Page 1

1ยบ S E M E S T R E 2 019


Carta da Direção às famílias Sr(a). Responsável, O 1º semestre letivo de 2019 está terminando. Nessa ocasião, dirijo-me a vocês, com o coração cheio de alegria e esperança, para compartilhar, por meio deste encarte, um pouco da riqueza que emerge do trabalho realizado com os nossos estudantes no cotidiano da escola. O 1º semestre foi um período de criatividade, produção intensa, construção coletiva, múltiplos saberes, fazeres e aprendizagens. Aproveito a ocasião para agradecer o apoio recebido de inúmeros pais, alunos, antigos alunos, colaboradores docentes e não docentes, amigos(as) e tanta gente de boa vontade que caminha ao lado do Colégio Loyola, depositando não só sua confiança em nosso trabalho, mas também colocando seus dons a serviço da missão


educativa da Companhia de Jesus. Esse apoio, vindo das diversas partes, nos dá a certeza e a segurança dos valores que regem nossa prática pedagógica e, portanto, do caminho que a escola tem trilhado nesses 76 anos de existência. Nosso objetivo é a emancipação de crianças e jovens, por meio de um processo de formação integral, à luz da gratuidade do amor de Deus e de seu perdão para com todos, expressos no Evangelho. Ressalto que nós continuaremos radicados em nossas convicções e no que pretendemos como proposta educativa, manifesta no Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação em “[...] atender às exigências de uma sociedade que vem combatendo preconceitos, discriminações, barreiras entre indivíduos, povos e culturas” (PEC, 49) e no chamado do Papa Francisco a construirmos pontes ao invés de muros. Segundo exprimiu Pe. Arrupe SJ, uma das figuras relevantes na história da Companhia de Jesus e da Igreja do século XX, “o que define um centro educativo da Companhia é o seu produto, a saber, as pessoas que ele forma. Esta excelência consiste em que nossos alunos, sendo pessoas de princípios retos e bem assimilados, sejam, ao mesmo tempo, pessoas, abertas aos sinais dos tempos, em sintonia com a cultura e com os problemas do seu tempo, e pessoas para os demais. O verdadeiro objetivo de nossos centros de educação está no especificamente humano e cristão” (cf. P. Arrupe, Nuestros Colegios: hoy y mañana).


Iluminados pela fé, com olhos fitos em Cristo, reafirmamos o compromisso desta instituição com um processo formativo de qualidade e a parceria com as famílias para condução da formação de seus(suas) filhos(as), principais destinatários de nosso trabalho e protagonistas de suas ações, conforme preconizado em nossos documentos institucionais e segundo o modo de experimentar a fé cristã a partir da Espiritualidade Inaciana. Chamados a atuar nas fronteiras onde a vida humana se encontre ameaçada, sejam elas culturais, políticas, geográficas, econômicas e sociais, posicionamonos do lado do Evangelho de Jesus Cristo, da Igreja e da Companhia de Jesus em suas atuais preferências apostólicas:


1. Mostrar o caminho para Deus por meio dos Exercícios Espirituais e do discernimento. 2. Caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade, em uma missão de reconciliação e justiça. 3. Acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor. 4. Colaborar no cuidado da Casa Comum. (Fonte:https://jesuitas.lat/attachments/article/1196/2019-06_19feb19_ESP-.pdf)

Independentemente de seu modo de pensar ou se posicionar, para o cristão, o outro é digno de respeito e de consideração, pela simples condição de fé que nos iguala: sermos filhos e filhas de Deus. Continuaremos nossa tarefa, fiéis à tradição jesuíta – transmitida pelos que nos precederam e declarada nos documentos institucionais – e ao mandamento de Cristo, traduzido em “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, com o compromisso de nos qualificar sempre e cada vez mais como Colégio da Companhia de Jesus. Pelo Conselho Diretor,

Juliano Tadeu dos Anjos Oliveira Diretor Geral . Colégio Loyola


O pr i meiro semestr e d e 2019 estĂĄ ch egando ao fi m e a gente qu e r co m partilhar co m vocĂŞ u m pou qu in ho de t u do d e bom qu e aco nteceu no Loyola. . .


Começamos 2019 com o “pé direito”, ou melhor, com os dois pés! Nossa estudante Luísa Sousa Lima Leite fechou a Redação do Enem 2018. Apenas 55 estudantes em todo Brasil conseguiram alcançar a nota máxima, 1000 pontos. Ela concluiu o Ensino Médio no ano passado e já está cursando Direito na UFMG.

