Issuu on Google+

Bixo 2012 MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA

Engenharia Elétrica UNICAMP


100

95


Editorial Sejam bem-vindos! Pa r a b é n s , b i x o ! V o c ê é u m a l u n o U n i c a m p ! Há alguns dias, você estava apreensivo... A Comvest a-d-o-r-a acabar com os nervos das pessoas. Foram fios de cabelos arrancados e unhas roídas. Até que depois de mais um F5, e saiu! Saiu! Saiu! E você procura incessantemente pelo seu nome, e CADÊ? Cadê as minhas hard horas de estudo, minha dedicação às aulas? E... Paaaaaaaaaaaaaaaaaassei! Nada como ver o resultado do seu esforço. É como um prêmio... é um alívio. E a q u i e s t á v o c ê , q u e r i d o b i xo , q u e r i d a ( ra ra ) b i x e t e : Q u e r id o s f u t u r os e n g e n h e i r os ! É, mas engana-se aquele que acha que aqui é parecido com o american pie. Não. Aqui não serão só festas e festas e festas. Aqui serão bibliotecas, aulas, institutos. Serão horas em claro no bitolódromo com a cara dentro de livros monumentais, no tamanho, claro. Serão relatórios a fazer, provas a estudar. Serão contas, contas e mais contas, e ainda digo MAIS CONTAS. Álias, você escolheu a engenharia mais difícil das engenharias e o melhor curso de elétrica do país, você tem que honrar esse nome. Queremos que você se sinta o melhor possível e menos perdido. Assim, esse manual se apresenta a você como uma ajuda útil para você que caiu de paraquedas aqui e está tão perdido quanto nós, veteranos, ano(s) passado(s). Pensamos em tudo o que vivemos e compilamos aqui. N ã o e n t r e e m d e s e s p e r o , ke e p c a l m ! B oa s o r te !  

&KDQJHGZLWKWKH'(029(56,21RI&$'.$63')(GLWRU KWWSZZZFDGNDVFRP 


Mensagem de Boas Vindas aos Novos Alunos da FEEC “Caros calouros de Engenharia Elétrica, É com grande satisfação que Unicamp e, em especial, na FEEC.

os

recebemos

na

Nossa Faculdade traz em sua denominação duas Engenharias de imensa importância: Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação. O mundo moderno está assentado sobre alguns pilares, dois destes são a Energia e a Informação.

É exatamente sobre esses temas que a FEEC realiza suas atividades de ensino, pesquisa e extensão há mais de 40 anos. Ter os melhores cursos do Brasil é uma grande responsabilidade. Temos clareza de que isso foi construído por, principalmente, contarmos com os melhores estudantes, ao que se associam excelentes professores e uma infra-estrutura que procura se manter renovada e atualizada. Como vocês experimentarão, Engenharia Elétrica é um curso exigente, que requer empenho e espera desempenho dos estudantes. Em contrapartida, vocês terão oportunidade de participar da grande aventura do conhecimento, com descobertas, talvez invenções, certamente com método. Mas a Universidade é muito mais do que o curso no qual vocês estão ingressando. É um mundo em si, com todas as áreas do conhecimento, com convivência com pessoas dos mais diferentes lugares, com arte e cultura, com debates e comemorações.

Aproveitem tudo isso, ao máximo, sem esquecer que vocês estão em uma escola pública e gratuita, que sua permanência aqui se deve ao trabalho de milhões de cidadãos do Brasil e, em particular, de São Paulo. Honrem o trabalho de todas essas pessoas, dando o melhor de si, com ética e dedicação, seja durante o curso, seja daqui a pouco, quando já forem profissionais. A diretoria e as coordenações de curso estarão sempre à disposição para ajudar no que for possível. Bem-vindos à FEEC. José Antenor Pomilio - Diretor da FEEC”


Cr o n o gr am a

FEVEREIRO

09 14 17 23 a 26 27 28 29

Matrícula da primeira chamada Matrícula da segunda chamada Matrícula da terceira chamada Declaração de interesse por vagas Declaração de interesse por vagas Confirmação de matrícula Início da semana de trote Início das aulas Trote da Cidadania

M A RÇ O

01 02

Chopada dos Bixos Fim de semana de trote


Mandamentos do BIXO 1. O veterano SEMPRE tem razão. 2. Bixo é SEMPRE bixo. 3. Na remota e improvável hipótese de o bixo estar certo, entra em vigor o

