Leve e Leia Butantã Edição Março Abril 2017

Page 1

Leve & Leia

®

Ano 10 - No. 144 - Edição Bimestral Março/Abril 2017 - www.leveleia.com.br - fone: 4108 1691 - Distribuição gratuita

Um jeito gostoso de ser Leve

Sim, chocolate faz bem! Acima dos 55% de cacau, as vantagens são muitas.

Óleos funcionais

Famosos, óleo de coco, cártamo e linhaça se tornaram queridinhos da dieta e um ‘must’ para a saúde.

Bom humor A máxima de que você é o que come se aplica também ao bom humor. Conheça alguns alimentos que estimulam a serotonina.


Leve & Leia PG ÂŽ

2

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ÂŽ

3


Leve & Leia PG ÂŽ

4

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


27 www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ÂŽ

5


Economia nas mensalidades? O CML COC desenvolveu uma ideia que será de muita valia para pais que estejam procurando equilibrar o orçamento: o programa “ação entre amigos, parceria com empresas”. Para grupos de pais (ou de funcionários de uma empresa) que colocarem seus filhos na escola, na mesma série e com um mínimo de 10 alunos, a escola abrirá nova turma e os pais terão 50% de desconto nas mensalidades durante o ano letivo. Mais informações na secretaria da escola.

Leve & Leia PG ®

6

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ÂŽ

7


Editorial O ano já começou Estamos no terceiro mês do ano! Para nós Brasileiros mãos à obra, afinal o Carnaval já se foi! Foliões para quem sobraram olheiras vaõ gostar de conhecer métodos que as disfarçam e que ajudam a amenizá-las..

Uma alimentação balanceada é chave para a saúde, e os óleos funcionais vão atraindo cada vez mais adeptos. Conheça os benefícios dos óleos de coco, linhaça e cártamo e veja como misturá-los para favorecer sua pele ou para combater aquelas gordurinhas. Se esse assunto te estressa, veja as dicas de alimentos que aliviam o estresse - e o chocolate é um deles!

Se você tem olheiras por razões econômicas e não foi devido aos excessos na bagunça, algumas dicas sobre organização das finanças caseiras poderão ajuadar.

Com essa boa notícia lembramos que o ano já começou! Está na hora de iniciar a construção de seus objetivos e sonhos - Kie Kume nos dá boas dicas para fazer isso de forma equilibrada e serena.

Iniciamos o mês das mulheres com uma notícia auspiciosa: o choclate não é aquele vilão que tantos pensam! Sim, pode consumir um pouquinho mais! Vamos combinar, tem horas que só uma boa mordida numa barra desta delícia inventada pelos Suíços resolve.. a dica é a quantidade de cacau que ele contém: confira!

Construir nossos sonhos, realizar objetivos - muitos veem sua felicidade depender de realizações exteriores. Porém vale questionar esses conceitos, onde “ter” está no foco, ao invés do “ser”. A tão almejada felicidade está onde? Fora, ou dentro de nós? Pense, leia, curta essa edição que esperamos, te deixe um pouco mais feliz!

G leiva Vi lela

Receba em casa a Revista Leve & Leia Informações: 4108 1691

Foto capa: © Elena Kharichkina | shutterstock.com Emoji: © Diana Oprsyshko | dreamstime.com

Índice

Anuncie: 4108.1691 Expediente Leve & Leia Ano 10 – Nº 144 Março/Abril 2017

10.................................Óleos funcionais 14............................. Camargo Escreve 16.......... Receitas que a vovó ensinava 18......................................... Xô olheiras 19............................ O ano já começou 20.Quiropraticando com Felipe Ferreira 22 ........... Exercícios para Cardiopatas 24......... Acupuntura e emagrecimento 25........ Ponha mais humor na sua vida! 26.................... A busca pela felicidade 28...................... Dieta contra o Estresse 30.......... A Vila Madalena no Bonfiglioli

Leve & Leia PG ®

8

Publisher: Gleiva Vilela gleiva@leveleia.com.br Colaboradores nesta edição: Carlos Camargo, Felipe Ferreira, João Bidu, Reinaldo Domingos, Kie Kume, Jose Carlos de Lucca, e Hamilton Leite.

32........................... Felicidade à mesa! 34.... Chocolate: não precisa se abster! 39..............................................Receitas 49..........................................Horóscopo 51.............................À vista ou a prazo? 53............... Suas finanças: 7 dicas úteis 54........................................ Vida Animal 57........Como se locomover em viagem 62..................... Economize combustível 63.......... Como fazer: Casquinha de Siri

Redação: Carlos Camargo MTB.: Reg 6.732 camargo@leveleia.com.br Comercial: Marisa Bennuthe Arte: Albert J. H. Huber albert@leveleia.com.br Assinaturas: 11 4108 - 1691 souleitor@leveleia.com.br Atendimento ao leitor: 11 4108 1691 O Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine. Abrangência: Butantã, Osasco, Lapa, Vila São Francisco, Parque dos Príncipes, Pinheiros, Morumbi, Granja Viana. Distribuição: veja no www.leveleia.com.br/ distribuição e abrangência Observação: O Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços publicitários. *A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício de qualquer natureza.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Š Yuriyzhuravov | dreamstime.com

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG ÂŽ

9


F

Vida Saudável

amosos, óleo de coco, de cártamo e de linhaça se tornaram queridinhos da dieta. Porém, qual deles seria o melhor aliado na luta contra a balança?

Tachadas por muito tempo como inimigas da boa forma, as gorduras ganharam um novo papel quando o assunto é perda de peso. Graças a estudos recentes esse nutriente tem conquistado cada vez mais espaço no cardápio daqueles que desejam eliminar uns quilinhos extras. Isso porque, ao contrário do que muitos imaginam, seu consumo equilibrado pode facilitar a lipólise – processo de queima de gorduras do organismo. Evidências apontam que o aporte adequado de ácidos graxos beneficia diversas funções orgânicas, dentre elas, a síntese hormonal, a produção de energia e até mesmo a sensação de saciedade. Não é à toa que os óleos funcionais ganham cada vez mais adeptos: extratos como o de coco, de cártamo e de linhaça são conhecidos como “gorduras boas” e entregam benefícios que vão muito além da silhueta. Sempre em pauta quando o assunto é luta contra a balança, qual deles será o melhor aliado na hora de turbinar a dieta?

