Page 1


Este livro de receitas tem como objetivo compartilhar com vocês as receitas das avós, mães e de alguns pais dos(as) alunos(as) do 5º ano 52. Espero que todos se deliciem com estas gostosuras . Bom apetite !


INGREDIENTES: 2 ovos -100 gr quinoa em flocos -100 gr Amarante -Farinha de linhaça 50 gr -100 gr Whey protein isolada -1 xícara de chá de Açúcar mascavo -1 banana -100 gr coco ralado -1 vidro de leite de coco -2 colheres de cacau em pó -1 colher de fermento em pó.

MODO DE FAZER: Bata tudo no liquidificador e coloque a assar em formas individuais por 35 minutos. ____________________________________________________________________________

HElENA (MãE DA JulIA S.)


Ingredientes: -12 ovos

Para a calda:

-1 litro de leite

6 colheres de açúcar

-1 lata de leite condensado Massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador por 3 a 4 min. em velocidade média e reserve. Calda: Em uma frigideira coloque o açúcar em fogo baixo até que fique caramelo. Na forma para pudim espalhe a calda na parte interna.Assim que espalhar a calda coloque o pudim na forma e tampe-a . Em uma panela coloque até ¾ da forma de pudim .Depois coloque o pudim na panela com a água e deixe ferver por 40 min.Deixe esfriar .Quando estiver frio coloque na geladeira por 3h.Desinforme em um recipiente meio fundo. Rende 12 porções generosas.


Ingredientes: Bolo:

Cobertura:

-3/4 de leite

4 colheres (sopa) de Nescau

-2 ovos

2 colheres (sopa) de margarina

-2 colheres de sopa de margarina

50ml de leite 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e coloque na batedeira por 3 min.Unte a forma. Coloque a mistura na forma.Coloque no forno a 180 graus e 40 min. Cobertura : Coloque todos os ingredientes em uma leiteira e coloque em fogo baixo.Quando a calda começar a borbulhar,tire-a.


Modo de fazer: Bater todos os ingredientes juntos e misturar com os biscoitos quebrados. Colocar em uma forma.Deixar gelar de um dia para o outro.Enfeitar com raspas de chocolate.


Ingredientes; 1 xícara de leite condensado; 2 medidas da xícara de leite; 1 gema; 3 colheres de sopa de maisena; ½ pacote de coco ralado sem açúcar(opcional); 1 xícara de creme de leite.

Modo de fazer; Ferva tudo na panela menos o creme de leite.Quando estiver como um mingau,desligue . Espere amornar e depois misture o creme de leite. Depois vai formando as camadas. Vó Cecília (Brenda)


Ingredientes: -2 ovos -1 xícara de água quente -1 xícara de açúcar -1 xícara de Nescau -1/2 xícara de azeite -1 colher de fermento -2 xícaras e meia de farinha de trigo

Modo de Fazer: Bater tudo no liquidificador,primeiro os ovos,açúcar,azeite,Nesca u,água,farinha e por último fermento.Assar a 180 graus por 40 minutos e fazer a cobertura a seu gosto. Use a criatividade!

Lorena Susin Castagna (Avó do Douglas Biazus)


INGREDIENTES: Farinha de milho (amarela ou branco) Água Sal agosto MODO DE FAZER: Coloque 1 litro de água em uma panela , aqueça em fogo brando antes de ferver acrescente farinha de milho aos poucos mexendo sem parar até atingir a consistência desejada , ou seja , menos farinha mais mole , mais farinha mais dura. Deixe fervendo por aproximadamente 30 a 40 minutos. (OB.) Adicione sal a gosto antes de colocar a farinha. Sirva conforme o gosto.


Cuca de Nata Ingredientes: • 2 xícaras de nata • 2 xícaras de açúcar • 3 xícaras de farinha de trigo • Uma pitada de sal • 2 xícaras de leite • 4 ovos • Uma colher de fermento Royal • 1 colher de raspas de limão

Modo de fazer : • Bata as gemas e o açúcar até ficar um creme leve e fofo . • Depois de misturar a nata o leite o sal e as raspas de limão e a farinha . • Bater as claras em neve ,misturar as claras misturar as claras e o fermento delicadamente na massa ,colocar a farofa e levar ao forno pré-aquecido, até que colocando um palito na massa sair o palito limpo significa que a cuca está pronta .

