1372

Page 1

Gazeta www.gazetasc.com.br

JORNAL

Anderson de Jesus Murialdo faz mudanças no governo e enxuga gestão

{ pág. 3 }

ANO 13 - EDIÇÃO 1372

Julia Helena Lima

Associação Espírita promove a Noite das Massas no dia 28

{ pág. 9 }

IÇARA E REGIÃO, 22, 23 E 24 DE OUTUBRO DE 2016

R$ 3,00

Pavimentação entre Sanga Funda e Boa Vista avança { pág. 4 } FOTO: GAZETA

Projeção da Administração Municipal é ter a base concluída até o final do próximo mês

EVENTO SOLIDÁRIO

SEGURANÇA

Apae realiza jantar de homenagens e arrecadação de recursos

Autoridades de trânsito falam sobre falta de acostamento

{ pág. 11 }

{ pág. 15 }


2 E MAIS...

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

NOTÍCIAS

Criciúma

O

fim de semana dos católicos será de orações e solidariedade. No sábado e no domingo, todas as comunidades promoverão a Coleta das Missões, cujas ofertas recolhidas serão integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias, que as repassarão ao Fundo Universal de Solidariedade, a fim de apoiar projetos destinados às comunidades cristãs necessitadas de ajuda no mundo todo. A ação celebra o Dia Mundial das Missões, que neste ano completa seu 90º aniversário e nesta edição quer motivar para uma nova

compreensão do lugar do ser humano no mundo e para uma espiritualidade integradora e ecológica. Em continuidade à Campanha da Fraternidade, a Campanha Missionária, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias, traz o tema “Cuidar da casa comum é nossa missão” e o lema “Deus viu que tudo era bom”. Já no domingo, a Renovação Carismática Católica (RCC) de Criciúma promove o Cenáculo com Maria. O evento, tradicionalmente realizado em todo Brasil, visa momentos de oração e espiritualidade à devoção de Nossa Senhora. Na Diocese, o encontro ocorrerá na igreja

da comunidade de Santa Luzia, a partir das 8 horas. Com o tema “Sua misericórdia se estende de geração em geração”, o Cenáculo contará com pregadores da região. Já a animação ficará por conta do Ministério Anjo Amigo, de Turvo. O secretário geral do movimento, Diego Vieira, relata a expectativa para o evento. “Este é um momento que celebra a unidade da RCC, pois acontece em todas as Dioceses refletindo o mesmo tema, que neste ano traz a misericórdia como ponto central”, explica. O mês de outubro também é marcado pela abertura do Ano Mariano, que celebra

FOTO: DIVULGAÇÃO

Fim de semana será de orações e solidariedade

os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017. “O Cenáculo com Maria é em si

um lugar para fazermos uma grande experiência do amor. Esta data retrata para nós a Igreja que se reúne em torno

PREVISÃO DO TEMPO SÁBADO

DOMINGO

Min 15º Max 23º Sol com muitas nuvens durante todo o dia. Nublado à noite

Min 19º Max 29º

Sol com algumas nuvens, não chove

www.gazetasc.com.br

Augusto da Luz - Diretor Geral Andréia Limas - Jornalista Responsável Reg. Prof. SC 01678-JP

Minguante

INDICADORES

 Depois de avaliar os trabalhos de recuperação dos ambientes de aprendizagem, atingidos durante o temporal do último domingo, a reitoria da Unisul confirmou o retorno das atividades letivas a partir desta segunda-feira, em Tubarão. A retomada envolve as aulas da universidade, na graduação, extensão, pós-graduação, mestrados e doutorados, e no Colégio Dehon, das séries iniciais até o terceirão. Neste sábado, ocorrem as avaliações das Unidades de Aprendizagem dos cursos da Unisul Virtual. No domingo, ocorrem as provas da Secretaria de Educação para seleção de professores ACTs, realizadas pela Acafe. Ainda estão suspensos os atendimentos à comunidade externa, no Núcleo de Práticas Jurídicas, Hospital Veterinário, auditório do Espaço Integrado de Artes, Salão Nobre e Ginásio de Esportes.  No auxílio às vítimas do temporal, a Unisul também mobilizou todos os seus colaboradores e estudantes para arrecadar materiais para construção, vestuário, colchões,

Gazeta

De 22 a 29 de outubro

Sol com aumento de nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite

ACONTECE

JORNAL

FASES DA LUA

SEGUNDA

Min 17º Max 26º

de Maria na espera da descida do Espírito Santo”, coloca o coordenador diocesano, Gilmar Ricardo.

fraldas e alimentos. Os donativos poderão ser entregues nas direções dos campi de Tubarão (e unidades universitárias vinculadas, como a de Içara) e Grande Florianópolis (unidade Pedra Branca e Florianópolis – Trajano), além das secretarias da Acref e Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), em Tubarão e Florianópolis. Além disso, qualquer quantia financeira pode ser doada por meio da conta corrente da Defesa Civil: “Reconstruir Tubarão” – Caixa Econômica Federal – agência 0425 (operação 006) – conta 300-0.  Alunos e professores da Unesc desenvolvem o projeto “SOS Biodiversidade: uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”, em Criciúma. As atividades compreendem ações de monitoramento e que chamam a atenção para a necessidade do cuidado com o meio ambiente e a biodiversidade, com alunos de diferentes escolas e a comunidade. As atividades iniciaram em 2016 e têm duração de dois anos.

REDAÇÃO - 3045-0699 Andréia Limas e Lucas Heckler- Textos/edição Fábio Reinehr - Diagramação redacaogazeta@engeplus.com.br DEPARTAMENTO COMERCIAL - 3045-0099 comercialgazeta@engeplus.com.br

COLABORADORES Anny Caroline Dal Toé da Luz, Anderson de Jesus, Chef Motta, Eliane Magdalena, Júlia Helena Lima, Leandro Dal Ponte, Maiara Daltoé, Maria de Fátima Silveira Pavei, Patrice Piuco, Padre Samiro Meurer.

BOLSA DE VALORES Brasil | Bovespa

+0,38%

EUA | Nasdaq

+0.09%

França | CAC 40

-0.09%

Japão | Nikkei

-0.30%

COMPRA

VENDA

Dólar com.

3,1638

3,1660

Dólar tur.

3,0100

3,3200

Euro

3,4380

3,4399

Libra

3,8688

3,8729

Pesos arg.

0,2088

0,2090

Salário Mínimo

Veja as fotos em nosso www.facebook.com/jornalgazeta Rua Olívio Pavei, 191, Condomínio Villa Real, sala 01- Centro- Içara/SC - Impressão Alternativa Graf - Tiragem: 2000 exemplares

R$ 880,00

As colunas assinadas não correspondem necessariamente à linha editorial do Jornal Gazeta e são de responsabilidade única e exclusiva de quem as assina.


Gazeta JORNAL

POLÍTICA 3

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016 www.gazetasc.com.br

ANDERSON DE JESUS anderson@difusora910.com.br / facebook/anderson.j.dejesus

P

Pacote de Murialdo

refeito Murialdo Gastaldon apresenta nesta segunda-feira mudanças no seu governo. Primeira medida será enxugar a gestão atual. Três secretários vão deixar seus cargos. Lili Cabreira deixa a Secretaria de Governo, Jorge Custódio deixa Agricultura e Cris Horr sai da Saúde. As pastas serão acumuladas por outros secretários. Tiago Marcolino fica na Assistência Social e acumula a Secretaria de Governo. Eduardo Rocha fica nas Finanças e na Saúde. Secretário de Obras, Samuel Matiola também assume a Agricultura.

Reforma

Também nesta segunda-feira, Murialdo e Sandro devem apresentar no Legislativo a primeira fase da reforma administrativa do governo. Os detalhes serão apresentados na terça-feira pela manhã no Difusora Notícias. O que já se sabe é que Murialdo e Sandro encaminham um governo de ações voltadas a melhorar a autoestima da cidade. Serão ações diferenciadas, que vão dar uma cara nova para a cidade. As ações vão ser o destaque e a criatividade o principal diferencial do segundo mandato. “Mas há uma série de obras que estão em andamento e que serão concluídas”, retruca o prefeito.

Resistência

Vereador eleito por Criciúma, Ademir Honorato resume a reunião que os parlamentares tiveram com o prefeito Salvaro. Confirmou o pedido para o corte de salários e a redução de repasse. “Foi encaminhado pedido neste sentido”. No entanto, nos bastidores, já está claro que a medida vai enfrentar resistência.

Problemas

A proposta apresentada pelo prefeito Clésio Salvaro para reduzir salários também pode enfrentar problemas jurídicos. Márcio Búrigo tentou fazer passar projeto semelhante, mas não vingou por conta da ilegalidade. Baixou decreto e também não fechou. Agora, depois da manifestação de Salvaro, já foi feito pedido para que a assessoria jurídica da Câmara de Vereadores se posicione.

