1360

Page 1

Gazeta www.gazetasc.com.br

JORNAL

Chef Motta Aprenda a fazer um delicioso bolo toalha felpuda

{ pág. 8 }

ANO 13 - EDIÇÃO 1360

Leandro Dal Ponte Exercícios aumentam a qualidade de vida dos idosos

{ pág. 14 }

IÇARA E REGIÃO, QUARTA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO DE 2016

R$ 3,00

Entidades se mobilizam para

novo bloqueio da SC-445

{ pág. 6 }

FOTO: GAZETA

Como a audiência com o governador não foi marcada, uma reunião ocorrerá para organizar o ato

ELEIÇÕES

SR. DINHEIRO

COPA DO BRASIL SUB-20

Vereadores mais votados falam sobre desempenho nas urnas

Palestra em Içara também abordará finanças pessoais

Criciúma bate o Grêmio e passa à segunda fase

{ pág. 4 }

{ pág. 5 }

{ pág. 13 }


2 E MAIS...

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

NOTÍCIAS

Criciúma

O

s amantes da literatura já têm um encontro marcado neste mês. Durante dez dias, a 11ª Feira do Livro de Criciúma irá movimentar a praça Nereu Ramos, no centro da cidade. O evento se estenderá até 15 de outubro, tendo como tema “A importância da leitura, conscientização e suas possibilidades no cotidiano”. A abertura será às 8h30min desta quarta-feira, com apresentações de dança e música. À noite, os visitantes poderão conhecer as obras de escritores criciumenses

na primeira edição do “Autógrafo Coletivo”. A ação inicia às 19 horas e receberá apresentação da pianista Deise Perez. A Feira é realizada pelo Instituto Ousar – Ilha Mágica Eventos e conta com o apoio da Administração Municipal, via Fundação Cultural de Criciúma (FCC). Entre as atividades paralelas, serão oferecidas oficinas gratuitas de Tangram (tipo de quebra-cabeça chinês), robótica, dança, produção de contos, workshop de música. Os interessados em participar podem realizar inscrições pelo e-mail feiradolivrocri@gmail.com.

Na última edição, 74 mil visitantes prestigiaram o espaço, que abrigou cerca de 200 mil exemplares, de 25 mil títulos diferentes. Segundo a diretora de cultura da FCC, Solange Scotti, a feira é uma forma de promover a circulação do livro e incentivar novos leitores. “É um grande evento literário. As crianças têm a possibilidade de conhecer o mundo da imaginação e da fantasia que existe nas páginas de um livro. Também apresentamos e prestigiamos os escritores da nossa região e estimulamos novos escritores”, destaca. Na quinta-feira, a pa-

FOTO: DIVULGAÇÃO

Feira do Livro será realizada a partir desta quarta-feira

lestra “Por um Brasil de leitores”, ministrada pela consultora do projeto Bom de Ler, Regina Teixeira, e

pela representante do Instituto Parati, Letícia Back, irá tratar sobre os desafios na formação de novos lei-

PREVISÃO DO TEMPO HOJE

QUINTA

Min 16º Max 21º Sol com muitas nuvens, chove

Min 17º Max 24º

Chuvoso durante o dia e à noite

Sol com muitas nuvens, chove

ACONTECE

Gazeta www.gazetasc.com.br

Augusto da Luz - Diretor Geral Andréia Limas - Jornalista Responsável Reg. Prof. SC 01678-JP

De 30 de setembro a 8 de outubro

Nova

INDICADORES

 O professor do curso de Veterinária da Unisul campus Tubarão, Joares May, que participa há anos de um projeto de monitoramento de onças, foi acompanhado pela rede de televisão inglesa BBC enquanto rastreava e acompanhava dois animais que cresceram em cativeiro e foram reintroduzidos com sucesso na natureza no mês de abril. A partir desse registro, a BBC lança no próximo dia 13, na Inglaterra, um documentário que relata em detalhes como foi a soltura. O documentário, que tem a duração de 59 minutos, deve chegar ao Brasil no ano que vem. Na mídia, o professor da Unisul já ganhou o apelido carinhoso de “Amigo da Onça”. Ele foi protagonista de várias reportagens sobre a temática e se tornou referência no assunto.  Os interessados em lecionar na rede municipal de ensino de Criciúma, no ano letivo de 2017, têm até segunda-feira para se inscrever no processo seletivo para professores Admitidos em Caráter Temporário JORNAL

FASES DA LUA

SEXTA

Min 16º Max 21º

tores. O evento ocorre das 9h30min às 10h30min, na Casa da Cultura Professora Neusa Nunes Vieira.

(ACTs), realizado pela Administração Municipal. As inscrições devem ser feitas no site do Instituto O Barriga Verde (IOBV) – www.iobv.org.br. A prova será aplicada no dia 30 de outubro. Cada candidato pode se inscrever em até dois cargos, conforme o edital publicado no site da prefeitura de Criciúma. Há disponibilidade para atuar em cargos com atribuições de nível médio, superior, natureza técnico-pedagógica, orientador educacional, entre outras atividades. Os locais de prova serão divulgados no dia 26 de outubro.  A Associação de Jovens Empreendedores de Criciúma (AJE) promoveu nessa terça-feira um encontro de congraçamento pelo aniversário de 21 anos da entidade e o Dia Municipal do Empreendedor. O Jantar de Negócios incluiu um game organizado pelo CEO da Organizze, Leandro Benincá. Os participantes aprenderam técnicas para realizar a tarefa de vender uma ideia em um minuto.

REDAÇÃO - 3045-0699 Andréia Limas e Carlos Filipe- Textos/edição Fábio Reinehr - Diagramação redacaogazeta@engeplus.com.br DEPARTAMENTO COMERCIAL - 3045-0099 comercialgazeta@engeplus.com.br

COLABORADORES Anny Caroline Dal Toé da Luz, Anderson de Jesus, Chef Motta, Eliane Magdalena, Júlia Helena Lima, Leandro Dal Ponte, Maiara Daltoé, Maria de Fátima Silveira Pavei, Patrice Piuco, Padre Samiro Meurer.

BOLSA DE VALORES Brasil | Bovespa

-0,47%

EUA | Nasdaq

-0.28%

França | CAC 40

+1.11%

Japão | Nikkei

+0.83%

COMPRA

VENDA

Dólar com.

3,2474

3,2492

Dólar tur.

3,2300

3,4300

Euro

3,6361

3,6401

Libra

4,1368

4,1410

Pesos arg.

0,2141

0,2142

Salário Mínimo

Veja as fotos em nosso www.facebook.com/jornalgazeta Rua Olívio Pavei, 191, Condomínio Villa Real, sala 01- Centro- Içara/SC - Impressão Alternativa Graf - Tiragem: 2000 exemplares

R$ 880,00

As colunas assinadas não correspondem necessariamente à linha editorial do Jornal Gazeta e são de responsabilidade única e exclusiva de quem as assina.


Gazeta JORNAL

POLÍTICA 3

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

ANDERSON DE JESUS anderson@difusora910.com.br / facebook/anderson.j.dejesus

M

Na presidência

ais votado do PSD ao Legislativo de Içara, Alex Michels desponta como um dos candidatos ao comando do Poder Legislativo. Eloquente, com formação e ideias inovadoras, ele representa a renovação do processo na cidade e não esconde. “Tenho, sim, interesse em comandar a Câmara. Claro que isso passa pelo meu partido e pelo apoio dos demais, mas é algo que está, sim, nos meus planos”, argumenta Michels. Como o PSD deve ficar com os dois primeiros anos na Câmara, Michels é um dos maiores cotados. Em entrevista, ontem pelo manhã na Difusora, ele reafirmou que pretende defender uma política técnica e transparente para a cidade. “Eu entendo que as vagas são, sim, preenchidas por pessoas de confiança. No entanto, essas pessoas precisam ter conhecimento. Além disso, também entendo que, cada vez mais, é preciso ter transparência. As pessoas precisam seguir participando e cobrando. Se isso não acontecer, a mudança até pode vir, mas será muito lenta”. Michels também garantiu que está pronto para resistir às tentações do poder. “O dia que perceber que estou sendo mais do mesmo, fazendo o que sempre critiquei, eu dou a vez”.

