Page 1

Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

DADOS DO TRABALHO

Título do trabalho: Aniversário Mescla Cliente: Mescla (Anelise) Responsável: Agexcom Data de solicitação: 09/03/2018 Equipe: Atendimento - Isabella Woycikoski, Assessoria de Imprensa - Eduarda Bitencourt, Gabriel Ost e Thamyres Thomazini, Direção de Arte - Jorge Tavares, Planejamento e Captação de Recursos - Luan Maciel, Programador - Bernardo Braga, Redatora - Ina Pommer e Web Designer - Samuel Gomes. Apresentação

No dia 24 de abril de 2017 foi ao ar o Mescla.cc – o portal da Escola da Indústria Criativa (EIC) – substituindo o seu antescessor, o Unicos.cc (Unisinos Comunicação Social). O novo portal reforça o conceito de escolas empregada pela Unisinos, trabalhando, especificadamente, com temas da Indústria Criativa, envolvendo as áreas de Comunicação, Linguagem e Design, que juntas somam os 14 cursos que formam a EIC. Além disso, traz assuntos que envolvem cultura, diversidade, mas, principalmente, inovação, em forma de reportagens, entrevistas, coberturas e entre outros, o que o caracteriza como, conforme consta na descrição nas redes sociais do Mescla, “um veículo de informação, inovação, tendências e eventos que reúne tudo o que se precisa saber sobre a Indústria Criativa”. Dessa forma, os conteúdos não se restringem apenas aos alunos de comunicação social, mas a todos aqueles públicos que são interessados pela Indústria Criativa, o que envolve assuntos relacionados ao Jornalismo, Fotografia, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Realização Audiovisual, Comunicação Digital, Produção Fonográfica, Letras, Moda, Design, Design de Produto, Gastronomia, Jogos Digitais, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnológia. Em 2018, o portal completa seu primeiro ano de muito trabalho e grandes conquistas. Por causa disso, foi solicitado um plano de comunicação para comemorar esse momento. Com isso, para realizar esse trabalho, foi necessário, além da reunião de briefing com o cliente, realizar o mapeamento dos públicos e a análise das redes sociais. Após essa etapa, chegou-se a proposta de conceito campanha, de ação e formas de divulgação, que serão apresentadas nesse plano.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Mapeamento dos Públicos

Esse mapeamento tem o objetivo identificar os públicos com quem o Mescla se relaciona e evidenciar as disfunções que ocorrem no relacionamento entre o Portal com seus públicos de interesse. A intenção é conhecer as disfunções comunicacionais para procurar minimizá-las, conforme o grau de prioridade dada, sendo: 1 (alta), 2 (média) e 3 (baixa), para ser aplicada nesse plano de comunicação.

Públicos

Segmentação

Disfunção

Prioridade

Pouco ou nenhum investimento em comunicação institucional para dibulgar o Mescla nos campus São LeopRoldo e Unisinos

1

Pouca interação do público com as redes sociais.

1

Não há disfunção.

3

Setor A Setor B Setor C Setor D

Campus São Leopoldo

Setor E

Comunidade Unisinos (alunos, professores e funcionários)

Setor F Setor G Setor H Torre Educacional Campus Poa

LABS Espaço Unisinos Teatro Unisinos

Seguidores do perfil do Mescla nas redes sociais

Usuários do Facebook Usuários do Instagram Fontes

Interessados em temas da Indústria Criativa

Leitores do site Mescla

Futuros leitores/seguidores do Mescla

--------

Falta de divulgação sobre o Mescla.

1

Criadores e Mantenedores do Mescla

Estagiários atuais Estagiários antigos Professores idealizadores Professores Mantenedores

Não há ação ou projeto que envolva antigos colaboradores.

