LINHA ABERTA BRAZILIAN MAGAZINE SEPTEMBER 2021

Page 59

Capital da arte

Brasília, com seus três milhões de habitantes, é jovem, cheia de sonhos e musical. Nesse campo, é múltipla. As maiores bandas do Rock Nacional iniciaram aqui ou influenciaram outras pelo país: Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Cássia Eller, Raimundos, Zélia Duncan, entre outros. Para compartilhar as vivências da época, o vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra, com apoio da Setur-DF e da faculdade União Pioneira de Integração Social (Upis), idealizou a Rota Brasília Capital do Rock. Um roteiro composto por 41 placas sinalizadoras que contam a história que marcou cada um dos pontos. Como exemplo, a da Colina da Universidade de Brasília (UnB) fala do encontro entre Renato Russo e Felipe Lemos para montar a banda Aborto Elétrico, em 1978.

vista da ponte jk e o lago paranoá foto bento viana/setur-df

Do Rock ao Choro! Brasília abriga também a Escola Brasileira de Choro, fundada em 1997, a única do país e que já foi coordenada pela bandolinista Hamilton de Holanda. Juntamente com a Escola de Música e a Faculdade de Música da Universidade de Brasília, forma instrumentistas disputados no Brasil e no exterior. Ainda no campo da música, nomes como Ney Matogrosso, Maskavo, Natiruts, Tribo da Periferia, Oswaldo Montenegro, Célia Porto, Milton Guedes, Maestro Rênio Quintas e Ellen Oléria fortalecem o portfólio musical da capital. Brasília é mesmo diferente de tudo o que a maioria das pessoas já viu e está pronta para receber de asas abertas os que queiram conhecer a capital de todos os brasileiros!

------------------------------Vanessa Mendonça Secretária de Estado de Turismo do DF, presidente do Condetur, vice-presidente do Fornatur DF, diretora de promoção da ANSEDITUR e diretora do OCBPM.

canoagem no lagoparanoá foto bento viana/setur-df SETEMBRO 2021

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.