Akykysia 301 textos

Page 1

Colégio Pedro II Campus Humaitá I

Os alunos das turmas 301 e 303 fizeram o reconto do livro “A história de Akykysia”, adaptado e ilustrado por Rita Carelli, após ouvir este conto na aula de Literatura Esse é o primeiro volume da série Um Dia na Aldeia Wajãpi.

Turma 301 Literatura Professora Ana Paula Salgado

2016


Ana Luiza e Maria Victoria A história de Akykysia Era uma vez um bicho chamado Akykysia, Ele morava num buraco da árvore. Ninguém sabia que o Akykysia morava lá. Então, todos passavam por lá. Depois de um tempo, os caçadores mataram os macacos e empilharam eles. E aí o Akykysia viu os macacos mortos e o Akykysia falou; -Eu vou me vingar desses caçadores. E aí um menino viu tudo atrás da folhagem. Ele contou para os caçadores, mas os caçadores não acreditaram no que o menino disse e por isso os caçadores foram descansar. Depois, o Akykysia apareceu na floresta, aí o menino tentou acordá-los, mas não conseguiu. E aí o Akykysia matou todos os homens. O menino foi até a aldeia falar para os índios para ajudá-los para matar o Akykysia. Os moradores da aldeia resolveram se juntar para jogar fogo e pimenta na casa dele. Desse jeito, o Akykysia saiu do buraco da árvore e os índios jogaram flechas nele. Dizem que ele morreu, mas ainda acham que ele está por lá.


Bia e Maria Antônia A história de Akykysia Há muito tempo atrás, nossos antepassados matavam muito sem se preocupar. Certa vez, os caçadores mataram muitos macacos e pediram para um menino cuidar dos corpos. Eles insatisfeitos foram matar mais macacos. Ninguém sabia que existia um monstro que vivia na árvore sumaúma. Ele observava todos e ele ficou com tanta raiva que disse: - Eu vou me vingar. O menino ouviu tudo dentro da cabana. Quando os homens voltaram da caça, o menino contou o que viu sobre o monstro. Mas os homens não acreditaram nem um pouco porque ele era só uma criança. Quando os caçadores adormeceram o Akykysia atacou para a sua vingança. O menino foi para a sua tribo e contou para todos. Ele falou com todos para atacar a árvore do monstro. Eles botaram folhas secas em volta da árvore, botaram fogo e as folhas ajudaram a espalhar o fogo. E pimenta, que dizem que espanta a alma. Eles acharam que derrotaram o monstro, mas até hoje falam que existe.


Eduardo e Marcelo

A história de Akykysia Num dia, caçadores da tribo Wajãpi. Caçavam muitos macacos pregos e foram caçar mais. Um menino índio ficou sozinho no acampamento. Eles não sabiam que na árvore sumaúma morava um monstro chamado Akykysia. Quando voltaram, foram caçar de novo e Akykysia disse: - Vou vingar suas mortes. O menino ouviu escondido na moita. Os caçadores voltaram e o menino avisou que tinha um monstro na árvore sumaúma! Mas eles não acreditaram. De noite o menino se escondeu. E o Akykysia comeu todos os caçadores. Ele foi correndo para a aldeia. Falou sobre o Akykysia e todos colocaram fogo na árvore sumaúma. Jogaram pimenta que protegia das criaturas das sombras. Por sorte passou um arqueiro e atirou uma flecha no Akykysia e ele morreu, mas os mais velhos dizem que Akykysia ainda está lá.

FIM


Filipe, Rafael e Igor A história de Akykysia Há muito tempo atrás, índios que viviam na aldeia Wajãpi caçavam animais e não paravam. Até que um dia o Akykysia, que era um monstro da floresta, disse: - Eu vou vingar. Eu vou vingar vocês. Então uma criança ouviu tudo e avisou aos adultos, e ela disse: - Um monstro vai vir aqui matar vocês. Os homens não acreditaram. Horas depois, eles morreram. Outros homens foram matar o monstro, então eles pegaram folhas de palmeira e botaram fogo. Depois pimenta para matar o espírito do monstro. Mas o Akykysia fugiu e ninguém ouviu mais falar dele.

Gabriel e Júlio


Maria Luiza e Gustavo

A história de Akykysia Há muito tempo atrás, existia uma aldeia que caçava sem preocupação. O nome da aldeia era: Aldeia dos Wajãpi no Amapá! Havia um monstro que se chamava Akykysia e ele morava em uma árvore que se chamava: Sumaúma. Os caçadores sempre passavam por lá e matavam muito animais. Então o monstro viu e quis vingança aos animais.

Assim o monstro matou os caçadores e um menino índio viu tudo e chamou a sua tribo para matar e colocar fogo na árvore de sumaúma, onde o monstro ficava. Ele, com cheiro de fumaça, saiu e atiraram flechas em cima dele e, até hoje, não se viu mais o monstro.


Isabella e Maria Eduarda A história de Akykysia Há muito tempo atrás, vivia um monstro chamado Akykysia. Esse mostro morava num buraco na árvore. Um dia, os caçadores mataram muitos macacos. O monstro Akykysia viu tudo. Ele jurou se vingar. Um menino ouviu tudo e se escondeu em seu esconderijo em cima de uma cabana.

