Issuu on Google+


Este livro de receitas tem como objetivo compartilhar com vocês as receitas das avós, mães e de alguns pais dos(as) alunos(as) do 5º ano 52. Espero que todos se deliciem com estas gostosuras . Bom apetite !


INGREDIENTES: 2 ovos -100 gr quinoa em flocos -100 gr Amarante -Farinha de linhaça 50 gr -100 gr Whey protein isolada -1 xícara de chá de Açúcar mascavo -1 banana -100 gr coco ralado -1 vidro de leite de coco -2 colheres de cacau em pó -1 colher de fermento em pó.

MODO DE FAZER: Bata tudo no liquidificador e coloque a assar em formas individuais por 35 minutos. ____________________________________________________________________________

HElENA (MãE DA JulIA S.)


Ingredientes: -12 ovos

Para a calda:

-1 litro de leite

6 colheres de açúcar

-1 lata de leite condensado Massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador por 3 a 4 min. em velocidade média e reserve. Calda: Em uma frigideira coloque o açúcar em fogo baixo até que fique caramelo. Na forma para pudim espalhe a calda na parte interna.Assim que espalhar a calda coloque o pudim na forma e tampe-a . Em uma panela coloque até ¾ da forma de pudim .Depois coloque o pudim na panela com a água e deixe ferver por 40 min.Deixe esfriar .Quando estiver frio coloque na geladeira por 3h.Desinforme em um recipiente meio fundo. Rende 12 porções generosas.


Ingredientes: Bolo:

Cobertura:

-3/4 de leite

4 colheres (sopa) de Nescau

-2 ovos

2 colheres (sopa) de margarina

-2 colheres de sopa de margarina

50ml de leite 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e coloque na batedeira por 3 min.Unte a forma. Coloque a mistura na forma.Coloque no forno a 180 graus e 40 min. Cobertura : Coloque todos os ingredientes em uma leiteira e coloque em fogo baixo.Quando a calda começar a borbulhar,tire-a.


Modo de fazer: Bater todos os ingredientes juntos e misturar com os biscoitos quebrados. Colocar em uma forma.Deixar gelar de um dia para o outro.Enfeitar com raspas de chocolate.


Ingredientes; 1 xícara de leite condensado; 2 medidas da xícara de leite; 1 gema; 3 colheres de sopa de maisena; ½ pacote de coco ralado sem açúcar(opcional); 1 xícara de creme de leite.

Modo de fazer; Ferva tudo na panela menos o creme de leite.Quando estiver como um mingau,desligue . Espere amornar e depois misture o creme de leite. Depois vai formando as camadas. Vó Cecília (Brenda)


Ingredientes: -2 ovos -1 xícara de água quente -1 xícara de açúcar -1 xícara de Nescau -1/2 xícara de azeite -1 colher de fermento -2 xícaras e meia de farinha de trigo

Modo de Fazer: Bater tudo no liquidificador,primeiro os ovos,açúcar,azeite,Nesca u,água,farinha e por último fermento.Assar a 180 graus por 40 minutos e fazer a cobertura a seu gosto. Use a criatividade!

Lorena Susin Castagna (Avó do Douglas Biazus)


INGREDIENTES: Farinha de milho (amarela ou branco) Água Sal agosto MODO DE FAZER: Coloque 1 litro de água em uma panela , aqueça em fogo brando antes de ferver acrescente farinha de milho aos poucos mexendo sem parar até atingir a consistência desejada , ou seja , menos farinha mais mole , mais farinha mais dura. Deixe fervendo por aproximadamente 30 a 40 minutos. (OB.) Adicione sal a gosto antes de colocar a farinha. Sirva conforme o gosto.


Cuca de Nata Ingredientes: • 2 xícaras de nata • 2 xícaras de açúcar • 3 xícaras de farinha de trigo • Uma pitada de sal • 2 xícaras de leite • 4 ovos • Uma colher de fermento Royal • 1 colher de raspas de limão

Modo de fazer : • Bata as gemas e o açúcar até ficar um creme leve e fofo . • Depois de misturar a nata o leite o sal e as raspas de limão e a farinha . • Bater as claras em neve ,misturar as claras misturar as claras e o fermento delicadamente na massa ,colocar a farofa e levar ao forno pré-aquecido, até que colocando um palito na massa sair o palito limpo significa que a cuca está pronta .

