Leve e Leia Edição Setembro Outubro 2016

Page 1

NUMEROLOGIA: A volta da credibilidade nos investimentos econômicos, e retomada no empreendedorismo.

Ano 10 No. 141 - Edição Bimestral Setembro/Outubro 2016 - www.leveleia.com.br - fone: 4108 1691

Um jeito gostoso de ser Leve

10 anos

Barriga negativa dieta adequada é essencial para combater o acúmulo de gordura abdominal

Nutritivas e saborosas:

“berries” favorecem a boa forma e trazem benefícios à saúde

Espaços pequenos recursos de design revolucionam ambientes compactos Indisposição para

se exercitar pode significar falta de nutrientes essenciais


Leve & Leia PG ÂŽ

2

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ÂŽ

3


Leve & Leia PG ÂŽ

4

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ÂŽ

5


Editorial NOSSO ANIVERSÁRIO O amanhã resultará do hoje que resultou do ontem, consequencias naturais das nossas ações e decisões realimentando o momento seguinte do viver de cada um de nós. Nesse processo a teoria do acaso é apenas um ingrediente fortuito para justificar resultados inesperados e nos provocar à busca de caminhos alternativos. Isso nos leva a redimensionar os tempos alcançados e superados, é o estimulo que nos alimenta para o hoje, o momento presente.

Cada edição da nossa revista “Leve&Leia” reflete conhecimentos acumulados de desenvolvimento técnico e profissional, aplicação das experiências vividas que realimentam a curiosidade de saber mais para fazer melhor. Reaprender diante das inovações, dormir reanalisando ações executadas e acordar estimulado para novos dias, novas edições.

Como esta onde inspirados pelos modelos físicos dos atletas olímpicos, A revista “Leve&Leia” esta completando dez anos de vida, um tempo tratamos do tema “Barriga Negativa” e o desafio de derrotar as gordurinhas aparentemente curto, mas apenas aparentemente. abdominais. Porém, sem nos afastar do prazer das delicias, em “Nutritivas e Saborosas” falamos das berries em auxilio à boa forma e aos benefícios à Para os outros uma criança de dez anos é ainda muito nova, mas não para saúde. E, também, que a indisposição para se exercitar pode significar falta a sua mãe, pois ela vive um ano a cada dia. Seus dias de convivência são de nutrientes essenciais. tempos de inesperados e surpreendentes acontecimentos, de atenção, cuidados, do mamar, do andar, das quedas, das fraldas, das escolas... Os 10 anos de “Leve&Leia” resultam especialmente da energia, do Atividades sem fim. Os longos tempos de cada dia. conhecimento e do estimulo compartilhado na convivência com pessoas, físicas e jurídicas, nas relações sociais e profissionais, nossos parceiros leitores e anunciantes, aos quais agradecemos. Muito obrigado!

Aniversariantes do Mês:

Monica Guerra Cabelo, Estética e Barbearia: 5 anos

Anuncie: 4108.1691 Expediente

(anunciante desde 2012)

Pet Health Clínica Veterinária: 13 anos

Leve & Leia Ano 10 – Nº 141 Setembro/Outubro 2016

(anunciante desde 2008)

Publisher: Gleiva Vilela gleiva@leveleia.com.br Colaboradores nesta edição: Carlos Camargo, João Bidu, Delfina Manente, Maura de Albanesi, Jayro Gonçalves, Cristian Barbosa, Jacques Grinberg, e Carlos Cruz.

Revista Leve & Leia: 10 anos Foto capa: © Kiselev Andrey Valerevich | shutterstock.com

Índice

09................................Enfim, Primavera! 10............................... Barriga Negativa 12................................ Castigo de Deus 14..................................... Numerologia 16.............. Jogos vão e jogos chegam 18.......... Berries: Nutritivas e Saborosas 20 ...... Decoração: Espaços Reduzidos 24............ Indisposto para se exercitar?

Leve & Leia PG ®

6

G leiva Vi lela

30...... Você sofre de dores nas costas? 32.... Amizade: Ensine para as crianças 35.. Educação e Mercado de Trabalho 39...................... Pobreza não é Destino 40........... Pokemon GO : Prós e Contras 42.............Redes Sociais: Bom ou Ruim? 44..............................................Receitas 52.........Mulheres: 7 dicas para a libido 60......................Meu Dog de Estimação

Redação: Carlos Camargo MTB.: Reg 6.732 camargo@leveleia.com.br Comercial: Marisa Bennuthe, Silvana Sbruzzi Arte: Albert J. H. Huber albert@leveleia.com.br Assinaturas: 11 4108 - 1691 souleitor@leveleia.com.br Atendimento ao leitor: 11 4108 1691 O Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine. Abrangência: Butantã, Osasco, Lapa, Vila São Francisco, Parque dos Príncipes, Pinheiros, Morumbi, Granja Viana. Distribuição: veja no www.leveleia.com.br/ distribuição e abrangência Observação: O Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços publicitários. *A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício de qualquer natureza.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ÂŽ

7


Primavera, finalmente

A

o longo dos tempos, e de forma mais enfática durante os últimos vinte anos, os cientistas tem demonstrado alarmante preocupação com o aquecimento global que pode mudar a temperatura média alterando o sistema climático do planeta terra em prejuízo do seu ambiente natural conhecido. Algumas manifestações registradas pela sismografia terrestre, inundações, terremotos, atividades vulcânicas, maior intensidade das pressões atmosféricas, parecem indicar a contrariedade da natureza com a forma e modos da humanidade tratá-la. Para nós, a dimensão apresentada tem pouca importância, porque vivenciamos de forma particular e conforme a reação do nosso organismo. E temos a justificativa de estarmos melhorando as condições de vida, desde a alimentação envolvendo o tratamento da terra de plantio, a habitação que nos acomoda e protege, o vestuário, os equipamentos que facilitam o labor, a variedade produtiva que nos fornece o necessário.

Da redação

Fotos: © Olga Mishyna | Dreamstime.com

Povos e Regiões

Os climas são suportáveis principalmente pela condição de adequação dos seres e organismos que nascem e se desenvolvem no próprio ambiente, portanto as variações climáticas sentidas são naturais. Cada região tem suas temperaturas e seus habitantes tornam-se partes do seu ambiente: esquimós, indígenas, africanos, asiáticos, dos polos ou dos trópicos, do norte ou sul, leste ou oeste. Os alimentos, vestuário, formas e meios de viver adaptados, sejam ao grau abaixo do zero ou acima dos quarenta. É comum sentirmos a mudança climática com surpresa porque a memória do ontem não tem a mesma importância do que sentimos hoje, esquecemos as médias anteriores à mesma época e reclamamos da sensação do momento. Para nós brasileiros do sul, com o litoral próximo, não existe atração, nem motivação, à exposição da temperatura abaixo de vinte graus. O inverno é apenas uma pausa de preparativos à espera da primavera, estação decoradora que enfeita o ambiente para o verão. Repare que o outono derrubou as velhas folhas com seu amarelar dourado, cor de ouro velho – disse o poeta – deixando os jardins prontos para o novo verdejar que ira realçar as cores das flores. Bem-vinda primavera!

Leve & Leia PG ®

8

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Cachepots coloridos

Artesanato • Porcelana • Quadros • Móveis Rústicos • Tapetes • Redes • Presentes

Quadros provençais

Está na hora de alegrar a casa! Caixotes de madeira pintados

Caneca smile

Potinhos para patê

Canecas almas gêmeas Trio verde para decorar Jogo de panelas nas cores verde, amarela e vermelha

Trio para decorar

Vasos de cerâmica

Rod. Raposo Tavares Km. 12 www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

(Posto Batalha, ao lado do Habib´s) -

Tel.: 3722-3418

Leve & Leia PG ®

9


Yurok Aleksandrovich | Dreamstime.com

Barriga Negativa:

Evitar os vilões que causam a temida barriguinha, apostar nos alimentos funcionais e fugir do sedentarismo são medidas essenciais para a boa forma e a saúde.

Da redação

Quando se trata de mudar algo no corpo é quase unanimidade: ter o abdômen definido ou uma barriga lisinha é um dos maiores desejos de boa parte da população. Exibir uma bela silhueta e eliminar a temida gordura localizada é um anseio cada vez mais presente, especialmente entre as brasileiras. Não é à toa que a lipoaspiração e a plástica no abdômen lideram a lista de cirurgias plásticas mais realizadas no país. O mais contraditório é que se por um lado a preocupação com a boa forma é crescente, por outro 52,5% dos brasileiros estão acima do peso, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Essa preocupação vai muito além da estética: o acúmulo de gordura nessa região do corpo é também um fator de risco para o surgimento de diversas doenças. Normalmente fruto da má alimentação e sedentarismo, mudar hábitos, reduzi-la e combatê-la é extremamente benéfico não somente à boa forma, mas principalmente à saúde.

Questão de saúde

O corpo humano possui dois tipos de gordura abdominal: a visceral e a subcutânea. Ambas são significativamente nocivas à saúde, porém, o primeiro tipo é o mais preocupante. Apesar de desempenhar uma função protetora aos órgãos, quando o nível do tecido adiposo visceral está acima do normal o risco do desenvolvimento de doenças aumenta consideravelmente: hipertensão, aumento de triglicerídeos e colesterol, resistência à insulina e alterações metabólicas como a diabetes estão relacionadas ao excesso desse

Leve & Leia PG 10 ®

dieta adequada é essencial para combater o acúmulo de gordura abdominal

tecido. Além disso, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares. Já a gordura subcutânea, embora menos nociva, também tem seus efeitos adversos: localizada abaixo da pele, é mais visível e mais difícil de ser eliminada. Facilmente palpável, é responsável pela celulite e pelos temidos “pneuzinhos”.

Como identificar

A gordura visceral, embora também presente em mulheres, é mais comuns em homens. Responsável pelo aspecto “barriga de cerveja”, caracteriza um abdômen distendido e rígido, mesmo em indivíduos que não costumam beber. Pessoas com maior acúmulo desse tipo de gordura possuem a silhueta no formato de maçã, com maior concentração de tecido em volta do abdômen. Já a gordura subcutânea possui aparência flácida e mais aparente. Por uma questão hormonal, acomete mais as mulheres, se concentrando em regiões como culote, coxas, pernas e quadril. Neste caso, as células adiposas se multiplicam com mais facilidade e deixam a silhueta com aspecto de pera. Distinguir a proporção de ambas requer exames laboratoriais, porém, de acordo com a nutricionista Sinara Menezes, uma medida simples pode ajudar a identificar quando este acúmulo representa um risco à saúde: “Com uma fita métrica, pode-se medir a circunferência da cintura na região próxima ao umbigo. Se essa medida ultrapassar 102cm para homens e 88cm para mulheres é hora de ligar o sinal de alerta para o sobrepeso.”

Reflexo dos hábitos alimentares Em ambos os casos, o excesso de gordura na região abdominal é proveniente, sobretudo, de maus hábitos alimentares. O ritmo de vida moderno e o alto consumo de produtos industrializados colabora para que o problema se agrave: a falta de equilíbrio na dieta e o sedentarismo são fatores cruciais para o aumento de peso. De acordo com Sinara, o principal problema por trás desse mal é que as pessoas consomem cada vez menos alimentos naturais e, devido à praticidade dos industrializados, acabam ingerindo quantidades enormes de sódio, conservantes, açúcares e outros inimigos da saúde. Para a nutricionista, os primeiro passo para diminuir a circunferência abdominal e dar adeus às gordurinhas é reduzir a ingestão calórica evitando os chamados “vilões da dieta”.

Os vilões da boa forma Carboidratos refinados: alimentos à base de farinha branca possuem alto índice glicêmico, ou seja, causam picos de glicose no organismo. Como o organismo não consegue aproveitar toda essa glicose em forma de energia, acaba estocando o excesso em forma de gordura. Alimentos como a batata inglesa, o arroz, massas e pães brancos propiciam o ganho de peso por serem carboidratos simples, rapidamente absorvidos pelo organismo. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Doces: além de ser um carboidrato simples de altíssimo índice glicêmico, a sacarose estimula a liberação de neurotransmissores atuantes no centro de recompensa do cérebro, responsáveis pela sensação de bem estar ao degustar uma guloseima. Justamente por isso, quando estamos deprimidos, o organismo tende a “pedir” por alimentos açucarados. O problema é que esse círculo vicioso pode levar ao excesso de consumo e desestruturar a flora intestinal, causando distensão abdominal. É importante lembrar que a glicose excedente será armazenada como gordura no organismo; Refrigerantes e bebidas alcoólicas: Bebidas gasosas como refrigerantes, além de possuírem alta concentração de açúcar, causam a dilatação do volume abdominal. Já o álcool, além de irritar a mucosa estomacal causando inchaço, é rico em calorias (7 cal/grama) e aumenta a liberação do cortisol – hormônio relacionado ao acúmulo de gorduras. Laticínios e outros alergênicos: pessoas que sofrem de intolerância à lactose podem sofrer de distensão abdominal, inchaço e flatulências devido ao consumo de derivados do leite. Da mesma forma, celíacos podem ter dificuldade de perder peso por consumirem alimentos com glúten. Produtos industrializados: de acordo com a nutricionista, alimentos industrializados são um dos maiores vilões pois podem conter muitos açúcares, sódio (que propicia o inchaço), gorduras maléficas e outros elementos químicos que colocam a saúde em risco. Além disso, normalmente são enriquecidos com realçadores de sabor que estimulam o consumo para além da conta. A nutricionista complementa que alimentos que aumentam a produção de gases como repolho, couve flor e o feijão podem aumentar o volume abdominal, porém, não devem ser eliminados da dieta devido a seu alto valor nutricional. Para evitar esse incômodo, o ideal é moderar seu consumo e realizar o preparo adequado – “No caso do feijão, deve-se deixar os grãos de molho por pelo menos 12 horas em água fria ou por 10 a 15 minutos em água quente para neutralizar as enzimas que causariam a fermentação no intestino.”

Os aliados do abdômen chapado

Fibras: Hortaliças, legumes, frutas e cereais integrais são ricos em fibras. As cascas, folhas e talos e grãos presentes nesses alimentos possuem uma estrutura complexa que exige mais trabalho do sistema digestivo para quebrar o alimento. Por retardarem o esvaziamento gástrico, prolongam a sensação de saciedade e auxiliam no controle do apetite.

mesmo âmbito encontra-se o famoso Chá Verde, conhecido por suas propriedades antioxidantes e termogênicas. O uso de farinhas funcionais enriquecidas com esses alimentos torna a inclusão desses alimentos na dieta ainda mais prática.

Água:

Sim, este item é fundamental para a boa forma! Além de ser essencial para manter as funções básicas do organismo, quando se aumenta o consumo de fibras é primordial hidratar-se bem para que elas não provoquem o efeito contrário do desejado, causando inchaço abdominal. A água possui efeito desintoxicante no organismo, auxiliando a eliminar as impurezas acumuladas que causam diversos efeitos maléficos ao corpo, dentre eles, a constipação. O ideal é que se consuma pelo menos 2 litros de água diariamente. De acordo com Sinara, o mais importante para quem deseja reduzir a gordura abdominal é ter em mente que o corpo não emagrece exclusivamente em uma região – salvo os procedimentos cirúrgicos, nenhuma medida é capaz de reduzir a gordura localizada de forma significativa. Portanto “Seguir uma dieta hipocalórica, reduzindo a ingestão de calorias vai culminar num emagrecimento em todo o corpo, inclusive no abdômen.” Para a profissional, por não ser apenas uma questão estética, o desejo de reduzir a barriguinha deve ser uma decisão apoiada por outras mudanças a longo prazo que trarão muitos benefícios ao indivíduo.

Mudança de hábitos

O emagrecimento ocorre de forma sistêmica, basicamente quando consumimos menos calóricas do que gastamos diariamente. Porém, de acordo com a nutricionista, as calorias não devem ser o único ponto observado na alimentação “Emagrecer de forma saudável e definitiva Carboidratos complexos: envolve uma mudança de hábitos que inclui reeducação alimentar e de baixo índice glicêmico, esses alimentos liberam glicose de forma mais um novo estilo de vida.” Ou seja, seguir dietas radicais não dão resulmoderada, prolongando a oferta de energia e evitando a fome abrupta. Ali- tando efetivo, o ideal é investir em refeições balanceadas, regulares e mentos como a batata doce, a aveia, o arroz integral e o feijão nutrem o ricas em alimentos naturais “Seguir uma alimentação de qualidade, corpo e saciam por mais tempo. além de manter o corpo nutrido, beneficia o controle do apetite – que é tão importante numa dieta de emagrecimento. Justamente por isso, comer a cada 3 horas é fundamental, para que o indivíduo não sinta Alimentos funcionais: fome repentina e acabe exagerando no prato.” Alguns alimentos merecem destaque especial pois além de nutritivos, oferecem benefícios à saúde. Para quem deseja potencializar a perda de gordura e manter a dieta sob controle, alimentos como a linhaça dourada, a chia e goji berry possuem propriedades que, além e auxiliarem no controle do apetite, aceleram o metabolismo favorecendo a lipólise (queima de gordura). Neste www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Fuja do sedentarismo

Outro ponto indispensável para conquistar o abdômen sequinho é investir na atividade física. Ainda que a alimentação seja um ponto chave, os exercícios podem acelerar a perda de gordura e aumentar o tônus muscular, dando uma aparência mais bonita à região. Além disso, sair do sedentarismo é essencial para reduzir o risco de doenças e fortalecer o organismo. Contudo, engana-se quem imagina que o ideal seja fazer longas séries de abdominal – ainda que exercícios musculares desse tipo sejam importantes para fortalecer os tecidos, os exercícios aeróbicos são os mais potentes para a queima de gordura, além de fortalecerem o aparelho cardiovascular. Porém é importante lembrar: tanto para mudanças na dieta quanto para a realização de atividades físicas, busque sempre auxílio de um profissional de saúde.

Leve & Leia PG 11 ®


CASTIGO DE DEUS

Carlos Camargo Escreve

A mãe percebeu que a filha, ainda uma menina, andava desanimada, sem a alegria e vivacidade de antes e, preocupada, começou a atraí-la para afazeres juntas, brincando com ela, tentando coisas e gestos que pudessem reanimá-la. Já tinha pensado sobre algum problema na escola, com as amiguinhas, mas Irene – como a menina se chamava – disse que estava tudo bem, apenas tinha ficado triste porque a avó da Neusinha, sua amiga, tinha morrido. - Mãe, a vovó Teresa também vai morrer? - Sim filha, a vovó não estava bem, por isso está no hospital sendo medicada, ficará boa e voltará para casa. Um dia, quando estiver bem velhinha também vai descansar no céu. As pessoas nascem, crescem, envelhecem e morrem. Os animais também, e as árvores, as aves. - Mas mãe, não é só gente velha que morre, tinha uma menina na escola que ficou doente e morreu. Por que criança também morre? Os grandes, velhos, precisam descansar, mas a criança ainda precisa brincar, brincar não cansa. - Você tem razão, os mais velhos ficam mais fracos com o tempo, o corpo perde a força pelo uso. O corpo do mais moço fica fraco devido a doenças ou acidentes graves. A morte na velhice é natural... A mãe terminou de explicar percebendo que a filha não estava aceitando bem seus argumentos, aliás ela própria sentiu como se estivesse lendo uma bula de remédio, que a morte tinha muito mais importância, não era uma coisa normal ou não deveria ser. Mas não sabia como explicar à filha sobre a morte como decorrência natural da vida. O nascer não é casual, é um milagre, algo que ultrapassa qualquer limite do normal, natural. Explode para além do nosso entendimento porque tem uma carga emocional que a racionalidade cientifica não processa. A maravilha do viver está nos imprevistos que nos atingem durante o nosso tempo...