Além do esperado

Outro nome que desponta como favorito para comandar a Câmara é Geraldo Baldissera. Peemedebista surpreendeu ao ser o mais votado para o Legislativo de Içara e segue comemorando. “Não sei explicar a votação. Apenas trabalhei, pedi votos, percorri a cidade inteira e tive votos em todas as urnas. A explicação mais natural é mesmo o trabalho. Ser o mais votado é algo que não se planeja, mas que dá muito orgulho”. Baldissera estava cotado para ser presidente da Câmara em 2014, mas abriu mão e foi para o comando da Secretaria de Obras. “Acho que foi uma decisão importante. Fizemos um grande trabalho, mas com dificuldades, mesmo com poucos recursos, e isso mostrou à comunidade que merecia a confiança para mais quatro anos”. O vereador não esconde que também almeja ser presidente da Câmara, mas garante que vai discutir o assunto com o partido e, claro, com Murialdo Gastaldon. “Claro que há o interesse, mas não pensei nisso ainda. Vou discutir com o prefeito, e se precisar ser novamente secretário para contribuir com a cidade, eu estou pronto. Temos muitas prioridades e precisamos trabalhar”.

Cotado

Adjunto da Saúde durante toda a gestão de Lauro Nogueira, Tiago Marcolino parece ter se encontrado na Secretaria de Assistência Social. Tem o respeito da equipe, deu resultado e evitou que, durante a campanha, o setor tivesse qualquer problema. Por conta desses predicados, é cotado para seguir à frente da pasta na segunda gestão de Murialdo e Sandro.

Formado

Comitê Gestor de Clésio Salvaro foi reativado. Celito Cardoso, Sérgio Hülse, Marcio Zaccaron e Flavinho Spilere serão os responsáveis pelo processo de transição no governo de Criciúma. Para as secretarias, surge o primeiro nome. Roselli de Lucca deve assumir a pasta da Educação.

Eduardo avalia

Principal líder do PMDB no Sul do Estado, Eduardo Moreira avaliou ontem pela manhã o resultado do PMDB no pleito deste ano. “A derrota em Urussanga nos surpreendeu muito. A positiva foi a vitória em Pescaria Brava, Laguna e Balneário Rincão. No Sul, planejávamos 15 ou 16 e ficamos com 14. Na média”, pontua. “Em Içara, defendi o Murialdo, pedi que o partido não fizesse prévia e estava certo. Ele fez uma votação expressiva, larga maioria na Câmara e isso mostra que ele fez um grande governo. No Rincão, o Jairo merece. Agora ele vai ajudar o Rincão a crescer e crescer muito”, destaca.

Gentil no governo

Eduardo também confirmou que Gentil da Luz deve garantir vaga no Governo do Estado. “Gentil é um grande político. Fez uma série de obras, conseguiu recursos para Içara e esse recurso segue ainda hoje beneficiando a cidade. Gentil vai para o Governo do Estado, mas ainda não há uma definição”.

Derrota prevista

Em Criciúma, a derrota era prevista. “O Clésio é habilidoso e indiscutivelmente trabalhador. Ele é um case de sucesso que precisa ser estudado. No passado, cometeu crimes eleitorais e pagou o preço. A população entendeu que ele era vítima e ele fez um grande resultado. Agora a população é que vai julgar”.

Murialdo em Criciúma

Questionado sobre uma possível ida de Murialdo para Criciúma, para ser prefeito, Eduardo aprovou a ideia dada por Milioli Neto na Difusora. “Olha não havia pensado nisso, mas o Milioli pode ter projetado um futuro promissor. É uma alternativa que vou analisar com mais cuidado”.


2016

ELEIÇÕES

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

4

Baldissera e Toretti: os campeões de voto de 2016

Peemedebistas ultrapassaram a marca dos 1,7 mil votos no pleito do último domingo Içara

O

município de Içara tem um novo recordista quanto à conquista de votos na eleição para a Câmara de Vereadores. Trata-se de Geraldo Baldissera, do PMDB. No pleito realizado no último domingo, ele recebeu 1.802 votos, o que corresponde a 5,7% dos sufrágios válidos. A melhor marca até então era de Itamar da Silva, do PP, em 2008, quando obteve 1.773 votos, ou seja, 5%. “Eu esperava me eleger, até tinha certeza de que isso aconteceria, só não esperava ser o mais votado. Fiquei muito surpreso com esta votação expressiva. Conquistar mais 1,8 mil votos é algo impressionante. É muito voto. Tinha um trabalho que credenciava a isso, mas não imaginava que pudesse chegar a tanto. Ser o candidato mais votado somente confirmou que devo seguir na mesma linha”, coloca

Baldissera. O peemedebista ainda cita outros motivos que lhe levaram a superar a marca de 1,8 mil votos. “Acredito que meu trabalho e minha dedicação, seja como líder comunitário, seja como secretário ou seja como vereador, me deram respaldo para esta conquista. Sempre trabalhei para o município, nunca para o Geraldo, e as próprias pessoas dizem isso”, enfatiza o vereador eleito. Com base eleitoral nas comunidades de Santa Cruz e Esperança, essas foram as duas regiões em que Baldissera conquistou a maior porcentagem de votos. Em Esperança, foram 134 votos e, em Santa Cruz, 122. Desta forma, foram 256 votos, o que representa 17% dos 915 votos desta região. Mas em números totais, a maior expressão foi o Centro, onde teve 240 votos, porém isso representa apenas 3% dos quase 8 mil votos desta região.

Segundo mais votado

Já o segundo candidato a vereador mais votado na eleição deste ano em Içara foi Márcio Toretti, também do PMDB. Quatro anos atrás, ele havia sido o mais

votado e, embora não tenha sido o campeão de votos no pleito do último domingo, ampliou a votação em 2016. Aumentou dos 1.380 de 2012 para 1.722. “Realmente não esperava conseguir uma votação como a que consegui no último domingo. Foi uma surpresa, até porque das urnas da região central, tinha muitas que acontecia de eu ganhar 30 votos e outro candidato mais votado ter apenas dez. No Centro, que é onde o pessoal mais me acompanha, consegui ter um bom crescimento”, elenca o vereador reeleito. No atual mandato, ele é o presidente do Legislativo municipal. “Nosso trabalho dentro da Câmara acredito que tenha sido o fator de-

terminante para este crescimento. Não fiquei parado. Fui atrás de verbas para o município, trouxe asfalto para a cidade, trouxe verba para academia ao ar livre, para reforma em creche, em unidade de saúde. Não fiquei apenas fiscalizando, quis algo a mais”, aponta. A votação mais expressiva por Márcio Toretti foi no Centro, onde conseguiu um total de 504 votos, o que representa 29% do total na região. Outras votações expressivas aconteceram nas localidades do Aurora e do Jaqueline, onde obteve 164 votos e 112, respectivamente.

Forma de atuar

Os dois candidatos a ve-

reador mais votados na eleição deste ano já fazem parte da Câmara. Diante disso, alegam que pretendem nos próximos quatro anos continuar com a mesma forma de trabalho usada até agora. “Vou continuar sendo a mesma pessoa. Não vou mudar uma vírgula. Quero trabalhar em todas as áreas, sempre buscando o melhor para a cidade. Se na agricultura o melhor for a manutenção das estradas, irei cobrar. Se na saúde for mais médicos, vou cobrar. Se na educação for mais vagas em creches, vou cobrar. Assim como na obras, no esporte e nas outras áreas. O que for melhor, estarei junto”, promete Baldissera “Por mais que eu seja da

FOTOS: DIVULGAÇÃO

RESPOSTA

agricultura, não irei priorizar somente a agricultura. Todas as áreas são prioridades. É esta a minha forma de atuar, tanto que ganhei votos em todo o município. Ando por toda Içara, converso com as pessoas e por isso sei as necessidades”, acrescenta. Enquanto isso, Toretti projeta dar continuidade ao que vinha realizando dentro do Poder Legislativo. “Meus próximos quatro anos serão uma continuidade desses quatro em que já estou na Câmara. Não me dou por vencido. Içara merece muita evolução, precisamos de uma cidade cada dia mais humanizada e vamos batalhar por isso juntamente com a população”, assegura.

