História de Loriga - Terras de Portugal - Wikidot - Pelo historiador António Conde

Page 1

Criar

contaou

Terra d Portuga

Portuga e pormenor!

árvoredecategoriasobjectivoajudaquemsomoslinks

Lorig

Portugal»Divisõesadministrativas»NUTS»RegiãoCentro»Sub-regiãoSerradaEstrela»Seia»Loriga

LorigaéumavilaefreguesiaportuguesadoconcelhodeSeia,distritodaGuarda.Tem 36,52 km²deárea,1.367habitantes(2005)edensidadepopulacionalde37,51hab/km². Temumapovoaçãoanexa,oFontão.

Loriga encontra-se a 20 km de Seia, 80 km da Guarda e 320 km de Lisboa. A vila é acessívelpelaEN231,etemacessodirectoaopontomaisaltodaSerradaEstrelapela EN338,estradaconcluídaem2006,seguindoumtraçadoeumprojectopré-existentes, com um percurso de 9,2 km de paisagens deslumbrantes, entre as cotas 960 metros (PorteladoArão)ouPorteladeLorigae1650metros,doisquilómetrosacimadaLagoa Comprida,ondeseligacomaEN339.

É conhecida como a "Suíça Portuguesa" devido à sua extraordinária paisagem e localização geográca. Está situada a cerca de 770 metros de altitude, na sua parte urbanamaisbaixa,rodeadapormontanhas,dasquaissedestacamaPenhadosAbutres (1.828 metros de altitude) e a Penha do Gato (1.771 metros), e é abraçada por dois cursosdeágua:aRibeiradeLorigaeaRibeiradeSãoBento,queseunemdepoisda E.T.A.R.ARibeiradeLorigaéumdosmaioresauentesdoRioAlva.Estásituadanum vale glaciar e tanto o local onde se encontra a Vila como a Garganta de Loriga são consideradospontosdeinteressegeológico.

Toponími

A rua da Oliveira é uma rua situada no centro histórico da vila. A sua escadaria tem cerca de 100 degraus em granito, o que lhe dá características peculiares. Esta rua recorda muitas das características urbanas medievais do centro histórico da vila de Loriga.

Link principai

Páginainicial Comoparticipar?

Objectivos

FAQ-Perguntasfrequentes

Artig alterad

Mudançasrecentes

Vela

PóvoadaRainha

BeautifultableHenceBringBackLostLoversCall+256783558048

WeoerFacetoFacebusinessForGradeAHighQualityUndetectable

CounterfeitBanknotesWhatsApp:+12134363561

HighqualityundetectablegradeAA+counterfeitbanknotes,wehave availableUSD,CAD,GBP,EUjusttonameafew.Weoerface

Artig aleatóri

NogueiraDoCravo

Loriga Seia
páginasvistas PUB criar novo artigo
Procurar Procurar neste site Entrar

O bairro de São Ginês (São Gens) é um bairro do centro histórico de Loriga cujas característicasotornamnumdosbairrosmaisconhecidosetípicosdavila.Asmelhores festasdeSãoJoãoeramfeitasaqui.Curiosoéofactodeestebairrodocentrohistórico daviladeveronomeaSãoGens,umsantodeorigemcélticamartirizadoemArles,na Gália,notempodoimperadorDiocleciano,oragodeumaermidavisigóticasituadana área (actual capela de Nossa Senhora do Carmo). Com o passar dos séculos, os loriguenses mudaram o nome do santo para São Ginês, talvez por ser mais fácil de pronunciar.Estenúcleodapovoação,quejáesteveseparadodoprincipalemaisantigo, situadomaisabaixo,éanterioràchegadadosromanos.

Históri

Verartigo:HistóriadeLoriga

Lorigafoifundadaoriginalmentenoaltodeumacolinaentreribeirasondehojeexisteocentrohistóricodavila.Olocalfoiescolhidohá maisdedoismileseiscentosanosdevidoàfacilidadededefesa(umacolinaentreribeiras),àabundânciadeáguaedepastos,bemcomo aofactodeaasterrasmaisbaixasprovidenciaremalgumacaçaecondiçõesmínimasparaapráticadaagricultura.Destaformaestavam garantidasascondiçõesmínimasdesobrevivênciaparaumapopulaçãoepovoaçãocomalgumaimportância.

Festa Tradiçõe

Aolongodoanocelebram-sedemaneiraespecialoNatal,aPáscoa(comaAmentadasAlmas-cantosnocturnosmasculinos,queevocam asalmasdeentesfalecidosporalturadaQuaresma),festasemhonradeSantoAntónio(duranteomêsJunho)eSãoSebastião(noúltimo DomingodeJulho),comasrespectivasmordomiaseprocissões.Porém,opontomaisaltodasfestividadesreligiosaséafestadedicadaà padroeiradosemigrantesdeLoriga,NossaSenhoradaGuia,queserealizatodososanos,noprimeiroDomingodeAgosto.Nosegundo Domingo,temlugarafestaemhonradeNossaSenhoradaAjuda,noFontãodeLoriga.

Verartigo:TradiçõesdeLoriga

Colectividade

Está dotada de uma ampla gama de infraestruturas físicas e sócio-culturais, que abrangem todos os grupos etários, das quais se destacam,porexemplo,o GrupoDesportivoLoriguense,fundadoem1934,aSociedadeRecreativaeMusical Loriguense,fundadaem 1905,osBombeirosVoluntáriosdeLoriga, criados em 1982, cujos serviços ultrapassam as fronteiras da freguesia, a Casa de Repouso NossaSenhoradaGuia,umadasúltimasobrassociaisderelevo,eaEscolaDr.ReisLeitão.EmMarçode2007iniciaram-seasobrasdo novoquarteldosBombeirosVoluntários.

Acord d geminaçã

Lorigacelebrouacordodegeminaçãocom:

Avila,actualcidadedeSacavém,noconcelhodeLoures,em1deJunhode1996.

Patrimóni

IgrejaMatriz

CapeladeNossaSenhoradaGuia

CapeladeNossaSenhoradoCarmo Coreto

Ligaçõe terna

SitesobreLoriga

SitedaANALOR

LorigaHistóricaeNatural

BlogsobreLoriga

TrovaNossaBloguecomreferenciasaLoriga

PortalViladeLoriga

Fotograa

Galeriadosnossosvisitantes

Asfotograasdestasecção,emtodososartigos,sãocolocadaspelosnossosleitores.Oscréditospoderãoserobservadosporclicarnorodapéemlesedepois eminfo.Asimagenspoderãopossuirdireitosreservados.Maisinformaçõesaqui.

AsfotograasapresentadasabaixosãodaautoriadeVítorOliveira.

GaleriaPortugueseEyes

Terra d Portuga

Portuga e pormenor!

árvoredecategoriasobjectivoajudaquemsomoslinks

Históri d Lorig

Divisõesadministrativas»NUTS»RegiãoCentro»Sub-regiãoSerradaEstrela»Seia»Loriga»HistóriadeLoriga

SituadanaparteSudoestedaSerradaEstrela,abelezapaisagísticadeLorigaéoseu principalatractivodereferência.Ossocalcosesuacomplexarededeirrigaçãosãoum dos grandes ex-libris de Loriga, uma obra gigantesca construída pelos loriguenses ao longodemuitascentenasdeanosequetransformouumvalebelo,masrochoso,num valefértil.ÉumaobraqueaindahojemarcaapaisagemdobelíssimoValedeLoriga, fazendo parte do património histórico da vila e é demonstrativa do génio dos seus habitantes.

Topónim

Onomeveiodalocalizaçãoestratégicadapovoação,doseuprotagonismoedosseus habitantesnosHermínios(actualSerradaEstrela)naresistêncialusitana,oquelevou os romanos a porem-lhe o nome de Lorica (antiga couraça guerreira). Deste nome derivouLoriga(derivaçãoiniciadapelosVisigodos)equetemomesmosignicado.Um nomequeporsiésignicativodaantiguidadeehistóriadeLoriga,factoquejustica queacouraçasejapeçacentraldobrasãodavila.

Geologi

AformaçãogeológicadoValedeLoriga,ondeestásituadaavilacomomesmonome,estádirectamenterelacionadacomaformaçãoda própriaSerradaEstrelaeporissoumacoisanãosepodedissociardaoutra.Paraqueseentendamelhor,énecessáriosabercomose formouaSerradaEstrelaenelaoespaçoquehojeabrangeafreguesiadeLoriga.

Verartigo:HistóriageológicadeLoriga

Procurar Procurar neste site

Link principai

Páginainicial Comoparticipar?

Objectivos

FAQ-Perguntasfrequentes

Artig alterad

Mudançasrecentes

Vela

PóvoadaRainha

BeautifultableHenceBringBackLostLoversCall+256783558048

WeoerFacetoFacebusinessForGradeAHighQualityUndetectable CounterfeitBanknotesWhatsApp:+12134363561

HighqualityundetectablegradeAA+counterfeitbanknotes,wehave availableUSD,CAD,GBP,EUjusttonameafew.Weoerface

Artig aleatóri

SoutodeAguiardaBeira

História de Loriga Loriga Sorry, no photos.
PUB
novo
Origen d povoaçã páginasvistas
criar
artigo
CriarcontaouEntrar

Lorigafoifundadaoriginalmentenoaltodeumacolinaentreribeirasondehojeexisteocentrohistóricodavila.Olocalfoiescolhidohá maisdedoismileseiscentosanosdevidoàfacilidadededefesa(umacolinaentreribeiras),àabundânciadeáguaedepastos,bemcomo aofactodeaasterrasmaisbaixasprovidenciaremalgumacaçaecondiçõesmínimasparaapráticadaagricultura.Destaformaestavam garantidasascondiçõesmínimasdesobrevivênciaparaumapopulaçãoepovoaçãocomalgumaimportância.

Ante d nacionalidad

Emtermosdepatrimóniohistórico,destacam-seaponteeaestradaromanas(séculoIa.C.),umasepulturaantropomórca(séculoVI a.C.), a Igreja Matriz (século XIII, reconstruída), o Pelourinho (século XIII,reconstruído), o Bairro de São Ginês (São Gens) com origem anterioràchegadadosromanoseaRuadeViriato,heróilusitanoqueatradiçãolocalencontraorigemnestaantiquíssimapovoação.A Rua da Oliveira, pela sua peculiaridade, situada na área mais antiga do centro histórico da vila, recorda algumas das características urbanasdaépocamedieval.

Aestradaromanaeumadasduaspontes(aoutraruiunoséculoXVIapósumagrandecheianaRibeiradeSãoBento),comasquaisos romanosligaramLorica,pertencenteàentãoLusitânia,aorestanteimpério,merecemdestaque.

OBairrodeSãoGinês(SãoGens)éumex-librisdeLorigaeneledestaca-seacapela de Nossa Senhora do Carmo, uma antiga ermida visigótica precisamente dedicada àquele santo. São Gens é um santo de origem céltica,martirizado em Arles na Gália,no tempo do imperadorDiocleciano.Comopassardosséculos,osloriguensesmudaramonomedosantoparaSãoGinês,talvezporsermaisfácilde pronunciar.

Quandoosromanoschegaram,apovoaçãoestavadivididaemdoisnúcleos.Omaior,maisantigoeprincipal,situava-senaáreaondehoje existemaIgrejaMatrizepartedaRuadeViriatoeestavaforticadocommuralhasepaliçada.NolocaldoactualBairrodeSãoGinês(São Gens)existiamjáalgumashabitaçõesencostadasaopromontóriorochoso,emcimadoqualosVisigodosconstruírammaistardeuma ermidadedicadaàquelesanto.

Sécul XII à actualidad

Loriga teve a categoria de sede de concelho desde o século XII, tendo recebido forais em 1136 (JoãoRhânia, senhorio das Terras de Lorigadurantecercadeduasdécadas,noreinadodeD.AfonsoHenriques),1249(D.AfonsoIII),1474(D.AfonsoV)e1514(D.ManuelI). ApoiouosAbsolutistascontraosLiberaisnaguerracivilportuguesa,noséculoXIXeessefactocontribuíuparadeixardesersedede concelho em 1855, após a aplicação do plano de ordenamento territorial levado a cabo durante o século XIX, curiosamente o mesmo planoquedeuorigemaosDistritos

LorigaeraumaparóquiapertencenteàVigariariadoPadroadoRealeaIgrejaMatrizfoimandadaconstruir,em1233,peloreiD.SanchoII. Estaigreja,cujooragoeraodeSantaMariaMaior,equesemantém,foiconstruídanolocaldeoutroantigoepequenotemplovisigótico, doqualfoiaproveitadaumapedracominscriçõesvisigóticas,queestácolocadanaportalateralviradaparaoadro.Deestiloromânico, comtrêsnaves,etraçaexteriorlembrandoaSéVelhadeCoimbra,estaigrejafoidestruídapelosismode1755,delarestandoapenas partesdasparedeslaterais.

O sismo de 1755 provocou enormes estragos na vila, tendo arruinado também a residência paroquial e aberto algumas fendas nas robustaseespessasparedesdoedifíciodaCâmaraMunicipalconstruídonoséculoXIII.UmemissáriodoMarquêsdePombalesteveem

Lorigaaavaliarosestragosmas,aocontráriodoqueaconteceucomaCovilhã,outralocalidadeserranamuitoafectada,nãochegoudo governodeLisboaqualquerauxílio.

Loriga é uma vila industrial, ligada ao sector têxtil, desde a primeira metade do século XIX. Chegou a ser uma das localidades mais industrializadasdaBeiraInterior,eSeia,aactualsededeconcelho,sóconseguiusuplantá-laquaseemmeadosdoséculoXX.Tempos houveemquesóaCovilhãultrapassavaLoriganonúmerodeempresas.Nomesdeempresas,taiscomo:Regato,Redondinha,Fontedos Amores,Tapadas,Fândega,Leitão&Irmãos,AugustoLuísMendes,Lamas,NunesBrito,MouraCabral,Lorimalhas,entreoutras,fazem partedahistóriaindustrialdestavila.AprincipalemaioravenidadeLorigatemonomedeAugustoLuísMendes,umdosmaisdestacados industriaisloriguenses.

Aindústriadoslanifíciosentrouemdeclínioduranteasúltimasdécadasdoséculopassado,factorquecontribuiuparaagravareacelerar gravemente a progressiva deserticação da Vila, facto que afecta de maneira geral as regiões interiores de Portugal devido a um deciente ordenamento do território. Actualmente a economia loriguense basea-se nas indústrias metalúrgica e de panicação, no comércio,restauração,aagriculturaepastorícia,estesdoisúltimoscomumaimportânciareduzida.

A área onde existem as freguesias de AlvocodaSerra,Cabeça,Sazes da Beira, Teixeira, Valezim, Vide, e as mais de trinta povoações anexas,queatéOutubrode1855faziampartedoMunicípioLoriguense,constituemagoraaAssociaçãodeFreguesiasdaSerradaEstrela, comsedenaviladeLoriga.

LorigaeasuaregiãopossuemenormespotencialidadesturísticaseasúnicaspistaseestânciadeesquiexistentesemPortugalestão localizadasnaáreadafreguesiadeLoriga.

Fotograa

Galeriadosnossosvisitantes

Asfotograasdestasecção,emtodososartigos,sãocolocadaspelosnossosleitores.Oscréditospoderãoserobservadosporclicarnorodapéemlesedepois eminfo.Asimagenspoderãopossuirdireitosreservados Maisinformaçõesaqui.

GaleriaPortugueseEyes

AsfotograasapresentadasabaixosãodaautoriadeVítorOliveira

Sorry,nophotos.

Fotograasdaregião

página1de1249 1 2 3 ... 1248 1249 seguinte»

CriarcontaouEntrar

Terra d Portuga

Portuga e pormenor!

árvoredecategoriasobjectivoajudaquemsomoslinks Procurar Procurar neste site

Históri geológic d Lorig

NUTS»RegiãoCentro»Sub-regiãoSerradaEstrela»Seia»Loriga»HistóriadeLoriga»HistóriageológicadeLoriga

AformaçãogeológicadoValedeLoriga,ondeestásituadaavilacomomesmonome, estádirectamenterelacionadacomaformaçãodaprópriaSerradaEstrelaporissonão sepodedissociarumadaoutra.Paraqueseentendamelhor,énecessáriosabercomo seformouaSerradaEstrelaenelaoespaçoquehojeabrangeafreguesiadeLoriga.

ASerradaEstrelasendoamaiselevadadePortugalContinental,com1991metrosde altitude,impõe-seporseerguerbruscamenteentreáreasaplanadasepoucoelevadas,asuperfíciedaBeiraBaixaaSEeoplanaltoda BeiraAltaaNW.

Dopontodevistageológico,aSerradaEstrelaéumaoramentograníticocomcercade280milhõesdeanos(Paleozóico),entrecortado aquiealémporlõesdequartezíticos,pordepósitosglaciárioseuvioglaciárioseinterrompidoaNEporcomplexosxistograuvaquicose anteordovícicosquetambémorodeiaaSuleaSW.

Presume-se datarem de cerca de 65 milhões de anos (Paleozóico) as principais linhas de fractura que condicionaram grandemente o relevoeaestruturaactualdaSerradaEstrela,bemcomooencaixedaredehidrográcadaregião,tendo-severicadoolevantamento tectónicosomentenonaldoTerciário(naisdoMiocénicoiníciodoPliocénico)porefeitosdaorogeníaAlpinaquesubmeteuomaciçoa movimentosepirogénicos.

Notempogeológico,aEraQuaternáriatemparticularinteresse,porquantoénesseperíodoquedecorreaevoluçãorápidadohomem,se estabilizamosclimasregionais,sedeneaformaexteriordacrostaterrestrenaszonascomcoberturaglaciária.