© Starblue | Dreamstime.com

- Mãe quando as pessoas vão para um hospital, são tratadas, tomam injeções, remédios, são operadas, ficam sofrendo, e muitas morrem. Parece que estão pagando pecados, isso é castigo? Estão pagando os pecados para poder entrar no céu? - Não, minha filha. Quem sofre é o corpo, o espírito sempre tem a compreensão de tudo que acontece com aquele corpo, mas não pode interferir. Você está andando e resolve correr, alguma coisa animou você a mudar, deixar de andar para correr, foi sua escolha sem saber a razão da mudança. O que aconteceria se continuasse andando, não vai mais acontecer porque você mudou o ritmo, alterou o seu tempo. A religião orienta sobre os caminhos, mas a escolha é de cada um. Deus cuida da alma, do espírito, do seu corpo é você quem tem de cuidar. A fé não tem preço, o você viver é uma benção!

Leve & Leia PG 12 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 13 ÂŽ


Leve & Leia PG 14 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 15 ÂŽ


Olimpíadas e paralimpíadas ... jogos vão e jogos chegam

Da redação

Empolgante o espetáculo proporcionado pelas olimpíadas realizadas no Rio em agosto, não apenas pelos milhares de atletas de diferentes países, mas pela capacidade do ser humano em superar desafios físicos a cada nova geração. Através da organização e realização dos jogos olímpicos temos refletidas não apenas a nossa evolução física como espécie, porque mostramos capacidades ampliadas que sempre surpreendem pelos resultados. O conjunto da obra, do início ao fim dos jogos olímpicos “Rio 2016” foi um empolgante mosaico de vida, expectativas e dúvidas, frustrações e consagrações, risos e lágrimas, e acima de tudo, demonstração de vibrante energia humana. Tivemos muitos astros e muitas estrelas nos “palcos” e fora deles, mesmo entre os campeões sem medalhas, como entre anônimos voluntários e torcedores que permitiram e contribuíram para o resultado final, aqueles que acharam e entregaram bens perdidos pelos proprietários, aqueles que socorreram crianças e idosos nos seus desvios de orientação, e aqueles que riram, choraram e se abraçaram às tantas bandeiras tremuladas. Tivemos mitos confirmados, um Bold, um Phelps, outros a caminho, um Neymar, um Bruninho, Isaquias, Thiago, e muitas novas promessas que deverão superar os desafios das atuais para novas marcas. Para nós brasileiros, ficou o ouro pela realização e a satisfação pela reconquista do “sou brasileiro, com muito orgulho”.

O espetáculo merece bis

A olimpíada terminou. Seus astros e suas estrelas se despediram agradecidos pelo nosso reconhecimento aos seus feitos, porém a pausa será curta, apenas o suficiente repousar da empolgação e nos preparar para a emoção. Os jogos olímpicos foram empolgantes, os jogos paralímpicos são emocionantes. Campeões que superam seus próprios desafios físicos elevando a outros patamares o significado do viver, o usufruir da energia do ser se autocapacitando para conviver com os desafios e superá-los, no interior emocional e no exterior físico.

Escolha ser você

Naïf aposta no look jeans despojado para o verão 2017 Com auto-estima feminina em alta, a marca apresenta uma moda plus size A Naif apresentou uma coleção jovem, com peças que seguem a tendência contemporânea e com foco nas principais tendências de moda do mundo. da moda e valorizam a silhueta da mulher, independente da numeração na etiqueta. O destaque ficou por conta das peças em jeans com lavagens Sob o slogam a marca paulista NAÏF subiu à -passarela do Fashion Weeke- mais claras, peças com efeito destroyed, além de shorts e jardineiras com nd Plus Size - FWPS, no último dia 24, para apresentar sua coleção verão aplicação de patches que deixam a roupa mais jovem e divertida. 2017. Voltado para lojistas do segmento plus size, o evento aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo e reuniu as principais E, para comemorar o sucesso da campanha #escolhaservoce , a marca engrifes do setor. cerrou o desfile com as modelos carregando placas com frases que estimuCom meio século de história no segmento GG, a empresa presenciou uma lam a feminilidade e o poder da mulher plus size. verdadeira revolução entre as mulheres que usam roupas acima do tamanho 44. O que era uma exceção nas araras das lojas ganhou espaço e atualmente ocupa um lugar de destaque onde as consumidoras querem andar na Siga-nos no Instagram: @naifplussize moda, com modelos que se adaptem a suas curvas.

Leve & Leia PG 16 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 17 ÂŽ


Nutritivas e saborosas: berries favorecem a boa forma e trazem diversos benefícios à saúde

A

Frutinhas estrangeiras possuem propriedades funcionais que valem o investimento petitosas e de cores vibrantes, as frutas vermelhas são unanimidade quando se trata de sabor – amplamente exploradas na gastronomia mundo afora, esses pequenos frutos estão entre as mais apreciadas graças a seu gosto marcante e visual de encher os olhos. Porém, nos últimos anos, a atenção tem se voltado para um grupo em especial desses alimentos: as berries como o mirtilo, cranberry e goji berry possuem grande potencial terapêutico. Ricas em antioxidantes e compostos bioativos, o consumo regular dessas frutas seria capaz de combater o envelhecimento precoce, auxiliar no emagrecimento e na prevenção de diversas doenças. Os possíveis benefícios à saúde contribuíram inclusive para sua popularização em território nacional – antes exclusividade da dieta estrangeira, essas frutinhas agora incrementam a lista de alimentos funcionais cada vez mais procurados pelos brasileiros.

Da redação Fotos: © Beata Becla | Dreamstime.com

prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que auxilia na redução dos níveis do colesterol. Esse mesmo efeito protetor do coração é encontrado no mirtilo (blueberry) – o fruto roxo-azulado rico em compostos fenólicos é um grande aliado na luta contra o LDL. Esse alimento exótico também beneficia a função cognitiva e melhora a atividade hepática. Já o goji berry, talvez o mais famoso por suas propriedades medicinais, tem conquistado cada vez mais adeptos por diversos motivos: o super alimento seria capaz de aumentar a energia, promover o bem estar, fortalecer o sistema imunológico e ainda favorecer o emagrecimento.

E essas evidências não são as únicas razões pelas quais a ingestão dos berries é altamente recomendada – o valor nutricional delas também merece destaque: essas frutas são ótimas fontes de micronutrientes – fibras, minerais e principalmente vitaminas. Para se ter A nutrição por trás da cor uma ideia, a concentração de vitamiUma das principais características desses pequenos frutos é justamente a na C em algumas dessas frutinhas é tão elevada sua coloração intensa e vistosa – mais do que um atrativo para os olhos, quanto à de determinados cítricos. Sem contar que essa peculiaridade é resultado da alta concentração de antocianinas – res- possuem baixo valor calórico, beneficiando a dieta tanto em sabor quanto ponsáveis pela pigmentação natural de diversos vegetais. Além de atribuir em variedade de preparações. o tom que vai do avermelhado ao roxo intenso à essas frutinhas, essas substâncias protegem o organismo contra a ação de moléculas nocivas – os radicais livres. Esse efeito antioxidante é de grande importância para a Efeitos na balança saúde: os radicais livres aceleram o envelhecimento celular e estão asso- Mesmo com a extensa lista de propriedades medicinais, a característica ciados ao surgimento de várias doenças crônicas, razão pela qual o consu- que mais desperta o interesse das pessoas é, sem dúvidas, o possível efeito mo regular das berries está relacionado à prevenção desses males. Além emagrecedor dessas frutinhas. A questão é uma das responsáveis, includisso, esses flavonoides melhoram a circulação, a função anti-inflamatória sive, pela crescente demanda por essas frutas. Cada vez mais exploradas do organismo e combatem o colesterol ruim. nesse âmbito, já é possível encontrar os mais variados produtos e dietas à base dos berries. Porém, esses alimentos possuem de fato essa particulariA abundância em polifenóis também explica o por- dade? Seriam capazes de turbinar a dieta e favorecer a queima de gordura? quê dessas frutas estarem no foco de diversos Alguns aspectos nutricionais explicam porque a frequente associação do estudos científicos: esses compostos seu consumo com a manutenção da boa forma. são eficazes no fortalecimento do organismo e também favorecem a Estudos apontam que o resveratrol, substância altamente presente nas berestética. De acordo com pesquisas ries, pode auxiliar no combate à obesidade – ela seria capaz de influenciar recentes, a alta concentração de na queima das gorduras e no equilíbrio entre os diferentes tipos de tecido proantocianidinas no cranber- adiposo. Nosso corpo possui concentração de gordura branca e marrom: ry seria capaz de reduzir o primeiro tipo é decorrente de maus hábitos alimentares e significativaa ação bacteriana no mente nociva à saúde, enquanto a marrom é utilizada pelo organismo na trato urinário, pre- termogênese – processo no qual o corpo mantém a temperatura adequada venindo contra in- e, em consequência, acelera o metabolismo. Uma pesquisa recente condufecções e males zida pela Universidade de Washington nos EUA evidenciou a relação entre na região. Além esses fatores: cobaias submetidas à uma dieta rica em resveratrol apresendisso, a fruta tam- taram menos ganho de peso em relação ao grupo de controle, que não fez bém conhecida uso da substância. Ao final do estudo, essas cobaias apresentaram redução por aqui como oxi- significativa da gordura branca e aumento da gordura marrom, revelando o coco seria eficaz na efeito benéfico do polifenol no organismo.

Leve & Leia PG 18 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Consumo também age sobre o colesterol Contudo, o principal consenso a respeito do consumo dessas frutas está relacionado à um importante fator de saúde: o colesterol. O alto nível de gordura no sangue é um fator associado ao risco de doenças cardiovasculares e um dos males decorrentes da obesidade. Neste âmbito, os polifenóis presentes nas berries favorecem a produção do colesterol bom (HDL) e auxiliam no controle do colesterol ruim (LDL), combatendo a sua oxidação. Portanto, mais do que um alimento benéfico à dieta, os berries são alimentos funcionais – que podem colaborar com diversos aspectos de saúde, quando apoiados por um estilo de vida saudável.

Além disso, a utilização das frutas in natura é o mais adequado, dessa forma aproveita-se o máximo de nutrientes.

Contudo, por serem estrangeiras, a missão de encontrar essas frutas na forma natural talvez não seja tarefa fácil – como alternativa pode-se explorar as formas desidratadas das berries, e utilizá-los em preparações variadas. As berries desidratadas são muito mais fáceis de encontrar do que o fruto in natura e por serem muito parecidas com a uva-passa, podem ser adicionadas em diversos pratos. Uma forma saudável e light de fazê-lo é adicionar as bagas sobre a salada, por exemplo. O mix dessas frutinhas é, É possível tirar proveito dessas propriedades e utilizar essas frutas como inclusive, uma forma prática de compor um lanche intermediário leve. complemento de um plano alimentar saudável que vise o emagrecimento. Frutas como o mirtilo, o goji berry e o cranberry são ricos em pectina, um Investimento em saúde tipo de fibra solúvel que auxilia na sensação de saciedade e no controle da Essas variações também são importantes para viabilizar o consumo, uma absorção da glicose. Esses fatores podem funcionar como coadjuvantes no vez que essas frutinhas possuem valor um pouco mais elevado. Como processo de perda de peso se apoiados por uma dieta equilibrada e ativida- são originárias de países de clima mais frio, a sua disponibilidade não é des físicas. Portanto, as berries possuem características que podem facili- tão grande nas feiras e sacolões do país, o que as torna menos acessíveis tar a manutenção da boa forma, porém, não são uma fórmula mágica: para na forma natural. Ainda assim, é extremamente interessante incluir esses aproveitar ao máximo seus benefícios é preciso que toda a dieta colabore alimentos na dieta. Uma pequena quantidade de berries é suficiente para para este objetivo. enriquecê-la. Também é possível combiná-las com frutas nacionais, adicioná-las em iogurtes e encontrá-las na forma de polpas congeladas. O uso Combinações funcionais de suplementos também é cada vez mais comum, uma vez que esses frutos Leves, os sucos são uma das formas mais práticas e conhecidas do consu- possuem ótimo aporte nutricional e vitamínico. Diante de tantos benefímo dessas frutinhas: o famoso “suco vermelho” está, inclusive, na lista de cios, a inclusão das berries no dia-a-dia é também um valoroso investimenbebidas funcionais do momento. No caso da preparação de bebidas é re- to em saúde e qualidade de vida. comendável não coar e não adoçar, para que as fibras presentes nas cascas sejam consumidas e para que se preserve o baixo valor calórico da bebida. Fonte: Nova Nutrii

Confira 3 sucos com Goji Berry com laranja

Ingredientes: 1 colher de sopa de goji berry fresca; 1 colher de chá de gengibre ralado; 150 ml de suco de laranja; gelo picado; colher de sobremesa de mel. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida ainda gelado. Cada copo de 200 ml possui 140 calorias.

com melancia

Ingredientes: 1 fatia de melancia; 2 colheres de sobremesa de goji berry; 1 colher de sobremesa de mel (opcional); gelo picado. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida ainda gelado.

com beterraba e morango

Ingredientes 1 colher de goji berry seca; ¼ xícara de beterraba crua; 50 ml de suco de laranja; 1 xícara de framboesa e morangos congelados; 50 ml de suco de uva integral; 100 ml de água de coco; 1 colher de sobremesa de mel; gelo picado. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida ainda gelado. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Torta de frutas vermelhas light

Ingredientes 1 pote de iogurte desnatado natural; 2 ovos 2 xicaras de frutas vermelhas frescas ou congeladas 400 gramas de ricota amassada 3 colheres de sopa de adoçante culinário 1 colher de sopa de maisena 1 colher de sopa de uva passa branca picada Margarina light para untar Como fazer Bata o iogurte, os ovos, a ricota, 2 colheres de sopa do adoçante e a maisena no liquidificador até obter uma massa cremosa. Misture a uva passa sem bater. Despeje numa forma redonda de aro removível e untada com margarina. Leve ao forno preaquecido a 180º e asse por 15 minutos. Desligue o fogo, abra um pouco o forno e deixe esfriar. CALDA- mistrure as frutas com o restante do adoçante (se necessário, coloque um pouco de água) ferva rapidamente. Cubra a torta e leve à geladeira. Sirva gelada; Tempo - 1 hora; Rende - 6 fatias; Calorias por fatia - 182

Leve & Leia PG 19 ®


Apartamentos compactos, home office: recursos de design revolucionam pequenos ambientes

Especialistas do Senac São Paulo dão dicas para aliar estilo e decoração gastando pouco.

Espaços menores, investimentos reduzidos, soluções atraentes

Que os apartamentos estão cada vez menores já não é novidade. A tendência é marca dos grandes centros urbanos: a média de tamanho dos apartamentos compactos na cidade varia entre 45 e 60 metros quadrados.

Para obter uma atmosfera agradável é preciso abusar das cores claras e da iluminação: esse é o combo perfeito para os ambientes pequenos. “As cores claras e a iluminação tiram a sensação de sufoco e deixam o ambiente leve e com espaço visivelmente maior. Utilize também elementos naturais, pois dão a sensação de aconchego, e deixe o colorido para itens decorativos” afirma Sheyla Regiane de Melo, docente do curso Técnico em Design de Interiores do Senac São Paulo. Segundo a especialista, o primeiro passo para quem quer decorar o ambiente com soluções atraentes e baratas é evitar os excessos. Não adquira objetos que não vão combinar com o estilo da casa ou do morador. Um trunfo para ganhar espaço é investir em móveis planejados, pois há melhor aproveitamen-

Alcançar um ambiente acolhedor, que alie conforto e comodidade, é o grande desafio de quem investe em um imóvel deste perfil. “Cada vez menores, os ambientes exigem a aplicação de recursos que ajudam a ampliar as dimensões. Iluminação, cores, materiais de revestimento, pisos, tudo contribui para potencializar o aproveitamento de espaço, de acordo com as necessidades das famílias” ressalta Tatiana Rallo, coordenadora da área de design de interiores do Senac São Paulo.

Leve & Leia PG 20 ®

Da redação

to dos locais vazios e disponíveis. O projeto de marcenaria deve focar nas reais necessidades do ambiente e dos moradores. Sempre que possível, substitua portas por prateleiras em armários e mantenha a boa organização interna. Outra dica é não colocar rebaixamento de forro de gesso: “substitua o material por calhas eletrificadas, pois atualmente estão com ótimo custo x benefício, além dos modelos encontrados no mercado serem bem interessantes” afirma Sheyla. Para dar aquela economizada, preste atenção no custo da metragem quadrada dos revestimentos de pisos, pois é possível encontrar diversos tipos de materiais similares com grande variação de preço. “Muitas vezes o preço do revestimento pode ser mais acessível e dar resultados tão interessantes e funcionais quanto os revestimentos de alto custo. Vale a pena pesquisar!” afirma. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Home-office

O espaço do home-office deve ser encarado como um local sério e personalizado – afinal de contas, você está na sua casa. A dica Nº1 neste cômodo é optar por objetos que não dispersem a atenção, como cores muito vibrantes. O ambiente deve ser personalizado em todos os detalhes, ou seja, deve ser confortável para você. Invista em uma cadeira ergonômica, em uma mesa adequada para a sua altura, organize e distribua móveis para a sua

Dicas rápidas para uso de cores e iluminação

Opte por iluminação com temperatura de cor fria, pois ela sempre amplia o ambiente. Use luminárias que direcionam a luz para o teto: elas contribuem para a sensação de um pé direito mais elevado. Escolha revestimentos cerâmicos com peças maiores e claras. O assentamento no sentido diagonal ajuda na sensação de amplitude. As cores mais vibrantes devem permanecer em objetos pequenos. As cores mais claras devem permanecer em superfícies maiores, como paredes.

necessidade e praticidade. Por se tratar de um ambiente de trabalho dentro da sua casa, não existe uma regra para objetos e afins que você não possa incluir, mas leve em consideração o que é conveniente para o tipo de trabalho a ser exercido. É bom atentar-se também para a boa circulação de ar do ambiente assim como a correta iluminação do ambiente (preferencialmente iluminação natural). Acústica e conforto térmico também são importantes.