Disputa pela presidência Os vereadores eleitos assumem o mandato apenas no dia 1º de janeiro, mas até lá já acontecerá o primeiro debate de grande expressão. A questão é quem ocupará a presidência do Poder Legislativo municipal pelos próximos dois anos. Devido à votação expressiva, Baldissera e Toretti ganham notoriedade neste aspecto. “Ainda nem sentei para

discutir esta situação. A presidência da Câmara vai ser algo natural. Se o melhor for eu ser o presidente, assim buscarei ser, mas se o melhor para a cidade for outro nome, apoiarei este outro nome. Vamos discutir. Agora quero primeiro pegar alguns dias de folga, para aproveitar com a família, e depois então voltamos para ver toda esta questão”, planeja o vereador

mais votado em Içara. Já Toretti, que preside a Câmara desde o início de 2015, pretende continuar no cargo. “Pela votação que tive nas duas eleições, com mais de 3 mil votos fazendo a soma, isso me dá respaldo para ser presidente. Por isso, meu nome sempre estará à disposição. Se possível, quero ser eleito presidente novamente”, declara.


Gazeta JORNAL

ECONOMIA 5

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

APRESENTAÇÃO

Sr. Dinheiro profere palestra FOTO: DIVULGAÇÃO

Evento acontece na noite desta quarta-feira, no salão paroquial São Donato

Içara

A

cidade de Içara será, na noite desta quarta-feira, palco de uma palestra com o economista e comentarista de finanças Luís Carlos Ewald, que ficou conhecido como Sr. Dinheiro, após apresentar um quadro no Fantástico, da Rede Globo. o evento acontece a partir das 20 horas, no salão da Paróquia São Donato, no Centro da cidade. “Estamos vivendo uma conjuntura complicada em nosso país, por isso é muito importante que as pessoas se atentem a tudo que esteja acontecendo a sua volta. Nesta palestra, irei abordar o assunto no conceito empresarial, de como administrar a empresa em uma conjuntura de crise, mas também falarei das finanças pessoais”, detalha o palestrante. O evento é gratuito, entretanto, é realizada uma ação solidária. Para a retirada do ingresso, é preciso a doação de dois litros de leite Tirol. Os ingressos podem ser retirados na Associação Empresarial de Içara (ACII), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) ou no Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), ou então pelos telefones (48) 3432-3429, 3045-0598 ou 9940-4311. O Sr. Dinheiro já esteve na região de Criciúma em outras oportunidades, porém, em Içara será a primeira vez que profere uma palestra. “Quando o negócio vai mal, os donos de empresas costumam colocar a mão no caixa, o que é errado. Explanarei, entre falas e vídeos, formas para evitar essas situações”, antecipa Ewald.

Momento de precaução

O palestrante comenta que neste momento há um grande número de pessoas desempregadas no país,

mas ao mesmo tempo, com sede de investir, e que se utilizam dos valores oriundos após a demissão. “Importante esta vontade de empreender que muitas pessoas tem, por isso uma recomendação básica que

se dá é que, antes de investir em qualquer negócio, faça cursos, como aqueles que são oferecidos pelo Sebrae”, orienta. Ewald pontua a necessidade de ações. “Normalmente, as pessoas gastam

mais do que ganham. Tem que se planejar para que isso não aconteça. Deve-se medir as ações. Algumas dicas básicas são não sair com dinheiro no bolso, não sair com cartão de crédito, com isso, onde poderia

fazer algum gasto desnecessário, não faz, e passa a economizar. Além disso, conscientizar toda a família sobre o ‘precisamos disso?’ antes de realizar qualquer compra”, indica. “Dá para ter ganho ape-

nas com redução de despesas. Por exemplo, se meu salário é de R$ 5 mil e eu consegui reduzir os gastos para R$ 4,5 mil, já irei ter um ganho de 10%. O que se deve ter é vontade de mudar”, destaca.

Currículo do economista Luís Carlos Ewald

Luís Carlos Ewald é economista formado pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Mercado de Capitais pela

Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, onde atualmente leciona. Ele ainda atua como consultor econômico e de treinamento de grandes

empresas. Ewald também é formado em Engenharia Industrial Mecânica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tornou-se conhecido

nacionalmente ao participar de programas de televisão, como o Fantástico e o Mais Você, ambos da Rede Globo, passando dicas e orientações sobre

economia doméstica, orçamento e finanças pessoais. Ele também é autor do livro “Sobrou dinheiro – lições de economia doméstica”.

Reivindicações dos químicos já estão com a classe patronal Criciúma/Içara

Já está com a classe patronal o rol de reivindicações dos trabalhadores das indústrias químicas de Criciúma e região. A categoria pleiteia a reposição da inflação entre novembro de 2015 e outubro de 2016, mais 5% de aumen-

to real – a data base é 1º de novembro. A primeira rodada de negociação está agendada para a próxima terça-feira. As informações são do presidente em exercício do sindicato profissional, e vice-presidente, Joel Bittencourt, que entregou o rol de reivindicações à

classe patronal na segunda-feira. A relação de reivindicações é resultado de seis assembleias realizadas na semana passada nos locais de maior concentração de trabalhadores na região – Criciúma e Içara. Conforme Bittencourt, os químicos, maioria atu-

ando na produção de tintas, vernizes e produtos para indústria cerâmica, ocupam cerca de 2,5 mil postos de trabalho em mais de 100 empresas nos 29 municípios da base territorial em que o sindicato tem representação. “Temos menos de dez grandes empresas na re-

gião e mais de 100 consideradas de pequeno ou médio porte e é, principalmente, com estes que estamos preocupados e determinados a formalizar uma convenção que proporcione garantias de condições de trabalho e salários a estes profissionais”, ilustrou o sindicalista.


6 GERAL

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

REVITALIZAÇÃO X DUPLICAÇÃO

Discussão sobre a SC-445 sem avanço Legislativo e entidades devem definir por novas manifestações na rodovia

FOTO: GAZETA

Içara

S

eguem sem avanços as discussões sobre a duplicação ou a revitalização da rodovia Paulino Búrigo (SC-445), no trecho compreendido entre as localidades do Presidente Vargas e de Vila Nova, em Içara. A busca por uma audiência com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, ainda não teve êxito. As tentativas para este encontro estão sendo feitas pela Câmara de Vereadores e também pelas entidades organizadas do município. “Não houve avanços quanto este assunto, pelo menos até o momento. Tínhamos a expectativa de que isso ocorresse, mas nada aconteceu. Então, agora que passou o período eleitoral, vamos fazer uma nova reunião entre os vereadores e as entidades organizadas para tratar de que forma será trabalhada esta questão de agora em diante, o que será feito, já que o Governo do Estado não sinalizou por uma solução”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Márcio Toretti. A previsão é de que o encontro entre as lideranças içarenses para estabelecer o novo plano de ação aconteça na próxima semana, mas ainda sem confirmação de data. “Nesses próximos dias, vamos buscar marcar este encontro. A possibilidade é de que desta reunião já se saia a definição de uma nova paralisação do fluxo na SC-445. Confirmando esta previsão, vamos deixar marcada a data, o horário e também o local em que

acontecerá o bloqueio”, detalha Toretti.

Melhorias

O objetivo das entidades organizadas, da Câmara e de outras lideranças do municí-

pio, apresentado através deste movimento pelo bloqueio da SC-445, é de que imediatamente a rodovia passe por melhorias, através de uma revitalização. “Do jeito que está, não dá mais para suportar. A nossa

SC é a maior em fluxo fora de Florianópolis e por isso acreditamos que merecemos ter algo digno. Queremos a revitalização”, reforça o vereador. A ideia a longo prazo ainda é a duplicação entre o Pre-

sidente Vargas e a Vila Nova. “Estamos nesta luta desde 2011. Um projeto chegou a ser apresentado pelo Governo do Estado, porém era algo totalmente inviável, que previa 11 elevados em apenas dez quilô-

metros, o que desagradou todo mundo, pois além de sair mais caro, dividiria o município. O que queremos é que sejamos contemplados com uma avenida, que tenhamos algo mais humano”, destaca Toretti.

