1374

Page 1

Gazeta www.gazetasc.com.br

JORNAL

Anderson de Jesus Deputados aprovam ampliação de repasses para a saúde

{ pág. 3 }

ANO 13 - EDIÇÃO 1374

Leandro Dal Ponte Não respeitar os limites do corpo leva ao overtraining

{ pág. 14 }

IÇARA E REGIÃO, QUARTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2016

R$ 3,00

Satc projeta implantar cursos técnicos em Içara { pág. 6 } FOTO: DIVULGAÇÃO

Instituição confirma extensão das atividades ao município e viabilização pode vir através de parceria com a ACII

CONCLUSÃO

NA CAPITAL

Rotary Club revela e premia vencedores de concurso

Murialdo Gastaldon apresenta reivindicações ao vice-governador

{ pág. 8 }

{ pág. 11 }


2 E MAIS...

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

NOTÍCIAS

Criciúma

D

ifundir a temática da identidade africana em sala de aula, debater questões étnico-raciais e, assim, contribuir para combater o bullying e a evasão escolar. Esses são os objetivos de um projeto de extensão que será desenvolvido até o início de dezembro no campus Criciúma do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC). Durante sete semanas, alunos e professores vão debater o tema e propor alternativas pedagógicas para serem trabalhadas no dia a dia das escolas. O projeto “Elementos

identitários para a educação étnico-racial: construindo alternativas pedagógicas para inclusão” prevê a realização de atividades semanais focadas na temática da identidade africana, como base para a produção de objetos pedagógicos que possam ser utilizados na educação básica, a fim de garantir o cumprimento da legislação brasileira sobre o ensino de história e cultura africana. As atividades são abertas ao público e voltadas especialmente aos professores da rede pública e privada da região de Criciúma. “O projeto é de grande importância, uma vez que

enfrenta a evasão escolar e melhora as competências dos professores para o enfrentamento ao bullying e outras formas de acosso, especialmente aquelas relacionadas ao preconceito étnico-racial”, afirma o professor Marcos Luis Grams, coordenador do projeto. Os encontros serão às quintas-feiras, das 17 horas às 18h40min. A primeira oficina será nesta semana e o encerramento está marcado para o dia 1º de dezembro. Além de oficinas de caráter teórico-prático, serão apresentados e debatidos vídeos desenvolvidos pelo projeto “A cor da cultura”, criado em 2004 em parce-

FOTO: DIVULGAÇÃO

Projeto debate ensino da cultura afro-brasileira

ria entre o Canal Futura e Governo Federal. Também será realizada uma palestra com a participação dos

professores Atila Pires dos Santos, do Instituto Federal de Brasília, e Marco Antonio Vezzari, do cam-

PREVISÃO DO TEMPO HOJE

Min 20º Max 25º Sol com muitas nuvens, chuva a qualquer hora

QUINTA

Min 12º Max 23º

Sol, com pancadas de chuva de manhã. Noite de tempo firme

www.gazetasc.com.br

Augusto da Luz - Diretor Geral Andréia Limas - Jornalista Responsável Reg. Prof. SC 01678-JP

Minguante

INDICADORES

 Inicia hoje a Feira da Empregabilidade Satc, às 13h30min, e segue até quinta-feira, às 22 horas, no ginásio I da instituição. A 11ª edição vai contar com a participação de pelo menos 55 empresas, que apresentarão informações sobre o mercado de trabalho para os alunos dos ensinos técnico e superior da instituição, nas áreas de tecnologia, engenharia e comunicação. O evento vai contar também com uma palestra aberta ao público nesta quarta-feira, voltada a outras empresas da região, com o tema “Descubra como a gestão de pessoas pode ser um diferencial na sua empresa”.  A Unisul campus Grande Florianópolis, unidade Pedra Branca, em Palhoça, recebe dois grandes eventos de Gestão do Esporte nesta quinta e sexta-feira, com a presença de palestrantes de renome nacional e internacional. Um dos nomes confirmados é o do técnico da Seleção Olímpica de Futebol, Rogério Micale. A intenção é de ampliar e fortalecer o debate em torno da gestão do esporte no Brasil. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, pelo

Gazeta

De 22 a 29 de outubro

Sol com muitas nuvens, durante todo o dia. Nublado à noite

ACONTECE

JORNAL

FASES DA LUA

SEXTA

Min 18º Max 29º

pus Chapecó do IFSC. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3462-5028. As vagas são limitadas.

site: www.unisul.br/gestaodoesporte. Pelo segundo ano, o curso de Educação Física da Unisul realiza a Conferência Internacional de Gestão do Esporte e, este ano, agrega o 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, com parceria da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp).  Já nos campi Tubarão, Grande Florianópolis e Unisul Virtual, a universidade promove a Semana do Livro e da Biblioteca, que iniciou nessa segunda-feira e segue até sábado. A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento, que já faz parte do calendário da instituição, visa promover a leitura não só dos textos, mas também de tudo o que está presente no cotidiano, como imagens, músicas, roupas e objetos. A semana contará com exposição de desenhos, distribuição de livros, sorteios, café literário, lançamentos de livros e muito mais. O objetivo é contribuir para a formação do cidadão por meio de ações que venham estimular a prática da leitura e frisar a importância da leitura das informações nas mais diferentes mídias.

REDAÇÃO - 3045-0699 Andréia Limas e Lucas Heckler- Textos/edição Fábio Reinehr - Diagramação redacaogazeta@engeplus.com.br DEPARTAMENTO COMERCIAL - 3045-0099 comercialgazeta@engeplus.com.br

COLABORADORES Anny Caroline Dal Toé da Luz, Anderson de Jesus, Chef Motta, Eliane Magdalena, Júlia Helena Lima, Leandro Dal Ponte, Maiara Daltoé, Maria de Fátima Silveira Pavei, Patrice Piuco, Padre Samiro Meurer.

BOLSA DE VALORES Brasil | Bovespa

-0,35%

EUA | Nasdaq

-0.46%

França | CAC 40

-0.26%

Japão | Nikkei

+0.76%

COMPRA

VENDA

Dólar com.

3,1019

3,1037

Dólar tur.

3,0900

3,2700

Euro

3,3777

3,3809

Libra

3,7778

3,7803

Pesos arg.

0,2039

0,2042

Salário Mínimo

Veja as fotos em nosso www.facebook.com/jornalgazeta Rua Olívio Pavei, 191, Condomínio Villa Real, sala 01- Centro- Içara/SC - Impressão Alternativa Graf - Tiragem: 2000 exemplares

R$ 880,00 As colunas assinadas não correspondem necessariamente à linha editorial do Jornal Gazeta e são de responsabilidade única e exclusiva de quem as assina.


Gazeta JORNAL

POLÍTICA 3

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

ANDERSON DE JESUS anderson@difusora910.com.br / facebook/anderson.j.dejesus

P

Justificando

refeito Murialdo Gastaldon e o vice, Sandro Serafin, justificaram na manhã de ontem, na Difusora, a reforma administrativa iniciada no governo de Içara. “Não há mais porque ter uma secretaria de captação de recursos porque os recursos encolheram. Então, ela vira uma diretoria. A maior parte das obras não é mais feita pelo governo e sim por empresas contratadas. Então não há porque ter uma secretaria de Obras. Vamos enxugar os gastos e investir em ações de melhoria de qualidade de vida e manter obras que estão em execução”. Até o momento, foram 25 exonerados.

As prioridades

Saúde e agricultura são as prioridades para a segunda gestão. A informação é de Murialdo Gastaldon. “A saúde vinha muito bem, mas depois tivemos problemas de gestão, licitações que demoraram e isso precisa ser solucionado. Vamos investir, sim, na agricultura e na saúde. Além disso, também vamos desenvolver ações que deem um ganho à qualidade de vida dos içarenses. Estamos ajustando a casa para fazer um grande mandato”.

Empresas

Prefeito Murialdo reafirmou que espera ainda para 2017 a implantação do Terminal Intermodal. “Os empresários estão afirmando que o investimento está mantido. Quanto à Cimolai, já não há essa garantia. A empresa viria, mas aí um advogado entra com ação para barrar a empresa. Agora o momento é outro, a economia vive outro clima e não há mais essa garantia”.

Na pauta

A urgência da finalização das obras da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Donato pautou a reunião com o vice-governador Eduardo Moreira, ontem. Ele recebeu a bancada do PMDB na Câmara, composta pelos oito eleitos no último pleito, além de Murialdo e Sandro para um almoço. Moreira se comprometeu a discutir a situação junto ao Estado. Revitalização da SC-445 também foi discutida.

Aprovado

Com 35 votos favoráveis e nenhum contrário, os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram na tarde dessa terça-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 1/2016, que amplia de 12% para 15%, num período de três anos, o percentual mínimo do orçamento estadual a ser aplicado na saúde. A proposta deve ser promulgada pelo presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (PSD), ainda nesta quarta-feira, para entrar em vigor já no orçamento estadual de 2017.