Duranteaúltimaglaciação,umaacentuadabaixadetemperaturainvadeaEuropaeàacumulaçãodesucessivascamadasdeneveede gelonaselevações,seguiu-seodesprenderedeslizarvagaroso,paramaisbaixosníveisdasenormesmassasdegelo.NaSerradaEstrelaa diversidade de línguas glaciárias existentes deveu-se sobretudo à topograa pré-glaciárica e às condições climatéricas durante a glaciação.AposiçãodoSolnoverãorelativamenteàorientaçãodosvales,bemcomoosventosdominantesnoinverno,teriamsidodois factores importantes dessa glaciação. Nesta superfície onde houve gelos móveis, as rochas brilham ao sol devido ao seu polimento provocado pela abrasão dos materiais por eles transportados. Este trabalho erosivo gerou no terreno enormes degraus denominados escadariasdegigante,erochasarredondadaslembrandoodorsodeovelhaseporissodesignadasde“aborregadas”.Umdosprincipais

Link principai

Páginainicial Comoparticipar?

Objectivos

FAQ-Perguntasfrequentes

Artig alterad

Mudançasrecentes

Vela

PóvoadaRainha

BeautifultableHenceBringBackLostLoversCall+256783558048

WeoerFacetoFacebusinessForGradeAHighQualityUndetectable

CounterfeitBanknotesWhatsApp:+12134363561

HighqualityundetectablegradeAA+counterfeitbanknotes,wehave availableUSD,CAD,GBP,EUjusttonameafew.Weoerface

Artig aleatóri

AltoAlentejo

História geológica de Loriga História de Loriga Sorry, no photos. Sorry, no photos.
páginasvistas PUB criar novo artigo

factoresquecontribuíramparaestasformasfoiadirecçãodomovimentodogeloquenoprimeirocasoseriaperpendicularàsfendasdo granitoenosegundoteriaamesmadirecção.

Os glaciares que mais se afastaram atingiram o seu m, ao encontrar menores declives e temperaturas que os fundem. Morreram, deixando amontoados de calhaus mal rolados e detritos que transportaram, que salpicaram a paisagem com o aparecimento de alongados e amontoados blocos com tamanhos diversos, as moreiras, que constituíram a carga transportada pelos glaciares, posteriormente depositada por perda de capacidade de transporte, assim como, alguns blocos de grande dimensão designados por blocoserráticos,queforamdeixadosemlocaisdistantesdasuaorigem.

Como resultado de tais movimentos foi adquirida uma estrutura em degraus orientados, evidenciando nos patamares os restos da aplanação primitiva, que foi modelada por diferentes tipos de erosão, destacando-se na designada "Serra dos Cântaros" a acção dos glaciaresWurmianos(cercade27milanos).OplanaltodocimodaEstrelateriasidocobertoporumacalotedegelo(cercade80metros deespessura,paraalgunsinvestigadores)daqualdivergiramosantigosglaciaresemnúmerodesete,muitosdostraçosdessesantigos glaciaresencontram-seportodaaáreadaSerraevãodesdecircosgigantescosglaciaresavalescompersemU.

O valor paisagístico da Serra da Estrela impõe-se pela variedade do mosaico que a constitui, os seus vales profundos divergindo dos cimos,dãoàpaisagem,pelovigordoencaixe,umagrandezademontanhapinceladapeladiversidadevegetal,ribeiras,lagoas,enosopé, aspovoaçõesemxistoouemgranito.Contudo,ganhaespecialimportâncianumaárearestrita,pornelaexistirumamorfologiaúnicano nossopaís,devidoàglaciação,apardeumavegetaçãodezimbroanãoecervuminigualávelemqualqueroutrapaisagemportuguesa.É desalientaraindaaquantidadedecaosdeblocosnaszonasperiglaciares,comunsatodasasmontanhasgraníticas,quecontrastacoma suainexistêncianaszonasoutroracobertasdegelo.

Lorig

Comosedisse,sãováriososvalesdeperltransversalemU,modeladospelasmassasdegeloemmovimento,cujosperslongitudinais podempossuirsocalcosdeprimidosporvezescomlagoscorrespondendoatroçosdemenorresistênciaàacçãoabrasivadoglaciar. UmdessesvalesimponenteséodeLoriga,quecomeçandonamaiselevadaaltitudedaEstrela1991metros,desceabruptamenteatéà Videa290metros,acolhendonoseupercursopequenaspovoaçõescomoCabeça,CasaldoReiouMuro.

TendocomopovoaçãocentralaViladeLoriga,a7KmdaorigemjuntoaoplanaltodaTorre,estevaleestácavadoemnítidosenumerosos degraus bem acentuados que constituem planos de aluvião arrelvados, e representam antigas lagoas assoreadas dispostas em série comopérolasdecolar,eaindatambémtodoumvalerepletodehistória,ondeébemvisívelosvestígiosglaciares,espéciesvegetaisraras dumaorestaquecobriaasencostasanteseapósaglaciação.

Apermanênciademuitodessesvestígiosglaciares,asmarcasdepastorestransumantes,ummundobelodesocalcosconstruídosparaa culturadomilhoetambémopassadoeopresentedaindustriatêxtil,presume-semesmoqueaViladeLorigaédaspovoaçõesmais antigasdaSerradaEstrela.

Históri d Lorig

Verartigoprincipal:HistóriadeLoriga

Adicioneabaixoosseuscomentáriosaesteartigo

Comentári

OcultarTodososComentáriosExpandirTudoCompactartudo

Loriga

Abigail27Oct2008,15:48

Lorigaéaterradosmeusavós.É,semdúvida,umadasterrasmaisbonitasdePortugal.

Oláatodos!

(accountdeleted)28Nov2008,10:39

Osmeuspaiseavóstambémsãoloriguenses.

Compactar

ResponderOpções

Compactar

ResponderOpções

antoniolemos(convidado)11Aug2011,20:25

meunomeantoniolemosgueiredo,soulhodeloriga,meupaifaleceudia15dejulhode2011seunomecarlospiresgueiredominhamaejuditlemosroman0minhatiam,oraemlisboatia\ireneum beijoatodososloriguenses………to

ResponderOpções

christiangonzalez(convidado)21Jun2012,04:55

Aminhamae,tioseavossaodeLoriga.Desde1960moramnaArgentina.Eugostariamuitodeconhoceressaterra.Beijosparatodososloriguenses!!!!

ResponderOpções

MariaVeloso(convidado)12Jul2012,21:13

TextobaseadonoartigosobreaviladeLorigadaautoriadoSr.Conde(AntónioConde)epublicadonaWikipédia.

AnaneliaMarquesAlves(convidado)10May2015,22:49

MinhaavóPalmiraNunesdeBrittoédeLoriga.FilhadeAntônioAustodeBrittoeMariaTherezaNunesdeBritto.

CarlosMelo(convidado)15Mar2020,15:16

ResponderOpções

ResponderOpções

TextoextraídodaobradohistoriadorAntónioCondeegrandeloriguense,edoartigosobreaviladeLorigacriadoporelenaWikipédia.Umgrandeabraçoparaeleeparatodososloriguenses.

ResponderOpções

AdicionarumNovoComentário

Ajuda |CondiçõesdoServiço |Privacidade |Reportabug |Flagasobjectionable

Compactar Compactar Compactar Compactar Compactar
PoweredbyWikidot.com

JorgeMoura(convidado)2Mar2023,14:28

OsreferidosvergonhososbrasõesdeValedaCruz(de2002)edeValedoCarreto(de2018),envergonhamestabelaehistóricavilaeporissosãodetestadoseforamrejeitadospelos Loriguenses,portantoforamcondenadosaolixo.Esealguémtemdúvidasfaçamumreferendo(aleiatépermiteisso)paraquetodososLoriguensessepossampronunciar,ea perguntaésimplesepodeseresta:Gostadobrasão,identica-secomeleeachaqueéoquemelhorrepresentaLoriga?Aocontráriodoqueachamedizemosresponsáveisporesta vergonha,osLoriguensesnãosãoobrigadosaaceitaramerdafeitapeloZecaMariaepelosseuscapangaselacaios.

Opções

Amaro(convidado)13Mar2023,00:51

Informei-memelhorsobreestapolémicadobrasãodeLorigaenãoresistiadeixaraquiomeucomentário:Trata-sedeumapolémicaqueexistehálongasdécadasebasicamenteexiste porquealguémdesenhouumbonecoquepoucoounadatemavercomaheráldicaautárquicaportuguesa,alémdeserpoucorepresentativodeLoriga.Eépoucorepresentativode LorigaprincipalmentepelofactodeessailustraçãoexibirumaCruzdeCristo,ecomoLoriganuncapertenceuàOrdemdeCristonemanenhumacomendacomelarelacionadaobrasão destavilanãopodeteressacruz,aliásqualquercruzestarásempreamaisnobrasãodestavila.

HouveumagrandedosedeignorânciadapartedequemdesenhouessebonecoedequemoadotoucomobrasãoocialdeLoriga,eaparteanedóticaegravedahistóriaéqueessa adoçãotambémfoifeitapelaJuntadeFreguesiadeLoriga,eobonecopassouaestarnosdocumentosociaisdaautarquia,noemblemadosBombeirosVoluntáriosdeLoriga (anedóticamenteaindasemantém),enmeraeaindaéexibido(nocasodosbombeiros)comosefosseobrasãolegaleocialdeLoriga.

Apolémicaeagravidadedamesmaapareceramquandosurgiramasvozesdarazão,chamandoaatençãoparaofactodequeesseboneconadaterdebrasão,muitomenosdebrasão legaleocial,eosdonosdessasvozesforamimediatamentechamadosmentirososemaldicentesinimigosdeLorigaquenãogostamdestavilaesólhequeremmal.Desdeloriguenses atéàsautoridadescompetentesosdonosdastaisvozesdarazãoforampublicamenteinsultados,caluniadoseenxovalhados,incluíndonainternet,eosdestaquesmaisvergonhosos apareceramnawikipediaenositeloriga.de.NawikipediaoartigosobreLorigafoivandalizadoparacolocaremesseboneco(aliapresentadocomosendoobrasãolegaleocialde Loriga)epararetiraremdasfontesdoartigotudoqueapontasseparaoautordomesmo,nadamenosqueoLoriguensequemaissedestacounalutacontraestavergonha.Foram colocadoscomentáriosvergonhososeinsultuosos,esenumaprimeirafaseoseditoresdawikipediaforamenganados,depoisenveredaramporumafugaemfrenteetornaram-se cúmplicesativosdessavergonha,bloqueandoconstantementeoartigoparaimpediracorreção,indiferentesàimagemdeLorigaeàimagemdawikipedia.

Nositeloriga.deoreferidoLoriguensefoiinsultadoeenxovalhadopeloalegadoautordessesite,umloriguenseresidentenaAlemanhaquesedestacounadefesadotalbonecoilegal quenãoénempodeserobrasãodeLoriga.

OscomentáriosnainternetatingiramtalgravidadequenumcomentáriocolocadonoutrositeosloriguenseseramliteralmenteincentivadosaapedrejaremesseLoriguensequesetem destacadonalutapelaresoluçãodestavergonha.EstouafalardeumLoriguensequechegouasercolaboradordoJornalGargantadeLoriga,quemuitofezpeladivulgaçãodeLorigae dasuahistória,quelutoupelodesenvolvimentodasuaterraeque,alémdedizeraverdadeaoapontaranulidadedobonecodesenhoueapresentousoluçõesdebrasão,consideradas pelosentendidoscomosendoamelhorheráldicaparaLoriga.

Entretantoaautarquiacontinuavaausaroboneco,alimentandoestavergonhaqueeratambémpropositadamenteampliadaporalgunsmaisinformados,osquaisalimentavama ignorânciaearaivadosquenãotinhamanoçãodequeoboneconãoeranempodiaserobrasãodeLoriga.

Depoisdedécadascomtodaestavergonhosasituação,seriaespetávelqueesteproblemafosseresolvidodeformacompetenteedenitiva,masemvezdissolançarammaisachaspara afogueiraedecidiramprolongarapolémica.

DesprezaramaopiniãodosresponsáveisdasautoridadescompetentesdaComissãodeHeráldicadaAssociaçãodosArqueólogosPortuguesesedeoutrosperitos,opiniãocoerentee assertivaqueexistedesdeosanosoitentadoséculoXX,opiniãoqueépartilhadapeloreferidoLoriguensequetemlutadopelaresoluçãodesteproblema,eaprovaramdoisbrasões vergonhosos,umem2002eoutroem2018.

ÉprecisoesclarecerqueapreocupaçãoprincipaldaComissãodeHeráldicasãoasregrasdaheráldica,sendoqueoconteúdodosbrasõeséprincipalmentedaresponsabilidadedas

Compactar Compactar

autarquias,portantoestasnãopodematribuírasculpasàComissãodeHeráldicaquandoosbrasõescamumaporcariaesãoreprovadospelosnaturaisdaslocalidades,como aconteceucomosloriguensesaoreprovaremessesbrasõesde2002ede2018,quecaramconhecidosrespetivamenteporbrasãodeValedaCruzeporbrasãodeValedoCarretoEé poroconteúdodosbrasõesserprincipalmentedaresponsabilidadedasautarquiasquesevêemporaíbrasõesquepoucoounadatêmaverasrespetivaslocalidades.

ObrasãodeValedoCarretonãoéoqueaComissãodeHeráldicaachaqueémelhorparaLoriga,obrasãodeValedoCarretofoiescolhidopelosresponsáveisporestavergonha.

ObrasãodeValedaCruzde2002eobrasãodeValedoCarretode2018respeitamasregrasdaheráldicamassãoumagrandeporcariaemrelaçãoàrepresentatividadeeàestética,eé porissoqueenvergonhamosloriguenses,portantoforamcondenadosaolixo.Enãoadiantaaosresponsáveisporestavergonhacontinuaremamentir,qualquersímboloheráldicopode seralteradoeaesmagadoramaioriadosloriguensesnuncasevaihabituaraoquedetestameéimpossívelesqueceremoassuntoqueestásempreàvista,ecadavezqueolhampensam queestãoaolharparaobrasãodacacadeumavilactíciachamadaCarretoouValedoCarreto

Liemváriossítoscomentáriosodesaoparaarealizaçãodeumreferendoparaquetodososloriguensessepronunciemsobreoassunto,efazsentidotendoemcontaapolémicaque searrastahátantotempo,masajulgarpelohistorialdessamesmapolémicaepelotipodeatuaçãodosresponsáveisportodaestavergonhosasituação,énotórioomaucaráterdestes. Tantosanosdepolémica,deatuaçãonomínimoreprovável,maltratantoquemsempreteverazãonestamatéria,desprezandoaopiniãodequempercebedoassuntoincluíndoda ComissãodeHeráldicadaAAP,paradepoisdetudoistoaranjaremosbrasõesdeValedaCruzedeValedoCarreto!

Comoacobardiaestásempreassociadaaomaucaráter,osresponsáveisporestavergonhosaquestãodaheráldica,agoraassociadosaosatuaisresponsáveisautárquicos,jamais aceitarãoqueosloriguensessepronunciemsobreoassuntoporquesabemquesofreriamumagrandederrota,eosloriguensesdiriamclaramentequedetestamobrasãodeValedo Carreto.

Paraqueumabandeiraeouumsímboloheráldicorepresentemumaterraéfundamentalqueosnaturaisdessaterraseidentiquemcomessessímbolos,casocontráriosãoinúteis,não valemnadaesãovergonhosos.

Osresponsáveisporestavergonhasãoignoranteseagiramcomprepotênciaemáféemtodoestevergonhosoprocessoquedurahádécadas,ecolocarammotivaçõesmesquinhas pessoaisàfrentedaimagemedosinteressesdaviladeLorigaedosloriguenses,portantoosresultadossópodiamsermaus.

Compactar

ResponderOpções

CarlosMelo(convidado)15Mar2020,15:14

TextoextraídodaobradohistoriadorAntónioCondeegrandeloriguense,edoartigosobreaviladeLorigacriadoporelenaWikipédiaUmgrandeabraçoparaeleeparatodososloriguenses

FernandoRuas(convidado)19Jul2021,19:52

Compactar

Pois,aWikipediaéapenasmaisumamarionetadeumaautênticamaainstaladaemLoriga,aqualhádécadasqueprejudicaestabelavilaserrana,infelizmentecomaajudadealgunsloriguenses emigrados,algunsdosquaissãocolaboradoresforçadosporquetememproblemaserepresáliassobreosseusfamiliaresqueresidememLorigaQuempretenceaessamaaespecializou-seem manobrasdeintimidaçãoedecondicionamento,emdesinformação,emmentiras,emcalúniaseeminsultos,proclamamoseuamoraLorigamasnarealidadeapenasestãointeressadosem defenderosseusinteresses,eosseusestúpidosegos,equemosdesmascarasãoretratadoscomosendoinimigosdeLoriga,comosendoodiadospelosloriguenses,edizemquenãosãobemvindosnavila.

OquesetempassadonaWikipediaéumadasmuitasvergonhascomasquaisestagentetemarrasadoaimagemdeLorigaeaimagemdosloriguenses,nasequênciadavergonhosaquestãoda heráldicadaqualestagenteéaprincipalresponsável.Paratalconseguiramenganaralguns"editores"daquelaenciclopédiaonlinee"recrutaram"doisdelesosquaisestãoperfeitamente identicadosapesardospseudónimosusadosnaWikipedia,aliásessaidenticaçãoajudouadesmascará-loseadesmascararosmandantes,eoscomentáriosfeitosealgumdoconteúdo introduzidonoartigosobreLorigaderamumapreciosaajuda.