Primeiro bloqueio foi realizado no dia 9 O primeiro bloqueio da rodovia Paulino Búrigo nesta etapa de manifestações ocorreu no último dia 9, na região de Vila São José. A ação deixou o fluxo paralisado por cinco minutos e mais protestos ocorreram às margens da rodovia, mas deixando os

veículos trafegarem normalmente. A ação ocorreu com a exposição de faixas como “Chega de enrolação”, “Uma campanha de toda a cidade”, “SC-445 pede socorro” e “Precisamos de uma rodovia mais humana”. “Tivemos este primeiro

bloqueio realizado, em setembro, com o objetivo de já pressionar o Governo do Estado a dar uma atenção a esta importante rodovia para o desenvolvimento de Içara e de toda a Região Carbonífera. Mas, infelizmente, não tivemos resposta, não surtiu efeito, não

houve um resultado concreto. Nem tivemos a audiência com o governador marcada”, declara o presidente da Câmara de Içara. Diante da omissão após o primeiro protesto, Márcio Toretti garante que as manifestações devem ser reforçadas, até que surtam

efeito. “Não vamos nos curvar até conseguirmos. Içara merece ter esta rodovia revitalizada e duplicada. Não dá mais para continuar da forma como está. Queremos uma resposta e queremos ação. Vamos lutar até conseguirmos”, declara.


Gazeta JORNAL

GERAL 7

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

OUTUBRO ROSA

Unidades de saúde atenderão

em horário estendido

Içara

P

restados durante todo o ano nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) distribuídas pelo município, os serviços de atenção à mulher serão ampliados em Içara nos dias 18 e 25 deste mês, com atendimento das unidades em horário diferenciado, das 16 às 21 horas. Na rede pública, são disponibilizados gratuitamente o exame clínico de mamas e mamografias e também as coletas de preventivo do câncer do colo de útero, além da análise do material. “É importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional”, orienta a coordenadora de Atenção Básica em Saúde de Içara, Glícia Pagnan. Além das unidades de saúde e da Rede Feminina de Combate ao Câncer, também faz esse trabalho o Centro de Atenção à Saúde da Mulher Içarense (Casmi). “O local é referência para atendimentos à mulher em situações de pré-natal de alto risco, colocação de DIU, resultados de preventivos alterados, encaminhamentos para laqueadura e vasectomia, entre outras ações”, informa a secretária de Saúde, Ana Cristina Horr. Ela lembra que a mobilização à prevenção do câncer se intensifica durante este mês, por conta do Outubro Rosa, mas ratifica que

FOTO: DIVULGAÇÃO

Serviços de atenção à mulher serão ampliados nos dias 18 e 25 deste mês, com atendimento das 16 às 21 horas os cuidados devem ocorrer nos 12 meses do ano, já que a doença pode aparecer a qualquer momento. “O câncer de mama é o que mais mata as mulheres no mundo e a faixa etária alvo da campanha são as mulheres de 25 a 64 anos. Por isso, temos que mobilizar as agentes comunitárias de saúde para a busca ativa”, indica. Não há uma causa única para o câncer de mama, mas o diagnóstico precoce pode diminuir a gravidade do caso. Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável, com a manutenção do peso corporal, são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade.

Programação é iniciada em Criciúma Compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença e melhorar a qualidade de vida das mulheres são algumas questões que serão tratadas durante a programação do Outubro Rosa em Criciúma, que iniciou nessa terça-feira, no terminal urbano do bairro Próspera. A abertura oficial, entretanto, será neste sábado, na praça Nereu Ramos, a partir das 9h30min. Durante o mês,

uma série de eventos será realizada para orientar as mulheres, como palestras, atividades preventivas, caminhada de mobilização e missa comemorativa em alusão aos dez anos da Associação Amor à Vida (Amovi). No dia 29 de outubro, a programação encerra com o Mutirão da Saúde. “O programa vai tratar a prevenção do câncer de mama, desde o descobrimento até a forma de tratar e o cuidado durante esse período. Porém, o câncer não é o único

foco do movimento. Iremos tratar a saúde como um todo, para melhorar a qualidade de vida das mulheres”, explica a coordenadora da comissão do Outubro Rosa 2016, Andréia Sharon Salomão.

Estatística

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, até o final de 2016, vão surgir mais de 57 mil novos casos de câncer de mama. Dentro deste quadro, a principal arma é a prevenção, já que a taxa de mortalida-

de ainda é alta por conta da grande frequência de diagnósticos tardios. Todos os anos, a Unesc também entra no movimento do Outubro Rosa, com o intuito de informar e combater a doença, que na maioria das vezes chega de forma silenciosa. A coordenadora de extensão da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde (UNA SAU), Mira Dagostin, comentou que a mobilização é necessária e que o objetivo é atingir o máximo de pessoas possíveis.

“Precisamos criar uma corrente, que deve ser levada da criança ao adulto. Vamos realizar ações no Colégio Unesc, em diversos espaços da universidade e também fora dela”, comenta. A programação conta com atividades de prevenção, palestras, feira de saúde e diversas outras ações, que iniciaram nessa terça-feira, quando estudantes dos cursos de saúde visitaram os setores da universidade, levando informações de prevenção aos colaboradores.


8 GASTRONOMIA

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

CHEF MOTTA

Gazeta JORNAL

BOLO TOALHA FELPUDA INGREDIENTES

- 1 xícara (chá) de açúcar - 1 xícara (chá) de leite - 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - 3 ovos - 1 colher (sopa) de fermento em pó - 3 colheres (sopa) de margarina - Margarina e farinha de trigo para untar

COBERTURA

- 1 lata de leite condensado - 1 lata de creme de leite gelado - 1 lata de leite gelado - 200 ml de leite de coco - 200 grama de coco fresco ralado

MODO DE PREPARO

Na batedeira, bata as claras em neve, junte as gemas, a margarina, o açúcar, o leite, a farinha e o fermento e bata tudo. Coloque em uma forma redonda untada e enfarinhada. Leve ao forno, preaquecido, por 30 minutos. Misture os ingredientes líquidos da cobertura. Retire o bolo do forno e despeje a cobertura e polvilhe com o coco ralado.

Bailarinas de Içara são pré-selecionadas para a Escola do Bolshoi Içara

As alunas Gabriela de Melo Gomes e Vitoria Cabreira Pellegrin, 12 anos, da Companhia Jovem de Balé da Fundação Cultural de Içara (FCI), foram pré-selecionadas para a Escola de Balé Bolshoi do Brasil, que tem sede em Joinville. A pré-seleção se deu com o envio de um vídeo com a apresentação das alunas. No total, foram 650 inscrições que passaram pelo crivo dos jurados. O resultado para ingresso na escola saiu no dia 30 de setembro, sendo selecionadas 19 bailarinas, entre elas, as duas de Içara. “Agora nossas alunas pas-

sam pelo teste presencial no dia 22 de outubro, em Joinville. Estamos ansiosos e ao mesmo tempo preocupados com a responsabilidade que tal seleção traz para as alunas”, considera o professor e coreógrafo Lucas Fernandes. Se forem selecionadas, Gabriela e Vitória irão residir em Joinville para estudar e se dedicar para serem bailarinas internacionais do Bolshoi. “Não faço outra coisa a não ser treinar”, conta Vitória, que participa há seis anos das aulas da Fundação Cultural de Içara. Além de estar nervosa, Gabriela revela sua vontade de passar no teste. “Vou me esforçar muito”, garante.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

chefmotta@hotmail.com - (48) 9993.6885


Gazeta JORNAL

VARIEDADES 9

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

SOCIAIS

comercialgazeta@engeplus.com.br - (48) 3045.0099

Parabenizamos o vice-prefeito eleito do Balneário Rincão, Luiz Gustavo da Luz Neto (Laurindo) e sua família. Na foto, com os pais José Luiz e Marlene da Luz

apagou as velinhas Parabéns para Gerusa Bolsoni, que Tiago Marcolino ontem. Na foto, ao lado do marido,

rando a vitória nas Vereador Lauro Nogueira, comemo Giórgia Serafin eleições ao lado do casal Sandro e

Felicidades para Arnaldo Lodetti Júnior, que comemorou seu niver na última segunda-feira. Na foto, ao lado da esposa Jadna

A professora Sil Koch, abrindo o XI Festival de Cinema da Escola Estadual Salete Scotti dos Santos nessa terça-feira

Parabenizamos o vereador eleito, Duca Zata, e desejamos um mandato exitoso

Quem esteve de niver no último dom ingo foi Fabíola Furlan. Quem deseja muitas felicidades é seu marido Fábio


10 VARIEDADES

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS PALAVRAS CRUZADAS

RESUMOS DAS NOVELAS

www.coquetel.com.br

MALHAÇÃO

Ricardo e Tânia repreendem Manuela e Fábio. Joana se recusa a participar da armação de Bárbara contra Gabriel. Rômulo agradece Nanda por ter falado sobre Filipe. Por causa do atraso do rapaz, Jorjão decide não mais treinar Rômulo. Joana insiste em se afastar de Gabriel, e insinua ao atleta que ele pode prejudicar a carreira dela. Corrêa e Ana enfrentam a resistência dos alunos.