Saindo

Duda Manentti já apresentou pedido para deixar o PDT em Criciúma. Gelson Fernandes deve seguir o mesmo caminho. Decisão tomada depois da decepção nas urnas. Duda, aliás, segue cotado para se manter no Procon durante o Governo Salvaro.

O futuro

A Deus pertence. Foi assim que Tiago Marcolino se manifestou sobre sua possível ida para Capivari de Baixo. “Estou no governo de Içara. Não tem nada definido. Não posso falar sobre o futuro. Apenas sobre as ações de Içara”, relata.

Fiscalizando

Às vésperas do verão, a Fatma deflagra fiscalização para frear lançamento inadequado de esgoto sanitário nos rios e praias.

Rumo à Itália

Prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, viaja nesta quarta-feira para a região de Belluno, na Itália. Ele vai renovar o pacto de amizade entre Rio Jordão e Val Di Zoldo (nome criado com a unificação entre Forno Di Zoldo e Zoldo Alto em 23 de fevereiro de 2016). A ratificação do Gemellaggio será feita em uma série de solenidades marcadas para os sete dias de permanência dos brasileiros na região.

Explicando

Deputado Edinho Bez e a justificativa da convocação de Tite para estar em Brasília. “A imprensa distorceu. Não há nada para tratar da convocação. Não temos uma seleção, temos bons jogadores. Eu disse na comissão que íamos passar vergonha na Copa e não deu outra. Não temos Seleção, temos alguns craques. A Espanha foi campeã porque treinou muito, um longo tempo, com o mesmo time. A Alemanha, da mesma forma, e no Brasil, não. Temos que ter conjunto”.

Trabalha muito

Questionado se o momento seria o mais adequado para discutir futebol, o parlamentar emendou. “Mas não se faz uma coisa só. Na semana passada, tratei e muito das situações em Tubarão, estamos tratando de crise sim, mas há outros assuntos de interesse nacional. Trabalhamos paralelamente. Aqui ninguém fica parado”.

Protesto

Por falta de pagamentos, secretários de Saúde participaram de ato nessa terça. Movimento na Capital visa pressionar o Governo do Estado, que está em débito com os municípios catarinenses.

O amigo

Polícia Federal acredita que o codinome “Amigo”, que aparece em planilhas de propina da Odebrecht, se refere ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que mostra o relatório que indiciou o ex-ministro Antonio Palocci por corrupção passiva. Documento do setor de propinas da construtora aponta R$ 23 milhões para o “Amigo”. Do total, R$ 8 milhões teriam sido repassados ao petista. A planilha indica, ainda, segundo policiais, que R$ 6 milhões teriam sido pagos ao “Italiano” – que seria Palocci – e R$ 50 milhões ao “Pós Itália”, suposta referência ao ex-ministro Guido Mantega.

Fechando

Hospital Materno Infantil Santa Catarina pode paralisar totalmente na próxima semana. Médicos de sobreaviso também já avisaram que não irão mais atender, porque não estão recebendo. Questionado, o secretário de Saúde pediu para falar com outro funcionário do Paço. Justificativa: não está inteirado sobre o que acontece no Santa Catarina. Para piorar, muitas unidades de saúde da cidade estão sem médicos.

Grande evento

Presidente da ACIC, Cesar Smielevski e a ExpoMais. Meta é trazer para a cidade grandes nomes e permitir a qualificação de profissionais da região. “Nós podemos, basta ter ousadia e parar com a síndrome de cachorro vira-lata”, argumenta.

Expectativa

Que ano termine com a retomada das obras de pavimentação do acesso à Barra Velha. Nesta quarta, o vereador João Picollo fala sobre o assunto.


2016

ELEIÇÕES

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

4

NOVA LEGISLATURA

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Felisberto e Nogueira: do Executivo para o Legislativo

Peemedebista e petista chefiaram as pastas de Esporte e de Saúde, respectivamente Içara

E

ntre os 15 vereadores eleitos em Içara para a próxima legislatura, dois tiveram a experiência de trabalhar no Executivo nos últimos anos, compondo o secretariado. Flávio Felisberto, do PMDB, passou quase sete anos como presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), enquanto Lauro Nogueira, do PT, ocupou durante três anos e meio o cargo de secretário municipal de Saúde. “Tínhamos um grupo forte e o pessoal acreditava no trabalho que vinha sendo realizado, com um projeto para a cidade. Sempre acreditamos que a fundação tinha várias alternativas e como superintendente pude colocar em prática, com projetos nas comunidades, e isso acabou refletindo em votos, facilitou entrar nas casas”, comenta Felisberto.

“Sempre fui uma pessoa que esteve ao lado do povo, nunca me neguei a fazer nada a ninguém e isso com certeza me ajudou bastante a conseguir ser eleito. E o povo entendeu a minha passagem pela secretaria de Saúde, que evidentemente culminou na minha vitória no último dia 2”, declara Nogueira. Como profissionais das áreas que atuaram como secretários, eles pretendem ter esses setores entre os focos. “Temos que ver bastante as questões físicas, como a revitalização do Módulo Esportivo; temos que batalhar pela conclusão do ginásio do Salete Scotti dos Santos; e uma proposta que a gente tem é legitimar as associações para as modalidades, para que não fiquem à mercê do Poder Público. Tem que se buscar outras formas”, diz o peemedebista, que por ser professor, tem projetos também para a educação.

O ex-secretário Lauro Nogueira aponta, além da saúde, também a educação como bandeira a defender na Câmara de Vereadores. “A gente sabe que a educação em Içara é boa, mas sempre pode ser melhor. A saúde também tem que melhorar muito, porque embora tenhamos tido a melhor saúde do Estado em 2014, vamos ter que trabalhar para estar melhorando. Estar entre os melhores nos deixa orgulhosos, mas queremos muito mais”, coloca.

No caso de Lauro Nogueira, a eleição deste ano ainda teve um fator diferente: a rejeição de seu partido no cenário nacional. Mas ele acredita que isso não tenha lhe atingido. “O que eu fiz foi ser verdadeiro, pois eu teria que mostrar que eu vim de um partido onde a assistência social, a saúde, a educação são importantes. Tinha que mostrar isso e o povo reconhecer em mim o meu valor como secretário de Saúde, como médico, como participante de todo

um processo político positivo dentro da cidade”, diz.

Flávio Felisberto foi o sétimo candidato mais bem votado na eleição deste ano, ao somar 1.381 votos, aumentando consideravelmente o desempenho de quatro anos atrás, quando havia obtido 844 votos. No pleito do último dia 2, o maior número de votos foi conquistado nas urnas do Centro: 307. Outras vota-

ções expressivas foram nos bairros Aurora e Jardim Elizabete, com 145 e 138 votos, respectivamente. Já Lauro Nogueira, único candidato do PT, foi o oitavo concorrente mais bem votado, com 1.376 sufrágios, tendo a maior ascensão se comparado com 2012, quando somou 286. No pleito deste ano, ele também teve como principal destaque a votação no Centro, com 371 votos, seguido de Presidente Vargas, com 120, e Vila Nova, 91.

Na eleição deste ano, quem foi eleito também pela primeira vez foi Rodrigues Mendes, o Sapinho, do PMDB. Entretanto, neste caso, sem a participação específica como secretário. O legislador eleito chega à Câmara de Vereadores com a intenção de se tornar o líder de bancada, que será a maior da próxima legislatura. “Já estou com este intuito, venho trabalhando para

isso, conversando com as pessoas. Acredito que isso seja bom para mim, para o partido e para a cidade. Quero ser o vereador de todos”, afirma o peemedebista. Mendes leva como principal proposta para o Poder Legislativo a atuação junto à comunidade. “Quero muito é escutar as comunidades, quero fazer reuniões frequentes, pois são os moradores que sa-

bem quais são de fato as reais necessidades daquelas localidades. Temos que trabalhar em cima de projetos da população para a população”, pontua. Embora não tenha sido secretário, na atual legislatura ele chegou a assumir vaga na Câmara como suplente. “Claro que uma participação como suplente é bem diferente do que você ser titular, mas este período que passei na Câmara

de Vereadores me ensinou bastante, e levarei isso para o meu mandato”, planeja. A campanha de Mendes culminou na conquista de 1.481 votos, ampliando a votação de 2012, quando obteve 846. Sua melhor votação no último dia 2 ocorreu no bairro Presidente Vargas, onde alcançou 315 votos. Já no Jardim Silva na, fechou com 180 votos e, no Centro, obteve 147 do total de sufrágios.

