Cultivo de orquídeas ORCHIS

Page 14

adubação foliar nas orquídeas acaba sendo um grande desperdício de adubo e de tempo de aplicação.

Os adubos existentes no mercado enquadram-se nas categorias orgânico ou mineral. No caso do orgânico, ele só estará disponível para a planta após decompor-se e liberar os nutrientes nas suas formas mineralizadas, portanto sua absorção pelas plantas é mais lenta. Eles também costumam ser menos concentrados e mais heterogêneos em suas composições e nos teores de nutrientes, já que a decomposição da matéria orgânica não é muito previsível. Muitos deles apresentam problemas de contaminação podendo acarretar sérios prejuízos às plantas, se infectadas. Existem orquidários profissionais que utilizam este tipo de adubo com sucesso, assim como existem outros que não querem nem ouvir falar de adubos orgânicos “milagrosos” disponíveis no mercado. Sendo assim, num primeiro momento é melhor não arriscar a saúde das plantas a não ser que tenha plena confiança no fabricante do adubo. A fertirrigação com adubos minerais solúveis apresenta-se como a melhor forma de adubação pois, além de melhor qualidade nutricional para as plantas, representa uma economia de tempo e de adubo. Estes adubos podem ser essenciais ou balanceados, completos ou não. Um fertilizante essencial é o que contém Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK) proporcionados diferentemente (por exemplo: 30-10-10, 10-20-15, 15-30-15, 10-30-15 entre outros) e são destinados a uma função específica. O balanceado tem a mesma proporção destes elementos (como o 10-10-10, 15-15-15, 20-20-20) e são destinados a funções gerais. Estes números indicam, por exemplo no caso do 1010-10, que cada 100g de adubo contém 10g de nitogênio, 10 g de fósforo e 10g de potássio. Além destes macronutrientes (N, P e K) existem outros muito importantes para o desenvolvimento das plantas que não estão presentes na maioria dos adubos comercializados, como o Cálcio (Ca), o Magnésio (Mg) e o Enxofre (S). Quando o adubo contém todos estes macronutrientes e também os micronutrientes (Sódio (Na), Cloro (Cl), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Manganês (Mn), Ferro (Fe), Molibdênio (Mo) e Boro (B)) é um adubo completo e, como o próprio nome dá a entender, é muito mais eficiente para uma boa nutrição das plantas. É como a diferença entre se alimentar com feijão, arroz e bife ou com um cardápio variado e completo.

É essencial procurar sempre simplificar nossas tarefas de cuidado com as plantas para evitar desânimos. Os adubos completos e equilibrados satisfazem as necessidades da planta em todas as fases vegetativas e isso facilita muito sua aplicação, pois só devemos observar quais plantas precisam ser adubadas e quais estão no período de dormência.

Como regra geral, toda planta que está brotando e crescendo precisa de nutrientes e deve ser adubada.

14

_______________________________________

O rq u i d a ri os

o rc h i s. com. br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.