2


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS

O Mescla é um veículo que está exclussivamente no meio digital, por cauda disso, faz-se necessário analisar como é realizada a comunicação e o relacionamento do veículo com os seus seguidores no Facebook e Instagram. Ou seja, conhecer quais são seus pontos positivos e os a melhorar na sua forma de comunicar-se e relacionar-se com os seus seguidores. Por causa disso, foi necessário, anteriormente, mapear o conteúdo do portal nas redes sociais (em anexo). Na fanpage, o período foi de um mês (09 de fevereiro a 09 de março). No Instagram, o período foi de dois meses (16 de janeiro a 16 de março).

Pontos positivos

Pontos a melhorar

• Cards e vídeos são os recursos que mais geram engajamento na fanpage, mas são • A forma com que o conteúdo é apresentado pouco usados. aos seguidores da fanpage é atraente e criativa; • Não possui cronograma de postagens: • Todo conteúdo públicado no Mescla é - Não há horários especificos para que sejam compartilhado na fanpage do Mescla; feitas as publicações; - As matérias do Mescla compartilhadas na • O instagram é o meio onde há maior fanpage, muitas vezes, não têm um intervalo de tempo para publicação entre elas; engajamento. - No instagram, não há uma periodicidade de postagens.

CONCEITO DA CAMPANHA

Conceito: • As primeiras conquistas de uma incrível jornada. Defesa: • O conceito é inspirado no vasto e importante conteúdo publicado no Portal da Indústria Criativa, e remete a grandes feitos em um curto espaço de tempo.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

PROGRAMA: ANIVERSÁRIO MESCLA Justificativa: Este programa é proposto para ser adotado em comemoração ao primeiro ano do Portal Mescla e contempla duas propostas de projetos: uma relacionada à criação de uma ação de comunicação e a outra referese à divulgação do aniversário em diferentes mídias e instrumentos de comunicação. Período

Público alvo

Objetivo Geral

- Comunidade Unisinos;

De 24/04 a 25/05

- Seguidores do perfil Mescla nas redes

- Gerar visibilidade para o Mescla

sociais;

em

- Leitores do site Mescla;

aniversário.

razão

do

seu

primeiro

- Futuros leitores/seguidores do Mescla.

Formato do programa: Aniversário Mescla

Promoção Mescla

Momento Mescla

PROMOÇÃO MESCLA Justificativa: Conforme mapeamento dos públicos e da análise das redes sociais, observou-se que há pouca interação que gere engajamento com os públicos que seguem o Mescla nas redes sociais, principalmente, na Fanpage. Dessa forma, chegou-se a conclusão que a melhor forma para desenvolver um relacionamento que garanta aproximação com os seguidores da fanpage e, conseguentemente, aumentar seu número de seguidores, além de evidenciar os cursos que formam a Escola da Indústria Criativa, será por meio de uma promoção. Tal promoção dará ao Mescla visiblidade, que esse plano de comunicação tem como objetivo principal.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Ações/Período

Kit Mescla De 07/05 a 25/05

Onde?

Público alvo

- Usuários do Facebook; Facebook

- Futuros leitores do Mescla.

Objetivo Geral

Objetivo Específicos - Interagir com os seguidores da fanpage;

Comemorar o aniversário com quem Atrair mais seguidores para a já acompanha o Mescla fanpage; e com os novos seguidores. - Evidenciar os cursos da Escola da Indústria Criativa.

Dinâmica: Lançar na fanpage do Portal duas Promoshare cujos prêmios serão formados pelos itens arrecadados com os coordenadores dos 14 cursos que formam a Escola da Indústria Criativa. A promoção é pensada para comemorar com os seguidores esse primeiro ano do Mescla e, também, atrair futuros leitores (seguidores). Para participar da promoção é necessário que os concorrentes curtam a página do Mescla no facebook, marquem dois amigos e compartilhem o post no seu perfil pessoal em modo público. O primeiro card da ação sera publicado no dia 7 de maio e segundo no dia 14 de maio. Ao todo, serão criados seis cards: dois referentes aos itens de cada kit em que junto serão publicados textos informando o regulamento e onde pegar os prêmios; dois referentes a reforço para chamar a atenção para a promoção e relembrar sobre o dia do sorteio e os dois últimos para revelar os ganhadores de cada kit – que serão sorteados pelo programa online “sorteador”.