Da redação

Óleos funcionais: qual é a melhor alternativa para o emagrecimento? Da redação

Gordura para emagrecer? Sim! Pode parecer estranho, mas se você está numa dieta e restringe o consumo de gorduras, pode estar sabotando o resultado, pois, de acordo com a nutricionista Sinara Menezes, o nutriente é indispensável, mesmo nas dietas de emagrecimento “É importante destacar que alguns ácidos graxos são essenciais, ou seja, são fundamentais ao organismo, porém nosso corpo não consegue produzi-los espontaneamente. Sendo assim, é preciso adquirí-los através da alimentação para que a saúde não seja afetada. O emagrecimento não foge dessa premissa, pois diversas funções orgânicas relacionadas à eliminação de gordura e aproveitamento da energia dependem desse aporte nutricional”. Ou seja, conforme explica a profissional da Nature Center, se este nutriente for totalmente excluído da dieta, o próprio processo de queima de gorduras é prejudicado. Porém, não é qualquer gordura que pode fazer parte do cardápio: as consideradas benéficas para o organismo, mais conhecidas como gorduras boas, são encontradas em algumas fontes específicas como o azeite, o abacate, peixes de águas frias e, principalmente, nos óleos funcionais. Uma dos efeitos positivos para o emagrecimento é que esses ácidos graxos são capazes de promover a saciedade, ou seja, o indivíduo que ingere adequadamente as fontes certas de gordura consegue controlar a fome e a ingestão calórica com muito mais facilidade. E quando se trata dos óleos funcionais, alguns possuem particularidades que podem ser ainda mais favoráveis à boa forma, vejam quais:

© Neosiam | dreamstime.com

Leve & Leia PG 10 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 11 ÂŽ


Vida Saudável

© Kisamarkiza | dreamstime.com

Óleo de coco:

prolonga a sensação de estômago cheio, dando aquela força para Extraído da famosa fruta tropical, este óleo pode ser encontrado quem quer emagrecer. tanto na versão refinada quanto na extra virgem. Rico em ácidos graxos de cadeia curta e média, apresenta diversas vantagens para As vantagens do consumo não param por aí: rico em ácido láuo organismo. Apesar de ser uma gordura saturada, sua caracterís- rico (substância encontrada também no leite materno), o óleo de tica bioquímica faz com que ele seja mais facilmente absorvido, coco possui ação antifúngica, favorecendo a imunidade. E mesmo sem precisar de lipoproteínas para fazer seu transporte na corren- sendo uma gordura saturada, estudos apontam que seu consumo te sanguínea. Em virtude disso, seu aproveitamento como energia equilibrado não altera negativamente o colesterol, pelo contrário, é maior, o que implica em menos chances dele ser depositado no seria capaz de aumentar HDL (bom colesterol), sendo uma excetecido adiposo. Ou seja, o óleo de coco é melhor utilizado pelo lente alternativa para aqueles que se preocupam com a saúde do corpo e, quando consumido adequadamente, não contribui para coração. a formação dos temidos “pneuzinhos”. Outro ponto destacado pela nutricionista é seu poder termogênico: “principalmente o Ponto positivo: “É muito bem vindo na culinária, pois é resistente tipo extra virgem que, devido às suas propriedades, é rapidamen- às altas temperaturas. Como mantém suas características mesmo te convertido em energia no organismo e propicia uma elevação quando exposto ao calor, pode fazer parte do preparo dos pratos do gasto calórico.” Seu consumo regular favorece, inclusive, o quentes da dieta sem que suas propriedades sejam perdidas.” – controle da dieta: por retardar o esvaziamento gástrico, este óleo explica Sinara.

Leve & Leia PG 12 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Óleo de Cártamo:

Extraído da planta asiática Carthamus Tinctorius, o cártamo já é considerado um queridinho das dietas fitness. Seu óleo é rico em ácidos graxos como o Ômega 6 (ácido linoleico) e Ômega 9 (ácido oleico). Uma das principais vantagens para a redução de medidas é o que ácido linoleico é capaz de inibir a ação da enzima LPL (lipase lipoproteica). E a atividade dessa enzima está intimamente ligada ao acúmulo de gordura, especialmente a localizada, pois essa substância é a responsável por carregar a gordura da corrente sanguínea para as células que compõem o tecido adiposo. O ácido oleico, por sua vez, regula a produção do hormônio do stress – o cortisol. Existe o consenso de que, quando elevado, este hormônio propicia o acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen. Estudos apontam, também, que o consumo de óleo de cártamo estimula a produção da adiponectina – um hormônio capaz de murchar as células de gordura e ainda reduzir o colesterol.

Óleo x cápsulas

Diante disso, muitos podem se perguntar qual a melhor forma de consumo: os óleos ou as cápsulas? De acordo com a nutricionista, uma questão importante a se avaliar na hora de comprar um óleo funcional é sua forma de extração. “Esses óleos, com exceção do de coco, são sensíveis ao calor e podem ter suas propriedades afetadas quando aquecidos. Sendo assim, é importante verificar se o óleo foi obtido através da extração a frio, o que preserva seus nutrientes. Se for para usar no preparo dos alimentos, apenas o óleo de coco é liberado, os outros podem ser utilizados apenas em pratos frios como saladas. Neste sentido, o consumo de cápsulas pode ser interessante, uma vez que se garante a integridade do óleo, além de tornar a ingestão mais prática”.

Eficazes, mas quando usados com equilíbrio!

Sinara finaliza alertando que os óleos, apesar de significativamente benéficos, não fazem milagre sozinhos: “Não adianta tomar cápsulas ou abusar Ponto positivo: “O poder anti-inflamatório desse óleo pode melhorar, den- dos óleos esperando a gordura sumir. É preciso lembrar que estamos fatre outras coisas, o aspecto da pele e combater a celulite. Isso porque o cár- lando de alimentos ricos em gordura que, quando consumidos em excesso, tamo é rico em vitamina E, um potente antioxidante. Além disso, evidên- vão igualmente levar ao ganho de peso. Portanto, não adianta incluir estes cias apontam que seu consumo é capaz de estimular a leptina, hormônio óleos na alimentação, mas continuar consumindo alimentos ricos em gorresponsável pela saciedade. Sendo assim, o óleo de cártamo é mais uma duras ruins, como a trans e a hidrogenada. Outro ponto fundamental é fugir alternativa para os que se preocupam com a boa forma”. do sedentarismo: exercício físico é sempre indispensável, mais um forte aliado nesse processo”.

Óleo de linhaça:

