Design Editorial - SENAC

Page 34

PROJETO • conceitos

coNcEItoS

P

rimordialmente, para uma publicação se manter viva, ela precisa ser clara em seus objetivos, ser relevante, visualmente estimulante e ser obviamente diferente dos competidores. Ela precisa saber o que ela é, e, principalmente, o que ela não é. Neste aspecto, o presente projeto se distancia da concorrência, no mercado nacional, n acional, já a partir da definição de seu público-alvo, p úblico-alvo, de sua linha editorial e de sseu eu estilo jornalístico.

[34]

X

set • out 2015

Os concorrentes destinam seu material para um público jovem, de estudantes e profissionais em início de carreira e, assim, seu conteúdo é desenvolvido com esse foco. Apresentam tutoriais técnicos, entrevistas com profissionais da área, exposição de trabalhos e cases sem análise crítica, matérias relacionadas ao design, mas sem profundidade teórica. De modo geral, a linguagem é simplificada e os temas abordados não possuem grande complexidade, tampou- Considerando o tipo de público co tem como finalidade desenvolver o ao qual a revista se destina, o pensamento crítico e analítico em relação approach dado ao design também ao design. se diferenciará da concorrência. O projeto tem o objetivo de apresentar Diferentemente, o presente projeto se um conteúdo diferenciado, denso e propõe a criar um material destinado a complexo, com grande quantidade um público de profissionais já experien- de novas informações, bem como tes e estudiosos, com um conhecimento criar uma nova forma de interagir mais aprofundado sobre design, trazendo com uma revista impressa, criando um conteúdo que vise ampliar o repertó- novas significações e relevância rio teórico, criar provocações e estimular para um meio que vem perdendo o pensamento crítico. Todavia, vale res- espaço frente as mídias digitais. Por saltar que nosso projeto não tem como isso, trabalharemos com inspiração objetivo criar conteúdo para a revista. nos designs de vanguarda da escola Suíça, principalmente em relação aos Segundo Klanten (2010), o design editori- seus estudos com grids, aplicando al é um exercício de repetição, as pessoas os conceitos apresentados pelo procuram as mesmas publicações porque design emocional aplicados e pelo sabem o que vão encontrar e se sentem design experimental. Nos próximos confortáveis com o estilo e visão da re- capítulos detalharemos as ideias vista. Porém, cada nova edição precisa propostas pelo design emocional e ser notadamente diferente da anterior. É pelo experimental, suas principais necessário ficar evidente ao leitor que ela referências e a influência no design possui informações novas e valiosas. Con- de nossa revista. forme Owen (1991) relata, uma magazine demanda uma linguagem visual rica e prospera a partir da surpresa e não da previsibilidade. É uma linha tênue entre a surpresa e a consistência. Assim, o conceito visual adotado pela revista precisa ser bem-definido, para refletir, claramente, a sua posição frente ao seu tema, as suas intenções e a sua personalidade, mas sempre apresentando algo de novo e ousado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.