Formas de retorno: Pelo número de: curtidas, comentários e compartilhamentos.

MOMENTO MESCLA Justificativa: Como visto no mapeamento dos públicos estratégicos, há pouco ou nenhum investimento em comunicação institucional, o que evidencia nenhuma preocupação dos criadores e mantenedores do Mescla para criar estratégias de divulgação para serem usadas pelo site. Desse modo, esse projeto justifica-se com a intenção de propor meios eficazes para divulgar e evidenciar aos públicos estratégicos a razão de existir do


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Mescla, por meio de instrumentos e meios de comunicação especifícos para os públicos mapeados.

Período

Público alvo

Objetivo Geral

- Comunidade Unisinos; - Seguidores do perfil Mescla nas redes De 24/04 a 22/05

sociais; - Leitores do site Mescla; - Futuros leitores/seguidores do Mescla.

- Divulgar o Mescla aos públicos estratégicos

por

intrumentos

e

meio

de

veículos

de

comunicação.

Formato do projeto:

Publicação no Notícias Unisinos Reportagem Especial no Mescla Edição Especial no Paredão

Momento Mescla

Lançamento da Newsletter Entrevista na Rádio Unisinos

O que?/Período

Reportagem Especial 24/04

Onde?

Mescla

Público alvo - Criadores e Mantenedores do Mescla - Leitores do site.

Objetivo específico

- Contar a história do Mescla por meio de quem participa e já participou do veículo.

Justificativa da escolha do veículo/instrumento: Pelo próprio Mescla ser um veículo de informação sobre o que acontece na Indústria Criativa, nada mais juisto de que o próprio portal vire notícia no seu primeiro aniversário.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Dinâmica: No dia 24/04 será publicada uma matéria sobre o aniversário do Mescla. O conteúdo será referente a história do portal, contando como e o porquê do seu surgimento, os desafios de mantê-lo no ar e os objetivos para o futuro. Para falar sobre o assunto, será feita uma seleção de alguns estagiários antigos e atuais da Agexcom que participaram de alguma forma, durante esse período de 1 ano, da criação e manutenção do site. Além disso, serão entrevistados alguns professores que também ajudaram no nascimento do Mescla.

O que?/Período

Onde?

Público alvo

Objetivo Especifíco

- Campus São Leopoldo (Setor D); Edição Especial 07/05 a 21/05

Paredão da - Futuros leitores/seguidores Comunicação do Mescla;

- Informar o setor D sobre o aniversário do Mescla.

- Usuários do Facebook; Justifica da escolha do veículo/instrumento: A escolha do Paredão é devido a sua localização, pois é no setor D onde as equipes de estagiários do Mescla, na maior parte do tempo, produzem o conteúdo do site. Dessa forma, é importante informar aos estudantes, profissionais e professores do setor D que a Escola da Indústria Criativa possui um site cheio de conteúdo pertinente a comunicação, design e inovação.

Dinâmica: Será feita a proposta de fazer uma parceria com o Paredão da Comunicação – jornal mural que fica localizado no corredor D04 - para que a sua 4ª edição seja em um formato especial em comemoração ao aniversário do Mescla. Por isso, serão sugeridas as seguintes pautas: A experiência da Agexcom em idealizar a campanha de aniversário do Mescla (Agex Comunica), mostrar curiosidades sobre os 7 estagiários de jornalismo do Mescla (Espaço Gente), contar a historia e a idelialização do Mescla (Mescla Mix) e mostrar as fotos dos bastidores das coberturas, reportagens e eventos do Mescla (Click). Após o Paredão ir ao ar, sua versão online será publicada no fanpage do curso de Relações Públicas e será compartilhada na fanpage do Mescla.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Formas de retorno: De forma presencial, não há como medir o alcance, mas na forma virtual há duas maneiras. Antes de ser publicado na fanpage do curso de Relações Públicas, o conteúdo do Paredão é salvo na plataforma Issu onde se pode saber o número de pessoas que leram a publicação. A segunda forma é pela fanpage do curso de RP, que apresentam a quantidade de: curtidas, comentários e compartilhamentos. O que?/Período

Onde?