Apropósitodeconteúdoforamintroduzidasmentiras,algumasdasquaishilariantesevergonhosas,queforametêmsidodefendidasatravésdaeliminaçãodascorreçõesedoconstantebloqueio doartigo,sempreatividadedoshabituaisejáreferidos"guardiões"ecapangasdareferidamaa.Umadasmentirashilariantesqueaindasedestacamequeajudamadesmascararatalmaa instaladaemLoriga,equemnaWikipediaestáaoserviçodessamaa,éofactodeoJoséManueldeAlmeidaPinto(conhecidolocalmenteporZecaMaria)serapontadonaWikipediacomosendo autarcadoPS(PartidoSocialista),quandonarealidadeéumautarcaindependenteporquenenhumpartidooquerapoiar.Sempreasvelhastáticasdadesinformação,damentira,do condicionamento,daintimidaçãoeoutrasaindapiores,enasquaisestaesteéespecializada!OutramentiravergonhosaquepermaneceunaWikipediadurantequinzeanos,apósavandalização doartigocriadopelohistoriadorAntónioConde,foiaapresentaçãodatal"aberraçãoheráldica"comosendoobrasãolegaleocialdeLoriga,eapósoaparecimentodosegundovergonhoso brasãodoZecaMariaem2018(oprimeiroapareceuem2002),passoualer-senaWikipediaqueatal"aberraçãoheráldica"erausadadeformainformalpelasinstituiçõesdeLorigaquandona realidadeerausadaformalmenteeimpunementecomosefosseobrasãolegaleocial.Sempreasmentiras,equantoaotambémvergonhosobrasãode2002nuncahouvequalquerreferência, comoalíásnãohánamentirosa"históriadobrasãodeLoriga"publicadaporumdosprincipaisresponsáveispelovergonhosobrasãode2018equetambémporissofoibrindadopelosloriguenses comaalcunhadeDoutordeAlbarda…ComoAntónioCondesempreestevecontraestavergonhosaquestãodaheráldicafoiretiradodasfontesdoartigoeemseulugarpuseramosite erradamenteatribuídoaoAdelinoPina,conhecidolocalmenteporFariseuAlemão,quenadatemavercomoartigomasquesempreteveparteativanamanuteçãodessavergonhosaquestãoda

ResponderOpções

heráldicaequepertenceátalmaa,umconhecidoerestritogrupoquehámuitotempoprejudicaLorigaenãoapenascomavergonhosaquestãodaheráldica.Bastacompararoconteúdodo artigocriadoporAntónioCondenaWikipedia,equeestádisponívelaquieemcheirosPDFpublicadosemmuitossites,comoconteúdoexistenteatualmentenoartigo,parasaberondeestãoa verdadeeamentira,enãodeixadeserincrívelcomoháanosaWikipediasetemdeixadomanipulareinstrumentalizar.

ResponderOpções

HelderT.(convidado)4Sep2022,01:12

Loriga

Compactar

LorigaéumavilaefreguesiaportuguesadoconcelhodeSeia,distritodaGuarda.Tem36,52km²deárea,846habitantes(2021)edensidadepopulacionalde23,16hab/km².Temuma povoaçãoanexa,oFontão.

Lorigaencontra-sea20kmdeSeia,80kmdaGuardae320kmdeLisboa.AvilaéacessívelpelaEN231,etemacessodirectoaopontomaisaltodaSerradaEstrelapelaEN338,estrada concluídaem2006,seguindoumtraçadoeumprojectopré-existentesdécadasantesdaconclusão,comumpercursode9,2kmdepaisagensdeslumbrantes,entreascotas960metros (PorteladoArão)ouPorteladeLorigae1650metros,doisquilómetrosacimadaLagoaComprida,ondeseligacomaEN339.

Éconhecidacomoa“SuíçaPortuguesa”devidoàsuaextraordináriapaisagemelocalizaçãogeográcaEstásituadaacercade770metrosdealtitude,nasuaparteurbanamaisbaixa, rodeadapormontanhas,dasquaissedestacamaPenhadosAbutres(1.828metrosdealtitude)eaPenhadoGato(1.771metros),eéabraçadapordoiscursosdeágua:aRibeirade LorigaeaRibeiradeSãoBento,queseunemdepoisdaE.T.A.R.ARibeiradeLorigaéumdosmaioresauentesdoRioAlva.Estásituadanumvaleglaciaretantoolocalondese encontraaVilacomoaGargantadeLorigasãoconsideradospontosdeinteressegeológico.

Toponímia

AruadaOliveiraéumaruasituadanocentrohistóricodavila.Asuaescadariatemcercade100degrausemgranito,oquelhedácaracterísticaspeculiares.Estaruarecordamuitasdas característicasurbanasmedievaisdocentrohistóricodaviladeLoriga.

ObairrodeSãoGinês(SãoGens)éumbairrodocentrohistóricodeLorigacujascaracterísticasotornamnumdosbairrosmaisconhecidosetípicosdavila.AsmelhoresfestasdeSão Joãoeramfeitasaqui.CuriosoéofactodeestebairrodocentrohistóricodaviladeveronomeaSãoGens,umsantodeorigemcélticamartirizadoemArles,naGália,notempodo imperadorDiocleciano,oragodeumaermidavisigóticasituadanaárea(atualcapeladeNossaSenhoradoCarmo).Comopassardosséculos,osloriguensesmudaramonomedosanto paraSãoGinês,estaalcunhatalveztenhasurgidoporapalavrasermaisfácildepronunciar.AliásnuncaexistiuqualquersantocomonomeGinêsouGenêseLorigaéconhecidapelas singularidadeslinguísticasepelousomassivodealcunhas.Estenúcleodapovoação,quejáesteveseparadodoprincipalemaisantigo,situadomaisabaixo,éanterioràchegadados romanos

História

Lorigafoifundadaoriginalmentenoaltodeumacolinaentreribeirasondehojeexisteocentrohistóricodavila.Olocalfoiescolhidohámaisdedoismileseiscentosanosdevidoà facilidadededefesa(umacolinaentreribeiras),àabundânciadeáguaedepastos,bemcomoaofactodeaasterrasmaisbaixasprovidenciaremalgumacaçaecondiçõesmínimasparaa práticadaagricultura.Destaformaestavamgarantidasascondiçõesmínimasdesobrevivênciaparaumapopulaçãoepovoaçãocomalgumaimportância.

FestaseTradições

Aolongodoanocelebram-sedemaneiraespecialoNatal,aPáscoa(comaAmentadasAlmas–cantosnocturnosmasculinos,queevocamasalmasdeentesfalecidosporalturada Quaresma),festasemhonradeSantoAntónio(duranteomêsJunho)eSãoSebastião(noúltimoDomingodeJulho),comasrespectivasmordomiaseprocissões.Porém,opontomais

altodasfestividadesreligiosaséafestadedicadaàpadroeiradosemigrantesdeLoriga,NossaSenhoradaGuia,queserealizatodososanos,noprimeiroDomingodeAgosto.No

segundoDomingo,temlugarafestaemhonradeNossaSenhoradaAjuda,noFontãodeLoriga

Colectividades

Estádotadadeumaamplagamadeinfraestruturasfísicasesócio-culturais,queabrangemtodososgruposetários,dasquaissedestacam,porexemplo,oGrupoDesportivoLoriguense, fundadoem1934,aSociedadeRecreativaeMusicalLoriguense,fundadaem1905,osBombeirosVoluntáriosdeLoriga,criadosem1982,cujosserviçosultrapassamasfronteirasda freguesia,aCasadeRepousoNossaSenhoradaGuia,umadasúltimasobrassociaisderelevo,eaEscolaDr.ReisLeitão.EmMarçode2007iniciaram-seasobrasdonovoquarteldos BombeirosVoluntários.

Acordosdegeminação

Lorigacelebrouacordodegeminaçãocomavila,atualcidadedeSacavém,noconcelhodeLoures,em1deJunhode1996

HistóriadeLoriga

SituadanaparteSudoestedaSerradaEstrela,abelezapaisagísticadeLorigaéoseuprincipalatrativodereferência.Ossocalcosesuacomplexarededeirrigaçãosãoumdosgrandes ex-librisdeLoriga,umaobragigantescaconstruídapelosloriguensesaolongodemuitascentenasdeanosequetransformouumvalebelo,masrochoso,numvalefértil.Éumaobra queaindahojemarcaapaisagemdobelíssimoValedeLoriga,fazendopartedopatrimóniohistóricodavilaeédemonstrativadogéniodosseushabitantes.

Topónimo

Onomeveiodalocalizaçãoestratégicadapovoação,doseuprotagonismoedosseushabitantesnosHermínios(atualSerradaEstrela)naresistêncialusitana,oquelevouosromanosa porem-lheonomedeLorica(antigacouraçaguerreira).DestenomederivouLoriga(derivaçãoiniciadapelosVisigodos)equetemomesmosignicado.Ahistória,alologiaea etimologiadizemqueLorigaénomedecouraçaequederivadolatimLoricaquetemomesmosignicado,umnomequeporsiésignicativodaantiguidadeehistóriadeLoriga,um nomequeorgulhaosloriguensesequeéúnicoemPortugal,factosquejusticamqueacouraçasejapeçacentraldobrasãodavila.

Geologia

AformaçãogeológicadoValedeLoriga,ondeestásituadaavilacomomesmonome,estádiretamenterelacionadacomaformaçãodaprópriaSerradaEstrelaeporissoumacoisanão sepodedissociardaoutra.Paraqueseentendamelhor,énecessáriosabercomoseformouaSerradaEstrelaenelaoespaçoquehojeabrangeafreguesiadeLoriga.

Origensdapovoação

Lorigafoifundadaoriginalmentenoaltodeumacolinaentreribeirasondehojeexisteocentrohistóricodavila.Olocalfoiescolhidohámaisdedoismileseiscentosanosdevidoà facilidadededefesa(umacolinaentreribeiras),àabundânciadeáguaedepastos,bemcomoaofactodeaasterrasmaisbaixasprovidenciaremalgumacaçaecondiçõesmínimasparaa práticadaagricultura.Destaformaestavamgarantidasascondiçõesmínimasdesobrevivênciaparaumapopulaçãoepovoaçãocomalgumaimportância.

Antesdanacionalidade

Emtermosdepatrimóniohistórico,destacam-seaponteeaestradaromanas(séculoIa.C.),umasepulturaantropomórca(séculoVIa.C.),aIgrejaMatriz(séculoXIII,reconstruída),o Pelourinho(séculoXIII,reconstruído),oBairrodeSãoGinês(SãoGens)comorigemanterioràchegadadosromanoseaRuadeViriato,heróilusitanoqueatradiçãolocalencontra origemnestaantiquíssimapovoação.ARuadaOliveira,pelasuapeculiaridade,situadanaáreamaisantigadocentrohistóricodavila,recordaalgumasdascaracterísticasurbanasda épocamedieval.

AtradiçãolocalediversosantigosdocumentosapontamLorigacomoberçodeViriato,enoiníciodoséculoXXexistiumesmoummovimentoloricenseparalheerigirumaestátuana vila,equeinfelizmentenãochegouaconcretizar-seOdocumentomaisconhecido,emboranãosejaomaisantigo,quefaladeLorigacomosendoterra-nataldeViriato,éolivro manuscritoHistóriadaLusitânia,escritopeloBispoMordoReinoem1580.OlivromanuscritoHistóriadaLusitânia,doBispoMordoReino,1580,estáentreosdiversosdocumentosque falamdeLorigacomoberçodeViriato,esteéomaiscurioso,havendooutrossendoqueomaisantigoconhecidodatade1139.Chegouahaverumprojetodecontruçãodeum monumentoaViriatoemLoriga,umaideiaqueinfelizmentenãoseconcretizou,masaantigaedocumentadatradiçãoqueligaLorigaaViriatoérecordadanonomedaprincipalruada áreamaisantigadocentrohistóricodavila,emaisrecentementenoeventoLorigaVilaLusitana,inspiradonaobraenasideiasdeAntónioConde.AactualRuadeViriato,napartemais antigadocentrohistóricodavila,játemessenomeháséculos.ARuadeViriato,notroçocompreendidoentreasantigassedesdoG.D.L.edaCasadoPovo,correspondeexatamentea partedalinhadefensivadaantigapovoaçãolusitana

Aestradaromanaeumadasduaspontes,existentesobreaRibeiradeLoriga,ecomasquaisosromanosligaramLorica,pertencenteàentãoLusitânia,aorestanteimpério,merecem destaque.AoutraponteexistiasobreaRibeiradeSãoBento,ruiunoséculoXVIapósumagrandecheia,eestavasituadaaproximadamentenomesmolocalondeatualmenteexistea queéconhecidaporPontedoArrocho,construídaemnaisdoséculoXIX.

OBairrodeSãoGinês(alcunhadadapelosloriguensesaSãoGens)éumex-librisdeLorigaeneledestaca-seacapeladeNossaSenhoradoCarmo,umaantigaermidavisigótica precisamentededicadaàquelesanto.SãoGenséumsantodeorigemcéltica,martirizadoemArlesnaGália,notempodoimperadorDiocleciano.Comopassardosséculos,os loriguensesmudaramonomedosantoparaSãoGinês,talvezporsermaisfácildepronunciar

Quandoosromanoschegaram,apovoaçãoestavadivididaemdoisnúcleos.Omaior,maisantigoeprincipal,situava-senaáreaondehojeexistemaIgrejaMatrizepartedaRuade Viriatoeestavaforticadocommuralhasepaliçada.NolocaldoactualBairrodeSãoGinês(alcunhadadapelosloricensesaSãoGens)existiamjáalgumashabitaçõesencostadasao promontóriorochoso,emcimadoqualosVisigodosconstruírammaistardeumaermidadedicadaàquelesanto.

SéculoXIIàactualidade

LorigateveacategoriadesededeconcelhodesdeoséculoXII,tendorecebidoforaisem1136(JoãoRhânia,senhoriodasTerrasdeLorigadurantecercadeduasdécadas,noreinadode D.AfonsoHenriques),1249(D.AfonsoIII),1474(D.AfonsoV)e1514(D.ManuelI).ApoiouosAbsolutistascontraosLiberaisnaguerracivilportuguesa,noséculoXIXeessefacto contribuíuparadeixardesersededeconcelhoem1855,apósaaplicaçãodoplanodeordenamentoterritoriallevadoacaboduranteoséculoXIX,curiosamenteomesmoplanoquedeu origemaosDistritos.

LorigaeraumaparóquiapertencenteàVigariariadoPadroadoRealeaIgrejaMatrizfoimandadaconstruir,em1233,peloreiD.SanchoII.Estaigreja,cujooragoeraodeSantaMaria Maior,equesemantém,foiconstruídanolocaldeoutroantigoepequenotemplovisigótico,doqualfoiaproveitadaumapedracominscriçõesvisigóticas,queestácolocadanaporta lateralviradaparaoadro.Deestiloromânico,comtrêsnaves,etraçaexteriorlembrandoaSéVelhadeCoimbra,estaigrejafoidestruídapelosismode1755,delarestandoapenas partesdasparedeslateraiseoutraalvenaria

Osismode1755provocouenormesestragosnavila,tendoarruinadotambémaresidênciaparoquialeabertoalgumasfendasnasrobustaseespessasparedesdoedifíciodaCâmara MunicipalconstruídonoséculoXIII.UmemissáriodoMarquêsdePombalesteveemLorigaaavaliarosestragosmas,aocontráriodoqueaconteceucomaCovilhã,outralocalidade serranamuitoafetada,nãochegoudogovernodeLisboaqualquerauxílio.

Lorigaéumavilaindustrial,ligadaaosectortêxtil,desdeaprimeirametadedoséculoXIX,sendoaevoluçãodeumaatividadequejáexistiaemmoldesartesanaisnoséculoXIII.Chegou aserumadaslocalidadesmaisindustrializadasdaBeiraInterior,eSeia,aactualsededeconcelho,sóconseguiusuplantá-laquaseemmeadosdoséculoXX.Temposhouveemquesóa CovilhãultrapassavaLoriganonúmerodeempresas.Nomesdeempresas,taiscomo:Regato,Redondinha,FontedosAmores,Tapadas,Fândega,Leitão&Irmãos,AugustoLuísMendes, Lamas,NunesBrito,MouraCabral,Lorimalhas,entreoutras,fazempartedahistóriaindustrialdestavila.AprincipalemaioravenidadeLorigatemonomedeAugustoLuísMendes,um dosmaisdestacadosindustriaisloriguenses.

Aindústriadoslanifíciosentrouemdeclínioduranteasúltimasdécadasdoséculopassado,factorquecontribuiuparaagravareacelerargravementeaprogressivadeserticaçãoda

Vila,factoqueafetademaneirageralasregiõesinterioresdePortugaldevidoaumdecienteordenamentodoterritórioComoturismoaganharcadavezmaisrelevânciaatualmente aeconomialoriguensebasea-senasindústriasmetalúrgicaedepanicação,nocomércio,restauração,aagriculturaepastorícia,estesdoisúltimoscomumaimportânciareduzida.

AáreaondeexistemasfreguesiasdeAlvocodaSerra,Cabeça,SazesdaBeira,Teixeira,Valezim,Vide,easmaisdetrintapovoaçõesanexas,queatéOutubrode1855faziampartedo MunicípioLoriguense,constituíramasfreguesiasfundadorasdaAssociaçãodeFreguesiasdaSerradaEstrela,comsedenaviladeLoriga.

