GLOSSÁRIO DE ÁLCOOL E DROGAS

Page 126

SOS Line - http://www.sosline.net

U designação a abuso, na crença de que não envolve juízo de valor. Veja também: uso arriscado.

uso não médico O uso de um medicamento que normalmente necessita de prescrição médica, obtido ou não mediante receita médica, de forma diferente da prescrita ou além do período da prescrição, ou por uma pessoa para quem a droga não foi prescrita. O termo às vezes abarca o uso de drogas ilícitas.

uso nocivo (F1x.1) (em inglês: harmful use) Um padrão de consumo de qualquer substância psicoativa que causa dano para a saúde. O dano pode ser físico (por exemplo, hepatite secundária ao uso de injeção de drogas) ou mental (por exemplo, episódios depressivos secundários à ingestão abundante de álcool). Comumente, mas não invariavelmente, o uso nocivo tem conseqüências sociais adversas; no entanto apenas conseqüências sociais não são suficientes para justificar o diagnóstico de uso nocivo. O termo foi introduzido na CID-10 e suplantou o “uso não dependente” como formulação diagnóstica. O equivalente mais aproximado em outros sistemas diagnósticos (por exemplo, o DMS-IIIR) é abuso de substância, que usualmente inclui conseqüências sociais. Veja também: uso arriscado.

uso recreativo O uso de uma droga, em geral ilícita, em circunstâncias sociais ou relaxantes, sem implicação com dependência ou outros problemas. Esta expressão não é aceita pelos que definem o uso de qualquer droga ilícita como um problema. Compare com beber social.

127 129


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.