima.

Praça Nereu Ramos recebe espetáculo de rock Criciúma

A Praça Nereu Ramos, em Criciúma, receberá neste sábado, às 11 horas, o espetáculo Rock’n Camerata, que chega ao Sul do Estado depois do grande sucesso no Rock in Rio, de três noites lotadas na Capital, em julho, e de apresentações com casa cheia em Lages e Joaçaba, em setembro. O projeto Rock’n Camerata é resultado de parceria vitoriosa de oito anos entre a Camerata Florianópolis, regida há 22 anos pelo seu fundador e maestro Jeferson Della Rocca, e a banda de rock instrumental Brasil Papaya, em uma

coletânea abrangente sobre o que se pode chamar de “universo do rock”. O espetáculo de Criciúma servirá também para divulgar o recém lançado DVD do projeto, que foi gravado em janeiro durante quatro noites de apresentação no Teatro do CIC, em Florianópolis. O DVD é resultado de parceria com a Produtora 30 Por Segundo e está à venda nos locais de show e pela Camerata. O concerto em Criciúma, patrocinado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Fundação Catarinense de Cultura, é aberto gratuitamente ao público, dentro do projeto do Governo

Estadual de levar música de qualidade aos diversos públicos, em diferentes re-

giões de Santa Catarina. O setlist reúne desde a Nona Sinfonia de Bee-

thoven a grandes sucessos do Kiss, Pink Floyd, Queen, Led Zeppelin, Guns’n

Roses, Metallica AC/DC, The Rolling Stones, entre outros.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

chefmotta@hotmail.com - (48) 9993.6885


Gazeta JORNAL

VARIEDADES 9

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

ELIANE MAGDALENA elidalena@hotmail.com

Dica de beleza Por Luciane Marques, Luka

O Novembro chegou e a campanha de conscientização sobre os exames de câncer de próstata precisa ser levada a sério! E para ficar no clima, como o azul está em alta, apresento alguma opções dessa cor. O lápis Lazuli – Top Beauty – é delicado e sutil. O Olho Turco – Passe Nati – cobre com uma camada, tem um brilho lindo, um reflexo maravilhoso, não fica com marcas de cerdas e é fácil de limpar das cutículas. O Simplesmente Azul – Top Beauty – é azul piscina, quase neon. Aquele azul que chama a atenção, cobre perfeitamente com duas camadas finas e o brilho é ótimo. O Zanzibar – Penélope – tem um efeito liquid sand (areia líquida) e deixa um efeito texturizado crespinho nas unhas. O efeito é bem delicado. Ele é azul marinho com glitters em tons de azul e verde. O efeito é hipnotizante. Cobre perfeitamente com duas camadas. É isso aí, tem azul para todos os gostos é só abraçar a causa.

A alegria evita mil males e prolonga a vida.

Meus parabéns especiais vão para a pequena Alice pela comemoração de seus dois aninhos, no dia 29. A filha da mamãe Juliana Dal Ponte e do papai Muriel Rosso Arceno. A afilhada do dindo Thiago e da dinda Isadora. Felicidades, nossa princesa. Que Deus ilumine sempre a sua vida e que o anjos guiem seus passos!

William Shakespeare

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara encerrou as atividades do Outubro Rosa com chave de ouro, com palestras informativas e de prevenção contra o câncer. Mas a campanha para a construção da Casa Rosa continua. Sejamos solidários e abracemos esta causa também, em prol da saúde içarense.

AS ÚLTIMAS DO...

No último final de semana, quem apagou mais uma velinha, na casa dos dindos Sandro Giassi Serafin e Geórgia, foi a pequena Luísa. Parabéns à mamãe Gerusa Bolsoni e ao papai Tiago. Felicidades, família linda!

Parabéns à Célia Rocha pela passagem de seu aniversário no último dia 29. Felicidades!


10 VARIEDADES

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

© Revistas COQUETEL 2013

Celebradas O Planeta Azul (Astr.)

Reverendo (abrev.)

Objetivo, em inglês

Solução

SOLUÇÃO DeSCuBrA que ADA EDIÇÃO ANTERIOR

Solução

Os enigmas de Sherlock

www.coquetel.com.br

olver para você res

Palácio (?), resi- Jovem, dência do em inglês papa no Fósforo Vaticano (símbolo)

Gerados; produzidos

BANCO

Interjeição que exprime raiva

Autarquia ligada ao Ministério dos Transportes

Golpe com objeto cortante

Parte interna do pão Cordeiro, em inglês

Nelson Freire, pianista mineiro Declarar que é verdadeiro

Tipo de bala de goma açucarada

segunda-feira, no Multishow, se chama “Vai Fernandinha”.  José Mayer, aos 68 anos, ainda é um “tipo” muito invejado pelos homens e que mexe com o imaginário das mulheres. Com a fama de ser um dos maiores “pegadores” da telinha, com 25 trabalhos na dramaturgia, o ator revelou em conversa com a imprensa, durante as gravações da novela A Lei do Amor, que já deve ter beijado quase uma centena de mulheres em novelas. Ainda no papo de bastidor, o intérprete de Tião na trama das 21 horas da Globo contou sobre a relação que tem com os seus fãs e disse acreditar que o rótulo de galã já não faz mais parte de seus títulos.