Já aconteceu

O parecer que vetou o projeto de Márcio tem base no artigo 158 § 3º, que diz o seguinte: “Os vencimentos e os salários dos servidores públicos são irredutíveis e a remuneração observará o que dispõe o artigo 37, da Constituição Federal”. No caso específico do salário do prefeito e vice, o subsídio é definido por lei de iniciativa da Câmara e aprovada com vigência para o mandato seguinte. Essa medida já foi feita pelo Legislativo ainda no primeiro semestre. Restaria então a devolução de parte dos salários ao caixa da prefeitura.

Mudança na Regional

Diogo Copetti será o novo secretário de Saúde de Maracajá. Informação foi confirmada nessa sexta-feira pelo prefeito eleito, Arlindo Rocha. Com isso, ele deixa a condição de gerente regional de Saúde.

Na Câmara

Moral

Reeleito para a Câmara, o ex-secretário de Saúde de Içara, Laudo Calegari, vai seguir no Legislativo. “Tenho certeza de que conseguirei fazer um bom trabalho e contribuir com a administração atuando como vereador”.

Na terça-feira, Murialdo vai para a capital. Ele, Sandro e os vereadores eleitos pelo PMDB serão recebidos pelo vice-governador para um almoço. Vão receber o reconhecimento pela maior vitória, na diferença proporcional de votos, e pela eleição da maior bancada do partido em Santa Catarina. “Vamos aproveitar este encontro para garantir que esse feito seja reconhecido também com recursos para a cidade. Queremos ampliar essa parceria com o governo catarinense e garantir a melhoria da qualidade de vida. É o mínimo para agradecer ao eleitor que confiou nessa composição”, comenta o prefeito.

Salvaro

Prefeito eleito de Criciúma, Clésio Salvaro apresentou na noite dessa quinta-feira, em jantar com os vereadores, algumas das ações que irá implantar logo nos primeiros meses de governo. São medidas de contenção que ajudarão, na avaliação do novo prefeito, a atravessar o momento de economia conturbada. “Foi um jantar para confraternizar, cumprimentar os eleitos, mas também um momento de indicar o que pretendemos para administrar a cidade”, argumentou Salvaro na manhã dessa sexta. Na prática, ele vai adotar o corte de 30% dos salários dos secretários, prefeito e vice, que Márcio Búrigo também adotou em 2015. Além disso, ele também planeja reduzir de sete para cinco o número de secretarias. O corte no número de comissionados e a verificação dos cargos na Afasc também foram projetados pelo prefeito no encontro.

Bolsas

Professor Everaldo Tiscoski, da Esucri, presta contas do projeto de bolsas de estudo com recursos do ISS. Promete agora voltar a discutir a distribuição dos recursos que hoje são destinados exclusivamente à Unesc. “Não é constitucional direcionar as bolsas de estudo. Vamos levar o pleito novamente ao prefeito”, afirma.

Santa Catarina

Prefeito Márcio Búrigo comentou a crise no Hospital Materno Infantil Santa Catarina. “Repassamos R$ 700 mil para o ISEV, mas os médicos ainda têm recursos a receber do ISEV e por isso estão em negociação. Criciúma tem um hospital público, mas não tem apoio do Estado. Isso é muito complicado. De todo modo, as unidades de saúde estão absorvendo bem essa demanda que sai do Santa Catarina”, disse Búrigo, que descartou fechamento da instituição. “Não acredito nessa possibilidade”.


4 POLÍTICA

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

INFRAESTRUTURA

Ligação entre Boa Vista e Sanga Funda em execução FOTO: GAZETA

Perspectiva é de que no máximo até o próximo mês toda a base seja finalizada Içara

O

s trabalhos de pavimentação da estrada que liga as comunidades de Boa Vista e de Sanga Funda, em Içara, a Rodovia Municipal Lorisval Nunes de Mello (ICR-351), estão em andamento. E a perspectiva da Administração é de que os serviços sigam neste ritmo e possam ser concluídos em breve, atendendo à reivindicação dos moradores e motoristas que por ela trafegam. “Hoje a realização do asfalto entre a Sanga Funda e a Boa Vista está indo em um ritmo muito bom. Já está praticamente pronta toda a base e está sendo colocado o chamado material fino, para que depois possa vir imprimação e depois a capa. Posteriormente, serão feitas as obras finais do asfalto e de acabamento, como pintura e sinalização”, detalha o secretário de Planejamento e Controle Interno de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior. Conforme o secretário, na última quarta-feira houve uma conversa com os responsáveis pela empresa que assumiu os serviços e a perspectiva é de que, se for mantido o ritmo atual, até o próximo dia 10 toda a base esteja pronta. “Conseguindo isso, depois a imprimação é muito rápida, e logo em seguida então

vem a capa asfáltica. Queremos crer que nas próximas semanas já estaremos finalizando a obra”, pontua Lodetti. Os trabalhos na ICR351 iniciaram em maio de 2015, mas foram registrados problemas durante a execução. A demora na continuidade dos serviços chegou a gerar pelo menos dois bloqueios da rodovia Paulino Búrigo (SC-445), como forma de protesto pelos moradores. Já no primeiro semestre deste ano, a prefeitura de Içara acabou por alterar a empresa responsável pela obra. A vencedora da licitação não conseguiu dar continuidade aos trabalhos e por conta disso o contrato foi rescindido. A previsão era de que o asfalto estivesse pronto em fevereiro, mas em março nem a base

havia sido concluída. Foi então que foi reajustado o contrato e chamada a segunda colocada no processo licitatório, empreiteira que vem fazendo os serviços.

O município hoje também está passando por mudanças significativas na região do bairro Presidente Vargas, nas proximidades onde foi instalado o Nações Shopping. Porém, conforme Lodetti, quando foram realizadas as projeções de execução, havia algumas contrapartidas físicas que o município deveria fazer, como por exemplo terraplanagem. Quando efeti-

A ICR-351, ao todo, tem aproximadamente 2,6 quilômetros de extensão. A via fica localizada entre as rodovias Paulino Búrigo

(SC-445) e Antônio Pedro Cândido (Acesso Sul). O projeto de pavimentação da Lorisval Nunes de Mello conta, além da pavimentação, com a realização de drenagem e acos-

tamentos, para ciclovia ou circulação de máquinas agrícolas. Por integrar a Rota dos Açorianos, conta com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo.

vamente as obras foram empenhadas, em julho, o município estava sem condições de fazer este tipo de serviço e por isso demorou alguns meses para o início dos serviços. “Esta semana começamos as obras físicas e já estamos fazendo os cortes da Linha Três Ribeirões (rodovia que passa pelo trevo da Unisul e segue em direção ao escritório do Angeloni)

e a prefeitura de Criciúma já está realizando o afastamento na rua Agripina Freitas”, comenta o secretário. Ele reconhece que até o momento as obras estão em ritmo lento, mas acredita que possam ter boa movimentação nas próximas semanas. “Agora vai. Definimos começar pela Três Ribeirões porque ela vai dar sustentação e suporte para fazermos o des-

vio quando necessitarmos para a realização do túnel no trevo do Presidente Vargas”, declara. Quanto às demais obras, Lodetti informa que todas já estão com as ordens de serviço assinadas. “Vamos esperar para que tudo dê certo nos próximos dias e que a obra tome um ritmo que somente pare quando realmente estiver finalizada”, pontua.

Projeto

Obras físicas no entorno do shopping também iniciaram


Gazeta JORNAL

ECONOMIA 5

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

LEILÃO

FOTO: GAZETA

Estado espera arrecadar R$ 1,5 milhão com vendas

Serão disponibilizados 297 lotes, compostos por bens públicos inservíveis, como mobiliário diverso e veículos Criciúma

A

Secretaria de Estado da Administração vai promover em Criciúma, nesta quarta-feira, um leilão público de bens inservíveis. A Diretoria de Gestão Patrimonial colocará à venda um total de 297 lotes, compostos por mobiliário diverso e por veículos com cinco anos ou mais de fabricação, que foram utilizados pelas secretarias e órgãos estaduais. O leilão terá início às 9 horas, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma, localizada na rodovia SC-443, 670, bairro Próspera. Caso sejam arrematados todos os lotes, o resultado das vendas alcançará R$ 1,5 milhão. O lote mais caro do certame é o 104, formado

por um modelo de hidráulica da Universidade do Estado de Santa Catarina, que poderá ser adquirida por R$ 15 mil. Já o veículo mais caro é um Fiatallis, usado em construção e pavimentação, que integra o lote 75 e tem lance mínimo de R$ 6 mil. Já o veículo mais barato é um Kadett, do lote 24, que está à venda por R$ 290. Os recursos irão integrar o Fundo Patrimonial e poderão ser utilizados na aquisição de frota e de imóveis ou ainda nas reformas dos prédios do Governo do Estado. “Precisamos gerar recursos para manter nosso patrimônio em condições adequadas e também racionalizar o uso dos espaços públicos. Muitos desses bens que serão leiloados estão em desuso há meses, ocupando

espaço de armazenamento e assim gerando despesas desnecessárias. Garantir a qualidade do gasto público é a nossa preocupação à frente da Secretaria de Estado da Administração”, destaca o secretário João Matos.