Ingredientes da FAROFA: 2 colheres de margarina (sopa) 1 xícara de farinha ½ de açúcar Canela moída uma colher de sobremesa pequena Modo de Fazer a Farofa: Assar bem até ficar bem soltinha e colocar na cuca NONA Ivete (nona do Erick)


INGREDIENTES: •1 LATA DE DOCE DE LEITE • 3 OVOS • 3 FOLHAS DE GELATINA, SEM SABOR • 2 COLHERES (SOPA) DE NESCAU • 100g DE MANTEIGA • GRANULADO PARA ENFEITAR

Vera (vó da Giovana)

Dissolver a gelatina em fogo baixo em uma panela com 2 dedos de água. Deixar esfriar. Bater as claras em neve e reservar. Misturar o leite condensado, gemas , Nescau e manteiga. Acrescentar a gelatina e as claras em neve mexendo bem. Colocar em uma tigela e levar à geladeira até endurecer. Cobrir com chocolate granulado.


1- Retire os grãos de espiga e bata no liquidificador com leite. 2- Coe e acrescente o resto dos ingredientes, mexendo bem. 3-Despeje na forma caramelisada e leve ao forno para acrescentar em banho maria,até que a superfície e adquira uma bonita cor dourada.


Ingredientes: 3 ovos Meia xícara de azeite 1 xícara de leite 1 pacote de queijo ralado (100 gramas) 3 xícaras de polvilho 1 pitada de sal Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e coloque no liquidificador.Despeje nas forminhas que quiser e cozinhe no forno pré-aquecido. Cláudia (mãe da Isabella)


Suspiro de morango Ingredientes: • Morango • Merengue • Leite condensado • Creme de leite Modo de fazer: 1 ) Esmagar os merengues e colocá-los no fundo de um recipiente. 2 ) Picar os morangos e espalhar em cima da primeira camada. 3 ) Misturar o creme de leite e o leite condensado na batedeira por 7 minutos, depois espalhar em cima da segunda camada. 4 ) Enfeitar com morangos.

Vânia (mãe da Julia Menegotto Piamolini )


Mousse de limão Ingredientes: • 1 lata de leite condensado • 1 lata de creme de leite • ¹/² copo de suco de limão (sem água) Modo de fazer: 1 ) Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite. 2 ) Acrescente o suco de limão aos poucos. 3 ) Decore com raspas de limão. 4 ) Leve a geladeira.

Nona Semida ( avó da Marina Delazzeri de Castilhos )


ingredientes: 1 xícara de água fervente 1 xícara de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo ½ xícara de azeite 3 ovos claras em neve 3 colheres de chá de fermento

Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes colocando por ultimo as claras em neve e o fermento. Cobertura: Derreta chocolate em barra e depois do bolo pronto cubra com o chocolate. Se quiser enfeite com morangos.Assar por 40 minutos.


Ingredientes:

Modo de fazer:

*3 ovos

Pegue uma panela,coloque os 3 ovos inteiros e deixe aquecer um pouco.Aos poucos,vá acrescentando o queijo picado

*100 gramas de queijo mussarela *Sal a gosto *Se preferir pode colocar salame picado,presunto...

e os outros ingredientes, se achar necessário. Lembre-se: vá mexendo sempre e acrescente o sal a gosto.Não é preciso utilizar óleo.


Ingredientes *1/2 de biscoitos mignon (tipo joelho) *1 xícara de chá de açúcar *1/2 xícara de chá de leite *1 colher de margarina * ½ xícara de chocolate em pó Modo de fazer Misturar o açúcar o leite, o chocolate e a margarina. Ferver até ficar uma calda cremosa. Tirar do fogo. Misturar os biscoitos e mexer cuidadosamente até secara calda e grudar nos biscoitos.


Ingredientes para o bolo: 2/3 xĂ­caras (chĂĄ) de leite (130ml) 3 ovos 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (40g) 400g de mistura pronta Modo de fazer: Bata tudo na batedeira, coloque numa forma untada e coloque no forno por 40 minutos. Jussane Meneguzzo, mĂŁe de Maria Eduarda Meneguzzo.


