Ética da informação - Direitos de Autor

Page 1

Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra Escola Básica 2,3 D. Domingos Jardo Biblioteca Escolar

Métodos de Trabalho:

BE/CRE

Ética da InformaçãoDireitos de Autor

Ética da Informação A Sociedade da Informação está presente nas nossas vidas em todos os lugares, momentos e espaços. Mas, no uso e utilização da informação, temos que ter comportamentos éticos, ou seja, cumprir normas morais. Devemos refletir sobre a forma como utilizamos a informação. A ética não se impõe é algo que devemos ter em conta nos nossos atos e atitudes.

In:www.slideshare.net/bibliotecapacoso usa/tica-da-informao-parajovens-utilizadores-da-biblioteca

Poderemos definir “Ética da Informação” como “o ramo da ética que enfoca a relação entre a criação, organização, divulgação e uso de informações e as normas éticas e códigos morais que regem a conduta humana em sociedade.” (Joan, Reitz M. "Information Ethics." Online Dictionary For Library And Information Science. N.p., 2010).

Respeito pelos direitos de autor Numa sociedade definida como a “Sociedade da Informação”, surgem naturalmente problemas relacionados com a criação, recolha, gravação, distribuição e processamento de informações. Desta forma, a ética da informação procura promover práticas responsáveis, particularmente no que se refere aos direitos de autor.


Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as designações dadas ao conjunto de direitos que têm como objetivo proteger o autor, responsável intelectual pela criação de uma obra, seja ela literária, artística ou científica. O autor tem assim uma série de direitos incluindo o da exclusividade de ganho económico que a utilização das suas obras venha a permitir. As obras estão abrangidas pelo direito de autor durante a vida e até 70 anos após a morte do autor. A partir dessa data as obras literárias e artísticas pertencem ao domínio público (art.º 31 do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).

Toda a cópia, parcial ou integral, sem autorização do titular dos direitos autorais constitui contrafação (qualquer reprodução não autorizada), um ato ilícito civil e criminal. No entanto, pode-se fotocopiar 10% do nº total de páginas da obra, até ao máximo de 30 páginas (Lei 62/98).

Símbolo do copyright "©" é usado para indicar que a obra preserva todos direitos do autor. Em computadores pessoais equipados com o sistema operacional Windows, o símbolo de Copyright (©) é obtido mantendo pressionada a tecla Alt e digitando 0169. Alguns editores de texto (Microsoft Word, etc.) com opções de autocorreção convertem automaticamente em © o texto “(C)”.

O que é uma citação dentro do texto? Uma citação dentro do texto dá ao leitor um atalho para a informação acerca do autor que está a citar. Deve-se dar o nome do autor, o ano de publicação da obra, e se necessário, o (s) número (s) de página citada (s). Se o autor faz parte integrante do texto, colocase apenas entre parênteses o ano e o número das páginas.


Exemplo: … Segundo Goldstein (1984, p.47) como moduladores da fluidez lipídica, em particular, agentes anestésicos gerais e locais (Seeman, 1972), benzodiazepinas (Mennini et. al.,p. 585,1984)…

O que tem de ser indicado nas citações no texto e nas referências bibliográficas? Têm de ser indicadas as citações diretas, as ideias resumidas e as definições de termos. Ex.: Literacia da informação é a “capacidade de reconhecer quando a informação é necessária e localizar, avaliar e usar eficazmente a informação.” (ALA, 1989).

O que é uma referência bibliográfica? Uma referência bibliográfica dá ao leitor toda a informação necessária referente à obra que citou. Deve-se disponibilizar referências bibliográficas precisas de todos os materiais que foram usados na realização dos trabalhos.

O que se deve entender por plágio? Plágio é o ato de apresentar palavras, ideias ou criações de outras pessoas como sendo trabalho seu. Quando citas alguém, ou mesmo quando resumes informação que se encontra em livros, artigos ou páginas da Internet, deves identificar o autor original. Para evitares cometer plágio deves referir as ideias que utilizas, mencionando o autor das mesmas e de onde as retiraste.


Alguns exemplos de plágio:       

Utilizar expressões do autor sem mencionar de quem são; Copiar obras de arte, imagens, música; Copiar de um colega; Comprar ou usar um documento escrito por outra pessoa e fazê-lo passar por seu; Usar ou desenvolver ideias de um trabalho de outa pessoa; Não usar aspas; Não usar a referência corretamente (…).

Imagina que fazias uma banda desenhada e que a Biblioteca Escolar tinha-a publicada no seu blogue. Ficavas orgulhoso! Agora imagina que, no ano seguinte, vês alguém com a tua banda desenhada com a sua assinatura e não a tua. Como te sentirias? O que o teu colega fez denomina-se por plágio. Observa esta tira de banda desenhada retirada do sítio www.seguranet.pt/

Conselhos éticos na utilização da Informação 

Indica sempre os nomes dos sites ou referências bibliográficas consultadas para a realização de trabalhos escolares;

Não fotocopies livros inteiros para leres, requisita-os na biblioteca;

Se quiseres copiar alguma coisa da Internet e usar isso num projeto ou na tua página, deves pedir autorização ao seu autor para copiar os seus conteúdos. É justo, uma vez que o trabalho é dele.

“ a única coisa que a ética te pode dizer é que procures e penses por ti próprio, numa liberdade sem enganos: responsavelmente”. Fernando Savater, Ética para um jovem


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.