primeiro mandamento. 4. Veterano nunca foi bixo. 5. Todo bixo deverá amar e respeitar seu veterano acima de qualquer coisa e não invocar seu nome em vão. 6. Os direitos do indivíduo à vida, à liberdade e à igualdade, garantidos pela constituição não se aplicam aos bixos. 7. O bixo tem o direito de permanecer calado. Tudo o que disser pode e será usado contra ele. 8. O bixo deve estar sempre de prontidão e apresentar-se imediatamente em caso de convocação por parte de algum veterano qualquer que seja a razão, especialmente para exercer as funções de cinzeiro, abridor de garrafa, faxineiro, etc. 9. Em qualquer evento cultural ou social, a conta será paga pelo bixo. 10. O bixo deve ir a todas as festas e alcoolizar-se constantemente. 11. O bixo deverá ter uma irmã atraente, que já não mais será de sua posse, e sim de seus veteranos. 12. O bixo não deve JAMAIS dizer que um veterano se ferrou em determinada matéria. O que aconteceu foi que ele abandonou a matéria porque a achava pouco estimulante, ou que ele quer aprofundar seus conhecimentos optando por cursá-la mais de uma vez. 13. O bixo deverá ler esse manual integralmente. 14. O bixo que quebrar qualquer uma dessas regras será friamente torturado, fuzilado, cremado, enterrado, ou qualquer coisa que a fértil imaginação do veterano permitir. 15. Toda Bixete é propriedade dos Veteranos do ano anterior. 16. Para os casos não abrangidos por esse manual, a decisão final fica por conta do veterano, sempre lembrando o primeiro mandamento.


Entidades Acadêmicas A FEEC é a unidade da UNICAMP com mais Entidades Estudantis. Como é sempre uma honra ter alunos da elétrica, para vocês, bixos, ae vão algumas amostras sobre cada uma delas. Além disso, haverá palestra e, assim, você pode descobrir com qual você mais se identifica!

Mas que diabos de centro acadêmico é este? O CABS, Centro Acadêmico Bernardo Sayão, é a entidade estudantil que representa todos os alunos de graduação da Engenharia Elétrica. Assim, o CABS está sempre presente nas reuniões com as coordenadorias de nossa faculdade, acompanhamos e discutimos o que acontece em nosso curso, sempre ouvindo a opinião dos alunos.

Mas não é só isso: promovemos eventos culturais (MusiCABS, CineCABS), seminários, palestras e debates (Eu PensATIVO, CABScoitos), as festas da Elétrica entre outros eventos. Gerenciamos também um curso de línguas e também mantemos uma lojinha do CABS, onde você pode adquirir sua calculadora e livros, sempre com ótimos preços e condições.

O patrimônio do CABS está a sua disposição. O CABS fica no segundo andar do bloco F, subindo a escada entre as salas FE02 e FE03. Venha ao CABS assistir uma TV, ler um jornal ou uma revista, jogar videogame, jogar sinuca e fazer um social com os seus veteranos. Faz bem e não custa nada. Para que o CABS continue esta história de mais de 42 anos, precisamos também da participação de todos. Acompanhem nossas reuniões semanais e tragam seus amiguinhos, bixos. A colaboração de todos é sempre bem-vinda e necessária pra sempre tomarmos as melhores decisões para todos os alunos da elétrica.


AAAFEE Associação da Associação Atlética Atlética Acadêmica Acadêmica d a Faculdade Elétrica aculdade de de Engenharia Engenharia E létrica www.aaafee.com.br Fala bixarada, tudo beleza? Pelo nome vocês não devem ter noção do que a galera da atlética faz, mas é simples. Como somos uma entidade da faculdade, trabalhamos para o bem de todos os alunos da Elétrica. O pessoal que estará com vocês no Calouríadas, na Copa BIXO são os membros da atlética, nos dias do trote. As camisas, canecas, cuecas, adesivos, mochilas, havaianas (sim, temos tudo isso da Elétrica); além dos campeonatos: TruCABS, SinuCABS, SinuCAMP, Campeonato de futebol.. Ufa!... Tudo isso é criado, organizando e executado por nós da atlética. E a cada ano a atlética cresce mais. Contamos ainda com o apoio das atléticas de outros cursos para promovermos eventos ao pessoal. Uma entidade que te dá uma experiência como aluno, integra-o com os outros cursos e com os próprios alunos da Elétrica. A atlética tem reuniões semanais nas quais discutimos os novos produtos que serão desenvolvidos, ideias de novos campeonatos, organização dos eventos. Estamos comemorando este ano os 20 anos da AAAFEE, venha fazer parte dessa história! Junte-se a nós! Basta ir às reuniões, não precisa de processo seletivo ou qualquer outra coisa do gênero. Queremos só seu interesse em fazer o melhor pelo nosso curso.

A 3E - Estudos Eletroeletrônicos, empresa júnior, ou seja, é formada somente por alunos da graduação, realiza consultorias na área do curso, e projetos de web-design e programação. O ponto alto é a SEE, Semana de Engenharia Elétrica, evento imperdível, com palestras, cursos, visitas a empresas e vários coffee-breaks, claro.


O IEEE, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, é a maior organização profissional que existe no mundo. Mesclando áreas de engenharia elétrica, eletrônica, computação entre outras. O IEEE abrange mais de 400.000 membros, profissionais e/ou voluntários, espalhados por cerca de 160 países. Para membros, existem várias vantagens, como a possibilidade de fazer novos contatos, acessos a artigos exclusivos, entre outros. É possível desenvolver seu potencial profissional, através de organização de eventos, congressos; e pessoal, conhecendo pessoas de outros cursos, e até mesmo de outras universidades.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: ramo_ieee@fee.unicamp.br (Outras) Entidades ligadas a UNICAMP

O Grupo Mercado de Trabalho em Engenharia (MTE), criado em 2004, surgiu da necessidade de aproximar os alunos da UNICAMP do Mercado de Trabalho.


