
3 minute read
ESTRATÉGICO 2023-27
from Grupo Liga Portugal
Depois de dois mandatos marcados pelo imperativo de reerguer a Liga Portugal a nível financeiro – o primeiro (2015-19) de recuperação e o segundo (2019-23) de consolidação –, objetivo plenamente atingido como deixam evidentes os oito anos de contas positivas, que permitiram não só afastar o risco de insolvência técnica, mas também chegarmos a este momento como uma instituição sólida, credível e altamente profissional, é altura de a Liga Portugal se afirmar, em definitivo, como grande motor do desenvolvimento do Futebol português.
Neste sentido, no âmbito da parceria entre a Liga Portugal e a EY, surge um trabalho profundo de planeamento estratégico para o próximo ciclo 2023-27 da Liga Portugal.
Advertisement
Mais preparados do que nunca para o futuro, devemos abraçar, sem receios, os desafios que se adivinham. São muitos, e são fundamentais para o desenvolvimento do Futebol Profissional enquanto indústria.
Os próximos quatro anos serão, não nos enganemos, absolutamente vitais. A consolidação do modelo da centralização dos direitos audiovisuais é um desígnio do qual não nos podemos desviar um milímetro, continuando a implementar medidas que nos permitam elevar o nosso produto.
A internacionalização da Liga Portugal enquanto marca, procurando novos mercados, é outro dos desafios que nos aguardam para a valorização económica do Futebol Profissional, imprescindível para manter a sustentabilidade e aumentar a competitividade das nossas Sociedades Desportivas, assim como a redução dos custos de contexto da atividade, um objetivo pelo qual nos continuaremos a bater de forma determinada.
O Plano Estratégico para 2023-27, elaborado pela Liga Portugal em parceria com a EY, mostra-nos o caminho, e aponta os eixos que nos devem guiar durante os próximos quatro anos. Diz-nos que o Futebol Profissional compete num mercado com uma oferta cada vez mais diversificada, o do entretenimento, e que o adepto tem de estar, obrigatoriamente, no centro de todas as decisões. Porque são os adeptos a alma desta indústria. Mostra-nos que a Liga Portugal deve continuar o caminho de profissionalização e integridade, aumentando a exigência de todos os que fazem parte da indústria. Exorta-nos para a necessidade de estarmos unidos em torno de um bem maior, o Futebol Profissional e a defesa dos seus interesses, que tem na Liga Portugal o seu maior garante. Consciencializa-nos para a necessidade de um Futebol Profissional ao serviço da comunidade, não fugindo daquela que é, também, a sua responsabilidade social.
Construído sobre os valores da Liga Portugal - Credibilidade, Agregação, Talento e Espetáculo – este Plano Estratégico para 2023-27 pretende ser um condutor da atividade da Liga Portugal, na resposta aos desafios que perfilam o horizonte.
2.1. DESAFIOS DO FUTEBOL PROFISSIONAL PORTUGUÊS
A indústria do futebol encontra-se num momento de particular transformação, tendo o Plano Estratégico para 2023-27 identificado os sete principais desafios da indústria:
Aproximação ao Adepto
Com o crescimento da indústria, a perspetiva financeira tem ganho uma dimensão central, o que por vezes tem resultado num deterioramento da relação com o adepto. Assim, é crucial perceber os seus hábitos de consumo e como estes se estão a alterar, com vista a criar estratégias que permitam uma reaproximação eficaz.
Valorização das competições, encarando o futebol feminino
Com a crescente transformação e industrialização do futebol, tem-se verificado alterações nos formatos competitivos europeus e o reforço de ligas europeias e internacionais. Do mesmo modo, tem-se assistido a uma evolução positiva do futebol feminino. Estas alterações de paradigma colocam desafios e oportunidades às ligas nacionais, e por isso à Liga Portugal e ao Futebol Profissional Português.
Valorização das Sociedades Desportivas
Num período de elevados desafios para o Futebol Profissional Português, é crucial auxiliar as Sociedades Desportivas na sua valorização, com especial foco para a temática financeira, dado os riscos que ameaçam o atual modelo de negócio do futebol português, assente na formação, valorização e venda de talento.
Desenvolvimento da Liga Portugal
A crescente complexidade do panorama do Futebol Profissional Português e internacional, requerem à Liga Portugal um processo de melhoria e desenvolvimento contínuo, de modo a perpetuar o seu crescimento e a melhor encabeçar a mudança de paradigma do Futebol Profissional Português.
Internacionalização da Liga Portugal
A globalização aumentou a representatividade e importância dos mercados internacionais nas ligas europeias. Deste modo, dado o processo de centralização dos direitos audiovisuais que se avizinha e a importância que a venda dos direitos audiovisuais internacionais pode ter, torna-se imperativo que a Liga Portugal priorize e realize um eficaz processo de internacionalização.