Ingredientes: 1 lata de leite condensado 200 ml de leite 3 unidades de ovos 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer: Bata o leite condensado,o leite e os ovos no liquidificador. Caramelize uma forma de pudim com açúcar. Asse em banho-maria no forno préaquecido em temperatura média. O pudim estará pronto quando estiver dourado e firme. Preste atenção para não ficar muito duro, ele ainda vai ganhar consistência ao esfriar. Feito por Vó Ana (avó da Marina M)


INGREDIENTES:

MODO DE FAZER:

3 OvOS 2 xÍcARAS DE AçúcAR 1 xÍcARA DE SucO DE lARANJA 3 cOlHERES DE MANTEIGA 3 cOlHERES DE ROyAl 3 xÍcARAS DE FARINHA DE TRIGO.

bATER AS clARAS EM NEvE E RESERvAR. bATER AS GEMAS, cOlOcAR O AçúcAR E O RESTO DOS INGREDIENTES. bATER bEM.AcREScENTAR AS clARAS E lEvAR AO FORNO.

Ernesta (mãe do Maurício)


Ingredientes: 3 ovos 1 litro de azeite 1 colher(chá)sal 2 ramos de salsa Modo de fazer: Coloque os três ovos dentro do liquidificado e ligue-o.Coloque o azeite e a colher de sal e os ramos de salsa. Depois deixe o liquidificador ligado e mecha com a colher de (sopa). ATENÇÃO! Cuidar não encostar a colher de(sopa) na navalha. Senão pode quebra a colher , a navalha e pode derrubar toda a receita.


1kg farinha de milho ½ colher de sal 1 xícara de açúcar Água suficiente para umedecer a farinha. ½ açúcar mascavo leite MODO DE FAZER Pegar a farinha de milho e umedecer e misturar todos os ingredientes,depois colocar em uma cuscuzeira e cozinhar por 40 min.Depois coloque em um prato e coloque leite a gosto.


Segundo passoCuscuz salgado: LINGĂœIÇA OVO TORRESMO Fazer todo o primeiro passo do cuscuz. Depois em uma frigideira colocar os ingredientes salgados, dar um fritada e misturar o cuscuz e bom apetite.


Ingredientes

Grostoli

3 ovos;

Uma colher de sopa de fermento Royal;

½ xícara de leite;

1 xícara de açúcar;

1 colher (chá) de sal;

1 colher (sopa) de margarina;

2 colheres de azeite;

Farinha até dar o ponto da massa

MODO DE FAZER Coloque os seis primeiros ingredientes e a farinha numa tigela e misture bem. O fermento fica por último. Após misturar tudo, espiche a massa com um rolo, corte no formato,vire e frite em gordura bem quente. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Receita da Marcia (mãe da Rosa)


1 litro de leite 3 colheres (sopa) de margarina 1 gema Sal 4 copos americanos de farinha de trigo Água com sal (salmoura) Farinha de rosca para empanar Recheio: 300 g de mussarela em cubinhos de 1 centímetro

Modo de Fazer: 1)

Em uma panela misture o leite, a margarina, a gema e o sal. Leve ao fogo mexendo sempre, até ferver.acrescente a farinha de trigo e mexa até desgrudar do fundo da panela. Transfira para uma tigela, espere esfriar e sove a massa até ficar bem lisa.

2)

Com as mãos untadas, molde bolinhas de 4 cen, dê uma leve achatada, rechei com um cubinho de mussarela e feche.

3)

Banhe as bolinhas na salmoura e passe-as em seguida pela farinha de rosca.

4)

Frite em óleo quente, poucas de cada vez, virando para dourar por igual. Retire com escumadeira e escorra sobe papel absorvente.

5)

RENDE EM MÉDIA 100 BOLINHAS

De Ivone (mãe de Ryan)


Ingredientes: * 3 xícaras de farinha de trigo * 1 e ½ de xícara de açúcar •3 ovos •1 copo de leite •1 xícara de Nescau •4 colheres de fermento

Ingredientes da cobertura: • 1 xícara de Nescau • 1 xícara de açúcar • 1 colher de manteiga Coloque os ingredientes numa panela e mexa até que desgrude da panela..

• 1 colher de sopa de manteiga Modo de Fazer : Bata todos os ingredientes e coloque para assar por quarenta minutos.