Visitação

Todos os lotes estarão abertos à visitação nesta segunda e terça-feira, das 14 às 17 horas, nos endereços que constam no Edital de Leilão 002/2016, publicado no site da secretaria. Também no site www.sea. sc.gov.br , logo abaixo do Edital, está o arquivo com fotos dos lotes. Mais informações podem ser obtidas com o leiloeiro Eduardo Schmitz pelo telefone (47) 33609121 ou na Gerência de

Bens Móveis da Secretaria de Estado da Administração, nos telefones (48) 3665-1797 e 3665-1620. Um veículo ou bem do Governo de Santa Catarina só vai a leilão após passar por uma criteriosa avaliação do setor de Patrimônio do Estado. Os veículos têm que ter mais de cinco anos de uso, apresentar uma perda de valor de 40% ou o custo anual de manutenção ser superior à metade do valor do veículo. O controle e o gerenciamento da frota do Governo de Santa Catarina são feitos pelo Sistema de Gerenciamento de Veículos e Equipamentos - GVE, que dispõe de tecnologia de ponta para garantir um modelo seguro na gestão dos veículos públicos.

HOMENAGEM

JOSÉ DAL PONTE “E a vida é bonita e é bonita...” Bonita porque passamos por ela com uma missão. A razão primordial de nossa existência é de ser feliz e fazer aqueles que nos rodeiam felizes. E a sua missão, José Dal Ponte, pai do Mano e da Juli, vovô da Alice e do Lucca, esposo da Elizete, sogro amado, cunhadinho querido, irmão presente e tio adorado, foi cumprida, porque você viveu na alegria e só fez aqueles ao seu redor felizes. Não imaginávamos que sua vida ia ser tão breve, nem ao menos imaginávamos que sua partida já estava traçada aos seus 61 anos de idade. Um eterno jovem de espírito. Um ser de uma bondade de tamanha grandeza, que viveu sempre de bem com a vida e de bem com todos. Queríamos envelhecer com você, ouvindo suas brincadeiras, suas piadas, que muitas vezes se repetiam, mas a gente sempre ria. Você, mesmo diante das tristezas, foi a alegria de sua família e de seus amigos. Pai amoroso, sempre tratou todos com carinho, a porta principal de sua residência nunca teve “tranca”, sempre esteve aberta. Você acolhia todos sempre com algo a mais que seu sorriso e seu carisma. O seu churrasco saboroso e aquela deliciosa maionese, que só você sabia fazer, nunca mais vamos saborear mas, com certeza, vamos saborear mais a vida, porque você nos ensinou a fazer, de um modo bem peculiar, a maionese do amor. Amor de família, amor de amigos, amor de genro, amor de pai, amor de sogro, amor de irmão, amor de cunhadinho do coração e amor de esposo. Nesses últimos meses, sua casa sempre esteve recheada dos amigos que você conquistou, da família que você construiu, das pessoas que conheceram você. Bem do jeitinho que você queria, a casa sempre cheia de gente. Você é quem, no momento de partida de seus conhecidos para o céu, fazia as pessoas rirem, contando suas anedotas. E na sua partida, o céu escureceu e o vento soprou com muita força, dando impulso ao seu último suspiro. Deus fez do jeito dele, porque a gente não saberia fazer uma anedota na sua partida. Deus usou de sua sabedoria para nos confortar. Com certeza, as trovoadas e o vendaval forte foram o início das comemorações que os anjos do céu estavam preparando para sua chegada. Não tinha como ser diferente! Lá no céu, longe do nosso alcance, você estará fazendo todos rirem muito mais com sua presença. Já imaginamos você entrando no reino do céu falando suas piadas e pegadinhas. Os anjos que se cuidem! Qual seria a sua pegadinha de hoje né, Zequinha? Para nós, foi a sua partida! Essa foi a pegadinha maior de sua vida! Você fará muita falta! A saudade será inevitável e muito vamos falar de você! E seus netos, um dia, com certeza, contarão a sua história, de um avô para lá de legal, que fez da vida um palco de alegrias! Porque a vida é bonita e é bonita! É isso aí, José.... Vá com Deus! As famílias Dal Ponte e Magdalena agradecem a todos os grandes amigos por toda solidariedade e carinho prestados neste momento e convidam a todos para a Missa de 7º Dia, que se realizará na Igreja Matriz São Donato, em Içara, neste sábado, às 19 horas.


6 GERAL

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016 www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

Número de casos cresce 75% em um ano

Doença transmitida da mãe para o bebê pode causar aborto, má formação do feto e até morte da criança Florianópolis

N

o ano passado, houve no Estado 475 casos de sífilis congênita, número 75% maior do que o registrado no ano anterior, quando as notificações da doença totalizaram 272 ocorrências. A sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e até morte do bebê. Eliminar a transmissão da mãe para o bebê em Santa Catarina até 2019 é o grande objetivo do Plano de Redução da Sífilis Congênita, que está sendo construído pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde. “A sífilis tem cura, desde que o tratamento seja feito oportunamente. A partir do tratamento adequado da gestante e do seu parceiro sexual, o bebê nasce livre da doença, ou seja, a sífilis congênita é 100% evitável”, enfatiza Dulce Quevedo, gerente de Vigilância das DST, AIDS e Hepatites Virais da Vigilância Epidemiológica. O tratamento é realizado com antibióticos indicados por um profissional de saúde. No caso das gestantes, o único antibiótico indicado é a penicilina, cujo abastecimento já está normalizado no Estado. O Plano de Redução da Sífilis Congênita de Santa Catarina estabelece diversas estratégias a serem implementadas a partir de 2017, com a meta de melhorar a qualidade da atenção à saúde da mulher e do seu filho durante a gestação e o puerpério. Os objetivos são aumentar a cobertura da testagem nas gestantes durante

o pré-natal, bem como nos casais que estão planejando gestação; aumentar a cobertura de tratamento adequado nas gestantes durante o pré-natal, incluindo o tratamento dos parceiros sexuais; e aumentar a cobertura de tratamento e o seguimento adequado dos recém-nascidos com a doença. O documento está baseado no protocolo do Ministério da Saúde e requer o envolvimento dos três níveis de governo, por meio da atuação dos gestores e profissionais de saúde. “É fundamental o comprometimento dos gestores e dos profissionais de saúde dos níveis estadual e municipais para garantir a operacionalização do plano nos municípios”, enfatiza Eduardo Macário, diretor da DIVE.

Ações previstas

Entre as diversas ações e atividades previstas, estão o fomento e o apoio aos municípios para realizar campanhas de educação em saúde para prevenção da sífilis; reforçar as orientações sobre a doença nas situações em que o casal procurar atendimento na unidade básica de saúde; convidar o parceiro para acompanhar a gestante às consultas; divulgar vídeos e/ou orientações nas salas de espera das unidades de saúde. A testagem deve ser realizada no primeiro, no segundo e no terceiro trimestre da gestação. Independente dos resultados, um novo exame deverá ser realizado no momento da internação hospitalar para

o parto ou abortamento. Para garantir o tratamento oportuno e adequado da sífilis gestacional, o plano prevê a intensificação, pelos municípios, da busca ativa das gestantes faltosas e a orientação para que instituam a ficha de

acompanhamento da sífilis gestacional, a ser anexada ao cartão da gestante. Outras ações pretendem investigar e tratar o recém-nascido antes da alta; conhecer e acompanhar os casos, sistematizar os dados e monitorar o tra-

tamento da gestante; conhecer as vulnerabilidades dos serviços envolvidos no atendimento às pacientes com sífilis gestacional; investigar os casos de sífilis congênita para identificação das falhas ocorridas após o diagnóstico e

recomendar ações para a correção das mesmas; promover a formação e a atualização dos profissionais de saúde da atenção básica em relação ao diagnóstico e tratamento com vistas a melhorar a qualidade do atendimento pré-natal.