Fonte: Nature Center

Extraído da semente de linhaça, o grande diferencial deste óleo é sua abundância em ácido alfa-linoleico (ALA) que, quando metabolizado Mix de óleos: Pele pelo organismo, se converte em Ômega 3 – um dos ácidos graxos funIngredientes damentais da dieta. Este composto é de extrema importância para o • 100 ml óleo de castanha do Pará bom funcionamento do organismo, pois auxilia na redução dos proces• 100 ml óleo de amêndoa sos inflamatórios. E você sabia que o acúmulo de gordura é um tipo de • 100 ml de óleo de macadâmia inflamação do tecido adiposo? Essa propriedade faz com que óleo atue Modo de fazer: também como regulador do colesterol. Além disso, o óleo é rico em Misture os três óleos no galeteiro de vidro escuro e aromatize com folhas vitamina E e possui efeito termogênico, ajudando a turbinar o metabofrescas de tomilho. Procure não aquecer esse mix. Você pode usar tanto na lismo. salada quanto na pele. Use: 1 colher de chá ou sopa na salada, sopa ou prato. Ponto positivo: “Assim como o óleo de cártamo, ele possui Ômega 6, e por também ser rico em Ômega3, é uma excelente alternativa para o óleo de peixe, especialmente para aqueles que seguem uma dieta vege- Mix de óleos: Xô Gordura Ingredientes tariana.” • 200 ml óleo de coco • 100 ml óleo de noz pecã Qual o melhor? • 200 ml de azeite de oliva extra virgem Com tantas particularidades é normal que surja a dúvida de qual deles é Modo de fazer: o melhor na hora de turbinar a dieta e, porque não, também a saúde. De Misture os três óleos no galeteiro e aromatize com folhas frescas de acordo com a nutricionista, para pessoas saudáveis que não tenham resmanjericão e de alecrim. Procure não aquecer esse mix. trições com o consumo de gorduras, o aconselhável é fazer um rodízio Use: 1 colher de chá ou sopa na salada, sopa ou prato. entre esses óleos para que todos os benefícios sejam colhidos. A profissional explica que isso é importante para garantir o equilíbrio, sobretuMix de óleos: Saúde do quando se trata da ingestão dos Ômegas: “A alimentação moderna Ingredientes é rica em Ômega 6 e pobre em Ômega 3, um cenário desfavorável ao • 100 ml óleo de azeite de oliva extra virgem organismo pois aumenta os processos inflamatórios. O ideal, portanto • 200 ml óleo de linhaça prensado a frio é que se busque um equilíbrio no consumo desses ácidos graxos, reve• 200 ml de óleo de gergelim zando estes alimentos tanto com o objetivo de variar a nutrição, quanto Modo de fazer: para diversificar o cardápio.” Obviamente, a recomendação pode mudar Misture os três óleos no galeteiro e aromatize com folhas frescas de de acordo com o perfil e objetivo de cada indivíduo, por isso a impor- tomilho e dentes de alho. Procure não aquecer esse mix. tância do acompanhamento médico. Porém, quando consumidos de maUse: 1 colher de chá ou sopa na salada, sopa ou prato. neira equilibrada, dentro de uma dieta balanceada, todos podem trazer benefícios. Justamente por isso, a escolha mais acertada é variedade ou, Receitas sugeridas pela Dra. Fernanda Granja – Nutricionista funcional. até mesmo, a combinação desses óleos. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 13 ®


Carlos Camargo Escreve AS VEIAS EXIBIDAS

© Andres Rodriguez | dreamstime.com

– Meu neurologista, José Luiz Cabral, pediu um novo check-up para analisar o que tinha acontecido com o meu corpo nestes dois últimos anos, desde o exame anterior. Corpo é uma forma simplificada, pois só faltou pedir exame das unhas o que, aliás, acho que deveria, porque a do dedão do pé esquerdo anda ameaçando encravar. Eu tenho de ignorar, aguentar as fisgadas e latejadas que ele provoca, acho que é inveja do outro, do pé direito, que teve a unha encravada arrancada e nasceu outra, novinha. Mas quem quer saber de coisa nova num corpo velho, inda mais no pé, alguém vai querer saber de pé? De velho? Conforme a idade vai somando as revisões se tornam mais frequentes, o que acontece com todas as coisas dado que não existe nada eterno, pelo menos em termos terrenos. Daí lá fui a andar por farmácias, hospitais, clínicas e ambulatórios levando materiais, ficando sentado, em pé, deitado, olhado, apalpado, partilhado em radiografias, tomografias, sendo olhado, apalpado, espetado... Bem, foi aí que a coisa pegou. Minha mulher me levou para fazer o exame de sangue que virou um drama vampiresco, eu a vítima, claro! Cheguei, sentei, esperei, e ela veio, morena, olhar cansado, toda de branco: - Alguma preferência de braço? – perguntou. Respondi que não e estiquei o braço direito. Ela pôs a mão esquerda sobre meu pulso, ergueu a outra mão que trazia um elástico, olhou para o meu braço, seus olhos se abriram: subiram do braço para o meu rosto, pediu licença e saiu. Minutos depois ela reapareceu acompanhada de um moço e duas moças, todos de branco, que se aproximaram de mim e pegaram no meu braço, trocaram olhares entre si, pediram que esticasse o outro braço. Olharam, comparavam, sorriam. - Podemos fotografar seus braços? – perguntou uma das moças. Eu, ainda com os braços esticados disse que sim, estava mais preocupado em fazer o exame e ir embora, mas pelo visto não seria tão rápido. Vieram mais fantasmas de branco e meus braços começaram a reclamar das pegadas, das torções. Das mãos aos ombros tudo foi olhado, visto, revisto e apalpado. O grupo aumentava e começaram a se empurrar para chegar mais perto.

Leve & Leia PG 14 ®

- Não falei? – disse orgulhosa a primeira moça como se tivesse descoberto a oitava maravilha do mundo – Não são bonitas? Eu nunca tinha visto nada igual. – completou. Daí surgiram outros comentários ufanistas dos demais, enquanto meus braços esticados iam sendo fotografados por um grupo cada vez maior de curiosos que, a aquela altura o certo seria chamá-los de admiradores. Tantos selfies mexeram com a vaidade das veias, agora ainda mais estufadas. Saltaram dos meus braços para a glória do iutube, viralizando milhões. Como as conheço, estou tranquilo, sei que basta aparecer uma seringa para elas sumirem. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Lista de desejos D.A.D Moda Jovem e Acessórios Tamanho P ao Plus Size Av. Otacílio Tomanik, 34 Jd. Bonfiglioli - fone: 3731.5062 Manarola - Moda e Decoração fone: 3881.2755 - Jardins

D.A.D Moda jovem e Acessórios Jd. Bonfiglioli - fone: 3731.5062

D.A.D Moda jovem e Acessórios Jd. Bonfiglioli - fone: 3731.5062

Manarola - Moda e Decoração Você encontra moda feminina, artigos de decoração e excelentes opções para curtir todas as estações. Galeria Vitrine Augusta Dois acessos: Rua Augusta, 2.530/Haddock Lobo, 1307 881.2755 - - Loja 08- fone: 3881.2755

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 15 ®


Vida Saudável

P

or mais que as prateleiras da farmácia estejam forradas de medicamentos ultramodernos, os chás e as fórmulas caseiras resistem bravamente e até ganham status. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) já adota a fitoterapia, prática terapêutica que se baseia em ervas transformadas pela indústria. Cerca de 500 fitoterápicos estão autorizados para o consumo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Além disso, o Ministério da Saúde - em parceria com serviços estaduais e municipais de saúde e institutos de pesquisa - levantou 71 espécies vegetais utilizadas pela população. Elas serão analisadas por cientistas que vão propor novas fórmulas medicinais. Confira a seguir alguns cuidados tradicionais para quadros leves que começam a ser validados por trabalhos acadêmicos. Todos eles devem ser administrados com bom senso - e, se o mal-estar persistir ou se agravar, é preciso procurar um médico para avaliar as causas e indicar outro tratamento.

