Relatório Comparativo

Page 51

Além disso, também podem ser promovidas parcerias e colaboração diretamente pelas instituições educativas. É o caso, em Espanha, por exemplo, com as estratégias do projeto educativo. Com efeito, em Espanha as instituições educativas devem definir estratégias no seu projeto institucional de educação para promover a educação ou formação profissional dos seus alunos. Além disso, o desenvolvimento de aptidões específicas tornou-se um valor acrescentado adicional que as instituições educativas podem oferecer através de processos de articulação com terceiros, tais como instituições de ensino superior, instituições de formação, institutos de desenvolvimento humano, instituições privadas e empresas. Muitas iniciativas nos países parceiros refletem que isto irá desenvolver parcerias entre educação/formação e empresas.

MELHORES PRÁTICAS

PERMEABILIDADE ENTRE EFP E ENSINO SUPERIOR - LICA (Países Baixos) A permeabilidade entre o ensino e formação profissional (EFP) e o ensino superior (ES) é um dos temas mais quentes do momento. A economia europeia precisa de mais com pessoas qualificações elevadas na mão-deobra. Uma elevada percentagem de pessoas nos países da UE frequenta ou frequentou EFP como uma boa preparação para o mundo do trabalho. No entanto, nos próximos 10 anos, uma grande quantidade de postos de trabalho exigirá mais competências a um nível superior. Nos Países Baixos, a LICA é uma organização em rede que, desde 1993 trabalha para a melhoria da transferência de EFP para o ensino superior. Mais informações: www.lica.nl

Os setores de aprendizagem não-formal e informal são particularmente ativos em termos de parceria e colaboração. Por exemplo, a Plataforma holandesa Aprender para a vida é uma rede de organizações locais, regionais e nacionais ativas no campo da educação para adultos. Tais plataformas permitem aos atores mais pequenos partilhar experiências, construir projetos juntos e realizar campanhas de sensibilização e defesa mais amplas. Por fim, as plataformas online são também consideradas ferramentas sólidas para fomentar parcerias e cooperação pelos parceiros do projeto LLL-HUB. Com efeito, as plataformas permitem que as instituições educativas descobram novas oportunidades de parcerias e desenvolvimento de novos projetos para a aprendizagem ao longo da vida. Além de plataformas europeias como a EPALE ou eTwinning, as plataformas nacionais e locais também foram implementadas tais como a SANQ, em Portugal.

Muitos obstáculos permanecem na criação de sólidas parcerias LLL Em 2011, a plataforma de aprendizagem ao longo da vida realizou um estudo de viabilidade sobre Fóruns dos atores nacionais 78e, em 2013, uma pesquisa para avaliar o interesse dos atores no novo programa Erasmus+ para o Fórum Europeu de Educação, Formação e Juventude 2013 79. Em ambos os casos, concluiu-se que são necessários mais esforços para desenvolver parcerias entre os diferentes tipos de atores (empresas, organizações juvenis e da sociedade civil, investigação, educação e instituições de formação) e em todos os setores. Quando questionado sobre os principais obstáculos a essas parcerias, a falta de mecanismos de cooperação ficou em primeiro lugar, seguida da falta de consciencialização sobre os benefícios. Isto confirma o facto de que precisamos de um impulso político para incentivar uma dinâmica de "trabalhar em conjunto", mas também para apoiar os mecanismos de cooperação. Isto é confortado pelo facto de que a maioria dos entrevistados acreditam que o diálogo é possível e apenas uma minoria pensa que há uma falta de confiança mútua e interesse. A pesquisa concluiu que, além da vontade mútua dos atores, as estruturas educativas deverão ser mais flexíveis para responder às necessidades dos aprendent es de percursos adaptados e devem ser possibilitadas transições mais suaves, por exemplo, entre o EFP e o ensino superior. 78 EUCIS-LLL, "Inquérito sobre Estudo de Fiabilidade relativo a Fóruns de Atores Nacionais", Bruxelas, maio de 2012, 95 p. (consu ltado em 18.12.15), disponível em: http://www.eucis-lll.eu/eucis-lll/wp-content/uploads/2012/04/Survey-and-Feasibility-Study-on-National-StakeholdersForums.pdfhttp://www.eucis-lll.eu/eucis-lll/wp-content/uploads/2012/04/Survey-and-Feasibility-Study-on-National-Stakeholders-Forums.pdf 79 EUCIS LLL, "Fórum da Educação, formação e juventude 2013, Resultados da Consulta Online EUCIS LLL", Bruxelas, 11 p. (consultado


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.