Desempenho nas urnas

Sapinho pretende ser líder de bancada


Gazeta JORNAL

POLÍTICA 5

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

IMPASSE

Deputados debatem a revitalização da SC-445

Içara

A

possibilidade de revitalização da rodovia Paulino Búrigo (SC-445), no trecho compreendido entre os bairros Vila Nova e o Presidente Vargas, têm motivado um grande debate políticos no município de Içara nos últimos meses. Sem sucesso na tentativa de conversar com o governador do Estado, Raimundo Colombo, e apresentar o pleito, os vereadores convocaram uma reunião com os deputados estaduais da região para esta sexta-feira. “A única solução é a revitalização, isso é inegável e temos que batalhar por esta situação. Um dos grandes problemas foi ter perdido tempo lá atrás naquela discussão de duplicação, que poderia dividir a cidade e por conta disso não foi dado celeridade. Temos que todos juntos continuar batendo neste assunto, em especial por causa das questões orçamentárias”, entende o deputado estadual Valmir Comin. Ele também aborda a audiência que está sendo buscada com o governador. “Na região há várias demandas, tudo é levado ao governador, mas neste momento, por exemplo, estamos em conjunto trabalhando em prol do Hospital Santa Catarina”, aponta. “Porém, nós temos que nos juntar para fazer com que uma revitalização se torne prioridade no orçamento, mas para isso é necessário ter unidade, todos tomarem para o mesmo caminho”, acrescenta. O parlamentar inclusive colocou em pauta na Assembleia Legislativa de

FOTO: GAZETA

Uma reunião está convocada para esta sexta-feira, em Içara

Santa Catarina (Alesc), um requerimento solicitando a melhoria de rodovias estaduais, incluindo a SC-445. “Este trecho em Içara está um verdadeiro desleixo. Do jeito que está, tem que tomar uma medida emergencial. Não dá para ficar mais deste jeito. Urgentemente deve ser feita uma operação tapa-buraco de forma eficiente, para que os motoristas que por ali trafegam não precisem mais sofrer tanto”, coloca Comin.

Cenário econômico

Outros deputados estaduais também falam sobre o assunto. Para Ricardo Guidi, uma mobilização por melhorias na SC-445 é importante, mas o parlamentar lembra do atual cenário econômico, que reduziu os investimentos do Estado em diversas áreas. “A revitalização desta rodovia é uma grande necessidade, a região carece disso. Sabemos que é um momento em que o Estado está sem dinheiro, que está evitando iniciar novas obras, mas a SC-445 deve ser uma prioridade. Estamos lutando conjuntamente por isso, porque o mínimo que esta rodovia merece é uma grande reforma”, considera o parlamentar. O deputado estadual ainda faz comparação quanto à criação da chamada Via Rápida, outra rodovia que liga Criciúma à BR-101, em Içara. “Eu sinceramente tenho dúvidas se esta foi a melhor alternativa que tenha sido tomada. Tenho na minha visão que um trabalho de duplicação da SC-445 seria mais viável”, declara Guidi.

O deputado Luiz Fernando Vampiro também entra na discussão sobre a SC445. Ao fazer uma avaliação sobre o atual cenário, ele cita que esteve no primeiro bloqueio que foi realizado, na intenção de sensibilizar o governador a efetuar a obra. “Infelizmente, nós não temos a caneta na mão, pois somos do Poder Legislativo, mas dentro de tudo aquilo que está ao nosso alcance,

nós estamos fazendo. E vamos reiteirar as necessidades que esta rodovia tem, através de novas indicações. Algumas já foram realizadas e nós vamos pedir novamente”, assegura o deputado. Vampiro lamenta o momento financeiro pelo qual o Estado passa, que dificulta uma ação mais efetiva na rodovia. “Acredito que diante de todo o movimento que

está acontecendo, o governador está se sensibilizando, mas os recursos do Governo do Estado estão trancados, o que deixa inviabilizada qualquer ação. Minha ideia é que continuemos esta mobilização, pois acredito que até o fim do ano podemos ter uma resposta sobre qual caminho será tomado”, declara. A equipe de reportagem do Jornal Gazeta

também buscou contato com os deputados Cleiton Salvaro e Rodrigo Minotto, porém sem êxito. Nessa terça-feira, vereadores eleitos pelo PMDB para o próximo mandato estiveram reunidos com o vice-governador, Eduardo Moreira. Uma das solicitações apresentadas a ele foram as melhorias da Paulino Búrigo.

Câmara chama os parlamentares à discussão

Os deputados da bancada do Sul na Alesc estão convocados para participar da reunião desta sexta-feira, para debater sobre a rodovia Paulino Búrigo. A chamada foi realizada pela Câmara

Municipal, pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e também pela Associação Empresarial de Içara (ACII). O encontro acontecerá às 18 horas, no auditório da CDL. Desta vez, não

deve haver a participação de representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). Por causa da reunião, não deve ocorrer nova manifestação, com bloqueio

da rodovia, nesta semana. A última vez que um protesto semelhante aconteceu, o trânsito ficou parado por aproximadamente dez minutos nas proximidades do quartel da Polícia Militar.


6 ECONOMIA

EXPOMAIS – União de forças Com certa regularidade, ouvimos ou participamos de debates em que uma das soluções para o desenvolvimento perene do país passa pela aproximação efetiva entre os que geram o conhecimento e o setor produtivo. A assertividade dessa teoria é latente nos países tecnológica e economicamente desenvolvidos que, em determinado momento de suas histórias, enxergaram a prosperidade através da parceria de quem ensina com quem produz. Quanto aos benefícios dessa união, todos concordamos. Diria até que em tempos de pouca compreensão e respeito ao contraditório em nosso país, essa é uma das únicas causas unânimes atualmente na sociedade brasileira. Porém, a forma de como fazer academia e empresas trabalharem sinergicamente, como juntar essas preciosas ilhas em único continente, é o grande desafio que deve ocupar nossas mentes. A demonstração de que isto é perfeitamente possível é a realização em Criciúma do ExpoMais - “Encontro Sul Brasileiro de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia”, entre essa segunda e terça-feira, cujo significado é maior que o evento em si. Nele, unem-se sete instituições de ensino superior e uma entidade que congrega aproximadamente 1,5 mil empresas para oferecer valiosos subsídios nas áreas eixos da chamada do Encontro. Dele, resultarão informações estratégicas que serão utilizadas pelas empresas em preparação ao futuro, onde somente a excelência suportará a competitividade. Aos acadêmicos, o ExpoMais mostrará o que esse mesmo futuro espera dos profissionais, diferenciando-os com informações que, pelas suas sutilezas, irão conferir reais vantagens antes de entrarem no mercado de trabalho. Vamos procurar, nesses dois dias de muito trabalho, abrir uma janela para o futuro. O ExpoMais é mais que um evento. É o início de um movimento. Um movimento em que dois protagonistas do desenvolvimento unem-se, reavaliam conjuntamente suas práticas e mostram à sociedade o que o futuro lhe reserva em termos de comportamento, cuja interação com produtos e serviços, consequência da quarta revolução industrial e da internet das coisas, se dará de forma remota e interativa. AUTOR: CÉSAR SMIELEVSKI Presidente da Associação Empresarial de Criciúma

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

PROFISSIONALIZAÇÃO

Içara deve ganhar cursos técnicos da Satc Ideia é qualificar a mão de obra dentro do próprio município

FOTO: DIVULGAÇÃO

ARTIGO

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

Içara

O

município de Içara deve ter uma extensão dos cursos técnicos oferecidos pela Satc. Uma parceria com a Associação Empresarial de Içara (ACII) já está sendo discutida, incluindo uma reunião realizada na última segunda-feira, com a tendência de novos encontros. “Já iniciamos as conversações e a partir de agora vamos tentar agendar novas conversas para que possamos ir alinhando com as necessidades que o município tem. O que queremos é implantar a extensão de alguns cursos técnicos ou quem sabe até mais para frente que possa a própria escola vir se instalar no município. Estamos empenhados nesta ação, porque acreditamos na grande necessidade que a cidade apresenta e no potencial que ela também

tem”, afirma o presidente da ACII, Filipe Pavei. Ele destaca que já vinham sendo trabalhadas essas possibilidades, entretanto, agora a ideia começa a ganhar corpo. “A Satc já vinha tendo algumas conversas e nós agora entramos para dar todo o apoio que for possível. Ainda teremos novas conversas, mas vemos como grande o potencial. Há alguns detalhes a serem discutidos que merecem toda atenção. Há todo um contexto, mas acreditamos que seja viável e possível”, pontua o empresário. Confirmando-se a implantação dos cursos técnicos, a qualificação da mão de obra será intensificada em Içara. Além disso, abre-se a possibilidade de atrair estudantes de outras cidades. “A ACII tem ciência da necessidade de capacitarmos mão de obra, pois para termos boas empresas em nossa cidade pre-

cisamos também de bons colaboradores e para isso é necessário que sejam qualificados. Portanto, não podemos medir esforços para conseguirmos isso e estamos buscando parcerias”, diz Pavei. “Fomos buscar a parceria com a Satc por se tratar de uma grande escola de qualificação de mão de obra e ficamos ainda muito mais contentes quando houve a manifestação deles em função da vontade de implantar cursos em nosso município. Acreditamos que será benéfico a todos”, considera. “Somos todos parceiros em prol do desenvolvimento”, complementa o empresário.

