Page 1

Constrói o teu futuro!

Intenção de candidatura aos órgãos sociais do NEG - AAUAv


Coordenação

O Núcleo de Estudantes surge da necessidade da promoção do curso de Gestão, tendo como missão representar os seus membros, defendendo os seus interesses e procurando complementar a sua formação base. O projeto Constrói o teu futuro, candidato aos órgãos sociais do NEG, segue a linha de pensamento das coordenações anteriores, naquilo que aos valores e ideais diz respeito. Pretendemos focar a nossa atenção, essencialmente, na aproximação ao estudante, na sua constante formação e no aperfeiçoamento das competências mais valorizadas e reconhecidas nos profissionais da área, aumentando, assim, a visibilidade e presença a nível nacional do curso de Gestão da Universidade de Aveiro. Sendo o Núcleo um espaço de desenvolvimento pessoal e coletivo, reconhecemos também a importância das atividades de cariz desportivo, cultural e recreativo e como tal, pretendemos dinamizá-las e incentivar à participação de todos os estudantes de Gestão. Com vista à realização de tudo aquilo a que nos propomos, é fulcral manter, e melhorar, a ligação aos órgãos gerentes da Universidade de Aveiro, do DEGEI e da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Não podemos descurar todo o meio que nos rodeia e, desta forma, pretendemos fortificar a ligação às empresas da região de Aveiro, procurando estabelecer parcerias que possibilitem a disponibilização de estágios de verão aos estudantes bem como aumentar a presença das empresas da região nas conferências e restantes atividades do Núcleo. Acreditamos que a Universidade, muito mais do que um espaço de aprendizagem conceptual, é um espaço de aprendizagem pessoal e social que terá uma grande importância e influência na construção do futuro dos nossos estudantes. Este é o nosso compromisso!

2


Secção Pedagógica e Relações Externas

A secção pedagógica assume um papel preponderante naquilo que são as linhas orientadoras para este mandato, sendo que definimos como prioritário a promoção de atividades que possibilitem aos estudantes um maior enriquecimento extracurricular e aperfeiçoamento das competências mais valorizadas e reconhecidas nos profissionais da área. A resposta natural a uma evolução da exigência do mercado deve ser a proatividade, permitindo gerar competências nos estudantes para que estes se adaptem a todas as adversidades na sua vida profissional. Acreditamos que esta deve ser sempre a base pois só desta forma poderemos potenciar a visibilidade e reconhecimento do curso externamente, formando os melhores profissionais que serão verdadeiros embaixadores da UA no seu futuro. Na vertente das relações externas, procuramos apresentar o curso ao tecido empresarial da região e com estes estabelecer relações de mútuo benefício possibilitando a expansão do nome da UA. A principal missão nesta área deve ser melhorar esta ligação às empresas, aproveitando o meio envolvente da UA - a região de Aveiro, uma das mais industrializadas do país.

Atividades propostas: - Trabalhar em conjunto com a comissão de curso, visando o bom funcionamento do curso e o alcance de um maior nível de sucesso escolar; - Colaborar com alunos e docentes responsáveis pelo Programa de Tutoria da UA, contribuindo para reforçar a união da comunidade académica e prevenir o insucesso e abandono escolar, complementando os mecanismos de integração e de acompanhamento já existentes no seio da academia; - Divulgação e promoção do curso nas Escolas: Atividade realizada em conjunto com os restantes núcleo e associações do DEGEI, com o objetivo de organizar uma ação de promoção bem estruturada e dinâmica dos cursos do departamento; - Atualização do Manual de Apresentação às Empresas da licenciatura e criação de um referente ao mestrado. Os manuais referidos têm o propósito de apresentar a licenciatura e os mestrados em Gestão da Universidade de Aveiro no momento de contacto com as empresas; 3