Se aperfeiçoe O olhar do profissional de design de interiores é capaz de remodelar objetos, móveis, ambientes, considerando os diversos patamares de investimento e alcançar leituras mais favoráveis, atmosferas mais envolventes. Interessados em conhecer mais sobre a área podem aproveitar e se inscrever nos cursos Técnico em Design de Interiores ou Decoração Prática do Senac Osasco, que estão com inscrições abertas para novas turmas. Para mais informações, ligue no telefone (11) 2164-9877 ou acesse o portal Senac www.sp.senac.br/osasco .

Espelhos dão um toque especial Ambiente pequeno ou com pouca iluminação não é desculpa para deixar uma boa decoração de lado. Para decorar Para trazer um toque mais delicado ao cômodo, um criado mudo espelhado é uma ótima opção

Para iluminar o cômodo O espelho pode ser utilizado para trazer mais luz ao ambiente, deixando-o mais claro e harmonioso

Para ampliar o ambiente O espelho é uma aposta positiva para esta situação, já que transmite sensação de profundidade

Fotos divulgação (www.glauciogoncalves.com). www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 21 ®


Leve & Leia PG 22 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 23 ÂŽ


Indisposição para se exercitar pode significar falta de nutrientes essenciais

S

Da redação Fotos: © Alexander Raths | Dreamstime.com

entir aquela fraqueza depois de um longo dia de trabalho e deixar o exercício físico para depois devido ao cansaço é completamente normal, porém, quando a falta de motivação se torna um empecilho constante é hora de ficar atento: a frequente falta de energia pode ser um indicador de que algo não vai bem no organismo. Muitas vezes associado a distúrbios psicológicos como stress e depressão, a sensação contínua de fadiga também pode estar ligada a fatores menos perceptíveis como carências nutricionais, sono inadequado, problemas hormonais, entre outros. Nesses casos, a falta de motivação pode atingir desde pessoas comuns a praticantes regulares de atividades físicas. Esses sintomas muitas vezes surgem em decorrência da falta de cuidados com a alimentação e dietas rigorosas, prejudicando o desempenho mesmo em atividades simples. Essencial para a oferta de energia para o corpo, a dieta é base tanto para o alcance dos objetivos da atividade física, quanto para a manutenção da saúde. Seu desequilíbrio pode influenciar na performance e na própria disposição para cuidar do corpo.

Preguiça ou fadiga?

A diferença entre essas sensações é bastante sutil e apontar as causas desses sintomas é ainda mais complicado. Porém, quando a desmotivação atrapalha a rotina a ponto de prejudicar o desempenho nas atividades cotidianas e impedir a prática de exercícios físicos, é hora de procurar ajuda profissional para investigar o problema. Se você não costuma praticar exercícios mas está consciente dessa necessidade para melhorar sua saúde e mesmo assim arruma desculpas para adiar a prática, possivelmente lhe falta motivação, questão mais psicológica do que física. Porém, alguns fatores como obesidade, situações de saúde e estilo de vida podem influenciar totalmente nessa questão: pessoas acima do peso costumam ter resistência física menor e acabam se cansando mais rapidamente durante a atividade física. Situações como hipertensão, diabetes e problemas hormonais, por exemplo, podem reduzir a capacidade do indivíduo em realizar grandes esforços, tornando os exercícios físicos mais árduos. Da mesma forma, distúrbios do sono podem refletir no cansaço e ainda propiciar o surgimento de stress e irritabilidade que agravam ainda mais a sensação de esgotamento. Para iniciantes, é completamente normal que a prática de atividades físicas represente um desafio, porém para vencer o cansaço é essencial que o indivíduo melhore seu condicionamento físico. Quando submetido a esforços constantes, o corpo desenvolve uma resistência, e gradativamente, o exercício que antes gerava exaustão vai se tornando uma atividade suportável. Agora, se você já pratica exercícios físicos e mesmo assim sente extrema fadiga, deve analisar alguns fatores que podem estar gerando sobrecarga no organismo e prejudicando seu desempenho: tempo de descanso, intensidade do treino e principalmente hábitos alimentares inadequados podem causar um desequilíbrio na oferta de energia e tornar a atividade extenuante. De acordo com a nutricionista Sinara Menezes, “Como muitos praticantes de atividades físicas e frequentadores de academias são adeptos de dietas deliberadas, alguns alimentos essenciais para a produção de energia são negligenciados e podem afetar totalmente o desempenho durante a atividade e a posterior recuperação muscular. Alimentar-se adequadamente é a chave para vencer situações de fadiga e também para ter mais energia não somente para o exercício físico, mas para todas as atividades do dia.”

Energia começa na mesa

Desmotivação pode ser fruto de maus hábitos alimentares e carência de vitaminas Leve & Leia PG 24 ®

Um mito disseminado principalmente entre aqueles que desejam emagrecer é que o termo dieta significa privação. Justamente por isso, muitas pessoas acreditam que ao iniciar a prática de exercícios devem parar de comer determinados alimentos. É bem verdade que aqueles que desejam perder peso devem reduzir a ingestão calórica, e aqueles que desejam ganhar massa muscular devem ingerir mais proteínas. Porém, a questão principal é que sem a oferta adequada de energia, a prática de exercícios se torna exaustiva para ambos. A alimentação balanceada, com o aporte de nutrientes vindos dos mais diversos grupos alimentares é fundamental para que o corpo melhore a resposta durante o exercício e a motivação em exercer a atividade. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


A ingestão de carboidratos tem papel fundamental na oferta de energia: quando digeridos, esses alimentos são armazenados na forma de glicogênio – uma combinação molecular de glicose. O corpo mantém esse estoque de duas formas: através do glicogênio hepático (armazenado no fígado) afim de manter a oferta constante de glicose durante os intervalos entre as refeições, e o glicogênio muscular – responsável por fornecer energia imediata durante o exercício físico. Por isso a nutricionista alerta: “Privar-se desse tipo de alimentos ou reduzir drasticamente sua oferta pode comprometer a força necessária para desempenhar atividades diversas, levando a situações adversas como perda de massa muscular e a consequente queda do metabolismo, situação em que o corpo reduz o ritmo das funções orgânicas afim de preservar a energia para as funções vitais”, explica Sinara. Neste âmbito, os sais minerais também são fundamentais para o equilíbrio do metabolismo. A deficiência de ferro, por exemplo, pode acarretar no surgimento da anemia – situação na qual a concentração de glóbulos vermelhos no sangue é reduzida drasticamente, comprometendo o transporte de oxigênio no organismo. O processo de oxigenação muscular, é essencial para que as contrações do tecido sejam executadas, por isso sintomas como cansaço, fraqueza e falta de ânimo são comuns em pessoas anêmicas. Da mesma forma, a deficiência de magnésio afeta o desempenho muscular, es-

pecialmente de atletas, diminuindo a resistência e a resposta do organismo diante de esforços. A constante oferta desses nutrientes é essencial pois boa parte deles são eliminados através da transpiração e da urina, e devem ser repostos diariamente através da alimentação. Rotuladas como vilãs, as gorduras também são indispensáveis, mesmo nas dietas de perda de peso. Além de serem outra fonte importante de energia para o corpo, algumas vitaminas dependem da presença de lipídeos para serem absorvidas pelo organismo. “A grande ressalva é que, assim como os carboidratos, devem ser consumidas de maneira equilibrada e qualitativa, sempre optando pelas gorduras boas”. – explica Sinara. As proteínas tem um papel importante no ganho de força: a construção de diversos tecidos, inclusive os músculos, são produzidos pelo organismo a partir da presença de aminoácidos. Alguns deles são essenciais, ou seja, não são produzidos pelo organismo e precisam ser supridos através da alimentação. Apesar de serem coadjuvantes no processo de energia, são fundamentais para o ganho de massa magra e no aumento da resistência física. Estes são apenas alguns exemplos, sendo que o aporte de vitaminas e outros micronutrientes também são essenciais para promover uma dieta balanceada e manter os níveis de energia do organismo equilibrados.

Aumentando a energia através da dieta Alguns alimentos podem ser incluídos no dia-a-dia afim de melhorar a Proteínas animais: capazes de prover aminoácidos essenciais de forma condição energética e fornecer mais vigor para a prática de exercícios. mais completa, são importantes para a construção de massa magra e de outros tecidos. Carnes magras como frango e cortes bovinos com pouca Energéticos: carboidratos complexos são os mais indicados. Por libera- gordura, ovos, leite e seus derivados são opções saudáveis desse nutriente. rem glicose de forma mais controlada são capazes de prolongar a oferta de energia no organismo. Massas integrais, arroz e cereais integrais, batata Proteínas vegetais: apesar de oferecer uma quantidade menor de aminoádoce, grão de bico, feijão e lentilhas são bons exemplos. cidos essenciais, alimentos como a soja, amendoim, ervilhas, tofu, e lentilhas são alternativas vegetarianas para a obtenção de proteínas. Gorduras boas: também classificada como um energético, a gordura merece uma atenção especial devido à sua capacidade de beneficiar ou sabo- Sais minerais e vitaminas: carnes como o fígado e miúdos são excelentes tar qualquer dieta, dependendo da quantidade ingerida. Para usá-la como fontes de diversos sais minerais e vitaminas, principalmente ferro, vitamialiada à saúde é preciso equilibrar o consumo, reduzindo a ingestão das na B12 e ácido fólico. Esses nutrientes também podem ser encontrados no saturadas e consumindo moderadamente as insaturadas. Boas fontes são, feijão, chia, quinua, brócolis, couve e oleaginosas. principalmente, de origem vegetal, como o abacate, amêndoas e nozes, além de óleos vegetais e azeites. Porém, peixes gordos como o salmão e o Outro ponto extremamente importante é priorizar uma alimentação sauatum também fornecem esse nutriente de maneira saudável mesmo sendo dável, dando sempre preferência a alimentos preparados da forma mais de origem animal; natural possível. Alimentos processados muitas vezes possuem alta quantidade de sódio, gorduras saturadas e outros aditivos que prejudicam a saúTermogênicos: alimentos capazes de potencializar o processo de termogê- de. Além disso, a oferta de nutrientes em relação à alimentação caseira é nese do organismo e acelerar o metabolismo, fornecendo mais vigor para extremamente inferior, uma vez que quanto mais processado o alimento é, prática de exercícios. Presentes em alimentos como a canela, gengibre, pi- mais ele perde suas propriedades naturais. menta, chá verde e a cafeína, devem ser consumidos moderadamente, afim de não prejudicar o sono e não surtir outros efeitos colaterais.

Mantenha-se motivado

Não pule refeições: inicie seu dia com um bom café da manhã. Pesquisas Procure atividades que lhe dão prazer. Não gosta de academia? Faça indicam que uma boa refeição logo pela manhã auxilia na oferta de ener- caminhadas ao ar livre, hidroginástica, pedalada, etc. Existem atividades gia durante todo o dia; físicas para todos os gostos; Adote o lema “devagar e sempre”: não faça mudanças radicais difíceis Nunca treine em jejum: a falta de glicogênio pode levar o organismo à de manter, vá se adaptando à pratica física aos poucos, dentro do seu ritmo. consumir tecido muscular como fonte de energia, reduzindo sua massa É a melhor maneira de manter-se saudável e não abandonar o objetivo; magra. Faça sempre um lanche pré-treino. Durma bem: o descanso é fundamental para repor as energias do organismo e também para a reconstrução muscular;

Respeite os limites do seu corpo: não mude a intensidade dos seus treinos sem a ajuda de um profissional: você pode sobrecarregar seu corpo e se expor a situações de risco;

Faça lanches intermediários: alimentar-se a cada 3 horas mantém os níveis de glicose equilibrados e evita a fome abrupta, que leva à refeições Alimentos energéticos podem ajudar a aumentar a oferta de energia, porém é preciso sempre seguir a orientação de um profissional de saúde; exageradas; Se perceber que a falta de energia é constante e os sintomas frequentes, procure um médico. Fonte: Nature Center www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 25 ®


Saúde Infantil

É comum fazer tratamento de canal em crianças? Especialista em odontopediatria diz que sim e explica as razões. O tratamento de canal, ou tratamento endodôntico, é um procedimento restaurativo realizado quando o nervo de determinado dente foi abalado. Geralmente, só de ouvir a palavra ‘canal’ muitas pessoas fazem cara de dor. O tratamento consiste na retirada do nervo (polpa), limpeza e irrigação do canal, e obturação desse espaço com a preservação da função e estética. Apesar de ser mais comum em adultos, o dano ao nervo pode acontecer ainda na infância. Até crianças com dente de leite às vezes têm de ser submetidas ao tratamento de canal. De acordo com a odontopediatra Helenice Biancalana, diretora do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), o tratamento endodôntico, hoje em dia, é muito mais simples do que se possa imaginar. Geralmente, o tratamento é realizado em uma ou duas sessões. “Com exceção de casos mais graves, como em processos infecciosos, lesões (abscessos ou cistos), ou quando pode ter havido fratura de raiz, por exemplo, o tratamento de canal pode levar de uma a três consultas e deve ser realizado inclusive nos dentes de leite. Isto porque a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes costuma ocorrer entre seis e doze anos e não se deve correr o risco de extrair o dente com a polpa afetada sem perspectiva de que seu substituto vá nascer logo. Manter o dente de leite da me-

Da redação

lhor forma possível é uma garantia de que o espaço, a função e a estética serão preservados, evitando problemas no futuro”. A cirurgiã-dentista afirma que os pais devem prestar atenção às queixas das crianças em relação à dor de dente forte ou ainda ao “choque” quando há contato com bebidas e comidas muito quentes ou geladas. “Também é fundamental consultar um cirurgião-dentista quando um dentinho da criança evidencia mudança na coloração, ou ainda quando a gengiva em torno de determinado dente se mostra avermelhada e sensível por vários dias, atrapalhando a mastigação. Como esses sintomas indicam apenas uma suposição ou um sinal, a radiografia é que vai conduzir o especialista ao tratamento adequado”. Nos Estados Unidos, de acordo com a Associação Americana de Endodontistas, por ano são realizados cerca de 15 milhões de tratamentos de canal, ou seja, mais de 41 mil por dia. No Brasil, esse tratamento também é muito recorrente nos consultórios dentários. “Tudo deve ser feito no sentido de evitar a perda do dente. Isto porque as complicações são inúmeras: desde alteração de fala, até comprometimento da mastigação, maior dificuldade de higiene diária, pressão extra no tecido onde foi extraído o dente, além de insegurança e impacto na autoestima da criança”, diz Helenice.

A terapia, de acordo com a especialista, consiste no diagnóstico e tratamento da inflamação ou infecção que está atingindo a polpa no interior da raiz do dente, além do entorno. Apesar de simples, quando um tratamento de canal não é bem realizado, pode haver desdobramentos bastante arriscados, como a inflamação da membrana que reveste o pulmão (mediastinite), ou ainda um quadro de infecção da membrana interna que reveste o coração (endocardite). Nestes casos, depois de um tratamento malsucedido o paciente começa a desenvolver sintomas como febre, mal-estar, formação de abscessos e, inclusive, o dente volta a doer. Recorrer ao cirurgião-dentista e reportar os sintomas é um primeiro passo antes do retratamento do canal. Fonte: Dra. Helenice Biancalana, cirurgiã-dentista, diretora do Departamento de Prevenção e Promoção de Saúde da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – www.apcd.org.br

Crianças: exposição à radiação de raio-X ou tomografia computadorizada deve preocupar os pais? Quando uma criança sofre um acidente e bate a cabeça, ou ainda quando sente uma dor de estômago forte e persistente, é muito comum os médicos recomendarem uma tomografia computadorizada para investigar as causas e o ‘tamanho’ do problema. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse tipo de exame de imagem está se tornando cada vez mais acessível no mundo todo – principalmente para avaliar ossos, órgãos, vasos sanguíneos e outros tecidos moles – oferecendo resultados rápidos e detalhados. Mas será que tem alguma repercussão negativa para as crianças? De acordo com Donald Frush, diretor do Duke Medical Radiation Center (Estados Unidos), é importante que os pais busquem mais informações sobre cada exame e, principalmente, se há riscos em longo prazo por conta da exposição à radiação. Para Frush, da mesma forma com que as pessoas estão preocupadas com a exposição à radiação de telefones celulares e fornos de micro-ondas, também deveriam saber mais sobre a radiação ionizante presente nos raios-X, por exemplo. “Em doses muito altas, esse tipo de radiação pode ter efeitos como queda de cabelo e vermelhidão na pele”. Na opinião do pediatra Filipe Maia, gestor da clínica de diagnóstico por imagem São Judas Tadeu, em Minas

Leve & Leia PG 26 ®

Gerais, exames que expõem a criança à radiação têm que ser usados de forma comedida, para que o risco compense o benefício. “O exame clínico é fundamental e, na maioria das vezes, é suficiente para definir o diagnóstico do paciente. Se, depois de um bom exame clínico, o médico julgar necessário solicitar um exame de imagem para concluir o diagnóstico, ele fará isso de forma coerente. Isso vale para pacientes adultos e pediátricos”. O médico reconhece que um exame de imagem bemdetalhado pode salvar a vida de uma pessoa, provendo informações que permitirão uma rápida tomada de decisão por uma linha de tratamento. Por outro lado, como as crianças estão em desenvolvimento, elas tendem a ser mais vulneráveis aos efeitos da radiação. Por isso, todo exame pediátrico de imagem deve ser muito bem indicado. “Os pais devem se sentir sempre à vontade para perguntar ao médico solicitante tudo o que quiserem saber sobre a escolha de determinado procedimento, como a dose de radiação que será ajustada, eventuais riscos de curto e médio prazo, especificidades de cada exame que a criança terá de fazer, bem como a forma ideal de preparo em cada etapa. Vale lembrar, que a dose usada no exame de uma criança de cinco anos é bem diferente daquela usada num bebê de colo”.

