SEMIOLOGIA MÉDICA – Princípios, Métodos e Interpretação
▲
Macicez ▲
▲
Som claro pulmonar
Timpanismo ▲
A
▲
Macicez
▲
Submacicez
Submacicez
Figura 3.15. Achados percutórios nos vários tipos de patologias pulmonares.
– Na face posterior, a macicez inicia-se mais acima à direita, visto o diafragma estar mais alto à direita do que à esquerda. – Na face posterior, o limite superior da macicez desloca-se para baixo com a inspiração cerca de 4 cm no indivíduo normal. – De cada lado do pescoço existem duas estreitas bandas de som claro pulmonar, os istmos de Kronig. – A câmara de ar do estômago determina a existência de uma zona hiperressonante ou de timpanismo, o espaço semilunar (ou área) de Traube, com os seguintes limites: em baixo pelo rebordo costal, em cima por uma linha que vai do limite superior da macicez esplénica até à ponta do coração, à direita pelo bordo inferior do fígado, e à esquerda pelo bordo interno da macicez esplénica (Figura 3.16). A área de Traube deve ser pesquisada com o doente na posição de sentado ou de semi-sentado, reclinado sobre almofadas. O desaparecimento do timpanismo nesta área deve-se, geralmente, a derrame pleural, ou a grande volume de conteúdo gástrico.
B
Figura 3.14. Percussão palmar. A – posição inicial. B – posição final.
■
■
■
■
alterada a favor do ar, existe timpanismo. Nos derrames pulmonares e nas consolidações pulmonares, em que a relação ar/ líquido está alterada a favor do líquido, encontra-se macicez (ou submacicez). O aumento de gordura na parede torácica (obesidade) pode falsear os dados da percussão, determinando menor ressonância. A percepção táctil no dedo aposto sobre o tórax aumenta a discriminação da percussão. Há variações regionais importantes da sonoridade:
■
42
Quando existe macicez, é muito importante a identificação do seu limite superior. Quando um derrame surge na cavidade pleural livre (isto é, sem aderências