Proposta de aumento de recursos deve ser votada nesta terça-feira Florianópolis

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Saúde, que aumenta de 12% para 15% o gasto mínimo constitucional com a área em Santa Catarina, está pautada para ir à votação nesta terça-feira, no plenário da Assembleia Legislativa (Alesc). No texto final, preva-

leceu o aumento de 1% ao ano até 2019, conforme proposição do deputado Gelson Merisio, presidente da Casa, e a obrigação de que as prefeituras também passem a aplicar no mínimo 15%, ideia apresentada na proposta feita por 154 Câmaras de Vereadores do Estado. Cada 1% dessa elevação anual representa cerca

de R$ 100 milhões a mais para o orçamento da saúde catarinense. Baseado na arrecadação de 2015, os três pontos percentuais na mudança de 12% para 15% representam pelo menos R$ 340 milhões que poderiam acelerar os mutirões de cirurgias, quitar dívidas e custear projetos de melhorias nos hospitais.

O valor, no entanto, pode ser maior em 2019, com a retomada do crescimento do PIB de Santa Catarina. A proposta é vista como uma solução de médio e longo prazos para a crise na Saúde pelas entidades que concentram os hospitais do Estado, pois deverá amenizar o problema já no ano que vem, se for aprovada.

FOTO: DIVULGAÇÃO

SÍFILIS CONGÊNITA


Gazeta JORNAL

GERAL 7

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

lHONRARIA

Apoiadores da Cultura serão homenageados

Homenagens 1 - Troféu Cassimiro Tibincoski - Homenageia um escritor ou escritora ou entidade de caráter literário do município que se destacou no âmbito literário. Agraciado 2016 – Maria Mogorim 2 - Troféu Pedro Cechet – Homenageia o artesão, artista plástico, escultor, cineasta ou fotógrafo. Este troféu tem como proposta homenagear artistas que fomentam a produção artística na cidade de Içara. Agraciado 2016 – Juliano Goulart da Rosa 3 - Troféu Arlindo Junkes – Homenageia músicos nos mais variados gêneros, que através de seus acordes enaltecem a linguagem da música no município. Agraciado 2016– Reinaldo Hoepers 4 - Troféu Jeri – Homenageia grupo, bailarino (a) ou coreógrafo (a) que se destaca no município no âmbito da dança. Agraciado 2016 – Precedina Cabreira 5 - Troféu em Cena - Homenageia agentes da linguagem do teatro ou do circo que expressam através das suas manifestações artísticas o seu orgulho em ser içarense. Agraciado 2016 – Caio Rocha 6 - Troféu Içaroba – Homenageia Empresas. Através deste troféu, a Fundação Cultural de Içara procura homenagear empresas que têm prestado relevantes apoios ao meio cultural no município. Agraciado 2016 – Colher de Chá Espaço de Arte 7 - Troféu Ercilio Tomaz Berto – Homenageia grupos folclóricos ou associações étnicas Agraciado 2016 – Associação Polonesa Polske Sila 8 - Troféu Colmeia – Homenageia o pesquisador. Este troféu presta homenagem ao pesquisador, pessoa que, através de documentos, fatos e interpretações, pesquisa e fomenta o âmbito científico da cultura local. Agraciado 2016 – Elza de Mello Fernandes

Jornal Gazeta receberá o troféu Aliatar Araújo Martins no próximo dia 4, durante cerimônia no auditório São Donato Içara

R

econhecer publicamente e valorizar o trabalho de instituições, pessoas físicas e empresas em prol da Cultura. Essa é a proposta do Troféu Amigo da Cultura, instituído em 2012 pela Fundação Cultural de Içara (FCI) e que tem o apoio do Conselho de Políticas Culturais do município. Serão 12 homenageados com os troféus Cassimiro Tibincoski, Pedro Cechet, Arlindo Junkes, Jeri, Troféu em Cena, Troféu Içaroba, Troféu Ercilio Tomaz Berto, Troféu Col-

meia, Troféu Elza Tezza, Troféu KM 47, Troféu Aliatar Araújo Martins e Troféu Conselho Municipal de Políticas Culturais de Içara. Por seu papel na divulgação e valorização da Cultura, o Jornal Gazeta receberá o Troféu Aliatar Araújo Martins, criado com o propósito de homenagear os veículos de comunicação. “É através de premiações assim que a cultura icarense se fortalece e, com isso, motivamos ainda mais esses atores a construir novas parcerias a fim de engrandecer

mais os fazeres culturais que são promovidos com tanto esforço e carinho em nossa cidade”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Içara (FCI), Daniel Loch. A honraria será entregue no dia 4 de novembro, às 19h30min, no auditório São Donato. A data foi escolhida porque em 5 de novembro é celebrado o Dia da Cultura. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Içara, Lilian Philippi, a escolha dos agraciados foi realizada pelo Conselho, formado por 18 titulares e

seus suplentes, representantes dos diversos gêneros culturais da cidade e do Governo Municipal. “Foi uma decisão difícil para escolher entre os diversos nomes de peso desta edição. A Fundação Cultural abriu a votação para a comunidade e tivemos muitas indicações. Conseguimos entrar num consenso e definir a melhor sugestão. Considero que o fazer cultural de nossa cidade é rico em sua diversidade de manifestações. São inúmeros agentes que fazem de nosso município referência nesta área”, finaliza Lilian.

9 - Troféu Elza Tezza – Homenageia instituição de ensino. É um reconhecimento ao trabalho que as instituições de ensino prestam em prol da cultura. As unidades escolares têm um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos içarenses, e as escolas podem fazer um trabalho muito forte em prol da Cultura através da pesquisa, ensino e extensão. Agraciado 2016 – Escola Municipal de Ensino Fundamental São Rafael 10 - Troféu KM 47 – Homenageia gestor municipal. Este troféu reconhece o trabalho de gestores em apoio aos meios culturais da cidade. Agraciado 2016 – Daniel Loch 11 - Troféu Aliatar Araújo Martins – Homenageia os veículos de comunicação, pelo reconhecimento do papel da imprensa na divulgação e valorização da Cultura. Agraciado 2016 – Jornal Gazeta 12 – Troféu Conselho Municipal de Políticas Culturais de Içara - Este troféu homenageia um componente do Conselho Municipal de Políticas Culturais pelos trabalhos de relevância prestados ao mesmo no ano corrente. Agraciado 2016 – Tereza Feltrin


8 MODA

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

MAIARA DALTOÉ maiaradaltoe@hotmail.com - www.maiaradaltoe.com.br

Q

uando o verão chega, nós finalmente podemos usar bermudas, saias e vestidos durante o dia (se o nosso ambiente de trabalho permitir, claro) e nosso humor muda. Para as amantes de sol e calor, aquelas que já estão organizando as rasteiras, regatas e biquínis, informo que este verão será alegre e divertido. O folclore peruano influenciou as bolsas, camisas e sandálias, cheias de cores fortes, pompons e tons terrosos. A graça está na mistura de cores vibrantes, como rosa, vermelho e turquesa. Por isso, combine com look total jeans, vestidos esvoaçantes brancos... Seguem algumas inspirações frescas. Para a estação mais divertida do ano, brinque com as texturas do pompom.

Para divertir o verão


Gazeta JORNAL

VARIEDADES 9

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

JULIA HELENA LIMA julia.studioelite@hotmail.com

Dois profissionais maravilindos numa só foto. Meus parabéns pela passagem do Dia do Médico a esse casal, Fernando e Kamille, que graças a Deus têm um coração gigante e cuidam de todos nós

Doutor Leandro também não pod eria ser esquecido neste dia 18 de outubro. Um médico além das expectativas. Cardiologista e pessoa fantásti ca. Parabéns por exercer tão maravilhosamente esta pro fissão

Nem te conto

 A Noite das Massas: a Associação Espírita de Içara realizará um evento deliciosamente beneficente no dia 28 deste mês, no centro comunitário do Jardim Elizabete. Sexta, às 20, hora de comer e escutar música boa. Vamos?  Ariel Pavei e sua gêmea Marielle foram as aniversariantes divas do dia 19 de outubro. Lindas, engraçadas e mulheres poderosas. Feliz niver!  Mais uma Pavei comemorando mais um ano de vida. A linda Josiane. Felicidades nas suas escolhas e continue sempre na luta!  Parabéns aos 35 do Rotary Clube de Içara! Servir é uma dádiva  Lembranças especiais ao atendimento top do Pepinha Informática e toda sua equipe. Comprar lá é bom demais!  Abrazô e suas promoções arrasadoras... segunda é dia de bazar. Vamos?  Está chegando em Içara um café com receitas fitness. Não tinha como ser melhor essa notícia! Será que já pode divulgar o nome? Vem aí, Cacau Café. Que honra divulgar esse empreendimento!  Outra novidade. Quer dar um “up” no treino? Um box de treinamento de cross vai inaugurar no início de novembro. Evolua Crosstrainer, seu corpo, sua máquina.