Filipe Maia afirma que a dose de radiação nos exames de raio-X (realizados eventualmente) não deve preocupar tanto os pais, mas é fundamental que o médico que acompanha determinada criança em tratamento registre sempre os exames a que ela foi submetida, em que espaço de tempo, quais doses de radiação foram empregadas etc. – principalmente em relação à tomografia computadorizada. “Só assim será possível controlar melhor o nível de radiação a que a criança foi exposta e dimensionar seus possíveis efeitos”. Dados da OMS indicam que a média anual da exposição da população à radiação vem aumentando nos últimos 40 anos, principalmente através dos procedimentos médicos. Outras fontes de radiação permaneceram semelhantes. Nos Estados Unidos, 11% dos exames de tomografia computadorizada são realizados em crianças. No Brasil, ainda que faltem dados estatísticos, toda população vem tendo mais acesso a exames de imagem nos últimos anos, tanto pela proliferação do serviço, quanto pelo acesso a planos de saúde que cobrem os custos dos exames. Dr. Filipe Maia, médico pediatra, www.sjt.med.br Fontes: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/205033/1/9789241510349_eng.pdf

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 27 ÂŽ


Leve & Leia PG 28 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Obesidade e erosão dos dentes Adolescentes estão exagerando no consumo de bebidas esportivas Estudo publicado recentemente no British Dental Journal revela que adolescentes com idade entre 12 e 14 anos têm consumido muitas bebidas esportivas socialmente, aumentando a ocorrência de obesidade e erosão dental. Sabor, preço, facilidade de aquisição e o fato de os pais não estarem a par dos riscos que essas bebidas representam para quem não é atleta se mostraram determinantes. Quatro escolas participaram do estudo, com um total de 160 alunos nessa faixa etária. Metade deles confirmaram que consomem esse tipo de bebida regularmente. O principal problema é que as bebidas esportivas têm alta concentração de açúcar e níveis baixos de pH, favorecendo a formação de cárie, erosão do esmalte dos dentes e obesidade.

diz Sandra Kalil, professora de Odontopediatria da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

De acordo com a especialista, as bebidas esportivas variam muito em sua composição de uma marca para outra. Mas todas têm algo em comum: devem ser consumidas preferencialmente por atletas. “Depois de treinos pesados, a hidratação com esse tipo de bebida alcança um resultado melhor do que a ingestão de água porque as substâncias presentes nas fórmulas repõem minerais e normalizam a quantidade de açúcar no sangue. Por outro lado, se ingeridas até mesmo por adultos que não estejam praticando exercícios, podem facilitar o sobrepeso e fragilizar os “Na última década, as bebidas esportivas – os dentes, comprometendo a saúde bucal. “Crianisotônicos – se popularizaram bastante. Entre- ças com uma dieta equilibrada jamais deveriam tanto, não fazem bem aos dentes. Estudos in- usar esse tipo de bebida. Normalmente, elas o dicam que os níveis de acidez dessas bebidas fazem sem saber das consequências. Até mesmo podem levar à erosão da superfície dental, com- os atletas de alta performance, que estão semprometendo não só o esmalte e a aparência dos pre com uma garrafinha de isotônico nas mãos, dentes, como também aumentando a sensibilida- deveriam se acostumar a fazer bochechos ou esde e dor. É importante ressaltar, também, o con- covar os dentes após a ingestão dessas bebidas sumo exagerado de sucos industrializados, que altamente açucaradas”. contribuem para o desenvolvimento da erosão”, Da redação

As carótidas são artérias localizadas nos dois lados do pescoço, responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio para o cérebro. Quando um desses vasos calibrosos não está em pleno funcionamento, talvez pelo acúmulo de placas de gordura (calcificadas ou não) em suas paredes, o cérebro fica sem o suprimento necessário e o paciente pode sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Estudo recentemente publicado no JAMA Internal Medicine, jornal da Associação Médica Americana, avalia que mais de 90% das ultrassonografias das carótidas em pacientes assintomáticos foram solicitadas de forma inapropriada. Atualmente, há novas recomendações.

A cirurgiã-dentista explica que não é bem o açúcar que estraga os dentes, mas o ácido produzido na sequência. “Esse ácido ataca sem piedade o esmalte dos dentes, podendo resultar em lesões de cárie e outros problemas orais mais graves. Além de estimular os adolescentes a reduzir a ingestão dessas bebidas, é importante estimular as crianças desde cedo a beber muita água – que tem, entre outras tantas virtudes, a capacidade de ‘lavar’ a boca, impedindo altas concentrações de bactérias que resultam em cárie e mau hálito. Outra recomendação é preferir água filtrada à água engarrafada. Isso porque a água engarrafada não tem a mesma concentração de flúor que a água potável, tratada e distribuída nas residências brasileiras. E é graças ao flúor que a estrutura dos dentes se torna mais resistente a lesões de cárie. Sendo assim, o ideal é encher uma garrafinha com água várias vezes ao dia para se hidratar como se deve.” Fontes: http://www.medicalnewstoday.com/releases/311255.php Prof. Dra. Sandra Kalil Bussadori, professora de Odontopediatria da EAP/APCD – Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – www.apcd.org.br/ eap

Quando fazer ultrassom das carótidas? artéria carótida comum, que é considerado fator de risco cardiovascular, incluindo doença arterial coronariana precoce. “Vale lembrar que a disfunção erétil de origem arteriogênica pode ser a primeira manifestação de doença cardiovascular por aterosclerose”, diz Leonardo Piber, médico ultrassonografista do CDB Medicina Diagnóstica, em São Paulo.

Piber afirma que cerca de 50% dos pacientes que sofreram infarto já tinham também placas obstruindo vasos do coração. “De modo geral, as pessoas não devem achar que podem comer de tudo, sem censura, e que o organismo não vai se ressentir mais adiante. Quando você tem uma A equipe liderada pelo médico Salomeh Keyha- dieta pouco saudável, rica em carnes vermelhas, ni, da Universidade da Califórnia (Estados Uni- carboidratos, sal e açúcar, mais cedo ou mais dos), destacou a necessidade de melhorar a base tarde surgem problemas de saúde. Principalde evidências de testes de ultrassom da carótida. mente se, além disso, você for fumante, sedenEsclarecer as diretrizes atuais e desenvolver fer- tário ou se tiver pais que já sofreram infarto ou ramentas de suporte à decisão com base em evi- derrame”. dências tem se mostrado fundamental para selecionar bem o paciente que precisa fazer exames O médico explica que o ultrassom das carótidas de imagem das carótidas – sendo útil no longo com Doppler é um dos melhores exames para prazo. Até 15% dos AVCs isquêmicos são cau- avaliar o problema. “Trata-se de um procedisados por aterosclerose das carótidas. mento rápido e indolor que evidencia o espessamento da artéria carótida. O resultado costuma Além de servir para diagnosticar doenças nessas ser usado como referência da doença vascular. artérias, esse exame tem a função de avaliar o Por exemplo, quando um paciente adulto (meespessamento médio-intimal (EMI) da parede da nos de 65 anos) tem um espessamento de artéwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Da redação

ria maior que um milímetro, o risco de ele sofrer um infarto ou um AVC é seis vezes maior. Neste caso, seu médico cardiologista deverá fazer um controle mais rígido das taxas de colesterol e triglicerídeos, da pressão arterial e, inclusive, um controle do peso”. Na opinião do especialista, quem tem histórico familiar de doenças do coração deve se prevenir desde os 35-40 anos. “Nessa faixa etária, é sempre bom procurar um médico, fazer todo o check-up do coração e dar início a um projeto de vida que contemple evitar o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Até mesmo um simples exame de sangue poderá apontar o risco de a pessoa sofrer um infarto em cinco ou dez anos. Mas quem tiver condições de fazer toda a bateria de exames, incluindo o ultrassom das carótidas, terá uma noção mais próxima da realidade sobre o que deve fazer para preservar a saúde por mais tempo e evitar um infarto ou um derrame cerebral. Geralmente, mudanças na dieta, a prática de exercícios aeróbicos e o abandono do fumo e do álcool em excesso, vão ajudar bastante – associados, muitas vezes, a medicamentos de uso contínuo”. Fontes: Dr. Leonardo Piber, médico ultrassonografista do CDB Medicina Diagnóstica – www.cdb.com.br http://www.auntminnie.com/index.

Leve & Leia PG 29 ®


Dores nas costas atingem 27 milhões de brasileiros

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, 27 milhões de brasileiros apresentam dores na coluna. E são vários os fatores que contribuem para essas dores. “As causas mais comuns são o sedentarismo, as posturas corporais inadequadas adotadas no trabalho, em frente ao computador, ao falar no celular, em atividades físicas mal orientadas, em quadros de obesidade ou até mesmo em momentos de lazer”, explica a fisioterapeuta da Clínica de Fisioterapia da Universidade Positivo, Christina Cepeda. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas na vida. E por ser tão comum, muitas vezes é subestimada. “Mas essas dores podem significar desde processos degenerativos próprios do processo de envelhecimento como artrose, hérnia de disco, espondilolistese (escorregamento de uma vértebra) ou até mesmo um tumor”, conta Cepeda.

O desconforto não pode ser subestimado

Leve & Leia PG 30 ®

O diagnóstico das dores nas costas é muito banalizado – muitas vezes, elas são encaradas apenas como “mau jeito”. Esse “mau jeito”, no entanto, pode evoluir para uma doença crônica, inflamatória e, potencialmente, incapacitante. É importante prestar atenção na frequência dessas dores, pois é isso o que diferencia a dor de aguda da crônica. A primeira é uma dor momentânea, que dependendo do caso passa em poucos dias, já a crônica ultrapassa três semanas, necessitando de um acompanhamento médico. É evidente que nem todo desconforto será, necessariamente, uma emergência, mas é preciso ficar atento às mensagens que o corpo transmite, afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar. “Procurar realizar atividades físicas orientadas, manter boa postura corporal durante o desenvolvimento das atividades laborais, ao celular, em frente à TV e na posição

Da redação

sentada, evitar permanecer no computador deitado na cama, cuidar do peso corporal, evitar carregar muito peso, não ultrapassar 10% do peso corporal em bolsas e mochilas, no caso de mochilas, utilizar as duas alças próximo ao corpo, enfim, procurar ser mais ativo e cuidar do corpo”, exemplifica a fisioterapeuta. A coordenadora da Pós-Graduação da Universidade Positivo e especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, Rúbia Bennatti, orienta a não fazer uso de medicamentos sem o conhecimento de um profissional da área. “Muitas vezes, as pessoas são mal orientadas em relação aos cuidados com a coluna e, frequentemente, mesmo quando os conhecem, os cuidados são tomados somente nos momentos de dor”, afirma. “As dores geralmente são passageiras, porém, quando intensas e repetidas, é primordial que um especialista oriente os medicamentos e cuidados adequados àquele tratamento”, completa.

Antes da consulta médica, alguns artifícios podem aliviar a dor nas costas. Confira: Repousar – deitar no chão ou em um colchão mais duro por meia hora; Dormir de lado – com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas; Compressas mornas – colocar bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo; Tomar banho quente – aproveitar a pressão da água sobre o lugar doído; Sentar de maneira correta – não cruzar as pernas ao sentar; Não ficar muito tempo na mesma posição – levantar de hora em hora, no mínimo; Massagem – feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos. Alongamentos – deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada. Fonte: Universidade Positivo

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 31 ÂŽ


Como ensinar as crianças a praticar a amizade?

Da redação

Especialista dá dicas para a construção de “Com a amizade, eles aprendem a conviver com E como colaborar para que as crianças saibam laços fora do ambiente familiar, importantes os outros, a dividir os brinquedos, a lidar com criar amizades verdadeiramente harmoniosas e para o desenvolvimento da criança. diferenças, a criar empatia e respeito pelo pró- respeitosas? Abaixo, as dicas de Marco Gregori A amizade na infância inaugura os relacionamentos dos pequenos fora do círculo familiar e é um fator importante para o amadurecimento e desenvolvimento das crianças ao ajudá-las a praticar os diferentes tipos de relações que terão na vida futura. “É essencial proporcionar o convívio, desde cedo, com outras crianças e ensinar o valor da amizade, para que as crianças possam acessar novas emoções e desenvolver as relações afetivas. É saudável e importante para o seu crescimento praticar a amizade”, explica Marco Gregori, criador da Rede VIAe, método educacional vivenciado por cerca de três mil alunos na Grande São Paulo, cuja proposta é estimular competências e habilidades demandadas para o século 21, como empreendedorismo, tolerância, cooperação e resiliência.

ximo, além de entender na prática o efeito da colaboração. São habilidades socioemocionais necessárias para a sobrevivência no século 21 e que farão diferença no futuro. Quem contar com elas certamente terá mais chances", diz Gregori. Se o seu filho for tímido, ele pode ser estimulado a fazer novas amizades, ao frequentar locais onde há outras crianças de idades próximas, como parques, ou ao participar de grupos nos quais se compartilha um mesmo interesse, como a prática de um esporte, por exemplo. Em todos os casos, é importante respeitar a personalidade de cada um. “Devemos estimular relações harmoniosas e respeitosas. Não é a quantidade de amigos que importa, mas sim, a qualidade das relações”, lembra Gregori. "Em tempos em que a contabilidade do número de amigos virou algo comum, por conta das redes sociais, é essencial que os pais deixem claro o que importa realmente: a força dos laços e não o número deles", ressalta.

para ensinar os pequenos a serem bons amigos e praticarem a relação: - Incentive as crianças a compartilhar seus brinquedos com os amigos. Isso vai ensiná-las que há felicidade em ver os amigos se divertindo, - Estimule a demonstração de afeto e carinho e mostre que a amizade deve ser cultivada diariamente,

- Permita que a criança traga amigos para casa ou visite seus amigos. Esta aproximação fortalece a relação entre elas, além de garantir a interação entre os pais. - Explique que a criança pode ser ela mesma com os amigos. - Lembre aos pequenos que amizade não evita conflitos pontuais. Explique que o melhor caminho para solucioná-los é conversando e não brigando. - Estimule os pequenos a torcerem pelos amigos e perceberem como a vitória deles faz bem. Isso ajuda a criança a entender que desejar o bem do amigo é desejar o bem a si mesma. Fonte: (www.redeviae.com.br)

Rawpixelimages © dreamstime.com

A amizade verdadeira não é ser inseparável..

é estar separado e nada mudar.

Leve & Leia PG 32 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 33 ÂŽ


Leve & Leia PG 34 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Baixa qualificação torna o mercado de trabalho ainda mais desafiador para o jovem brasileiro

Andres Rodriguez © dreamstime.com

Da redação

Investir em aprendizagem é essencial para jovens conseguirem colocação em meio à crise

O

mercado de trabalho brasileiro está enfrentando uma das piores crises das últimas décadas, e diante do corte severo de vagas, a população mais jovem e menos qualificada é a mais impactada – o relatório divulgado no início do mês pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) denota preocupação especial com essa parcela da população: com o país ocupando a pior posição em relação à criação de empregos em 2016, medidas urgentes devem ser tomadas para evitar que jovens inexperientes e com baixa qualificação profissional fiquem à margem do mercado. Neste âmbito, investir em programas de estágio e aprendizagem são estratégias válidas – ainda que o mercado esteja mais restritivo, essas oportunidades são, muitas ve zes, direcionadas exclusivamente para essa parcela da população e, por serem mais flexíveis, são a principal porta de entrada de estudantes para o emprego formal e qualificação profissional.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Perspectiva é pior para menos qualificados No relatório intitulado “Perspectivas para o Emprego 2016”, a OCDE prevê um cenário que já configura a realidade de muitos jovens brasileiros: com o agravamento da crise, muitos precisaram ingressar no mercado de trabalho, seja para complementar a renda familiar ou custear os estudos. Para a Organização o alto índice da parcela classificada como “vulnerável” – jovens que além de não estarem empregados, não estudam ou não estão investindo na formação profissional é o mais alarmante para o país. Estima-se que 10,6% dos brasileiros entre 15 e 29 anos não possuem formação básica (ensino médio) e correm um sério risco de não conseguirem adentrar no mercado encolhido pela crise. O número é quase o dobro da média observada pela entidade que desde 2014 já alertava quanto à necessidade de medidas urgentes para melhorar a perspectiva profissional do jovem. Diante do desempenho do país no relatório da própria OCDE (o país ocupou a pior colocação entre 44 países quanto à criação de empregos), neste momento a preocupação se volta especialmente para aqueles que, diante das dificuldades econômicas, se veem obrigados a abandonar os estudos. Além disso, os efeitos negativos sobre essa parcela da população podem

perdurar muito mais do que a própria crise, por não terem a chance de desenvolver uma profissão e seguir uma carreira, esses indivíduos se tornam menos competitivos mesmo após o país ter superado esse momento adverso.

Desemprego é menor entre os jovens com mais estudo Ainda que o jovem mais qualificado também enfrente dificuldades ao procurar vaga, os números são mais favoráveis em comparação com aqueles que não tem alguma formação – a última amostragem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad Contínua do IBGE) aponta que entre a população desocupada, os trabalhadores de nível superior representam 9,2%, muito abaixo dos 38% apresentados por aqueles com ensino médio completo. Dentre aqueles que ainda estão em curso de formação, a taxa de desemprego é de 6,4% entre os estudantes de nível superior contra 11,7% do nível médio. Porém, é preciso destacar que diante do cenário adverso, possuir um diploma não é garantia de colocação – se no comparativo as perspectivas são favoráveis, a realidade, especialmente nos grandes centros urbanos, é de grande concorrência mesmo entre os mais qualificados.

Leve & Leia PG 35 ®


Qualificação x Experiência Em todos os casos existe um consenso entre os especialistas: investir em educação é essencial para concorrer no mercado atual. Tanto para o profissional experiente quanto para o jovem que busca uma colocação, trabalhar as habilidades e destacar suas aptidões é mais do que desejável, é essencial. Para o gerente de recursos humanos Rafael Pinheiro é preciso entender que as empresas estão mais seletivas e priorizando profissionais mais bem preparados “O próprio cenário atual permite às empresas serem mais criteriosas em seus processos devido à grande oferta de profissionais. Além disso, o candidato qualificado está mais apto a colaborar com a otimização e inovação de processos dentro da empresa – fatores extremamente importantes nesse momento em que boa parte delas conta com uma quadro mais enxuto.” – explica.

Porém, para o jovem, esse não é o único desafio: com o mercado mais exigente, a inexperiência se torna um dos maiores entraves. Muitas vezes, ele compete por vagas com trabalhadores muito mais experientes e, mesmo com um bom currículo, não consegue a colocação. Para o consultor, o jovem deve ser estratégico, e buscar as oportunidades certas: “Mesmo quando o jovem possui alguma qualificação, se ele não tem experiência, se torna pouco competitivo no mercado formal. Nesse âmbito, os programas de estágio são as melhores opções para os jovem adentrar no mercado. Ainda mais em momentos de crise, procurar um estágio pode ser muito mais efetivo do que concorrer por vagas tradicionais.” Para Pinheiro, a grande vantagem é que, além de não exigirem experiência, esses programas preparam o jovem para o mercado formal a curto prazo.

Nyul © dreamstime.com

Jovem qualificado é melhor remunerado

investir em educação é essencial para concorrer no mercado atual. Leve & Leia PG 36 ®

Participar desses programas confere ao jovem muito mais do que a oportunidade de adquirir experiência, muitas vezes, o estágio também oferece melhor remuneração em comparação com o mercado formal. De acordo com o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o saldo positivo na criação de vagas de trabalho formal se restringe àquelas que oferecem remuneração de até um salário mínimo. Em contrapartida, dados do mercado apontam que os programas de estágio, especialmente os direcionados para os jovens mais preparados, muitas vezes estão acima dessa média. De acordo com Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, esse é outro motivo para o jovem recorrer é grave; essa oportunidade “Para o estudante do nível superior os valores de bolsa-auxílio (remuneração dos estagiários) podem variar entre R$ 1.000,00 e 1.800,00 – os valores maiores são para os últimos anos de graduação e ter inglês é um ótimo diferencial. Mesmo para aqueles que estão iniciando e fazendo um curso técnico, por exemplo, existem vagas com remuneração acima de um salário mínimo. O mais importante é que o jovem siga investindo na qualificação e no desenvolvimento de habilidades, pois esse é o principal diferencial entre os candidatos ao estágio.” Além disso, o especialista aponta que a grande vantagem dessas vagas é que elas são oferecidas em empresas de médio e grande porte, que normalmente reservam vagas para efetivação dos melhores participantes ao fim do programa e, mesmo em caso de não efetivação garantirão ao estagiário recém formado chances muito maiores de se colocar, pois agora tem uma boa experiência no currículo. Outro ponto que merece destaque é que esses postos são voltados especialmente para o preparo do jovem, servindo de estímulo à continuidade dos estudos e inserção na carreira. Todos esses fatores evidenciam ainda mais a necessidade do investimento em aprendizado e qualificação da parcela mais jovem da população.

