Métodos de Trabalho - Leitura Diferenciada

Page 1

Agrupamento de Escolas D. Domingos Jardo E.B. 2, 3 D. Domingos Jardo Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos

Métodos de Trabalho: A Leitura diferenciada

BE

R /C

E

A leitura diferenciada é uma técnica que podes utilizar em cada etapa da pesquisa de informação. A tua maneira de ler varia de acordo com as necessidades detetadas ou as exigências da tarefa. Existem três técnicas de leitura que contribuem para o teu sucesso no processo de pesquisa de informação.

A Leitura Exploratória

Esta leitura serve para encontrares uma informação pontual:  A definição e/ou o significado de uma palavra num dicionário.  A existência de títulos na Biblioteca.  A adequação de um título ao assunto da pesquisa.


Agrupamento de Escolas D. Domingos Jardo E.B. 2, 3 D. Domingos Jardo Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos

A Leitura em Diagonal A Leitura em Diagonal consiste numa leitura rápida cujo objetivo é captar o conteúdo utilizando os seus pontos de acesso à informação. Lês sem mexer os lábios, de modo contínuo e sem te deteres numa ideia em particular. Para isso lês:     

o título; o nome da coleção à qual ele pertence; o índice; os destaques; as primeiras e as últimas frases dos parágrafo de forma a teres o encadeamento das ideias.

A Leitura Aprofundada Esta técnica de leitura obriga a que leias atentamente o texto selecionado de maneira a interiorizar o seu sentido.

Fonte: Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares http://www.dapp.min-edu.pt/rbe/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.