© Revistas COQUETEL 2013

Diz-se da fé do indivíduo perseverante

O Homem de Aço da extinta URSS

Fármaco que atenua a azia "(?) Parada 174", filme de Bruno Barreto

Medo intenso Sensibilizado

Dois itens do material escolar Clube Atlético Mineiro (sigla)

Nome, em inglês Alvo da analgesia

SOL NASCENTE

Mario aconselha Alice sobre Tanaka. Com medo de ser delatada, Sinhá arma contra Mangabeira. Ralf sofre ao saber que Hirô decidiu se casar, e Lenita o conforta. A médica libera Dora de seu repouso forçado por causa da gravidez. Yumi segue para São Paulo. Lenita pede que Mario ajude Ralf. Vittorio e Felipe se enfrentam por causa de Lenita. Massao propõe a Tanaka uma negociação ilegal.

Antes da hora Adorna; enfeita

Países governados por monarcas

(?) Moré, Valor apresen- desprezatador da do pelo Globo anarquista

Real (?), clube de futebol da Espanha

(?) e vindas: inconstâncias

Guarda(?), setor de rodoviárias

504, em romanos Azeite do vatapá

Edgar (?) Poe, poeta de "O Corvo" (?) daninha: prejudica a lavoura

Gemidos; lamentos (poét.) 4/name. 5/allan — flama. 6/stálin. 7/reabrir — volumes. 14/inquebrantável.

BANCO

Solução

54

Solução

S

Personagem de "Caverna do Dragão"

I B

Provedor de internet grátis

De novo! Sovar (os ingredientes do pão)

Exjogador brasileiro de vôlei

Ilustram o enredo das escolas de samba

A + os O patriarca do Dilúvio Movimento fundamental da capoeira

BANCO

(?) em bicas: transpirar copiosamente

Adjetivo associado ao bom goleiro Orelha, em inglês

Máquina que limpa o fundo dos rios

N

 O último fim de semana parece ter sido de muita diversão e alegria para JP Rufino. Aproveitando uma folguinha em sua agenda, o ator celebrou, muito bem acompanhado, a chegada de seus 14 anos, com uma bela festa do pijama, realizada no hotel Sheraton Barra, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. Com uma decoração para lá de caprichada como plano de fundo, o artista contou com a companhia de vários amigos, inclusive a também atriz Mel Maia, para festejar o aniversário, sem economizar nas caretas na hora de posar para várias fotos com seus convidados. Depois de uma noite super divertida, todos ainda fizeram questão de dar um mergulho na piscina do estabelecimento, aproveitando os intervalos entre uma nadada e ou-

S T A L

Nas bancas e livrarias.

I

Impelida; instigada

I D O V O R A D N AM E D M I R D I V A D O S L P U R O M N T E A I S

Ofende; molesta Feitio; qualidade

L I A C P A T I M O S C E DO A B R D O O R D R E L A N C D C H E M A

de Dante em 100 eNigmas

A O W N R E I G E M K A A I B I S N P I C O G I L T A U A R N D E I A S

Que começa a ter barba ou pelos finos Entusiasmo criador (fr.) Relativo a doenças de fácil propagação

E N G A L A N A

A I N A T D I P O V A R B E R E L E S L A N A T A I D E M A R A A O S S N GA O T A E G O R

Kofi Annan, diplomata de Gana

I A N Q U R E B R A E N T A E R V E F L

iNferNo

3/ear — uni. 4/élan — week. 8/édipo rei. 9/chinatown.

Planície fértil em um vale A 2a letra

40

SOLUÇÃO DA EDIÇÃO ANTERIOR Uma viagem fantástica pelo

 TI-TI-TI DOS BASTIDORES

Primeira tragédia da trilogia tebana, de Sófocles, finalizada por "Antígona"

VIRGEM - Você estará com mais ligação aos familiares nesta quarta. É um bom momento para organizar o orçamento doméstico e cuidar das despesas de casa. Um amor do passado pode reaparecer. Paixão à primeira vista pode derreter seu coração. Cor: azul-turquesa

C C H E Q P U E E S E P E C G I A A L

Pedro leva Helô para o aeroporto. Mág mostra a foto do enteado para Suzana, que se interessa pelo rapaz. Fausto faz insinuações sobre Vitória e Ciro considera. Hércules discute com Carmem. Suzana conhece Pedro. Vitória pensa em ter aulas com Ciro. Pedro ensina Elio a nadar. Cândida não resiste e morre no hospital. Helô volta de sua viagem. Carmem desconfia das intenções de Suzana e Ciro. Fausto e Mág exigem que Gigi afaste Helô de Pedro. Ciro beija Vitória. Helô se incomoda com os comentários de Pedro sobre Suzana. Mág obriga Suzana a seduzir Pedro. Helô decide levar o contrato que recebe de Gigi para Pedro ler antes de assiná-lo.

Disco não regravável (Inform.)

Inundação; cheia Chama; labareda

A LEI DO AMOR

Ácido ribonucleico (sigla)

CÂNCER - O trabalho vai exigir dedicação, mas não desanime. Reserve tempo para a família, pois o pessoal de casa pode precisar da sua ajuda. Bom momento para fazer consertos no lar. O namoro conta com boas energias e vocês podem dar um passo mais sério. Cor: amarelo LEÃO - Se está em busca de emprego, poderá contar com a ajuda de um parente. Melhor redobrar a atenção para evitar fofoca ou perda de informações no trabalho. Bom momento para paquerar ou fisgar de vez na paquera! Cor: prata.

Apelido de Filipe Camarão (Hist.)

É exposta na feira de pecuária

ÁRIES - Nesta quarta, você terá energia e otimismo de sobra para ir atrás do que deseja. Mas, na vida profissional, prepare-se para enfrentar rivalidade ou concorrência. Se deixar as críticas de lado, vai se entender melhor com a cara-metade. Cor: lilás

GÊMEOS - A Lua favorece os relacionamentos e você fará o possível para ficar perto de quem gosta. Você estará com mais concentração no trabalho e pode encarar um serviço extra. O romance está protegido e você vai se entender bem com a cara-metade. Cor: vermelho.

HAJA CORAÇÃO

Felipe comenta com Shirlei que estranha que o pai dela tenha sumido sem deixar pistas. Renan consegue uma participação para Adônis em um comercial. Vitória revela a Jéssica que Mário é pai de Shirlei. Beto confessa a Henrique que não aguenta mais esconder de Tancinha o que ele fez. Penélope se preocupa com as recentes reações explosivas de Tamara. O advogado explica a Apolo que ele terá de aguardar para dar entrada no pedido de guarda provisória de Carol.

HORÓSCOPO

TOURO - Se depender das estrelas, você vai se desapegar com facilidade de algumas coisas. Excesso de otimismo pode trazer problemas no trabalho. Você vai sonhar com compromisso e talvez não se interesse por um lance sem futuro. Cor: preto.

Descerrar de novo Sigo; prossigo Cevado; nutrido

Gazeta JORNAL

tra para continuarem fazendo a festa, inclusive na frente das câmeras.  Humberto Carrão é um dos artistas presentes no elenco de A Lei do Amor, nova novela das 21 horas da Globo, que estreou na noite de segunda-feira. Em recente conversa com a imprensa, o ator revelou alguns detalhes sobre seu personagem, Tiago, que é noivo de Letícia (Isabella Santoni), mas acaba se apaixonando por Isabela (Alice Wegmann). Humberto já trabalhou, na televisão, tanto com os autores do folhetim, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari (na novela Ti Ti Ti, de 2010), quanto com a diretora da nova trama, Denise Saraceni (em Cheias de Charme, que, aliás, está sendo reprisada, no Vale a Pena Ver de Novo).