Público alvo

Objetivo Específico

- Comunidade Unisinos Envio de release 21/04

Notícias Unisinos

- Futuros leitores/seguidores do Mescla

- Gerar conhecimento para toda a Unisinos sobre a existência do Mescla.

Justifica da escolha do veículo/instrumento: Pelo Mescla ser um veículo que reforça o conceito de escolas empregada pela Unisinos, trabalhando, especificadamente, com temas da Indústria Criativa, é de interesse da universidade comunicar sobre isso. Além desse fato, o fanpage possui mais de 161 mil seguidores, o que faz com que o número de pessoas que possam ser alcançadas pela publicação seja expressivo.

Dinâmica: Será encaminhado a Assessoria de Imprensa da Unisinos um release informando sobre a comemoração de 1 ano do Mescla. No texto será apresentado a quantidade de matérias que foram publicadas nesses 365 dias, a razão pela qual o site foi criado e divulgar a promoção do Kit Mescla. Métricas e formas de retorno: Toda a matéria do Notícias Unisinos é, posteriormente, publicada na fanpage da Unisinos. Sendo assim, a forma de medição e de retorno será por meio do número de comentários, curtidas e compartilhamento da matéria na fanpage da universidade.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

O que?/Período

Onde?

Público alvo

Objetivo Especifico

Lançamento da Newsletter do Mescla 22/05

Newsletter da Unisinos

- Alunos e coordenadores da Indústria Criativa.

- Lançar a newsletter do Mescla para alunos, professores e coordenadores da Indústria Criativa.

Justifica da escolha do veículo/instrumento: A newsletters será usada para manter uma relação com o público em longo prazo, mantendo contatos periódicos, no período de 15 dias. A intenção é, justamente, de fazer com que o conteúdo que é produzido pelos repórteres seja visto pelos alunos, professores e coordenadores da Escola da Indústria Criativa.

Dinâmica: O lançamento da newsletter do Mescla é dividido em 2 partes: • Dia 22/05, o Núcleo Digital da Unisinos disparará um e-mail marketing (produzido pela Agex) informando sobre o aniversário do Mescla e, consequentemente, convidado os alunos da Escola da Indústria Criativa para se inscreverem na newsletter; •

Dia 23/05, será a vez dos coordenadores e professores. Eles não receberão o e-mail marketing da Unisinos, pois cada coordenador terá seu endereço eletrônico institucional inscrito automaticamente para receber a newsletter. Mas para que essa proposta de divulgação aconteça, será solicitado a Secretaria Compartilhada da Escola da Indústria Criativa uma listagem dos nomes de todos os docentes para que, possa-se inscrevê-los.

Métricas e formas de retorno: Pelo número de inscritos até o período de envio da primeira newsletter.

O que?/Período Entrevista na rádio 26/04

Onde?

Rádio Unisinos

Público alvo - Comunidade Unisinos; - Futuros leitores/seguidores do Mescla.

Objetivo Especifíco - Anunciar a campanha de aniversário do Mescla; - Iniciar a chamada comemorativa de aniversário do Mescla na rádio.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Justifica da escolha do veículo/instrumento: A rádio é um meio de comunicação que você tem acesso a qualquer hora e local. Pode-se ouvir, por exemplo, em casa, no carro, pelo celular. No caso da Unisinos.fm, a escolha por esse veículo é devido a ser uma rádio educativa onde são expostos diferentes conteúdos pertinentes à produção de conhecimento e métodos inovadores de trabalho e aprendizagem, conforme conta no site da Unisinos.fm. E pelo Mescla ser uma criação e produção de professores e alunos e por estar de aniversário, seria interessante estar presente na programação do rádio para divulgar o Portal.