E ai BIXO, tudo tranquilo? Primeiramente parabéns pela aprovação, sabemos o quão difícil é passar na UNICAMP, fazendo Engenharia e por cima Elétrica. Devido a esse orgulho todo de ser Engenharia, foi criada a LEU. A Liga das Engenharias da UNICAMP é o grupo de alunos das Engenharias da UNICAMP (meio óbvio hehehe) que organiza campeonatos e eventos, como a Copa BIXO, Engenharíadas (já tá chegando), TUSCA (Torneio Universitário de São Carlos). A LEU tem times que competem nesses campeonatos. Esqueça os campeonatos que você via nos colégios ou os que você já viu na televisão. Os campeonatos da LEU serão, com certeza, uma agradável surpresa para vocês, além dos jogos terão muitas festas para todo mundo. Nos jogos temos o apoio da PercUrsão, bateria que faz o ginásio gritar muito, e da galera na arquibancada. É uma sensação única, tanto jogar com seus amigos quanto torcer cantando os hinos da nossa universidade e xingar as outras universidades. Os times da LEU treinam para disputar esses campeonatos, junte-se a nós para podermos conquistar títulos regados a muita diversão. Mesmo que você não curta ou não saiba jogar, pode atuar na organização dos campeonatos. Sua ajuda será sempre bem-vinda. Venha fazer parte e demonstrar seu orgulho por fazer Engenharia na UNICAMP. www.engenhariaunicamp.com.br

Liga das Engenharias da UNICAMP “Orgulho de Ser UNICAMP.”


O Trote da Cidadania acontece desde 2003 e vem, pelo décimo ano consecutivo, recepcionar os calouros da Unicamp de maneira diferenciada, mostrando-os o seu potencial transformador na sociedade e, ao mesmo tempo, apresenta-los ao novo ambiente ao qual eles estão inseridos. Neste ano de 2012, o evento conta com a participação de trinta e sete cursos da Unicamp e será realizado entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março. Durante a semana serão realizadas várias atividades, como por exemplo: palestras, atividades de integração, visitas em cooperativas, creches e outras instituições. Em cada dia da semana, será abordado um tema diferente ligado à sustentabilidade e cidadania, dentre estes temas estão saúde, consumo consciente, voluntariado e gestão de resíduos.

AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade.


Disciplinas Pra começar a vida da Elétrica UNICAMP não é nada fácil, sendo o primeiro semestre já bastante puxado com um total de 32 créditos - o que quer dizer 32 horas de aula por semana. Assim, queridos bixos, acostumem-se, NABO será algo corriqueiro. Pra preveni-los, ae vai uma descriçãozinha básica do que terão de enfrentar nesse semestre:

MA111 - Cálculo I Critos: 6 Dificulae: mxima

Matéria coordenada e ministrada pelo IMECC. É a matéria que carrega o resto do curso, o nabo dela trava as duas disciplinas do 2º semestre que travam todo o curso da elétrica. Tudo o que você verá daqui em diante dependerá de Derivadas e Integrais, e seus problemas vão de Regra do Produto a Limites Infinitos. Se tivesse que descrever essa matéria com uma única palavra é LIMITE, bixo, LIMITE. A dica para essa matéria é deixar que o titio Stewart faça seu trabalho e enfie tudo na sua cabeça. Siga as listas e estude por provas anteriores. Dos seis créditos, 4 são aulas teóricas e os outros 2 são aulas de exercícios com PEDs. Aulas no CB/PB. Muitos PEDs dão dicas do que cairá na prova, então aparecer de vez em quando pode ser bom. Não ouse utilizar qualquer eletrônico nessa aula, principalmente se o professor usar saia, o risco de mais de 130 pessoas rirem da sua cara é máximo. "Alô, vocês integram em casa?" - Bixo depois de dois semestres de Cálculos "James S2tewart” - Bixo sobre livro de Cálculo I

MA141 - Geometria Analítica (G.A.) Critos: 4 Dificulae: acima a mxima

Tudo aquilo que te atormentava no ensino médio, agora é MUITO PIOR. Se antes você não entendia círculos e parábolas, agora, com o novo mundo 3D, sua vida é muito pior! Prepare-se para vetores, planos, quádricas, rotações e demonstrações que não provam nada. Ou decore as demonstrações do livro ou obtenha uma visão geométrica aprimorada. As chances de se ter um professor estrangeiro com sotaque e letra ininteligíveis são grandes. Bem vindo ao mundo do IMECC. São 4 créditos do IMECC, a turma quase inteira tem a matéria junto. CB/PB Fazer o livro inteiro é sempre uma boa pedida, as chances de cair idêntico a um exemplo ou exercício são grandes. Pessoal do noturno, a aula é com os computeiros, logo, desistam, pois eles são os únicos que entendem e o professor empolga com isso. "E,

fazendo o prrrroduto interrrrno, eu prrrovo que todo círrrculo tem 4 lados e agorrra posso usarr est facto nest equaçon aqui" - Professor do IMECC sobre G.A.