Nota oficial

A equipe de reportagem do Jornal Gazeta também buscou contato com o diretor da Escola Educacional Técnica, João Luiz Novelli, porém ele preferiu não se

manifestar sobre o assunto neste momento, pois houve somente uma conversa inicial e outras devem ocorrer. Entretanto, houve uma manifestação da instituição através de nota oficial, que confirma a intenção de estender suas atividades a Içara. “A Direção da Satc reforça seu interesse em ampliar suas atividades também para o município de Içara, seguindo o planejamento estratégico institucional. No momento, embora já tenham ocorrido conversas, nada foi definido. A instituição tem projetos de expansão no município e espera concluir tudo até o final de novembro”, diz o comunidado enviado ao jornal. A Satc já mantém projetos semelhantes, com o oferecimento de cursos técnicos, em outros municípios, como Lauro Müller, Orleans e Turvo.


Gazeta JORNAL

GERAL 7

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Sindserpi prepara 14ª Festa do Servidor

Entre as atrações do evento, marcado para sexta-feira, estará o sorteio de brindes aos participantes

FOTOS: DIVULGAÇÃO

COMEMORAÇÃO

Içara

A

mpliar o sucesso da edição do ano anterior. Este é o desafio da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara e Balneário Rincão (Sindserpi) para a 14ª Festa do Servidor, realizada anualmente em comemoração ao dia dos trabalhadores no serviço público municipal, que transcorre em 28 de outubro. Neste ano, o evento será realizado no dia oficial da data e mais uma vez na Sociedade Esportiva Ipiranga, a partir das 20h30min. “Passamos o ano todo ouvindo as críticas, as su-

gestões e debatendo como será a festa e para 2016 preparamos surpresas que temos certeza vão agradar os servidores e motivá-los a esperar pela edição de 2017”, afirma a presidente do sindicato, Edna Bene-

det. Como surpresas não podem ser reveladas antecipadamente, a líder sindical ressalta que estão asseguradas como prioridades a qualidade da alimentação e da animação musical, que a pedido dos servidores será

pelo terceiro ano consecutivo o grupo Pacote Musical. Entre os brindes que são tradicionalmente sorteados, as novidades ficarão por conta da relação de prêmios. Bicicletas, fritadeira multifuncional, kits de cer-

vejas, ventiladores, chaleiras elétricas, entre outros, estão na relação, segundo Edna. A decoração e o tema da festa deste ano será “retrô”, relembrando os anos 1960, 1970 e 1980, também aten-

dendo reivindicação dos servidores municipais ouvidos nos últimos meses. A banda Pacote Musical prepara um repertório especial, mas a variedade de ritmos e sucessos de sempre está assegurada também.

Conselho vai fiscalizar recursos do Cerest Criciúma

Proposta foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e seguirá para o Legislativo

A aplicação do repasse mensal de R$ 30 mil pelo Ministério da Saúde ao Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) – abrangência Passo de Torres a Imbituba – deverá ser fiscalizada por um Conselho Gestor. A Lei do Conselho foi elaborada pelo Executivo de Criciúma e deve seguir para apreciação no Legislativo nos próximos dias. Antes disso, passou pela aprovação do Con-

selho Municipal de Saúde (CMS), na reunião extraordinária realizada na segunda-feira. Conforme o presidente do CMS, Julio Zavadil, o conselho gestor deverá ser integrado por representantes da saúde de dez municípios e de dez sindicatos do Sul do Estado. “Desta forma, estarão mais perto avaliando os problemas e definindo o bom uso dos recursos para os projetos prioritários em saúde do trabalhador”, pontua. Fruto de uma luta do

movimento social e sindical de Criciúma, o Cerest foi inaugurado em 2007, tendo como objetivo promover serviços de prevenção e fiscalização da saúde do trabalhador. O órgão reúne um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à proteção da saúde dos trabalhadores. Os principais focos são a recuperação e reabilitação aos profissionais submetidos a riscos e agravos das condições de trabalho.


8 GERAL

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

Rotary premia vencedoras

do concurso de redação

Primeira colocada, Ana Carolina Marcelo da Silva recebeu um tablet e uma viagem a Florianópolis como prêmios Içara

E

m comemoração aos 35 anos de atuação na cidade, o Rotary de Içara promoveu um concurso de redação envolvendo estudantes do nono ano de escolas da rede pública e particulares. Os textos vencedores foram divulgados na segunda-feira, durante uma reunião festiva realizada na Cantina Montalccino, quando as três primeiras colocadas receberam as respectivas premiações. A terceira colocação, com a redação “Rotary a favor da humanidade”, foi conquistada por Ana Ruth Moura Gomes, aluna da escola Ângelo Zanelatto, que alcançou a nota 8,5. “O Rotary desenvolve um trabalho de auxílio bem importante e, quando veio o convite, nós o aceitamos por isso e porque a produção textual é trabalhada com os alunos durante o ano todo. Sugerimos que

eles participassem e selecionamos a Ana, que trouxe esse olhar para o outro, enquanto essa geração costuma olhar mais para o seu ‘eu’. Estamos muito felizes com o resultado”, afirma a coordenadora pedagógica da escola, Ronisi Guimarães. Ana Ruth recebeu como prêmio um tablet, mesma premiação oferecida à segunda colocada, Sabrina Elias Zaccaron, da escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, que com o texto “Rotary, importância do voluntariado” obteve nota 8,75. “O concurso contribuiu para que todos conhecessem melhor o Rotary, sua função e a importância de suas ações, algo que não é muito divulgado. Fizemos um trabalho com os alunos sobre o tema e depois com a Sabrina. Acredito que o resultado mostra a qualidade dos nossos alunos e de sua produção textual”, considera Ivanir Cardoso Manarin, coordenadora pedagógica da

Sabrina Elias Zaccaron foi a segunda colocada na disputa

escola vice-campeã. Além do tablet, Ana Carolina Marcelo da Silva ganhou uma viagem a Florianópolis, com acompanhante, para participar da Convenção Distrital 2016/2017 do Rotary, com todas as despesas pagas pelo clube. Foi a forma encontrada pela entidade para homenagear a autora da redação campeã: “Rotary, humanizando o mundo”. O texto mereceu nota 8,85 da comissão julgadora.

Palavra da campeã

“Quando disseram que ia ter o concurso, me animei. Não conhecia o Rotary antes e foi importante saber de sua atuação. Não esperava vencer, porque não sabia o nível das demais redações, e fiquei muito feliz quando soube do resultado”, conta a estudante de 15 anos. Segundo a diretora Sonita Benedet Waterkemper,

ela foi escolhida para representar a escola, sem disputa interna. “Não havia muito tempo para desenvolver o texto, então, a Ana pesquisou e escreveu a redação. Vencer foi uma alegria imensa não só para ela e a família, mas para toda a escola”, diz a diretora. A avaliação dos organizadores também é positiva. “O concurso foi bastante interessante e cumpriu seu objetivo, de divulgar

FOTOS: LUCAS LEMOS

RECONHECIMENTO

o Rotary nas escolas. A comissão ficou muito satisfeita com a participação e parceria das escolas. Esperamos que esse seja o primeiro de uma série. Os clubes presentes no evento mostraram interesse no projeto e em realizá-lo em suas cidades”, comenta o rotariano Augusto da Luz, integrante da comissão organizadora, composta ainda por Cleiton Rodrigues e Washington Pereira.

Ana Ruth Moura Gomes é a autora do texto que ficou com a terceira colocação


Gazeta JORNAL

VARIEDADES 9

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

SOCIAIS

comercialgazeta@engeplus.com.br - (48) 3045.0099

Felicidades para Lucas Heckler, que apaga as velinhas na sexta-feira. Parabéns e muitas felicidades nesta data tão especial!

ão, Luiz Gustavo Laurindo, Vice-prefeito eleito de Balneário Rinc to nessa segunda-feira. comemorou sete anos de casamen Parabéns ao casal!

ette, que comemorou Parabéns especiais para Fábio Zan foto, ao lado da seu aniversário na segunda-feira. Na esposa Myla

semana foi Luciana Pacheco Fraga. Quem apagou as velinhas na última os os parabéns! Na foto, com seu marido João. Dam

Parabéns para Paulo Inácio da Luz, que comemorou seu aniversário ontem. A família e os amigos lhe desejam tudo de bom!

Quem estará de aniversário nesta sexta-feira é Ivanir. Seus filhos Marcus Vinicius e Miguel e a esposa Mirvane lhe desejam muitas felicidades


www.gazetasc.com.br

SOL NASCENTE

Milena afirma a Lenita que não aceitará que Vittorio se relacione com outra mulher. César acerta com Massao o esquema sobre a lavagem de dinheiro através da empresa de Tanaka, e Sinhá comemora. Mario revela a Alice que Carol está grávida. César exige que Carol separe Mario e Alice. Carol conta para Ana Clara que está grávida. Mario diz à família que não se casará com Carol. Lenita avisa a Vittorio que Milena tem esperanças de ver os pais juntos novamente.