Ingredientes da FAROFA: 2 colheres de margarina (sopa) 1 xícara de farinha ½ de açúcar Canela moída uma colher de sobremesa pequena Modo de Fazer a Farofa: Assar bem até ficar bem soltinha e colocar na cuca NONA Ivete (nona do Erick)


INGREDIENTES: •1 LATA DE DOCE DE LEITE • 3 OVOS • 3 FOLHAS DE GELATINA, SEM SABOR • 2 COLHERES (SOPA) DE NESCAU • 100g DE MANTEIGA • GRANULADO PARA ENFEITAR

Vera (vó da Giovana)

Dissolver a gelatina em fogo baixo em uma panela com 2 dedos de água. Deixar esfriar. Bater as claras em neve e reservar. Misturar o leite condensado, gemas , Nescau e manteiga. Acrescentar a gelatina e as claras em neve mexendo bem. Colocar em uma tigela e levar à geladeira até endurecer. Cobrir com chocolate granulado.


1- Retire os grãos de espiga e bata no liquidificador com leite. 2- Coe e acrescente o resto dos ingredientes, mexendo bem. 3-Despeje na forma caramelisada e leve ao forno para acrescentar em banho maria,até que a superfície e adquira uma bonita cor dourada.


Ingredientes: 3 ovos Meia xícara de azeite 1 xícara de leite 1 pacote de queijo ralado (100 gramas) 3 xícaras de polvilho 1 pitada de sal Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e coloque no liquidificador.Despeje nas forminhas que quiser e cozinhe no forno pré-aquecido. Cláudia (mãe da Isabella)


Suspiro de morango Ingredientes: • Morango • Merengue • Leite condensado • Creme de leite Modo de fazer: 1 ) Esmagar os merengues e colocá-los no fundo de um recipiente. 2 ) Picar os morangos e espalhar em cima da primeira camada. 3 ) Misturar o creme de leite e o leite condensado na batedeira por 7 minutos, depois espalhar em cima da segunda camada. 4 ) Enfeitar com morangos.

Vânia (mãe da Julia Menegotto Piamolini )


Mousse de limão Ingredientes: • 1 lata de leite condensado • 1 lata de creme de leite • ¹/² copo de suco de limão (sem água) Modo de fazer: 1 ) Bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite. 2 ) Acrescente o suco de limão aos poucos. 3 ) Decore com raspas de limão. 4 ) Leve a geladeira.

Nona Semida ( avó da Marina Delazzeri de Castilhos )


ingredientes: 1 xícara de água fervente 1 xícara de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo ½ xícara de azeite 3 ovos claras em neve 3 colheres de chá de fermento

Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes colocando por ultimo as claras em neve e o fermento. Cobertura: Derreta chocolate em barra e depois do bolo pronto cubra com o chocolate. Se quiser enfeite com morangos.Assar por 40 minutos.


Ingredientes:

Modo de fazer:

*3 ovos

Pegue uma panela,coloque os 3 ovos inteiros e deixe aquecer um pouco.Aos poucos,vá acrescentando o queijo picado

*100 gramas de queijo mussarela *Sal a gosto *Se preferir pode colocar salame picado,presunto...

e os outros ingredientes, se achar necessário. Lembre-se: vá mexendo sempre e acrescente o sal a gosto.Não é preciso utilizar óleo.


Ingredientes *1/2 de biscoitos mignon (tipo joelho) *1 xícara de chá de açúcar *1/2 xícara de chá de leite *1 colher de margarina * ½ xícara de chocolate em pó Modo de fazer Misturar o açúcar o leite, o chocolate e a margarina. Ferver até ficar uma calda cremosa. Tirar do fogo. Misturar os biscoitos e mexer cuidadosamente até secara calda e grudar nos biscoitos.


Ingredientes para o bolo: 2/3 xĂ­caras (chĂĄ) de leite (130ml) 3 ovos 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (40g) 400g de mistura pronta Modo de fazer: Bata tudo na batedeira, coloque numa forma untada e coloque no forno por 40 minutos. Jussane Meneguzzo, mĂŁe de Maria Eduarda Meneguzzo.


