Issuu on Google+

Líder em adesivos. Especialista em soluções. Jornal Cascola

Ano I - N 0 1 - 2010

Cascola amplia linha de produtos A marca Cascola está mais forte do que nunca! Tradicionalmente reconhecida pela eficiência de seus produtos e íder no segmento de adesivos de contato, a marca amplia o seu portifólio. A partir de agora conta com uma linha ompleta de selantes e silicones. Além disso, passa a abrigar a marca Cascorez, linha de colas brancas bastante usada

Selantes, silicones e novos adesivos fazem de Cascola a especialista em soluções

por artesãos, marceneiros e donas de casa, embaixo e seu guarda-chuva. Somam-se ainda aos recentes lançamentos dos adesivos estruturais e de montagem. Com a incorporação dos novos produtos, a Cascola ratifica sua posição de ser uma marca multissolução para o setor

Pág.2

Pág.3

Pág.6

CasaColada é a grande

Cascola sem toluol:

Selantes e silicones:

atração na Feicon

agilidade e segurança

como e quando usar

e construção e reforça sua presença em diversas etapas de uma obra, desde a construção pesada aos pequenos reparos feitos dentro de casa pelo consumidor. Continua na página 3.


Sejam bem vindos marceneiros, instaladores hidráulicos, pedreiros, pintores, artesãos, donas de casa e tantas outras profissões que fazem do setor da construção civil um dos que mais emprega neste país. De acordo com dados recentes divulgados pelo SindusCon-SP, o número de empregados na construção bateu recorde em janeiro de 2009, atingindo a marca de 2.519 milhões de trabalhadores. E o cenário é mais animador ainda, pois dois grandes acontecimentos aquecerão o mercado brasileiro, que são a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. Nosso intuito é, por meio do jornal, levar informações importantes para a sua profissão e nos manter cada vez mais próximos, pois esse é o nosso compromisso: apresentar o que há de mais moderno e inovador em produtos e soluções em adesivos.

Boa leitura Equipe Cascola

2

CasaColada Cascola Com uma proposta inusitada, o cenário da participação da Henkel na Feicon 2010, em vez do tradicional estande, será a CasaColada Cascola. Trata-se de um ambiente cujo formato é de uma casa com a toda a estrutura colada com os produtos Cascola. Além de expor as marcas, o ambiente oferece aos visitantes oficinas práticas sobre a utilização dos produtos com dicas de aplicação.

Feicon

Editorial

É com muita satisfação e imenso prazer que apresentamos o Jornal Cascola, o informativo da marca líder em adesivos totalmente voltado para o público profissional ou quem de alguma forma mantém contato com nossos produtos.

Cascola inova com a CasaColada

GRADE DE PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS CASCOLA NA FEICON 10:30h - Colagem de espelho com Cascola Flextec FT101.

14:30h - Vedações de cuba sanitária com linha de silicones Cascola Flexite.

11:30h - Colagem de molduras, canaletas, rodapés com Cascola Monta&Fixa PL 500.

15:30h - Novas dicas de aplicações com Cascola Tradicional sem Toluol.

Reparo de Fendas e trincas com Cascola Flexite Fendas e Trincas.

16:30h - Montagem de móveis com Cascola Cascorez Extra.

12:30h - Aplicações de Cascola PU em diversos substratos;

17:30h - Vedações de cano com Loctite 55.

13:30h - Aplicações e reparos com Loctite Durepoxi Massa e Loctite Durepoxi Liquido.

18:30h - Desengripamento de fechaduras ou peças mecânicas com Loctite Super Lub.


Matéria de Capa

Cascola: solução completa Com a incorporação de novos produtos, a Cascola ficou mais forte ainda. Conheça um pouco sobre as linhas: Fabricados à base de três diferentes plataformas - silicone, acrílico e a exclusiva tecnologia Flextec® -, os selantes são apropriados para diversas aplicações, sobretudo para proteção contra umidade. Antes, eles pertenciam à marca Sista, também de fabricação da Henkel.

Ampliação de produtos e padronização das embalagens

A marca Cascorez se mantém com as mesmas linhas de produtos e fórmulas, mas agora sob a plataforma de Cascola.

A linha de adesivos de contato, além da Cascola Tradicional sem Toluol e Cascola Extra sem Toluol, possui ainda a Cascola base d´água e o removedor Reducola sem Toluol. Na categoria adesivos de montagem, destaque para a Cascola Monta & Fixa, que substitui a utilização de pregos e parafusos, disponível nas versões PL500 PL600. Por fim, a Cascola também anunciou recentemente sua entrada em outra categoria, a de adesivos estruturais, com o lançamento da Cascola PU, indicado para aplicações em áreas externas e colagens extremas.