© Revistas COQUETEL 2013

Estado atmosférico Guaporé, Mamoré que dificulta o voo e Ji-Paraná de heli- Sílaba de Coberto Clara; manifesta cópteros "triste" de óleo

Cada artigo de contrato

Passar a noite

Período de 10 anos Obrigação

(?) Baldwin, ator Movimento da ave

Arma de defesa do gambá Subir (uma montanha)

Experimentar; praticar

HAJA CORAÇÃO

Planta aquática comum na Amazônia

Meio de transporte pelo mar

Vantagem; privilégio Romance de José de Alencar que é nome de praia de Fortaleza BANCO

Solução

Solução

Chevy Chase, ator de “Community”

Identificação do usuário de PCs Gelo, em inglês Proprietário

de Dante em 100 eNigmas

Gato, em inglês

Pedro (?): declarou o Dia do Fico

S I

iNferNo

De novo! É graduada no copo medidor

Sem É sempre validade feliz nos Vermelho contos de fada vivo

(?) loco: no lugar (latim)

Cantar, em inglês Tipo de sorteio

Desamparados Episódio (abrev.)

(?) de Greenwich: marco zero da contagem dos fusos horários Aquele que sugere

Hitler, por seu governo Coberto por entulho

Dizer de cartazes em que figuram foras da lei

Porco de Chico Bento (HQ) Bastos Tigre, escritor

Cor do flamingo (Zool.)

“Nacional”, em BNDES Cada item da área de trabalho (Inform.)

Da mesma maneira Conjunção aditiva (?) Galvão, primeiro santo brasileiro

Visão ilusória

quem pensa que seu grande sonho é seguir carreira internacional, embora ela afirme que não dispensaria um convite. Sim, os momentos privados da atriz são na Espanha, onde ela vive com o namorado, Alexandre Pato. E, mesmo com toda a distância, ela faz questão de falar do apoio que recebe do jogador de futebol. “A gente se ajuda muito, ele me dá a força que preciso quando tenho que estar aqui no Brasil e fazer as minhas coisas. Acho que o relacionamento é feito de admiração, então fico muito feliz com as conquistas dele e ele com as minhas. Quando estou lá, me dedico ao máximo ao bem-estar dele, à qualidade de vida dele. A gente dorme cedo, vê série, fica em casa. Os momentos em que estou aqui no Brasil são sempre de correria. Acho que a gente conseguiu

BANCO

B

Volte para o (?), regra de jogos de tabuleiro

26

PR

do fundo de lagos

VIRGEM - Tome a iniciativa e corra atrás do que deseja conquistar. Boa fase para quem sonha em comprar a casa própria. Melhor controlar seu gênio e pegar mais leve para manter uma boa convivência com a família. Faça algo romântico e seja você na vida a dois. Cor: azul.

I O T E I S N E I D IC E O S I A L I C C A NO T E

(?): é criticado pelos ambientalistas

Dá ao feto o cromossomo Y (Genét.)

B D D A T O R O L S O R A G E M M N B I I C O R O S A L P C U R A D A N I C O F I N R R A D O UB A E R I D I P O N E N

 Fiorella Mattheis pode até viver no exterior, mas está longe de abandonar suas origens. A atriz acaba de voltar à TV para dar vida a Velna, personagem que está presente desde a primeira temporada do seriado “Vai que cola”. E se engana

LEÃO - Se você deseja conquistar uma posição confortável e garantir estabilidade financeira, melhor não confiar na sorte. O dinheiro vai entrar, mas estará ligado diretamente ao trabalho. O melhor caminho para manter a paz no romance é abrir seu coração. Cor: creme.

SOLUÇÃO DA EDIÇÃO ANTERIOR Uma viagem fantástica pelo

Nas bancas e livrarias.

 TI-TI-TI DOS BASTIDORES

Pronome de tratamento informal

Erasmo Carlos, cantor brasileiro

3/cat — ice. 4/frei — rosa — sing. 8/tirânico — torresmo. 9/meridiano.

Helô se preocupa com a possibilidade de Tiago gostar de outra moça. Yara entra em pânico ao saber que Ritinha passou mal. Isabela admite que se sentiu atraída por Tiago. Helô enfrenta Tião para impedi-lo de agredir Edu. Pedro tenta descobrir com Tiago quem é Isabela. Letícia constata que Jéssica furtou sua pulseira e o relógio de Tiago. Os auditores contratados por Pedro chegam à tecelagem e Ciro se revolta. Letícia acusa Jéssica de roubo e Salete defende a filha. Helô tenta se consolar com Yara. Salete aceita ser vice na chapa de Hércules pela prefeitura. Zelito sugere que Tiago vá à sua casa conversar com Isabela.

Instituto Agronômico de Campinas

49

A LEI DO AMOR

A começar de

CÂNCER - Bom momento para reapresentar um projeto. Você vai contar com o apoio da família se busca emprego. Mal-entendido ou informação errada pode trazer dor de cabeça: confira tudo com cuidado. A dois, procure ouvir o que a cara-metade tem a dizer. Cor: cinza.

4/bits. 6/aninga. 7/iracema. 9/intuitiva — vivenciar. 12/nebulosidade.

Giovanni fica ansioso para saber o que aconteceu com Guido e avisa a Tancinha que deseja ver o pai. Aparício revela a Agilson que Dinamite fez uma delação premiada envolvendo seu nome. Leozinho confessa a Fedora que pensava em tirar sua vida, mas acabou se apaixonando por ela. Teodora expulsa Agilson da mansão. Aparício enfrenta Teodora e avisa que lutará pelo Grand Bazzar. Nair tenta fazer com que Apolo desista de investigar o que aconteceu na noite da véspera de seu casamento com Tancinha.

GÊMEOS - Aproveite o astral favorável para fazer algumas mudanças em casa e deixar tudo do seu jeito. Vai ser mais fácil superar algumas lembranças e deixar para trás o que não acrescenta nada à sua vida. Um romance pode se firmar. Cor: dourado

Divisão da área hospitalar

A roupa vendida em brechós

HORÓSCOPO

TOURO - Hoje, você conta com a sorte e não terá receio de se arriscar um pouco mais, desde que o resultado compense. Bom momento para fazer uma fezinha. Se depender das estrelas, você tem tudo para se encantar com alguém que mora longe. Cor: creme

(?)-Sena, loteria da CEF

Unidade básica da Informática (pl.)

Gazeta JORNAL

ÁRIES - O trabalho vai exigir mais empenho, mas tudo indica que o resultado será satisfatório. Você pode impressionar um superior. Só evite se distrair durante o expediente ou deixar as tarefas para o último minuto. A vida amorosa conta com ótimas energias. Cor: laranja.

Problema no coração que leva à morte Fator que valoriza o imóvel

P T I V A I T A R E M G A A A D C A D A L E C A V G A O C I A R E R D P A I I N G A A E C C E M A

Joana confronta Irene. Ricardo conta para Jorjão que Joana pode ser sua filha. Juliana combina de estudar com Jabá e Lucas em casa. Tânia enfrenta Tita. Glauco critica Nanda por estar namorando Rômulo. Belinha discute com Luiza por causa de Lucas. Joana não conta para Giovane sobre a conversa que teve com Irene.

www.coquetel.com.br

R T U I R N O I T S S A D D E D O R E O V E N E S D R C O A N G AL I I R A

MALHAÇÃO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS PALAVRAS CRUZADAS

I N P E B U L O S V I D B A D R E

RESUMOS DAS NOVELAS

M P R E O D M I E F R E O B T P R O T I R T R A T E S O S M P R O

ancinho

10 VARIEDADES

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

encontrar um equilíbrio bacana”, conta.  Kelly Key está curtindo ao máximo a sua gravidez e a gestação não impede que ela viaje com a família. Depois de conhecer Portugal, a cantora agora está em Orlando, nos Estados Unidos. Na segunda-feira, ela compartilhou um clique exibindo o barrigão de seis meses de gravidez ao lado do marido, Mico Freitas, no Magic Kingdom, um dos parques mais famosos da Disney. Além do marido, o filho mais novo, Jaime Vitor, de 11 anos, também está viajando com os pais. “Amo muito! Foto by Pinguinho @freitasjvitor”, escreveu ela. Aos 33 anos, a cantora também é mãe de Suzanna Freitas, de seu casamento com o cantor Latino, e espera outro menino, que se chamará Artur.