Física I F128 - Física Critos: 4 Dificulae: ACMA DE ACMA DE acima a mxima

Se você gosta de física, esqueça! A física a qual você gosta ficou no Ensino Médio. Em primeiro lugar, a matéria é coordenada pelo IFGW, único instituto onde as médias são 7 (SETE!!!) para passar sem exame. Não se deixe enganar pela simplicidade do início da matéria, no fim do semestre você estará desesperado por nota e implorando ao PED para te dar um pontinho no último teste. O destino dos 96 alunos que geralmente cursam a matéria no primeiro semestre é mais de 600 ficar de exame e 480 ser reprovados. Ainda assim, fazer a lista é um bom começo. Ir bem nos testes da disciplina ajuda, ou no mínimo te dá mais pontos pra ir conversar com o professor pra pedir aquele meio ponto no fim do semestre. Dos 4 créditos, 2 são aulas com professor e 2 com PED. Aulas no CB/PB. "Admita um pudim de geléia em movimento balístico em direção a um pinguim num colchão. A partir destes dados, calcule a velocidade de escape na Terra" - HallidayResnick sobre Física I "Tenho medo." - Qualquer aluno sobre qualquer matéria do IFGW. "Imagina um foguete,... ROLANDO!" – Professor do IFGW dando um exemplo simples durante a aula.

F129 - Fisíca Experimental I Critos: 2 Dificulae: OBTER G=9,8M/S(

Outra disciplina do IFGW, também coordenada. Você terá aulas num dos laboratórios do IFGW que em geral são ou muito quentes, ou muito gelados, pra começar. Este curso te ensina como utilizar corretamente os Métodos de L'Acochambbré e a deixar para a última hora o relatório. São os dois créditos que mais tomam tempo no semestre. Prepare o pulso, garotada! Os relatórios são manuscritos! Isso mesmo, escrito tudinho à mão, com caneta, inclusive os gráficos. Quase todas as experiências envolvem jogar bolinhas de metal e cronometrar. Você vai se cansar de calcular a gravidade como sendo 15, ou -7, e além de tudo explicar como você obteve esse resultado sensacional! A matéria utiliza uma parte de Cálculo II, mas não se preocupem, todas as fórmulas são mágicas e caem do céu. Sinta-se fazendo uma poção mágica - é só seguir as etapas e no fim você chega ao resultado (possivelmente errado). A dica é pegar relatórios anteriores com algum veterano e copiar na cara dura, só mudando algumas palavras e os números. "Essa desgraça não acaba nunca?" - Bixo sobre os relatórios de Física Experimental. "Valor médio é a média dos valores." - Capitão Óbvio sobre a definição de valor médio no relatório I "Super certo!" - Carla Perez sobre afirmação acima.


EM230 - Oficinas em Instalações Elétricas (SENAI) Critos: 4 Dificulae: MANTER*SE ACORDADO

Maaaaluco, são aulas aos sábados!!! O LEGÍTIMO trote da Engenharia Elétrica UNICAMP. Pois é, bixo, você terá, o ANO TODO, aulas aos SÁBADOS. Prepare-se para acordar cedo e pegar o 333, porque o as aulas são dadas no SENAI Roberto Mange, próximo à estação central. As aulas começam às 7:30 e, dependendo da sorte (ou azar) da turma, vão até às 16:30 sendo "apenas" 8 SENAIS (vulgos SUPERSENAIS), ou até as 11:30 sendo o semestre inteiro. O problema maior é estar lá mesmo, já que não há cobrança alguma, e no primeiro semestre dá pra ficar sentado. O único ponto bom é que a turma toda tem aulas junto, então é no sabadão que você vai conhecer o pessoal do outro turno e almoçar com todo mundo. Mas que fique claro que ainda assim o SENAI é uma droga e cansa de tanto tédio. Vale lembrar que sapatos e óculos de proteção são obrigatórios e que as aulas são realmente muito importantes para seu futuro promissor de engenheiro! "Mas já é sábado de novo?" - Bixo da EE sobre SENAI

EM312 - Desenho Técnico Critos: 4 Dificulae: ENTENDER PORQUE PRECSO DSSO

Essa disciplina não tranca matéria nenhuma, ou seja, não leva a nada, e não dá nenhuma habilidade ou conhecimento realmente útil pra quem faz Engenharia Elétrica. As aulas são de sexta à tarde. Nenhum problema, já que você tem aula de sábado. São 4 créditos que dispendem num geral não muito tempo, dependendo do professor. As aulas ocorrem ou na Mecânica ou na Civil, e os professores, mesmo quando parecem querer ferrar as turmas, abrem as pernas no fim do semestre, e tudo acaba bem. Não deixe passar em branco, divirta-se um pouco nas aulas e, quando possível, mate as aulas pra ir ao bar. Quatro aulas na Mecânica/Civil. "Assina a lista para mim!" - Aluno sobre Desenho Técnico na sexta-feira à tarde.


