Issuu on Google+

Agrupamento de Escolas de Gouveia BOLETIM DA BIBLIOTECA DE VILA NOVA DE TAZEM 2º PERÍODO ANO LETIVO 2013/2014

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Realizou-se no dia 9 de janeiro o Concurso Nacional de Leitura - 1ª Fase - a nível de escola. Este evento teve a colaboração de alunos do 3ºciclo. Os alunos vencedores foram: Francisca Ramalho - 8ºano Catarina Nunes - 8ºano Carolina Oliveira - 9ºano Parabéns a todos os participantes.

PALESTRA SOBRE O HOLOCAUSTO Nesta edição: Concurso Nacional 1 de Leitura Palestra sobre o Holocausto

1

Hora do conto em fevereiro

2

Sessão com a GNR

2

Semana Nacional de Leitura

3

Melhores leitores do 2º período

4

Poema de Luís Vaz 4 de Camões

A palestra surgiu, segundo a professora que leciona a disciplina de História, como uma forma de complementar o conteúdo académico. O evento teve como dinamizadora, a docente Lurdes Paraíso e foi aberto a todos os discentes do nono ano que estão, neste momento, a estudar a Segunda Guerra Mundial. Pela importância histórica, esta atividade é uma lição de vida. Muito mais do que transmitir e preparar os alunos academicamente, contribui para a vida deles. Melhor do que apenas ensinar, é também ter a oportunidade de ouvir o relato de alguém que visitou locais de interesse mundial de uma forma tão intensa. Com certeza que os alunos apreenderam a mensagem que a docente Lurdes Paraíso quis transmitir, uma vez que a palestra foi complementada com um grande número de fotografias dos locais mencionados na mesma.


Agrupamento de Escolas de Gouveia

Página 2

HORA DO CONTO DO MÊS DE FEVEREIRO

Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?

As atividades deste mês, propostas na “Hora do conto” visaram dinamizar e animar um conto ou uma história, que servirá de base à realização de trabalhos. Com estas atividades pretende-se estimular a expressão criativa dos alunos do Pré-escolar e 1ºciclo,apelando para a participação de todos. O objetivo primordial desta atividade é satisfazer o gosto pela leitura, para que as crianças encarem este momento como um momento agradável. Na “Hora do conto” estamos a dinamizar algumas das obras aconselhadas pelo Plano Nacional de leitura, realizando posteriormente a sua interpretação através de fichas de leitura e trabalhos de expressão plástica. Ainda temos muitas histórias para contar.

DIA MUNDIAL DA INTERNET SEGURA No âmbito das comemorações do Dia da Internet mais Segura, a equipa da Biblioteca planificou uma sessão de sensibilização

em

parceria com a G.N.R dirigida a alunos e Encarregados de Educação. A atividade teve a colaboração da Junta de freguesia e da Associação de Pais.


SEMANA NACIONAL DE LEITURA

Página 3

“ A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente essa sede!” Carlos Drummond de Andrade Para fazer nascer um pouco mais a sede pela leitura, a Biblioteca escolar dinamizou mais uma Semana Nacional de Leitura, que decorreu do dia 31 de março a 4 de abril. Ao longo da semana foram lidos textos e histórias entre salas e alunos, foi elaborado o “Livro de Memórias”, com a finalidade de perpetuar os acontecimentos mais relevantes efetuados na Biblioteca escolar. Decorou-se a Biblioteca, o corredor e o Hall de entrada com excertos e citações de obras de autores portugueses. Teve lugar o “Concurso Interturmas” com discentes do 8ºano; o “Café com Letras” com os professores e funcionários; uma “Sessão de Contos” dinamizada pela contadora de histórias Mariana Aires, para os alunos do 1ºciclo; as “Olimpíadas da Ortografia” param as turmas do 2º e 3ºciclos; um “Concurso de Leitura” para os alunos do 2ºciclo; Visionamento do filme “A rapariga que roubava livros” e a “Hora do conto” para os mais pequenos do ensino Pré-escolar, não tendo esquecido os mais novos do Abrigo da Sagrada Família de Lagarinhos e Casa do Povo de Vila Nova de Tazem. A Equipa procurou diversificar as atividades de forma a envolver toda a comunidade educativa e mostrar que “Ler é sonhar pela mão de outrem”.


MELHORES LEITORES DO 2º PERÍODO Mês/Ciclo

2º ciclo

3ºciclo

janeiro

Fátima Ferreira Lúcia Ferreira Tatiana Loureiro

Mafalda Ferreira

fevereiro

Lúcia Ferreira

Mafalda Ferreira

março

Helder Cruz Lúcia Ferreira

abril

Helder Cruz Lúcia Ferreira Beatriz Marques

Adriana saraiva Bruna Fernandes Adriana Pimenta Francisca Ramalho Catarina Nunes Ana Gaudêncio Carolina Marques Beatriz Marques Beatriz Costa Mafalda Ferreira

Catarina Amaro

Estamos na Web : http://biblioteca-v-n-tazem.blogspot.pt/

AMOR É UM FOGO QUE ARDE SEM SE VER Todas as crianças têm direito de

crescer

em

segurança,

num clima de tranquilidade, sem medos nem receios.

Amor é um fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se e contente; É um cuidar que ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luís Vaz de Camões, in "Sonetos" 1524 // 1580 Poeta


Boletim do 2ºperiodo