Nas baNcas e livrarias

52

I

A

P O cheque de vendas a crédito

Chuck Norris, ator dos EUA

Chefe da família na sociedade patriarcal

Atriz premiada por "Feitiço da Lua"

Cidade da Colômbia Fracasso; insucesso

Plano (?): alternativa de ação (pop.) Fruto energético da dieta paraense

C

Instrumento de percussão da capoeira

T P

HC

NAS BANCAS e livrAriAS

www.coquetel.com.br

chamado X-Tudo, exibido na TV Cultura. Depois disso, ela deu vida a outras dezoito personagens em novelas e séries. Até que em 2014, ela voltou à função de apresentadora no The Voice Brasil, o suficiente para relembrar como se sentia à vontade no comando de uma atração. Determinada, ela foi atrás do que queria. “Eu que fui atrás (do Multishow), conversei e eles acharam que daria certo, conversamos e aos 45 do segundo tempo eles falaram que iam tentar, Duas semanas depois me ligaram e disseram que estava tudo certo, mas que queria fazer logo para estrear até o final do ano. Eles me deram uma possibilidade incrível que nem nos meus melhores sonhos imaginava", afirma. O programa, que estreou nessa

E

de 11 a 15 anos

G A L O

Rua (abrev.) "Compact", em CD

√9 + 22 cabeças

P O

uM BiCho De

P R O A S I S A NA S T E E S T A C P E A N T A R R A A L

matemática não é

O L M D E R R A I D L I A C N H O E Z R E R C O

Improviso verbal do ator em cena

12

O

(?) e E: as classes pobres (Econ.)

BANCO

(?) vitoriana, período histórico britânico

A Ç Ã A M A B A Ç R C A A R D A N S P R A L I

Forma de corte do abacaxi

Feitio (?) Stewart, cantor

Curral de ovelhas Oscar Schmidt, cestinha olímpico Aditivo (?): estabelece novas cláusulas em documento já assinado

M A L O G R O

Rafael Rabelo, violonista fluminense

Refeição às vezes à luz de velas

S T U E N T B A E D R O I R M B A D U N I S T

O estilo de vida do cigano

VIRGEM - Aproveite a parte da manhã para marcar reunião, expor suas ideias ou conversar sobre uma possível sociedade. Assuntos domésticos talvez precisem de uma atenção extra. Vai ser mais fácil relaxar e se divertir se estiver na companhia dos familiares. Estará mais protetora com quem ama, mas não sufoque o par. Cor: vinho.

Altar de sacrifícios religiosos (Ant.)

M G E A R R C A CO N S JU J U A L C C O NF M L A M C R I Y O L A P O

Melodia, cantor de "Ébano"

Valor da Ética Descrente em Deus

Patente logo acima da de capitão

CÂNCER - Logo cedo, você conta com a sorte e pode se dar bem em jogo ou sorteio. Use seu charme para convencer os outros sobre o seu ponto de vista. Mais tarde, porém, talvez tenha que fazer alguns sacrifícios se quiser atingir seus objetivos. Seja disciplinada! Cor: lilás LEÃO - É hora de se concentrar nas finanças e prestar atenção a a qualquer oportunidade de engordar o bolso. O astral é favorável para correr atrás do sonho da casa própria ou investir em algo que precisa comprar para o lar. Há sinal de brigas no romance. Cor: lilás

Cada grupo de cartas do baralho

 TI-TI-TI DOS BASTIDORES

 Muita gente pode não lembrar, mas antes mesmo de conquistar o coração de toda uma geração como a Mili, de Chiquititas, Fernanda Souza estreou na telinha como apresentadora, em 1992, em um programa infantil

"(?) do Brasil", filme nacional Estado de Chico Mendes (sigla)

4/cali — cher — dnit — lamb. 5/young. 7/choldra. 12/açambarcadas.

Zelito salva Isabela e acha que foi um atentado. Helô enfrenta Tião e Letícia fica a seu lado. Isabela decide não atender o telefonema de Tiago. Misael e Yara se preocupam com a dedicação de Aline a Magnólia. Pedro se assusta com a visita da madrasta. Ana Luiza percebe uma reação de Fausto e comunica a Bruno. Edu, Tiago e Helô se surpreendem quando Letícia acredita na farsa de Tião. Ruty Raquel decide sair com Antônio. Pedro conta para Olavo sobre o aposento secreto no escritório de Fausto. Santa estranha uma saída noturna de Magnólia. Tiago flagra Letícia mexendo em seu celular. Magnólia anuncia a volta de Ciro à tecelagem. Olavo avisa a Celso que possui provas para libertar Pedro.

Alvo da tentativa de união do místico

Que age de modo arredio ou esquivo

Crime dos criadores do site Megaupload

Vacina (?): a gota que combate a pólio

E I A D R A S R U IM N T O S A I B I A N T E T U

A LEI DO AMOR

"Menstrual", em TPM

GÊMEOS - Nesta terça, você não vai pensar duas vezes antes de se concentrar nas tarefas. Cuidados com a saúde melhoram até a aparência. Aproveite para deixar os maus hábitos para trás. Valorize as pessoas que estão sempre ao seu lado oferecendo apoio. Cor: verde.