EA772 - Circuitos Lógicos Critos: 4 Dificulae: 111111111111111111111111111111111111111111112

Finalmente, a única matéria de específica do semestre. A matéria versa sobre lógica (a Booleana) e estruturas computacionais simples, linguagem de nível bastante baixo (não entendeu nada? prepare-se então bixo!). O livro texto confunde mais que os slides, então, prestem atenção nas aulas! Se pegar com Romis, relaxe. Caso contrário, Bassani é um bom professor, trabalha na área de biomédica, talvez por isso tenha uma letra similar a de um médico. Reza a lenda que durante uma aula do Bassani certa vez um colega cutucou o outro: - Ei! tem escrito o que ali? - Rapaz.. não sei, pergunta pro cara do lado. Repetida a pergunta ouviu a mesma resposta. Cerca de 3 minutos depois, todos com olhos asiáticos espremidos olhando para o quadro começam a imaginar aquela palavra desconhecida. Nessa hora, Bassani percebe, lê a palavra e a turma toda grita um: - AHHHHH!!! Achava que era outra coisa. Nunca imaginei que fosse isso!!!

Se for do noturno, prepare-se, a voz do Jino dá sono, o slide dá sono. Ele é bacana, mas não confie muito numa pessoa que leciona com um cabo de vassoura na mão, pode ser perigoso! As provas são assustadoras de extensas e sempre tem revisão da matéria antes de cada uma. No final, a AND a’ = 0, ou seja, é trivial. Essa matéria é início de uma árvore de matérias de computeiros, e a segunda da árvore é um laboratório interminável no qual é possível não usar nada do que você aprendeu no semestre anterior. São 4 créditos na própria FEEC, geralmente de terça e quinta. Você descobrirá o que é RA e se acostumará a pegar/furar filas enormes no sol do meio-dia. "Isso é... Trivial." - Mário Jino sobre Circuitos Lógicos.


Há mais de 5 anos atuando no mercado de materiais elétricos, a Logos Campinas disponibiliza a seus clientes os melhores produtos, das melhores marcas e com o melhor atendimento. Na Logos Campinas além de ter a certeza de estar comprando produtos com garantia comprovada que são sinônimo de confiança e segurança, você recebe orientação precisa da nossa equipe de técnicos e vendedores que são referência pelo atendimento diferenciado. Aqui você conta com a mais variada linha de produtos e amplo estoque para atendimento imediato. Confira nossos preços, solicite-nos orçamento(s) sem compromisso, faça-nos uma visita. Horário de atendimento: Das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. Nossa loja fica situada no seguinte endereço: R. Manoel Francisco Mendes, 433 - Jd. do Trevo - Campinas/SP. Visite o nosso site: http://www.logoscampinas.com.br E-mail: logos@logoscampinas.com.br Ou ligue-nos:


Alguns eventos importantes e indispensáveis, álias, a vida num é só contas!

Calouríadas: campeonato entre os muitos cursos da UNICAMP, que inclui diversas modalidades, no qual apenas os calouros jogam. Copa Bixo: é a competição de diversas modalidades esportivas entre os calouros do curso de engenharia. Os times são divididos por atlética de engenharia. Olimpíadas: organizada pela LAU (Liga das Atléticas da Unicamp), é uma competição realizada normalmente no segundo semestre, aberta a calouros e veteranos, sendo necessário, porém, o ingresso no time da LEU (Liga das Engenharias da Unicamp). TruCABS: competição de Truco normalmente realizada nas dependências do CABS, ou, de preferência, em um churrasco. SinuCABS: realizado na sala de jogos do CABS, esta competição de Sinuca visa a integração entre veteranos e calouros, já que podem jogar formando duplas.

CopaCABS: organizado pela atlética e realizado nas quadras da FEF, a Copa CABS consiste numa competição de futebol de salão entre os alunos de graduação, pós-graduação e funcionários da FEEC. Chopada Inicial (dos Bixos): realizada no dia 01 de março este ano no Campinas Hall, é uma festa gratuita e open bar, assim você pode beber à vontade e interagir com o pessoal do seu e dos outros cursos (só de mulheres) que participam. Não se esqueça de levar identificação para a entrada! Chopada de Libertação: assim como a Inicial, é totalmente grátis para você bixo, com open bar de bebidas, churrasco e hot dog. Aqui é um marco na sua vida acadêmica, pois você deixa de ser bixo e passa a ser visto como igual a nós... ... Haha, tá bom! É só mais um motivo pra gente beber e te zoar. Chopada de Posse: para quando a gestão do Centro Acadêmico muda. Não é grátis, mas é barata e ótima pra interagir com o pessoal, desestressar da correria das aulas e, é claro, entornar o caneco.


Hinos Bixo é sua obrigação saber os hinos tanto da Elétrica (para zoar os outros cursos, aqui dentro da UNICAMP), quanto da Engenharia (para se juntar ao maior e melhor coro do país nos campeonatos lá fora):

Hinos da Elétrica: “O que é que acende?! O que é que pisca?! É a cabeça do pau do eletricista!”