LorigaeasuaregiãopossuemenormespotencialidadesturísticaseasúnicaspistaseestânciadeesquiexistentesemPortugalestãolocalizadasnaáreadafreguesiadeLoriga.

Brasão

ObrasãodeLorigaéconstituídoporumescudoazul,umacouraça(Lorica/Loriga)ladeadaporduasrodashidráulicas,eemchefeumaestreladeouro;emcampanha,montededois cômorosdeprata,moventedosancosedaponta,carregadodeumagéminaondadadeazul.Coroamuraldepratadequatrotorres.Listeldepratacomalegendaanegro“LORIGA”.

Créditos

HistóriadeLoriga,comextratosdaobradohistoriadorAntónioConde"HistóriaconcisadaviladeLoriga-Dasorigensàextinçãodomunicípio",publicadosnositeoficialdaJuntade FreguesiadeLorigaenoalicitadositeTerrasdePortugal-MemóriaPortuguesa,naWikipédia,artigocriadopelohistoriadorAntónioConde,eemmuitosoutrossiteseemmuitas outraspublicações.

LORIGA@site2002

(Nota:Apropósitodafundaçãodapovoaçãofoiinventadaumateoriaestúpida,insultuosaparaosantepassadosdosloriguenses,segundoaqualLorigafoifundadanumlocalconhecido porChãodoSoito.Quemsabeomínimodehistória(incluíndoaHistóriadeLoriga),quemportantoconheceoshábitosdaspopulaçõesdaépoca,quemconheceoreferidolocaletem umQIminimamenteaceitávelsabequealijamaispoderiaorecercomsucessoqualquerpovoação,aliáséporissoqueLoriganãoexistenemnuncaexistiuali.Dadaaantiguidadeda ocupaçãohumanadoimponenteValeGlaciardeLorigaénormalquetenhamsidoouquevenhamaserencontradosvestígiosarqueológicosemvárioslocaisporque,talcomoagora existematividadeseconstruçõesemredordavilaomesmoaconteciaemredordapovoaçãoexistentenotempodosLusitanosedosRomanos.Nuncahouvequalquer"Loriga provisória"fosseondefosse,osfundadoresdapovoaçãonãoeramatrasadosmentaisquerepentinamenteforamiluminadoseconstataramqueescolheramolocalerrado,eatéo traçadodaantigaestradaromanaconrmaaantiguidadedapovoaçãonolocalondesempreexistiueondedefactofoiinicialmentefundada,nacolinaentreasribeirasdeLorigaede SãoBentoondeatualmenteexisteocentrohistóricodavila.OproblemadequemtemumQIeouumaculturaabaixodamédiaéacharqueumdoutorouumclérigotêmsemprerazão mesmosearmaremqueumpedaçodemadeiraéumpedaçodepedra,ecomosãoignorantesetêmpoucaounenhumacapacidadeparapensareparapesquisarlimitam-sea transcrevereadivulgarasidiotices,comoéocasodestaestúpidateoriadoChãodoSoitoqueporissohámuitotempoébemridicularizada.Nãoécoincidênciaque,talcomooseu donoementorautarcaZecaMaria,quemdefendeestateoriaestúpidatambémnegaaantiguidadedoestatutodevila,etambémporisso(etambémporqueoautoréAntónioConde) quiseramapagarotextosobreaHistóriadeLorigaexistentenositeocialdaJuntadeFreguesiaTalcomooseudonoementorautarcaZecaMariatemvergonhadonomedestavilae negaasorigensdomesmo,porissotalcomooseudonoementorautarcaZecaMariaépseudoloriguense,portantonãogostadeveraLoriganobrasãodavila.Talcomooseudonoe mentorautarcaZecaMariaéresponsávelpordoisbrasõesridículosdestinadosaolixo(BrasãodeValedaCruzde2002eBrasãodeValedoCarretode2018)queridicularizamLorigae osLoriguenses(veraquiavergonhosaeverdadeiraHistóriadoBrasãodeLorigaemcheiroPDF),eportudoissoocorresponsávelegrandecúmplicedetodaestavergonharecebeu dosLoriguensesaapropriadaedepreciativaalcunhadeDoutordeAlbarda.EmLorigaasalcunhassãotradicionaisevãodesdeascarinhosasàsdepreciativas,sendoqueestasúltimas sãoumaformadaarmaçãodedesprezoededesaprovaçãocontraeemrelaçãoàspessoasvisadas.Aatitudeidealseriaassumiraignorânciaeaincompetênciaemvezdeserem proferidaseescritasarmaçõesquealémde,epornãocorresponderemárealidade,afetamaimagemdestabelaehistóricavila.ComoogentílicoLoriguensederivadeLoriga, obviamenteeconsequentementeosquetêmvergonhadonomedasuaterrasãopseudoloriguenses,etambémosãoporquerenegamassuasorigens,onomeeahistóriadasuaterra.

LorigaderivadeLorica,ahistória,aetimologiaelologiaapontamasorigensdonome,umapalavradolatimquetemexatamenteomesmosignicado(couraça),portantoogentílico

Loricensetambémpodeserusadoparadesignarosnaturaisdestavila.Nãoécoincidênciaqueosmesmospseudoloriguenses,queportantotêmvergonhadonomedasuaterra, considereminsultuosoesemsentidoogentílicoLoricenseenãogostemdeveraLorica/LoriganobrasãodavilaOspseudoloriguensesgostariamqueasuaterrativesseoutronomee preferiamonomedeCruzouValedaCruzedeseremtratadosporcruzensesouvale-cruzenses,mascomoforamridicularizadospassaramapreferironomedeCarretoouValedo Carretoedeseremtratadosporcarretensesouvale-carretenses,oquenãoémelhoreporissocontinuamaseralvodechacota.Eétambémporodiaremonomedasuaterraqueos pseudoloriguensesdetestamenãousamologotipodaviladeLoriga,quefoiaprovadoháanospelaJuntadeFreguesiadeLoriga,equeinclusivequiseramretirardositedaautarquia.

EsselogotipoapontaparaaorigemdonomedavilaefoiaprovadodepoisdeumoutrologotipodeLorigadesenhadoanteriormenteporAntónioConde,divulgadohámuitomaistempo equetemexatamenteamesmasimbologia,eambososlogotipospodemver-senesteeemmuitosoutrossitessobreestabelaehistóricavila.Infelizmenteospseudoloriguenses nasceramnestavilacujaimagemmuitotêmprejudicado,portantodeviamternascidonoutraterraporqueogentílicoadequadoparaosdesignaréAlbardenses(osqueusamalbarda) Aliásnãomerecemsertratadosporloriguensesedeviamtervergonhadedizeremquenasceramnestabelaehistóricavilaserrana.Merecemserridicularizados,atéporqueesta vergonhosaquestãodaheráldicaexistenãoapenasdevidoàignorânciamasprincipalmentedevidoaomaucaráter,àinveja,àsmotivaçõespessoaismesquinhaseàteimosiadequem achaqueaimagemdeLorigaeaimagemdosLoriguensessãocoisasmenores,desprezíveisedesprezáveis,comparadascomosseusestúpidosegos.Oproblemaéqueaimagemde Lorigacontinuaaserprejudicadaporestavergonhosaquestãodaheráldicaquedurahádécadas,edaqualfazemparteosdoisreferidosbrasõesdeValedaCruz(2002)edeValedo Carreto(2018),queenvergonhamestabelaehistóricavila,assimcomotambémumailustraçãoquenadatemdeheráldicaportuguesaregularelegalequeosmesmosirresponsáveis andamhádécadasatentarimporcomosefosseobrasãolegaleocialdeLoriga,emaltratandoquemtemdenunciadoestavergonhosasituaçãoAindaetambémapropósitodeinveja, demaucaráteredemotivaçõesmesquinhaspessoais,quehámuitotempotêmprejudicadoLoriga,quiseramretiraraLoriga,arodahidráulicaeaestrelanobrasão,etambémquiseram retirarotextosobreahistóriadestavilaexistentenositeocialdaJuntadeFreguesiadeLoriga,principalmentepelofactodeoautordessebrasãoedessetextoserohistoriador AntónioConde.)

ResponderOpções

AntónioConde(convidado)12Sep2021,14:36

Excelentedivulgaçãodabela,muitoantiga,ehistóricaviladeLoriga!ExcelentedivulgaçãodahistóriadeLoriga!

MuitoobrigadopordivulgaremaminhamuitoqueridaterranataleomeutrabalhodepesquisaededivulgaçãodahistóriadeLoriga!

Lorigaprecisacadavezmaisdestetipodedivulgação,eprincipalmenteprecisaquetodososloriguensesamemasuaterra,lutemporela,equecoloquemosinteressesdeLorigaacimadosseus.

CarlosPereira(convidado)22Sep2021,15:33

Loriga

ResponderOpções

Compactar Compactar

LorigaéumavilaefreguesiaportuguesadoconcelhodeSeia,distritodaGuarda.Tem36,52km²deárea,846habitantes(2021)edensidadepopulacionalde23,16hab/km².Temumapovoação anexa,oFontão.

Lorigaencontra-sea20kmdeSeia,80kmdaGuardae320kmdeLisboa.AvilaéacessívelpelaEN231,etemacessodirectoaopontomaisaltodaSerradaEstrelapelaEN338,estradaconcluída em2006,seguindoumtraçadoeumprojectopré-existentesdécadasantesdaconclusão,comumpercursode9,2kmdepaisagensdeslumbrantes,entreascotas960metros(PorteladoArão)ou PorteladeLorigae1650metros,doisquilómetrosacimadaLagoaComprida,ondeseligacomaEN339.

Éconhecidacomoa"SuíçaPortuguesa"devidoàsuaextraordináriapaisagemelocalizaçãogeográca.Estásituadaacercade770metrosdealtitude,nasuaparteurbanamaisbaixa,rodeadapor montanhas,dasquaissedestacamaPenhadosAbutres(1.828metrosdealtitude)eaPenhadoGato(1.771metros),eéabraçadapordoiscursosdeágua:aRibeiradeLorigaeaRibeiradeSão Bento,queseunemdepoisdaE.T.A.R.ARibeiradeLorigaéumdosmaioresauentesdoRioAlva.EstásituadanumvaleglaciaretantoolocalondeseencontraaVilacomoaGargantadeLoriga

sãoconsideradospontosdeinteressegeológico

Toponímia

AruadaOliveiraéumaruasituadanocentrohistóricodavilaAsuaescadariatemcercade100degrausemgranito,oquelhedácaracterísticaspeculiaresEstaruarecordamuitasdas característicasurbanasmedievaisdocentrohistóricodaviladeLoriga.

ObairrodeSãoGinês(SãoGens)éumbairrodocentrohistóricodeLorigacujascaracterísticasotornamnumdosbairrosmaisconhecidosetípicosdavila.AsmelhoresfestasdeSãoJoãoeram feitasaqui.CuriosoéofactodeestebairrodocentrohistóricodaviladeveronomeaSãoGens,umsantodeorigemcélticamartirizadoemArles,naGália,notempodoimperadorDiocleciano, oragodeumaermidavisigóticasituadanaárea(atualcapeladeNossaSenhoradoCarmo).Comopassardosséculos,osloriguensesmudaramonomedosantoparaSãoGinês,estaalcunhatalvez tenhasurgidoporapalavrasermaisfácildepronunciar.AliásnuncaexistiuqualquersantocomonomeGinêsouGenêseLorigaéconhecidapelassingularidadeslinguísticasepelousomassivo dealcunhasEstenúcleodapovoação,quejáesteveseparadodoprincipalemaisantigo,situadomaisabaixo,éanterioràchegadadosromanos

História

Lorigafoifundadaoriginalmentenoaltodeumacolinaentreribeirasondehojeexisteocentrohistóricodavila.Olocalfoiescolhidohámaisdedoismileseiscentosanosdevidoàfacilidadede defesa(umacolinaentreribeiras),àabundânciadeáguaedepastos,bemcomoaofactodeaasterrasmaisbaixasprovidenciaremalgumacaçaecondiçõesmínimasparaapráticadaagricultura.

Destaformaestavamgarantidasascondiçõesmínimasdesobrevivênciaparaumapopulaçãoepovoaçãocomalgumaimportância.

(Nota:Apropósitodafundaçãodapovoaçãofoiinventadaumateoriaestúpida,insultuosaparaosantepassadosdosloriguenses,segundoaqualLorigafoifundadanumlocalconhecidoporChão doSoitoQuemsabeomínimodehistória(incluíndoaHistóriadeLoriga),quemportantoconheceoshábitosdaspopulaçõesdaépoca,quemconheceoreferidolocaletemumQIminimamente aceitávelsabequealijamaispoderiaorecercomsucessoqualquerpovoação,aliáséporissoqueLoriganãoexistenemnuncaexistiuali.Dadaaantiguidadedaocupaçãohumanadoimponente ValeGlaciardeLorigaénormalquetenhamsidoouquevenhamaserencontradosvestígiosarqueológicosemvárioslocaisporque,talcomoagoraexistematividadeseconstruçõesemredorda vilaomesmoaconteciaemredordapovoaçãoexistentenotempodosLusitanosedosRomanos.Nuncahouvequalquer“Lorigaprovisória”fosseondefosse,osfundadoresdapovoaçãonão eramatrasadosmentaisquerepentinamenteforamiluminadoseconstataramqueescolheramolocalerrado,eatéotraçadodaantigaestradaromanaconrmaaantiguidadedapovoaçãono localondesempreexistiueondedefactofoiinicialmentefundada,nacolinaentreasribeirasdeLorigaedeSãoBentoondeatualmenteexisteocentrohistóricodavila.Oproblemadequem temumQIeouumaculturaabaixodamédiaéacharqueumdoutorouumclérigotêmsemprerazãomesmosearmaremqueumpedaçodemadeiraéumpedaçodepedra,ecomosão ignorantesetêmpoucaounenhumacapacidadeparapensarepesquisarlimitam-seatranscrevereadivulgarasidiotices,comoéocasodestaestúpidateoriadoChãodoSoitoqueporissohá muitotempoébemridicularizada.Nãoécoincidênciaquequemdefendeestateoriaestúpidatambémnegaaantiguidadedoestatutodevila,temvergonhadonomedestavilaenegaasorigens domesmo,eéresponsávelporumbrasãoridículoqueridicularizaLoriga,eportudoissorecebeudosLoriguensesaapropriadaalcunhadeDoutordeAlbarda.Aatitudeidealseriaassumira ignorânciaeaincompetênciaemvezdeseremproferidaseescritasarmaçõesquealémde,epornãocorresponderemárealidade,afetamaimagemdestabelaehistóricavila.)

FestaseTradições

Aolongodoanocelebram-sedemaneiraespecialoNatal,aPáscoa(comaAmentadasAlmas-cantosnocturnosmasculinos,queevocamasalmasdeentesfalecidosporalturadaQuaresma), festasemhonradeSantoAntónio(duranteomêsJunho)eSãoSebastião(noúltimoDomingodeJulho),comasrespectivasmordomiaseprocissões.Porém,opontomaisaltodasfestividades religiosaséafestadedicadaàpadroeiradosemigrantesdeLoriga,NossaSenhoradaGuia,queserealizatodososanos,noprimeiroDomingodeAgosto.NosegundoDomingo,temlugarafesta emhonradeNossaSenhoradaAjuda,noFontãodeLoriga.

Colectividades

Estádotadadeumaamplagamadeinfraestruturasfísicasesócio-culturais,queabrangemtodososgruposetários,dasquaissedestacam,porexemplo,oGrupoDesportivoLoriguense,fundado em1934,aSociedadeRecreativaeMusicalLoriguense,fundadaem1905,osBombeirosVoluntáriosdeLoriga,criadosem1982,cujosserviçosultrapassamasfronteirasdafreguesia,aCasade RepousoNossaSenhoradaGuia,umadasúltimasobrassociaisderelevo,eaEscolaDr.ReisLeitão.EmMarçode2007iniciaram-seasobrasdonovoquarteldosBombeirosVoluntários.

Acordosdegeminação

Lorigacelebrouacordodegeminaçãocomavila,atualcidadedeSacavém,noconcelhodeLoures,em1deJunhode1996

HistóriadeLoriga

SituadanaparteSudoestedaSerradaEstrela,abelezapaisagísticadeLorigaéoseuprincipalatrativodereferência.Ossocalcosesuacomplexarededeirrigaçãosãoumdosgrandesex-librisde Loriga,umaobragigantescaconstruídapelosloriguensesaolongodemuitascentenasdeanosequetransformouumvalebelo,masrochoso,numvalefértil.Éumaobraqueaindahojemarcaa paisagemdobelíssimoValedeLoriga,fazendopartedopatrimóniohistóricodavilaeédemonstrativadogéniodosseushabitantes.

Topónimo

Onomeveiodalocalizaçãoestratégicadapovoação,doseuprotagonismoedosseushabitantesnosHermínios(atualSerradaEstrela)naresistêncialusitana,oquelevouosromanosaporem-lhe onomedeLorica(antigacouraçaguerreira)DestenomederivouLoriga(derivaçãoiniciadapelosVisigodos)equetemomesmosignicadoAhistória,alologiaeaetimologiadizemqueLoriga énomedecouraçaequederivadolatimLoricaquetemomesmosignicado,umnomequeporsiésignicativodaantiguidadeehistóriadeLoriga,umnomequeorgulhaosloriguensesequeé únicoemPortugal,factosquejusticamqueacouraçasejapeçacentraldobrasãodavila.