LIBRA - O dia pode ser movimentado e você pode tomar decisões rápidas. As estrelas enviam boas energias para quem sonha com a casa própria. Se trabalha com o lar, pode ter um bom lucro. Lance passageiro tem tudo para massagear seu ego. Cor: bege. ESCORPIÃO - Se depender das estrelas, você pode resolver um problema financeiro. Mas, para isso, é melhor agir com cautela e não contar as boas novas a qualquer um. Pode se encantar com alguém que conheceu por acaso. Pegue leve com a possessividade. Cor: azul-marinho SAGITÁRIO - A Lua entra em seu signo e você vai se sentir mais leve. Aproveite para correr atrás dos seus interesses. Pode conseguir um dinheiro que não esperava. Há chance de se dar bem na conquista se der o primeiro passo e se aproximar de quem deseja. Cor: verde. CAPRICÓRNIO - Você vai chegar mais longe se agir nos bastidores. Ouça sua intuição se quiser subir na carreira e evite falar sobre os seus planos por aí. Concentre-se no que sabe fazer melhor e não seja tão exigente com você. Valorize o que vocês têm em comum. Cor: lilás AQUÁRIO - É hora de sonhar alto e se arriscar para conseguir o que deseja. A vida profissional está em foco, mas vale a pena se concentrar em assuntos que pode resolver a sós. Tenha compreensão se quiser contornar as diferenças e fazer as pazes no amor. Cor: verde-escuro PEIXES - Bom dia para se concentrar na carreira e dar uma guinada nessa área. Faça algumas escolhas e descubra o que realmente é importante, sem se prender apenas às aparências. Aposte na sensualidade para fisgar quem deseja ou seduzir o par. Cor: pink.


Gazeta JORNAL

GERAL 11

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Beneficiários devem atualizar dados do CadÚnico Içara

F

amílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal devem atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico), junto à Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, para evitar o bloqueio de seus benefícios. Conforme o coordenador do programa no município, Eduardo Albuquerque, a atualização deve ser realizada até dezembro deste ano, caso contrário, deixarão de integrar os programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, entre outros. “Os dados devem ser atualizados a cada dois anos ou sempre que houver alteração de endereço, telefone, composição familiar, escola dos filhos, alterações na situação de trabalho, como mudança de emprego e renda”, destaca Albuquerque. “As famílias que estiverem dentro dos critérios de renda poderão ter acesso aos principais benefícios dos programas sociais”, completa. O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que possibilita a identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Números do final do ano passado dão conta que Içara possui 3.369 famílias cadastradas. “O Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas pessoas, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família”, ressalta o secretário de Assistência So-

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Medida é necessária para manter inscrição em programas como o Bolsa Família

cial, Habitação, Trabalho e Renda, Tiago Marcolino.

Documentos

Para realizar o cadastramento ou atualização, é necessário apresentar cópia da carteira de identidade (não pode ser carteira de motorista); carteira de trabalho (página da foto, verso da foto); CPF e título de eleitor de todos os adultos que residem na casa; cópia da certidão de nascimento das crianças; cópia da folha de pagamento atualizada (quando estiver empregado); cópia do atestado de frequência escolar e cópia da conta de energia elétrica. Aposentado ou pensionista do INSS precisam apresentar declaração comprovando renda. A secretaria atende das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, na rua Donato Valvassori, 667, no Centro.

Critérios

Para o Cadastro Único, as famílias atendidas são aquelas com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda total. As com renda acima de três salários mensais também podem ter seus dados inseridos no CadÚnico, desde que a inserção esteja vinculada à participação em programas sociais implementados pela União, estados ou municípios. O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único e, a partir daí, possibilita ao poder público formular e implementar políticas específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas e desenvolver suas potencialidades.

Bairro da Juventude abre Feita Tecnológica Criciúma

O Centro de Educação Profissional (CEP) do Bairro da Juventude iniciou nessa terça-feira, em Criciúma, a sexta edição da “Feira Tecnológica”. O evento acontece na instituição até quinta-feira e vai mostrar os trabalhos confeccionados pelos alunos que realizam os seis cursos de aprendizagem industrial da entidade, nas áreas de Mecânica Geral, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Mecânica de Automóveis, Padeiro e Confeiteiro, Programador de Computador e Cozinheiro Industrial. O coordenador do CEP, Marcelo dos Santos, frisa que a feira é uma chance de mostrar a estrutura dos

cursos e o que os alunos são capazes de criar e desenvolver. “Esse é um momento dos estudantes, onde junto com os professores, eles abrem as salas para a comunidade para mostrar o ofício da área e o que estão aprendendo durante o curso. A feira é fundamental para aumentar a demanda de jovens, que vão identificar novos cursos e também para que continuemos a melhorar as técnicas e habilidades dos nossos alunos”, afirma. Integram o evento aproximadamente 50 projetos, apresentados pelos 500 alunos que ficam ansiosos para mostrar suas invenções. “Esta é a segunda vez que participo. Temos a oportunidade de colocar em prática nosso aprendi-

zado para o público e colegas”, revela a aluna do curso de Padeiro e Confeiteiro, Thalia Almeida, 15 anos. Entre as novidades da Feira está um simulador veicular que foi adaptado de um protótipo de dois anos atrás, um correio inteligente e um aplicativo de celular que aciona lâmpadas por Bluetooth. “Procuramos sempre in-

centivar a criatividade de nossos alunos que buscam diariamente o aprimoramento profissional”, ressalta a professora Jadna Colombo. A sexta edição da Feira Tecnológica acontece das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. O evento é aberto para familiares, escolas da região e a comunidade em geral.


12 ESPORTE

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

DISPUTA

Definidos os semifinalistas da Copa Via Sports

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Os classificados à penúltima fase foram conhecidos no último sábado

Içara

A

penas quatro times seguem na disputa pelo título da Copa Via Sports de Fut7. Os semifinalistas da competição regional foram conhecidos em jogos realizados no último sábado. Os confrontos válidos pela fase de quartas de final foram disputados no gramado sintético da Via Sports, no bairro Poço Oito, em Içara. O primeiro time a carimbar a vaga entre os quatro melhores foi o Quarentão, que aplicou uma goleada por 6 a 2 diante do JJ Guimarães. Os gols para a classificação foram assinalados por Jhoni (duas vezes), Bicudinho, De Brida, Jean Vitorassi e Wesley, enquanto os descontos saíram dos pés de Claiton e Wagner. Depois então foi a vez do Vânio Automóveis garantir a continuidade na competição, ao bater o Arsenal. A vitória pelo placar de 2 a 1 contou com tentos de Jhonata e Júlio César. Já, Mateus, descontou a diferença. Já o Budega Lanches/ Santa Luzia, conquistou a vaga com 5 a 2 diante do Fúria. Para alcançar esta vitória, a equipe criciumense teve gols de Daniel (duas vezes), Mateus (duas vezes) e Gustavo. Os descontos então foram assinalados por Douglas e Iuri. O último time a carimbar a vaga à semifinal foi o Coração Cansado. Mas, a classificação veio somente nos pênaltis. No tempo normal, empate em 1 a 1 com o Entre Amigos. Nas penalidades, triufo por 3 a 2. No período regulamentar, Jean balançou a rede para o Coração cansado,

enquanto Chico fez o gol do Entre Amigos.

Semifinais

As partidas válidas pela semifinal já têm data para

acontecerem. Os dois confrontos da penúltima fase da competição estão programados para que aconteçam já no próximo sábado, dia 8. Igualmente ao que

aconteceu até o momento, essas partidas serão no bairro Poço Oito, em Içara. O primeiro semifinalista será conhecido em embate entre Budega

Lanches e Coração Cansado. O duelo ocorre a partir das 17 horas. Em seguida, é a vez de Quarentão e Vânio Automóveis então buscarem a

vaga na grande decisão. Na semifinal, caso em algum jogo não seja registrado vencedor, o finalista sairá através de cobranças de pênaltis.