Ingredientes: 1 lata de leite condensado 200 ml de leite 3 unidades de ovos 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer: Bata o leite condensado,o leite e os ovos no liquidificador. Caramelize uma forma de pudim com açúcar. Asse em banho-maria no forno préaquecido em temperatura média. O pudim estará pronto quando estiver dourado e firme. Preste atenção para não ficar muito duro, ele ainda vai ganhar consistência ao esfriar. Feito por Vó Ana (avó da Marina M)


INGREDIENTES:

MODO DE FAZER:

3 OvOS 2 xÍcARAS DE AçúcAR 1 xÍcARA DE SucO DE lARANJA 3 cOlHERES DE MANTEIGA 3 cOlHERES DE ROyAl 3 xÍcARAS DE FARINHA DE TRIGO.

bATER AS clARAS EM NEvE E RESERvAR. bATER AS GEMAS, cOlOcAR O AçúcAR E O RESTO DOS INGREDIENTES. bATER bEM.AcREScENTAR AS clARAS E lEvAR AO FORNO.

Ernesta (mãe do Maurício)


Ingredientes: 3 ovos 1 litro de azeite 1 colher(chá)sal 2 ramos de salsa Modo de fazer: Coloque os três ovos dentro do liquidificado e ligue-o.Coloque o azeite e a colher de sal e os ramos de salsa. Depois deixe o liquidificador ligado e mecha com a colher de (sopa). ATENÇÃO! Cuidar não encostar a colher de(sopa) na navalha. Senão pode quebra a colher , a navalha e pode derrubar toda a receita.


1kg farinha de milho ½ colher de sal 1 xícara de açúcar Água suficiente para umedecer a farinha. ½ açúcar mascavo leite MODO DE FAZER Pegar a farinha de milho e umedecer e misturar todos os ingredientes,depois colocar em uma cuscuzeira e cozinhar por 40 min.Depois coloque em um prato e coloque leite a gosto.


Segundo passoCuscuz salgado: LINGĂœIÇA OVO TORRESMO Fazer todo o primeiro passo do cuscuz. Depois em uma frigideira colocar os ingredientes salgados, dar um fritada e misturar o cuscuz e bom apetite.


Ingredientes

Grostoli

3 ovos;

Uma colher de sopa de fermento Royal;

½ xícara de leite;

1 xícara de açúcar;

1 colher (chá) de sal;

1 colher (sopa) de margarina;

2 colheres de azeite;

Farinha até dar o ponto da massa

MODO DE FAZER Coloque os seis primeiros ingredientes e a farinha numa tigela e misture bem. O fermento fica por último. Após misturar tudo, espiche a massa com um rolo, corte no formato,vire e frite em gordura bem quente. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Receita da Marcia (mãe da Rosa)


1 litro de leite 3 colheres (sopa) de margarina 1 gema Sal 4 copos americanos de farinha de trigo Água com sal (salmoura) Farinha de rosca para empanar Recheio: 300 g de mussarela em cubinhos de 1 centímetro

Modo de Fazer: 1)

Em uma panela misture o leite, a margarina, a gema e o sal. Leve ao fogo mexendo sempre, até ferver.acrescente a farinha de trigo e mexa até desgrudar do fundo da panela. Transfira para uma tigela, espere esfriar e sove a massa até ficar bem lisa.

2)

Com as mãos untadas, molde bolinhas de 4 cen, dê uma leve achatada, rechei com um cubinho de mussarela e feche.

3)

Banhe as bolinhas na salmoura e passe-as em seguida pela farinha de rosca.

4)

Frite em óleo quente, poucas de cada vez, virando para dourar por igual. Retire com escumadeira e escorra sobe papel absorvente.

5)

RENDE EM MÉDIA 100 BOLINHAS

De Ivone (mãe de Ryan)


Ingredientes: * 3 xícaras de farinha de trigo * 1 e ½ de xícara de açúcar •3 ovos •1 copo de leite •1 xícara de Nescau •4 colheres de fermento

Ingredientes da cobertura: • 1 xícara de Nescau • 1 xícara de açúcar • 1 colher de manteiga Coloque os ingredientes numa panela e mexa até que desgrude da panela..

• 1 colher de sopa de manteiga Modo de Fazer : Bata todos os ingredientes e coloque para assar por quarenta minutos.