- Esclarecimentos sobre mestrados em colaboração com alunos de mestrado, professores e profissionais das diversas áreas; - Angariar estágios de Verão que poderão advir de parcerias estabelecidas com empresas da região; - Parcerias com start-up de Aveiro: Visitas de estudo às start-up da cidade de Aveiro procurando conhecer os jovens empresários da cidade e fazer com que partilhem conhecimentos e experiências com os estudantes de Gestão, estreitando assim as relações com o mercado de trabalho; - Conversas informais com antigos alunos: Agendar uma tarde em que os Alumni possam dar seu feedback/conselhos aos estudantes, através da partilha das suas experiências, num ambiente confortável e informal; - Visitas de Estudo: Proporcionar visitas de estudo a organizações com o objectivo de criar um maior conforto aos estudantes no momento de contacto com o mercado de trabalho e aproximá-los da realidade empresarial; - Reformulação do Guia do Novo Aluno: Atualizar o guia entregue este ano aos alunos do primeiro ano com o intuito de facultar informações úteis aos alunos que iniciarão o seu percurso académico, não só a nível do curso, NEG, Universidade de Aveiro como também da cidade de Aveiro; - Base de Apontamentos: Partilha de apontamentos das diversas unidades curriculares, disponibilizandoos na sala do NEG; - Tardes de Estudo na sala do NEG: Promover grupos de estudo na sala do núcleo com objetivo de proporcionar um ambiente descontraído mas ao mesmo tempo motivador do estudo; -Workshops: Atividades de cariz prático que permitam aos estudantes ter uma maior visão das dificuldades existentes na aplicação dos conceitos teóricos que vão sendo adquiridos nas unidades curriculares. O objetivo será colmatar algumas fragilidades do atual ensino e potenciar o envolvimento da plateia. Alguns temas propostos: • •

Simulação de entrevistas com o objetivo de preparar os estudantes para a realidade do mercado de trabalho; Workshop de técnicas de apresentação oral e inglês técnico. 4


- Jornadas do DEGEI: Atividades concentradas em três dias de formação que incluirão workshops, conferências, atividades desportivas e espaços de convívio em parceria com os núcleos e associações do departamento; - “Open-Day” do DEGEI: Promoção e divulgação dos cursos do departamento, através da dinamização de uma visita dos alunos que estão a terminar o ensino secundário com o intuito de lhes dar a conhecer a oferta formativa de uma forma atrativa e dinâmica; - Conferências: Criação de uma conferência periódica possibilitando a partilha de experiências e conhecimentos dos profissionais das mais diversas áreas da Gestão, com o intuito de aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho.

5


Secção de Comunicação e Imagem

A secção de comunicação e imagem tem como objetivo estabelecer a ligação entre os estudantes e o NEG, informando-os de todas as actividades dinamizadas pelo núcleo, AAUAv, departamento e universidade. Para além da divulgação das actividades, tencionamos promover e projectar a imagem do núcleo no seio académico, bem como a nível nacional. Para que esta função seja cumprida, delineámos os objectivos seguidamente apresentados: - Utilização dos canais de comunicação à disposição (facebook, email institucional e site do NEG) para uma comunicação mais eficaz e fortalecimento de relações com o nosso público-alvo; - Colaboração com o departamento de comunicação e imagem da AAUAv de forma a incluir as actividades mais relevantes do NEG no jornal UniverCidade; - Criação de uma revista semestral do NEG com o intuito de transmitir as actividades organizadas ao longo do semestre, bem como a criação de rúbricas de opinião quer de estudantes, como de professores ou empresas da região; - Criação do site do NEG, tal como a sua dinamização e constante actualização. Para além dos vários conteúdos pertinentes a incluir, tencionamos implementar o fórum de Gestão, onde os estudantes possam fazer sugestões, comentários e discutir os mais variados temas; - Manter o plano de merchandising do ano transato (sweats, casacos, pólos, blocos, canetas, isqueiros) e incluir os cachecóis de Gestão, para que o impacto no apoio às equipas seja cada vez maior; - Criação da Newsletter do DEGEI em parceria com os cursos do departamento.

6


Secção Desportiva

Assumindo que prática desportiva assume um papel extremamente importante tanto na promoção de um estilo de vida saudável como no desenvolvimento do espírito de grupo e união dentro do curso, ao longo do próximo mandato pretendemos apostar na organização e dinamização de qualquer atividade de cariz desportivo em que Gestão se encontre presente, apoiando diariamente todos atletas que nos representam.