Cocal representa SC no Brasileiro de Fut7 Cocal do Sul

A equipe do Cocal do Sul embarca nesta quinta-feira para o maior desafio deste ano. Ela irá participar do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol 7, na cidade de Ouro Branco, em Minas Gerais. A competição acontece de sexta-feira até domingo, na Arena Fut 7 Ouro Branco. As informações atualizadas podem ser obtidas na página da Confederação Brasileira de Futebol 7. “Nosso time esta confiante. Todos os nossos treinos foram produtivos e

trabalhamos fortes nos treinos contra times masculinos para termos melhor desempenho e resistência. Só temos a agradecer a todos os nossos apoiadores, principalmente ao Governo Municipal que acredita no futebol feminino e a Coopercocal pelo incentivo”, destaca a técnica Joziane Almeida. Cocal do Sul é a única equipe representante de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro. Em 2015 o time cocalense participou do evento, também como o único catarinense na disputa, e chegou às fases finais do evento nacional.


Gazeta JORNAL

ESPORTE 13

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

SUB-20

Criciúma vence e avança de

fase na Copa do Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

Classificação veio com triunfo por 3 a 1 diante do Grêmio, fora de casa Novo Hamburgo

O

Criciúma está garantido na segunda fase da Copa do Brasil Sub-20. A classificação foi alcançada na tarde dessa terça-feira, com vitória longe de casa. O tricolor desbancou o Grêmio, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, por 3 a 1. O duelo foi válido pelo jogo de volta da primeira fase. Na primeira etapa, a partida começou muito equilibrada. Em uma jogada bem trabalhada, saiu o primeiro gol do Criciúma. Andrew fez boa jogada e encontrou Flávio, que, bem colocado, mandou para o fundo das redes. No segundo tempo, logo

no início, Nino, de cabeça, ampliou. Na reta final do confronto, Wellissol marcou o terceiro gol do Tigre. Pepê fez no último minuto para o time da casa. O Tigre foi para esta partida necessitando de uma vitória por qualquer placar, já que no jogo de ida, na última semana, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, houve empate em 1 a 1. Este resultado do primeiro jogo também dava condições ao Tigre em avançar desde que houvesse empate com no mínimo dois gols para cada lado.

Goiás é o próximo adversário

O próximo adversá-

Criciúma conquista o Microrregional do Moleque Criciúma

A equipe da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Colégio Michel é a nova campeã da etapa Microrregional do Moleque Bom de Bola. A conquista no futebol foi obtida após a vitória sobre o time de Içara, a escola Ângelo Zanelatto, por 2 a 1, na última segunda-feira. Os gols foram anotados por Vinicius Fernandes, que marcou 11 no total e sagrou-se artilheiro da competição. “Agora vamos para a etapa regional buscar uma vaga no Estadual. Ainda tivemos a

felicidade de termos a defesa menos vazada do Microrregional, sofrendo apenas seis gols”, declara o técnico de futebol da equipe criciumense, João Nunes. Os garotos de Criciúma ainda superaram na primeira fase as equipes de Siderópolis, por 5 a 0, Içara, por 6 a 5, e Urussanga, por 3 a 0. Na semifinal aplicou 3 a 0 em Forquilhinha, até vencer Içara por 2 a 1 na decisão. O goleiro Jonas Fernandes foi o menos vazado da competição. O regional do Moleque Bom de Bola ocorre em novembro, no município de Lauro Müller.

rio do Criciúma na segunda fase da Copa do Brasil Sub-20 também já está definido. Trata-se da equipe do Goiás. O plantel alviverde carimbou o passaporte diante do Luverdense, do Mato Gros-

so, nessa terça-feira, em duelo no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO). A classificação goiana veio com o placar de 4 a 0. No duelo de ida, em solo mato-grossense, o Luverdense venceu por 3 a 1.

Com uma vitória de cada lado, a classificação foi decidida no placar agregado, que foi favorável aos goianos em 5 a 3. As datas dos jogos da segunda fase, no entanto, ainda não estão confir-

madas pela Confederação Brasileira de Futebol, o que deve ocorrer nesta quarta-feira. A próxima etapa será disputada no mesmo molde, sistema eliminatório com jogos de ida e volta.

Times Sub-17 e Sub-15 conhecem adversários da semifinal do Estadual O Criciúma teve um bom desempenho na primeira fase das categorias Sub-15 e Sub-17 do Estadual. Com o bom futebol apresentado, os dois times do Tigre encerraram a fase inicial na primeira colocação. Os adversários para as semifinais da disputa foram definidos. As datas dos jogos ainda não foram confirmadas pela

Federação Catarinense de Futebol (FCF). O Criciúma enfrenta o Joinville na semifinal do Sub-17 e o Figueirense no Sub-15. Em ambos os confrontos, o time carvoeiro terá a vantagem de decidir a classificação no Centro de Treinamentos (CT) Toca do Tigre, no bairro Cristo Redentor, em Cri-

ciúma, e com a vantagem de dois empates. “Nosso primeiro objetivo na primeira fase era ficar entre os quatro primeiros nas duas categorias. Depois de assegurar a classificação lutamos e conseguimos atingir a meta de encerrar em primeiro para ter vantagem nas fases seguintes. Agora a partir

da semifinal é uma nova competição. Queremos muito chegar a decisão das duas disputas. Serão missões difíceis, mas confiamos plenamente nas nossas comissões técnicas e nos grupos de atletas. Estamos muito fortes nessa reta final”, aponta o coordenador das categorias de base, Serginho Lopes.


14 ESPORTE

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

DEBATE

Idoso que pratica exercícios aumenta a sua qualidade de vida

Conmebol adia teste com final em jogo único para 2018 Conforme anúncio, mudança ocorreu após pressão realizada pelas confederações nacionais

FOTO: DIVULGAÇÃO

LEANDRO DAL PONTE

Luque

P Em qualquer faixa etária, o exercício físico é fundamental. As atividades físicas são as grandes responsáveis pela sensação de bem-estar, e da manutenção da qualidade de vida das pessoas. Na terceira, e melhor idade, não é diferente. Com o passar dos anos, é notória a perda, ou restrição, de movimentos que exijam equilíbrio, flexibilidade, força. A coordenação motora que um dia fora plena, na terceira idade apresenta uma perda significativa. A massa muscular e óssea é substituída por gordura corporal e uma maneira eficaz de tornar todas essas características longes por um tempo maior é, sem dúvida, a prática de exercícios físicos. Não existe uma fórmula mágica para não envelhecer, é o processo natural da vida. O que se pode fazer é ganhar os anos com qualidade de vida. Também não existe é um método que diga qual atividade física lhe causará mais prazer. É necessário testar, e incluir na rotina do idoso, aquilo que lhe dá prazer. Entre as modalidades mais indicadas, estão a dança e caminhada. Mas exercícios que envolvam alongamentos, ginásticas, zumba, e aeróbicos de baixo impacto, como a esteira, pedalar, e praticar hidroginástica, também tem conquistado espaço entre esse grupo de pessoas. A pergunta que sempre fica é: será mesmo necessário que até mesmo na velhice se faça exercícios? Sim! Se o idoso consegue se exercitar, os benefícios são sentidos a curto, médio e longo prazo. As capacidades motoras ficam fortalecidas e ele passa a ter mais autonomia e bem-estar. As doenças encontram resistência para instalar-se e os processos inflamatórios são combatidos com muito mais facilidade. Se no corpo há benefícios, é válido lembrar que os aspectos cognitivos também melhoram com a prática esportiva. O idoso ativo tem uma capacidade de memória mais avançada, e consegue ter uma percepção de espaço, e do que está ao seu redor, com uma facilidade aumentada, em relação ao que não pratica. Para praticar exercícios, é bom saber que toda atividade física deve ter um acompanhamento profissional, e que todos os limites devem ser respeitados. Afinal, a prática tende a tornar-se uma atividade de lazer, e um momento de entrar em sintonia com o corpo e a mente.

onto de impasse nas reformas da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) para a Copa Libertadores da América, a final em jogo único ainda não ocorrerá em 2017 – como outras mudanças do torneio. Diante da pressão de confederações nacionais nos últimos dias, a entidade sul-americana resolveu aumentar o debate nos próximos meses e adiar o modelo para 2018. O anúncio foi feito nessa terça-feira. A Conmebol explicou que continua analisando a ideia de fazer uma final única, mas não para 2017. “A ideia de uma final única é organizar uma grande festa para celebrar o futebol e fazer um elemento integrador na Sul-Americana. Desde o ponto de vista esportivo, um estádio pré-definido tem o atrativo de oferecer um campo de jogo neutro para os finalistas conversando um elemento surpresa, pois sempre existe a possibilidade de uma equipe local chegar a final”, comentou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez em comunicado emitido nesta terça. “No entanto, isso requer uma planificação de primeiro nível para garantir a excelência de logística, infraestrutura, segurança, mobilidade, organização de eventos.