“Truco, Cachaça, Mulher e Putaria! Avante Unicamp com a sua Engenharia: E-lé-tri-ca! Pau no cu da medicina!”

Hinos da Engenharia: “Engenharia é foda pra caralho, IAIAOOO... Faz loló, refina pó, iaiaooo... Porra, Caralho, Cu! Buceta já tem quem tampe! Engen-nharia é Unicamp! Unicampêpêpê ooooo”

“Nóooo...ooos que somos engenheiros! Bebemos juntos o ano inteiro! Se és covarde (O QUÊ?!), Saia da mesa (POR QUÊ?!) Porque essa mesa (O QUÊ?!), Tem mais valor Ôooooo ÔoooÔooo, Primeiro a bateria, Vira, Vira, Vira, Vira, Vira, Vira, virou! Filha da Puta, Pau no Cu da USP Chupa Medicina!!!”

Hinos destinados a todos na UNICAMP: “Xupa Mediciiinnaaa! Xupa Mediciiinnaaa! Xupa Mediciiinnaaa!”

“Só burro paga!!! Só burro paga!!!”

“Seu pai é rico, ainda bem, paga o seu e o meu também!!!”


Links Úteis Bixo, tudo na UNICAMP acontece muito rápido, o tempo aqui voa. Por isso, é importante que você esteja ligado nos assuntos SEMPRE (todo dia), e sabemos que o meio mais fácil que há para ficar a par de tudo, é a internet. Assim, temos aqui alguns links que irão ajudá-lo a ficar sempre por dentro dos assuntos essenciais.  Baygon´s Page - Exercícios Resolvidos dos Livros: http://www.ime.unicamp.br/~baygon/

 DAC - E-mail, notas e demais serviços acadêmicos online: http://www.dac.unicamp.br/portal/

 UmaMão: http://umamao.com.br/

 Prefeitura da Unicamp – Informes e atualizações sobre a UNICAMP: http://www.prefeitura.unicamp.br/

 5Bola – Provas Antigas Resolvidas: http://5bola.com.br/  ebaH! – Livros Acadêmicos em .pdf: http://www.ebah.com.br/  Mercado de Trabalho em Engenharia: http://www.mte.org.br/  Tudo Sobre Engenharias: http://engenhariasdl.blogspot.com/  LEU (Engenharias UNICAMP): http://www.engenhariaunicamp.com.br/  PercUrsão: http://www.percursaounicamp.com.br/

 Sistema De Bibliotecas da UNICAMP: http://acervus.bc.unicamp.br/  Localização na UNICAMP – Para que você ache sua sala: http://www.basico.unicamp.br/  Cramster – resoluções de livros http://www.cramster.com/  WolframAlpha: Computational Knowledge Engine http://www.wolframalpha.com

 SAE - Serviço de Apoio ao Estudante – Unicamp http://www.sae.unicamp.br/

 GDE – Rede social da UNICAMP, com planejador de horários e cardápio do bandejão: http://grade.daconline.unicamp.br  Ensino Aberto – Divulgação de notas, trabalhos e avisos de professores: http://www.unicamp.br/ea/

 UNICARONAS – Divulgação de vagas para caronas oferecidas pelos próprios alunos: http://www.unicaronas.com.br  Massa Crítica – Ligação direta de ônibus entre São Paulo e UNICAMP: http://www.massacritica.com/

 Morar Unicamp – Opções de moradia de uma maneira simples e organizada: http://www.morarunicamp.com.br/ Relacionadas à Elétrica:  Atlética (AAAFEE): http://www.fee.unicamp.br/aaafee/

 Diretoria da FEEC: http://juquei.dca.fee.unicamp.br/diretor

 Webmail FEEC: http://webmail.fee.unicamp.br/

 3E – Empresa Junior:

 Centro Acadêmico Bernardo Sayão: http://www.cabs.fee.unicamp.br/

 IEEE:

http://www.jr3e.fee.unicamp.br/

http://www.ieee.org.br/


Mapa da UNICAMP

Sua vida acadêmica se passará nessa praça mais do que na FEEC


Onde ficam: Engenharias: FEEC – Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação FEA – Faculdade de Engenharia de Alimentos FEM – Faculdade de Engenharia Mecânica FEC – Faculdade de Engenharia Civil FEAGRI – Faculdade de Engenhara Agrícola FEQ – Faculdade de Engenharia Química Institutos: IA – Instituto de Artes IB – Instituto de Biologia IC – Instituto de Computação IE – Instituto de Economia IQ – Instituto de Química IEL – Instituto de Estudos da Linguagem IFCH – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFGW – Instituto de Física Gleb Wataghin IMECC – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Importantes: (Onde você terá mais matérias!) CB – Ciclo Básico PB – Ciclo Básico 2 Demais Prédios: CEL – Centro de Ensino de Línguas FEF – Faculdade de Educação Física HC – Hospital das Clínicas CAISM – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher FCM – Faculdade de Ciências Médicas Restaurantes: RU – Restaurante Universitário RA – Restaurante Acadêmico