Fonte: Companhia de Estágios | PPM Human Resources Dados: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad Contínua do IBGE)

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 37 ÂŽ


Leve & Leia PG 38 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


“UP” no currículo:

Invista em uma experiência Internacional para ascender na carreira

Da redação

A CI tem programas de intercâmbio de estudo, trabalho e voluntariado; programa que permite trabalhar no Canadá por até um ano sem precisar estudar é um dos destaques. Uma das melhores formas de dar um “up” na carreira é, sem dúvidas, ter alguma vivência no exterior. Por isso, quem deseja fazer uma imersão em outra cultura e aproveitar para alavancar a carreira tem como ótima oportunidade: os programas da CI – Intercâmbio e Viagem. “A vivência em outro país agrega muito ao currículo e, no período de incertezas que vivemos no Brasil, é uma forma de se diferenciar na hora de uma seleção de vaga para um determinado cargo”, explica o gerente de produtos, Eduardo Frigo. Um dos destaques para quem busca uma experiência em outro país é o programa YouCanada, que permite morar no país por até um ano, sem a exigência de fazer um curso para conseguir o visto. “Com a permissão de trabalho aprovado, você também poderá trabalhar onde e quantas horas quiser, além de poder estudar e viajar por um dos melhores países do mundo”, detalha o gerente.

Para participar do processo seletivo – que vai até o dia 31 de agosto, é preciso ter entre 18 e 35 anos e inglês intermediário. “O programa oferece apoio para encontrar vagas de trabalho na região de Vancouver. Contudo, a pessoa pode escolher qualquer cidade do país, ou até optar por ficar um mês em cada cidade, trabalhando em diferentes lugares. É uma oportunidade incrível”, ressalta Frigo.

Opções de programas Para aqueles que procuram uma qualificação profissional ou desenvolver a fluência em outro idioma, a CI tem outras alternativas de intercâmbio no exterior: Cursos de Idiomas, Cursos Profissionalizantes, Trabalho Voluntário e Trabalho e Estudo são alguns deles. Os cursos de idiomas são os mais procurados, principalmente em países de língua inglesa ou espanhola. Mas a empresa também oferece cursos de idiomas para profissionais com conteúdo focado de acordo com as necessidades do aluno. “O programa de inglês para advogados é um exemplo. O objetivo é aprimorar não apenas a fluência numa língua estrangeira, mas trabalhar a linguagem jurídica usada no contexto daquele profissional”, explica a gerente de produtos Luiza Vianna.

Pobreza não é destino Uma cerca corta a cidade de Nogales ao meio. De um lado, ao norte, está Nogales, estado do Arizona. Do outro lado, ao sul, está Nogales, província de Sonora. Em Nogales ao norte, a renda por habitante é de US$ 30 mil anuais. A escolaridade média é alta. O sistema de saúde é bom. A taxa de criminalidade é baixíssima. Ninguém tem medo de sair às ruas. O padrão das moradias é alto. A população confia no governo. Enfim, Nogales, no Arizona, é uma cidade desenvolvida, com elevado padrão de bem-estar social. Do outro lado da cerca, em Nogales ao sul, a renda por habitante é de um terço da vizinha do norte. O sistema educacional é precário. A escolaridade é baixa. O sistema de saúde não funciona. A criminalidade é alta. As moradias são ruins. As estradas, esburacadas. Abrir um negócio é arriscado. O governo é corrupto. Enfim, Nogales, em Sonora, é uma cidade pobre, atrasada, com baixo padrão de bem-estar social. Como é possível as duas metades da mesma cidade, mesmo povo, mesmo solo, mesmo clima, serem tão diferentes? Por que uma é rica e a outra, miserável? O leitor já deve ter pensado: claro, Nogales ao norte, no Arizona, pertence aos Estados Unidos; Nogales www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

​ s programas de Trabalho e Estudo possibilitam O que a pessoa estude por um período de tempo, e depois que concluir a carga horária determinada, faça estágio em sua área de atuação em países como os Estados Unidos e o Canadá. “É uma excelente oportunidade vivenciar uma experiência profissional em outro país. Para o currículo, é um diferencial conhecer a dinâmica do setor fora do Brasil, além disso a pessoa desenvolve novas habilidades, aprimorando seu desempenho no cargo que ocupa”, revela o gerente de produtos, Eduardo Frigo, responsável pelo programa. Outra opção são as viagens ao exterior para ser voluntário de algum programa social ou ambiental. “O trabalho voluntário vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo. É uma chance de praticar o inglês e, ao mesmo tempo, ajudar numa causa social. Esse tipo de atividade também é muito bem vista pelas empresas, pois agrega valores, como altruísmo e a coletividade”, conclui Frigo. Para mais informações, acesse o site ci.com.br/carreira. Serviço: CI Butantã ( veja anúncio na página ao lado)

José Pio Martins*

ao sul, em Sonora, pertence ao México. Quando o México ficou independente, em 1821, a região de “Los Dos Nogales” (as duas nogueiras) pertencia ao Estado mexicano chamado Velha Califórnia. Após a guerra México-Estados Unidos de 1846-1848, os Estados Unidos adquiriram territórios mexicanos e as duas cidades nasceram, separadas por uma cerca. A primeira conclusão é óbvia: a Nogales do Arizona desfruta das instituições norte-americanas, de alta qualidade, propícias ao desenvolvimento econômico e social, enquanto a Nogales de Sonora sofre com as instituições mexicanas, de baixa qualidade, ineficientes e corruptas. Pobreza não é destino, e pode ser superada mesmo nos países com escassos recursos naturais, desde que, para começar, tenham instituições eficientes e de alta qualidade. Com instituições boas, nas quais a população confia, baixo nível de corrupção e um corpo de leis que crie incentivos aos negócios, estimule o empreendedorismo e premie o trabalho e a competência, o progresso material e o desenvolvimento social acontecem. A maior de todas as instituições é o governo, em seus três níveis de poder. Se o governo é ruim, a corrup-

ção é alta e a eficiência é baixa, e isso é o quanto basta para minar as chances de desenvolvimento. Em alguns países, diante da pobreza causada por maus governos e instituições ruins e corruptas, muitas pessoas e políticos pedem mais Estado e mais governo. É o mesmo que colocar a raposa para cuidar do galinheiro e, diante do sumiço de galinhas, solicitar mais raposas para solucionar o problema. Há algo de esquizofrênico em não confiar na política e, mesmo assim, pedir mais governo, mais estatização e mais impostos. Os países desenvolvidos são os que têm um forte setor produtivo privado, ambiente favorável aos investimentos, leis boas e estáveis, governo eficiente, respeito ao direito de propriedade e liberdades individuais. O exemplo das duas cidades de Nogales – que, apesar de tão iguais, são tão diferentes – é apenas um, mostrando o que funciona e o que não funciona. Mas os socialistas não cedem às evidências e aos fatos: continuam desejando o que não funciona. *José Pio Martins é economista e reitor da Universidade Positivo.

Leve & Leia PG 39 ®


Pokemon Go:

entre interação e dispersão, veja prós e contras segundo psicoterapeuta

Desde que foi lançado no Brasil, o jogo de captura de "monstrinhos" tornou-se o "centro das atenções" no cotidiano das pessoas e na web; psicoterapeuta analisa o impacto desse fenômeno nas relações interpessoais. Sucesso de público em todo o mundo, o Pokémon Go foi liberado para ser baixado no Brasil em 3 de agosto e, desde então, o jogo tem atraído milhões de fãs no país, um público diverso e variado disposto a caçar e capturar "monstrinhos", virtualmente instalados em vários pontos das cidades. Esse game mescla realidade e mundo virtual, mas até que ponto ele pode ser benéfico para as pessoas? Primeiramente, a psicoterapeuta Maura de Albanesi cita uma vantagem: forçar as pessoas a se movimentarem: "Não deixa de ser uma forma de entretenimento que ‘obriga’ o indivíduo, seja criança ou adulto, a se mexer, ir a lugares e não ficar parado em uma sala ou ambiente focado em um jogo por horas e horas, como acontece muitas vezes com os videogames tradicionais. Esse game estabelece uma certa interação com meio e até com algumas pessoas", afirma. Uma reportagem recente da BBC, por exemplo, citou o caso do jovem autista britânico Adam Barkworth que não se sentia à vontade em frequentar lugares públicos, mas por causa do Pokémon Go, ele passou a sair de casa e até interagir mais com os pais. A mãe do rapaz afirmou à reportagem que os laços familiares foram fortalecidos. O jogo foi lançado em julho no Reino Unido e toda a Europa.

Existe interação? Para Maura, através do jogo, embora exista algum tipo de interação entre as pessoas, na prática, essa interação é mais latente entre o indivíduo e a máquina. "Se compararmos a uma partida de futebol, seria como se cada um estivesse com a sua própria bola. Além desta individualidade, o indivíduo se desliga do meio externo e de tudo ao redor. Por isso temos esses acidentes registrados recentemente, com pessoas que se machucaram ou foram assaltadas, enquanto estavam jogando, imersas nesse contexto", afirma. O lado negativo quanto ao uso do game é observado justamente pelo fato de promover essa dispersão, porque, enquanto joga, a pessoa não vai notar detalhes e fatos externos. Maura ainda ressalta que a comunicação digital é mais propícia à desatenção do que uma conversa real. Como exemplo, cita a situação em que a pessoa esteja dirigindo e conversando com alguém ao seu lado no carro. Neste caso, é possível prestar a atenção em tudo o que acontece ao redor e fazer outras coisas, porque as duas pessoas fazem parte de um mesmo ambiente. "Mas se ela está falando com outra pessoa pela internet, a situação é outra, porque ela se desliga de tudo o que ocorre na realidade. Essa pessoa sequer nota o que se passa lá fora", afirma.

estamos diante de uma pessoa, onde recebemos e emitimos energias. Nem percebemos o quanto nos dedicamos emocionalmente e mentalmente a essas máquinas ", destaca. Maura cita que quando a pessoa está conectada a jogos, redes sociais e internet, é como se ela apagasse da tela mental todos os estímulos externos. "O jogo veio nos mostrar que até para nos divertimos dependemos da internet. Não podemos negar que estamos numa era digital. O mundo hoje é virtual e mantemos relações com as pessoas dessa forma. A internet dá sensação de preenchimento e quando a pessoa fica sem, ela se sente ‘vazia’, como se não pertencesse a esse mundo. Mas, talvez, seja preciso dosar essa dedicação à web e viver um pouco mais a realidade", afirma.

Limites: como os pais devem agir? Um dos grandes desafios dos pais atualmente é lidar com os limites quanto ao uso da internet, por parte dos filhos. E muitas vezes, proibir os pequenos de jogar games como o Pokémon Go pode interferir até na sociabilização deles, já que os demais amiguinhos estão inseridos nesse contexto, e dessa maneira, a criança pode se sentir um "peixe fora d´água". Por isso, a especialista orienta não proibir o uso do game, mas impor limites quanto ao tempo de utilização. "É importante estabelecer um período e frequência de uso diário, me refiro não apenas aplicar essa regra às crianças, mas para os adultos também. De maneira geral, se você passa o dia inteiro conectado, você deixa de viver a realidade e fazer

atividades que fazem bem e são essenciais à saúde, ao corpo e à mente", define.

amoklv © dreamstime.com

Da redação

Nosso potencial de comunicação entregue à máquina Segundo a psicoterapeuta, como no mundo virtual, a pessoa se conecta a outra realidade, toda a energia e potencial de comunicação dela é liberada para a máquina. "Não existe troca de vibrações, como ocorre quando

Leve & Leia PG 40 ®

Fonte: Maura de Albanesi é mestre em Psicologia e Religião pela PUCSP, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos. Site: http://mauradealbanesi.com.br

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Feliz seja sua Primavera!

Seja Leve, pega Leve, sinta-se leve.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 41 ÂŽ


Os pontos positivos e negativos

das redes sociais Da redação

© Sean Nel | dreamstime.com

As redes sociais são ótimas ferramentas de comunicação e facilitam a vida em diversos aspectos, porém, deve-se levar em conta também o que há de prejudicial nas relações em rede. Para ajudar nesse entendimento, psicoterapeuta elenca cinco pontos positivos e negativos dos sites de relacionamentos.

N

os dias atuais, as diversas opções de sites de relacionamentos ocupam uma parte significativa do tempo das pessoas, principalmente dos mais jovens. Twitter, Facebook, Youtube, Google+ e Instagram são algumas das principais e também mais utilizadas no Brasil. Com elas é possível falar com uma pessoa no Japão e outra na Bahia, simultaneamente; compartilhar o que se está fazendo por meio de vídeos, fotos ou textos, em tempo real e tudo isso com interação total com os amigos. Ou seja, são ótimas ferramentas de comunicação e de entretenimento, agilizam e facilitam a nossa comunicação diária. Entretanto, na mesma proporção que têm pontos positivos, contam também com negativos, como, por exemplo, a sensação de solidão ou a dificuldade de superar a timidez.

Leve & Leia PG 42 ®

O usuário deve ter em mente que não é ele que está a serviço das redes sociais, são elas que devem trabalhar a seu favor, para facilitar e agilizar a sua vida. O uso indiscriminado, sem se preocupar com os vícios de comportamento que elas podem oferecer é prejudicial. Entender o que esses sites têm a oferecer de positivo e quais são os aspectos negativos é o primeiro passo para estabelecer o seu uso saudável. "É importante avaliar quais são os reais benefícios que elas oferecem. Até que ponto fazem bem? Dou muita importância para o que eu vejo e faço no ambiente virtual? Estou feliz com os relacionamentos que tenho em rede? Perguntas como essas provocam questionamentos internos importantes acerca de como a pessoa se relaciona nestes sites e quais são seus sentimentos em relação à sua vida em rede", argumenta a psicoterapeuta Maura de Albanesi. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


A possibilidade de compartilhar aquilo que se vive, em tempo real, é um dos chamarizes da internet, mais especificamente dos sites de relacionamento. Ao relacionar-se em rede, o usuário tem ao seu dispor inúmeras possibilidades, como a troca de experiência, o compartilhamento de informações, além da comunicação ágil e direta. Por outro lado, pode causar nas pessoas uma certa obrigatoriedade de ser feliz, já que existe uma espetacularização da felicidade.

"O indivíduo não está num dia bom, está triste, abre o seu perfil e se depara com uma série de imagens, textos em que seus seguidores desfrutam e descrevem momentos felizes. Cria-se aí um cenário onde a sensação que se tem é da obrigação de ser feliz, como se naquele espaço, o virtual, não houvesse outra opção a não ser a de es- t a r sempre bem", explica a psicoterapeuta.

Veja abaixo quais são os pontos positivos e negativos do uso das redes sociais, elencados pela psicoterapeuta.

Os pontos positivos são:

Os pontos negativos são:

1 - Ajudam a manter os relacionamentos, mesmo à distância: No dia a dia, que é muito corrido, uma simples mensagem alivia a angústia da separação. Uma conversa por vídeo, por exemplo, é uma boa opção para aqueles casais que moram longe um do outro. O contato visual, mesmo que pela tela de um dispositivo móvel, já é suficiente para diminuir a saudade.

1 - Sensação de solidão: A redes sociais acabam oferecendo um relacionamento superficial onde, muitas vezes, não há um aprofundamento das relações. A pessoa busca intimidade, porém há uma capa de superficialidade que não permite uma interação mais profunda, ou seja, a relação para num certo ponto. A verdadeira dor e a angústia acabam não sendo compartilhadas.

2 - Suscitam o sentimento de "fazer parte" de um contexto ou relação: Por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos o indivíduo encontra uma forma de se fazer presente, interagindo com seus amigos e seguidores. Existem diversos grupos que são formados a partir de gostos e interesses parecidos e isso colabora na construção da identidade.

2 - Perda de tempo sem perceber: O usuário usa o tempo livre que tem para bater papo no Facebook e Twitter, ou então ver fotos no Instragram. No entanto, o que ele não percebe são os segundos preciosos que gastou. São minutos e horas que poderiam ser utilizados em outras atividades, mais produtivas e instigantes que acabam sendo empregadas às curtidas e compartilhamentos desnecessários.

3 - Facilitam a expressão do que se sente e pensa: O compartilhamento de textos, fotos, vídeos e imagens é uma forma saudável de se expressar. Essa é uma oportunidade de compartilhar experiências e opiniões. 4 - Dão a oportunidade de pensar antes de reagir: Na comunicação verbal a reação é instantânea, enquanto que na comunicação virtual escrita temos mais tempo para pensar antes de agir. Essa possibilidade diminui as chances de cometer certos constrangimentos. 5 - Estimulam a criatividade: Muitas pessoas usam o seu perfil na rede para se expressar e essa abertura, proposta pelas redes sociais, dá ao jovem a oportunidade de mostrar o seu talento. A agilidade da internet, das interações, com respostas instantâneas geram no indivíduo o estímulo de criar novos conteúdos, com objetivo de agradar os amigos e conquistar mais seguidores, o que consequentemente agrada a si mesmo.

3 - Aumento da fofoca: Gasta-se tempo e energia verificando o que o outro está fazendo, comprando, comendo ou assistindo, uma espécie de Big Brother virtual. Ao invés de cuidar de sua própria vida, de si, o foco fica no outro. 4 - Estimulo à inveja: Muitos conteúdos compartilhados são sobre bons momentos, festas, viagens a lugares lindos ou um jantar num bom restaurante, entretanto nem sempre quem vê estes posts está desfrutando dessas maravilhas. É aí que surge a inveja por não estar na mesma condição que o outro. Esse sentimento não é ruim, o problema se dá em como a pessoa encara a situação. 5 - Criam barreiras para a socialização física: A pessoa tímida recorrerá às redes sociais para se expor, porém, dependendo do grau de timidez, o indivíduo pode usá-las como o único canal para interagir com as pessoas, fugindo da exposição face a face. Este distanciamento não é saudável.

