ANÁLISE DOS PROCESSOS GRUPAIS DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE NOS DIAS ATUAIS

Page 98

97

Como refere Clodovis Boff. (1984), o sentimento místico está diretamente ligado à cultura popular; trata-se de uma zona que, apesar de ser dificilmente explicitada, faz parte da vivência da caminhada histórica dos sujeitos nela incluídos. Segundo este autor, mística tem como sinônimo mais ou menos adequado: “Ideologia, filosofia de trabalho, ética ou concepção de vida”. (CLODOVIS BOFF., 1984, p. 39). Acerca da mística, o grupo focal pensa ser algo vivo, muito profundo, não medido. Trata-se de algo que se percebe quando se olha para as pessoas cantando, em sua vibração na oração, percebe na sua fala, este sentimento místico com certeza se transforma em um projeto para a comunidade que acredita num Deus de libertação. Eu acho que a mística perpassa todas as dimensões, às vezes o pessoal costuma dizer, é faltou espiritualidade, então faltou o encontro inteiro, a espiritualidade é algo que perpassa que vai estar lá quando o grupo vai estar falando de política que vai estar lá quando o grupo estiver rezando, a espiritualidade faz parte do todo. Eu acho que a mística vai resgatar aquilo que tu tens mais profundo. (Carmem) A mística é algo que tem a ver com o todo, ela vai resgatar o todo, vai passar pelo todo. (Maria) Ela dá o tom, a cor. É o eixo central. Tem aquela coisa do sagrado de Deus. É nisso que a gente acredita, nesse Deus que foi homem, coisas que são sagradas, são mistérios da vida, é o que dá gosto...a raiz... tempero. (Maria)

Nesse sentido o povo das CEBs caminha, faz orações, lê a Palavra de Deus, cultiva a tradição, festeja, louva a Deus em comunhão, reconciliado com outros irmãos. Consequentemente mostra-se mais solidário vivendo e praticando sua fé. É Deus participando da vida diária do povo, na vida de suas famílias, no enfrentamento às doenças, nos momentos de provação, falam com Deus. Contam coisas mais íntimas de suas vidas. Resumindo: é através da experiência mística que se traça o caminho, que se transborda a verdadeira vida. Uma liturgia impregnada de vida, da caminhada histórica do povo que decide viver e andar com Jesus espelhando-se nas primeiras comunidades cristãs. O grupo focal aponta que, nos congressos de CEBs, a mística é presenciada com mais força, talvez porque lá estejam reunidas todas as lideranças do Brasil inteiro. A mística faz parte de tudo: da organização, na acolhida, na escolha da temática, dos cantos, das orações e também nas romarias.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.