Geologia

AformaçãogeológicadoValedeLoriga,ondeestásituadaavilacomomesmonome,estádiretamenterelacionadacomaformaçãodaprópriaSerradaEstrelaeporissoumacoisanãosepode dissociardaoutra.Paraqueseentendamelhor,énecessáriosabercomoseformouaSerradaEstrelaenelaoespaçoquehojeabrangeafreguesiadeLoriga.

Origensdapovoação

Lorigafoifundadaoriginalmentenoaltodeumacolinaentreribeirasondehojeexisteocentrohistóricodavila.Olocalfoiescolhidohámaisdedoismileseiscentosanosdevidoàfacilidadede defesa(umacolinaentreribeiras),àabundânciadeáguaedepastos,bemcomoaofactodeaasterrasmaisbaixasprovidenciaremalgumacaçaecondiçõesmínimasparaapráticadaagricultura. Destaformaestavamgarantidasascondiçõesmínimasdesobrevivênciaparaumapopulaçãoepovoaçãocomalgumaimportância.

Antesdanacionalidade

Emtermosdepatrimóniohistórico,destacam-seaponteeaestradaromanas(séculoIa.C.),umasepulturaantropomórca(séculoVIa.C.),aIgrejaMatriz(séculoXIII,reconstruída),oPelourinho (séculoXIII,reconstruído),oBairrodeSãoGinês(SãoGens)comorigemanterioràchegadadosromanoseaRuadeViriato,heróilusitanoqueatradiçãolocalencontraorigemnestaantiquíssima povoação.ARuadaOliveira,pelasuapeculiaridade,situadanaáreamaisantigadocentrohistóricodavila,recordaalgumasdascaracterísticasurbanasdaépocamedieval.

AtradiçãolocalediversosantigosdocumentosapontamLorigacomoberçodeViriato,enoiníciodoséculoXXexistiumesmoummovimentoloricenseparalheerigirumaestátuanavila,eque infelizmentenãochegouaconcretizar-se.Odocumentomaisconhecido,emboranãosejaomaisantigo,quefaladeLorigacomosendoterra-nataldeViriato,éolivromanuscritoHistóriada Lusitânia,escritopeloBispoMordoReinoem1580.OlivromanuscritoHistóriadaLusitânia,doBispoMordoReino,1580,estáentreosdiversosdocumentosquefalamdeLorigacomoberçode Viriato,esteéomaiscurioso,havendooutrossendoqueomaisantigoconhecidodatade1139.ChegouahaverumprojetodecontruçãodeummonumentoaViriatoemLoriga,umaideiaque infelizmentenãoseconcretizou,masaantigaedocumentadatradiçãoqueligaLorigaaViriatoérecordadanonomedaprincipalruadaáreamaisantigadocentrohistóricodavila,emais recentementenoeventoLorigaVilaLusitana,inspiradonaobraenasideiasdeAntónioConde.AactualRuadeViriato,napartemaisantigadocentrohistóricodavila,játinhaessenomeno séculoXII.ARuadeViriato,notroçocompreendidoentreasantigassedesdoG.D.L.edaCasadoPovo,correspondeexatamenteapartedalinhadefensivadaantigapovoaçãolusitana.

Aestradaromanaeumadasduaspontes(aoutra,conhecidaporPontedoArrocho,ruiunoséculoXVIapósumagrandecheianaRibeiradeSãoBento),comasquaisosromanosligaramLorica, pertencenteàentãoLusitânia,aorestanteimpério,merecemdestaque.

OBairrodeSãoGinês(alcunhadadapelosloriguensesaSãoGens)éumex-librisdeLorigaeneledestaca-seacapeladeNossaSenhoradoCarmo,umaantigaermidavisigóticaprecisamente dedicadaàquelesanto.SãoGenséumsantodeorigemcéltica,martirizadoemArlesnaGália,notempodoimperadorDiocleciano.Comopassardosséculos,osloriguensesmudaramonomedo santoparaSãoGinês,talvezporsermaisfácildepronunciar.

Quandoosromanoschegaram,apovoaçãoestavadivididaemdoisnúcleos.Omaior,maisantigoeprincipal,situava-senaáreaondehojeexistemaIgrejaMatrizepartedaRuadeViriatoeestava forticadocommuralhasepaliçadaNolocaldoactualBairrodeSãoGinês(alcunhadadapelosloricensesaSãoGens)existiamjáalgumashabitaçõesencostadasaopromontóriorochoso,em cimadoqualosVisigodosconstruírammaistardeumaermidadedicadaàquelesanto.

SéculoXIIàactualidade

LorigateveacategoriadesededeconcelhodesdeoséculoXII,tendorecebidoforaisem1136(JoãoRhânia,senhoriodasTerrasdeLorigadurantecercadeduasdécadas,noreinadodeD.Afonso Henriques),1249(D.AfonsoIII),1474(D.AfonsoV)e1514(D.ManuelI).ApoiouosAbsolutistascontraosLiberaisnaguerracivilportuguesa,noséculoXIXeessefactocontribuíuparadeixarde sersededeconcelhoem1855,apósaaplicaçãodoplanodeordenamentoterritoriallevadoacaboduranteoséculoXIX,curiosamenteomesmoplanoquedeuorigemaosDistritos.

LorigaeraumaparóquiapertencenteàVigariariadoPadroadoRealeaIgrejaMatrizfoimandadaconstruir,em1233,peloreiDSanchoIIEstaigreja,cujooragoeraodeSantaMariaMaior,eque semantém,foiconstruídanolocaldeoutroantigoepequenotemplovisigótico,doqualfoiaproveitadaumapedracominscriçõesvisigóticas,queestácolocadanaportalateralviradaparao adro.Deestiloromânico,comtrêsnaves,etraçaexteriorlembrandoaSéVelhadeCoimbra,estaigrejafoidestruídapelosismode1755,delarestandoapenaspartesdasparedeslateraiseoutra alvenaria.

Osismode1755provocouenormesestragosnavila,tendoarruinadotambémaresidênciaparoquialeabertoalgumasfendasnasrobustaseespessasparedesdoedifíciodaCâmaraMunicipal construídonoséculoXIII.UmemissáriodoMarquêsdePombalesteveemLorigaaavaliarosestragosmas,aocontráriodoqueaconteceucomaCovilhã,outralocalidadeserranamuitoafetada, nãochegoudogovernodeLisboaqualquerauxílio

Lorigaéumavilaindustrial,ligadaaosectortêxtil,desdeaprimeirametadedoséculoXIX,sendoaevoluçãodeumaatividadequejáexistiaemmoldesartesanaisnoséculoXIII.Chegouaseruma daslocalidadesmaisindustrializadasdaBeiraInterior,eSeia,aactualsededeconcelho,sóconseguiusuplantá-laquaseemmeadosdoséculoXX.TemposhouveemquesóaCovilhãultrapassava Loriganonúmerodeempresas.Nomesdeempresas,taiscomo:Regato,Redondinha,FontedosAmores,Tapadas,Fândega,Leitão&Irmãos,AugustoLuísMendes,Lamas,NunesBrito,Moura Cabral,Lorimalhas,entreoutras,fazempartedahistóriaindustrialdestavila.AprincipalemaioravenidadeLorigatemonomedeAugustoLuísMendes,umdosmaisdestacadosindustriais loriguenses.

Aindústriadoslanifíciosentrouemdeclínioduranteasúltimasdécadasdoséculopassado,factorquecontribuiuparaagravareacelerargravementeaprogressivadeserticaçãodaVila,facto queafetademaneirageralasregiõesinterioresdePortugaldevidoaumdecienteordenamentodoterritório.Comoturismoaganharcadavezmaisrelevânciaatualmenteaeconomia loriguensebasea-senasindústriasmetalúrgicaedepanicação,nocomércio,restauração,aagriculturaepastorícia,estesdoisúltimoscomumaimportânciareduzida.

AáreaondeexistemasfreguesiasdeAlvocodaSerra,Cabeça,SazesdaBeira,Teixeira,Valezim,Vide,easmaisdetrintapovoaçõesanexas,queatéOutubrode1855faziampartedoMunicípio Loriguense,constituíramasfreguesiasfundadorasdaAssociaçãodeFreguesiasdaSerradaEstrela,comsedenaviladeLoriga.

LorigaeasuaregiãopossuemenormespotencialidadesturísticaseasúnicaspistaseestânciadeesquiexistentesemPortugalestãolocalizadasnaáreadafreguesiadeLoriga.

Brasão

ObrasãodeLorigaéconstituídoporumescudoazul,umacouraça(Lorica/Loriga)emouroladeadaporduasrodashidráulicastambémemouro,eemchefeumaestreladeouro;emcampanha, montededoiscômorosdeprata,moventedosancosedaponta,carregadodeumagéminaondadadeazul.Coroamuraldepratadequatrotorres.Listeldepratacomalegendaanegro “LORIGA”.

Créditos

HistóriadeLoriga,comextratosdaobradohistoriadorAntónioConde“HistóriaconcisadaviladeLoriga–Dasorigensàextinçãodomunicípio”,publicadosnositeocialdaJuntadeFreguesiade Loriga,naWikipédia,artigocriadopelohistoriadorAntónioConde,emaisinformaçãosobreavila

ResponderOpções

Patrícia(convidado)24Sep2022,02:08

Compactar

Loriga

LorigaéumavilaefreguesiaportuguesadoconcelhodeSeia,distritodaGuarda.Tem36,52km²deárea,846habitantes(2021)edensidadepopulacionalde23,16hab/km².Temumapovoação anexa,oFontão.

Lorigaencontra-sea20kmdeSeia,80kmdaGuardae320kmdeLisboa.AvilaéacessívelpelaEN231,etemacessodirectoaopontomaisaltodaSerradaEstrelapelaEN338,estradaconcluída em2006,seguindoumtraçadoeumprojectopré-existentesdécadasantesdaconclusão,comumpercursode9,2kmdepaisagensdeslumbrantes,entreascotas960metros(PorteladoArão)ou PorteladeLorigae1650metros,doisquilómetrosacimadaLagoaComprida,ondeseligacomaEN339.

Éconhecidacomoa“SuíçaPortuguesa”devidoàsuaextraordináriapaisagemelocalizaçãogeográcaEstásituadaacercade770metrosdealtitude,nasuaparteurbanamaisbaixa,rodeadapor montanhas,dasquaissedestacamaPenhadosAbutres(1.828metrosdealtitude)eaPenhadoGato(1.771metros),eéabraçadapordoiscursosdeágua:aRibeiradeLorigaeaRibeiradeSão Bento,queseunemdepoisdaE.T.A.R.ARibeiradeLorigaéumdosmaioresauentesdoRioAlva.EstásituadanumvaleglaciaretantoolocalondeseencontraaVilacomoaGargantadeLoriga sãoconsideradospontosdeinteressegeológico.

Toponímia

AruadaOliveiraéumaruasituadanocentrohistóricodavila.Asuaescadariatemcercade100degrausemgranito,oquelhedácaracterísticaspeculiares.Estaruarecordamuitasdas característicasurbanasmedievaisdocentrohistóricodaviladeLoriga.

ObairrodeSãoGinês(SãoGens)éumbairrodocentrohistóricodeLorigacujascaracterísticasotornamnumdosbairrosmaisconhecidosetípicosdavila.AsmelhoresfestasdeSãoJoãoeram feitasaqui.CuriosoéofactodeestebairrodocentrohistóricodaviladeveronomeaSãoGens,umsantodeorigemcélticamartirizadoemArles,naGália,notempodoimperadorDiocleciano, oragodeumaermidavisigóticasituadanaárea(atualcapeladeNossaSenhoradoCarmo).Comopassardosséculos,osloriguensesmudaramonomedosantoparaSãoGinês,estaalcunhatalvez tenhasurgidoporapalavrasermaisfácildepronunciar.AliásnuncaexistiuqualquersantocomonomeGinêsouGenêseLorigaéconhecidapelassingularidadeslinguísticasepelousomassivo dealcunhas.Estenúcleodapovoação,quejáesteveseparadodoprincipalemaisantigo,situadomaisabaixo,éanterioràchegadadosromanos.

História

LorigafoifundadaoriginalmentenoaltodeumacolinaentreribeirasondehojeexisteocentrohistóricodavilaOlocalfoiescolhidohámaisdedoismileseiscentosanosdevidoàfacilidadede defesa(umacolinaentreribeiras),àabundânciadeáguaedepastos,bemcomoaofactodeaasterrasmaisbaixasprovidenciaremalgumacaçaecondiçõesmínimasparaapráticadaagricultura. Destaformaestavamgarantidasascondiçõesmínimasdesobrevivênciaparaumapopulaçãoepovoaçãocomalgumaimportância.

FestaseTradições

Aolongodoanocelebram-sedemaneiraespecialoNatal,aPáscoa(comaAmentadasAlmas–cantosnocturnosmasculinos,queevocamasalmasdeentesfalecidosporalturadaQuaresma), festasemhonradeSantoAntónio(duranteomêsJunho)eSãoSebastião(noúltimoDomingodeJulho),comasrespectivasmordomiaseprocissões.Porém,opontomaisaltodasfestividades religiosaséafestadedicadaàpadroeiradosemigrantesdeLoriga,NossaSenhoradaGuia,queserealizatodososanos,noprimeiroDomingodeAgostoNosegundoDomingo,temlugarafesta emhonradeNossaSenhoradaAjuda,noFontãodeLoriga.

Colectividades

Estádotadadeumaamplagamadeinfraestruturasfísicasesócio-culturais,queabrangemtodososgruposetários,dasquaissedestacam,porexemplo,oGrupoDesportivoLoriguense,fundado em1934,aSociedadeRecreativaeMusicalLoriguense,fundadaem1905,osBombeirosVoluntáriosdeLoriga,criadosem1982,cujosserviçosultrapassamasfronteirasdafreguesia,aCasade RepousoNossaSenhoradaGuia,umadasúltimasobrassociaisderelevo,eaEscolaDr.ReisLeitão.EmMarçode2007iniciaram-seasobrasdonovoquarteldosBombeirosVoluntários.

Acordosdegeminação

Lorigacelebrouacordodegeminaçãocomavila,atualcidadedeSacavém,noconcelhodeLoures,em1deJunhode1996

HistóriadeLoriga

SituadanaparteSudoestedaSerradaEstrela,abelezapaisagísticadeLorigaéoseuprincipalatrativodereferência.Ossocalcosesuacomplexarededeirrigaçãosãoumdosgrandesex-librisde Loriga,umaobragigantescaconstruídapelosloriguensesaolongodemuitascentenasdeanosequetransformouumvalebelo,masrochoso,numvalefértil.Éumaobraqueaindahojemarcaa paisagemdobelíssimoValedeLoriga,fazendopartedopatrimóniohistóricodavilaeédemonstrativadogéniodosseushabitantes.

Topónimo

Onomeveiodalocalizaçãoestratégicadapovoação,doseuprotagonismoedosseushabitantesnosHermínios(atualSerradaEstrela)naresistêncialusitana,oquelevouosromanosaporem-lhe onomedeLorica(antigacouraçaguerreira).DestenomederivouLoriga(derivaçãoiniciadapelosVisigodos)equetemomesmosignicado.Ahistória,alologiaeaetimologiadizemqueLoriga énomedecouraçaequederivadolatimLoricaquetemomesmosignicado,umnomequeporsiésignicativodaantiguidadeehistóriadeLoriga,umnomequeorgulhaosloriguensesequeé únicoemPortugal,factosquejusticamqueacouraçasejapeçacentraldobrasãodavila.

Geologia

AformaçãogeológicadoValedeLoriga,ondeestásituadaavilacomomesmonome,estádiretamenterelacionadacomaformaçãodaprópriaSerradaEstrelaeporissoumacoisanãosepode dissociardaoutraParaqueseentendamelhor,énecessáriosabercomoseformouaSerradaEstrelaenelaoespaçoquehojeabrangeafreguesiadeLoriga

Origensdapovoação

Lorigafoifundadaoriginalmentenoaltodeumacolinaentreribeirasondehojeexisteocentrohistóricodavila.Olocalfoiescolhidohámaisdedoismileseiscentosanosdevidoàfacilidadede defesa(umacolinaentreribeiras),àabundânciadeáguaedepastos,bemcomoaofactodeaasterrasmaisbaixasprovidenciaremalgumacaçaecondiçõesmínimasparaapráticadaagricultura. Destaformaestavamgarantidasascondiçõesmínimasdesobrevivênciaparaumapopulaçãoepovoaçãocomalgumaimportância.

Antesdanacionalidade

Emtermosdepatrimóniohistórico,destacam-seaponteeaestradaromanas(séculoIa.C.),umasepulturaantropomórca(séculoVIa.C.),aIgrejaMatriz(séculoXIII,reconstruída),oPelourinho (séculoXIII,reconstruído),oBairrodeSãoGinês(SãoGens)comorigemanterioràchegadadosromanoseaRuadeViriato,heróilusitanoqueatradiçãolocalencontraorigemnestaantiquíssima povoação.ARuadaOliveira,pelasuapeculiaridade,situadanaáreamaisantigadocentrohistóricodavila,recordaalgumasdascaracterísticasurbanasdaépocamedieval.