Dinâmica: A professora Anelise Zanoni irá ao programa Conexão Unisinos para falar sobre o Mescla, contando sobre a relevância do portal, o que difere o portal dos outros veículos, quem são os repórteres que escrevem as matérias. Além disso, nesse dia, será iniciada a chamada de aniversário do Mescla na rádio Unisinos.Fm, mencionando os números de trabalhos realizados e convidando os ouvintes a acessarem o site. Métricas e formas de retorno: A fanpage da Rádio Unisinos, disponibiliza, após a entrevista com os seus convidados, um pequeno trecho do bate-papo. Sendo assim, nossa métrica e forma de retorno dessa ação é com base no número de curtidas, comentários e compartilhamentos que a publicação terá.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

PEÇAS DE DIVULGAÇÃO E/OU APOIO DAS AÇÕES

Peça

Descrição Peça que será usada para repaginar os perfis do Facebook e Instagram do Mescla, tendo como proposta a identidade visual da campanha de aniversário. Peça que será usada para repaginar os perfis do Facebook e Instagram do Mescla, tendo como proposta a identidade visual da campanha de aniversário. Peça que será usada em toda e qualquer fotografia que o Mescla use, durante o período da campanha.

Mockup da imagem de um pedaço do vídeo do Mescla no Totem da Unisinos Porto Alegre.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Peças que serão usadas nos stories do Instagram para apresentar dados sobre as produções realizadas nesses 365 dias.

Card que será publicado no dia 24/04 em comemoração ao aniversário do Mescla nas redes sociais.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Adesivo para ser usado tanto no campus Porto Alegre (nas portas do andar B ou nos pilares) quanto no São Leopoldo (na entrada principal do setor D, substituindo o adesivo do antigo portal Unicos.

Imagem de um trecho do vídeo institucional publicado na fanpage do Mescla.


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

CRONOGRAMA


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

ANEXOS

Análise das redes sociais (Facebook). Periodicidade Mês Dia Horário Gif Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Fev. Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar Mar

9 10 12 13 14 15 15 16 17 19 20 22 22 23 24 26 27 28 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 5 6 6 7 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9

14h 14h 14h 14h30 14h 13h 15h 14h 14h30 15h 15h30 14h 16h 15h 15h 15h 15h30 15h 14h 15h 15h45 16h02 16h35 17h03 17h30 16h06 17h 17h30 16h43 15h52 17h05 18h05 15h55 16h25 16h30 17h30 17h50 18h20 14h 15h45 17h10 17h45 18h30

Forma do conteúdo Víde o

Card

x

Text o

Compartilhad o

x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla Não site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla site Mescla

Interação Obs

perfil

Volta às atividades Monitoria de PP

Vagas TEDxPoa Prêmio do Estadão Inscrição TEDxPoa Cobertura

Concurso

Vaga de estágio

Nº curtid a 1 0 0 6 0 0 1 3 2 2 1 1 0 1 0 0 3 0 0 8 5 2 3 5 0 17 3 4 8 9 3 1 2 5 3 2 4 8 1 2 2 2 3

Nº comentári o 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Nº compartilhament o 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0


Escola da Indústria Criativa Ciências da Comunicação

Telefone: 3591 1122 – Ramal 1359

Análise das redes sociais (Instagram). Periodicidade Mês

Dia

Jan. Fev. Mar Mar Mar Mar

16 10 2 12 12 16

Forma do conteúdo Foto Vídeo Texto Compartilhado x x x x x x

x x x x x x

Não Não Não Não Não Não

Interação Nº curtida 59 51 42 62 47 31

Nº comentário 0 0 2 2 2 1

Plano de Comunicação - Aniversário do Mescla  

Plano de comunicação realizado para o aniversário do Portal Mescla - da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no período letivo de 2018/1.

Plano de Comunicação - Aniversário do Mescla  

Plano de comunicação realizado para o aniversário do Portal Mescla - da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no período letivo de 2018/1.

Advertisement