© Iryna Pustovar | dreamstime.com

Cólica menstrual A bolsa de água quente continua sendo uma ótima aliada contra as dores abdominais: o calor relaxa a musculatura. Antes de aplicá-la, reumatologistas da Associação Brasileira de Ayurveda, recomendam um chá forte de capim-limão. No Projeto Farmácias Vivas da Universidade Federal do Ceará, a planta, também conhecida como capim-santo, é empregada com sucesso no alívio das cólicas menstruais, pois é um leve analgésico e ainda reduz a contração do útero. Receita: Ponha uma xícara de café de folhas frescas ou secas picadas em uma xícara de chá de água fervente. Abafe por cerca de dez minutos e tome. Depois, deite-se e mantenha uma bolsa de água quente, por 20 minutos, sobre a região pélvica, numa temperatura que não irrite a pele.

Vovó ensinava:

Receitas caseiras à base de plantas e raízes

Gripe forte O alho, reconhecido há séculos como poderoso anti-inflamatório, pode ter suas virtudes potencializadas pelo gengibre fresco, a canela e o mel. Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do gengibre foram demonstrados por uma equipe do TzuHui Institute of Technology, em Taiwan, na China. A canela é famosa como bactericida, assim como o mel. O valor terapêutico do nobre produto das abelhas foi reconhecido por um estudo do Centro Médico Acadêmico de Amsterdã, na Holanda. Juntos, eles formam um antigripal poderosíssimo. Receita: Junte uma xícara de água, um dente de alho bem amassado, um pedaço de gengibre do tamanho de um dedo polegar, sem casca, cortado em rodelas, e um pedaço de casca de canela também do tamanho de um polegar. Ferva tudo por cinco minutos e coe. Ao servir, adicione uma colher de sobremesa de mel de eucalipto - ele não deve ser aquecido, sob pena de perder seus poderes. A bebida, além de excelente remédio natural, é muito saborosa.

Da redação

Leve & Leia PG 16 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Insônia Aquele leitinho morno que as avós nos davam antes de dormir na infância fica ainda melhor quando associado à noz-moscada. Esse condimento é um sedativo leve; ajuda a conciliar o sono. Receita: coloque uma colher de café rasa de noz-moscada em pó em uma xícara de leite morno, misture e tome meia hora antes de deitar. Atenção: o consumo deve ser logo em seguida ao preparo.

da vesícula biliar, facilita a digestão e ainda interrompe crises de vômito, lista o livro Fórmulas Mágicas (Nova Era) do clínico-geral e estudioso de medicina chinesa Alex Botsaris. Receita: Faça uma infusão: coloque de três a seis gramas de folhas em água fervente, abafe de cinco a dez minutos e beba ainda morno. Contusão Gelo é imbatível nas primeiras 48 horas após o trauma. A temperatura baixa estimula a contração dos vasos sanguíneos, o que reduz a quantidade de sangue no local e possíveis inchaços. Use bolsa térmica ou pedras de gelo envoltas em uma toalha para evitar que elas queimem a pele. Também ajuda passar arnica, em especial se houver hematomas (marcas roxas). A eficiência da arnica foi confirmada por uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná. Ela acelera a cicatrização. Se não tiver a pomada da erva, encontrada em muitas farmácias, faça compressa. Receita: coloque 30 gramas de folha de arnica picada em meio litro de água fervente. Abafe, espere esfriar e aplique-a, morna, de três a quatro vezes por dia no local da contusão.

Dores Provocadas por processos degenerativos e inflamatórios das articulações (o popular reumatismo), as dores podem ser aliviadas por meio de calor. Receita: Os reumatologistas orientam, antes de aquecer, massagear o local com esta mistura caseira: duas gotas de óleo essencial de cravo, duas gotas de óleo essencial de canela, duas gotas de cânfora e meia xícara de óleo de gergelim. Aplique calor seco (compressa com pano aquecido no ferro de passar) ou úmido (bolsa de água quente) por cerca de 20 minutos. O cravo é conhecido pelo poder anestésico, tanto que ameniza temporariamente a dor de dente. A canela também exibe propriedades analgésicas, e os efeitos anti-inflamatórios da cânfora foram recentemente atestados em um estudo de laboratório conduzido no Departamento de Diarreia Além de uma dieta pobre em fibras (nenhum vegetal cru, legumes só Farmacologia da Faculdade de Medicina da Cheju National University, batidos e peneirados, purê de batata sem leite, arroz branco empapado, na Coreia do Sul. carne magra moída e frango desfiado), o tratamento caseiro pode incluir água de coco ou soro de farmácia para reidratar. Outra indicação é o chá Garganta inflamada O gargarejo com água morna e sal continua bem cotado, já que é um com broto de goiaba, encontrado em lojas de produtos naturais. Receita: bom antisséptico e remove secreções. A temperatura da água também aju- Corte seis brotinhos – que aparecem antes de nascer a flor – em pedaços da a relaxar a área, mas, para não errar na salmoura, Receita: coloque soro pequenos, coloque em uma xícara de água fervente, abafe e coe. Tome fisiológico, em temperatura ambiente, este já apresenta uma concentração meia xícara em intervalos curtos enquanto persistir a diarreia. de sal que não irrita a mucosa da faringe. Azia Aposte no chá de uma das mais antigas plantas medicinais: a hortelã. Bastante estudada atualmente, ela tem efeito anestésico leve, relaxa a musculatura intestinal, torna mais fluida a secreção de bile, combate problemas Irritações na pele Nas crianças pequenas, a área da fralda descartável pode ficar sujeita a inflamações e assaduras, em especial quando o tempo esquenta. O desconforto é enorme. Dermatologistas aconselham, em primeiro lugar, mudar a marca do produto, aumentar o número de trocas ou deixar o pequeno sem fralda por algumas horas. Receita: Limpe o local com algodão embebido em óleo mineral, água morna e sabão de glicerina para remover os resíduos de fezes. Depois, faça compressas com água boricada a 2%, de cinco a dez minutos, duas vezes ao dia.

© Tomboy2290 | dreamstime.com

Guarde esta lista de cuidados caseiros e use quando precisar de alívio. Consulte sempre seu médico.

Fontes: Viva com saúde, Plantas que curam

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 17 ®


Beleza no dia a dia

Xô olheiras! Olheiras geralmente lhe conferem uma aparência cansada ou doentia, podendo trazer certo incômodo por conta de sua presença — em especial, quando são facilmente notadas. Elas podem indicar um estilo de vida menos saudável decorrente de nutrição inadequada e desidratação, ou simplesmente falta de sono.