LIBRA - Você vai se sair melhor se ficar longe dos holofotes. Você estará mais falante, mas é melhor não exagerar. É que, se falar demais, pode ter problemas. Olhe mais ao seu redor: pode se distrair flertando com alguém que acabou de conhecer. Cor: gelo. ESCORPIÃO - Mantenha os pés no chão na hora de lidar com as finanças -- nada de arriscar seu dinheiro à toa. Se seguir sua intuição, há chance de recuperar algo que tinha perdido. Companheirismo e respeito devem marcar os momentos com quem ama. Cor: verde-escuro SAGITÁRIO - O astral é favorável para negociar um aumento ou correr atrás de uma promoção. Você estará com mais ambição, mas precisa deixar as críticas aos detalhes de lado. Se está em busca de um novo romance, não seja tão exigente com as pessoas. Cor: vinho. CAPRICÓRNIO - Cautela e intuição serão suas melhores armas na carreira. Faça sua parte, agarre qualquer oportunidade que surgir e evite contar vantagem sobre as suas conquistas. Se está saindo com alguém de outra cidade, pode enfrentar altos e baixos. Cor: laranja. AQUÁRIO - Seu sexto sentido se torna mais forte. Siga sua intuição e poderá encontrar a solução para algo que estava incomodando. Bom momento para encontrar os amigos e se divertir. Se está saindo com alguém comprometido, o sexo vai esquentar! Cor: creme PEIXES - Se pensa em trocar de emprego ou trabalhar com algo diferente, essa é a hora de amadurecer seus planos. Capriche na produção e pode receber elogios. O romance conta com a proteção das estrelas, desde que deixe as cobranças de lado. Cor: azul-turquesa


Gazeta JORNAL

GERAL 11

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

VISITA

Comitiva de Içara leva reivindicações a Moreira FOTOS: DIVULGAÇÃO

Finalização da UTI no São Donato foi um dos pleitos apresentados ao vice-governador

Içara

O

prefeito Murialdo Canto Gastaldon, o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin e os oito vereadores eleitos pelo PMDB de Içara foram recebidos nessa terça-feira, na casa do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, em Florianópolis. Eles participaram de um almoço e de uma reunião para apresentar as solicitações do município. Gastaldon aproveitou para reiterar as duas principais reivindicações para a cidade no momento. “O São Donato está preparado com novos equipamentos e, com a situação complicada do Santa Catarina e de outros hospitais, estamos sendo parceiros das cidades vizinhas. No final de semana,

Balneário Rincão ficará sem água e energia elétrica Balneário Rincão

Os moradores de Balneário Rincão ficarão sem energia elétrica e sem abastecimento de água nesta quinta-feira. Segundo a Cooperaliança, o fornecimento será interrompido das 14 às 17 horas, para a realização de serviços de manutenção na rede. Consequentemente, o Samae interromperá, no mesmo horário, a distribuição de água no Rincão e em parte de Içara. Conforme o gerente de Contrato da Atlantis, Isaac Dias,

os bairros Pedreiras, Lagoa dos Esteves, Lagoa dos Freitas e Urussanga Velha terão o abastecimento suspenso imediatamente após o desligamento. Já nos demais bairros, o fornecimento será mantido através dos reservatórios. “Sem energia elétrica, a ETA (estação de tratamento de água) ficará impossibilitada de tratar e bombear a água para a população. O fornecimento vai demorar em torno de uma hora para chegar às residências, até que o sistema seja restabelecido”, avisa Dias.

tivemos uma superlotação, e hoje (ontem) colocamos para o Estado a urgência da finalização da UTI, que ainda está em obras”, informa. A revitalização da SC-

445 também pautou a conversa. Eduardo Moreira se comprometeu a avaliar as pautas junto ao Governo do Estado. Participaram da reunião

a atual bancada do PMDB na Câmara, formada pelos vereadores Geraldo Baldissera, Marcio Toretti, Antonio de Mello, Pedro Mazzuchetti e Laudo Ca-

legari (reeleitos para o próximo mandato), além Rodrigues Mendes (Sapinho), Flávio Felisberto e Israel Rabelo, eleitos para a legislatura 2017-2020.

Vítimas de temporal receberão doações nesta quarta-feira Criciúma/Tubarão

Vítimas do temporal que atingiu a região no último dia 16 receberão donativos nesta quarta-feira. Às 9 horas, o comboio partirá da sede da Cruz Vermelha em Criciúma, para a entrega das doações em Tubarão e Capivari de Baixo. Os materiais foram arrecadados na semana passada, durante a realização da Feira CasaPronta e de um show com ingresso solidário no

Nações Shopping. No primeiro evento, o estacionamento rendeu mais de cinco toneladas de alimentos não perecíveis. “Ainda tivemos 140 pessoas que contribuíram (na falta do alimento) com R$ 5, totalizando R$ 700, que foram revertidos em mais alimentos”, explica Almir Fernandes de Souza, voluntário da Cruz Vermelha. O segundo evento arrecadou 1,635 tonelada, superando no total 7,5 toneladas.


12 ESPORTE

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

REGIONAL DA LARM

FOTO: DIVULGAÇÃO

Definidas datas, horários e locais dos próximos jogos Araranguá, Caravaggio, Cocal do Sul e Metropolitano são os semifinalistas da competição Criciúma

A

s datas, horários e locais da fase semifinal do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) já estão definidos. As decisões aconteceram na noite da última segunda-feira, em reunião entre representantes do Departamento Técnico e dos clubes semifinalistas, na sede da entidade, em Criciúma. Os jogos de ida acontecem já neste fim de semana. No sábado, confrontam-se Cocal do Sul e Caravaggio, no estádio Walmor Mario Guollo, no bairro Monte Carlo, em Cocal do Sul, enquanto no domingo será a vez de Araranguá e Metropolitano buscarem os primeiros pontos na nova etapa, em duelo no estádio Irmã Carmen (Casa Lar), no bairro Polícia Rodoviária, em Araranguá. Já as partidas de volta acontecem no fim de semana seguinte, ambos em Nova Veneza. No dia 5, será a vez do Caravaggio recepcionar o Cocal do Sul, no estádio

da Montanha, no distrito de Caravaggio, enquanto o Metropolitano será anfitrião diante do Araranguá no estádio Darci Marini, no bairro Bortolotto. Os jogos de ida iniciam às 16h30min e os de volta às 16 horas. Será declarada finalista do Regional da Larm a equipe que somar pelo menos quatro pontos em seu grupo ao fim dos dois jogos. Se em algum dos embates esta situação não ocorrer, haverá a disputa de prorrogação, com vantagem do empate para o time que tiver o melhor saldo de gols.

Araranguá conquista a última vaga

A última vaga à semifinal do Regional da Larm foi definida somente no último domingo e garantida pelo Araranguá, que dependia apenas do próprio resultado para se juntar a caravaggio, Cocal do Sul e Metropolitano que já haviam garantido presença nesta penúltima etapa nas rodadas anteriores.

CLASSIFICAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8

CLUBES Caravaggio Metropolitano Araranguá Cocal do Sul Mãe Luzia Meleiro Turvo Lauro Müller

PG 16 15 13 12 11 6 6 0

J 7 7 7 7 7 6 7 6

V 5 5 4 4 3 2 2 0

E 1 0 1 0 2 0 0 0

D 1 2 2 3 2 4 5 6

GM 12 15 12 19 8 4 9 4

GS 3 10 12 10 7 7 11 23

SG 9 5 0 9 1 -3 -2 -19

APROV 76% 71% 62% 57% 52% 33% 26% 0%

1 2 3 4 5 6 7 8

Júnior Metropolitano Turvo Meleiro Caravaggio Araranguá Cocal do Sul Lauro Müller Mãe Luzia

PG 19 14 13 11 10 4 4 3

J 7 7 7 7 7 7 7 7

V 6 4 4 2 3 1 1 1

E 1 2 1 2 1 1 1 0

D 0 1 2 0 3 5 5 6

GM 20 13 11 6 7 5 3 5

GS 2 3 10 3 6 9 19 18

SG 18 10 1 3 1 -4 -16 -13

Aprov 90% 67% 62% 52% 48% 19% 19% 14%

Precisando de uma vitória simples, o Araranguá desbancou o Cocal do Sul, fora de casa, pelo placar de 4 a 3. Os gols da vitória no estádio Walmor Mario Guollo foram assinalados por Ramon (duas vezes), Gilliard e Maykon. Já os

tentos do time anfitrião saíram dos pés de Bruno Frigo, Grafite e Mikimba. Se tivesse tropeçado, o Araranguá teria aberto possibilidade para o Mãe Luzia, que fez seu dever nesta última rodada. A equipe criciumense, com

tentos de Gui Praia e Kanu, bateu o Turvo pelo placar de 2 a 1. A redução foi assinalada por Marquinhos. Este duelo ocorreu no estádio Olavo de Assis Sartori, no bairro Mãe Luzia, em Criciúma. A última rodada da

primeira fase ainda teve o Clássico da Polenta, que terminou com a vitória do Metropolitano diante do Caravaggio pelo placar de 1 a 0. O último gol da partida realizada no estádio Darci Marini foi assinalado por Cleiton.