AtradiçãolocalediversosantigosdocumentosapontamLorigacomoberçodeViriato,enoiníciodoséculoXXexistiumesmoummovimentoloricenseparalheerigirumaestátuanavila,eque infelizmentenãochegouaconcretizar-se.Odocumentomaisconhecido,emboranãosejaomaisantigo,quefaladeLorigacomosendoterra-nataldeViriato,éolivromanuscritoHistóriada Lusitânia,escritopeloBispoMordoReinoem1580.OlivromanuscritoHistóriadaLusitânia,doBispoMordoReino,1580,estáentreosdiversosdocumentosquefalamdeLorigacomoberçode Viriato,esteéomaiscurioso,havendooutrossendoqueomaisantigoconhecidodatade1139.ChegouahaverumprojetodecontruçãodeummonumentoaViriatoemLoriga,umaideiaque infelizmentenãoseconcretizou,masaantigaedocumentadatradiçãoqueligaLorigaaViriatoérecordadanonomedaprincipalruadaáreamaisantigadocentrohistóricodavila,emais recentementenoeventoLorigaVilaLusitana,inspiradonaobraenasideiasdeAntónioConde.AactualRuadeViriato,napartemaisantigadocentrohistóricodavila,játemessenomehá séculos.ARuadeViriato,notroçocompreendidoentreasantigassedesdoG.D.L.edaCasadoPovo,correspondeexatamenteapartedalinhadefensivadaantigapovoaçãolusitana.

Aestradaromanaeumadasduaspontes,existentesobreaRibeiradeLoriga,ecomasquaisosromanosligaramLorica,pertencenteàentãoLusitânia,aorestanteimpério,merecemdestaque.A outraponteexistiasobreaRibeiradeSãoBento,ruiunoséculoXVIapósumagrandecheia,eestavasituadaaproximadamentenomesmolocalondeatualmenteexisteaqueéconhecidapor

PontedoArrocho,construídaemnaisdoséculoXIX.

OBairrodeSãoGinês(alcunhadadapelosloriguensesaSãoGens)éumex-librisdeLorigaeneledestaca-seacapeladeNossaSenhoradoCarmo,umaantigaermidavisigóticaprecisamente dedicadaàquelesanto.SãoGenséumsantodeorigemcéltica,martirizadoemArlesnaGália,notempodoimperadorDiocleciano.Comopassardosséculos,osloriguensesmudaramonomedo santoparaSãoGinês,talvezporsermaisfácildepronunciar.

Quandoosromanoschegaram,apovoaçãoestavadivididaemdoisnúcleos.Omaior,maisantigoeprincipal,situava-senaáreaondehojeexistemaIgrejaMatrizepartedaRuadeViriatoeestava forticadocommuralhasepaliçada.NolocaldoactualBairrodeSãoGinês(alcunhadadapelosloricensesaSãoGens)existiamjáalgumashabitaçõesencostadasaopromontóriorochoso,em cimadoqualosVisigodosconstruírammaistardeumaermidadedicadaàquelesanto.

SéculoXIIàactualidade

LorigateveacategoriadesededeconcelhodesdeoséculoXII,tendorecebidoforaisem1136(JoãoRhânia,senhoriodasTerrasdeLorigadurantecercadeduasdécadas,noreinadodeD.Afonso Henriques),1249(D.AfonsoIII),1474(D.AfonsoV)e1514(D.ManuelI).ApoiouosAbsolutistascontraosLiberaisnaguerracivilportuguesa,noséculoXIXeessefactocontribuíuparadeixarde sersededeconcelhoem1855,apósaaplicaçãodoplanodeordenamentoterritoriallevadoacaboduranteoséculoXIX,curiosamenteomesmoplanoquedeuorigemaosDistritos.

LorigaeraumaparóquiapertencenteàVigariariadoPadroadoRealeaIgrejaMatrizfoimandadaconstruir,em1233,peloreiD.SanchoII.Estaigreja,cujooragoeraodeSantaMariaMaior,eque semantém,foiconstruídanolocaldeoutroantigoepequenotemplovisigótico,doqualfoiaproveitadaumapedracominscriçõesvisigóticas,queestácolocadanaportalateralviradaparao adroDeestiloromânico,comtrêsnaves,etraçaexteriorlembrandoaSéVelhadeCoimbra,estaigrejafoidestruídapelosismode1755,delarestandoapenaspartesdasparedeslateraiseoutra alvenaria.

Osismode1755provocouenormesestragosnavila,tendoarruinadotambémaresidênciaparoquialeabertoalgumasfendasnasrobustaseespessasparedesdoedifíciodaCâmaraMunicipal construídonoséculoXIII.UmemissáriodoMarquêsdePombalesteveemLorigaaavaliarosestragosmas,aocontráriodoqueaconteceucomaCovilhã,outralocalidadeserranamuitoafetada, nãochegoudogovernodeLisboaqualquerauxílio.

Lorigaéumavilaindustrial,ligadaaosectortêxtil,desdeaprimeirametadedoséculoXIX,sendoaevoluçãodeumaatividadequejáexistiaemmoldesartesanaisnoséculoXIII.Chegouaseruma daslocalidadesmaisindustrializadasdaBeiraInterior,eSeia,aactualsededeconcelho,sóconseguiusuplantá-laquaseemmeadosdoséculoXX.TemposhouveemquesóaCovilhãultrapassava Loriganonúmerodeempresas.Nomesdeempresas,taiscomo:Regato,Redondinha,FontedosAmores,Tapadas,Fândega,Leitão&Irmãos,AugustoLuísMendes,Lamas,NunesBrito,Moura Cabral,Lorimalhas,entreoutras,fazempartedahistóriaindustrialdestavila.AprincipalemaioravenidadeLorigatemonomedeAugustoLuísMendes,umdosmaisdestacadosindustriais loriguenses.

Aindústriadoslanifíciosentrouemdeclínioduranteasúltimasdécadasdoséculopassado,factorquecontribuiuparaagravareacelerargravementeaprogressivadeserticaçãodaVila,facto queafetademaneirageralasregiõesinterioresdePortugaldevidoaumdecienteordenamentodoterritório.Comoturismoaganharcadavezmaisrelevânciaatualmenteaeconomia loriguensebasea-senasindústriasmetalúrgicaedepanicação,nocomércio,restauração,aagriculturaepastorícia,estesdoisúltimoscomumaimportânciareduzida

AáreaondeexistemasfreguesiasdeAlvocodaSerra,Cabeça,SazesdaBeira,Teixeira,Valezim,Vide,easmaisdetrintapovoaçõesanexas,queatéOutubrode1855faziampartedoMunicípio Loriguense,constituíramasfreguesiasfundadorasdaAssociaçãodeFreguesiasdaSerradaEstrela,comsedenaviladeLoriga.

LorigaeasuaregiãopossuemenormespotencialidadesturísticaseasúnicaspistaseestânciadeesquiexistentesemPortugalestãolocalizadasnaáreadafreguesiadeLoriga.

Éprecisosublinharofactodequenenhumapovoaçãoportuguesafoidespromovidadasuacategoria,sejaeladevilaoudecidade.Asantigasvilas,amaioriaerradamentetratadasporaldeiase apenasalgumastratadasporaldeiashistóricas,deixaramdesersedesdeconcelhoapósareformaefetuadanoséculoXIX,masnuncaforamdespromovidasdevilasparaaldeiasapesardea

Vila

categoriadevilaestarassociadaasededemunicípio.Eétambémpornuncaterhavidoessadespromoçãoqueasantigasvilas,hojeerradamentetratadasporaldeias,têmodireitodeteremum

brasãocomumacoroamuraldequatrotorres,talcomoqualquervila,sejaelahistóricaoumoderna

Osforaiselevavamasaldeiasàcategoriadevila,equandoexistiamváriosforais(éocasodeLoriga)cadanovoforalconcedidosignicavaaconrmaçãodessacategoriadevila.Portanto,nocaso dasvilashistóricaséerradochamar"elevaçãoavila"porqueessaerradamentechamada"elevação"nãopassadeumaconrmaçãodacategoriadevilaquetêmdesdeaprimeiraconcessãode foral.Seessavilahistóricativermaisdoqueumforalentãoessa"elevaçãoavila"nãopassadeapenasmaisumaconrmaçãodacategoriadevila.Aelevaçãoavilasóexistedefactosea localidadenuncarecebeuqualquerforal,portantonuncafoielevadaavila,ousejatrata-sedeumavilamoderna.Tambémexistemcidadeshistóricasecidadesmodernaseaquiaplica-seamesma lógica,nocasodascidadeshistóricasoestatutodecidadeexistedesdequeforamelevadasaessacategorianopassado.

Existemcidadesevilasquenãosãosedesdeconcelho,acategoriadapovoaçãonãoimplicaqueestatenhaoestatutodemunicípioAindaqueentretantodesapareçamascondiçõesquelevaram àelevaçãoavilaouacidade,apromoçãoeacategoriapermanecem,amenosquesaiaumaleiadecretaradespromoção,algoquenuncaaconteceu.

Lorigaéumavilahistórica,portantoéumdoscasosemquenãohouveelevaçãoavila,oquedefactoaconteceuem1989foiaconrmaçãodacategoriadevila,aanteriorconrmaçãoaconteceu em1514comoforalnovodeD.ManuelI.ÉaconrmaçãodacategoriadevilaqueosLoriguensesfestejamedevemfestejar,talcomojáafestejaramnopassado,antesde1989.

Brasão

ObrasãodeLorigaéconstituídoporumescudoazul,umacouraça(Lorica/Loriga)ladeadaporduasrodashidráulicas,eemchefeumaestreladeouro;emcampanha,montededoiscômorosde prata,moventedosancosedaponta,carregadodeumagéminaondadadeazulCoroamuraldepratadequatrotorresListeldepratacomalegendaanegro“LORIGA”

Créditos

HistóriadeLoriga,comextratosdaobradohistoriadorAntónioConde"HistóriaconcisadaviladeLoriga-Dasorigensàextinçãodomunicípio",publicadosnositeoficialdaJuntadeFreguesiade

LorigaenoalicitadositeTerrasdePortugal-MemóriaPortuguesa,naWikipédia,artigocriadopelohistoriadorAntónioConde,eemmuitosoutrossiteseemmuitasoutraspublicações.

LORIGA@site2002

(Nota:Apropósitodafundaçãodapovoaçãofoiinventadaumateoriaestúpida,insultuosaparaosantepassadosdosloriguenses,segundoaqualLorigafoifundadanumlocalconhecidoporChão doSoito.Quemsabeomínimodehistória(incluíndoaHistóriadeLoriga),quemportantoconheceoshábitosdaspopulaçõesdaépoca,quemconheceoreferidolocaletemumQIminimamente aceitávelsabequealijamaispoderiaorecercomsucessoqualquerpovoação,aliáséporissoqueLoriganãoexistenemnuncaexistiuali.Dadaaantiguidadedaocupaçãohumanadoimponente ValeGlaciardeLorigaénormalquetenhamsidoouquevenhamaserencontradosvestígiosarqueológicosemvárioslocaisporque,talcomoagoraexistematividadeseconstruçõesemredorda vilaomesmoaconteciaemredordapovoaçãoexistentenotempodosLusitanosedosRomanos.Nuncahouvequalquer"Lorigaprovisória"fosseondefosse,osfundadoresdapovoaçãonão eramatrasadosmentaisquerepentinamenteforamiluminadoseconstataramqueescolheramolocalerrado,eatéotraçadodaantigaestradaromanaconrmaaantiguidadedapovoaçãono localondesempreexistiueondedefactofoiinicialmentefundada,nacolinaentreasribeirasdeLorigaedeSãoBentoondeatualmenteexisteocentrohistóricodavila.Oproblemadequem temumQIeouumaculturaabaixodamédiaéacharqueumdoutorouumclérigotêmsemprerazãomesmosearmaremqueumpedaçodemadeiraéumpedaçodepedra,ecomosão ignorantesetêmpoucaounenhumacapacidadeparapensareparapesquisarlimitam-seatranscrevereadivulgarasidiotices,comoéocasodestaestúpidateoriadoChãodoSoitoqueporisso hámuitotempoébemridicularizada.Nãoécoincidênciaque,talcomooseudonoementorautarcaZecaMaria,quemdefendeestateoriaestúpidatambémnegaaantiguidadedoestatutode vila,etambémporisso(etambémporqueoautoréAntónioConde)quiseramapagarotextosobreaHistóriadeLorigaexistentenositeocialdaJuntadeFreguesia.Talcomooseudonoe mentorautarcaZecaMariatemvergonhadonomedestavilaenegaasorigensdomesmo,porissotalcomooseudonoementorautarcaZecaMariaépseudoloriguense,portantonãogostade veraLoriganobrasãodavila.TalcomooseudonoementorautarcaZecaMariaéresponsávelpordoisbrasõesridículosdestinadosaolixo(BrasãodeValedaCruzde2002eBrasãodeValedo Carretode2018)queridicularizamLorigaeosLoriguenses(veraquiavergonhosaeverdadeiraHistóriadoBrasãodeLorigaemcheiroPDF),eportudoissoocorresponsávelegrande cúmplicedetodaestavergonharecebeudosLoriguensesaapropriadaedepreciativaalcunhadeDoutordeAlbarda.EmLorigaasalcunhassãotradicionaisevãodesdeascarinhosasàs depreciativas,sendoqueestasúltimassãoumaformadaarmaçãodedesprezoededesaprovaçãocontraeemrelaçãoàspessoasvisadas.Aatitudeidealseriaassumiraignorânciaea incompetênciaemvezdeseremproferidaseescritasarmaçõesquealémde,epornãocorresponderemárealidade,afetamaimagemdestabelaehistóricavila.ComoogentílicoLoriguense

derivadeLoriga,obviamenteeconsequentementeosquetêmvergonhadonomedasuaterrasãopseudoloriguenses,etambémosãoporquerenegamassuasorigens,onomeeahistóriada suaterraLorigaderivadeLorica,ahistória,aetimologiaelologiaapontamasorigensdonome,umapalavradolatimquetemexatamenteomesmosignicado(couraça),portantoogentílico Loricensetambémpodeserusadoparadesignarosnaturaisdestavila.Nãoécoincidênciaqueosmesmospseudoloriguenses,queportantotêmvergonhadonomedasuaterra,considerem insultuosoesemsentidoogentílicoLoricenseenãogostemdeveraLorica/Loriganobrasãodavila.Ospseudoloriguensesgostariamqueasuaterrativesseoutronomeepreferiamonomede CruzouValedaCruzedeseremtratadosporcruzensesouvale-cruzenses,mascomoforamridicularizadospassaramapreferironomedeCarretoouValedoCarretoedeseremtratadospor carretensesouvale-carretenses,oquenãoémelhoreporissocontinuamaseralvodechacota.Eétambémporodiaremonomedasuaterraqueospseudoloriguensesdetestamenãousamo logotipodaviladeLoriga,quefoiaprovadoháanospelaJuntadeFreguesiadeLoriga,equeinclusivequiseramretirardositedaautarquia.Esselogotipoapontaparaaorigemdonomedavilae foiaprovadodepoisdeumoutrologotipodeLorigadesenhadoanteriormenteporAntónioConde,divulgadohámuitomaistempoequetemexatamenteamesmasimbologia,eambosos logotipospodemver-senesteeemmuitosoutrossitessobreestabelaehistóricavila.Infelizmenteospseudoloriguensesnasceramnestavilacujaimagemmuitotêmprejudicado,portanto deviamternascidonoutraterraporqueogentílicoadequadoparaosdesignaréAlbardenses(osqueusamalbarda)…Aliásnãomerecemsertratadosporloriguensesedeviamtervergonhade dizeremquenasceramnestabelaehistóricavilaserrana.Merecemserridicularizados,atéporqueestavergonhosaquestãodaheráldicaexistenãoapenasdevidoàignorânciamas principalmentedevidoaomaucaráter,àinveja,àsmotivaçõespessoaismesquinhaseàteimosiadequemachaqueaimagemdeLorigaeaimagemdosLoriguensessãocoisasmenores, desprezíveisedesprezáveis,comparadascomosseusestúpidosegos.OproblemaéqueaimagemdeLorigacontinuaaserprejudicadaporestavergonhosaquestãodaheráldicaquedurahá décadas,edaqualfazemparteosdoisreferidosbrasõesdeValedaCruz(2002)edeValedoCarreto(2018),queenvergonhamestabelaehistóricavila,assimcomotambémumailustraçãoque nadatemdeheráldicaportuguesaregularelegalequeosmesmosirresponsáveisandamhádécadasatentarimporcomosefosseobrasãolegaleocialdeLoriga,emaltratandoquemtem denunciadoestavergonhosasituação.Aindaetambémapropósitodeinveja,demaucaráteredemotivaçõesmesquinhaspessoais,quehámuitotempotêmprejudicadoLoriga,quiseramretirar aLoriga,asrodashidráulicaseaestrelaexistentesnobrasãodavila,etambémquiseramretirarotextosobreahistóriadestavilaexistentenositeocialdaJuntadeFreguesiadeLoriga, tambémpelofactodeohistoriadorAntónioCondeseroautordessebrasãoedessetexto.AindaàcercadaheráldicadesenhadapelohistoriadorAntónioConde,em2018quiseramsubstituíra Lorigaporumcarreto,eapenasmantiveramacorazuldoescudoeoscômorosdepratacomagéminaondadadeazul,talcomomantiveramascoresazulebrancodabandeira.Anteriormenteem 2002,quiseramsubstituíraLorigaporumacruzeretirarasrodashidráulicas)