Usando Maquiagem

Escolha o corretivo adequado. Este precisa ser com uma tonalidade dois graus mais clara do que a pele do seu rosto. Escolha um modelo úmido o suficiente e que não se deposite em quaisquer linhas finas ao redor dos olhos - (ruguinhas de expressão). A maioria das olheiras apresenta uma coloração levemente azulada. Desse modo, contra-ataque essa tonalidade com um corretivo suavemente amarelado. Aplique o corretivo debaixo dos olhos. Aplique somente onde as olheiras estão presentes: normalmente, um formato semicircular que se estende para baixo a partir da região interna do olho e até a maçã do rosto. Passe gentilmente o corretivo na área com a ponta do dedo ou um suave pincel de maquiagem. Cubra o corretivo com pó translúcido. O pó translúcido é uma maquiagem finalizante que pode ser pincelada sobre a pele para definir o corretivo. Com uma esponja suave, passe um pouco de pó translúcido debaixo dos olhos e suavize-o. Use um lápis para olhos de tonalidade escura. Um lápis escuro desviará a atenção das olheiras para os olhos, fazendo-os parecer mais brilhantes. Delineie os cílios superiores e inferiores com um lápis marrom-escuro, agregando um lápis azul-escuro no terço superior do cílio superior. Use máscara à prova d’água. Usar máscara à prova d’água lhe trará a segurança de que não haverá borrões debaixo dos olhos, o que contribuiria com a ocorrência de olheiras. Aplique-a sobre os cílios superiores, em duas camadas. Use um iluminador, ou highlighter (luzes). Iluminadores dão brilho à pele e alegram a aparência, podendo ser usados sobre a região inferior dos olhos para minimizar olheiras. Para sua aplicação, pincele o iluminador sobre a pele com movimentos leves, suavizando a maquiagem com a ponta de seu dedo.

Usando Remédios Naturais

Aplique uma compressa fria. A baixa temperatura reduzirá o calibre dos vasos sanguíneos sob a pele que circunda os olhos, que podem estar contribuindo para a presença do inchaço e das olheiras. Embeba um pano em água gelada ou use a parte de trás de

Leve & Leia PG 18 ®

da Redação

uma colher congelada. Deite-se e mantenha o objeto frio sobre os olhos fechados por aproximadamente 15 minutos. Repita esse procedimento 3 a 4 vezes por dia, para reduzir as olheiras. Experimente usar rodelas de pepino. Pepinos contêm inúmeras propriedades curativas, inclusive um efeito restaurador e cicatrizante na pele. Para usá-los nos olhos, refrigere um grande pepino até que esteja bastante frio, e corte-o em fatias de 12 a 15 mm. Deite-se com a cabeça para trás e coloque uma fatia de pepino sobre cada um dos olhos, deixando-o repousar por 10 a 15 minutos e retirando-o a seguir. Alternativamente, esprema o suco de um pepino. A seguir, coloque-o sobre uma bola de algodão e pressione-o sobre os olhos. Use saquinhos de chá-verde. O chá-verde é rico em antioxidantes, podendo compensar possíveis deficiências no corpo que contribuam com a ocorrência de olheiras. Despeje água quente sobre dois saquinhos de chá e deixe-os repousar por 5 minutos, a seguir retirando-os e colocando-os no congelador. Pegue os saquinhos quando estiverem bastante gelados, deitese e pressione-os sobre os olhos. Mantenha-os nessa posição por 15 minutos e, por fim, lave os olhos com água fria, enxugando-os com uma toalha seca. Use um dispositivo de irrigação nasal. O nasalpote é um dispositivo similar a uma pequena chaleira, sendo comumente usado para ajudar a remover água salgada dos seios nasais. Despeje água destilada morna no nasalpote e coloque um pouco de sal kosher ou do mar (evite o sal iodado), usando a proporção de ½ a 1 colher de chá de sal para cada 500 ml de água. Incline a cabeça para um lado e despeje a água para dentro de uma narina, deixando-a cair pela outra. Siga as instruções de uso na embalagem do nasalpote. Use outros remédios naturais. Há uma grande quantidade de remédios e receitas que fazem uso de ingredientes naturais. Pesquise online por remédios naturais voltados ao tratamento de olheiras. Alguns desses ingredientes incluem: Camomila Óleo de amêndoas Arnica Água de rosas Abacate Veja o passo a passo na maquiagem nos olhos no link http://pt.wikihow.com/Acabar-Com-as-Olheiras-Rapidamente. Gostou da dica? Envie-nos e-mail caso saiba de outras dicas para olheiras e vamos compartilhar. atendimento@leveleia.com..br. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


O ano já começou. É hora de executar planos

Por Kie Kume*

Depois de recuperar as energias em janeiro e fevereiro, agora o ano começa para valer e é hora de colocar em execução os planos feitos na virada para 2017. Como deseja que sua vida esteja no final deste ano? Bom será se estiver regada por sentimentos de dever cumprido ou de prazer por vitórias alcançadas. Comece a executar seus planos, usando bem o seu tempo para que nenhuma hora ou nenhuma oportunidade sejam perdidas. Já basta o tempo perdido quando, por fatores alheios à nossa vontade, como é o caso de uma crise econômica ou perda de emprego, não conseguimos cumprir nossas metas. Planejar é criar um caminho para facilitar o alcance de um determinado objetivo. Antes de qualquer decisão, não abrace metas impossíveis, mas o que efetivamente pode conseguir, com muito trabalho e sacrifício. Ajuda muito refletir sobre o que não deu certo no ano passado e por quais motivos. Isso vale tanto para as conquistas no aprimoramento pessoal, como abandonar algum vício que esteja impedindo seu crescimento espiritual, quanto nos estudos, no trabalho, nos negócios e dentro da própria família. Passamos muito rápido pelo tempo. É preciso aproveitá-lo bem, sem desperdiçar oportunidades. No plano espiritual, você pode definir mudanças de comportamento que vão deixá-lo mais realizado e mais feliz como ser humano. Mas, esteja consciente de que isso exige renúncias. “Ao seguir pela trilha do autoaprimoramento, você encontrará vários obstáculos bloqueando seu caminho”, nos lembra o autor e líder espiritual Ryuho Okawa em seu livro Trabalho e Amor (IRH Press do Brasil). “Quanto mais seus objetivos forem elevados, abrangentes e profundos, mais você irá se deparar com uma resistência equivalente. Se não tiver força suficiente, descobrirá que, quanto mais elevada sua posição, quanto mais abrangente sua visão, quanto mais profunda a compreensão que almeja obter, maior a frequência com que será confrontado com a dor”, diz Okawa.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

No plano material, procure mapear com objetividade suas fontes de renda, suas possibilidades de maiores ganhos ou de crescimento no emprego antes de assumir dívidas – até mesmo aquelas que contribuirão para concretizar os sonhos deste ano. Isso vale para o caso de abertura de um negócio próprio, para a compra de uma casa, para a troca de um carro, ou mesmo para fazer uma viagem ou organizar aquela tão sonhada festa de aniversário ou casamento. Esteja seguro do que vai fazer, evitando que sonhos de melhorias para você e sua família se transformem em pesadelo. O caminho do bem e das conquistas exige desapego, determinação, espírito de sacrifício e dedicação constante. Nesta estrada, não há espaço para tíbios e preguiçosos. Ao contrário das ondas do mar, que pela força da natureza avançam sobre a praia e recuam logo depois, em repetitivo e infindável movimento, você deve sempre avançar. Ainda em Trabalho e Amor, Okawa diz que “nós, humanos, temos coração e dentro dele reside uma força poderosa que chamamos de vontade. Somos capazes de decidir a direção que queremos tomar e, por meio do esforço, podemos lançar mão de nossas capacidades para conseguir isso. É o que torna os humanos tão grandes. Sem o poder dessa vontade seríamos incapazes de abrir um caminho para o nosso objetivo”. O líder espiritual japonês nos lembra por fim que “a força de vontade pode ser aprimorada. Não é algo que a pessoa traga desde o nascimento. O poder espiritual pode ser cultivado. A vontade é o entusiasmo de alcançar as próprias metas, é um tipo de energia”. Kie Kume é gerente da editora IRH Press do Brasil, que publica em português as obras de Ryuho Okawa. Um dos autores mais prestigiados no Japão, Okawa tem mais de 2.100 livros publicados, ultrapassando 100 milhões de cópias vendidas, em 28 idiomas. (www.irhpress.com.br)

