Fragmentação do Tecido Urbano | Articulação e Conexão das Preexistências

Page 54

PARC DE LA VILETTE Paris - França

Como resultado de um concurso internacional, realizado entre 1982 e 1983, o Parc de la Villette, proposto por Bernard Tschumi, traduz um projeto de parque que se difere do usual, cuja proposta esbarra na ideia de criar um espaço de cultura, onde o artificial se mescla a natureza. O parque possui 135 hectares e é dividido pelo Canal de l’Ourcq. Seu programa contém um Museu da Ciência e Indústria, Cidade da Música, teatros e espaços para concertos, que consistem em criar espaços de interação e atividades diversas capazes de transmitir uma “[…] sensação de liberdade numa organização sobreposta que daria pontos de referência aos visitantes.”. (SOUZA, 2013)

pintadas de vermelho; as linhas – que se traduzem nos caminhos desenhados através do parque e o conecta com a malha urbana do entorno; e as superfícies – as grandes áreas destinadas aos espaços verdes e livres.40 A referência trazida para a proposição da intervenção se apoia nas ideias desenvolvidas por Tschumi, suas linhas articuladoras do espaço se traduzem em caminhos que foram criados e da presença dos pontos de referência que as folies representam, que na intervenção se traduzem em espaços de permanência, em edifícios com programas distintos e em espaços passíveis de utilização livre.

A proposta de Tschumi foi desenhada seguindo três princípios: os pontos – que dão “[…] uma qualidade dimensional e organizacional para o parque servindo como pontos de referência.” (SOUZA, 2013) que são onde se implantam as folies: elementos projetados por diferentes arquitetos, mas que seguem o mesmo princípio construtivo e são produzidas em estruturas metálicas

42. Diagrama perspectivado apresentando as três instâncias do partido do projeto, em ordem: linhas, pontos e superfícies. Disponível em https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/f2/e5/4a/ f2e54aba50c72fa1edaad69ee2cbceea.jpg. Acesso em 06 de maio de 2017. 40. SOUZA, Eduardo. Clássicos da Arquitetura: Parc de la Villette – Bernard Tschumi. http://www.archdaily.com.br/br/01-160419/classicos-da-arquitetura-parc-de-lavillette-slash-bernard-tschumi. 2013. Acesso em 07 de maio de 2017.

54

43. Planta ilustrada do projeto do Parc de la Villette. Disponível em http://arhitectura-1906.ro/wp-content/uploads/2014/06/BernardTschumi-Axonometrie-eclatee-points-lignes-surfaces-Parc-de-La-Villette%C2%A9BTA-1982.jpg. Acesso em 06 de maio de 2017.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.