Casal do dia 15 de outubro dividindo esse momento lindo após o “sim” tão emocionante. Foi lindo e vocês merecem toda a felicidade que estão vivendo neste momento. Um beijo, senhor Ramires e senhora Anna

Aconteceu no último fim de semana o já consagrado “Oficina Jovem”. O evento reúne em torno de 800 jovens evangélicos e não evangélicos, no intuito de agradecer a Deus pela dádiva da vida. Muita música, gente bonita, informação e paz. Na foto, Ricardo da Silva e outras lideranças do evento

FONE: 3055-3669


www.gazetasc.com.br

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS PALAVRAS CRUZADAS

www.coquetel.com.br

Apêndice da ânfora Policial, em inglês Documento de Ordem de Crédito (sigla)

Dominado por poucos (o mercado)

Jogos e brincadeiras para as viagens ficarem mais divertidas

BANCO

Documento de Ordem de Crédito (sigla)

Medida para calcular o peso de navios (pl.)

Significado do "M", em Aman

Munhoz e Mariano que aconteceriam em Curitiba, no Paraná, na quinta-feira, e em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, neste sábado, foram cancelados.  Tiago Iorc foi um dos cantores mais assediados do tapete vermelho do “Meus Prêmios Nick”, em São Paulo, na noite de quinta-feira. E, para os interessados de plantão, ele garantiu estar solteiro. “Estou avulso”, respondeu com bom humor. O último relacionamento – pelo menos que se saiba – de Tiago foi com Isabelle Drummond, com quem ficou por dois anos e terminou em outubro de 2015. O cantor garantiu que, mesmo estando “disponível”, a mulherada pega leve com ele. “Zero abusadas. Só tem amor”, declarou. www.coquetel.com.br

Antigo (abrev.) 1, em romanos Estado dos EUA na costa do Pacífico Apêndice da ânfora Policial, em inglês

Afecção dentária Calma, em inglês Goma-(?), resina dos primeiros discos

Babosa (Bot.) Tarifa, em inglês Animais usados nas ilegais rinhas Peça com que o ferreiro amolda metais

 Mariano deixou a UTI e foi transferido para o quarto do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, na manhã dessa sexta-feira. A assessoria do cantor afirmou que o sertanejo está bem, à espera da alta hospitalar. Mariano foi internado na terça-feira, quando bateu a cabeça, sofreu um corte e precisou levar dez pontos, durante treinamento no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), para o quadro “Saltibum”, do “Caldeirão do Huck”.  Na quinta-feira, a comunicação da Globo informou que o sertanejo não seguirá mais na atração. “O Mariano deixa o ‘Saltibum’. O quadro segue com o restante do elenco”, informou a emissora através de nota oficial. Por causa do acidente, os shows da dupla

NAS BANCAS E LIVRARIAS

Fenômeno básico ao som e à luz

www.coquetel.com.br

Dominado por poucos (o mercado)

Morder a (?): cair na armadilha (fig.) (?) Fleming, criador do agente 007 (Lit.)

Fino (?) Moreira, município do MS

Sufixo de "penado" Lago de represas

Gato, em inglês Perspicaz; inteligente

NAS BANCAS E LIVRARIAS

P

Solução

82

Jogos e brincadeirasSOLUÇÃO DA EDIÇÃOSolução ANTERIOR para as viagens ficarem mais divertidas

E

Filho de Homer e Marge (TV)

82

P

A da bailarina é leve, ao andar Are (símb.)

Antigo (abrev.) 1, em romanos

Estado dos EUA na costa do Pacífico

E

Vitamina antigripal Orientação; pista

Medida para calcular o peso de navios (pl.)

BANCO

VIRGEM - Neste final de semana, vai sobrar pique para passear, movimentar a vida social e deixar a rotina de lado, graças ao Sol. Porém, talvez precise ter cautela para não se desentender com alguém. Você pode se encantar com alguém que conheceu recentemente. Cor: prata.

Fenômeno básico ao som e à luz

Significado do "M", em Aman

O

Encontro vocálico como o de "saúde"

Gato, em inglês Perspicaz; inteligente

C O R I M A T S A M A D I S A

Lendas Que recebe incentivos (o atleta)

Fino (?) Moreira, município do MS

T

Limpar; higienizar Raio (abrev.)

Afecção dentária Calma, em inglês

Goma-(?), resina dos primeiros discos

LEÃO - Se tem planos para viajar, melhor redobrar a atenção para driblar empecilhos. Desencontro ou mal-entendido também pode te chatear. Ainda bem que a Lua entra em seu signo e reforça a sua confiança. No romance, você estará com mais apego. Cor: amarelo

R F I C O I C A S E M E E A B D A R I S C A P S O N O E C A D O A R I E Ç CA T U I D AS E G O N A N T I Z AD O

"(?) in England", álbum de Elton John

Vitamina antigripal Orientação; pista Sufixo de "penado" Lago de represas

 TI-TI-TI DOS BASTIDORES

Cada integrante do bloco econômico

Babosa (Bot.) Tarifa, em inglês

S I M A L R N A A C T AR E L A O R C A P O L

Decifrou o enigma da Esfinge (Mit.)

Animais usados nas ilegais rinhas

O

Nome da letra que simboliza "metro"

Peça com que o ferreiro amolda metais

ÁRIES - A convivência com a família pode ficar tensa. Deixe as diferenças pessoais de lado. O Sol estimula mudanças e reforça a vontade de romper comportamentos que andam incomodando. A Lua entra em seu paraíso astral e promete mais romantismo. Cor: verde.

CÂNCER - Há sinal de tensão nos momentos ao lado da família. Seja mais flexível para manter a paz em casa e deixe as críticas de lado. Apesar da folga, pode ter boas notícias com dinheiro. Demonstrações de carinho têm tudo para melhorar o romance. Cor: vermelho.

F R I G D R A P A I S D S A P H I A B A R T B R B I G O L A C M I L I T O N A S A Ç D Ã M O N O

Tiago se enfurece e Letícia fica insegura. Magnólia se sensibiliza com Tião. Pedro tenta convencer Elio de que Tião é o responsável pelo atentado contra seu pai. Isabela vê a notícia sobre o noivado de Tiago e fica abalada. Robinson se apresenta à família Leitão como namorado de Camila. Pedro tenta se aproximar de Vanessa. Isabela e Elio se beijam. Helô afirma que Tiago não será obrigado a se casar com Letícia. Ana Luiza conta para Tiago que viu Isabela e Elio juntos. Amaro não gosta quando Mileide invade uma reunião de trabalho com Augusto. Ciro pede para conversar com Misael e Yara. Helô deixa Tião sozinho no restaurante. Letícia prepara um jantar para Tiago. Flávia tenta consolar Isabela.

Morder a (?): cair na armadilha (fig.) (?) Fleming, criador do agente 007 (Lit.)

Filho de Homer e Marge (TV)

HORÓSCOPO

GÊMEOS - Os astros pedem cautela com os gastos. Melhor não fazer empréstimo nem comprar bobagens. A saúde conta com a proteção do Sol, mas você precisa deixar os exageros de lado. No namoro, melhor ir com calma para não sufocar a cara-metade. Cor: verde-escuro

Limpar; higienizar Raio (abrev.)

A da bailarina é leve, ao andar Are (símb.)

Encontro vocálico como o de "saúde"

O

A LEI DO AMOR

Decifrou o enigma da Esfinge (Mit.)

C O R I M A T S A M A D I S A

Tancinha não acredita na história que Guido lhe conta. Teodora fica furiosa com Safira. Os policiais chegam ao local onde Fedora e Leozinho estão. Tancinha pede para Guido não procurar Francesca ou seus irmãos. Leozinho e Fedora fogem da polícia. Enéas encontra Giovanni com Camila e fica furioso. Adônis e Leonora não conseguem contar a verdade um para o outro. Francesca consola Nair. Tamara pede perdão à família de Apolo.

Nome da letra que simboliza "metro"

Lendas Que recebe incentivos (o atleta)

Cada integrante do bloco econômico

Gazeta JORNAL

TOURO - Cuidado para não se tornar alvo de boatos. Se precisa terminar algumas tarefas, pode ter dificuldade para se concentrar. A Lua favorece a convivência com a família e pode reavivar as lembranças de um ex- amor. A vida amorosa recebe a proteção do Sol. Cor: lilás.