Leve & Leia PG 19 ®


5 dicas para sua garrafa d’água não ficar cheia de bactérias Sabe o recipiente que muita gente leva por aí para matar a sede? Se alguns cuidados não forem tomados, ele pode virar um prato cheio para os micróbios! O alerta soou com uma investigação do instituto americano Treadmillreviews. net, especializado em dados sobre esteiras ergométricas, que analisou a presença de bactérias em garrafas usadas por 12 praticantes de atividade física durante uma semana sem passar por lavagem. O resultado foi assustador: em alguns casos foram encontrados mais germes do que em vasilhas para alimentar cachorros! A primeira colocada no ranking da contaminação foi a garrafinha conhecida como slide top, aquela em que a tampa precisa ser deslizada para que o usuário tenha acesso ao líquido. Logo depois ficaram as do tipo squeeze (que esguicham a água direto na boca), seguidas pelos modelos com tampa de atarraxar. Na avaliação, os recipientes que têm um canudo embutido interno foram os que apresentaram o menor número de bactérias. Segundo os autores do inquérito, isso acontece porque as gotas ficam acumuladas na base do canudo, em vez de se concentrarem na superfície exposta, local mais atraente para os micróbios se instalarem. As constatações do pequeno experimento não são motivo para jogar o recipiente no lixo. “A maior parte desses micro-organismos vem da nossa boca e normalmente não provoca doenças”, esclarece o clínico e infectologista Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo. Os achados reforçam, porém, a importância de higienizar (ou trocar) o acessório pensando em alguns contextos. “Embora a presença desses agentes não ofereça riscos por si só, fatores como feridas na boca ou imunidade debilitada facilitam sua chegada à corrente sanguínea, o que pode desencadear mal-estar, diarreia…”, observa a infectologista Raquel Muarrek, do Hospital São Luiz Morumbi, na capital paulista.

Leve & Leia PG 20 ®

Lavar o acessório com água e detergente com regularidade é suficiente para barrar ameaças do tipo. “Muita gente negligencia esse hábito pelo fato de a garrafa ser de uso particular”, conta o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. Não caia nessa e respeite alguns cuidados (veja os conselhos logo abaixo). Um miniguia para comprar e conservar a garrafinha 1. Melhor escolha Prefira as que têm canudo interno e formato mais fácil de ser higienizado. Optar pelo inox é uma boa, pois ele dificulta a instalação das bactérias. 2. Se for de plástico Fuja de embalagens com símbolo de reciclagem com números 3 ou 7. Eles indicam presença de bisfenol A. Evite usar a mesma garrafa de água mineral todo dia. 3. Quando trocar Apesar de não haver prazo certo para isso, é prudente substituir a garrafa se houver ranhuras e desbotamento da cor, sinais de que já está velha demais. 4. Higienização Lave toda vez que ela for usada, dando atenção aos locais de difícil acesso, como a rosca da tampa e as bordas do canudo. Uma escova de mamadeira ajuda. 5. Transporte Proteja o biquinho, evite quedas ou batidas e não deixe a garrafa por muito tempo em locais abafados, como o carro, algo que favorece os micróbios. Fonte – mdemulher, vida saudável

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 21 ÂŽ


© Elizabetalexa | dreamstime.com

Cardiologista do HCor aponta os exercícios mais indicados para os cardiopatas Da redação

T

odas as atividades aeróbicas em geral são adequadas para a melhoria da saúde, já que a grande vantagem desses exercícios é a elevação da capacidade cardiorrespiratória. A duração e intensidade dos treinos precisam estar de acordo com o histórico do paciente e devem ser estabelecidas por um médico especializado Por mais que a prática diária de exercícios seja boa para controlar o diabetes, níveis de colesterol e triglicérides e prevenir doenças cardíacas, as pessoas que já possuem determinadas cardiopatias devem ficar atentas. A prescrição de exercícios aos cardiopatas precisa ser individualizada, já que alguns tipos de atividade física podem colocar o coração em risco. Segundo o cardiologista e coordenador do Serviço de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica do HCor (Hospital do Coração), Dr. Carlos Hossri, pessoas que já sofreram infarto deveriam realizar atividades físicas regulares o mais rápido possível. Estudos demonstram que, o quanto antes começar um treinamento físico (de preferência um programa supervisionado de reabilitação cardíaca) melhora a saúde e protege o coração. Porém é fundamental o acompanhamento médico para saber se a condição clínica permite a liberação para o treinamento físico. “Recomendamos alguns exames cardiológicos como o teste ergométrico e o ecocardiograma antes do início do treinamento, com o objetivo de verificar o condicionamento físico e analisar também o funcionamento do coração frente ao esforço. Exercícios fazem parte da boa recuperação, principalmente a caminhada. O aconselhável é realizar pequenas caminhadas diariamente que não levam o coração a bater em um ritmo acelerado. O teste ergométrico poderá fornecer, com maior precisão, a faixa adequada para o treinamento físico dentro de um programa de reabilitação cardiovascular, para não atingir limites de maior instabilidade ao ritmo cardíaco”, alerta Dr. Hossri.

Leve & Leia PG 22 ®

As atividades aeróbicas em geral são ideais para a melhoria da saúde, já que a grande vantagem desses exercícios é a elevação da capacidade cardiorrespiratória. A duração e intensidade dos treinos precisam estar de acordo com o histórico do paciente e devem ser estabelecidas por um médico especializado. “A musculação deverá ser incluída sempre que possível, pois complementará os efeitos benéficos do exercício aeróbico. A associação de exercícios aeróbicos com exercícios de força irão ampliar a força muscular do organismo, bem como a potência do coração”, explica o cardiologista do HCor. Cardiopatas e exercícios físicos: pessoas com cardiomiopatia hipertrófica (tipo mais comum da doença cardíaca genética que se caracteriza pelo engrossamento do músculo do coração), apresentam forte restrição em relação à prática de atividades esportivas. A doença, que não tem cura, acomete um em cada 500 indivíduos (prevalência de 0,2% da população), e afeta igualmente homens e mulheres, e a sua apresentação pode variar desde a forma assintomática até apresentações mais graves, como a morte súbita. A hipertrofia dificulta a saída de sangue do coração, forçando-o a trabalhar mais para conseguir fazer o bombeamento adequado. “Neste caso, o ideal é fazer atividades de baixa intensidade, e o médico cardiologista irá determinar o que esse paciente pode ou não fazer, pois até para atividades como pilates, ioga e tai-chi-chuan poderá ter alguma restrição, já que alguns exercícios e posições podem gerar instabilidade elétrica do coração e consequentemente arritmias graves”, esclarece Dr. Hossri.