Quando os caçadores chegaram o menino falou de Akykysia, mas ninguém acreditou no menino e foram dormir. Então o mostro apareceu e o menino viu e tentou acordá-los, mas não conseguiu. O menino fugiu para seu esconderijo. Akykysia matou todos os caçadores. O menino achou o esconderijo dele e contou para todos. Ele disse: - Temos que deter o monstro porque, se não, ele vai matar todos nós. Se não acabarmos com ele nós vamos morrer. O menino chamou todos para combater o Akykysia e eles pegaram jogaram fogo e pimentas, mas Akykysia não morreu. Dizem que se matar tantos macacos e você vir sozinho ele vai aparecer.


Deborah e Laura A história de Akykysia

Em uma aldeia moravam vários caçadores. Eles caçavam bastante macacos e mais animais. Em um dia, eles foram para a floresta e eles passaram em frente de uma árvore que morava um monstro que se chamava Akykysia. Na floresta, eles caçavam muito, mas eles não sabiam que o Akykysia estava observando eles. Os caçadores caçaram tantos macacos que eles fizeram uma pilha de macacos. Então, pediram que uma criança tomasse conta, só que ele ouviu o monstro falando: - Eu irei vingar a morte dos macacos matando os caçadores. Quando os caçadores chegaram o menino tentou contar, mas ninguém acreditou. Na hora de dormir todos foram para a cama até que o garoto ouviu um barulho. O menino tentou acordar, mas ninguém acordou. Então o garoto subiu na cabana. Quando o Akykysia chegou os homens acordaram com o barulho do Akykysia. Então os caçadores ficaram com bastante medo e o Akykysia matou os homens e o garoto só ficou olhando com medo. Com muito medo o garoto voltou para a sua aldeia e contou para todo mundo. Depois que o garoto terminou de falar, todos foram até a casa do Akykysia. Todos incendiaram folhas de bananeira e jogaram na casa dele, mas ele fugiu. Então eles jogaram várias flechas, mas ele não morreu. A última solução era a pimenta, mas agora ninguém sabe se ele morreu. Os adultos dizem que ele está vivo.

Lívia Maria e Aline

A HISTÓRIA DE AKYKYSIA

Há muito tempo atrás, na aldeia que se chama Wajãpi. Existia muitas pessoas que caçavam muitos animais.

Um dia alguns caçadores foram caçar macacos; veados, bodes... E lá na floresta, ali pertinho da onde eles foram caçar, existia uma árvore que dento dela morava um mostro chamado Akykysia.


Mas o Akykysia apareceu para salvar os pobres bichinhos, só que os bichos já estavam mortos. Então Akykysia matou os caçadores.

Os moradores da aldeia tiveram um plano para acabar com a criatura: - Que tal nós tentarmos tacar fogo na casa deste monstro? Aí os moradores jogaram: graveto, uma pimenta que existe lá e tudo mais. O monstro saiu correndo e os moradores da aldeia jogaram flechas. E dizem que Akykysia morreu.

Marco e Levi

A história de Akykysia Há muito tempo atrás, havia um povo chamado Wajãpi. Esse povo caçava muito. Colocaram um menino para guardar o alimento e o acampamento. Tinha uma árvore que se chamava sumaúma onde vivia um monstro chamado Akykysia. E o Akykysia queria se vingar dos caçadores porque eles mataram muitos animais. E o menino escutou tudo, foi avisar os caçadores e os caçadores não acreditaram no que o menino disse. Quando os caçadores foram dormir o Akykysia apareceu e matou todos, menos o menino, que conseguiu fugir. O menino avisou para os aldeões e o menino disse: – Temos que queimar a árvore. Eles mataram o monstro e dizem que ele ainda pode estar vivo.

Anna Clara e Gabrielle A história de Akykysia Há muito tempo atrás, numa aldeia chamada Wajãpi morava um monstro chamado Akykysia. Os caçadores costumavam passar muito na frente da árvore de sumaúma onde o monstro terrível morava. Um dia, os caçadores caçaram muitos macacos. No acampamento, depois, os caçadores botaram os macacos uns em cima dos outros e foram caçar mais. Eles deixaram um menino de olho nos macacos. Akykysia viu tudo e falou assim:


- Eu vou vingar a morte de vocês. E depois o monstro matou todos os caçadores e o menino foi para cima da cabana. O menino foi até a aldeia fala para todos e todos botarem fogo na árvore que o monstro morava e jogaram folhas e pimenta no fogo. Mas Akykysia não morreu. Falam os adultos que se alguém que seja branco entrar na floresta sozinho morre....

Vitor Hugo e Thiago

Akykysia Era uma história contada por todos os pais e vamos começar a história: Eram alguns caçadores que caçavam animais da floresta, mas não sabiam que havia um grande monstro. Uma vez eles caçaram cinquenta macacos e os empilharam.

E eles deixaram um garoto para olhar o macaco e o Akykysia viu todos os macacos e disse: -Eu vou vingar vocês. Mas o garoto escutou tudo e avisou os caçadores: -Vejam há um monstro na floresta.


Mas eles nĂŁo acreditaram e foram mortos Ă noite. E o garoto ficou vivo, ele avisou a aldeia e todos se vingaram e mataram o monstro, mas dizem e acreditam que ele estĂĄ vivo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.