Orações Subordinadas Substantivas

Page 1

Professor Ataide Martins


É Oração

Por se tratar de um enunciado com verbo.

É Subordinada

Por existir dependência sintática entre as orações

É Substantiva

Por exercer as Funções Sintáticas do SUBSTANTIVO


 Sujeito  Objeto

direto  Objeto indireto  Complemento nominal  Predicativo  Aposto  Agente da passiva


ORAÇÃO DESENVOLVIDA

São introduzidas por uma conjunção integrante (que,se); ou introduzidas por pronome ou advérbios interrogativos, em orações interrogativas indiretas.


CONJUNÇÃO INTEGRANTE: Espero que você sempre alcance seus objetivos. PRONOME INTERROGATIVO: Perguntam quem os acompanhará.

ADVÉRBIO INTERROGATIVO Diga-me onde se vende esse livro.


ORAÇÃO REDUZIDA

Quando reduzidas, as orações substantivas sempre serão reduzidas de infinitivo.

Não me agrada / lembrar o passado. Ele gostava / de se olhar nos espelhos. Tive vontade / de ir-me embora. O melhor remédio era / conversar.


Oração justaposta ◦ Não apresentam conectivos (conjunções) e nem são introduzidas por um verbo no infinitivo. ◦ Somente as orações objetivas diretas e apositivas poderão ser justapostas.

“Mas quando a terra diz: “Ele não morre”, Responde o desgraçado: “Eu não vivi!...” (Castro Alves) Dei-lhe tudo: ofereci-lhe o meu nome.


SUBJETIVA Exerce a função sintática de Sujeito do verbo da Oração Principal.

1º CONTEXTO: Composição do Predicado Nominal É importante / que você conheça o passado de seu país. Na oração principal: VL

+ Predicativo do Sujeito

Na Oração Subordinada: O Sujeito do Verbo da Oração Principal Famigerado Sujeito Oracional


2º CONTEXTO: Verbos Intransitivos flexionados na 3ª Pessoa do Singular Parece / que meu time ganhará este campeonato. Urge / que nos diga a verdade. Convém / que se casem o quanto antes.

Sucedeu / que ninguém acertara a questão. Observação: Cuidado - costuma-se confundir este tipo de oração com um Complemento Verbal, pois indevidamente se pergunta: parece o quê?; urge o quê?; convém o quê? Sucedeu o quê?


3º CONTEXTO: Voz Passiva Analítica É sabido / que o prazo terminará neste final de semana. Estava decidido / que ele não seria indicado.

4º CONTEXTO: Voz Passiva Pronominal VTD ou VTDI

+

SE Partícula Apassivadora

Conta-se / que muitas cidades foram dizimadas


SUBJETIVA Oração Principal

Oração Subordinada

VL + OS

Substantiva Subjetiva

VI

Substantiva Subjetiva

Voz passiva analítica Voz passiva analítica

Substantiva Subjetiva

LEMBRE-SE: SEMPRE FALTARÁ O SUJEITO NA ORAÇÃO PRINCIPAL, POIS A ORAÇÃO SUBORDINADA EXERCERÁ ESTA FUNÇÃO.


OBJETIVA DIRETA

Exerce a função sintática de objeto direto do verbo da oração principal. A receita descobriu que a fraude era maior ainda. Falaram que a educação brasileira irá melhorar.


OBJETIVA INDIRETA

Exerce a função sintática de objeto indireto do verbo da oração principal. Lembro-me de que saímos de madrugada. Ele gostava de se olhar no espelho.


A oração subordinada substantiva objetiva indireta é trabalhada por alguns gramáticos , como Rocha Lima e Evanildo Bechara, como a oração que denota geralmente relação a um ser animado e será introduzida somente pela preposição A. Evanildo dedica sua atenção a que os filhos se eduquem. or. Sub. Subst. O. I.


COMPLETIVA NOMINAL

Exerce a Função Sintática de complemento nominal de um termo (adjetivo, advérbio ou substantivo) da Oração Principal. Tinha vontade de ir-me embora. Estou apto a enfrentar este obstáculo.


PREDICATIVA

Exerce a função sintática de PREDICATIVO do verbo de ligação da oração principal. A verdade é / que te amo. O fato é / que este acontecimento criou um problema diplomático.


PREDICATIVA

A oração predicativa tem uma estrutura rígida: ORAÇÃO PRINCIPAL

Sujeito + Verbo de Ligação

O melhor remédio

era

OR. SUBORD. SUBSTANTIVA

PREDICATIVA

que todos conversassem civilizadamente.


APOSITIVA

Exerce a função sintática de APOSTO de um termo da oração principal. Podem aparecer expressões do tipo a saber, isto é, ou seja. “Só uma coisa Marina ainda achava superior ao trem: que tinha dor de dente.” Mário de Andrade


As orações apositivas são marcadas geralmente pelos dois pontos (:) ou pela vírgula(,); entretanto, isso não quer dizer que toda oração iniciada por estes sinais de pontuação será apositiva.

É necessário ver se a oração subordinada exerce mesmo a função de aposto.


Espero sinceramente isto: que vocês não faltem mais. Esperava-se sinceramente isso: não desejar mais nada.

Só uma coisa sabemos: não sabemos nada. Aquele pedido, que não o abandonasse, atormentava-lhe a alma.


AGENTIVA DA PASSIVA

Exerce a função sintática de AGENTE DA PASSIVA do verbo na voz passiva presente na oração principal. verbo na voz passiva analítica

A atividade será realizada por quem copiou toda teoria. O.S.S.Agentiva da Passiva


O autor era reconhecido por quantos o viam na rua. O rapaz era amado de quantas o namoravam. O candidato está rodeado de quem não deseja a sua eleição. Seremos julgados por quem nos criou.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.