Este (abrev.) Tempo (fut.)

Coisa-(?): um dos nomes do Diabo

P R O

História como as de Édipo ou Sísifo

G R E V E R E M U N E R A D A

Tancinha revela a Apolo que Beto armou contra os dois. Beto diz a Apolo que ele deveria se casar com Tancinha. Angelina provoca Penélope. Tancinha decide se casar com Beto por causa de Bia. Agilson e Leozinho reconhecem Lucrécia e Fedora. Nair avisa a Apolo que ele precisa manter distância de Tancinha, que se casa com Beto. Bruna engana Giovanni e o sequestra. Agilson e Leozinho sentem falta de Lucrécia e Fedora. Tancinha e Beto ficam em quartos separados no hotel. Tancinha sofre pensando em Apolo. Penélope tenta consolar Beto.

Extensão de sites do governo A favor

Que têm um saber prático Deserta Cláudia Ohana, atriz de "A Favorita" (?) chi chuan, ginástica

TOURO - Hoje, o astral favorece uma sociedade, ainda mais se for com uma amiga. Aproxime-se de quem tem os mesmos ideais e vai chegar mais longe. O desejo de romper algumas regras e fazer só o que tem vontade pode se tornar mais intenso, mas vá com calma. Cor: azul-marinho

3/ear — run. 4/goal. 8/alvorada. 9/pirataria.

HAJA CORAÇÃO

Levar vantagem Errado (abrev.)

Conserta; remedeia Correr, em inglês

HORÓSCOPO ÁRIES - Podem surgir novidades logo cedo, inclusive na vida profissional. Se estava pensando em trocar de emprego, coloque as mãos na massa! Vale a pena seguir seus instintos. Vai ser mais fácil agir em equipe, inclusive nos estudos, já que vai esbanjar bom humor. Cor: lilás

Minas (?), estado Sucesso de Cartola

SOL NASCENTE

César tenta se conter e parabeniza Alice. Tiago avisa que Yumi pagou os remédios de Dora e Chica se preocupa. César conta para Alice que atropelou Dora. Nanda sente ciúmes de Peppino. Alice conta para as caiçaras sobre o projeto que pretende fazer com a pesca artesanal. Vittorio simula uma enxaqueca para ficar com Lenita. Mario convida Tiago para trabalhar com ele na oficina.

Forma de paralisação Diz-se dos motores em serviços públicos de carros de luxo essenciais Orelha, em Atos de Divisões (pop.) partida da piscina inglês

Alinne Resíduo Selton Conjunto de forças políticas represen- Moraes, comum no Mello, ator atriz chão da de "Jean tadas pelo presidente paulista madeireira Charles" da República "Alien, o Oitavo (?)", filme de terror

L A S S A M E M O R G R R A E A L E V C G OV P E R I R M A O D E A A A I M R A T A I L J S R O O N T R

Tânia se desentende com Tita. Gabriel e Giovane discutem na quadra. Jabá pede para Artur e Dodô tomarem conta da moto. Tânia conta para Caio como foi a briga entre Bárbara e Joana. Juliana lembra a Jabá que eles farão a pintura dos muros do colégio. Jéssica fica incomodada com um casal namorando e Martinha percebe. Giovane e Gabriel conversam sobre Joana e Bárbara. Jéssica sente ciúmes de Belloto e Nanda chama a atenção do professor.

www.coquetel.com.br

C

MALHAÇÃO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS PALAVRAS CRUZADAS

P O D E R E X E C U T I V O

RESUMOS DAS NOVELAS

Gazeta JORNAL

LIBRA - As estrelas favorecem o setor financeiro pela manhã. O dinheiro vai entrar, mas você terá que se esforçar para isso. Raciocínio rápido e jogo de cintura serão seus trunfos para dar conta das tarefas e melhorar a comunicação com colegas e clientes. Cor: amarelo ESCORPIÃO - Será mais fácil cuidar de assuntos pessoais logo cedo. Aposte no diálogo e na diplomacia para abrir portas e conseguir o que deseja. Você estará mais apegada ao que é seu e vai pensar duas vezes antes de gastar, pois dará valor ao que já conquistou. Cor: branco. SAGITÁRIO - Seguir sua intuição e manter seus interesses em segredo são boas escolhas nesta terça. Se tiver sorte com dinheiro, melhor não comentar com qualquer um. Com a Lua em seu signo, você tem tudo para se sentir revigorada. Use o excesso de energia para perseguir seus interesses. Cor: roxo. CAPRICÓRNIO - É um bom momento para ampliar seus interesses, conhecer lugares e pessoas diferentes. Coloque a conversa em dia com os amigos. No trabalho, redobre a atenção nas tarefas para evitar problemas e não confie demais nos colegas. Cor: bege. AQUÁRIO - Bom momento para mostrar seu lado ambicioso e traçar metas mais altas. Você não vai se contentar com pouco e pode até conseguir uma grana a mais. Só evite comentar sobre os seus planos com qualquer um, por enquanto. Cor: azul-marinho PEIXES - Planos para uma viagem correm melhor logo cedo. Não deixe que a distância atrapalhe suas amizades -- mantenha contato! Você vai se empenhar mais em tudo o que fizer, já que estará sensível à opinião dos outros. O astral é favorável para disputar novo cargo ou promoção. Cor: verde.


