Lilica & Tigor #10

Page 13

MELHORES AMIGOS

GRANDE BRINCADEIRA

*“O silêncio é o

começo do papo”

I

dealizada por Lina Bo Bardi (1904-1992) no início da década de 1980, a exposição Mil brinquedos para a criança brasileira ganha uma releitura entre abril e agosto, dentro das comemorações dos 30 anos do Sesc Pompeia, em São Paulo – espaço projetado pela arquiteta ítalobrasileira e inaugurado em 1982. A nova versão da mostra, batizada de Mais de mil brinquedos para a criança brasileira, tem curadoria do pesquisador e artista plástico Gandhy Piorsky, da educadora Renata Meirelles e da diretora de arte e cenógrafa Vera Hamburguer. LILICA&TIGOR conversou com Ilona Hertel, coordenadora de programação do Sesc Pompeia. O que mudou em relação à exposição original? A ideia original de Lina era fazer um panorama da produção artesanal e industrial dos brinquedos brasileiros. Esse conceito permanece, mas agora vamos mostrar também brinquedos fabricados por crianças de todo o país. Do acervo original de 7 mil itens aproveitamos 200 peças; o restante é fruto de uma nova pesquisa, compondo um total de mais de 4 mil objetos. O visitante poderá interagir com a exposição? Crianças e adultos poderão fazer isso em alguns momentos do trajeto. Há, por exemplo, um espaço chamado de “O mínimo e as mãos”, em que os visitantes poderão tocar em miniaturas para investigar a relação com objetos de pequena dimensão.

Exposição Mais de mil brinquedos para a criança brasileira, de abril a agosto, no Sesc Pompeia, rua Clélia, 93, São Paulo, tel. (11) 3871-7700

Foto: divulgação

Foto: Sérgio Tomisaki/Folhapress. Still: Edu Delfim. Cartaz: livro Lina Bo Bardi (Imprensa Oficial – 3ª edição)

“Bichos de estimação estão na memória afetiva das pessoas”, diz a designer paulistana Paola Abiko, que criou uma linha de cachorros e gatos de feltro recheados de areia para funcionarem como item de decoração ou peso de porta. O modelo acima custa R$ 185 na loja It, em São Paulo, tel. (11) 3554-0737.

MULTIFACETADA Ao descobrir que seria pai, o artista gráfico norte-americano Brent Holloman decidiu registrar o crescimento de sua filha, Vie (apelido de Genevieve), 11 meses, de uma forma pouco convencional. Desde o dia em que ela nasceu, Holloman transforma a cada semana a silhueta da menina numa ilustração, reunidas em seu blog www.brentholloman.com/ blog2. Ele falou à LILICA&TIGOR: Como é seu processo de criação? Estou sempre anotando possíveis temas e estilos. Já tenho uma lista enorme à qual recorro sempre que necessário. A maior dificuldade é conseguir traçar a silhueta da Vie. Ela se mexe tanto que tenho de filmá-la e depois escolher um frame para trabalhar em cima. É fantástico ver como nossa silhueta muda de uma semana para outra, principalmente nesse comecinho de vida.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.