T

HAJA CORAÇÃO

"(?) in England", álbum de Elton John

R F I C O I C A S E M E E A B D A R I S C A P S O N O E C A D O A R I E Ç CA T U I D AS E G O N A N T I Z AD O

Mario tenta acalmar os avós. Milena procura Lenita para desabafar. César mente em seu depoimento na delegacia. Lenita fica incomodada quando Milena afirma que queria seus pais juntos novamente. Nuno não gosta da ideia de trabalhar com os pescadores da Arraial Pescados. Mario se irrita quando o delegado Mesquita sugere que o sinalizador feito por ele provocou a explosão na traineira. Alice lembra que se declarou para Mario.

As sopranos do timbre de Maria Callas

S I M A L R N A A C T AR E L A O R C A P O L

SOL NASCENTE

Tipos de vinhos que podem ser feitos a partir de uvas escuras Sílaba de Gelo, em Móvel da "fígado" inglês alcova

O

Caio garante a Tânia que tinha um bom relacionamento com Carmem. Nanda diz a Rômulo que não conseguirá assistir à luta dele. Joana enfrenta Tita. Juliana se irrita ao ver Lucas vendendo gravuras. Tita flagra Ricardo e Tânia conversando. Irene confessa a Bárbara que sabe da armação para reconquistar Gabriel. Juliana sorteia o vencedor da rifa da bicicleta. Joana demonstra apreensão ao falar com Tânia sobre o exame de DNA.

Punição ao motorista que Referida dirige alcoolizado (?) de Pouco cozinha: (?) Abravanel, auo GLP profundas tora de telenovelas

Empresa que estoca alimentos congelados

3/cat — cop — ice. 4/aral — calm — made — rate.

MALHAÇÃO

© Revistas COQUETEL 2013

F R I G D R A P A I S D S A P H I A B A R T B R B I G O L A C M I L I T O N A S A Ç D Ã M O N O

RESUMOS DAS NOVELAS

3/cat — cop — ice. 4/aral — calm — made — rate.

bre de Maria Callas

10 VARIEDADES

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

LIBRA - Você pode ter boas novas nas finanças. Reserve mais tempo para curtir a companhia dos amigos. Você não vai se contentar com qualquer coisa hoje. Se está em busca de um novo amor, aproxime-se de alguém com quem tem muitas afinidades. Cor: dourado ESCORPIÃO - O seu desafio será cuidar da saúde. Tente encontrar o equilíbrio entre diversão e responsabilidade. O Sol entra em seu signo e tudo deve ficar mais fácil a partir de agora. No romance, tome a iniciativa para definir os programas no final de semana. Cor: cinza. SAGITÁRIO - Você terá que manter o seu temperamento com rédea curta neste sábado. Aposte na tolerância para não brigar com um amigo ou com os filhos. Ainda bem que não faltam bom humor e descontração para animar a vida sentimental! Cor: amarelo. CAPRICÓRNIO - Hoje, os relacionamentos ganham destaque, mas também exigem bom-senso e paciência. Graças ao Sol, os momentos ao lado dos amigos têm tudo para levantar seu astral. Não deixe o passado ou a família provocar brigas no romance, ok? Cor: azul. AQUÁRIO - Se depender das estrelas, você terá que se policiar para ficar longe dos exageros -- cuide melhor do seu corpo! Mal-entendido pode atrapalhar uma tarefa de rotina. Há chance de se interessar por alguém que tem uma boa posição social. Cor: lilás PEIXES - O desejo de se divertir está em alta, mas pense antes de gastar. Bom momento para entrar em contato com alguém que mora longe. Saia da rotina no romance. Mas, se anda pensando em terminar o namoro, essa é a hora de tocar no assunto. Cor: verde-escuro


VARIEDADES 11

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

MARIA DE FÁTIMA PAVEI

cronistagazeta@hotmail.com

MARIA Maria atravessou o escritório num andar rápido e desequilibrado, com o olhar fixo no chão. Parou em frente à porta da diretoria e disse: “Posso entrar sogrinho?” Uma cara gorda e enorme surgiu por entre o marco da porta num afresco grotesco, pintado por um Rafael sem inspiração e alguém falou: “Sogrinho? Ora, entre cretina!” E se dirigindo aos demais, o sogro falava gritando: “Vejam a boçal que eu e vocês temos que aturar, por causa de um filho!” Sentada em frente à mesa do sogro, ainda podia sentir os olhares zombeteiros que chegavam até ela, através das divisórias transparentes. Foi informada pelo velho que deveria participar de uma reunião de assinatura de contrato e que deveria voltar com o tal contrato assinado. Pegou um táxi, este descia a Avenida Paraná, quando foi abalroado por um carro no cruzamento com a Rua Tupi. O sinal estava fechado para o táxi, disseram os curiosos, alguns minutos depois. Maria batera com a cabeça na coluna lateral do veículo e ficara desacordada durante uns 10 minutos. Ao se recuperar, conseguiu convencer os militares do resgate que estava bem. Limpou os vestígios de sangue na sua fina saia italiana (nem percebeu o hematoma enorme, que lhe sombreava a testa). Sentia-se um pouco confusa e desceu do táxi, caminhou por algumas ruas. Mais tarde foi parar num boteco, não saberia responder o porquê de ir até lá. Neste boteco começou a mudança em sua vida. Maria, encostada no balcão sujo, de mármore escurecido pelo tempo, remoendo-se por não ter comparecido à reunião. Parecia sentir-se melhor, mas na realidade o estado de confusão mental piorava a cada copo de martini que a atendente lhe servia. Jamais em sua vida havia bebido. Depois que o casamento a tornou rica, nunca mais tinha enchido os pulmões com o mesmo ar infecto que os miseráveis respiravam naquele botequim... Esquecera por completo a reunião perdida. Ela, ao perceber que era observada, sorriu, evidenciando uma falha escura em sua boca, onde antes deveria ter existido uma prótese de um dente molar. Era uma mulher feia. Uns 15 quilos acima de seu peso ideal. Os cabelos incrivelmente negros – resultado de alguma tintura barata – caíam-lhe sobre os olhos de forma proposital. Talvez para sugerir um certo ar misterioso ou para ocultar uma mancha roxa em seu olho direito, resultado de uma desavença com o último cliente. E neste silêncio, sentada numa cadeira de bar, sentiu-se feliz, porque voltava às origens e que por pior que fosse a pobreza resgatava a paz interior que falava mais alto que a hipocrisia que a invadia e teimava em transformá-la numa mulher rica e infeliz.

NOITE DE FESTA

Apae de Içara promove jantar dançante FOTO: DIVULGAÇÃO

Gazeta JORNAL

Evento apresentará alunos que representarão o Estado em Recife próximo mês será de homenagens para seis pessoas e quatro empresas que de alguma forma contribuíram com os trabalhos desenvolvidos pela escola Sonho Dourado, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara. O evento, em forma de jantar dançante, está marcado para que aconteça no próximo dia 19, no Salão Paroquial São Donato, na região central da cidade. O troféu “Amigo da Apae” será entregue para Ademir Roussenq, Aldo Vanio de Souza, Bernardete

Zilli, Clair Tramontin Martinello Faraco, Emília Valvassori e Marli de Faveri, além das empresas Construtora Baldissera, Cristalcopos Descartáveis, Empresas Rio Deserto e Librelato. “Esses nomes foram definidos através da dedicação que eles têm com a causa apaeana, das mais diversas formas que possam acontecer, seja doando seu tempo, seja doando seu trabalho ou então por repasse de recurso financeiro. Sabemos que há outras pessoas que também merecem esta homenagem, mas neste primeiro momento optamos por eles”, coloca a presidente da instituição

içarense, Cristina Bitencourt. Além de toda a gastronomia a ser oferecida e dos troféus entregues aos amigos da Apae, o jantar dançante deve contar com a animação do Lucas Musical. A aquisição do ingresso pode ser realizado ao valor de R$ 70.

Interessados em participar podem adquirir os ingressos na sede da Apae, localizada no bairro Primeiro de Maio, ou então com diretores da entidade. Mais informações no telefone (48) 3432-3184 ou 8488-0435. A perspectiva é de que se-

jam comercializados 350 ingressos. “Pedimos para que o pessoal não deixe para comprar os ingressos nas últimas semanas, pois temos a perspectiva de que se esgotem rapidamente, pois os lugares são limitados”, avisa a diretora. O evento também servirá para apresentar os 15 alunos e quatro professores que devem representar a entidade, o município e no Festival Nacional Nossa Arte, que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na cidade de Recife (PE). Eles disputarão as categorias Dança Folclórica e Artesanato.

O que for apurado de lucro com o jantar dançante marcado para o próximo dia 19 já tem destino definido pela direção da entidade içarense. Os valores servirão

exatamente para custear a participação da Escola Especial Sonho Dourado no Festival Nacional Nossa Arte, na capital pernambucana.

“O valor investido é de aproximadamente R$ 15 mil para os 15 alunos que devem se deslocar e mais os quatro professores que estarão acompanhando.