Entrevista:


Atividade do 2º Ano EF Que tal iniciar o nosso giro do semestre pelos Laboratórios? Dentro deles acontecem coisas incríveis. E quem conta para a gente são as turminhas do 2º Ano. Sabe o que eles foram fazer por lá? Experiências, várias experiências, sobre os cinco sentidos, sobre o que há de tão importante por dentro dos alimentos, e muito mais...


Atividade do 3º Ano EF Há uma série no Colégio Loyola que está ficando craque quando o assunto é o “Cuidado da Casa Comum”, uma das Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus. Essa consciência de preservar o ambiente, inclusive os espaços da escola, começou lá na turma G. Os estudantes foram até homenageados pela iniciativa e pelo exemplo de cuidado com a sala de aula. Com isso, estão colaborando com o trabalho da equipe do setor de Limpeza, e levando essa consciência para os colegas das outras séries.


Atividade do 4º Ano EF É “aulão” que fala? Sim. Essa que a gente vai mostrar teve o objetivo de proporcionar aos estudantes do 4º Ano uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Minas Gerais, sua arquitetura, culinária e religiosidade. E para ter um contato mais próximo com a nossa origem, a nossa identidade, ninguém melhor do que quem conviveu com povos indígenas do município mineiro de Caldas. Na palestra sobre indígenas, a professora Cecília Antonini falou das tradições, hábitos e curiosidades do povo Xukuru Kariri.

Vídeo:


Atividade do 5º Ano EF E a Educação Bilíngue? Vai bem, obrigada! Os estudantes do 5º Ano estão dando um show. Motivados a refletir sobre as possibilidades de representação da figura humana antes e depois da máquina fotográfica, eles conheceram diversos artistas e estilos e produziram seu autorretrato em aquarela. A explicação sobre o que aprenderam com essa atividade de Arte você curte em vídeos, gravados em Inglês.

Vídeo:


Atividade do 6º Ano EF A existência de uma nova corrente migratória, defendida por estudiosos internacionais e brasileiros, confrontando a teoria estudada no livro “Os Meninos da Planície”, foi parar no Tribunal do 6° Ano. Qual a melhor argumentação e provas materiais para comprovação de cada uma das teorias estudadas? Nossos alunos estão ficando feras em júri simulado, estratégia que auxilia a construção e desconstrução de conceitos e argumentos, favorece a pesquisa, instiga o senso crítico, a participação e a reflexão.


Atividade do 7º Ano EF Por onde andam os estudantes do 7º Ano? Eles estão lá na Creche Nossa Senhora da Paz, no Voluntariado Educativo. Brincando! Brincando, conhecendo outras realidades e apoiando as educadoras no desenvolvimento de atividades acadêmicas, esportivas e culturais com crianças de 1 a 5 anos. Enquanto isso, trabalham suas próprias habilidades: autonomia, organização, trabalho em equipe, mobilização social, atenção e cuidado com o outro.


Atividade do 8º Ano EF Água. Estamos muito preocupados com ela, principalmente depois de explorar a dramática situação do Rio Paraopeba. Os alunos do 8º Ano aproveitaram a leitura do conto “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa, e desenvolveram um material educativo sobre a necessidade de preservar ao máximo esse recurso natural. Eles também criaram um livreto em que abordam a tragédia vivida pelas famílias vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho.


Atividade do 9º Ano EF Projeto de Série. É com a gente. O Formação para Cidadania levou os estudantes do 9º Ano a várias instituições públicas responsáveis pela garantia dos direitos dos cidadãos, como a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e o Tribunal Regional do Trabalho. Essa turma “aí oh!” foi ver “in loco” o funcionamento da Cidade Administrativa.


Atividade da 1ª Série EM E foi na 1ª Série que a gente descobriu, recentemente, mais um talento para as artes. Carolina Chagas foi a vencedora do Concurso de Desenhos para composição da identidade visual da Semana da Cultura, Arte e Literatura. Confira a imagem! Iguais a ela, estamos cheios de talentos.


Olha quem veio estrear sua carreira artística na inauguração do Passo das Artes Virtual (www.passodasartesvirutal. com.br), primeira galeria de arte virtual de uma escola particular de Educação Básica em Belo Horizonte... Pedro H Carvalho e sua exposição ENTRE, com esboços, pinturas, cadernos de desenhos e anotações sobre temas variados, passando pela figura humana, paisagem e natureza-morta.