Batata Recheada Ingredientes: Batatas (grandes) Bacon Queijo Parmesão ralado Requeijão

Modo de fazer: Cozinhe as batatas. Depois de cozidas cave e retire a polpa, vai ficar algo parecido com uma barquete. Reserve a polpa. Coloque as batatas já “cavadas” numa assadeira. Pegue a polpa que você reservou, esmague e acrescente sal e queijo ralado, como um purê. Reserve. Frite o bacon. Pegue as batatas escavadas, coloque um pouco de requeijão, bacon e uma camada de purê. Repita o processo até fechar toda a batata. A última camada tem que ser de purê. Coloque queijo ralado por cima e coloque no forno. Receita da Diva (avó da Virgínia)


INGREDIENTES : 9 cenouras médias; 4 ovos; 2 xícaras de açúcar ; 1 xícara de óleo; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher(sopa)de fermento Royal. MODO DE PREPARO : Bater no liquidificador: as cenouras,os ovos,o açúcar e o óleo. Os outros ingredientes bater na batedeira. Untar uma forma e levar ao forno por 40 min. Sandra (mãe da Vitória)


Ingredientes: ½ colher de fermento molhado ½ xícara de água morna ; 1 ovo;

Receita da Lori (vó da Deisi)

2 colheres ( sopa) de açúcar; Uma pitada de sal; Farinha até dar o ponto. Modo de preparo: Coloque o fermento em uma xícara com água morna e com um pouco de açúcar,deixe descansar por 10 min. Em uma tigela coloque os outros ingredientes e misture bem. Depois de misturado coloque o fermento que estava restando e misture novamente.Deixe descansar por 1 hora. Com uma colher de sopa faça bolinhas e frite-as no óleo quente.


Bater as claras em neve com 6 colheres de açúcar,depois misturara com o pote de nata para preparar o chantili. Num refratário colocar o pacote de merengue e os morangos picados Por cima de tudo colocar o chantili.

Márcia Reolon (mãe do Lucas)


Pão de Queijo Mineiro Ingredientes:  04 copos de polvilho  02 copos de leite  Pouco mais de ½ copos de óleo  01 colher rasa de sal  04 ou 05 ovos  2 copos ou aproximadamente 400g de queijo curado ralado. Modo de fazer: Colocar o leite para ferver com óleo e o sal. Escaldar o polvilho, misturando bem. Após esfriar, colocar os ovos batidos. Amassar bem. Se necessário, acrescentar um pouco de leite. Por fim, colocar o queijo, misturando bem. Enrolar com as mãos untadas e levar para assar em forno quente. Receita do Guilherme


Ingredientes: 1 kg carne em tiras 1 cebola media picada 2 tomates sem pele sem semente 1 colher de mostarda 3 colheres de ketchup 1 pitada de noz-moscada 1 lata de creme de leite Modo de fazer:frite a carne com a cebola e espere dourar,depois acrescente o tomate e deixe cozinhar por 15mim.Ap贸s acresente o ketchup ,a mostarda e a noz-moscada.Depois que engrossar desligue o fogo e coloque o creme de leite.Sirva com arroz.


CAFÉ COM SORVETE Prepraro: 25 min Cozimento 15 min Rendimento 6 porções Sirva em lanches

Matheus Canali

Ingredientes: 1 litro de leite 8 gemas 1 xícara e meia de chá de açúcar 1 colher de café de baunilha 6 ou 7 colheres de sopa de café solúvel ½ litro de creme chantilly Ferva o leite. Bata as gemas com 1 xícara (chá) de açúcar ate clarear e vá juntando aos poucos o leite fervente , sem parar de bater. Junte a baunilha e leve ao fogo em banho-maria, sem parar de mexer, até que comece a engrossar, e adquira a consistência de um molho. Junte 2 colheres de sopa de café solúvel, retire do fogo, mexendo até esfriar. Coloque nas forminhas da geladeira e leve ao congelador por 2 horas, ou até consistência de sorvete. Enquanto isso, prepare 1 litro de café dissolvendo de 4 ou 5 colheres de sopa de café solúvel em 1 litro de água fervente. Junte o açúcar e deixe esfriar. Coloque no fundo de um copo alto uma porção de café. Coloque então duas bolas de sorvete e acrescente um pouco mais de café; guarneça tudo com o chantilly e enfeite com confeitos de café ou grãos de café solúvel. OBS: para simplificar use sorvete comprado pronto no sabor creme, acrescentando uma ou duas colheres de café solúvel e levando ao congelador antes de usar. Querendo prepare a mesma receita usando sorvete de chocolate



Livro receitas turma 52 2013