O lucro do evento servirá para minimizar este investimento da viagem. Por isso convidamos as pessoas para que participem”, reforça Cristina.

Içara

O

Compra antecipada

Recursos servirão para cobrir despesas com viagem


12 ESPORTE

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

LARM

Primeira fase do Regional chega ao fim neste domingo FOTO: DIVULGAÇÃO

Araranguá e Mãe Luzia brigam pela última vaga à semifinal Içara

O

último classificado à semifinal do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) será conhecido neste domingo, quando ocorrem os confrontos válidos pela última rodada da primeira fase. Na tentativa de continuidade na briga pela Taça Carvão Mineral, estão as equipes do Araranguá e do Mãe Luzia, de Criciúma. O Araranguá atuará como visitante. Desloca-se até o estádio Walmor Mario Guollo, no bairro Monte Carlo, em Cocal do Sul, onde confronta com o time que carrega o nome da cidade. Já o Mãe Luzia, recepcionará no estádio Olavo de Assis Sartori, no bairro Mãe Luzia, em Criciúma, o time do Turvo. Ambos os jogos iniciam às 16h30min. O Araranguá é quem depende das próprias forças. Se vencer, confirma participação na próxima fase. Caso seja derrotado, o Mãe Luzia avança à semifinal se por ventura conseguir sair de campo vitorioso. E se o Araranguá empatar e o Mãe Lu-

zia vencer, então segue na disputa aquele que tiver o menor número de gols sofridos, que atualmente é de 6 a 9 favorável ao plantel criciumense. A sequência de jogos no domingo ainda contará com a realização do Clássico da Polenta. Metropolitano e Caravaggio se enfrentam no estádio Darci Marini, no bairro Bortolotto, em Nova Veneza. O time da casa é o atual tricampeão da competição, enquanto os visitantes são os líderes e único time que ainda não soube o que é ser derrotado nes-

CLASSIFICAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8

CLUBES Caravaggio Cocal do Sul Metropolitano Araranguá Mãe Luzia Meleiro Turvo Lauro Müller

PG 16 12 12 10 8 6 6 0

J 6 6 6 6 6 6 6 6

V 5 4 4 3 2 2 2 0

E 1 0 0 1 2 0 0 0

D 0 2 2 2 2 4 4 6

GM GS 12 2 16 6 14 10 8 9 6 6 4 7 8 9 4 23

SG 10 10 4 -1 -0 -3 -1 -19

APROV 89% 67% 67% 56% 45% 33% 33% 0%

ta edição do Regional. A última rodada da primeira fase ainda deveria contar com duelo entre Meleiro e Lauro Müller, porém em comum acordo acabou cancelado. A justificativa para a anulação da realização do confron-

to é que ambos os times não contam mais com chances de classificação à semifinal.

Disputa na categoria júnior

Na preliminar dos três

jogos, haverá confrontos entre os times Júnior. Além deles, também será realizado o confronto envolvendo Meleiro e Lauro Müller, neste sábado, no estádio Baixada da Glória, no Centro de Meleiro. E nesta divi-

são, também há briga por vaga à semifinal. Metropolitano e Turvo já aparecem classificados. As duas vagas restantes então estão sendo buscadas entre Araranguá, Caravaggio e Meleiro.

Taça Carvão Mineral é criada por alunos da Satc Virá dos alunos da quinta fase do curso de Design da Faculdade Satc o modelo da Taça Carvão Mineral, que deverá ser adotado pelos próximos anos no Campeonato Regional da Larm. A ideia do projeto é que os alunos, além de colocarem em prática o que aprendem em sala de aula, conheçam um pouco mais sobre a atividade da indústria carbonífera e também do Regional da Larm.

“Toda premiação de uma competição tem um caráter simbólico. A parceria entre o carvão e o futebol amador carrega consigo uma história de quase um século, sendo recheada de simbolismos. Em razão disso entendo que fazer um troféu específico para esta competição, e principalmente, sendo desenvolvido pelos da Satc, é um ato importante que vem a coroar de êxito está parceria”, afirma o di-

retor executivo do Siecesc, Márcio Cabral. A disciplina de Modelagem 3D, oferece, todos os semestres, um projeto aos alunos, dessa vez criação da Taça será a prioridade. “Eles ficaram muito animados quando apresentamos a ideia do projeto. É sempre mais didático colocar na prática o que é falado em sala. E assim eles vão poder ver o projeto se tornar algo real”, explica o professor

de Design 3D, Diogo Kaminski. O Siecesc, mantenedor da Satc, em parceria com o curso de Design, deverá apresentar o projeto campeão na primeira semana de novembro. Segundo o presidente da liga esportiva, Emerson Lodetti, “isto prova a importância do Campeonato Regional da Larm. A entrega de um troféu feito pela Satc é uma honra para nossa entidade”.


Criciúma

A

possibilidade de Criciúma sediar a edição 2016 dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) é zero. A afirmação é da própria Administração Municipal. Esta alternativa foi levantada após Tubarão, no início desta semana, oficializar a impossibilidade de organizar o evento estadual em função dos fortes ventos e chuvas que aconteceram durante o fim de semana passado, que causaram prejuízos à cidade, como em escolas que abrigariam os atletas e em ginásios que seriam palcos das disputas. “Já manifestamos que a cidade não tem interesse neste momento de receber a disputa dos Jogos Abertos. São duas questões que nos fazem tomar esta posição. Uma é que não há mais tempo hábil para organizarmos, já estamos praticamente em novembro. Outra é por ser já fim de mandato. Criciúma está passando por um momento de transição e não se preparou para receber a competição”, coloca o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato Valvassori. Criciúma foi palco dos Jogos Abertos de Santa Catarina pela última vez em 2011. A possibilidade foi levantada exatamente por ter sido uma sede recente e também pela proximidade que tem com Tubarão. A competição estadual este ano está programada para que aconteça entre 11 e 19

ESPORTE 13

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

FORA

Criciúma descarta a possibilidade de sediar o Jasc Alternativa surgiu diante da desistência de Tubarão, apresentada nesta semana

FOTO: DIVULGAÇÃO

Gazeta JORNAL

de novembro. Tubarão voltaria a sediar a competição após 23 anos. Com a desistência de Tubarão, o Jasc este sofre o risco de não acontecer, repetindo um fato que aconteceu há alguns anos, em 2008. Naquela ocasião, a sede seria dividida entre os municípios de Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros

e Timbó, mas foram cancelados pois fortes chuvas causaram grande destruições nessas cidades, assim como em outros municípios catarinenses.

Fesporte segue em busca de nova sede

Em comunicado oficial realizado nessa sexta-feira,

a Fundação de Esporte (Fesporte) de Santa Catarina informou que embora com a desistência de Tubarão, ainda tenta a realização da 56ª edição dos Jasc. E para isso, então segue tentando uma nova sede, embora tenha recebido o comunicado oficial apenas na última quinta-feira e a competição está prevista para começar

em 20 dias. “A equipe técnica da Fesporte, apesar do exíguo prazo para licitações, busca alternativas com outros municípios que teriam condições de serem sedes dos Jasc. Neste momento, o governador do Estado, Raimundo Colombo; e os secretários de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, e

da Fesporte, Milton Cunha, estão mobilizados no auxílio ao povo de Tubarão e imbuídos na busca de uma solução para a etapa estadual dos Jasc 2016”, anunciou na nota. Conforme a Fesporte, as propostas estão sendo estudadas e uma resposta definitiva será dada dentro de alguns dias.

Tite chama 24 jogadores para a Seleção Rio de Janeiro

Visando os duelos das próximas duas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, diante de Argentina e Peru, o técnico Tite divulgou na manhã dessa sexta-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, a lista de 24 atletas que representarão a Seleção Brasileira nos compromis-

sos. O destaque da convocação, além do chamado de um jogador a mais, fica por conta da volta de Douglas Costa. O jogador do Bayern de Munique chegou a ser convocado em outras duas vezes que Tite precisou formular a relação de atletas, mas se machucou antes da data de apresentação, acabou cortado da lista final e não teve a chance de estrear

com o novo treinador. Outro que está de volta após contusão é o lateral Marcelo, do Real Madrid. Em relação aos 24 atletas convocados, foi uma medida tomada pela comissão técnica da Seleção Brasileira até que seja definida a situação de Casemiro, que ainda se recupera de lesão. O volante do Real Madrid se apresentará para os duelos das Eliminatórias, mas

será avaliado para confirmar se estará apto para atuar. Os convocados foram os goleiros Alisson (Roma/ ITA), Alex Muralha (Flamengo/RJ) e Weverton (Atlético Paranaense/PR); os zagueiros Marquinhos (PSG/FRA), Miranda (Internazionale/ITA), Gil (Shandong/CHN), Rodrigo Caio (São Paulo/SP) e Thiago Silva (PSG). Fechando o sistema defensivo há os la-

terais Fagner (Corinthians/ SP), Daniel Alves (Juventus/ITA), Marcelo (Real Madrid/ESP) e Filipe Luís (Atlético de Madrid/ESP). Já os meio-campistas chamados são Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City/ING), Paulinho (Guangzhou/ CNH), Coutinho (Liverpool/ING), Willian (Chelsea/ ING), Renato Augusto (Beijing Guoan/CHN), Giuliano

(Zenit/RUS) e Lucas Lima (Santos/SP); além dos atacante Neymar (Barcelona/ ESP), Gabriel Jesus (Palmeiras/SP), Douglas Costa (Bayern/ALE) e Roberto Firmino (Liverpool/ING). O Brasil encara a Argentina no próximo dia 10, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG); e cinco dias mais tarde então visita o Peru, no estádio Nacional, em Lima (PER).