Atividades propostas: - Apoio às equipas/modalidades individuais da Taça UA: Apesar do nosso principal objetivo ser fomentar o espírito de união dentro do curso e o convívio entre os estudantes, pretendemos também conseguir as melhores classificações possíveis nas mais diversas modalidades e consequentemente obter um bom resultado final na Taça UA - Organização do torneio desportivo Intra-Degei em parceria com os restantes núcleos e associações do departamento com o objetivo de aumentar o convívio entre os estudantes dos quatro cursos - Criar um grupo responsável pela dinamização da claque, incentivando a participação nas atividades e o apoio a quem representa Gestão nas várias modalidades - Equipamentos para as equipas: Além dos já habituais equipamentos nas equipas de futsal, pretendemos de igual forma que as outras modalidades estejam bem equipadas de forma a dignificar a imagem do curso e consequentemente a imagem do núcleo. - Página do Desportivo: Criação de uma plataforma online que permita que todos os estudantes possam consultar eventos, resultados, classificações e calendários de todas as modalidades em que o curso está presente.

7


- Promover atividades em conjunto com núcleos desportivos da AAUAv: Consideramos bastante importante completar a oferta às modalidades em que o curso já está representado e para tal, pretendemos dinamizar actividades em conjunto com os vários núcleos desportivos existentes.

- Cerimónia de Entrega de Prémios: No final do ano lectivo pretendemos galardoar todos os atletas que nos representaram, valorizando o esforço que fazem para que o curso de Gestão esteja bem posicionado nas diversas modalidades da Taça UA.

8


Secção Académica

A secção académica tem como principal objetivo fomentar e reforçar o espírito de grupo e união dentro curso, através de diversas atividades ligadas ao convívio académico.

Atividades propostas: - Semanas Académicas: Já é tradição Gestão marcar presença na Semana do Integra-te e do Enterro, pretendemos continuar a organizar as barracas de curso, promovendo o convívio entre os estudantes. - Festas temáticas no Bar do Estudante - Convívio de Gestão: Organização de um convívio informal no Bar do Estudante, que incluirá para além do jantar, um torneio de sueca e/ou matraquilhos. - Jantares de curso - Jantar do DEGEI: Potenciar o convívio entre os alunos dos quatro cursos do Departamento, sendo que esta actividade estará incluída na semana das Jornadas do DEGEI. - Jantar de Gala: Atividade de final de ano que incluirá um jantar de finalistas de licenciatura e mestrado, em que pretendemos entregar uma recordação a todos os estudantes de Gestão que terminam o seu percurso académico, uma das etapas mais importantes da sua vida. - Fim de Semana de Gestão: No próximo mandato, tencionamos organizar a 4ª edição do Fim de Semana de Gestão, uma actividade a ser realizada no final do ano lectivo.

9


Administração interna e atividades transversais Com vista a melhorar a gestão interna do núcleo propomos-nos a: -Manter a contabilidade organizada e transparente, tornando acessível a todos os estudantes de Gestão os Relatórios de Actividades e Contas bem como o Plano de Atividades e Orçamento. De forma a melhorar todo o controlo interno pretendemos implementar um sistema de gestão de inventários. Como parte integrante de uma organização sem fins lucrativos, é nosso objetivo angariar verbas para cobrir os gastos com todas as atividades que pretendemos desenvolver ao longo do mandato através da angariação de parceiros e patrocínios; - Criar o Manual de Gestão Interna, com o propósito de apoiar a realização das atividades futuras; - Fazer a manutenção de uma base de dados organizada para a Gestão dos Cacifos; -Criar um modelo de relatório para a recolha de feedback sobre cada actividade; - Criar uma base de colaboradores de forma a tornar a participação dos estudantes de Gestão o mais ativa possível e permitir o envolvimento de um maior número de estudantes na organização das atividades do núcleo; -Remodelar a sala do Núcleo de forma a melhorar o aproveitamento do espaço;

10


Reunião Geral de Membros:

A Reunião Geral de Membros (RGM) é o órgão deliberativo máximo do Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica da Universidade de Aveiro. A mesa da RGM tem como função dar constante acompanhamento à coordenação, apoio de forma consultiva, solicitar informações e esclarecimentos relativos às atividades realizadas, bem como exigir a realização e apresentação do Plano de Actividades e Orçamentos (PAO) e, no fim do mandato, o Relatório de atividades e contas (RAC). São direitos dos membros da Assembleia Geral a apresentação dos projectos, moções, requerimentos, propostas, recomendações e sugestões aos membros do Núcleo de Gestão.

11


Mandatรกrios

12


Dia 26 Vota C 13

Manifesto versão completa  

Manifesto da lista C, candidata aos órgãos sociais do Núcleo de Estudantes de Gestão da Associação Académica da Universidade de Aveiro