Site:


E se você chegou a pensar que nossos talentos estão concentrados nas artes, leia os resultados da Olimpíada Canguru de Matemática e outras olimpíadas científicas. O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano, nos 75 países. Em 2019, 99 estudantes do Loyola foram premiados, sendo seis (6) com medalhas de ouro. Apenas 1% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem essa classificação. Vamos parabenizar nossos medalhistas de ouro.

MATEUS RESENDE OTTONI - 8º Ano PEDRO LANNA MACHADO - 6º Ano LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA MARQUES - 4º Ano RAFAEL CARVALHO MARTINS - 4º Ano HENRIQUE DE ARAÚJO ABREU ANDRADE - 4º Ano CAMILA REIS QUITES TEIXEIRA - 4º Ano


G ostou ? Alé m d isso, ti ve mos 1 8 m edal h istas d e pr ata, 37 d e br o n ze e 3 8 h o n r as ao m é r ito.

E tem mais resultados à vista: 12 estudantes do Loyola foram classificados para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).


Atividade da 2ª Série EM Cidadania Global. Temos também! E o LoyolaMUN é um exemplo de que esse conceito, tão caro e que vem sendo amplamente difundido nas escolas da Companhia de Jesus atualmente, é realidade no Colégio Loyola. Na simulação, que aconteceu no mês de junho, os estudantes mostraram, concretamente, como é possível aprender a aceitar a si mesmo, a valorizar-se como pertencente a um espaço e tempo, descobrindo que há pessoas que devem ser igualmente respeitadas e valorizadas de acordo com sua visão e contexto social cultural.


Uma das atividades preparatórias para o LoyolaMUN XX foi a participação dos estudantes no Concurso Internacional de Ensaios e Vídeos Anne Frank. E olha quem conseguiu chegar à final:

Júlia Duarte


Atividade da 3ª Série EM Eles estão se preparando para deixar o Ensino Médio. E a gente já está como? Morrendo de saudade do que vivemos juntos neste ano... como a subida do Pico da Bandeira, um momento especial de reflexão, convívio e superação, e a Semana do 3ºRão, cinco dias de programação, nada convencional, com oficina de teatro, show musical, concurso de fantasia, júri simulado em inglês, palestras e mesas de debate sobre assuntos totalmente voltados para quem está se preparando para entrar na universidade. Sem contar, já contando, a gincana em favor do Instituto Mário Penna, em que nossos estudantes arrecadaram mais de 170 quilos de alimentos, 230 caixas de leite e 550 fraldas.

Pico:

Semana do 3ºRão:


A ntigos alu nos br i l h a n do! A g e nte mostr a par a voc ê . Medalha Tiradentes Ela aprendeu com a gente a ser solidária e não esqueceu a lição. Claudia Mayorga, doutora em Psicologia Social e Pró-Reitora de Extensão da UFMG, foi homenageada com a Medalha Tiradentes em reconhecimento ao trabalho que realizou na ocasião do rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho.

E te m m a is. . .


Dia das Rosas com Grêmio Quer jeito mais lindo de comemorar aniversário do que promovendo a aproximação de estudantes e de colaboradores? O Grêmio Estudantil, um dos mais atuantes dos últimos anos, é a prova dos princípios que fazem da nossa escola uma referência em valores humanos. Os estudantes promoveram o Dia das Rosas, uma data para troca de mensagens, chocolates e flores. Mais de 320 rosas e 350 bombons, com seus respectivos cartões, foram entregues a alunos e profissionais docentes e não docentes.

Vídeo:


Semana Santa Jovem Aqui a espiritualidade inaciana é vivida de um jeito alegre, espontâneo, apaixonado, criativo e participativo. Na Semana Santa Jovem (SSJ), os estudantes têm a oportunidade de vivenciar, pela oração, reflexão e celebração, o mistério da vida de Jesus Cristo – Paixão, Morte e Ressureição – através de uma experiência comunitária de fé, que os mobiliza para uma escolha mais consciente do serviço à Igreja.


Encontro de Formação Integral Uma escola da Companhia de Jesus tem como um dos seus objetivos a formação de líderes que tenham, na justiça e no serviço, seus principais compromissos. Liderança como habilidade para transformar a si, os outros e a sociedade. Foi o desenvolvimento dessa habilidade, na teoria e na prática, que levou estudantes de todas as 14 unidades da Rede Jesuíta de Educação, incluindo do Loyola, para Mar Grande, na Bahia.