14 ESPORTE

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

Tigre encara o líder Atlético Goianiense

SÉRIE B

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Para a partida, equipe tricolor terá os desfalques de Raphael Silva e Barreto

Criciúma

O

Criciúma tem neste sábado compromisso diante do líder da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe tricolor entrará em campo contra o Atlético Goianiense, em embate que é válido pela 32ª rodada da competição nacional. O encontro acontecerá no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, a partir das 19h30min. “Sabemos o quanto será um jogo difícil este duelo contra o Atlético Goianiense, mas nos preparamos muito nessas últimas duas semanas, que tivemos sem atuar. E queremos aproveitar o fator casa, com o apoio da torcida, para derrotarmos o líder e nos mantermos na briga por esse tão sonhado acesso. Sabemos que não será fácil, mas estamos dispostos a tentar esta vitória. Vamos entrar em campo para isso”, declara o técnico do Criciúma, Roberto Cavalo. Para o time catarinense, somente a vitória interessa na noite deste sábado. Um revés, praticamente impossibilitará as possibilidades de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro ainda neste ano. A equipe tricolor hoje é o sétimo colocado, com 46 pontos, sendo seis a menos que último time no G-4, faltando apenas sete rodadas para o fim da competição nacional. Para o jogo deste sábado, o Tigre terá duas baixas. O zagueiro Raphael Silva e o volante Barreto não poderão estar em campo. Ambos lesionados. Mas, por outro

lado, há o retorno do lateral Marlon, que estava com a Seleção Brasileira Sub-20 e já está apto a entrar em campo. Nas últimas cinco partidas o Tigre venceu três vezes e perdeu duas. Já o Atlético Goianiense, independente do resultado

que for conquistado neste sábado, seguirá na liderança. Entretanto, se conseguir um novo resultado positivo, assim como fez nas últimas três partidas, manterá, no mínimo, quatro pontos de vantagem na primeira colocação e assim se aproximará do tí-

tulo da competição nacional.

Retrospecto

Criciúma e Atlético Goianiense se enfrentaram somente quatro vezes em toda a história, sendo todas válidas pela segunda divisão do futebol nacional. A equi-

pe catarinense é quem tem vantagem, com duas vitórias e três gols marcados. Já os goianos, tiveram um triunfo e um tento registrado. Outro duelo terminou empatado. O último encontro entre os dois times aconteceu no primeiro turno da atual Série

B do Campeonato Brasileiro. No estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO), o time da casa conseguiu vencer por 1 a 0. Já na última vez que se enfrentaram no estádio Heriberto Hülse, em 2015, o triunfo foi tricolor, também pelo placar de 1 a 0.

Sub-20 recebe a Chapecoense no CT Criciúma

Para se manter na ponta do Campeonato Catarinense Sub-20, o Criciúma encara um compromisso neste sábado. A partir das 15 horas, no mini-estádio do Centro de Treinamento (CT), Toca do Tigre, no bairro Cristo Redentor, em Criciúma, o Tigre recebe a

Chapecoense, em partida da quarta rodada do returno da competição estadual. O Criciúma necessita vencer para seguir na liderança do Campeonato Catarinense. A campanha carvoeira tem sido positiva durante o Estadual. Em 10 jogos, o time do técnico Lalo tem seis vitórias, dois empates e duas derrotas. O

ataque do Tigre fez 17 gols e tomou 11. A equipe também participa da Copa do Brasil Sub-20, no qual avançou para as quartas de final ao eliminar o Goiás na segunda fase. Na próxima fase, o Tigre enfrenta o São Paulo. O primeiro jogo será em São Paulo e a volta em Criciúma.


Gazeta JORNAL

SEGURANÇA 15

Içara e Região, 22, 23 e 24 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Atenção redobrada em estradas sem acostamento

Se veículo for danificado, deve ser retirado do local o mais rápido possível Içara

A

regra básica no momento em que um veículo tem algum dano em meio a uma rodovia, que o impeça de prosseguir viagem, é de colocar o carro no acostamento. Mas há locais em que a área de escape simplesmente não existe, para que o motorista possa deixar seu carro sem correr risco de acidente ou de causar problemas a quem também trafega pela via. Por conta disso, a polícia orienta sobre alguns cuidados a serem tomados. “Quando um veículo está danificado e o motorista coloca o carro para o acostamento, ele deve imediatamente fazer a sinalização, para que os demais condutores que venham em seguida possam perceber que nas proximidades há um carro com problema. E a situação não é diferente para os casos em que não há acostamento”, coloca o comandante da Polícia Militar Rodoviária

(PMRv) do bairro Liri, em Içara, Adilson de Oliveira. Ele destaca que, em casos assim, o veículo deve sempre ser deixado o mais à direita possível. “Os motoristas devem ficar cientes de que no carro há o triângulo de segurança. Ele deve, junto com o alerta ligado, ser instalado de forma rápida. Logo que instalar esse equipamento, como estará prejudicando a livre circulação, tem que informar os órgãos fiscalizadores da situação e também tomar a providência para que seja removido o mais rápido possível”, declara a autoridade policial. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Adriano Fiamoncini, também comenta sobre a situação. “Depois de realizada a sinalização do veículo, principalmente se as condições de visibilidade não forem boas, é importante que o motorista procure não ficar próximo ao carro. Assim que tiver sido feita a sinalização correta, se afaste

Atropelamento é registrado na SC-445 Içara

A manhã dessa sexta-feira foi de registro de atropelamento na rodovia Paulino Búrigo (SC-445), no bairro Liri, em Içara, nas proximidades do posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Conforme relato do Corpo de Bombeiros de Criciúma, que atendeu à ocorrência, uma jovem de 20 anos, ao tentar atravessar a estrada estadu-

FOTO: GAZETA

TRÂNSITO

al, acabou sendo atropelada por um veículo modelo Montana, com placas de Treze de Maio. O carro era conduzido por uma mulher de 43 anos. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a jovem chegou a ser conduzida ao Hospital São Donato, de Içara, para atendimento, porém em condição estável, com dor no ombro. Já a motorista do veículo nada sofreu.

e chame o seguro, um guincho, para retirar o carro. O importante é não ficar no carro tentando consertar”, pontua. Por questão de segurança, as autoridades policiais ressaltam que a retirada do veículo deve ser rápi-

da. “Se o carro quebrou, mesmo tendo sido avisado os órgãos responsáveis, mesmo tendo feita toda a sinalização corretamente, e uma hora depois, por exemplo, o carro continuar ali, o motorista pode ser multado e o carro guin-

chado por estar obstruindo o tráfego na via, tornando o trânsito perigoso”, destaca Oliveira. Eles também lembram outra situação. “O que se ressalta é que, sempre após a retirada do veículo, independente se foi uma

questão rápida na pista ou então foi no acostamento, não se deve esquecer de retirar os objetos que foram utilizados para a sinalização. Caso isso aconteça, pode ser multado com infração média”, apresenta Fiamoncini.

Casal é detido com automóvel furtado Içara

Um homem de 24 anos e uma mulher de 27 foram detidos em Içara com um Gol furtado em Tubarão na tarde da última quinta-

-feira. O veículo foi visto por um policial militar de folga no bairro Quarta Linha, em Criciúma. Os ocupantes perceberam que estavam sendo seguidos e o casal seguiu então

em direção a Içara por volta das 15h40min. Ao se depararem com uma rua sem saída na comunidade do Barracão, eles abandonaram o veículo e saíram correndo. Mas fo-

ram alcançados e, conforme divulgado pela corporação, encaminhados para a delegacia. Colaboração: Lucas Lemos/Canal Içara


IÇARA E REGIÃO, 22, 23 E 24 DE OUTUBRO DE 2016

Gazeta JORNAL

www.gazetasc.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.