Fonte: Maura de Albanesi é mestre em Psicologia e Religião pela PUCSP, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos. www.mauradealbanesi.com.br.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 43 ®


Torta de banana com crocante de castanha Ingredientes

1 xícara de açúcar mascavo 1 1/2 xícara de castanha-do-pará picada 1 1/2 xícara de coco seco ralado 2 unidades de ovo batidos 2 xícaras de açúcar 1 xícara de óleo 2 colheres (chá) de canela em pó 1/4 xícara de licor de cacau (ou outro de sua preferência) 1 unidade de limão (suco) 2 colheres (chá) de essência de baunilha 1/2 colher (chá) de sal 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara de banana nanica ou prata picada 2 colheres (chá) de fermento químico em pó manteiga para untar

Prepare a torta . No liquidificador, junte os 2 ovos batidos com 2 xícaras de açúcar normal, 1 xícara de óleo, 4 colheres de chá de canela em pó, 1/4 de xícara de licor de cacau, suco de 1 limão, 2 colheres de chá de essência de baunilha e 1/2 colher de chá de sal. Bata até incorporar. Adicione ​2 xícaras de farinha de trigo, 1/2 xícara de banana nanica ou prata picada e 2 colheres de chá de fermento químico em pó e misture com uma espátula. Transfira para uma fôrma (retangular ou redonda), untada com manteiga e polvilhada com farinha. Distribua o crocante por cima. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 45 minutos ou até que a superfície doure ligeiramente. Retire do forno, espere amornar e sirva.

Modo de preparo Prepare o crocante. Dica: “É uma delícia devorar a torta ainda morna. Se não for servir Em uma tigela, misture 1 xícara de açúcar mascavo, 1 1/2 xícara imediatamente, leve-a de volta ao forno antes de colocar na mesa. de castanha-do-pará picada, 1 1/2 xícara de coco seco ralado e Acompanhe com uma bola de sorvete de creme.” reserve. Fonte:M de Mulher

Leve & Leia PG 44 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Filé de frango à napolitana Ingredientes 02 Peitos de Frango 02 colheres de manteiga 1/4 de xícara de vinho branco 1/2 xícara de creme de leite 1/3 de xícara de ervilhas 1/3de xícara de cenoura crua cortada em palitos 1/4 de xícara de cebolinha verde Modo de preparo Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo alto, adicione os filés de frango e frite por 3 minutos de cada lado ou até que dourem e estejam cozidos. Transfira o frango para um prato. Na mesma frigideira, adicione o vinho e cozinhe por 2 minutos para reduzir. Reserve.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Numa panela, adicione o vinho, o creme de leite, a ervilha e a cenoura e mantenha até esquentar. Recoloque o frango na frigideira para esquentar. Opção de batatas assadas para acompanhar. Sirva com os legumes preparados com o creme de leite.

Leve & Leia PG 45 ®


Penne com melão e presunto cru Ingredientes CHEF: Marcella Hazan

Uma receita diferenciada que traz o adocicado do melão em combinação com o salgado do presunto e molho de creme de leite.

Ingredientes 2 xícaras (chá) de penne pré-cozido 1 xícara (chá) de melão cortado em cubos 2/3 de xícara (chá) de creme de leite 1/2 colher (chá) de massa de tomate 1/2 colher (chá) de manteiga 1 colher (chá) de suco de limão 6 fatias de presunto cru; Sal; Pimenta-do-reino Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e deixe aquecer. Acrescente o melão e deixe-o dourar. Adicione o creme de leite, o suco de limão, a pasta de tomate, a manteiga, acerte o tempero e aqueça. Em seguida, junte a massa (já cozida e al dente). Mexa e reduza até resultar em uma mistura cremosa. Despeje em um prato e decore com o presunto cru. Rendimento: 1 porção

Leve & Leia PG 46 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Chips de batata-doce

ao molho apimentado de abacate Ingredientes Chips Ingredientes: 2 batatas médias + azeite + salsinha + papel manteiga. Molho Ingredintes: ½ abacate maduro + suco de 1 limão + 1 dente de alho + 4 col. (sopa) de azeite + sal marinho + pimenta do reino branca + molho de pimenta Tabasco + 2 col. (sopa) de coentro picado (opcional). Modo de preparo do chips Corte as batatas na espessura de, aproximadamente, 2 milímetros. Forre um tabuleiro com papel manteiga e, com a ajuda de um pincel, unte o papel manteiga. Coloque as fatias das batatas sob o papel untado, pincele azeite por cima de cada batata e salpique sal. Asse em forno preaquecido a 200°C por 25 minutos ou até ficarem crocantes.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Modo de preparo do molho Triture todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto. Conserve na geladeira em um recipiente envolvido com filme plástico até a hora de servir. Fonte e fotos: M de Mulher

Leve & Leia PG 47 ®


Suflê de camarão Leve, cremoso e incomparável: aprenda já a preparar esta receita.

Modo de preparo

Ingredientes 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 cebola média picada 1 dente de alho picado 300 gramas de camarão rosa limpos 1 colher (chá) de sal 500 mililitros de leite 3 unidades de gema de ovo

Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Junte os camarões e o sal e deixe em fogo brando (160 ºC). Mexa por 5 minutos ou até que os camarões mudem de cor. Reserve. Bata no liquidificador o leite, as gemas, os tomates, o amido de milho, o queijo ralado, a salsinha e a pimenta.

2 unidades de tomate sem semente picado 2 colheres (sopa) de amido de milho 8 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado salsa (ou salsinha) picada a gosto pimenta-dedo-de-moça picada a gosto 3 unidades de clara de ovo margarina para untar farinha de rosca para polvilhar

Leve a mistura para cozinhar em fogo brando e mexa sempre até engrossar. Junte os camarões e deixe esfriar. Bata as claras em neve e junte delicadamente ao creme com os camarões. Unte um refratário com margarina, polvilhe farinha de rosca, coloque o suflê e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar.

Ser criança é perseguir a felicidade sem se importar com a idade. Feliz seja a sua criança interior!

Leve & Leia PG 48 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Espaguete à bolonhesa

Nada é mais clássico para o almoço de domingo do que o espaguete à bolonhesa! Ingredientes

2 colheres (sopa) de extrato de tomate 1/2 colher (sopa) de azeite de oli- sal a gosto va pimenta-do-reino a gosto 2 unidades de cebola média pi- 1 xícara (chá) de água cada 400 gramas de tomate pelado 3 unidades de cenoura picada 1 xícara (chá) de leite desnatado 6 dentes de alho amassados 400 gramas de macarrão espa300 gramas de patinho moído guete 300 gramas de peito de frango folha de manjericão para decorar moído Modo de preparo Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio (170 ºC a 190 ºC) e refogue a cebola, a cenoura e o alho, mexendo às vezes, por 2 minutos ou até ficarem ligeiramente macios. Acrescente as carnes moídas e frite por 5 minutos, amassando com uma colher para soltar a carne. Junte o extrato de tomate e tempere com sal e pimenta. Junte a água, o tomate pelado e deixe ferver.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada, mexendo às vezes, por 1 hora ou até obter um molho encorpado. Adicione o leite e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Verifique o sal. Em uma panela grande com bastante água, temperada com sal, cozinhe o espaguete até ficar al dente. Escorra e sirva com o molho. Decore com o manjericão. Fonte e fotos: M de Mulher

Leve & Leia PG 49 ®


Leve & Leia PG 50 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Lasanha de berinjela Napolitana Ingredientes 20 unidades de tomate 4 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 unidade de cebola picada 1/2 xícara (chá) de ervas variadas misturadas (manjericão, sálvia, tomilho) picadas 2 unidades de berinjela grande 400 gramas de queijo mussarela fatiado 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado sal a gosto pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo Lave bem os tomates, corte-os em quatro e coloque em uma panela com tampa. Em fogo baixo (140 ºC a 150 ºC), deixe cozinhar com a própria água que se solta do tomate, até ficarem bem macios. Passe por uma peneira. Em outra panela, aqueça o azeite, doure a cebola e junte o molho passado pela peneira. Tempere com as ervas, o sal e a pimenta e reserve.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Corte as berinjelas, com casca, em fatias finas no sentido longitudinal. Em uma grelha antiaderente, grelhe as fatias de berinjela levemente dos dois lados. Em um refratário retangular, coloque uma camada de berinjela, cubra com molho e acrescente uma camada de mussarela. Repita as camadas sucessivamente até terminarem os ingredientes, sendo a última camada de mussarela. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno, preaquecido, a 175 ºC durante 30 minutos. O próprio molho cozinhará a berinjela. Sirva em seguida. Dica: varie a receita usando molho branco. Fica uma combinação muito gostosa com berinjela. *Fonte: M de Mulher

Leve & Leia PG 51 ®


© Katarzyna Bialsiewicz | dreamstime.com

Sobre o amor…

belíssimo conto chinês!

Há um conto chinês que narra a história de um jovem que foi visitar um sábio conselheiro e lhe falou sobre as dúvidas que tinha a respeito de seus sentimentos por uma bela moça. O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disselhe apenas uma coisa: “Ame-a“. E logo se calou. O rapaz insatisfeito, acrescentou: “Mas ainda tenho dúvidas…“. Novamente, o sábio lhe disse: “Ame-a“. E, diante do desconcerto do jovem, depois de um breve silêncio, continuou: Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda. Simplesmente: Ame! A vida sem AMOR… não tem sentido. E ainda prosseguiu o sábio:

Leve & Leia PG 52 ®

A inteligência sem amor te faz perverso. A justiça sem amor te faz implacável. A diplomacia sem amor te faz hipócrita. O êxito sem amor te faz arrogante. A riqueza sem amor te faz avarento. A docilidade sem amor te faz servil. A pobreza sem amor te faz orgulhoso. A beleza sem amor te faz ridículo. A autoridade sem amor te faz tirano. O trabalho sem amor te faz escravo. A simplicidade sem amor te deprecia. A lei sem amor te escraviza. A política sem amor te deixa egoísta. A vida sem AMOR… não tem sentido.

7

maneiras de aumentar a libido feminina Da redação

Especialista em sexualidade ensina mulheres a aumentarem o prazer Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


F

isioterapeuta especializada em uroginecologia e coach de relacionamento, Cátia Damasceno já ajudou a transformar a vida de mais de 155 mil mulheres com suas apresentações e seu treinamento online, o Programa Mulheres Bem Resolvidas. A especialista é sempre questionada sobre as melhores formas de uma mulher aumentar sua libido. Cátia traz uma lista de sete formas de aumentar a libido e o prazer. “Acredito que casais podem aproveitá-la justamente para revigorar a relação e relembrar de quando eram apenas namorados”, propõe a especialista.

1- Conversar

A especialista ensina que o casal que conversa tende a liberar mais libido na hora do sexo. “Através da conversa, podemos conhecer o outro melhor e descobrir se o que era importante no sexo ontem, ainda permanece importante hoje”, destaca. Segundo ela, é conversando que um casal consegue acertar diferenças entre desejo e expectativa. 2- Apostar nas preliminares As preliminares não existem à toa, conforme explica a especialista. “É nesse processo que obtemos estímulos para a lubrificação e a dilatação ideal da vagina”, explica. Segundo Cátia, este processo tende a demorar ainda mais conforme os anos passam. “A concentração de hormônios muda conforme as fases da vida de uma mulher, e por isso é importante sempre buscar se conhecer e descobrir o próprio corpo”, destaca. 3- Cuidar da saúde Quando se pratica atividades físicas, aumenta-se a produção de endorfina e testosterona, hormônios importantes para o prazer sexual feminino. Cátia destaca que é importante a mulher praticar atividades físicas que sejam prazerosas. “Caminhadas são excelentes para ajudar na circulação e manter a disposição”, indica.

4- Entender o próprio corpo

6- Ler mais sobre sexo

A especialista destaca a importância de que cada pessoa deve compreender o próprio nível de libido e desejo sexual. “É impossível comparar o próprio corpo com o dos outros, por isso tentar definir um padrão a ser seguido por tornar as coisas piores”, alerta Cátia.

A fisioterapeuta defende a ideia de que ler sobre sexo pode ser uma ótima maneira de estimular os desejos. “Se você ler um livro sensual ou um conto erótico durante o dia, sua noite pode ser muito mais divertida”, aconselha. Cátia reforça que uma boa leitura pode estimular a imaginação e as fantasias. “Ler, conversar e falar sobre sexo são as melhores estratégias para elevar os desejos”, resume.

5- Acabar com o estresse Pessoas estressadas são menos propícias ao sexo. A especialista explica que o excesso de correria do dia a dia e os problemas aumentam a produção de adrenalina no corpo. “Esta substância faz com que os vasos se contraiam, dificultando a lubrificação vaginal”, explica. “Tente sempre desacelerar e relaxar antes de iniciar uma relação, para aumentar a libido e melhorar as coisas na cama”, sugere Cátia. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

7- Soltar-se mais na cama Cátia explica que a libido tende a aumentar quando a mulher se sente mais segura. “Para aumentar a segurança, a mulher precisa se sentir mais segura, e para isso acontecer, é importante deixar de lado as preocupações com as inseguranças do corpo”, ensina, destacando a importância de ter foco e atenção no momento. “Preste atenção na respiração e no beijo na boca”, sugere.

Leve & Leia PG 53 ®


Que posssamos acordar, abrir a janela e dizer:

Mestre,

obrigado por mais um dia e por estarmos juntos em mais uma estação.... Feliz Primavera.

Leve & Leia PG 54 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Homens: obesidade e testosterona

A

Maior parte dos paulistanos não relacionam a obesidade com a diminuição de testosterona, afirma pesquisa nacional

Da redação

redução do hormônio masculino com a idade, conhecida popularmente como andropausa, afeta de 15 a 20% dos homens acima dos 50 anos

ra para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), a doença vem crescendo cada vez mais, e levantamentos apontam que mais de 50% da população brasileira já está acima do peso.

Grande parte dos brasileiros não desconfia que a obesidade é um dos principais fatores relacionados à andropausa, condição multifatorial caracterizada pela queda dos níveis de testosterona em homens, também conhecida como hipogonadismo. Em pesquisa recente, realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a Bayer em São Paulo (SP), cerca de 93% dos homens maduros (50 aos 70 anos), não relacionaram a obesidade à condição e, entre os mais jovens (18 aos 22 anos), o número sobe para 99%.

Entre os impactos negativos que a obesidade pode causar à saúde do homem, estão o maior risco de aterosclerose, diabetes, síndrome metabólica, doença hepática gordurosa não alcoólica, problemas cardíacos e disfunção erétil (popularmente chamada de impotência sexual), o que prova que a doença representa um sério fator de risco para a redução da qualidade e da expectativa de vida.

A pesquisa realizada com 2.000 homens de sete capitais (Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), aponta que a maior parte da população masculina na cidade de São Paulo credita a redução de testosterona à falta de qualidade de vida (33% entre os mais maduros e 36% entre os mais novos) e mudanças dos níveis hormonais (31% entre os mais maduros e 36% entre os mais jovens). A obesidade, um dos possíveis fatores relacionados ao hipogonadismo, é pouco citada entre os mais maduros (7%) e a menos citada entre os mais jovens (1%). Entre as preocupações masculinas ligadas à saúde, a pesquisa apontou que a doença que mais aflige os paulistanos é a impotência sexual (36% entre os mais maduros e 32% entre os mais jovens), seguida de câncer de pulmão (24% e 26% respectivamente). A obesidade preocupa bem menos, 9% dos mais maduros e sequer foi citada entre os jovens. Hoje, a obesidade é apontada pela Organização Mundial da Saúde como um dos maiores problemas de saúde pública, com um enorme impacto econômico na sociedade. A projeção é que, em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, e mais de 700 milhões obesos. Já no Brasil, de acordo com a Associação Brasileiwww.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

"Alertamos que estar fora do peso é um risco para a saúde dos homens, pois pode desencadear várias doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, bem como influenciar no surgimento do hipogonadismo em homens maduros, isso porque, o excesso de tecido adiposo altera o funcionamento da hipófise e dos testículos, inibindo a produção da testosterona. Esse quadro é mais acentuado a partir dos 45 anos", reforça o urologista Archimedes Nardozza Jr., Presidente da SBU. A queda da testosterona traz diversos problemas aos homens e prejudica diretamente a qualidade de vida ao provocar alterações de humor, cansaço, sensação de perda de energia e diminuição das massas óssea e muscular. Além disso, afeta também a vida sexual ao diminuir a libido e desencadear a disfunção erétil, o que é uma preocupação para um número significativo de homens. Entre os paulistanos mais jovens (18 a 22 anos), 43% se preocupam com a impotência sexual e a perda de libido. Já entre os mais maduros (50 a 70 anos), esse número sobe para 56%. O levantamento aponta ainda que 40% dos jovens paulistanos não gostam de pensar na velhice e nos impactos que o avanço da idade pode trazer na saúde masculina.

Um problema que tem solução

Por ser considerada uma doença crônica, a obesidade necessita de intervenção médica, pois

sem tratamento, contribui de forma significativa para uma série de efeitos adversos sobre o sistema cardiovascular. Assim, a perda de peso nestes pacientes em qualquer momento da vida adulta pode resultar em benefício para a saúde. "Para viver com saúde e qualidade, além de buscar uma alimentação saudável e a prática de atividade física, é preciso reforçar a importância da consulta médica e da realização de exames periódicos. Dessa forma, se existir alguma anormalidade, o médico irá avaliar e indicar o tratamento adequado", completa Dr. Archimedes. Um estudo publicado neste ano no International Journal of Obesity avaliou prospectivamente 411 homens hipogonádicos e obesos que foram tratados com reposição hormonal, durante um período de 8 anos e foi observada significativa perda de peso na maior parte deles (perda de peso > 10% em mais de 65% dos pacientes). A reposição de testosterona em homens com hipogonadismo tem como objetivo normalizar os níveis hormonais e controlar os sinais e sintomas relacionados ao problema. Segundo o Dr. Farid Saad, diretor da área de Andrologia da Bayer na Alemanha, "a reposição de testosterona em pacientes com hipogonadismo em longo prazo foi associada com aumento de massa magra, redução de peso e da circunferência abdominal.” Fontes:www.bayer.com.br Sociedade Brasileira de Urologia-www.portaldaurologia.org.br.

Leve & Leia PG 55 ®


Serviços

Leve & Leia PG 56 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Fique sabendo

Multas por embriaguez ao volante mais que dobram em São Paulo

Autuações saltaram de 3.242 para 8.650. Isso representa uma alta de 167% A quantidade de motoristas multados por dirigirem sob o efeito de álcool no primeiro semestre deste ano, na cidade de São Paulo, mais do que dobrou na comparação com o mesmo período de 2015. Em um ano, as autuações realizadas pelo CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), da Polícia Militar, saltaram de 3.242 para 8.650. Isso representa uma alta de 167%. Entre janeiro e junho deste ano, em média, a cada 30 minutos, um motorista que dirigia após ter ingerido bebida alcoólica foi multado pelo órgão. É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados do CPTran obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Classificado pela legislação brasileira como infração administrativa, e não como crime, dirigir sob o efeito de álcool prevê a aplicação de multa de R$ 1.915,40, além da anotação de sete pontos no prontuário do condutor e da proibição de dirigir por um ano. Essas punições estão previstas no art. 165 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e independem de prova técnica, produzida por testes como o do bafômetro, por exemplo. O testemunho do policial, com base em sinais como a verificação de odor de álcool no hálito ou vermelhidão dos olhos, é o suficiente para que ela seja aplicada.