Gazeta JORNAL

GERAL 11

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

FOTOS: DIVULGAÇÃO

CICLONE

Balneário Rincão decreta situação de emergência

PE. SAMIRO MEURER padresamiro@terra.com.br

Terço dos Homens e Mãe Peregrina fazem peregrinação a Caravaggio No domingo, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, acolheu a penúltima das dezenas de peregrinações diocesanas realizadas neste ano à Porta Santa da Misericórdia. Dois grandes grupos estiveram reunidos para a celebração, com expressivo número de homens e de mulheres. No interior do Santuário, a partir das 13 horas, iniciou a peregrinação de missionários e missionárias do Apostolado da Mãe Peregrina, enquanto no Salão Benfeitores de Caravaggio, às 14 horas, teve início a concentração de grupos do Terço dos Homens, com palestra do padre Vilcionei Baggio, seguida pela oração do terço. Todos se reuniram a partir das 16 horas, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano dom Jacinto Inacio Flach.

Pastoral da Pessoa Idosa chega ao bairro Próspera

A Pastoral da Pessoa Idosa realizou, no dia 19 de outubro, uma reunião de sensibilização na Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, em Criciúma. A coordenação diocesana da PPI agradece pelo apoio e colaboração do pároco, padre Marcos Rech, e de todos que compareceram.

Papa na Suécia: não nos resignar à separação e ao distanciamento

Com a ressaca, mar avançou pelas ruas, destruiu vias e alagou 780 casas Balneário Rincão

C

om prejuízo estimado em mais de R$ 400 mil, o prefeito Décio Góes assinou nessa segunda-feira decreto de situação de emergência no município, após estragos provocados pelo ciclone extratropical que atingiu a cidade durante o fim de semana. Durante a tarde, o chefe do Executivo, acompanhado da equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, vistoriou os principais pontos atingidos para

confirmar a dificuldade dos serviços de recuperação e da importância da ajuda do Governo do Estado. “Estamos com uma equipe pequena e pouco recurso. Com a proximidade da temporada, necessitamos urgente de ajuda extra para recuperar a cidade”, justifica o prefeito. Essa segunda-feira foi dia de iniciar a limpeza de vias públicas e contabilizar os prejuízos causados pela passagem do ciclone extratropical por Balneário Rincão. Os danos se estenderam desde a entrada da plataforma até o acesso sul

da praia, como também à Barra Velha. No final de semana, a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fez a desobstrução da drenagem pluvial na Avenida Beira Mar. “Foram abertas dez valas com um metro de altura por 1,5 de largura, para escoar a água das ruas”, explica o secretário Renato Vitche. Com a maré de tempestade e ressaca da última sexta-feira, registrada em todo o litoral catarinense, o mar avançou pelas ruas, destruiu vias, cinco passarelas, postos de guarda-vidas

e pontes. De acordo com o levantamento da secretaria, estima-se um prejuízo de mais de R$ 410 mil até o momento, com 1.560 pessoas afetadas e 780 casas alagadas em toda a orla. Ninguém ficou desabrigado. “Toda a duna que fica na extensão da orla ficou prejudicada, sendo que uma parte foi movida para as ruas e outra para beira-mar. A proposta é remanejar as dunas para os locais de origem, até para prevenir possíveis eventos climáticos”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Paulo Amboni. Trabalham no serviço de limpeza 20 homens e oito máquinas, entre caminhões, patrola e retroescavadeiras, para a retirada de areia e entulhos levados pelo mar até as ruas. Até o momento, foram recolhidos 30 caminhões de areia das ruas para serem recolocados nas dunas. De acordo com Vitche, cerca de 30 ruas ficaram danificadas pela força da água e outras tiveram até 50 centímetros de areia.

Catedral de Lund, 31 de outubro de 2016. Uma data para entrar na história do cristianismo. Uma celebração ecumênica, também com forte caráter penitencial, um pedido de perdão pelos erros do passado e pelas divisões, e o propósito de caminhar juntos e trabalhar pelo bem da humanidade. Uma celebração para curar a memória, para cicatrizar as feridas, para ultrapassar as barreiras levantadas ao longo dos séculos. Presentes representantes de diversas Confissões cristãs. A procissão de ingresso na Catedral de Lund precedida pela Cruz, símbolo da viagem, feita pelo salvadorenho Christian Ayala, e que durante a celebração ocupou um local de destaque no altar, deu o tom sereno, espiritual e jubiloso da celebração. Canções de Taizé marcaram toda a celebração ecumênica, produzindo um efeito impactante já no início com o Laudate Domini. No altar, o Papa Francisco, o presidente e o secretário da Federação Luterana Mundial, respectivamente Munib Younan e Martin Junge, o cardeal Kurt Koch, a primaz da Igreja da Suécia, arcebispa Antje Jackelen. O ecumenismo de sangue, que recebe frequentes referências do Papa Francisco, foi recordado no canto do Kyrie, cuja letra em aramaico foi composta pelo bispo sírio-ortodoxo Mar Gregorios Youhanna Ibrahim, sequestrado em abril de 2013 na Síria. “Estamos aqui reunidos para redescobrir quem somos em Cristo”, disse Martin Junge, ao pronunciar-se em espanhol, lamentando a perda da unidade em Cristo. “Como seguir caminhando agora?”, perguntou. O Papa, ao tomar a palavra, clamou pelo dom da unidade, insistindo na necessidade de um testemunho comum crível para que o mundo creia. “Com a comemoração comum da Reforma de 1517, temos uma nova oportunidade para acolher um percurso comum, que se foi configurando ao longo dos últimos 50 anos no diálogo ecumênico entre a Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica. Não podemos resignar-nos com a divisão e o distanciamento que a separação gerou entre nós”, disse.