Ônibus Muito bem bixo, sua vida anda tranquila demais durante a semana, até que de sábado você tem que ir ao SENAI (OMG!), ou pode ser numa sexta que você queira voltar pra casa, ou até ir assistir um filme no Shopping, mas está ilhado neste humilde distrito de Campinas chamado Barão Geraldo. Como somos legais, aqui apresentamos algumas alternativas pra você sair daqui numa boa. Bom, de maneira geral, para não se perder e/ou não esperar um ônibus que não vai passar naquele ponto, o melhor é pegar qualquer ônibus para o Terminal Barão Geraldo (se tiver no campus, o 332 é a melhor opção), lá é o único em que você pode trocar de ônibus sem pagar nada, de lá você ruma sem problemas para: 332 - Terminal Rodoviário de Campinas: Tem a toda hora, então você não vai esperar tanto por cada saída. Não se apresse você passará um BOM tempo dentro dele até o destino final. Passa no Campinas Hall, o que é útil, às vezes. 333 - Terminal Central de Campinas: Normalmente é o que o pessoal mais pega pra ir ao SENAI. Há a opção de pegar o 332, parar no Terminal Rodoviário e fazer outro caminho pra lá, mas é sempre mais legal irem todos juntos. 330 – Hospital das Clínicas – Via Unicamp / Terminal Central É a linha mais rápida pro campus, porém não circula nos finais de semana, e para de passar às 19h30, tendo um único carro às 23h para o centro da cidade. É o único dessa lista que não tem ponto no Terminal Barão.

331 - Terminal Rodoviário de Campinas: É uma linha mais rápida para a rodoviária. Lembrando que o embarque é feito somente no Terminal Barão. 210 – Shop. Dom Pedro / Terminal Campo Grande: Em Barão, tem ponto no Terminal e na Avenida Um. Passa na PUC antes do shopping. Você terá que parar no meio da estrada, mas pelo menos é em frente ao shopping. 338 – Shop. Dom Pedro / Shop. Iguatemi: Sai do Terminal de Barão. Passa pelos dois principais shoppings da cidade: Dom Pedro, primeiramente, e Iguatemi.

Com o tempo, você verá que eles passam num ponto perto da sua casa, ou algum lugar mais acessível que o Terminal, se você morar perto do Campus. O melhor é se referenciar pelas avenidas principais que eles cobrem (1, 2 ou 3), e por onde eles passam na UNICAMP. Pra você que vai de rodoviária a rodoviária, seja por falta de carona, seja pela proximidade de casa, saiba que tem direito a pagar meia passagem. O que você precisa é de um comprovante de matrícula (retirado na DAC), e dos documentos requeridos pela empresa que você escolheu para viajar. É fácil e vale muito a pena. Informação sobre linhas e itinerários dá pra saber no site: www.emdec.com.br


DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES Acochambrar: Ação de chegar ao um resultado por métodos especiais, como chutes, parapsicologia, vidência, mãe Diná... Usado sempre pelos melhores engenheiros. Altera: Uma placa que vai te infernizar em EA773. Aula: Momento de inclusão social, onde te possibilita ver o pessoal do seu curso, e nas matérias iniciais principalmente as garotas de outros cursos como (engenharia de alimentos), se o bixo for esperto aproveitará essa oportunidade para estabelecer contatos com as mesmas, o que irá ser muito útil em festas!!! Também se pode considerar a aula um ótimo lugar para dormir/repousar. BAE: BAE: Biblioteca da Área de Engenharia. Um bom lugar para estudar. Bandex, Bandejão, RU: Restaurante Universitário. Uma das características marcantes de ser universitário é ter o privilégio de se alimentar no bandejão. Terás uma verdadeira experiência gastronômica ao adentrar em tão respeitável restaurante. Podemos citar como especialidades da casa o famoso arroz carnavalesco (sempre vem em blocos), o bife-007 (frio, duro, com nervos de aço e licença para matar), bife rei Arthur (poucos conseguem tirar o palito do bife rolê), além do famoso frango fimose (o nome já diz tudo, e ainda vem acompanhado com deliciosos quiabos com aquela baba característica). No ano passado a ANVISA fechou o bandejão, mas fiquem tranquilos, pois na verdade isso só foi uma jogada da Unicamp para reformalo. Seu horário de funcionamento é das 10h30 às 14h e das 17h30 às 19h45. Fora desse período, o RU transforma-se na "Rich Uranium", empresa líder no setor de enriquecimento de Urânio e obtenção de Césio 137. Não obstante, muitas vezes, durante o almoço ou o jantar, o suco servido tem uma cor amarelada, quase brilhante. (Brincadeira, não se assustem!)

B C: Biblioteca Central. BC: revistas e jornais.