Já o crime de embriaguez ao volante, previsto no art. 306 do CTB, ocorre quando o teste do bafômetro aponta índice igual ou superior a 0,34 mg/L (miligrama de álcool por litro de ar expelido pelo motorista). No exame de sangue, esse índice tem de ser igual ou superior a 6 dg/L (seis decigramas por litro de sangue). Um homem de 70 kg que ingerir três latas de cerveja (1.050 mL) já pode apresentar esses índices, segundo a polícia. Quando a polícia realiza um flagrante de embriaguez ao volante, o motorista é detido. No entanto, como a pena prevista para esse delito é de seis meses a três anos, o próprio delegado pode estipular uma fiança para que o suspeito, após o pagamento, responda à acusação em liberdade. De acordo com os dados disponibilizados pela CPTran, as prisões por embriaguez ao volante também cresceram no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2015 _só que em uma proporção bem inferior à verificada na análise das multas. Houve um salto de 21% (de 110 para 133 casos) no período. Os números do Comando de Policiamento de Trânsito mostram que de 2014 para cá tanto as multas quanto as prisões por embriaguez ao volante têm crescido na capital paulista.

Só a multa não gera temor nas pessoas, avalia especialista A aplicação de uma multa de quase R$ 2.000 não é o suficiente para inibir motoristas que insistem em dirigir após terem bebido. A avaliação é do o presidente da Comissão de Direito Viário da OAB/SP (Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil), Maurício Januzzi. “A multa, por si só, não gera o temor nas pessoas. A legislação atual, embora tenha passado por alterações nos últimos

anos, não é suficiente para coibir a prática de crimes”, diz Januzzi. Para o especialista, só “a certeza de punição” fará com que a estatística de crimes de trânsito e, consequentemente, a de pessoas mortas e feridas em acidentes, caia no país. “As penas têm de ser alteradas para que o motorista saiba que [a prática desses crimes] vai dar em alguma coisa. A atual legislação não intimida ninguém.”

Outro lado

Procurada para comentar quais fatores, em sua avaliação, influenciaram o aumento das multas e das prisões por embriaguez ao volante, a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) disse por meio de nota enviada por sua assessoria que o CPTran “otimizou os bloqueios” que realiza em virtude do mapeamento dos locais com maior índice de ocorrências relacionadas ao consumo de álcool. Leia, abaixo, a íntegra da nota que a pasta enviou à reportagem: “O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) informa que planeja as fiscalizações da Operação Direção Segura por meio de dados de inteligência policial, levando em conta o mapeamento de locais com maior índice de ocorrências relacionadas ao consumo de álcool. Isso otimizou os bloqueios realizados. Houve aumento de 40,7% no número de blitze realizadas pelo CPTran, na comparação de 2014 (1.280 bloqueios) com 2015 (1.801 bloqueios). Consequentemente, as prisões (artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro) aumentaram 354,54% e as autuações administrativas (Art. 165 e 277) 32,32%, no mesmo período. Já no primeiro semestre deste ano foram realizados 1.437 bloqueios, 135 flagrantes pelo artigo 306 do CTB e 8.916 autuações pelos artigos 165 e 277.” Foto: Marcos Santos/USP (www.fiquemsabendo.com.br)

No Rio de Janeiro

“Minha Bronca” registra mais reclamações sobre buracos e problemas com acessibilidade em ruas Queixas de transito/mobilidade ocupam segunda posição no ranking

O aplicativo Minha Bronca divulga os cinco serviços públicos que mais receberam reclamações ao longo de oito dias de funcionamento no Rio de Janeiro. Buracos e problemas com acessibilidade aparecem empatados na primeira posição, com 28% de denúncias cada. O segundo lugar foi ocupado por trânsito/mobilidade, com 21% das reclamações, seguido por água e esgoto, com 13%, e lixo, com 10% das reclamações, aparece em último lugar. Ao todo já foram mais de 1 mil downloads do app nas plataformas IOS e Android. O Minha Bronca foi lançado oficialmente, no dia 18 de julho, em todo o estado do Rio de Janeiro. A proposta do aplicativo é conscientizar o cidadão para a cobrança por melhoria dos serviços públicos. Qualquer pessoa com um smartphone – sistemas Android ou iOS - pode baixar o www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

aplicativo e fazer uma reclamação, com foto, denunciando problemas nos serviços públicos. Automaticamente, uma mensagem com os dados é enviada para a equipe do aplicativo, que trata a demanda e a direciona para o órgão público responsável, além de postá-la, posteriormente, no perfil do Minha Bronca, no Facebook. Reclamações sobre iluminação, buracos nas ruas ou vazamentos de água – num total de 20 categorias -, podem agora ser feitas, de maneira rápida e simples, diretamente pelo celular. Canal de comunicação apartidário entre a sociedade e o poder público, o Minha Bronca estimula o ativismo social e promove a participação e o empoderamento do cidadão pela melhoria da gestão pública.

De acordo com o Procurador da Fazenda Nacional e um dos idealizadores do aplicativo, Allan Titonelli, a população quer melhorias nos lugares aonde transita. “A aceitação está sendo muito boa e realmente a população não aguenta mais o descaso de alguns órgãos públicos. Estamos cumprindo o nosso papel de fazer a ponte entre a sociedade e os órgãos públicos. Agora vamos pleitear pela solução destas broncas.”, falou Titonelli. A plataforma não limita o número de broncas por usuário e nem restringe o tamanho ou número de fotos. Nesta primeira fase, o Minha Bronca funcionará para solução de problemas nos 92 municípios do Rio de Janeiro. Até dezembro, o serviço deverá ser ampliado para todos os estados brasileiros.

Leve & Leia PG 57 ®


Leve & Leia PG 58 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


A lição do cachorro

P © Yannaphoto | Dreamstime.com

Da redação

or que os cães vivem menos que as pessoas?

Ele disse:

– ”A gente vem ao mundo para aprender a Aqui está a resposta (por viver uma boa vida, como amar aos outros uma criança de 6 anos): o tempo todo e ser boa pessoa, né?! Como os cães já nascem sabendo fazer tudo isso, Sendo um veterinário, fui eles não têm que viver por tanto tempo chamado para examinar como nós.” um cão de 13 anos de idade chamado Batuta. O moral da história é: A família esperava por um milagre. Se um cão fosse seu professor, você aprenExaminei Batuta e descobri que ele estava deria coisas como: morrendo de câncer e que eu não poderia fazer nada… * Quando teus entes queridos chegarem Batuta foi cercado pela família. O menino, em casa, sempre corra para cumprimenPedro, parecia tão calmo, acariciando o cão tá-los. pela última vez, e eu me perguntava se ele entendia o que estava acontecendo. * Nunca deixe passar uma oportunidade Em poucos minutos, Batuta caiu pacifica- de ir passear. mente dormindo para nunca mais acordar. O garotinho parecia aceitar sem dificuldade. * Permita que a experiência do ar fresco e do vento no seu rosto seja de puro êxtase. Ouvi a mãe se perguntando por que a vida dos cães é mais curta do que a dos seres hu- * Tire cochilos. manos… * Alongue-se antes de se levantar. Pedro disse:” Eu sei por quê.” * Corra, salte e brinque diariamente. A explicação do menino mudou minha maneira de ver a vida. * Melhore a sua atenção e deixe as pessoas te tocarem.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

* Evite “morder” quando apenas um “rosnado” seria suficiente. * Em um clima muito quente, beba muita água e deite-se na sombra de uma árvore frondosa. * Quando você estiver feliz, dance movendo todo o seu corpo. * Delicie-se com a simples alegria de uma longa caminhada. * Seja fiel. * Nunca pretenda ser algo que não é. * Se o que você quer, está “enterrado”… cave até encontrar. E nunca se esqueça:

” Quando alguém tiver num mal dia, fique em silêncio, sente-se próximo e suavemente faça-o sentir que você está ali..” Fonte:http://www.fasdapsicanalise.com.br/licao-do-cachorro/#ixzz4IH2qm4rQ

Leve & Leia PG 59 ®


© Emmanouil Pavlis | Dreamstime.com

Meu dog de estimação

Depressão nos cães: saiba o que pode acontecer

Dar carinho e atenção aos pets – além de proporcionar um ótimo sentimento de conexão e amor entre você e seu pet – também pode ser importante para evitar um caso de depressão canina, e os proprietários de cães devem evitar ao máximo passar longos períodos de tempo longe de seus animais – principalmente, nos casos em que o cachorro fica sem nenhum tipo de acompanhante enquanto o dono está ausente.

Leve & Leia PG 60 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


A

ssim como no caso dos seres humanos, problemas de natureza psicológica também podem se manifestar em animais, e a depressão em cães é um diagnóstico cada vez mais frequente no mundo pet. Podendo estar associada a outras questões - incluindo ansiedades e fobias, por exemplo - o estado depressivo de cachorros pode ser desencadeado por uma série de motivos diferentes, incluindo desde uma mudança de ambiente até a recuperação de uma enfermidade mais grave. Notando a grande quantidade de sinais da depressão em cães, a Universidade de Bristol realizou uma pesquisa para investigar as possíveis causas e tratamento desta doença terrível e, conforme já era previsto, teve a prova desse tipo de problemas em animais como conclusão – contrariando grande parte dos profissionais da área animal que, até então, consideravam a depressão canina um mito. O estudo, apresentado no jornal Biology Letters (especializado na publicação de artigos científicos e descobertas inovadoras da biologia), fez o uso de métricas e observações aplicadas na psicologia humana para chegar aos seus resultados finais, provando que – assim como no caso das pessoas – os animais também podem demonstrar um estado emocional mais vulnerável e sensível a perdas e traumas. Não tendo raças mais propensas a desenvolver esse tipo de problema psicológico, a depressão canina pode ter muitas razões de ser similares às dos seres humanos (como a perda de uma pessoa próxima ou da liberdade), sendo que muitos dos sintomas e dos tipos de tratamento também podem apresentar semelhança. Confundida com a SAS – Síndrome da Ansiedade de Separação – em alguns casos, a depressão em cachorros também pode fazer com que o pet se comporte de maneira ansiosa e atípica e, justamente por isso, é de grande importância que os donos de cães saibam como observar e identificar os sinais que indicam o estado depressivo de seus bichinhos de estimação. Além de poder adotar medidas para melhorar a qualidade de vida do animal, o proprietário que enxerga os sinais da depressão em seu pet pode, ainda, facilitar o tratamento da doença – já que (novamente, assim como no caso das pessoas) quanto antes for diagnosticado o problema, mais simples e rápido ele será de solucionar. Conheça, neste artigo, algumas das principais causas, sintomas e tratamentos para a depressão canina; e aprenda a identificar os sinais de uma tristeza fora do normal no seu cãozinho para que ele se mantenha um amigão contente e saudável.

As causas da depressão canina

Podendo ter variados fatores como desencadeadores do estresse que leva os cães à doença, a depressão canina tem nas mudanças bruscas na vida do pet algumas de suas principais causas. Mudanças na rotina e de ambientes podem facilitar um estado de estranhamento e ansiedade por parte dos cachorros, e isso pode influenciar significativamente para que seu amigão comece a parecer mais desanimado. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Como no caso dos humanos, a morte de alguém muito próximo também pode ser um gatilho para o surgimento da depressão em cães – assim como o afastamento de um de seus amigos pets. Segundo os profissionais da saúde animal, as perdas afetivas são causa de 70% dos casos de cachorros com depressão; portanto, ao se encontrar em uma situação do tipo, fique atento ao seu pet. A inclusão de outro animal na vida do pet acostumado a ser o único bicho de estimação da casa também é um fator relevante para o aparecimento do estresse no animal, e deve ser levado em consideração. A perda de liberdade (quando o cão fica privado de caminhadas e passeios constantes, por exemplo) e experiências traumáticas – como cirurgias e atropelamentos - não ficam de fora da lista, e animais que estão em fase de recuperação de alguma doença mais séria também podem apresentar comportamentos alterados de apatia. O sentimento de solidão ou abandono ainda é uma das principais motivações para que se desenvolva uma depressão em cachorros; já que, nos dias de hoje, o cotidiano frenético vivido nas grandes capitais acaba fazendo com que os donos de pet não possam dar a atenção devida aos seus animais, que passam muito tempo sem companhia e se sentem abandonados. Assim como no caso da suspeita de qualquer outra doença animal, ao notar os primeiros sinais de depressão em seu cachorro, uma consulta deve ser agendada com um médico veterinário, pois, somente ele terá as ferramentas e informações necessárias para identificar um possível problema psicológico, e diferenciá-lo de outras muitas doenças que também podem ter a apatia e a falta de ânimo como sintomas. Dito isso, podemos citar isolamento, tristeza profunda, falta de apetite e rejeição ao toque físico entre os principais sintomas de um cão deprimido. Para os donos mais atentos e mais próximos aos seus bichinhos de estimação, não é difícil notar a mudança brusca de comportamento que o animal apresenta; pois, mesmo os cães mais animados e carinhosos, de uma hora para a outra, passam a evitar atividades que costumavam se apresentar como prazerosas (incluindo passeios e brincadeiras com seu proprietário, por exemplo), preferindo permanecer em algum cantinho da casa e completamente isolados. Em alguns casos, o cão chega à automutilação, se mordendo normalmente em extremidades como rabo e patas e causando lesões sérias em si mesmo. Outro sinal típico do estado depressivo em cães é a intolerância ao toque físico, sendo este um dos sintomas mais fáceis de se identificar; já que um cão deprimido tentará evitar a todo custo os carinhos e manhas feitos pelo seu dono - que antigamente eram recebidos com alegria e entusiasmo. Portanto, ao notar que seu pet está apático e agindo de acordo com os comportamentos descritos acima, preste atenção; e agende uma consulta com um profissional veterinário o quanto antes. Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/ depressao-caes/

Leve & Leia PG 61 ®


Serviços

Leve & Leia PG 62 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Horóscopo Mensal para Setembro/Outubro 2016

Por João Bidu

Áries Leão Sagitário Você vai mostrar disposição extra no trabalho E vai querer O desejo de ganhar dinheiro e ter estabilidade no emprego Mostre que tem ambição e lute com garra para atingir deixar tudo em dia. Mas cuidado para não assumir tarefas demais ao mesmo tempo e se enrolar com os prazos depois. Sua dedicação no emprego pode render bons frutos para o bolso, principalmente se fizer horas extras. Você vai se preocupar mais com o conforto da família. Convívio com colegas pode render boas amizades. Para se sentir bem, convém controlar o estresse. Você terá enorme prazer em ajudar quem ama. Mas evite ficar remoendo velhas mágoas ou discutir por problemas de rotina. Pessoas conhecidas e com as quais já convive no dia a dia terão mais chances de atrair sua atenção. Pode pintar um clima com colega de trabalho.

incentivarão você a mergulhar no trabalho e mostrar todo o seu potencial. Você pode ter ótimas oportunidades de ganhar dinheiro neste mês. Mas é preciso ser esperto para não cair na lábia de golpistas Seu signo estará mais apegado às pessoas que ama e fará tudo para protegê-las. Você vai ter apoio das estrelas para abandonar vícios, maus hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável. Os astros vão deixar seu signo mais apegado e possessivo com quem ama. Controle-se para não brigar por ciúme e excesso de cobranças. Na paquera, você vai encantar todo mundo com simpatia e bons papos. A paixão está no ar e pode surpreender quando você menos esperar.

os seus objetivos. Há chance de receber uma promoção no trabalho. O dinheiro virá do seu empenho, por isso, arregace as mangas, prove a sua competência e faça por merecer. Júpiter trará mais harmonia e bom humor para a vida familiar. Boa popularidade com amigos. A vaidade será um bom incentivo para se cuidar melhor. Na vida a dois, mostre maturidade para esclarecer as coisas e conciliar qualquer divergência com carinho e amor. Valorize os objetivos que o casal tem em comum e façam juntos planos para o futuro a dois. Pode se interessar por uma pessoa bem-sucedida ou alguém importante do trabalho. E tudo indica que você fará tudo para conquistar o alvo.

Touro Virgem Capricórnio Simpatia e gentileza vão facilitar o trabalho e podem abrir Você vai mostrar todo seu potencial no trabalho e pode Você vai mostrar interesse em aprender coisas novas portas para você. Aguarde boas oportunidades a partir do dia 9. Terá sorte e boas ideias para você aumentar seus ganhos. Use a criatividade e faça uma fezinha. Festas e encontros com parentes e amigos prometem momentos deliciosos. Controle o ciúme. Vênus vai aumentar a sua vaidade e o desejo de se cuidar melhor. Cuidado com a gula! O romance deve ganhar um tom mais alegre e descontraído neste mês. Convide seu bem para sair e divirtam-se mais juntos. Festas, baladas, shows, clubes e eventos esportivos serão perfeitos para paquerar e conhecer gente interessante. Confie no seu poder de sedução e puxe papo, pois o seu sucesso está garantido!

se destacar por sua competência. Mas controle seu lado exigente com os colegas. Ótima fase para você ganhar dinheiro. Com a família, meça as palavras para não brigar nem magoar as pessoas com excesso de franqueza. Bom mês para fazer consultas e exames preventivos. Ciúme, desconfianças e dúvidas podem deixar o clima tenso e você não pensará duas vezes para discutir a relação com seu bem. O diálogo é a melhor forma de resolver qualquer questão, mas desde que seja conduzido com respeito e amor. Seu jeito discreto pode chamar muita atenção de pessoas mais sérias. Há boas chances de se envolver com amigo da família ou alguém indicado por parentes.

e crescer no trabalho. Faça cursos para melhorar seu currículo. Você pode ter gastos inesperados com família ou reforma em casa. Busque fontes alternativas de renda. Tensões vão rondar seu convívio com parentes – controlese para evitar atritos. Sua popularidade com amigos vai aumentar. Preocupação exagerada com trabalho e tarefas de rotina podem afetar a sua saúde. Uma viagem a dois pode ser uma ótima oportunidade de dar um tempo da rotina e até esclarecer assuntos que ficaram mal resolvidos. Conheça gente nova e crie novas oportunidades para sua vida amorosa. Pode se entusiasmar por uma pessoa influente e disputada.