Batata Recheada Ingredientes: Batatas (grandes) Bacon Queijo Parmesão ralado Requeijão

Modo de fazer: Cozinhe as batatas. Depois de cozidas cave e retire a polpa, vai ficar algo parecido com uma barquete. Reserve a polpa. Coloque as batatas já “cavadas” numa assadeira. Pegue a polpa que você reservou, esmague e acrescente sal e queijo ralado, como um purê. Reserve. Frite o bacon. Pegue as batatas escavadas, coloque um pouco de requeijão, bacon e uma camada de purê. Repita o processo até fechar toda a batata. A última camada tem que ser de purê. Coloque queijo ralado por cima e coloque no forno. Receita da Diva (avó da Virgínia)


INGREDIENTES : 9 cenouras médias; 4 ovos; 2 xícaras de açúcar ; 1 xícara de óleo; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher(sopa)de fermento Royal. MODO DE PREPARO : Bater no liquidificador: as cenouras,os ovos,o açúcar e o óleo. Os outros ingredientes bater na batedeira. Untar uma forma e levar ao forno por 40 min. Sandra (mãe da Vitória)


Ingredientes: ½ colher de fermento molhado ½ xícara de água morna ; 1 ovo;

Receita da Lori (vó da Deisi)

2 colheres ( sopa) de açúcar; Uma pitada de sal; Farinha até dar o ponto. Modo de preparo: Coloque o fermento em uma xícara com água morna e com um pouco de açúcar,deixe descansar por 10 min. Em uma tigela coloque os outros ingredientes e misture bem. Depois de misturado coloque o fermento que estava restando e misture novamente.Deixe descansar por 1 hora. Com uma colher de sopa faça bolinhas e frite-as no óleo quente.


Bater as claras em neve com 6 colheres de açúcar,depois misturara com o pote de nata para preparar o chantili. Num refratário colocar o pacote de merengue e os morangos picados Por cima de tudo colocar o chantili.

Márcia Reolon (mãe do Lucas)


Pão de Queijo Mineiro Ingredientes:  04 copos de polvilho  02 copos de leite  Pouco mais de ½ copos de óleo  01 colher rasa de sal  04 ou 05 ovos  2 copos ou aproximadamente 400g de queijo curado ralado. Modo de fazer: Colocar o leite para ferver com óleo e o sal. Escaldar o polvilho, misturando bem. Após esfriar, colocar os ovos batidos. Amassar bem. Se necessário, acrescentar um pouco de leite. Por fim, colocar o queijo, misturando bem. Enrolar com as mãos untadas e levar para assar em forno quente. Receita do Guilherme


Ingredientes: 1 kg carne em tiras 1 cebola media picada 2 tomates sem pele sem semente 1 colher de mostarda 3 colheres de ketchup 1 pitada de noz-moscada 1 lata de creme de leite Modo de fazer:frite a carne com a cebola e espere dourar,depois acrescente o tomate e deixe cozinhar por 15mim.Ap贸s acresente o ketchup ,a mostarda e a noz-moscada.Depois que engrossar desligue o fogo e coloque o creme de leite.Sirva com arroz.


CAFÉ COM SORVETE Prepraro: 25 min Cozimento 15 min Rendimento 6 porções Sirva em lanches

Matheus Canali

Ingredientes: 1 litro de leite 8 gemas 1 xícara e meia de chá de açúcar 1 colher de café de baunilha 6 ou 7 colheres de sopa de café solúvel ½ litro de creme chantilly Ferva o leite. Bata as gemas com 1 xícara (chá) de açúcar ate clarear e vá juntando aos poucos o leite fervente , sem parar de bater. Junte a baunilha e leve ao fogo em banho-maria, sem parar de mexer, até que comece a engrossar, e adquira a consistência de um molho. Junte 2 colheres de sopa de café solúvel, retire do fogo, mexendo até esfriar. Coloque nas forminhas da geladeira e leve ao congelador por 2 horas, ou até consistência de sorvete. Enquanto isso, prepare 1 litro de café dissolvendo de 4 ou 5 colheres de sopa de café solúvel em 1 litro de água fervente. Junte o açúcar e deixe esfriar. Coloque no fundo de um copo alto uma porção de café. Coloque então duas bolas de sorvete e acrescente um pouco mais de café; guarneça tudo com o chantilly e enfeite com confeitos de café ou grãos de café solúvel. OBS: para simplificar use sorvete comprado pronto no sabor creme, acrescentando uma ou duas colheres de café solúvel e levando ao congelador antes de usar. Querendo prepare a mesma receita usando sorvete de chocolate


Livro receitas turma 52 2013  
Livro receitas turma 52 2013  

Este livro de receitas tem como objetivo compartilhar com vocês as receitas das avós, mães e de alguns pais dos(as) alunos(as) do 5º ano 5...

Advertisement