ResponderOpções

Patrícia(convidado)5Oct2022,21:43

Compactar

Notas:Apropósitodafundaçãodapovoaçãofoiinventadaumateoriaestúpida,insultuosaparaosantepassadosdosloriguenses,segundoaqualLorigafoifundadanumlocalconhecido porChãodoSoitoQuemsabeomínimodehistória(incluíndoaHistóriadeLoriga),quemportantoconheceoshábitosdaspopulaçõesdaépoca,quemconheceoreferidolocaletem umQIminimamenteaceitávelsabequealijamaispoderiaorecercomsucessoqualquerpovoação,aliáséporissoqueLoriganãoexistenemnuncaexistiuali.Dadaaantiguidadeda ocupaçãohumanadoimponenteValeGlaciardeLorigaénormalquetenhamsidoouquevenhamaserencontradosvestígiosarqueológicosemvárioslocaisporque,talcomoagora existematividadeseconstruçõesemredordavilaomesmoaconteciaemredordapovoaçãoexistentenotempodosLusitanosedosRomanos.Nuncahouvequalquer"Loriga provisória"fosseondefosse,osfundadoresdapovoaçãonãoeramatrasadosmentaisquerepentinamenteforamiluminadoseconstataramqueescolheramolocalerrado,eatéo traçadodaantigaestradaromanaconrmaaantiguidadedapovoaçãonolocalondesempreexistiueondedefactofoiinicialmentefundada,nacolinaentreasribeirasdeLorigaede SãoBentoondeatualmenteexisteocentrohistóricodavila.OproblemadequemtemumQIeouumaculturaabaixodamédiaéacharqueumdoutorouumclérigotêmsemprerazão mesmosearmaremqueumpedaçodemadeiraéumpedaçodepedra,ecomosãoignorantesetêmpoucaounenhumacapacidadeparapensareparapesquisarlimitam-sea transcrevereadivulgarasidiotices,comoéocasodestaestúpidateoriadoChãodoSoitoqueporissohámuitotempoébemridicularizada.Nãoécoincidênciaque,talcomooseu donoementorautarcaZecaMaria,quemdefendeestateoriaestúpidatambémnegaaantiguidadedoestatutodevila,etambémporisso(etambémporqueoautoréAntónioConde) quiseramapagarotextosobreaHistóriadeLorigaexistentenositeocialdaJuntadeFreguesia.TalcomooseudonoementorautarcaZecaMariatemvergonhadonomedestavilae negaasorigensdomesmo,porissotalcomooseudonoementorautarcaZecaMariaépseudoloriguense,portantonãogostadeveraLoriganobrasãodavila.Talcomooseudonoe mentorautarcaZecaMariaéresponsávelpordoisbrasõesridículosdestinadosaolixo(BrasãodeValedaCruzde2002eBrasãodeValedoCarretode2018)queridicularizamLorigae

osLoriguenses(veraquiavergonhosaeverdadeiraHistóriadoBrasãodeLorigaemcheiroPDF),eportudoissoocorresponsávelegrandecúmplicedetodaestavergonharecebeu dosLoriguensesaapropriadaedepreciativaalcunhadeDoutordeAlbardaEmLorigaasalcunhassãotradicionaisevãodesdeascarinhosasàsdepreciativas,sendoqueestasúltimas sãoumaformadaarmaçãodedesprezoededesaprovaçãocontraeemrelaçãoàspessoasvisadas.Aatitudeidealseriaassumiraignorânciaeaincompetênciaemvezdeserem proferidaseescritasarmaçõesquealémde,epornãocorresponderemárealidade,afetamaimagemdestabelaehistóricavila.ComoogentílicoLoriguensederivadeLoriga, obviamenteeconsequentementeosquetêmvergonhadonomedasuaterrasãopseudoloriguenses,etambémosãoporquerenegamassuasorigens,onomeeahistóriadasuaterra. LorigaderivadeLorica,ahistória,aetimologiaelologiaapontamasorigensdonome,umapalavradolatimquetemexatamenteomesmosignicado(couraça),portantoogentílico Loricensetambémpodeserusadoparadesignarosnaturaisdestavila.Nãoécoincidênciaqueosmesmospseudoloriguenses,queportantotêmvergonhadonomedasuaterra, considereminsultuosoesemsentidoogentílicoLoricenseenãogostemdeveraLorica/LoriganobrasãodavilaOspseudoloriguensesgostariamqueasuaterrativesseoutronomee preferiamonomedeCruzouValedaCruzedeseremtratadosporcruzensesouvale-cruzenses,mascomoforamridicularizadospassaramapreferironomedeCarretoouValedo Carretoedeseremtratadosporcarretensesouvale-carretenses,oquenãoémelhoreporissocontinuamaseralvodechacota.Eétambémporodiaremonomedasuaterraqueos pseudoloriguensesdetestamenãousamologotipodaviladeLoriga,quefoiaprovadoháanospelaJuntadeFreguesiadeLoriga,equeinclusivequiseramretirardositedaautarquia. EsselogotipoapontaparaaorigemdonomedavilaefoiaprovadodepoisdeumoutrologotipodeLorigadesenhadoanteriormenteporAntónioConde,divulgadohámuitomaistempo equetemexatamenteamesmasimbologia,eambososlogotipospodemver-senesteeemmuitosoutrossitessobreestabelaehistóricavila.Infelizmenteospseudoloriguenses nasceramnestavilacujaimagemmuitotêmprejudicado,portantodeviamternascidonoutraterraporqueogentílicoadequadoparaosdesignaréAlbardenses(osqueusamalbarda) Aliásnãomerecemsertratadosporloriguensesedeviamtervergonhadedizeremquenasceramnestabelaehistóricavilaserrana.Merecemserridicularizados,atéporqueesta vergonhosaquestãodaheráldicaexistenãoapenasdevidoàignorânciamasprincipalmentedevidoaomaucaráter,àinveja,àsmotivaçõespessoaismesquinhaseàteimosiadequem achaqueaimagemdeLorigaeaimagemdosLoriguensessãocoisasmenores,desprezíveisedesprezáveis,comparadascomosseusestúpidosegos.Oproblemaéqueaimagemde Lorigacontinuaaserprejudicadaporestavergonhosaquestãodaheráldicaquedurahádécadas,edaqualfazemparteosdoisreferidosbrasõesdeValedaCruz(2002)edeValedo Carreto(2018),queenvergonhamestabelaehistóricavila,assimcomotambémumailustraçãoquenadatemdeheráldicaportuguesaregularelegalequeosmesmosirresponsáveis andamhádécadasatentarimporcomosefosseobrasãolegaleocialdeLoriga,emaltratandoquemtemdenunciadoestavergonhosasituaçãoTêmmaltratadoquemapresentou soluçõesetemdenunciadoavergonhosaquestãodaheráldica,quearrasahádécadasaimagemdeLorigaedequemnelanasceu,dizemqueessailustraçãoéobrasãodeLorigadoaa quemdoer,masninguémviuessesirresponsáveispseudoloriguensesaagiremquandoosseusamigosquiseramsubstituíressailustraçãopelosvergonhososbrasõesdeValedaCruze deValedoCarreto.Tudonãopassadengimentoeinveja,mentirosamenteproclamamoamoraLorigamasnuncaseimportaramcomofactodeestavergonhaafetaraimagemdasua terraeaimagemdosseusconterrâneos,ninguémviuessespseudoloriguensesapresentarsoluçõesparaqualquerproblemasejaelequalfor.Nãofazemnemqueremdeixarfazer,têm invejadequemfazetemmaiscapacidadeparafazer,hipocritamentedizemqueaheráldicanãotemimportâncianenhumanemcriaempregosnavilamascinicamente, contraditoriamenteecaricatamente,achamqueaheráldicaésucientementeimportanteparamaltrataremhádécadasquemseopôeaestavergonhaeapresentoupropostas consideradasamelhorheráldicaparaLorigaeaprovadaspelasautoridadescompetentes.ArealidadeéqueparaessespseudoloriguensesobrasãodeLorigaatépodeterumcagalhão fumegantecomopeçaprincipal,háanosumdelesatédisseeescreveuqueobrasãoatépodiaterodestacadocalhauqueestánapraiauvialquenãohaviaproblema,oquea concretizar-seseriaumahomenagemaoscalhausdeLoriganosquaisestãoincluídosessespseudoloriguensesporqueemterrasserranasosestúpidoseosignorantessãotratadospor calhaus.Paraessespseudoloriguensesignorantes,invejososeincompetentes,nãoimportaqueLorigatenhaumailegalaberraçãoheráldicaexibidahádécadascomobrasãolegale ocial,quetenhaumbrasãodeValedaCruz,quetenhaumbrasãodeValedoCarreto,quetenhaumbrasãodeValedosCalhausouatéquetenhaumbrasãodeValedoCagalhão. Invejosamentelimitam-seacriticareadizermaldequemfazetemmaiscapacidadesparafazer,hámuitosanosqueessetipodegenteprejudicaLoriga,osresultadosestãoàvista,e depoisaindaculpamosdeforapelasituaçãodolorosaaquechegouestabelaehistóricavila.Aindaetambémapropósitodeinveja,demaucaráteredemotivaçõesmesquinhas pessoais,quehámuitotempotêmprejudicadoLoriga,quiseramretiraraLoriga,asrodashidráulicaseaestrelaexistentesnobrasãodavila,etambémquiseramretirarotextosobrea históriadestavilaexistentenositeocialdaJuntadeFreguesiadeLoriga,tambémpelofactodeohistoriadorAntónioCondeseroautordessebrasãoedessetexto.Aindaàcercada heráldicadesenhadapelohistoriadorAntónioConde,em2018quiseramsubstituíraLorigaporumcarretoeretirarasrodashidráulicaseaestrela,eapenasmantiveramacorazuldo

escudoeoscômorosdepratacomagéminaondadadeazul,talcomomantiveramascoresazulebrancodabandeira.Anteriormenteem2002,quiseramsubstituíraLorigaporumacruz eretirarasrodashidráulicas

ResponderOpções

CarlosPereira(convidado)10Aug2020,10:53

Lorigaévilahámaisdeoitocentosanos,éumapovoaçãoqueexistehámaisdedoismileseiscentosanos.Oseunomesignicacouraça,ébonito,antigo,eúnicoemPortugal,temmaisdedoismilanos, derivadolatimLoricaquetemomesmosignicado,eosloriguensesorgulham-sedetudoissoeporissoobrasãodavilatemumacouraça(Loriga)comopeçaprincipal

LorigaestásituadanocoraçãodabelíssimaSerradaEstrela,ondeéumadasmaisantigaseimportanteslocalidades,eemLorigaestálocalizadaaúnicaestânciadeesquiexistenteemPortugal,eos loriguensesorgulham-sedetudoissoeporissoobrasãodavilatemumaestreladeouro.

LorigaéumavilaindustrialdesdeoséculoXIX,evoluçãonaturaldaatividadetextilartesanaljáexistentepelomenosnoséculoXIV,eatéaosurgimentodaeletricidadeasprimeirasfábricastinhamasrodas hidráulicascomoforçamotrizasquaiserammovidaspelaságuasdasduasribeiras.Osloriguensesorgulham-sedetudoissoeporissoobrasãodaviladeLorigatemduasrodashidráulicas. LorigaéumabelissimavilaricadehistóriaetemumaforteidentidadehistóricaeculturalqueadiferenciadetodasaslocalidadesdaSerradaEstrelaeatédePortugal.

JPMSantos(convidado)7Sep2020,22:28

EstetextosobreahistóriadeLorigaédaautoriadoSenhorAntónioConde,historiadoregrandeLoriguense,econtémextratosdasuaobrasobreahistóriadeLorigapublicadosemmuitosoutrossites, incluíndooartigosobreLorigaexistentenaWikipediaequefoicriadoporele.EstetextofoipublicadotambémnositedaJuntadeFreguesiadeLoriga,nositeGentesdeLoriga,emmuitosoutrossitese páginasnaweb,eeuprópriopubliqueiextratosdaobradeAntónioCondenumapáginaqueznoWordpress

ResponderOpções

HádécadasqueestegrandeLoriguensedivulgaLorigaeasuahistória,inclusivenainternet,maseletemfeitomuitomaispelasuaterra,comoaliásjáfoireconhecidoinclusivenoJornalGargantadeLoriga daANALOR.

ÉespetacularaheráldicadeLorigaqueeledesenhouequeéconsideradaaidealparaestavilaporquemsabedoassuntoeporquemcolocaosinteresseseaimagemdeLorigaemprimeirolugar.Ele desenhoumuitasebonitaspropostasdebrasãotodascomaprovaçãogarantidapelasautoridadescompetentes,porqueelepercebedoassuntoeestámetidonomesmodesdeosanos80doséculo passado.AchobonitostodososbrasõesqueeledesenhoumasparamimomelhoremaisbonitobrasãoparaLorigaqueeledesenhouéaquelequetemacouraça,aestrelaeasrodashidráulicas,todasas trêspeçasemouro,eémuitomaisbonitoerepresentativodeLorigadoqueaquelasduasporcariasarranjadaspelopresidentedajuntaJoséPintoem2002em2018,indignasdeLoriga,detestadaspela esmagadoramaioriadosloriguensesequeportantoestãocondenadasaolixo.AliástodososbrasõesdesenhadospeloSenhorCondesãomaisrepresentativosdeLorigadoqueessesdoisbrasõesdoJosé Pinto,eétristeconstatarqueelenãoqueiraqueacouraça,asrodashidráulicas,nemsequeraestrelafaçampartedobrasãodeLoriga,apenasporqueessebrasãofoidesenhadoporestegrande Loriguense.

Muitoapropósitodestavergonhaquedurahádécadas,étristeconstatarsemsurpresaqueestetextofoiretiradodositeGentesdeLorigaeoJoséPintoquisretirá-lodositedaJuntadeFreguesiade Loriga,tudoporqueédaautoriadeAntónioConde,candocomprovadoqueestagentecolocaasmotivaçõesmesquinhaspessoaisacimadaimagemedosinteressesdeLorigaedequemnelanasceu.No entantoeparabemdeLorigaestetextocontinuaonlinenositedaJuntadeFreguesiaevoltaráaestarempleno,regressandoanormalidade,incluíndoomdavergonhosaquestãodaheráldica,assimque oJoséPintodeixaraautarquia.

Umgrandeabraçoparatodososloriguensesquegostamgenuinamentedasuaterra.

Compactar Compactar Compactar

Paraprevenirqualquertipodeconfusãocaaquiumaadendaaomeucomentárioanterior:

OartigosobreaviladeLorigacriadopeloSenhorAntónioCondenaWikipédiafoientretantovandalizado,efoibloqueadopelosvândalosparaimpediremacorreçãodoserrosintroduzidos,eimpedirem

ResponderOpções
JPMSantos(convidado)15Sep2020,20:46

tambémareposiçãodainformaçãoquefoiocultada/censurada,incluíndoareposiçãonasfontesdoautordoartigo.

EmboraoartigosobreLoriganaWikipédiamantenhaoessencialdoconteúdointroduzidopeloSenhorCondequandoocriou,acensuradeconteúdoedasfontes(nasquaisfoiocultadooautordoartigo), assimcomoaintroduçãodeconteúdosemfundamentoeatéridículo,prejudicaramgravementeaqualidadedoartigo,prejudicaramaimagemdaWikipédiae,piorquetudo,prejudicaramaimagemde Loriga.

OquesepassounaWikipédiatemumarelaçãodiretacomapolémicaevergonhosaquestãodaheráldicaqueeujáreferinocomentárioanterior,aWikipédiafoimanipuladadeformagraveatécaricatapor "loriguenses"responsáveispelacriaçãoemanutençãodareferidaquestãodaheráldicaquehádécadasprejudicaaimagemdeLorigaedosseusnaturais.Saibammaissobreestavilanooutrositesobre LorigatambémnoWikidotem:http://loriga.wikidot.com

ResponderOpções

JPMSantos(convidado)6Oct2020,14:40

Maisumaadenda:

JámuitagenteestranhounãohavernestesiteumapáginadedicadaaoLoriguenseAntónioConde,caaquiaexplicação:ExistiunestesiteumapáginadedicadaaAntónioConde,nadamaisnatural tratando-sedeumgrandeLoriguensePorémrapidamentecomeçaramasurgircomentárioscaluniososeinsultuososcolocadosporpseudoloriguensesinvejososperfeitamenenteidenticados,quehá décadasprejudicamaimagemdeLorigaedequemnelanasceu,inclusivecomajáreferidavergonhosaquestãodaheráldicaquecriaramequeteimamemmanter.Sempreeaindaavergonhosaquestãoda heráldicaquedurahámaisdetrintaanos…

OWebmasterfartou-sedamáeducaçãoedoespetáculodegradante,edeterqueestarconstantementeaapagareamoderarcomentáriosefoiobrigadoaapagarapágina,factoquefoimotivodejúbilo paraosautoresdosvergonhososcomentários.AeliminaçãodapáginafoiconvenienteparaosinfratoresqueseestãomarimbandoparaaimagemdeLorigaeparaaimagemdosseusconterrâneos,mas elesforamtodosidenticadosapesardospseudónimosutilizados,tudofoiguardadoeissopodeservistoelido,euma"amostra"podever-seinclusivenoscheirospdfcomaverdadeiraHistóriadoBrasão deLorigadisponíveisemlorigawikidotcomenoutrossites

JPMSantos(convidado)24Oct2020,17:47

ResponderOpções

Compactar Compactar

ParaconcluireapropósitodoartigosobrelorigaexitentenaWikipediaecriadoporAntónioConde,faltoudizeroprincipalmotivoquemotivouovandalismodoartigoeo"desaparecimento"destegrande Loriguensedasfontesdoartigo,earelaçãoexistentecomavergonhosaquestãodaheráldicaquehámaisdetrêsdécadasarrasaaimagemdeLorigaeaimagemdosloriguenses

Talcomojádisseanteriormente,osresponsáveispelacriaçãoemanutençãodaquestãodaheráldicamanipularamaWikipediaecomovandalismopassouaver-senoartigoumailustraçãoaliapresentada comobrasãolegaleocialdeLoriga.Essailustraçãoéilegalporque,alémdenãoserrepresentativadeLoriga,violaváriasregrasdaheráldicaportuguesaquefelizmenteganharamforçadeleiparaevitar abusos,noentantoos"loriguenses"responsáveispelacriaçãoemanutençãodavergonhosaquestãodaheráldica,hádécadasqueandaminutilmenteatentarimporessailustraçãoqueusamteimosamente comosefosseobrasãolegaleocialdeLoriga,usocomprovadoporinúmerosdocumentos,eincrivelmenteasautoridadesnadazeramoqueencorajouesses"loriguenses"irresponsáveis.

