Manual de Psicopatologia
psicomotora, diminuição dos reflexos e do tónus muscular; • Torpor (estupor) – Redução generalizada do nível de consciência. Desperta apenas com estimulação forte; • Coma – O doente apresenta-se totalmente inconsciente. Em fases iniciais pode ser acordado por estímulos intensos ou dolorosos. Nas fases mais profundas não apresenta resposta a qualquer tipo de estimulação. Os quadros de diminuição da consciência são, na sua grande maioria, causados por patologia orgânica, sendo fundamental a sua avaliação do ponto de vista médico.
Alterações qualitativas Estado oniroide (confuso-onírico) Estado que se assemelha ao sonho, associado a patologia orgânica, embora, por vezes, possa ocorrer durante episódios dissociativos. Ocorre com[3]:
20
• Aumento do limiar de captação para todos os estímulos; • Desorientação temporo-espacial, mas não autopsíquica; • Presença de alucinações visuais (geralmente pequenos animais – microzoopsias) associadas a medo ou mesmo terror e, ocasionalmente, alucinações liliputianas (pequenas pessoas) que podem ocorrer associadas ao sentimento de prazer; • Incapacidade de distinguir entre as suas imagens mentais e as perceções; • Variação circadiana (com agravamento das queixas (nomeadamente desorientação, agitação e alucinações) à noite; • Geralmente existe agitação psicomo tora, insónia, e interpretação do com‑ portamento dos outros como ameaçador; • Pode também estar presente o delirium ocupacional (em que o doente
pensa que está a executar tarefas da sua rotina diária). Dentro deste tipo de alteração da consciência podem incluir-se: Delirium ou estado confusional agudo Síndrome inespecífica caracterizada por perturbação da consciência, atenção, perceção, pensamento, memória, comportamento psicomotor, emoção e ciclo sono-vigília. Surge em associação com a diminuição abrupta do nível de consciência com flutuações ao longo do dia (habitualmente com agravamento noturno). Associada a patologia orgânica, sendo considerado uma emergência médica (Vinheta Clínica 1). Delirium tremens Tipo particular de delirium associado a situações de abstinência alcoólica (desde o primeiro ao sétimo dia). Pode estar associado a alucinações visuais (nomeadamente liliputianas, em que o paciente vê pequenas criaturas ou microzoopsias em que vê pequenos animais) e sintomas físicos como tremor, taquicardia, hipertensão, febre, hipersudorese e desidratação. Também constitui uma emergência médica (Vinheta Clínica 2).
Estreitamento (ou restrição) da consciência A consciência está limitada a poucas ideias e atitudes que dominam a mente do doente; existe uma polarização da consciência sobre determinada experiência. Pode haver alguma diminuição do nível de consciência, de modo que, em alguns casos, o doente apresenta uma desorientação ligeira (temporal e espacial). Ocorrem sobretudo em casos de ansiedade grave, perturbações dissociativas e epilepsia. Um tipo de estreitamento da consciência é o estado crepuscular (ver Nota Histórica 1).