12 ESPORTE

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

REGIONAL DA LARM

Inter conquista a Série B FOTO: DIVULGAÇÃO

pela segunda vez

Bicampeonato veio com vitória fora de casa por 2 a 1 diante do Mesquita Criciúma/Araranguá

S

eis anos depois, a Série B do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) volta a ser conquistada pelo Internacional de São Defende, de Criciúma. A arrecadação principal da edição 2016 aconteceu na tarde do último sábado, no campo do Centro de Treinamentos (CT) Emerson de Almeida, no bairro Mato Alto, em Araranguá, diante do time da cidade, o Mesquita. O time da casa, que estava invicto até então e inclusive havia derrotado os criciumenses na primeira fase, abriu o marcador logo aos dois minutos de partida, através de tento assinalado por Juliano. O time visitante somente conseguiu empatar a partida aos 42 minutos, com gol de Andrezinho. Durante o segundo tempo inteiro, embora as duas equipes tentassem, a rede passou todo o tempo

regulamentar sem ser alterado, o que levaria a definição do campeão para as cobranças de pênaltis. Mas, aos 46 minutos, em cobrança de falta, Dael colocou o Internacional na frente do marcador. E posteriormente foi somente questão de tempo para esperar o fim da partida e soltar o grito de campeão. A campanha do Internacional foi composta por três vitórias, um empate e duas derrotas nas seis partidas disputadas, com nove gols marcados e sete tentos sofridos. Na semifinal avançou diante do Rui Barbosa, em Morro da Fumaça, com triunfo nas cobranças de pênaltis, após empate no tempo normal. E depois, então a vitória na decisão sobre o Mesquita. Mesmo sem o título, o artilheiro da Série B do Campeonato Regional da Larm foi da equipe do Mesquita. Ele faturou a premiação extra após ter assinalado ao longo da disputa seis gols, média

de um tento por partida. Por terem sido os finalistas, Internacional e Mesquita conquistaram o direito de disputar a Série A do Regional na próxima temporada, onde encontram os conterrâneos Mãe Luzia, de Criciúma, e Araranguá; além de Caravaggio e Metropolitano, de Nova Veneza, Cocal do Sul, Lauro Müller, Meleiro e Turvo.

Rui Barbosa vence o Juvenil

Na preliminar da decisão da Série B, houve o conhecimento do grande campeão do Juvenil (Sub-17) da competição regional. Já esta premiação foi arrecadada pelo Rui Barbosa, de Morro da Fumaça, que neste duelo derradeiro goleou

a equipe do Próspera, de Criciúma, pelo placar de 5 a 2. Os gols da vitória do Rui Barbosa na decisão foram assinalados por Otávio (duas vezes), Vini Réus (duas vezes) e Alex. Já os criciumenses marcaram presença no placar através de tentos anotados por Alan e Lucas Oliveira. A campanha do Rui Barbosa para a

conquista deste título foi composta por cinco vitórias e um empate em seis partidas. O artilheiro da competição também foi premiado e desta vez foi para um atleta do time campeão. Com o tento na decisão, Alex chegou a marca de seis gols, média de um por partida, e também arrecadou a premiação extra.

Melo mantém ponta no Circuito de Xadrez Içara

Na atualização da classificação do Circuito Içarense de Xadrez de 2016, a primeira colocação está mantida pelo atleta Tiago de Melo. Inclusive, com 11 pontos a mais de vantagem em relação à atuali-

zação anterior. O içarense, que venceu três das cinco etapas disputadas, está na primeira colocação com 73 pontos ganhos. Já a segunda colocação é ocupada por Claudionor Pirola, que figura com 46 pontos, apenas dois pontos a mais que Kathiê

Goulart e Marcelo Senger, que estão em terceiro e quarto, respectivamente. O quinto colocado é Leandro Ubialli, de Araranguá, com 42 pontos. Vencedor da última etapa, Giovane Leacina ascendeu à sexta colocação, agora com 39 pontos conquistados.

Na Divisão Intermediária, o grupo dos cinco primeiros colocados é inteiramente de atletas de fora de Içara. A liderança segue nas mãos de Ivan Marques, de Sombrio, com 74 pontos. Em segundo e terceiro estão Joel Gabriel Ribeiro (59 pontos)

e Henrique Shlickmann (57 pontos, respectivamente, ambos de Braço do Norte. Na sequência ainda figuram Kenny Rosa, de Sombrio, com 41 pontos, e Kaio Galdino, de Braço do Norte, com 39. Na Divisão Escolar, disputa acirrada pela primeira

colocação. Diferença de apenas três pontos entre o líder e o terceiro colocado. Fernando Ferreira, de Forquilhinha, aparece em primeiro com 65 pontos. Ele é seguido pelos içarenses Kauan Ferreira, com 64, e João Woichinevski, com 62 pontos.