Cascola sem Toluol: compromisso com o profissional

Mesma eficiência A fórmula sem toluol foi criada para atender a todas as propriedades de colagem e aplicação da formulação anterior, garantindo a qualidade já conhecida da Cascola. A única alteração está na mistura de solventes, que serve apenas como transporte das principais matérias-primas – a borracha e os agentes de adesão – responsáveis pela colagem. As diferenças existentes entre a formulação sem toluol e com toluol são em relação à mudança de odor e tempo de secagem, isto pode gerar uma percepção diferente pelo consu-

midor. Porém, o desempenho continua o mesmo e o tempo de junção das peças também, entre 30 e 60 minutos dependendo do clima. Como toda substância quando inalada com freqüência, nos acostumamos com o cheiro do toluol, portanto, a mudança será percebida como um odor diferente. Mas é a mesma qualidade da Cascola que você já conhece, com a vantagem de não conter mais o toluol em sua fórmula. Melhor para a saúde

Premiações Em 2009, a Cascola sem Toluol recebeu importantes menções do mercado. O case Cascola sem Toluol foi premiado na categoria Inovações Tecnológicas e Internet, do Prêmio Top Anamaco 2009, realizado pelo grupo Anamaco. Já o produto Cascola sem Toluol conquistou o primeiro lugar no 13º Prêmio Melhor Produto do Ano, coordenado pelo grupo Revenda.

Inovação

No fim de 2009, a Henkel anunciou o término, no Brasil, da produção de colas de contato que levem em sua fórmula o solvente toluol. As novas versões de Cascola Extra e Tradicional sem Toluol foram desenvolvidas com tecnologia exclusiva, para darem mais agilidade e segurança ao trabalho do profissional do setor moveleiro.

O novo mix de solventes é três vezes Veja na página 5 um passo-a-passo com menos tóxico à saúde e ao meio am- dicas na hora de aplicação. biente, por isso a Cascola foi a primeira marca a tomar a iniciativa de substituição do toluol, com o objetivo de trazer mais segurança e a mesma eficiência de produto que você já conhece. Use a nova fórmula e comprove. Observando e atendendo a algumas pequenas diferenças na aplicação do produto, você verá que Cascola sem Toluol cola igual à anterior.

3


Treinamento

Seja um profissional ainda mais qualificado Treinamento e qualificação são preocupações constantes da Henkel, fabricante da marca Cascola. Somente em 2009 foram mais de 40 mil pessoas treinadas em todo o Brasil por meio das ações nos pontos de venda e da Unidade Móvel Henkel, um caminhão que percorre o país promovendo treinamentos a profissionais e vendedores sobre a aplicação dos produtos.

Foto: divulgação

A proposta é aperfeiçoar as técnicas que fazem parte da rotina desses trabalhadores e fazer com que eles possam oferecer aos clientes um trabalho ainda mais qualificado. O ano de 2010 não será diferente. A empresa, líder em adesivos, continuará investindo na ação promovida pela Universidade Henkel, que deve ganhar novas instalações e formato. Além disso, a empresa fortalecerá a parceria Na unidade móvel, os profissionais aprendem na prática com o Senai.

Fique atento à programação de cursos e treinamentos

Que a Cascola sem Toluol garante mais agilidade aos profissionais? Entre outras vantagens, oferece alta força de colagem e seca até três vezes mais rápida que as demais colas de contato. Apesar do menor tempo de secagem, o tempo de união das peças permanece o mesmo.

Que o selante multifuncional Cascola Flexite FT101 tem durabilidade de mais de dez anos? O produto foi submetido a testes de envelhecimento e o resultado mostra que, mesmo após esse longo período, ele não apresenta amarelamento, trincas, fissuras, bolhas ou qualquer outro defeito.

Que para fixar quadros, painéis ou moldura não é mais necessário furar as paredes? Com a linha de adesivos de montagem Cascola Monta & Fixa é possível fixar objetos em paredes, batentes e montagem de móveis com praticidade.

Que o melhor produto para vedar ou unir matérias, como cubas e bacias sanitárias, é o silicone? Ele tem muito mais durabilidade e não compromete as peças nas quais é utilizado, diferentemente das massas plásticas ou de rejunte.

4

Curiosidades

Você sabia?


Passo-a-passo

Como aplicar Cascola Tradicional sem Toluol e Cascola Extra sem Toluol 1. Limpe as superfícies a serem coladas e garanta que não haja óleo, tinta ou cera. Em materiais não porosos, lixe antes da aplicação.

4. O tempo em aberto - período em que a cola permite a união das peças – se inicia após o tempo de secagem (5-10 min), e continua o mesmo da fórmula anterior Cascola tradicional com Toluol. Este tempo varia entre 30 e 60 minutos, dependendo das condições climáticas, após o tempo de secagem. Portanto, o profissional não precisa correr para fazer a união das peças! Ele tem um tempo hábil para trabalhar tranquilamente.

2. Aplique uma camada uniforme do produto em ambas as superfícies com uma espátula dentada. 5. Limpe a espátula após o uso. Desta forma os dentes da espátula ficam limpos e depositam a quantidade correta de adesivo na próxima aplicação.

3. No momento da aplicação realize o espalhamento de forma contínua, evitando passar a espátula sobre a área já aplicada. Dessa forma evita-se o empelotamento do adesivo.

