LINHA ABERTA MAGAZINE

Page 39

{CAPA}

nn

Retornamos ao Brasil por motivos diferentes: Minha sogra estava muito doente, eu não estava bem de saúde e precisava fazer um plano de saúde para acompanhamento médico. Estávamos com nosso negócio no Brasil e precisávamos estar lá. Meu esposo tinha um antigo desejo de viver no Brasil e juntos tomamos a decisão de retornar, não só para passar férias, mas para morarmos no país. Posso afirmar que minha experiência do retorno foi a princípio muito boa, primeiro, por poder rever a família e os amigos sem termos pressa por causa da viagem de volta aos EUA. Tinhamos também uma sensação muito grande de entusiasmo porque tinhamos que tomar várias decisões. Escolher local para morar, carro para comprar, igreja para congregar, clientes para visitar, fazer um plano de saúde...

www.linhaaberta.com

tudo isso envolvia bastante o nosso tempo e nos deixava muito empolgados. Era uma nova experiência, tudo era novidade! Com relação à adaptação, infelizmente, foi um pouco difícil. Chega a hora que você cai na real que não está mais passeando e sim tendo que encarar e enfrentar a realidade de se readaptar num país depois de estar morando 20 anos em outro. Fica mais difícil ainda se você fizer comparações entre os dois... Acho que para facilitar qualquer adaptação é necessário tentar esquecer o país onde você estava morando anteriormente e aceitar as diferenças e dificuldades do país atual. Só que, por mais que você tente aceitar tudo como natural, fica difícil devido às experiências já vivenciadas nos Estados Unidos. Por mais que eu sempre tenha hesitado usar o termo "país de primeiro mundo", não deixa de realmente ser diferente e posso confessar que mesmo estando morando no Rio de Janeiro, conhecida como a cidade maravilhosa, na linda Barra da Tijuca, num condomínio estilo resort, trabalhando com algo que eu gosto, importação e exportação, tendo bastante clientes, sempre com amigos e família por perto, não foi suficiente para sufocar a saudade e a vontade de voltar para o país onde o Senhor nos deu a oportunidade de criar os nossos filhos, vê-los entrarem para a Universidade, se tornarem adultos e construírem uma família. Creio que posso até afirmar que depois de 20 anos morando nos EUA passamos a ter não só o Brasil como Pátria Amada e sim duas Pátrias Amadas. Depois de uma das visitas aos EUA, decidimos retornar. Oramos sobre o assunto e chegamos à conclusão de que os Estados Unidos é o lugar para morarmos e o Brasil e o lugar para passearmos. O desejo do meu coração é de permanecermos aqui, contudo, como o futuro a Deus pertence... estamos à disposição do Soberano Deus!

mm

NANEDIR GUIMARÃES – MOROU NO RIO DE JANEIRO, HOJE ESTÁ DE VOLTA AOS ESTADOS UNIDOS

39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.