ComooSenhorCondeseopôeaestavergonhosaquestãodaheráldicaeatudooqueprejudiqueaimagemdeLorigaeaimagemdosloriguenses,desapareceramdasfontestudooqueapontassepara esteLoriguenseautordoartigo,nasfontespassouaver-seo"loriguense"AdelinoPinaemigrantenaAlemanhaquenadatemavercomoartigomasqueécumplicedovergonhosocasodaheráldica.

Tratou-seportantodeumatípicaegravetentativaderoubodecréditos,eapósovandalismoebloqueiodoartigo,tantoo"loriguense"ladrãodecréditoscomoosmanipuladosvândalosforamdesaados acolocarnasfontesasorigensdosdadoshistóricosexistentesnoartigo,essedesaofoifeitohámaisdedezanosecomoéóbvionuncaozeramnempodemfazerporquequemfezapesquisafoio historiadorAntónioConde,autordoartigo.Aliás,otextoeosdadoscolocadosporAntónioCondenaWikipediaaparecemnumsiteassinadopeloreferido"loriguense"ladrãodecréditosemigrantena Alemanha,esemsurpresanãoéreferidooautor.

IstoquesepassounaWikipediafazpartedaverdadeiraeinfelizmenteóbviavergonhosaHistóriadoBrasãodeLoriga,quepodemverem cheirosPDFnositehttp://loriga.wikidot.comenoutros sites.Apropósito,obrasãodeLorigatemumacouraça(Loriga),temumaestrelaetemduasrodashidráulicas. Umgrandeabraçoparatodososloriguensesqueamamgenuinamenteasuaterra!

CarlosPereira(convidado)4May2021,15:00

Lorigaéumapovoaçãoqueexistehámaisde2600anoseoseuprimitivonomeeraLobriga,etimologiadeevidenteorigemcéltica,aliásestalocalidadefoihabitadapelosLusitanos,amais destacadatribocélticadaPenínsulaIbéricaeaqueresistiumaisedurantemaistempoaosinvasoresromanos(durantemaisdeduzentosanos).OslusitanosforamlideradosporViriato, proclamadoheroilusitano/português,omaiorheroidapenínsulacontraaocupaçãoromana,equeumaantigaedocumentadatradiçãoligaaLoriga,sendoconhecidosváriosantigos documentos,omais"curioso"datade1580eomaisantigodatade1139ExistiuemLorigaumprojetoparaerigirummonumentoaViriatoequeinfelizmentenãoseconcretizou,masessa antiquíssimatradiçãoéhámuitotemporecordadapelonomedaprincipalruadaáreamaisantigadocentrohistóricodavila,emaisrecentementeatravésdoeventoLorigaVilaLusitanainspirado naobraenasideiasdohistoriadorAntónioConde.

[Antóniocondeéoautordaobra«HistóriaconcisadaviladeLoriga-Dasorigensáextinçãodomunicípio»eextratosdessaobraforampublicadosnosmaisdiversostiposdeimprensaeem muitosevariadossites,incluíndoesteeosartigossobreLoriganaWikipedia,emportuguêseeminglês,queforamcriadosporestegrandeLoriguense,nositeocialdaJuntadeFreguesiade Loriga,etc.Ficamaquialguns:http://freguesiadeloriga.net/historia_de_loriga/index.html,http://www.terrasdeportugal.pt/historia-de-loriga,http://loriga.wikidot.com, http://terrasdeportugal.wikidot.com/historia-de-loriga,http://lorigaportugal.webnode.page/,http://historiadeloriga.wordpress.com/,http://sites.google.com/site/terranataldeviriato,http:// loriga4.webnode.pt/,http://sites.google.com/view/loriga,http://ncultura.pt/loriga-seia/,http://sites.google.com/view/lorigaportugal,http://ncultura.pt/loriga-a-suica-portuguesa/,http:// sites.google.com/site/loricalusitanorumcivitasest,http://casa-da-ponte-do-arrocho.webnodept/a-historia/,http://sites.google.com/site/lanfofviriathus,http://www.aresemares.com/index.php/materias-especiais/loriga-vila-portuguesa/,http://ncultura.pt/loriga-seia/,http://ncultura.pt/loriga-a-suica-portuguesa/,http://casa-da-ponte-do-arrocho.webnode.pt/a-historia/, http://www.aresemares.com/ index.php/materias-especiais/loriga-vila-portuguesa/,http://porolivenca.blogs.sapo.pt/54827.html,http://povo-lusitanoblogspot.pt/2006/05/loriga.html,http://www.yumpu.com/user/ britosco,http://lanificiosdoc.blogspot.pt/2011/01/fontes-httpwikilusa.html,http://www.yumpu.com/user/britusto,http://arqueofuturista.wordpress.com/2006/12/05/viriato-grande-chefedos-lusitanos/,http://www.yumpu.com/user/pintosco,http://historiadeloriga.les.wordpress.com/2022/09/commonwealth-war-graves-loriga-portugal.pdf,http://scribd.com/user/412564855/ Pinto-da-Cruz,http://www.tracesofwar.com/sights/3555/Commonwealth-War-Graves-Loriga.htm,http://www.southafricawargraves.org/lists/portugal.htm,http:// historyofloriga.files.wordpress.com/2022/09/loriga-confirmacao-da-categoria-de-vila-em-1989.pdf,etc]

ASerradaEstrela,áqualosRomanospuseramonomedeHerminios,eraocoraçãoeamaiorfortalezadosLusitanos,devidoprincipalmenteássuascondiçõesorográcasegeográcas,eaesta antiquíssimapovoaçãoforticada,erigidanoaltodeumacolinaentreribeiras,osRomanospuseramonomedeLorica(nomedadoáscouraçasqueelesusavam)doqualderivouLorigaquetem exatamenteomesmosignicadoTrata-sedeumnomeantigo,bonito,histórico,únicoemPortugal,existentehámaisdedoismilanos,cujaorigensesignicadopodemserencontradaspor qualquerpessoaignorantenumqualquerbomdicionáriodelínguaportuguesa.Ahistória,aetimologiaealologiadizem-nosqueLorigaénomedecouraçaequederivadolatimLorica,masos BURROSdeLorigadizemqueémentiraequeéumavergonhaquenãodeveserrecordadanobrasãodavila.Osloriguensesorgulham-sedonome,dahistória,edaidentidadedasuaterra,epor issoobrasãodestavilatemumaLorigacomopeçaprincipal.NoséculoIa.C.osRomanosligaramLoricaporestradaaorestanteimpérioromano,oprópriotraçadodaestradaconrmaa existênciadapovoaçãonacolinaentreasribeirasdeLorigaedeSãoBento(nomesatuais)eaindaexistemvestígiosdaprimitivaestradaromana,principalmentenaáreapropositadamente conhecidaporCalçadas,alémdaponteromanaaindaexistentesobreaRibeiradeLoriga,pontequeosignorantesconfundemcomachamadaPontedoArrochoconstruídasobreaRibeiradeSão Bento.Durantedoismilanosaestradaromanafoiaúnicaviadeacessoaestahistóricaeantigapovoação,atéáconclusãodaatualEN231efetuadanosanostrintadoséculoXX.NosséculosXIIIe XIVjáhaviaemLorigaumaforteatividadedelanifíciosemmoldesobviamenteartesanais,atividadequenoiníciodoséculoXIXevoluíuparaatividadeindistrial,sendoqueatéaoiníciodoséculo XXasfábricaserammovidasporrodashidráulicasmovidaspelasabundantesecristalinaságuasdasribeiras.AtémeadosdoséculoXXLorigafoialocalidademaisindustrializadadoatual concelhodeSeiaefoiumadasmaisindustrializadasdachamadaBeiraInterior(BeiraAltaeBeiraBaixa).AindústriadelanifíciosdestacouaindamaisaviladeLoriganaregião,osloriguenses orgulham-sedetudoissoeporissoobrasãodeLorigatemduasrodashidráulicas.Comocolapsodaindústria,ocorridoaolongodasúltimasduasdécadasdoséculoXX,Lorigatornou-seumavila viradaessencialmenteparaoturismo,estálocalizadanocoraçãodeumaserrabelíssima,quefazpartedasuaidentidademultimilenarqueincluiasremotasépocaslusitanaeromana,epossuia

únicaestânciadeesquiexistenteemPortugalOsloriguensesorgulham-sedasuahistóriaedassuasraízesintimamenteligadasaestabelaserraqueéaprincipaldePortugaleondeestavilaé umaestrelanaserracomomesmonome,eporissoobrasãodeLorigatemumaestreladeouro.

Compactar ResponderOpções

JorgeMoura(convidado)2Mar2023,14:28

OsreferidosvergonhososbrasõesdeValedaCruz(de2002)edeValedoCarreto(de2018),envergonhamestabelaehistóricavilaeporissosãodetestadoseforamrejeitadospelos Loriguenses,portantoforamcondenadosaolixo.Esealguémtemdúvidasfaçamumreferendo(aleiatépermiteisso)paraquetodososLoriguensessepossampronunciar,ea perguntaésimplesepodeseresta:Gostadobrasão,identica-secomeleeachaqueéoquemelhorrepresentaLoriga?Aocontráriodoqueachamedizemosresponsáveisporesta vergonha,osLoriguensesnãosãoobrigadosaaceitaramerdafeitapeloZecaMariaepelosseuscapangaselacaios.

Opções

Amaro(convidado)13Mar2023,00:51

Informei-memelhorsobreestapolémicadobrasãodeLorigaenãoresistiadeixaraquiomeucomentário:Trata-sedeumapolémicaqueexistehálongasdécadasebasicamenteexiste porquealguémdesenhouumbonecoquepoucoounadatemavercomaheráldicaautárquicaportuguesa,alémdeserpoucorepresentativodeLoriga.Eépoucorepresentativode LorigaprincipalmentepelofactodeessailustraçãoexibirumaCruzdeCristo,ecomoLoriganuncapertenceuàOrdemdeCristonemanenhumacomendacomelarelacionadaobrasão destavilanãopodeteressacruz,aliásqualquercruzestarásempreamaisnobrasãodestavila.

HouveumagrandedosedeignorânciadapartedequemdesenhouessebonecoedequemoadotoucomobrasãoocialdeLoriga,eaparteanedóticaegravedahistóriaéqueessa adoçãotambémfoifeitapelaJuntadeFreguesiadeLoriga,eobonecopassouaestarnosdocumentosociaisdaautarquia,noemblemadosBombeirosVoluntáriosdeLoriga (anedóticamenteaindasemantém),enmeraeaindaéexibido(nocasodosbombeiros)comosefosseobrasãolegaleocialdeLoriga.

Apolémicaeagravidadedamesmaapareceramquandosurgiramasvozesdarazão,chamandoaatençãoparaofactodequeesseboneconadaterdebrasão,muitomenosdebrasão legaleocial,eosdonosdessasvozesforamimediatamentechamadosmentirososemaldicentesinimigosdeLorigaquenãogostamdestavilaesólhequeremmal.Desdeloriguenses atéàsautoridadescompetentesosdonosdastaisvozesdarazãoforampublicamenteinsultados,caluniadoseenxovalhados,incluíndonainternet,eosdestaquesmaisvergonhosos apareceramnawikipediaenositeloriga.de.NawikipediaoartigosobreLorigafoivandalizadoparacolocaremesseboneco(aliapresentadocomosendoobrasãolegaleocialde Loriga)epararetiraremdasfontesdoartigotudoqueapontasseparaoautordomesmo,nadamenosqueoLoriguensequemaissedestacounalutacontraestavergonha.Foram colocadoscomentáriosvergonhososeinsultuosos,esenumaprimeirafaseoseditoresdawikipediaforamenganados,depoisenveredaramporumafugaemfrenteetornaram-se cúmplicesativosdessavergonha,bloqueandoconstantementeoartigoparaimpediracorreção,indiferentesàimagemdeLorigaeàimagemdawikipedia.

Nositeloriga.deoreferidoLoriguensefoiinsultadoeenxovalhadopeloalegadoautordessesite,umloriguenseresidentenaAlemanhaquesedestacounadefesadotalbonecoilegal quenãoénempodeserobrasãodeLoriga.

OscomentáriosnainternetatingiramtalgravidadequenumcomentáriocolocadonoutrositeosloriguenseseramliteralmenteincentivadosaapedrejaremesseLoriguensequesetem destacadonalutapelaresoluçãodestavergonha.EstouafalardeumLoriguensequechegouasercolaboradordoJornalGargantadeLoriga,quemuitofezpeladivulgaçãodeLorigae dasuahistória,quelutoupelodesenvolvimentodasuaterraeque,alémdedizeraverdadeaoapontaranulidadedobonecodesenhoueapresentousoluçõesdebrasão,consideradas pelosentendidoscomosendoamelhorheráldicaparaLoriga.

Entretantoaautarquiacontinuavaausaroboneco,alimentandoestavergonhaqueeratambémpropositadamenteampliadaporalgunsmaisinformados,osquaisalimentavama ignorânciaearaivadosquenãotinhamanoçãodequeoboneconãoeranempodiaserobrasãodeLoriga.

Depoisdedécadascomtodaestavergonhosasituação,seriaespetávelqueesteproblemafosseresolvidodeformacompetenteedenitiva,masemvezdissolançarammaisachaspara afogueiraedecidiramprolongarapolémica.

DesprezaramaopiniãodosresponsáveisdasautoridadescompetentesdaComissãodeHeráldicadaAssociaçãodosArqueólogosPortuguesesedeoutrosperitos,opiniãocoerentee assertivaqueexistedesdeosanosoitentadoséculoXX,opiniãoqueépartilhadapeloreferidoLoriguensequetemlutadopelaresoluçãodesteproblema,eaprovaramdoisbrasões vergonhosos,umem2002eoutroem2018.

ÉprecisoesclarecerqueapreocupaçãoprincipaldaComissãodeHeráldicasãoasregrasdaheráldica,sendoqueoconteúdodosbrasõeséprincipalmentedaresponsabilidadedas

Compactar Compactar

autarquias,portantoestasnãopodematribuírasculpasàComissãodeHeráldicaquandoosbrasõescamumaporcariaesãoreprovadospelosnaturaisdaslocalidades,como aconteceucomosloriguensesaoreprovaremessesbrasõesde2002ede2018,quecaramconhecidosrespetivamenteporbrasãodeValedaCruzeporbrasãodeValedoCarretoEé poroconteúdodosbrasõesserprincipalmentedaresponsabilidadedasautarquiasquesevêemporaíbrasõesquepoucoounadatêmaverasrespetivaslocalidades.

ObrasãodeValedoCarretonãoéoqueaComissãodeHeráldicaachaqueémelhorparaLoriga,obrasãodeValedoCarretofoiescolhidopelosresponsáveisporestavergonha.

ObrasãodeValedaCruzde2002eobrasãodeValedoCarretode2018respeitamasregrasdaheráldicamassãoumagrandeporcariaemrelaçãoàrepresentatividadeeàestética,eé porissoqueenvergonhamosloriguenses,portantoforamcondenadosaolixo.Enãoadiantaaosresponsáveisporestavergonhacontinuaremamentir,qualquersímboloheráldicopode seralteradoeaesmagadoramaioriadosloriguensesnuncasevaihabituaraoquedetestameéimpossívelesqueceremoassuntoqueestásempreàvista,ecadavezqueolhampensam queestãoaolharparaobrasãodacacadeumavilactíciachamadaCarretoouValedoCarreto

Liemváriossítoscomentáriosodesaoparaarealizaçãodeumreferendoparaquetodososloriguensessepronunciemsobreoassunto,efazsentidotendoemcontaapolémicaque searrastahátantotempo,masajulgarpelohistorialdessamesmapolémicaepelotipodeatuaçãodosresponsáveisportodaestavergonhosasituação,énotórioomaucaráterdestes. Tantosanosdepolémica,deatuaçãonomínimoreprovável,maltratantoquemsempreteverazãonestamatéria,desprezandoaopiniãodequempercebedoassuntoincluíndoda ComissãodeHeráldicadaAAP,paradepoisdetudoistoaranjaremosbrasõesdeValedaCruzedeValedoCarreto!

Comoacobardiaestásempreassociadaaomaucaráter,osresponsáveisporestavergonhosaquestãodaheráldica,agoraassociadosaosatuaisresponsáveisautárquicos,jamais aceitarãoqueosloriguensessepronunciemsobreoassuntoporquesabemquesofreriamumagrandederrota,eosloriguensesdiriamclaramentequedetestamobrasãodeValedo Carreto.

Paraqueumabandeiraeouumsímboloheráldicorepresentemumaterraéfundamentalqueosnaturaisdessaterraseidentiquemcomessessímbolos,casocontráriosãoinúteis,não valemnadaesãovergonhosos.

Osresponsáveisporestavergonhasãoignoranteseagiramcomprepotênciaemáféemtodoestevergonhosoprocessoquedurahádécadas,ecolocarammotivaçõesmesquinhas pessoaisàfrentedaimagemedosinteressesdaviladeLorigaedosloriguenses,portantoosresultadossópodiamsermaus.

Compactar

ResponderOpções
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.