2 minute read

ORGULHO DA GRAMA

VALDIR DEZAN VIRA JOGO E VENCE O 10º TORNEIO ABGS

Um dia para entrar na história do Fazenda da Grama Country & Golf Club. O associado Valdir Dezan tem mais uma conquista em sua trajetória no golfe, com recordes pessoais: virou o jogo sobre Roberto Gomez, o maior colecionador de títulos do Brasil, nos buracos finais, para vencer o 10º Torneio ABGS de Golfe Sênior, no dia 1º de junho. A competição contou com 80 jogadores em campo e valeu para os rankings sênior e pré-sênior scratch da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

O fato de derrotar Gomez, quatro vezes campeão sul-americano sênior – duas vezes no individual e duas vezes por equipes – é mais um destaque da carreira recente de Dezan, que já jogou cinco vezes abaixo de sua idade, coisa rara no golfe, inclusive no seu aniversário de 72 anos, quando marcou 71.

Dia Da Vit Ria

Dezan, que começou o dia com um bogey-6 no buraco 1, voltou ao par do campo com birdie no 11, para empatar em primeiro, depois que Gomez fez bogey no mesmo buraco. Mas quando já sonhava em jogar a idade mais uma vez, Dezan devolveu três tacada seguidas, a começar por mais um bogey em par 5, no 13, seguido de bogeys no 14 e no 15, os dois greens mais difíceis do campo.

Depois de novo birdie no 15, seu quarto do dia, Gomez vencia por três tacadas, mas colocou tudo a perder ao fazer duplo bogey no 16 e triplo bogey no 17, dois pares 4, para jogar 77, cinco acima. O suficiente para Dezan, que bate curto, mas acerta quase todas as raias e greens, vencer por duas, com 75 tacadas, três acima do par e da idade, um título mais do que merecido e festejado até pelos adversários.

O terceiro lugar foi muito disputado, com quatro jogadores separados por uma tacada. Caio Najm e Lyn Ahan, terminaram empatados em terceiro com 80 tacadas, seguidos por Doug e Thó, em quinto, com 81. Já na classificação por handicaps índex até 14, Lyn venceu com 69 tacadas, seguido por José Batista, do Fazenda da Grama, vice-campeão com 74, mesmo resultado de Thó, que ficou em terceiro nos critérios de desempate.

Outras Categorias

As demais foram disputadas na modalidade stableford. Na 14,1 a 23, mais um título para o Fazenda da Grama, com Waldemir Pettená vencendo com 40 pontos, contra, 37 de Oswaldo Pereira, do Clube de Golfe de Campinas, e 34 de Francisco Silveira, do Damha, que completaram o pódio. E na 23,1 a 32, Umberto Facchinei, do Imperial, venceu com 40 pontos, seguido por Nelson Sato, do Riacho Grande, vice com 34, mesmo total de Sergio del Porto, do Fazenda da Grama, que levou o troféu de terceiro lugar.

Nas categorias por idades, também stableford, Semensato venceu na 55 a 59 aos, com 32 pontos. Na 60 a 65, venceu Henry Munhoz, do Riacho Grande, com 34. Gomez não levou o troféu principal, mas foi campeão entre os de 66 a 70, com 34 pontos. Na 71 a 75 anos, Isaac Dayan, do Riacho Grande, foi campeão com 31 pontos, e na 76 anos ou mais, Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, foi o melhor, com 32 pontos.

Entre os pré-seniores (40 a 54 anos), Luiz Carlos Gantus, da Fazenda Boa Vista, foi campeão scratch com 81 tacadas, seguido por Otávio Lima, de Bastos, com 83, e por Émerson Godinho, do Vista Verde, com 84. Entre os pré-seniores com handicap índex até 14, o troféu de campeão foi para Otávio Lima, com 73 net, e na 14,1 a 32 ganhou Rogerio Xavier, do Guarujá.

Ivanilde Dezan deu mais um título scratch para a Grama ao vencer a competição feminina com 80 tacadas. Ângela Rappa Santos foi a campeã na 16,1 a 32, com 35 pontos, seguida por Shigueko Sako, com 33. Houve ainda duas categorias para convidados da casa. Na até 14 venceu Ralf Hakim, com 85 tacadas; e na 14,1 a 32, André Carracedo foi campeão com 40 pontos.