Vídeo:


iLO Estudantes do ProESA (Programa de Empreendedorismo Socioambiental), ligado ao Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (iLO), estão pesquisando problemas do mundo que os tocam de forma significativa e, com a ajuda da FDC, estão aprendendo técnicas para desenvolver um projeto de negócio socioambiental. Na abertura da edição deste ano, os estudantes receberam para uma palestra o empreendedor social Raphael Lafetá, diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade de uma organização não governamental e pai de ex-alunas do colégio.


Giro esportivo Nossas equipes esportivas estão brilhando nas quadras de Belo Horizonte em várias competições. No Torneio Anec, os times masculinos sub 15 de Futebol Society e sub 17 de Basquete ficaram em terceiro lugar. Nos Jogos Escolares de BH, os atletas da natação foram campeões gerais na categoria masculina e vicecampeões na categoria feminina, classificados para os Jogos Escolares de Minas Gerais. Ainda temos equipes de Futsal, Basquete e Vôlei nas finais, previstas para o segundo semestre, nos Jogos Metropolitanos e de Futsal, Handebol e Vôlei no Torneio da Limes.


Tudo junto e misturado. Pensa em um jeito maravilhoso de fechar o semestre. Se você pensou em uma overdose de cultura, arte e literatura, acertou. SCAL 2019. Com o tema “Minas: nossas águas, nossas vidas. Por que(m) os rios correm?”, nossos estudantes, colaboradores e famílias mostraram o olhar sensível e crítico, além de todo conhecimento, consciência e múltiplas habilidades de expressão que desenvolveram nos últimos meses.

Vídeo:


1 ยบ A no do e n s i no fu n da m e ntal


AT E NÇ ÃO! Não veja as próximas páginas se você tem sensibilidade a fofura! Os estudantes do 1º Ano EF, que chegaram ao Loyola em 2019, estão tão apaixonados quanto a gente. Olha só o que eles querem contar para você que tem no Loyola.


r e su l ta d o s o s e m ic

ac a d

E já há aprovações no vestibular saindo do forno!!! Nossa aluna Mariana Muzzi, da 2ª Série do EM, fez a prova só para treinar e passou em Medicina na Ciências Médicas. Na 3ª Série, 25 alunos contaram para nós que também passaram nos vestibulares de inverno. É orgulho demais! ANA VITÓRIA CORRÊA PARDINI - Direito / Ibmec ANDREZA DA COSTA VAL BICALHO - Direito / Dom Helder BEATRIZ JUNQUEIRA VIEIRA MACHADO PEREIRA - Direito / DomHelder BEATRIZ LOPES BESSA - Medicina / Fame(Barb) - Medicina/ PUC BRUNA DE LIMA CAMPOS CALDEIRA - Odontologia / Unifenas - Odontologia / unilavras CAMILA DE PAULA DIAS - Economia / Ibmec CARLOS VICTOR CASTRO ALVES - Administração / Ibmec CAROLINE DE VERNEUIL MACHADO - Direito / Ibmec CATHARINA CANÇADO AVELAR - Medicina / PUC DANIELA ANDRADE ROQUETTE REIS - Eng. Produção / Ibmec FERNANDO MUZZI TAVEIRA - Administração / Ibmec GABRIELA MOTTA PAOLUCCI - Economia / Ibmec HENRIQUE VIEIRA FIGUEIREDO URBANO - Economia / Ibmec ISABELA LAMOUNIER DE CARVALHO - Medicina / C. Médicas ISADORA LIMA TELES BAETA ZEBRAL - Medicina/ PUC LAURA ANTUNES BONO - Direito / Dom Helder LÍVIA AZEVEDO VASCONCELLOS - Eng. Produção / Ibmec LUIZA CADAVAL ROCHA - Medicina / C. Médicas LUIZA FARIA VASCONCELOS - Economia / Ibmec MARIANA NICÁCIO CANTELLI - Medicina / Barbacena NATÁLIA MATOS DE ANDRADE SATHLER - Direito / Dom Helder RENATA GOMES RIBEIRO - Economia / Ibmec PAULA MIZAEL CAMELLO - Administração / Ibmec SOFIA RAMOS JAYME - Psicologia / Fumec THIAGO TEIXEIRA DE SOUZA JUNQUEIRA - Engenharia / Ibmec


Av. do Contorno, 7919, Cidade Jardim - BH/MG (31) 2102-7000

Profile for Colégio Loyola

Fique por dentro do que aconteceu no Loyola no 1º semestre 2019  

Fique por dentro do que aconteceu no Loyola no 1º semestre 2019  

Profile for loyola16
Advertisement