Gazeta JORNAL

ESPORTE 13

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Tigre encara compromisso no Centro Oeste HOJE

Lucas do Rio Verde

O

Criciúma está no Centro-Oeste do Brasil. Nesta terça-feira, a equipe tricolor encara compromisso pela 15ª rodada do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo será diante do Luverdense e acontecerá no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT), a partir das 21h30min. “Infelizmente estamos ficamos devendo muito nas últimas partidas que disputamos. Matematicamente ainda temos chance de subir, lógico que é muito difícil, mas temos que e ir passo a passo e buscar a vitória. O primeiro passo é contra o Luverdense e vamos atrás desta vitória”, declara o técnico do Criciúma, Roberto Cavalo. Os dois times vivem momentos semelhantes na disputa da Segunda Divisão Nacional. Os plantéis têm 47 pontos e empataram na última partida. A diferença é que o Criciúma é o oitavo colocado, com 13 vitórias, e o Luverdense está na décima

posição, com 11 vitórias nos 33 jogos disputados até o momento. Com o “fantasma” do rebaixamento já afastado de forma matemática, os dois times ainda sonham com a possibilidade de acesso. Embora seja mínimo, ambos ainda contam com esta chance e manifestam o desejo de lutar sonhando por uma das quatro vagas na elite do futebol nacional. Faltando apenas cinco rodadas para o fim da competição, a distância é de sete pontos. Além de, teoricamente, ter que vencer todos os jogos que têm pela frente, os dois times, para ascender à elite ainda este ano, precisam de resultados paralelos, com tropeços de times que estão a sua frente na tabela de classificação.

Último jogo

O último jogo do Criciúma ocorreu na sexta-feira. No estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, a equipe da casa ficou no empate em 1 a 1 com o Londrina. Este era um jogo direto para a busca do acesso, já que o

BRASILEIRO - SÉRIE B - 2016 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

CLUBE Atlético-GO Vasco da Gama-RJ Avaí-SC Náutico-PE Bahia-BA Londrina-PR CRB-AL Criciúma-SC Ceará-CE Luverdense-MT Vila Nova-GO Brasil-RS Goiás-GO Paysandu-PA Paraná-PR Oeste-SP Bragantino-SP Tupi-MG Joinville-SC Sampaio Corrêa-MA

PG 61 58 55 54 53 53 49 47 47 47 46 46 44 43 39 35 30 30 30 27

J 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33 33

V 17 17 16 16 15 14 14 13 12 11 13 12 11 10 10 7 8 7 6 5

E 10 7 7 6 8 11 7 8 11 14 7 10 11 13 9 14 6 9 12 12

D GM GS 6 45 27 9 48 35 10 39 33 11 50 36 10 49 28 8 34 24 12 49 49 12 41 39 10 40 38 8 37 32 13 44 42 11 34 32 11 42 39 10 35 39 14 36 48 12 29 43 19 26 47 17 30 41 15 21 35 16 26 48

SG 18 13 6 14 21 10 0 2 2 5 2 2 3 -4 -12 -14 -21 -11 -14 -22

% 61.6 58.6 55.6 54.5 53.5 53.5 49.5 47.5 47.5 47.5 46.5 46.5 44.4 43.4 39.4 35.4 30.3 30.3 30.3 27.3

FOTO: DIVULGAÇÃO

Equipe tricolor enfrenta o Luverdense no estádio Passo das Emas

time paranaense naquele momento ocupava a quarta colocação da competição nacional. Houve um gol em cada período. Os paranaenses saíram na frente do mar-

cador. Aos 45 minutos, após cabeceio na trave, a bola sobrou para Itamar que mandou para o gol. O goleiro Luiz chegou a pegar a bola, no então não a segurou. O empate veio

aos 18 minutos da etapa final, com tento de pênalti assinalado por Niltinho. Comandado pelo técnico Roberto Cavalo, o Criciúma foi a campo com Luiz; Paulo Cezar, Rapha-

el Silva, Diego Giaretta e Marlon (Bruno Baio); Ruan, Douglas Moreira e Caíque Valdívia (Alex Maranhão); Roberto, Pitbull (Tiago Humberto) e Niltinho.

Igualdade nos confrontos Criciúma e Luverdense têm um retrospecto de confrontos curto e novo. Mas o que chama a atenção é a igualdade que há no histórico. São três jo-

gos, com uma vitória de cada lado, além de um empate, e três gols marcados pelas duas equipes. as duas vitórias foram por 1 a 0.

O último embate foi no primeiro turno da Série B deste ano, com os dois times empatando em 2 a 2 no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Os gols

do time da casa foram assinalados por Ferron e Gustavo, enquanto os tentos dos visitantes saíram dos pés de Barreto (contra) e Tozin.