Gêmeos Libra Aquário Evite distrações e empenhe-se para manter as tarefas em O céu alerta que alguém pode tentar puxar seu tapete no Quem anda insatisfeito com o trabalho pode ter uma boa dia no trabalho. Use seu carisma para se entender com as pessoas, mas fique longe de fofocas e polêmicas. Você pode ganhar uma boa grana extra com algo que faz como hobby ou em casa, nas horas vagas. Você vai se dedicar mais à família. Boas surpresas na vida social: divirta-se! Na saúde, defina prioridades para não se sobrecarregar. Tensões devem diminuir após o dia 22. Os astros prometem muita estabilidade e paixão para o romance. Você só precisa ter cuidado para não se desentender com quem ama por questões de casa. Na paquera, você pode se surpreender com as novidades e tem tudo para fechar o mês nos braços de um novo amor.

trabalho. Fuja de fofocas e não comente seus projetos. Vênus indica chance de ganhar um extra a partir do dia 23. Mesmo assim, é bom não esbanjar. Converse com os parentes e use todo seu jogo de cintura para não brigar. Ótima popularidade com amigos. Procure fugir de agitação e descansar. Evite comentar seus problemas do romance com terceiros, pois uma fofoca pode agravar os problemas. Em vez de discutir com quem ama, procure refletir sozinha sobre tudo que incomoda. Deixe para conversar a partir do dia 9, quando Júpiter facilita o diálogo. Ótima popularidade nas paqueras. Se quiser atrair alguém, basta se aproximar e mostrar que está a fim.

oportunidade de trocar de emprego, assumir outra função ou repensar o seu valor profissional. Você pode ganhar um bom dinheiro como recompensa ou indenização por algo que fez recentemente. O mês deve ser alegre em família. Amigos devem buscar seu apoio e seus conselhos. Você pode sentir vontade ou necessidade de mudar seus hábitos. Aproveite para largar um vício e investir num estilo de vida mais saudável. Você vai querer mais cumplicidade e confiança no romance. Viagem ou passeio romântico pode ser revigorante e vai renovar as esperanças de um futuro feliz. Sua sensualidade está no auge e vai atrair pretendentes como ímã.

Câncer Escorpião Peixes Você vai mostrar muita garra e competência no serviço. Plutão e Urano em movimento contrário podem deixar Trabalhe em equipe, faça parcerias ou sociedade. Mas Mas deve ter cuidado para não se impor demais ao defender suas ideias e opiniões. Seu signo estará mais disciplinado e pode até economizar uma graninha. Vênus traz carinho, harmonia e ótima sintonia com parentes e amigos. Você terá enorme vigor e disposição. Mas pode sofrer com estresse e excesso de trabalho: respeite seus limites. Você vai querer participar mais dos interesses do par e dará apoio a tudo que seu amor precisar. Sua dedicação será recompensada. Encontros e papos descontraídos podem render boas oportunidades de paquera para você neste mês. Alguém do passado pode fazer contato e balançar seu coração. Mostre seus encantos e seduza! www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

seu signo irritado e explosivo no trabalho. Controle suas reações e evite bater de frente com chefes e colegas. Você terá boas chances de descobrir algo novo para ganhar dinheiro – siga sua intuição. Assuntos de rotina podem tirar você do sério e será preciso se policiar para não brigar com parentes. Alegrias com amigos. Você terá muita disposição e grande vigor físico. Abra seu coração com quem ama e fale dos seus sentimentos e medos mais profundos. Há risco de se envolver com uma pessoa comprometida ou de confundir amizade com amor e se decepcionar. Se decidir embarcar num romance secreto, dobre a cautela, pois seu segredo pode ser descoberto.

anote o que for acertado para evitar conflitos e malentendidos. Pode batalhar por uma promoção no emprego, iniciar uma sociedade ou até receber uma grana inesperada de gratificação. Mercúrio pode causar desentendimentos em família. Amigos do trabalho estarão mais presentes. Você vai se preocupar mais com seu bem-estar e terá prazer em adotar hábitos mais saudáveis. O Sol vai abençoar a união e trará mais companheirismo ao casal. O desejo de encontrar um grande amor vai dominar seu coração neste mês. Preste atenção nas pessoas à sua volta, pois os astros darão a maior força para você assumir um compromisso nas próximas semanas.

Leve & Leia PG 63 ®


Serviços

Leve & Leia PG 64 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


7 Dicas de Sucesso para os Comerciantes

Por Jaques Grinberg

receber ligações, querem receber mensagens inteligentes por WhatsApp. Com crise ou sem crise, o comerciante sobre- Qual foi a última inovação ou mudança que você fez no seu negócio? vive com o lucro das vendas. Em muitos casos, a família trabalha junto no negócio, com per- 4º Curiosidade: pergunte, pesquise, faça coisas diferentes. A curiosidade sistência e foco nos resultados. maximiza a criatividade e ajuda no mundo dos negócios. Qual foi a última vez que você foi em um restaurante novo? Assistiu um filme Francês? Ou Para potencializar os resultados a partir de experimentou um prato (comida) que ainda não conhecia? agora, apresento sete dicas poderosas para você refletir e aplicar, na vida pessoal e nos 5º Qualificação: esteja preparado para enfrentar os desafios do mundo, negócios. estude e leia assuntos diversos. Qual foi a última palestra que você participou? Qual foi o último livro que você leu? Qual foi a última vez que você 1º Assuma riscos: por medo de perder deixamos digitou no Google “como vender mais até na crise”? Pense diferente, faça de ganhar. Assumir riscos com planeja- diferente, para fazer a diferença! mento faz parte do empreendedorismo, independente do segmento e ramo de 6º Motivação intrínseca: queremos ajudar os outros, familiares e amigos atividade do seu negócio. que estão precisando de motivação. Mas, esquecemos que para ajudar os próximos, precisamos estar motivados. A motivação interna, a sua motiva2º Comprometimento e persis- ção é o combustível para o seu sucesso. Pense nisso! tência: os obstáculos aparecem e muitos desistem no meio do caminho. 7º Faça você, não espere que os outros façam: acredite no seu potencial, Ter comprometimento e persistência com as suas metas é um dos fatores você quer, você pode! Saia de traz do balcão, vai lá e faça acontecer. O de sobrevivência e crescimento. Pule, drible e tire os obstáculos da sua medo é um dos grandes vilões que impedem que conquistemos nossos frente, vá até alcançar os seus objetivos e não deixa que nada impeça o objetivos. Por causa do medo de algo que ainda não existe, deixamos de seu sonho. fazer e esperamos que outros façam. Vá, com medo ou sem medo, mas vá! Eu confio em você, confie em você, você também. 3º Mente aberta para novas ideias: o mundo muda e os consumidores também. É preciso inovar e buscar novidades para mantermos os clien- Sobre Jaques Grinberg: Empreendedor, coach, palestrante, consultor e sócio em quatro empresas. tes fidelizados. Para muitos comerciantes, a mudança é um caos, mas são Conhece na prática as dificuldades de manter um time qualificado e motivado. É considerado o necessárias para o mundo dos negócios. Por exemplo, acompanhando as maior especialista em coaching de vendas do Brasil e um dos palestrantes mais requisitados. Autor necessidades e mudanças dos consumidores, lancei este ano a palestra do livro 84 Perguntas que Vendem, um livro prático e interativo que traz técnicas e ferramentas do WhatsApp como vender mais e mais rápido. Os clientes não querem mais coaching de vendas para todos os profissionais e segmentos.

Cuidados para quem não abre mão das cartão de crédito

facilidades do Da redação

Ter um cartão de crédito pode trazer facilidades, mas se a praticidade não vier acompanhada de uma boa dose de responsabilidade, você pode se ver “Não use crédito pessoal em cartão de crédito e nem o roem apuros com uma dívida enorme. Se você optar por usá-lo, deve ficar tativo. Saia da dívida do cartão o quanto antes”, recomenatenta para não perder o controle das finanças. da Sentallin. Segundo ele, quem se endivida deve parar de usar o cartão e renegociar as dívidas de acordo com o orça“O cartão de crédito representa facilidade, comodidade e acesso a crédi- mento. Se você tiver mais de um cartão de crédito, dobre os to sem burocracia. Quem não o possui tem menos poder de negociação”, cuidados. Você terá que arcar com mais tarifas e anuidades, o que pode afirma Alcidney Sentallin, professor de Finanças do IBE-FGV e consultor levar à desorganização financeira. de negócios. Se tiver filhos crianças ou adolescentes e quiser contribuir com a educação A questão da praticidade é um chamariz para que as pessoas busquem o financeira deles, você pode recorrer ao cartão de crédito pré-pago. Com ele cartão de crédito, mesmo com receio dele se tornar uma fonte de dívidas. pode ser mais fácil controlar os gastos, já que você só pode gastar o valor “O risco é a forma de utilização. Use-o com moderação e bom-senso, carregado. Em viagens para outros países, ele possui a vantagem de proafinal, não existe almoço grátis. Tenha cuidado com fraudes. Se fizer com- teger contra a variação cambial e ser mais seguro do que carregar moeda pras pela internet, veja se o site é confiável. Não use o rotativo do cartão estrangeira em espécie. de crédito. Se a fatura não estiver de acordo com o orçamento, a pessoa terá problemas”, diz Sentallin. A mesada dos filhos também pode ser depositada no cartão pré-pago. Dessa forma, eles terão uma quantidade limitada de dinheiro para usar e terão Fique sempre alerta aos juros do cartão. Segundo dados da Associação Na- que gerenciá-la. É um jeito de adquirirem disciplina e aprenderem a não cional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Ane- gastar mais do que têm. O quanto antes os jovens entenderem a imporfac), a taxa média de juros cobrada subiu de 441,76% ao ano em maio para tância de cuidar bem do dinheiro, mais rapidamente poderão conquistar a 447,44% ao ano em junho. Quando você não paga o valor total da fatura, independência financeira e realizar seus sonhos. são estes os juros cobrados pela operadora. Fonte: Finanças Femininas www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 65 ®


Serviços

Leve & Leia PG 66 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Sete ações que impedem você de

M

uita gente reclama que tem dificuldade de fazer a vida sair do lugar, evoluir e progredir. Para falar sobre essa questão, antes de tudo, devemos ter a clareza de que ação e evolução são bem diferentes.

Em outras palavras, as pessoas estão agindo demais e evoluindo pouco. É como se estivessem em uma roda gigante, que gira o tempo todo, mas não sai do lugar. Nela, você até tem a sensação de que está se movendo, porém sempre volta ao mesmo ponto. Para auxiliar as pessoas que estão com dificuldades de progredir, selecionei sete ações que interferem diretamente na evolução da vida. São elas: 1 - Não saber gerenciar o próprio tempo Quando a pessoa não tem tempo, ela não consegue desenvolver os seus projetos e faz apenas aquilo que dá para ser feito, no lugar de realizar o que é necessário. Isso tem muita diferença e, caso queira progredir, aprenda a gerenciar seu tempo. 2 - Não estar bem fisicamente Quando uma pessoa não está bem fisicamente, ela fica mal, cansada, com dor de cabeça crônica e não encontra disposição para realizar aquilo que deveria fazer. Ou seja, a vida fica estacionada. O corpo é uma máquina e serve de base para as nossas emoções, foco e concentração. Aprenda a cuidar de você, isso vai te ajudar em todos os sentidos. 3 - Se preocupar muito com o passado Algumas pessoas têm dificuldade de progredir, pois só sabem olhar para o que ficou para trás e reclamar da situação. Esqueça o passado e olhe para frente, só assim é possível seguir e evoluir de verdade. 4 - Não fazer nada de diferente Se você avaliar como foram os últimos anos das pessoas que não progrediram, notará que elas estão apenas repetindo o que já fizeram. Às vezes, até muda uma coisinha ou outra, mas no fundo é tudo igual. É preciso mudar de verdade e fazer

PROGREDIR

Por Christian Barbosa

algo radicalmente diferente. Claro, com os pés no chão e planejado, mas faça. Do contrário, você vai ter sempre a sensação de que o resultado é o mesmo. 5 - Falta de visão de futuro As pessoas que são focadas demais no hoje não conseguem evoluir. Muitas vezes, o hoje frustra. Isso porque em determinados momentos você não está legal e fica com a sensação de que a vida que está levando não condiz com o que você pode fazer. Todo mundo, não importa quem seja, tem capacidade de fazer mais, ir além, evoluir e ser uma versão melhor dela mesma. Isso é progredir. 6 - Seu networking não te ajuda a evoluir Quem está ao seu redor pode ter uma cabeça pequena, com uma mentalidade pessimista. Esses indivíduos têm o hábito de puxar as pessoas para o mesmo padrão de comportamento que eles vivem, impedindo que quem está ao redor deles progrida. Encontre pessoas diferentes, participe mais de feiras, cursos ou de meetups, que são reuniões rápidas em que se tem a oportunidade de conhecer muita gente. O importante é enxergar que, ao mudar seu network, você consegue alterar o seu resultado também. 7 - Mude sua perspectiva de rotina Se você olha para o teu hoje e acha que tudo é chato, um porre, pense o seguinte: o seu hoje não está legal, mas, a partir deste momento, faça de tudo para ter uma nova versão de você mesmo. Ao mudar a perspectiva do hoje, é possível ter mais oportunidades, encontrar pessoas diferentes e realizar atividades diferentes. Esses são apenas alguns insights que vão te ajudar a sair do lugar. Existem diversas ações que também podem contribuir. O importante é que você encontre meios para sair da mesmice e fazer a sua vida progredir. *Christian Barbosa - Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros "A Tríade do Tempo"; "Você, Dona do Seu Tempo"; "Estou em Reunião"; co-autor do "Mais Tempo, Mais Dinheiro"; e "Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?". Sua mais recente obra: "60 Estratégias práticas para ganhar mais tempo". - www.triadps.com.br e www.maistempo. com.br

Empreendedorismo, uma ótima opção para vencer a crise

Por Carlos Cruz

que os brasileiros estão usando a criatividade para dar a volta por cima. A principal alternativa encontrada por muitos é o empreendedorismo, que está em plena expansão: segundo pesquisa realizada pela consultoria Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), no primeiro semestre deste ano, houve aumento de 9,7% no número de novos microempreendedores individuais (MEIs), na comparação com o mesmo período de 2015.

N

o segundo trimestre de 2016, o Brasil registrou a marca de 11,6 milhões de desempregados, de acordo com IBGE. Por conta do cenário de trabalho escasso, além da instabilidade política e econômica que estamos vivenciando, pode-se notar www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Mas será que esses profissionais, de fato, têm perfil empreendedor? Sabem vender suas ideias, projetos, produtos ou serviços? Independentemente da área em que forem empreender, é preciso ter conhecimento em vendas, afinal, saber negociar com clientes, fornecedores e parceiros é algo fundamental. Assim, entender os pilares das vendas (Indicadores de Resultados, Processo de Vendas, Competências em Vendas e Fatores Motivacionais) ajuda a traçar as estratégias necessárias para o seu negócio. Além de entender os pontos principais das vendas, o

que mais é importante saber para atuar no empreendedorismo? Enxergar qual é o seu talento! Após identificar as suas habilidades e ter em mente por qual área pretende seguir, pesquise o mercado, avalie se ele está saturado, veja como se comportam os possíveis consumidores, faça uma análise da concorrência e se pergunte: o que você pode fazer de diferente para se destacar? Em paralelo a todas essas pesquisas, estude! Invista em cursos e treinamentos! O conhecimento teórico é o que vai te ajudar a ter um negócio de sucesso na prática, sem risco de naufragar. Quando embarcar na nova empreitada, tenha paciência e foco. Confie em você, nos seus instintos e em sua capacidade de vender. *Carlos Cruz é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) – www.ibvendas.com.br

Leve & Leia PG 67 ®


Serviços

Leve & Leia PG 68 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Afinal, o que é

inteligência? Existem diversos tipos de inteligência. Porém, na verdade, será que essas notas não significam apenas que eu sou muito bom para responder um tipo específico de perguntas acadêmicas, consideradas pertinentes pelas pessoas que formularam esses testes de inteligência, e que provavelmente têm uma habilidade intelectual parecida com a minha? Por exemplo, eu conhecia um mecânico que jamais conseguiria passar em um teste desses, acho que não chegaria a fazer 80 pontos. Portanto, sempre me considerei muito mais inteligente que ele. Mas, quando acontecia alguma coisa com o meu carro e eu precisava de alguém para dar um jeito rápido, era ele que eu procurava. Observava como ele investigava a situação enquanto fazia seus pronunciamentos sábios e profundos, como se fossem oráculos divinos. No fim, ele sempre consertava meu carro. Então imagine se esses testes de inteligência fossem preparados pelo meu mecânico. Ou por um carpinteiro, ou um fazendeiro, ou qualquer outro que não fosse um acadêmico. Em qualquer desses testes eu comprovaria minha total ignorância e estupidez. Na verdade, seria mesmo considerado um ignorante, um estúpido. Em um mundo onde eu não pudesse me valer do meu treinamento acadêmico ou do meu talento com as palavras e tivesse que fazer algum trabalho com as minhas mãos ou desembaraçar alguma coisa complicada eu me daria muito mal. A minha inteligência, portanto, não é algo absoluto mas sim algo imposto como tal, por uma pequena parcela da sociedade em que vivo.

Da redação

Aviso a todos os leitores que a pequena história que se segue foi escrita por um dos maiores físicos da atualidade, Isaac Azimov, cujos livros sobre a estrutura cósmica conquistaram todo nosso pequeno mundo, pois, numa linguagem simples e de fácil compreensão para o homem comum, conseguiu ele explicar o que a imensidão do universo e a insignificância que somos nós no grande todo. No primeiro de seus livros lançados no Brasil, é no próprio título que já se encerra a grande pergunta: "Seriam os deuses astronautas?" Então, realmente, vale a pena ler o pequeno texto que se segue... Afinal, o que é inteligência? - Isaac Asimov (Físico) Quando eu estava no exército, fiz um teste de aptidão, solicitado a todos os soldados, e consegui 160 pontos. A média era 100. Ninguém na base tinha visto uma nota dessas e durante duas horas eu fui o assunto principal. (Não significou nada – no dia seguinte eu ainda era um soldado raso da KP – Kitchen Police). Durante toda minha vida consegui notas como essa, o que sempre me deu uma ideia de que eu era realmente muito inteligente. E eu imaginava que as outras pessoas também achavam isso. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Vamos considerar o meu mecânico, mais uma vez. Ele adorava contar piadas. Certa vez ele levantou sua cabeça por cima do capô do meu carro e me perguntou: "Doutor, um surdo-mudo entrou numa loja de construção para comprar uns pregos. Ele colocou dois dedos no balcão como se estivesse segurando um prego invisível e com a outra mão, imitou umas marteladas. O balconista trouxe então um martelo. Ele balançou a cabeça de um lado para o outro negativamente e apontou para os dedos no balcão. Dessa vez o balconista trouxe vários pregos, ele escolheu o tamanho que queria e foi embora. O cliente seguinte era um cego. Ele queria comprar uma tesoura. Como o senhor acha que ele fez?" Eu levantei minha mão e "cortei o ar" com dois dedos, como uma tesoura. "Mas você é muito burro mesmo! Ele simplesmente abriu a boca e usou a voz para pedir!” Enquanto meu mecânico gargalhava, ele ainda falou: "Tô fazendo essa pegadinha com todos os clientes hoje." "E muitos caíram?" perguntei esperançoso. "Alguns. Mas com você, eu tinha certeza absoluta de que ia funcionar". "Ah é? Por quê?" "Porque você tem muito estudo doutor, sabia que não seria muito esperto." E algo dentro de mim dizia que ele tinha alguma razão nisso tudo. (Tradução livre do original "What is inteligence, anyway?")

Leve & Leia PG 69 ®


Serviços

Leve & Leia PG 70 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.