
2 minute read
DESTINATION WEDDING
from Revista Lord #26
Segredos e dicas para quem quer casar na praia
Um altar pé na areia. Fotos maravilhosas. Três dias de festa. Todo mundo reunido naquele clima de férias. Ah, como não sonhar com um casamento na praia? A modalidade caiu no gosto dos brasileiros e entra na lista dos chamados DestinationWeddings, quando a cerimônia de casamento é realizada em um local diferente da cidade dos noivos.
Advertisement

Tem gente que sonha com isso antes mesmo de achar o futuro marido. Mas é importante deixar claro que, embora lindo, casar na praia também tem seus prós e contras. Muitas vezes, exige uma dose extra de organização. Um ano antes da data, por exemplo, é preciso iniciar um checklist com tudo o que precisa ser visto com os fornecedores do local – e isso envolverá alguns bate-voltas para lá ao longo do ano. Outro ponto importante é enviar o Save the Date com, no mínimo, três meses de antecedência, para que todos os convidados possam se programar para a viagem. E é preciso lembrar do clima. Ninguém quer casar na praia com chuva, mas pode acontecer.
Na opinião de especialistas, a lista de convidados também deve ser pensada com carinho – e uma dose de realismo. "Quando uma noiva me procura dizendo que quer um Destination Wedding, geralmente ela é motivada por três coisas: é o sonho dela, ela ama praia ou o cenário tem a ver com a história do casal; ela acha que a festa vai ficar mais barata; e porque quer algo mais íntimo e familiar. Só que muitas vezes ela se engana nos dois últimos pontos.Não necessariamente isso acontece", conta o cerimonialista e gestor de eventos Alexandre Lozi, um dos mais renomados do mercado de casamentos em Goiânia.
Se realmente o fator "viajar para acompanhar a cerimônia" for um limitador, os noivos muito provavelmente farão uma festa menor do que seria na cidade deles, porque o número de convidados cai. Mas se as pessoas começam a confirmar presença, comprar passagem e entrar na ideia de mini férias por causa do casamento, o aumento dos gastos pode vir com força. Nem sempre Destination Wedding é um Mini Wedding.
Já para César Serra, um dos cerimonialistas mais conhecidos em Brasília, a primeira coisa que os noivos devem ter em mente quando decidem se casar na praia é que, antes de mais nada, a festa deve ser mais despojada, mas não precisa perder a elegância. Tudo pode e deve ser adaptado. "Tem noivos que optam por ficar descalços, outros que eliminam o uso de gravatas. Mas o mais importante é pensar no convidado: ele precisa do mínimo de conforto quando chegar ao local e de alguns mimos,pois está tendo uma despesa maior com viagem, deslocamento, hotel, etc", enumera.
Entre as sugestões de lembrancinhas e mimos para os convidados, César Serra sugere que os noivos deixem cangas, viseiras ou outros acessórios de praia para
Pr S E Contras De Casar Na Praia

✓ Cenário deslumbrante
✓ Interação e convivência maior com os convidados
✓ Atividades extras antes da festa em si
✓ Lista de convidados reduzida
✓ Menos formalidade
✓ Abrir mão de presenças queridas
✓ Levar a equipe de beleza com você (para a sua produção, das madrinhas e convidados, lembre-se!)
✓ Pesquisar fornecedores locais
✓ Alugar gerador de energia
✓ Checar como é o abastecimento de água para não faltar nada
Fonte: ZankYou as mulheres nos quartos do hotel ou da pousada, havaianas ou necessaires para os homens. É preciso ficar atento também com a questão dos dias de festa: os convidados chegam em dias diferentes, então é bom pensar a melhor forma de recepcioná-los. E, se o casal não for bancar tudo, como diz a etiqueta quando se convida alguém, deixe claro que o custo da viagem (passagem aérea, hospedagem, alimentação) é por conta deles. Os mimos vêm para amenizar isso.