Base confirmada na BG Prime Liga Criciúma

O Criciúma vai participar da edição 2017 da BG Prime Liga, competição que reúne oito times nas categorias Sub-12 e Sub-13. A reunião para concretizar a disputa foi feita durante essa segunda-feira no Centro de Treinamento (CT) Toca do Tigre, no bairro Cristo Redentor, em Criciúma. O grupo do Tigre na

disputa, o B, conta também com São José (RS), Camboriú e Grêmio (RS). A chave B tem Chapecoense, Internacional, Avaí e Juventude. Os times jogam em turno único dentro dos grupos e os dois primeiros avançam para as semifinais. Em partidas únicas serão conhecidos os finalistas. Os jogos das duas categorias serão no mesmo dia e local, em horários seguidos.

A estreia do Criciúma será no dia 2 de abril do próximo ano, no CT carvoeiro, contra o São José. O primeiro desafio fora será contra o Camboriú no dia 6 de maio. No dia 17 de junho a primeira fase será encerrada em partida contra o Grêmio, no CT do Tigre. O coordenador das categorias de base do Criciúma, Serginho Lopes, ficou contente com

a oportunidade de colocar essas equipes mais jovens para competir. “Esse evento é muito importante para a formação dos jogadores. Não temos um Estadual nessas idades e por conta disso podemos dar uma sequência para a evolução dos meninos. Um campeonato desse porte dá uma bagagem muito boa para os meninos desde cedo”, destaca.


14 ESPORTE

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

Tubarão está de volta à elite do Catarinense

Time da Cidade Azul ascendeu de divisão com goleada sobre o Porto no estádio Heriberto Hülse Criciúma

D

epois de oito anos, em 2017 a Série A do Campeonato Catarinense voltará a ter a participação do Atlético Tubarão. O time da “Cidade Azul” conquistou o acesso à elite do futebol estadual no último domingo, com três rodadas de antecedência, ao aplicar goleada de 9 a 1 contra o Porto, de Porto União. Embora como mandante, o jogo não ocorreu em Tubarão, mas sim no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Os gols da vitória do Atlético Tubarão nesta partida foram assinalados por Calyson (três vezes), Brasão (duas vezes), Alex Nemetz, Lucas Crispim, Parrudo e Vitor Hugo. O jogo de acesso contou com a presença de 1.345 torcedores no estádio Heriberto Hülse. “Tubarão precisa estar representado na primeira divisão. O acesso vem para coroar todo o planejamento. A nossa ida para a primeira divisão começou lá em fevereiro, quando começamos a preparar o grupo e toda logística para a Série B. Estou muito feliz. Os atletas estão

de parabéns”, destaca o técnico do Tubarão, Marcelo Mabilia. O atacante Brasão também comentou sobre o acesso à elite do futebol catarinense. “Em toda minha carreira, eu nunca vi um grupo como esse. Trabalhamos duro desde junho para conquistarmos este acesso. Nosso torcedor merece. Eles nos apoiaram do início ao fim em toda a competição”, exalta o atleta. Somente a vitória, no entanto, não era o suficiente para o Atlético Tubarão garantir o acesso na rodada do último fim de semana. Ao chegar aos 35 pontos, a equipe ainda dependia do tropeço do Juventus e do Concórdia. E ambos aconteceram. Fora de casa, em Brusque, o Concórdia perdeu para o Barra pelo placar de 3 a 1. Já o time de Jaraguá do Sul, ficou no empate em 2 a 2 com o Almirante Barroso, em Itajaí. Aliás, o resultado em Itajaí foi bom para o Tubarão também por outro motivo. A equipe da “Cidade Azul” assumiu a liderança da competição estadual. Os dois times, além do acesso,

CATARINENSE - SÉRIE B 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

CLUBE Tubarão Almirante Barroso Juventus Concórdia Hercílio Luz Operário Marcílio Dias Barra Jaraguá Porto

PG 35 35 28 27 26 23 19 18 8 7

J 16 16 16 16 16 16 16 16 16 16

V 11 10 8 8 8 7 5 5 2 2

E 2 5 4 3 2 2 4 3 2 1

D GM GS 3 32 12 1 23 9 4 26 18 5 16 14 6 23 19 7 14 17 7 16 14 8 20 17 12 13 28 13 14 49

SG 20 14 8 2 4 -3 2 3 -15 -35

% 73% 73% 58% 56% 54% 48% 40% 38% 17% 15%

também confirmaram vaga na disputa da decisão do Estadual. Resta agora definir a posição, que resultará nos mandos de campo. Com o acesso, o Atlético Tubarão deixa de lado a sina que vivia nos últimos anos, que era de sempre ficar no “quase”. Em 2015 inclusive, não subiu em virtude

do saldo de gols, apenas, já que empatou em número de pontos com o segundo colocado, o Camboriú.

Próximos jogos

Agora restam apenas a disputa de duas rodadas para o fim da primeira fase da Série B do Cam-

peonato Catarinense. O Tubarão volta a campo no próximo domingo, quando visita o Juventus, no estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul. No mesmo dia, o Almirante Barroso duela com o Jaraguá, também de Jaraguá do Sul, no estádio Camilo Mussi, em Itajaí.

Na última rodada da primeira fase, então haverá uma pré-final. Tubarão e Almirante Barroso se encontram no encerramento da etapa, no dia 13 de novembro. A partida está inicialmente programada para que ocorra no estádio Domingos Silveira Gonzales, em Tubarão.