O último fim de semana também foi de definições na categoria Júnior do Campeonato Regional da Larm. Nesta divisão, há a presença também de Caravaggio e Metropolitano, mas neste caso as equipes de Nova Veneza terão que buscar a classificação à decisão diante do Turvo e do Meleiro, respec-

tivamente. Os duelos da fase semifinal ocorrem de forma preliminar aos da Divisão Principal. A primeira fase desta divisão também foi finalizada no último fim de semana. O Meleiro foi o último a carimbar a vaga à semifinal e conseguiu fazer isso com vitória por WO diante do

Lauro Müller. O time adversário não compareceu para o compromisso agendado para ocorrer no estádio Baixada da Glória, no Centro de Meleiro. Os demais duelos ocorreram normalmente. Metropolitano, com Lorran, e Caravaggio, com Gabriel, ficaram na igualdade em 1

a 1. O Araranguá, através de tento de Rayan, desbancou o Cocal do Sul pelo placar de 1 a 0. E a única goleada ficou sob a responsabilidade do Turvo, que bateu o Mãe Luzia por 4 a 1. Os gols da vitória saíram dos pés de Gilberto (duas vezes), Igor e Marcos Búrigo, enquanto Nogueira descontou.

Apenas quatro seguem no Júnior


Gazeta JORNAL

ESPORTE 13

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Tigre inicia busca pela vaga na semifinal

Equipe tricolor visita o São Paulo no estádio do Morumbi São Paulo

N

a tentativa de estar entre os quatro melhores times do país, o Criciúma dá início nesta quarta-feira à participação nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. A equipe tricolor visita pelo duelo de ida o time do São Paulo. O jogo acontecerá no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP), a partir das 19 horas. “Temos uma boa expectativa para este primeiro jogo, de termos a oportunidade de decidir em casa com um bom resultado positivo. Queremos a vitória para que possamos ficar ainda mais perto desta tão sonhada classificação para a semifinal da Copa do Brasil”, destaca o técnico do Criciúma, Lalo. “Diante da qualidade dos dois times, o que vai contar muito nesses dois jogos é a dedicação”, completa. Esta é a primeira vez nesta edição em que o Criciúma faz o jogo de ida como visitante. “Independente se é em casa ou dentro, a gente sempre quer já no primeiro jogo fazermos um bom resultado para que na volta seja somente confirmar a conquista da vaga. Mas nesse caso, a gente sabe que se fizermos gol fora de casa, nos dá ainda mais tranquilidade”, detalha o comandante tricolor. A cada fase que passa na competição nacional, Lalo garante que vê mais confiança nos atletas. “A gente observa isso no ambiente, na postura dos próprios atletas, a dedicação no dia a dia, com a evolução que eles vem tendo, e isso vai formando atletas vitoriosos. E esses jogos

de alto nível são fundamentais”, destaca. O jogo de volta entre Criciúma e São Paulo já está marcado para que aconteça na próxima semana, no dia 2, feriado de Finados, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Avança à semifinal a equipe que assinalar o maior número gols nos dois jogos. Havendo igualdade, segue na competição aquele que tiver o maior número de tentos fora de casa. Permanecendo, então serão cobrados pênaltis. Se avançar de fase, o Criciúma encara na semifinal o vencedor do confronto entre Atlético Mineiro e Sport Recife. O jogo de ida acontece na quinta-feira, em Sete Lagoas (MG) e a volta será em Recife (PE). A competição ainda conta com outras quatro equipes na busca pelo título: Bahia, Cruzeiro, Internacional e Santos.

Campanha até o momento

O Criciúma tem até o momento na competição uma campanha invicta, com duas vitórias e dois empates. Na estreia ficou no 1 a 1, em casa, diante do Grêmio, mas no jogo de volta da primeira fase bateu o adversário em solo gaúcho por 3 a 1. Já nas oitavas de final, diante da torcida desbancou o Goiás por 3 a 1 e depois garantiu a classificação com empate em 0 a 0 no Centro-Oeste do Brasil. Enquanto isso, o São Paulo aparece com 100% de aproveitamento. Venceu as três partidas que disputou até o momento. Na primeira fase derrotou o Sampaio

Corrêa, fora de casa, por 3 a 1, e com a vitória por dois

gols de diferença já eliminou o jogo de volta. E nas oitavas

de final duplo resultado positivo diante do Náutico: 4 a 1

como visitante e 3 a 0 como anfitrião.

Sub-20 segue na liderança do Estadual

Enquanto disputa a Copa do Brasil, o Criciúma também está atuando no Campeonato Catarinense de Futebol Sub-20. E mesmo jogando com um time misto, o tricolor figura na primeira colocação. A manutenção da liderança ocorreu no último sábado, com vitória por 2 a 1 sobre a Chapecoense no

mini-estádio do Centro de Treinamentos (CT) Toca do Tigre, no bairro Cristo Redentor, em Criciúma. Na primeira etapa, o duelo foi bastante disputado, com forte marcação no meio campo. O gol carvoeiro veio de uma indefinição do sistema defensivo da Chapecoense. Wellissol

aproveitou a bobeada dos adversários e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. Na segunda etapa, Lucas, em cobrança de falta, marcou o segundo gol carvoeiro. A Chapecoense chegou a descontar, mas não ameaçou a vitória do Criciúma. Com 23 pontos ganhos

em 11 jogos, o Criciúma está próximo de garantir matematicamente a vaga na semifinal. Uma vitória nos próximos três jogos é o suficiente. Pelo Estadual a equipe tricolor volta a entrar em campo no próximo sábado, diante do Figueirense, no CT do Cambirela, em Palhoça (SC).

Barcelos fatura o segundo lugar e se classifica para o Mundial Salvador

A disputa do Campeonato Brasileiro de Triathon encerrou com a participação de criciumense no pódio. Artur Barcelos conquistou a segunda colocação em sua categoria (25 a 29 anos) e ficou em décimo lugar na classificação geral. Como a competição disputada no último domingo foi realizada pela Confederação Brasileira da moda-

lidade, o atleta conseguiu inclusive se classificar para o Campeonato Mundial de 2017, que será realizado no Canadá. O criciumense levou 4h17min46seg para percorrer os dois quilômetros de natação, 84 quilômetros de pedalada e os 20 quilômetros em corrida. “Antes das sete da manhã, o calor já era insuportável. O termômetro marcou 33 graus, porém a sensação era muito maior

do que 40 graus” lembra o atleta. Artur frisa também que o mar mexido fez com que os atletas tivessem mais dificuldade de completar os dois mil metros de natação. O criciumense comemora o resultado, pois o objetivo foi alcançado: a classificação para o Mundial. Antes disso, o atleta ainda terá uma longa preparação de treinos diários para que possa chegar no Canadá com tempo competitivo.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

COPA DO BRASIL


14 ESPORTE

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

LUTO

LEANDRO DAL PONTE

FOTO: DIVULGAÇÃO

Overtraining: a síndrome de quem não respeita os limites do corpo

Brasil se despede do eterno capitão

Se você é um esportista e se sente cansado além do normal, com lesões que não desaparecem, é bom saber que isso tem nome: overtraining. Tudo isso tem uma explicação plausível e tem relação com o esforço maior do que os estímulos que seu corpo aguenta. Não respeitar os limites do corpo é a causa dessa síndrome. Quando os treinos passam a ser praticados de forma exagerada, é preciso que o corpo tenha um descanso adequado. Quando isso não acontece, perde a capacidade de recuperação, e inicia aí um processo de proteção natural. É esta proteção natural que evita a continuidade dos estímulos e resulta em cansaço expressivo, e não desaparecimento de lesões. Estar atento aos sinais e sintomas do corpo é o primeiro passo a se dar para evitar que a síndrome de overtraining se instale. Se um treino pesado for imposto ao corpo, dê-lhe a chance de recuperação, para só então repetir o mesmo com tanta intensidade. A variação de esforços ajuda a evitar a sobrecarga. O atleta pode prevenir a síndrome variando seus estímulos, sem manter a mesma rotina por muito tempo. Mas, se você já possui os sintomas, o quadro deve ser considerado como prioridade na vida esportiva. Reduzir significativamente a carga e a frequência dos treinos, e substituir a atividade principal por outro tipo de treinamento, ainda que temporariamente, é fundamental para a recuperação. A alimentação é também importante. Uma dieta balanceada é indicação de recuperação. Proteínas fazem parte dessa dieta, já que influenciam na reposição das reservas de glicogênio nos músculos e no fígado, e são fontes de aminoácidos. Carboidratos ajudam por gerar energia e potencializar a absorção dos nutrientes no corpo. Suplementação é a saída em casos mais complicados. A BCAA e vitaminas auxiliam a ação anti-inflamatória e potencializaram a recuperação muscular. O segredo, portanto, é respeitar os limites de seu corpo, descansar tanto quanto necessário, e procurar sempre a ajuda de um profissional.