Principais benefícios da atividade física para os cardiopatas: Diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial em repouso; Aumento nos níveis do bom colesterol (HDL) e diminuição de triglicerídeos;

Melhora da capacidade cardiorrespiratória; Aumento na quantidade de vasos sanguíneos nos músculos ativos; Diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial em exercício de baixa intensidade; Diminuição da gordura corporal total e diminuição da gordura visceral (a mais nociva para o coração); Melhora dos índices de glicose no sangue (glicemia); Melhora a densidade mineral óssea prevenindo a osteoporose; Eleva a produção de substâncias químicas que combatem a depressão, além de estimularem a regeneração de neurônios e melhorar a memória. Serviço de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica do HCor: estudos científicos têm sido conclusivos em relação aos benefícios do exercício físico regular e dos programas de reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM) para indivíduos portadores de distúrbios cardiocirculatórios, respiratórios e metabólicos. Com o intuito de inserir a prática da atividade física regular para esses indivíduos, visando a redução de novas ocorrências cardíacas, a recuperação e a manutenção da capacidade física do paciente, o HCor desenvolveu um dos mais completos programas de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica. O programa existe há quase vinte anos no HCor e milhares de pacientes já foram beneficiados por meio dos efeitos positivos da reabilitação. Os exercícios são aplicados por uma equipe de especialistas, em equipamentos modernos, com a disponibilidade de um sistema de monitoramento cardíaco sem fio, a Telemetria Multicanal, que permite controlar à distância as diversas atividades físicas desenvolvidas durante as sessões de reabilitação. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Da redação

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 23 ®


Benefícios da acupuntura para o emagrecer Técnica da medicina tradicional chinesa melhora estados emocionais como a ansiedade, que deflagra as compulsões alimentares.

P

ara muitas pessoas, vale tudo na hora de emagrecer e conseguir o tão sonhado corpo perfeito. Dietas milagrosas, academia, cirurgias e, claro, o perigoso uso de medicamentos sem acompanhamento médico. Porém, alguma vez você já pensou em acupuntura para eliminar para os indesejados quilos extras? O que muitos não sabem é que a técnica da medicina tradicional chinesa, que utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar dores, tratar a ansiedade ou estresse, também pode auxiliar na hora do emagrecimento. É o que garante médica e diretora do Center AO, Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Márcia Lika Yamamura.

faz milagre, mas somente auxilia em todo o processo. “Nenhuma abordagem única é eficaz no manejo da obesidade. Há de se considerar especialmente os componentes emocionais que fazem o indivíduo ter compulsão, não saciedade e boicote às dietas”, explica Márcia Lika. A compulsão, aliás, é ainda mais grave do que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivamente tratado em clínicas especializadas de emagrecimento, e a acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas.

Segundo ela, a obesidade é considerada uma condição multifatorial complexa. Sendo assim, é necessário compreender os diversos aspectos que fazem o indivíduo aumentar o peso. Dentre eles, existem fatores nutricionais e alimentares, como a ingestão excessiva de calorias, fatores metabólicos, que dependem de outras morbidades, do sedentarismo, idade, sexo, fatores sociais, culturais, genéticos e emocionais. “A acupuntura melhora estados emocionais como a ansiedade, que deflagra as compulsões alimentares. Trata também das alterações energéticas nos órgãos envolvidos, que, quando acometidos, levam ao aumento de peso”, afirma a especialista.

É importante ressaltar, entretanto, que os resultados do uso da acupuntura para o emagrecimento não são imediatos e também exigem uma certa dose de paciência e persistência. Os efeitos surgem em médio a longo prazo. “Fórmulas milagrosas e mesmo aumentar o número de sessões de acupuntura para emagrecimento não existem. Cada indivíduo é único, com registros emocionais próprios, metabolismo e genética individuais. Caso a abordagem multidisciplinar seja instituída, a chance de sucesso do emagrecimento é maior e a sensação de bem-estar, melhora do sono e da digestão já aparecem nas primeiras aplicações”, afirma Márcia Lika, sem estipular quantidades de sessões necessárias. “Apontar um número de sessões e o uso Mas, calma. Antes de abandonar os exercícios, sair comendo de pontos de acupuntura em protocolos é não respeitar a indibesteira e apostar tudo nas agulhas, é necessário ter a plena vidualidade do paciente e reduzir a complexidade a uma única consciência que, assim como outras técnicas, a acupuntura não causa, o que não é possível”, finaliza.

Leve & Leia PG 24 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


© Sherri Camp | Dreamstime.com

Que tal uma pitada de bom humor no dia a dia? Dicas para você encarar a vida de forma positiva e enfrentar o que vier com muita disposição! Da redação

“S

orrir, vai mentindo a sua dor...”

Exibir um sorriso, mas espumar de nervosismo por dentro, está longe de ser uma atitude saudável. Suas emoções precisam ter vazão ou há o risco de que elas comecem a se refletir em problemas físicos, desde dores nas costas até taquicardia ou falta de ar, por exemplo.

a rotina do dia a dia seja encarada de forma mais tranquila e, como consequência, com bom humor.

Organize a sua rotina Com organização, é possível se programar melhor para dar conta de todas as tarefas. O planejamento ajuda a evitar aflições ou crises de desespero por não conseguir cumprir os prazos ou por esquecer alguma atividade em meio à falta de prioridades, fazendo com que

Dê risada! Quando damos gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina hormônios do estresse - baixam. Além disso, o cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que deixa o corpo mais relaxado. Mas a risada precisa ser sincera - por isso, procure situações prazerosas que permitam você passar mais tempo descontraído.

Comemore cada pequena conquista Quem imagina a felicidade como uma sequência permanente de grandes emoções pode viver frustrado, buscando isso a vida inteira. Os momentos simples precisam ser mais valorizados; assim, O bom humor precisa ser sincero, os especialistas afirmam que naturalmente, você passa a cultivar mais o sorriso, o bom humor. essa é a melhor maneira de encarar a vida, com uma postura posi- Fica mais fácil reconhecer o que traz felicidade em vez de viver tiva e aberta para enfrentar o que vier com mais disposição. Quer em busca dela. cultivar seu bom humor? A seguir, algumas dicas para você levar a vida de forma mais leve, usando o humor a seu favor, sem que o Aprenda com os erros Depois que o erro já foi cometido, o mau humor não ajuda em sorriso fique apenas na aparência. nada. Errar não é o fim do mundo, algo que desanima e leva à desistência frente a um objetivo. Em vez de se irritar, pense como Não fuja de situações frustrantes Fingir que não existe sofrimento pode até deixar seu bom humor reagir em uma próxima ocasião, quando algo sair do programado intacto por um tempo. Mas os momentos frustrantes não deixam de ou esperado. existir simplesmente porque você fugiu deles. Use essas situações para amadurecer, como crescimento pessoal; e encare os desafios Esvazie a cabeça O excesso de pensamento negativo não dá espaço para o bom hucom mais facilidade. mor. Procure se esforçar para pensar no problema por um determinado período, concentrando as suas energias para resolvê-lo. Mas Permita-se errar Não é pra viver pessimista, mas para considerar que há sempre ao depois mude o foco e pense em outras coisas: sua saúde mental vai menos duas possibilidades, e uma delas pode ser diferente da sua agradecer. Não há contribuição maior para o bom humor do que a expectativa. Com esse preparo emocional, as chances de você ficar capacidade de resolver os próprios problemas em vez de permanecer se lamentando deles. de mau humor com o pior resultado diminuem.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 25 ®