Possui

pufes,

Bitolódromo: Corredor com mesas, na FEEC. Onde farás relatórios e passarás noites estudando desesperadamente. Lugar também usado por seres de menor importância que não tem onde estudar, ou simplesmente preferem usar nossas dependências por ser um lugar que nunca fecha!!! Bomba: Certificado de que o nabo entrou e que agora não sai mais. CB: Ciclo Básico. Lugar onde você terá suas aulas. CD: Coeficiente de desperdício. Se a média é cinco e você tira seis, seu CD será 1. Choppada: Momento de confraternização. Computeiro: C omputeiro: Indivíduo estranho, virgem, que só falta babar. Também chamado de inquilino no nosso prédio. Engenheiro eletricista frustrado. CP: Coeficiente de Progressão. Varia de 0 a 1 e mostra o seu progresso no curso. CR: Coeficiente de Rendimento é onde os alunos de cada ano são classificados por ordem de notas através de uma média ponderada, quem tira notas mais altas tem CR maior, esse coeficiente vai de 0 a 1. Serve como critério de seleção para matérias concorridas, intercâmbios, iniciação, entre outros. Motivo de Alegria e Orgulho para os Nerds. Crédito: Quantidade de horas/aula de uma matéria durante uma semana. Também serve como peso para cálculo do CR. Coxa: Adjetivo usado para tudo àquilo que não requer esforço, ou que seja fácil demais. Exemplo: “Tirando elétrica, todas as outras engenharias são COXA”. Cozinheira: Estudante de Engenharia de Alimentos. Garotas geralmente gostosas que passam cinco anos estudando como


Engenheira

PB: B: Prédio Básico. Fica em frente ao P bandejão. Outro lugar que você terá aulas.

Cursão: Curso de terceira opção, para futuros pesquisadores e professores. Engenheiro Eletricista frustrado.

PED: Ser pelo qual você procurará em momento de desespero. Vide monitoria.

ligar um liquidificador. Eletricista Frustrada.

CV: Coeficiente de vida. É calculado 1-CR. Ou seja, quanto maior seu CR menor seu CV. Motivo de Alegria e Orgulho para todos os que não são nerds. DAC: Diretoria Acadêmica da Unicamp. Fica embaixo do PB. Lugar onde retirar documentos acadêmicos. Adora frustrar alunos. É ela que detona suas expectativas do planejamento para o semestre, aprovando 10% daquilo que você gostaria de cursar no semestre seguinte, te deixando perdido 2 dias antes de começar as aulas que você nem sabe ainda o que fará. Acostumem-se, ela divulga o relatório de matrícula no final de semana anterior ao começo das aulas. Dinossauro: Veterano de maior Hierarquia. Raramente são vistos pelo prédio da FEEC. Graxeiro: indivíduo com unhas sujas estudante da Faculdade de Engenharia Mecânica. Engenheiro Eletricista frustrado. HC: Hospital das Clinicas. Ponto de encontro depois de baladas para aqueles que beberam demais. Muitos recebem nesse local o apelido de Glicose. HP: É a Calculadora, ajuda muito ter uma. Será sua esposa durante a graduação só que possui um botão on/off.

Pedreiro: Engenheiro Civil. Nem tão macho para fazer engenharia elétrica, nem frouxo assumido para fazer arquitetura. Engenheiro Eletricista Frustrado. Professor: Ser que faz você entrar em desespero. Prova: Nabo. PT: PT: ação cometida por Engenheiros Mirins. RA: RA: Restaurante Acadêmico. Um bandejão em menor escala atrás da FEEC. Sim, o nosso curso é tão foda, que fizeram um restaurante pra nós não termos que nos deslocar muito. Relatório: R elatório: acostuma-se com essa palavra isso vai te encher o saco em várias matérias, começando com o lab de física. Acostume-se a idade das pedras, canetas e lápis são utilizados constantemente para confecção desses. Roceiro: indivíduo isolado na FEAGRI da UNICAMP... Pode ser visto carregando uma enxada ou dirigindo um trator! Engenheiro eletricista frustrado. SAE: Serviço de Apoio ao Estudante. É encarregado da execução de programas de assistência desenvolvidos pela universidade, fornecendo bolsas trabalho, moradia e alimentação.

Intercâmbio para França: Não Irás. Teste: Teste: Diminutivo de nabo. Monitoria: M onitoria: Aglutinação de estudantes desesperados em torno de um monitor (dãaaa) que tentam aprender toda a matéria da prova poucas antes da prova. Nabo: Leguminosa que será introduzida em você, sem seu consentimento após provas, testes e exames. Ele SEMPRE virá até você. PAD: Programa de Apoio Didático. Vide monitoria.

Unicamp: Unicamp: Um clube tão grande, mas tão grande que cabe até uma universidade dentro. Veterano: (Ou comumente chamado de “O MELHOR!” ou “O MAIOR”, como ELE preferir). Aquele que deve ser venerado e respeitado sempre e nunca, mas nunca, nunca mesmo deve ser contrariado. Não importa se daqui a dois anos você será o veterano de alguém. B Bixo para ara ix o p ara um um Veterano é sempre bixo.


BOA SORTE BIXOS!

Comiss達o de trote 2012


Manual final