Carlos Alberto Torres faleceu na manhã dessa terça-feira, aos 72 anos Rio de Janeiro

O

mundo do futebol está de luto. Morreu no Rio de Janeiro, nessa terça-feira, aos 72 anos, o capitão do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Torres. Ele foi vítima de um infarto fulminante, um mês após a perda do irmão gêmeo, Carlos Roberto. Ídolo mundial do esporte, Capita foi um dos maiores laterais de todos os tempos. Pela Canarinho, além da Copa do Mundo de 1970, onde marcou um antológico gol na final contra a Itália, foi campeão da Copa Rio Branco e da Taça Oswaldo Cruz, ambas em 1968, e conquistou também a medalha de ouro no Pan-Americano de 1963. No total, foram 68 partidas

pela Seleção principal e quatro pela Olímpica, com nove gols marcados. Carlos Alberto Torres iniciou a carreira no Fluminense e atuou também por Santos, Botafogo e Flamengo. No exterior, ajudou a desenvolver o futebol nos Estados Unidos, atuando pelo New York Cosmos. No Tricolor das Laranjeiras, fez parte da histórica “Máquina” e foi campeão dos Cariocas de 1964, 1975 e 1976. No Peixe, atuando com o grande ídolo e amigo Pelé, viveu grande momento e conquistou inúmeros títulos, dentre eles as edições de 1965 e 1968 da Taça Brasil. Como zagueiro ou lateral-direito, Capita sempre chamou a atenção pela classe refinada. Na função de treinador,

o destaque foi semelhante ao dos tempos de atleta. Dentre os diversos clubes que comandou no Brasil e fora do país, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1983, pelo Flamengo, o Campeonato Carioca de 1984, pelo Fluminense, e a Copa Conmebol de 1993, pelo Botafogo. Mesmo fora dos gramados, Carlos Alberto Torres não se afastou do futebol. Trabalhando como comentarista, o Capita continuou buscando melhorias para o futebol brasileiro. Recentemente, ele foi um dos 17 membros do Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro da CBF. Como coordenador do Grupo de Trabalho que tratou do tema “calendário”, Carlos Alberto participou ativamente das discussões que

resultaram no novo calendário para 2017.

Homenagem

Em junho do ano passado, Capita foi homenageado junto aos campeões de 1970 pelos 45 anos da conquista do tricampeonato. Na ocasião, Carlos Alberto Torres vibrou pelo fato de estar novamente reunido com os ex-companheiros.

Visita ao Museu Seleção Brasileira

Em abril de 2015, Carlos Alberto Torres visitou a sede da CBF e conheceu o Museu Seleção Brasileira. O ídolo posou para fotos ao lado de sua velha conhecida Taça Jules Rimet, destacou a beleza das instalações e revelou a emoção por fazer parte da história.


15 SEGURANÇA

Içara e Região, 26 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

Obras interrompem tráfego na rua Araranguá

Rotas alternativas foram criadas e a ASTC fará a orientação de motoristas e pedestres Criciúma

M

otoristas e pedestres que trafegam pela rua Araranguá devem ficar atentos a partir de sábado. Devido às obras de prolongamento do Canal Auxiliar ao Rio Criciúma e visando garantir a segurança dos moradores em dias de chuva, a ponte da movimentada via da região central da cidade será interditada pela prefeitura de Criciúma. O decreto para tornar a ponte uma área de risco será publicado até sexta-feira no Diário Oficial do Município. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Angela Mello, a medida altera

o cronograma das obras do Canal Auxiliar. “Precisamos antecipar o fechamento da rua. A ponte está comprometida e atrapalha a vazão do rio em dias chuvosos”, explica. A Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC) mapeou rotas alternativas para motoristas e pedestres. “Somente moradores da rua Araranguá poderão circular no trecho interditado. Vamos bloquear o acesso pelas ruas Álvaro Catão e Orindo Zaccaron e estabelecer novas rotas para não prejudicar os motoristas”, ressalta. Bastam 30 milímetros de chuva para a área alagar e gerar transtornos à comu-

nidade. “Este trecho da rua Araranguá alagou com precipitação de 31 milímetros no dia 16 deste mês. Em caso de novos temporais, a ponte pode vir abaixo. A tendência, com a proximidade do verão, é termos mais dias chuvosos nos próximos meses”, afirma Angela. A rede de esgoto sanitário da rua Araranguá, que passa por baixo do Rio Criciúma, será desviada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). “O fundo do rio será rebaixado após a implantação das aduelas de concreto. Por isso, solicitamos o desvio da rede de esgotamento”, comenta o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, José Sérgio Búrigo. O funcionamento da rede de gás natural da Companhia de Gás de Santa Catarina (SC Gás) será interrompido

durante as obras na ponte.

Novos caminhos

De acordo com o presidente da ASTC, Paulo Pacheco, placas indicativas serão fixadas na região para orientar condutores e pedestres sobre o bloqueio dos acessos à rua Araranguá e também as rotas alternativas. “Os motoristas precisam ficar atentos às mudanças

para evitar transtornos. É natural que haja imprevistos nos primeiros dias, mas estamos mobilizados e teremos agentes de trânsito para auxiliar a população”, afirma Pacheco. Para os motoristas que circularem no sentido Rio Maina/Centro, a avenida Presidente Juscelino será o principal acesso ao Centro. O acesso à rua Álvaro Catão, no sentido Criciúma/Sideró-

polis, deverá ocorrer pelas ruas Anita Garibaldi e José do Patrocínio. “Os motoristas também podem acessar a Álvaro Catão pela rua Henrique Lage ou ingressar pela rua Orindo Zaccaron e, depois, pela rua Alfredo Del Priori. Tudo estará sinalizado com placas”, destaca Pacheco. A demolição da ponte da rua Araranguá deve ser realizada na próxima semana.

Sistema prisional tem déficit de 200 mil vagas Chapecó

Em 1990, havia 60 mil presos no Brasil e, atualmente, o país já conta com mais de 600 mil, para 400 mil vagas no sistema prisional. E o déficit pode ser ainda maior, pois estima-se que o número de presos deve chegar a 1 milhão. Esse e outros assuntos, sobretudo a juventude encarcerada, pautou o Seminário Estadual do Instituto Catarinense de Juventude (ICJ), que ocorreu no último fim de semana, em Chapecó. “Quem sabe se, discutindo o cárcere, se perceba que a redução da maioridade penal não é a solução”, destaca o presidente do ICJ, Juliano Carrer. A abertura

contou com uma apresentação cultural do Movimento Hip-Hop Combativo de Chapecó MH2C. O Seminário Estadual Juventude Encarcerada em Santa Catarina teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre a violência juvenil no Estado e, para isso, reuniu diferentes especialistas da área para participar de mesas-redondas. O evento foi realizado pelo ICJ, com apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade da Diocese de Chapecó, Centro de Referência em Direitos Humanos e parcerias locais. “O Brasil é o país da impunidade? Não. A punição existe, mas para certa parcela da população. O Bra-

sil encarcera e encarcera demais, mas tem um alvo”. A afirmação é de Marcelo Naves, vice-coordenador da Pastoral Carcerária na Arquidiocese de São Paulo. Ele participou da mesa diálogo “Realidade da juventude encarcerada no Brasil e em Santa Catarina”. Naves lembra que a grande maioria da massa carcerária é jovem. “O sistema carcerário é uma política pública para a juventude. Se existe uma política pública no Brasil que funcione é prender jovem”, comenta. “O sistema carcerário é um sistema falido? Não. Ele funciona de maneira extremamente eficiente. Ele funciona como administração e gestão da pobre-

za. A sociedade neoliberal funciona com a segregação de vidas matáveis. O sistema produz sobra e não tem como absorver todo mundo. O que você faz com sobras? Arranja um depósito para colocar? E quando extrapola a capacidade do depósito você elimina...”, considera Naves.

Papel da educação

Participante da primeira mesa diálogo, o juiz da 3ª Vara Criminal de Chapecó, Gustavo Emelau Marchiori, destacou o papel da educação. “A educação é a solução para a diminuição do encarceramento. Se eu tenho conhecimento do que eu tenho direito, eu vou brigar por ele.

Hoje, via de regra, o encarcerado não tem conhecimento sobre os seus direitos dentro da prisão”, apontou. “Se eu quero modificar uma pessoa, eu não posso agir com ela do jeito que ela foi tratada a vida toda. Se ela sofria violências, a violência não vai modificá-la e apresentar que existem outras maneiras. A premissa de que violência gera violência está cada vez mais comprovada pela Psicologia”, afirma Fabio Augusto Lise, psicólogo, coordenador do curso de Psicologia da Unoesc - campus Xanxerê, tendo atuado na Penitenciária de Chapecó por oito anos. Ele foi debatedor da mesa diálogo “Como o encarceramento interfere na formação

FOTO: DIVULGAÇÃO

TRÂNSITO

das identidades dos jovens encarcerados?”, junto com Gabriela Rabello, psicóloga na Pastoral Carcerária e integrante da Comissão de Direitos Humanos Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, atendendo uma das galerias do presídio masculino de Florianópolis. “As penitenciárias e os presídios femininos são sempre as sobras. O que não serve para os homens é cedido às mulheres. Como é o vaso sanitário? É um buraco no chão na maioria das vezes. Essas questões do mundo feminino não são atendidas no cárcere”, ressaltou Gabriela. Se o encarceramento aumentou, o de mulheres aumentou muito mais. Foi um aumento de 567% de 2000 a 2014.


IÇARA E REGIÃO, 26 DE OUTUBRO DE 2016

Gazeta JORNAL

www.gazetasc.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.