Sul terá dois representantes Diante do acesso do Atlético Tubarão no último domingo, outra situação passa a ser elevada. A região Sul de Santa Catarina voltará a ter dois times na elite do futebol estadual.

A última vez em que isso ocorreu foi na edição de 2011, quando estavam Criciúma e Imbituba. Naquela edição, o Criciúma foi vice-campeão, enquanto o Imbituba acabou rebaixado,

na última colocação. O Sul amplia a participação, mas a região que passa a ter mais times na Série A é o Vale do Itajaí, com três representantes: Almirante Barroso, Brus-

que e Metropolitano. A Grande Florianópolis tem dois: Avaí e Figueirense. As demais regiões são o Norte, com o Joinville; a Serra, com o Internacional; e o Oeste, com a Chapecoense.

FOTO: DIVULGAÇÃO

SÉRIE A


15 SEGURANÇA

Içara e Região, 1º de novembro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

Dois homicídios são registrados na região FOTO: GAZETA

VIOLÊNCIA

Um caso ocorreu sábado, em Forquilhinha, e o outro no domingo, em Içara, ambos com uso de arma de fogo

A

Polícia Civil de Içara investiga as circunstâncias da morte de um homem de 38 anos, assassinado com um tiro na madrugada de domingo. A Polícia Militar foi acionada por volta de 1h50min no bairro Vila Nova, para atender uma ocorrência de homicídio. No local, foi encontrado o corpo da vítima na porta de sua casa. A esposa relatou aos policiais que alguém chamou o seu marido e, quando ele atendeu à porta, foram efetuados disparos de arma de fogo. A princípio, de acordo com a PM, foi constatado um ferimento causado por tiro na região da cabeça, pró-

ximo ao olho esquerdo. O corpo foi recolhido pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma. Ainda não há informações sobre suspeitos, nem se foi utilizado algum veículo na ação criminosa. A ocorrência foi o segundo caso de homicídio registrado na região durante o final de semana. Um jovem de 19 anos foi assassinado no fim da noite de sábado, em Forquilhinha, também a tiros. Por volta de 23h50min, as Polícias Militar e Civil foram acionadas no bairro Nova Iorque, onde o corpo foi encontrado em via pública. Na perícia realizada ain-

Oficiais do SAER começam a chegar no próximo dia 10 Criciúma

Os oficiais que atuarão no Serviço Aeropolicial em Criciúma (SAER) começam a se instalar na cidade a partir do dia 10 de novembro. Segundo o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), João Fabris, a inauguração dever ser agendada com o governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Moreira, entre os dias 20 a 30 de novembro. Na semana passada,

Fabris recebeu o delegado Regional da Polícia Civil, Juarez de Medeiros, acompanhado dos delegados Gilberto Mondini e Djalma Alcantra da Silva, que vão atuar no comando do SAER. A reunião tratou dos últimos detalhes para a inauguração da unidade. “Todas as solicitações que fizemos foram atendidas e resolvidas pela ADR. Está praticamente tudo resolvido. Estamos nos itens finais, como instalação das divisórias e parte elétrica”, comenta Mondini.

da no local, foi constatado um ferimento causado por arma de fogo na região da cabeça. De acordo com a Polí-

cia Militar, uma testemunha que não quis se identificar relatou que dois homens em uma motocicleta teriam efetuado quatro disparos contra

a vítima. Segundo a Polícia Civil do município, o rapaz, que era natural do estado de Alagoas, teria envolvimento com o tráfico de drogas.

Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma. Colaboração: Engeplus

Polícia Ambiental flagra 56 pássaros silvestres em cativeiro FOTO: DIVULGAÇÃO

Forquilhinha/Içara

Içara

Cinquenta e seis aves silvestres foram apreendidas pela Polícia Ambiental em um sítio na comunidade de Santa Cruz por volta das 11 horas dessa segunda-feira. O morador não chegou

a ser detido, pois fugiu ao perceber a proximidade das viaturas, mas deixou todo o local aberto. Os animais ficavam em gaiolas e viveiros espalhados entre as árvores e dentro da residência. Ao todo, foram encontradas 17 espécies.

“Apenas três aves precisarão de reabilitação. Algumas foram soltas na comunidade de Esperança e o restante será levado até o costão da Serra”, indica o biólogo da Fundação do Meio Ambiente de Içara, Múcio Carlos Bratti Júnior. As avaliações foram realizadas junto com o biólogo da Fundai, Ricardo Garcia da Silva, e o veterinário da Secretaria de Agricultura, Saulo Da Boit Goularte. Além disso, a identificação contou com o biólogo, especialista em aves, Alexandre Bianco. Conforme o decreto

6514/2008, a multa pela utilização das espécies da fauna silvestre será de R$ 28 mil. O valor significa a soma de R$ 500 para cada animal. Caso houvesse algum indivíduo em listas oficiais de risco ou ameaça de extinção, o valor subiria então para R$ 5 mil. As penalidades não são aplicáveis a quem espontaneamente entrega esses animais aos órgãos ambientais competentes, por exemplo, a Fundai, onde o funcionamento é das 7 às 13 horas. Colaboração: Lucas Lemos/Canal Içara


IÇARA E REGIÃO, 1º DE NOVEMBRO DE 2016

Gazeta JORNAL

www.gazetasc.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.