Também temos escutado as preocupações dos torcedores e a Conmebol deve trabalhar para que existam alternativas de viagem e alojamento que permitam que toda a paixão de uma final da Copa Libertadores chegue a qualquer cidade,” completou o presidente da entidade. Anunciada na última semana, a final em jogo único não teve boa recepção entre os dirigentes sul-americanos, inclusive entre os representantes da CBF. Na reunião do Comitê Executivo no

domingo, em Bogotá, na Colômbia, mais indefinição. E com discussões entre as partes, o modelo de final que copia a Liga dos Campeões da Europa não foi incluído no pacote que entra em vigor em 2017. Representada no encontro por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista e representante brasileiro no conselho executivo da Conmebol, e Fernando Sarney, membro do comitê executivo da Fifa, a CBF não fala sobre o

assunto. No entanto, os brasileiros lideraram críticas e pressão para que a final única não fosse aprovada. Representantes da CBF e de outras confederações questionaram as questões logísticas e financeiras no caso. A Conmebol, por sua vez, defendia que o evento movimentaria capital durante uma semana na cidade escolhida e poderia bancar os custos. Diante da indefinição, os representantes dos países “venceram” a queda de braço.

Comunicado da Conmebol explica a estrutura da Libertadores de 2017 Serão 150 jogos na competição no total. 1- O torneio vai começar na fase pré-classificatória, a conhecida pré-Libertadores, onde 16 times se enfrentarão em jogos de ida e volta (24 jogos no total e quatro classificados para a fase de grupos); 2- O torneio continua a ter 96 jogos na fase de grupos, com 32 times, sendo 28 por classificação direta, o que inclui o campeão das edições anteriores da Libertadores e da Sul-Americana; 3- A fase de mata-mata terá 30 jogos, começando pelas oitavas de final (16 jogos), quartas de final (oito jogos), semifinal (quatro jogos) e final (dois jogos), no formato de ida e volta.

Alan Santos não atua mais na temporada Curitiba

Após ser substituído no segundo tempo da partida entre Coritiba e América Mineiro, na última segunda-feira, o meia Alan Santos teve confirmada uma fratura por estresse no pé direito. O jogador passará por cirurgia e, com isso, está fora de todo o

restante da temporada coxa-branca. “É triste, momento muito importante para o clube, com Sul-Americana, fase decisiva no Brasileirão. Espero que o clube possa subir mais e mais onde merece. Mas, infelizmente, acabou”, comentou o atleta. Alan Santos já está em no

processo pré-operatório e nos próximos dias deve passar por um procedimento cirúrgico. Na sequência, o camisa 5 do Coxa seguirá todo o processo de recuperação, que envolve imobilização total do pé direito, fisioterapia e exercícios específicos, para que o jogador possa voltar a atuar já no início da próxima temporada.

Com 36 pontos, o Coritiba ocupa o 12º lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e segue embalado para se afastar da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Coxa enfrenta o Internacional, na quinta-feira, às 19h30min, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).


15 SEGURANÇA

Içara e Região, 5 de outubro de 2016

www.gazetasc.com.br

Gazeta JORNAL

CARGAS PERIGOSAS

será intensificada

Profissionais da Guarda Municipal serão capacitados para o serviço Criciúma

A

fiscalização de transporte de produtos perigosos será intensificada em Criciúma. Nessa terça-feira, um termo de cooperação técnica entre Defesa Civil e Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes (ASTC) foi firmado para capacitar profissionais da Guarda Municipal a fim de auxiliar no processo de controle. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Robson de Lima, o termo de cooperação tem prazo de vigência previsto para dois anos. “Conversamos, analisamos as propostas e tomamos esta medida vi-

sando aumentar a segurança. Transportar cargas perigosas é complexo e gera riscos. Nossa intenção é evitar imprevistos e prevenir acidentes”, explica. Aproximadamente 15 guardas municipais serão capacitados pela Defesa Civil, que organizará as fiscalizações. “Este trabalho beneficiará a todos. Os motoristas, pedestres, ASTC e a própria Defesa Civil, que vai ficar com 20% do valor arrecadado das autuações aplicadas”, afirma o gerente de operações da Guarda Municipal, Marlon Machado. O curso de capacitação será realizado neste mês. “Vamos utilizar o

dinheiro arrecadado para investir em equipamentos, veículos e capacitar

PMRv deflagra operação “Festas de Outubro” Florianópolis

A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRv) dá início à operação “Festas de Outubro” nesta quarta-feira, por meio dos 24 postos instalados no Estado. A ação, que segue até o último final de semana do mês, vai envolver aproximadamente 275 policiais. Haverá o aumento da fiscalização, principalmente na região de Blumenau, no Vale do Itajaí, onde acontecerá a Oktoberfest. A finalidade é oferecer segurança, tranquilidade e comodidade aos que trafegam pelas rodovias estaduais. Serão usados equipamentos

para patrulhamento e fiscalização, como radares móveis e bafômetros. “Há um acréscimo de 20% a 30% no movimento das rodovias no período das festas de outubro. Isso gera preocupação com a segurança viária e requer uma fiscalização maior”, informa o coronel Fábio Martins, do Centro de Operações do Comando de Policiamento Rodoviário. Ele explica que a fiscalização tem como pilares dois pontos principais: o excesso de velocidade e a embriaguez. “Sabemos que esses dois fatores são as principais causa dos acidentes graves”, justifica.

A PMRv alerta a todos os condutores para que tenham cuidado extra nas estradas e evitem dirigir no período noturno. Além de não consumir bebidas alcoólicas, se for dirigir. “É importante que as pessoas tenham a consciência de que bebida e direção não combinam”, salienta o coronel. Também é necessário que o condutor, antes de viajar, verifique as condições dos seus veículos, como a parte mecânica, o freio, o sistema elétrico e os pneus, bem como regularizem as suas documentações obrigatórias. O oficial ainda chama a atenção dos motoristas e passageiros para o uso obrigatório do cinto de segurança.

os profissionais da Defesa Civil”, finaliza Lima. A primeira operação

deve ocorrer em novembro, com auxílio da Polícia Militar Rodoviária de

Santa Catarina (PMRv) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Furtos e roubos podem ser registrados pela internet Florianópolis

A partir de agora, ocorrências de roubo e furto em Santa Catarina também poderão ser registradas pela internet, gerando o boletim de ocorrência online. O serviço já estava disponível para perda de documentos, de objetos, recuperação de documentos e/ou objetos, ameaça, calúnia, injúria e difamação, dano causado por fenômenos da natureza e acidente de trânsito sem vítima, além do serviço de denúncia anônima. O boletim de ocorrência pode ser gerado na Delegacia de Polícia Vir-

tual, na opção “furto” e “roubo”. Feito o registro pela internet, a Delegacia de Polícia Virtual visualiza o registro, faz eventuais correções e, se for o caso, homologa o registro. Nesta etapa, um policial civil poderá inclusive contatar o cidadão para mais esclarecimentos antes da homologação. Depois de homologado, imediatamente é feito o encaminhamento do registro à Delegacia de Polícia Civil onde o fato aconteceu e despachado por um delegado de polícia. Se necessário, policiais civis irão procurar ou contatar o

comunicante, devidamente identificados, para fornecimento de detalhes quanto ao crime comunicado. De acordo com o diretor de Inteligência, Antonio Alexandre Kale, serão ignorados automaticamente os registros realizados por menores de 18 anos, e se o local onde ocorreu o fato, a residência e o documento do comunicante forem de outros estados. Segundo o delegado, outros crimes do Código Penal estão sendo analisados para serem inseridos gradualmente na Delegacia Virtual.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Fiscalização do transporte


IÇARA E REGIÃO, 5 DE OUTUBRO DE 2016

Gazeta JORNAL

www.gazetasc.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.