6. Junte e alinhe as peças, exercendo pressão do centro para as bordas, evitando a formação de bolhas.

5


Selantes: como e quando usá-los Aplicação

Com características básicas de vedar espaços e realizar a adesão entre diferentes materiais, os selantes são indispensáveis para quem pensa

6

em reformar ou construir o imóvel. Confira abaixo algumas opções de quando se deve aplicar e qual o melhor produto a ser utilizado.

Para prevenir e solucionar problemas de umidade

Para reparos rápidos e pontuais em fendas ou trincas

entre a parede e o caixilho ou frestas em janelas, a

profundas em paredes e telhados, o ideal é utilizar o

solução é a Cascola Flexite Plástico, Metais e Pedras

selante Cascola Flexite Fendas & Trincas.

Para vedação de granitos, mármores, pias de cozinha e

A Cascola Espuma Expansiva é ideal para instalações de

banheiro ou boxes, a solução é a Cascola Flexite Banheiros

batentes de portas e janelas, pois preenche o espaço por

e Cozinhas, pois protege contra os fungos e bactérias

completo e permite acabamento, como pintura

Para unir diferentes substratos e proteger contra intempé-

Em substituição de pregos e parafusos, utilize Cascola

ries, a solução é a Cascola Flextec FT101, que possui carac-

Monta & Fixa, que garante praticidade na fixação de obje-

terística de selante e adesivo

tos em paredes, batentes e rodapés


Novidades

Lançamentos Flextec Cinza Cascola PU Adesivo estrutural utilizado para colagens de diversos materiais, como madeira, metais, pedras e plásticos. Indicado para colagens em ambientes externos, por ser à prova d´água.

Cascola Flextec FT101 na cor cinza, indicado para junta de dilatação de fachada. A fórmula tem como diferencial uma combinação de propriedades que permitem que essa categoria de selantes possa ser utilizada tanto para vedar quanto para colar.

Cascola Flexite Banheiros & Cozinhas

Cascola 8 kg

Selante acético com fungicida agora disponível na cor branca. Entre outras aplicações, o produto é indicado para selagens e vedações em box de banheiros e acabamento de louças sanitárias.

Líder e referência no segmento de colas de contato, a Cascola lança embalagem de 8 quilos.

Silicone em caixa display Cascola Cascorez Com objetivo de atender a demanda de grandes atacados, a partir do mês de abril a Henkel passará a utilizar a Caixa Colméia como alternativa para exposição do Cascola Flexite Uso Geral. A mudança também visa valorizar a exposição do produto no ponto de venda, assim como se tornar uma opção mais econômica para atacadistas e consumidores.

Versatilidade é a palavra que define a linha de adesivos Cascorez, agora sob a plataforma de Cascola. Artesãos, marceneiros e adeptos da bricolagem encontram nas colas brancas Cascorez a solução para a união de diversos materiais. A linha é composta por Cascola Cascorez Extra, Cascola Cascorez Porcelana Fria, Cascola Cascorez Cola Madeira, Cascola Cascorez Secagem Rápida e Cascola Cascorez Cola Taco.

7


Marceneiro em destaque Especial

Três gerações da família Melo A marcenaria é uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento. Ao contrário de alguns ofícios que foram superados pelo avanço da tecnologia, o trabalho com a madeira se mantém através dos tempos. A família Melo é um exemplo e tem grande parcela de contribuição nisso. Há três gerações, Avelino, Vicente e Roniel de Melo trabalham a madeira para que ela tenha utilidade no cotidiano das pessoas.

“Prezo pela saúde da família usando produtos menos tóxicos” Vicente de Melo

A marcenaria Vimaro é uma empresa familiar estabelecida na Zona Oeste de São Paulo. Aos 69 anos, Vicente conta que seu pai, Avelino de Melo, fazia peças em estilo provençal e pés Luis XV.

Da esquerda para direita Avelino de Melo, Vicente de Melo, Reinaldo de Melo, Gregório e Pedro Antônio

Com a mudança no estilo dos móveis e a consolidação das linhas retas e do MDF, os antigos equipamentos foram substituídos e a evolução das técnicas e produtos destinados à marcenaria transformou a profissão. Na Vimaro, a preferência é por produtos que não agridam a saúde e que garantam um acabamento mais caprichado. A dica de Vicente para a limpeza da fita de borda, por exemplo, é utilizar uma placa de MDF em vez da lima. Para conhecer um pouco mais do trabalho da marcenaria, entre no site www.vimaro.com.br.

“Com a Cascola sem Toluol , tenho o mesmo tempo para juntar as peças e a eficiência da cola é igual ” Vicente de Melo

Antiga máquina usada para construção de móveis

Vicente só trabalha com produtos que trazem agilidade e qualidade, como a Cascola Tradicional sem Toluol

Informativo bimestral da Cascola • Av Prof. Vernon Krieble, 91, CEP 06696-070, Itapevi (SP) - Telefone: (55 11) 3205-7000 • Coordenação Editorial: Equipe Cascola • Redação e Edição: Press à Porter Gestão de Imagem • Jornalista Responsável: Claudia Reis (MTb 15.693) • Projeto gráfico: Bel Gromik • Diagramação: Bel Gromik

8


Jornal Cascola #1