Felicidade

Mas, se a procura é grande, nem sempre o encontro ocorre. Para muitos, a conquista da felicidade está associada à aquisição de bens materiais. Pensam, por exemplo, que serão felizes quando comprarem aquele carro importado, aquela casa na praia ou quando ganharem grande fortuna na loteria. E, por vezes, chegam até ao intento sonhado, mas, a despeito da riqueza, continuam infelizes, sentem um enorme vazio existencial. A fortuna alcançada só aumentou a carga de sofrimentos daquela pessoa, com o acréscimo das preocupações que antes não a visitavam. Outros ancoraram o sonho da felicidade na busca da fama, do sucesso, do poder. Imaginam que só o reconhecimento público de seus talentos artísticos ou intelectuais poderá fazê-los felizes. E, de igual forma, muitas vezes vem o sucesso, vem a consagração, mas a felicidade não vem junto. Ao contrário, ficaram mais tristes. Apesar de serem publicamente conhecidos, continuam sós. Temem a aproximação das pessoas. Vivem a dualidade da fama e da solidão e dizem, com frequência, que dariam tudo para levar uma vida comum. Certa feita, ouvi de um famoso cantor que seu maior desejo era poder ir à praia como uma pessoa comum. Mas a fama não lhe permitia desfrutar desse simples prazer da vida.

Leve & Leia PG 26 ®

Para outros a felicidade está condicionada à inexistência de problemas. Dizem eles: “Como posso ser feliz carregando vários tormentos?” E assim caminham pela vida aguardando o dia em que seus problemas terminem para, aí sim, desfrutarem a tal felicidade. Mas existirá alguém na face da terra que não tenha problemas? Não pensemos que uma pessoa rica esteja isenta de dificuldades. Pode não ter as preocupações com a moeda, mas certamente tem outras aflições que a riqueza não é capaz de superar. O ouro não resolve todos os problemas. Que o digam aqueles afortunados que desejariam saborear as melhores comidas do mundo, mas que por doenças tormentosas sequer podem alimentar-se de um simples prato de arroz e feijão. Então, muitas pessoas estão condicionando a felicidade à ocorrência de um fator externo. Só serão felizes quando forem ricas; quando forem famosas; quando forem amadas; quando arranjarem um bom emprego; quando não tiverem problemas; e a lista prossegue sem fim. E nós? Será que também estamos condicionando a nossa felicidade a algum acontecimento, a algum bem material, a alguma pessoa? Será esse o caminho da felicidade? Certamente, não. A felicidade não está fora de nós. Ela é, antes de tudo, um estado de espírito, uma maneira de ver a vida e não um determinado acontecimento. Deus, que nos quer bem e, portanto, deseja a nossa felicidade, não faria com que este sublime sentimento ficasse na dependência de algum evento futuro, incerto e externo. Podemos alcançar a felicidade hoje, agora, a despeito dos problemas que estejamos enfrentando. Basta olhar a vida com outros olhos, mudando as lentes pelas quais enxergamos os fatos. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

© Stephanie Frey | dreamstime.com

T

odos estão à procura da felicidade. Ninguém diria em sã consciência que não deseja ser feliz. Ricos e pobres, homens e mulheres, crianças e adultos, doentes e sãos, religiosos e ateus, enfim, todos querem a tal felicidade. Daí por que todos a procuram, nos mais variados lugares e das mais diferentes formas.

Por José Carlos De Lucca


A vida não é um problema, é um desafio

“As pessoas não conhecem a própria felicidade, mas a dos outros não lhes escapa nunca”. (PIERRE DANINOS) www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Ela nos apresenta oportunidades de crescimento, notadamente nos setores onde mais necessitamos. Por detrás dos problemas existem lições, desafios, tarefas. E grande ventura tomará conta de nós quando vencermos os obstáculos que a vida nos apresenta. O Sermão da Montanha é a pura prova de que somente serão bem-aventurados aqueles que souberem superar as dificuldades da vida. Se o amigo leitor ainda não está convencido, basta então olhar para as pessoas felizes e verificar que todas elas passaram por grandes provas e expiações. Lembremo-nos dos primeiros cristãos, que seguiam cantando alegres até a arena onde seriam devorados pelas feras. Lembremo-nos da felicidade de Francisco de Assis, conquistada na humildade, na pobreza e no serviço ao próximo. O santo da humildade era moço rico, mas vivia amargurado na riqueza que possuía. Só encontrou a paz depois que renunciou à vida fácil e se entregou à riqueza do espírito. Não nos esqueçamos de que Paulo de Tarso, que na condição do poderoso Saulo era infeliz, mas voltou a viver após o célebre encontro com Jesus na Estrada de Damasco. Paulo perdeu o poder temporal, mas encontrou a felicidade pessoal. Gandhi encontrou a sua felicidade na luta pela paz. Madre Tereza e Irmã Dulce, apesar dos inúmeros padecimentos que sofreram, conseguiram encontrar a felicidade na felicidade que podiam proporcionar aos desvalidos do caminho. Albert Schweitzer, médico, encontrou a felicidade vivendo 52 anos de sua vida entre os povos primitivos da África. Como esquecer a permanente alegria de Chico Xavier? E olha que problemas na vida

não lhe faltaram. Perguntaram ao médium de Uberaba se ele estaria disposto a passar por todas as provações que a vida lhe marcou. A resposta já é conhecida de todos. Chico disse mais de mil vezes que faria tudo de novo e que pretende, no mundo espiritual, continuar a sua tarefa de médium. Então, amigo, a felicidade não consiste em ter bens materiais, posição social ou poder político. A felicidade não pode ser conquistada fora de nós, embora seja sempre lá que a procuramos. Vicente de Carvalho já considerou que a felicidade existe, mas é difícil de ser alcançada, porque está sempre onde a pomos e nunca a colocamos onde estamos. E nós já dispomos de tudo para sermos felizes hoje, apesar das dificuldades pelas quais atravessamos. Aliás, são os desafios que nos impulsionam ao progresso. Já pensou o que seria da sua vida sem desafios? Será que você aguentaria passar o resto de sua vida deitado numa rede? Por quanto tempo você conseguiria viver na ociosidade? Nunca vi um espírito superior ficar um minuto sem trabalho. Encaremos a vida com os olhos do bem, com a visão do amor e com o concreto desejo de olharmos à nossa volta e verificarmos que o Pai tudo nos legou para que a nossa felicidade se efetive já. Abençoemos o trabalho em que a vida nos situou; santifiquemos a família terrena do jeito que os familiares são; enfrentemos com dinamismo e alegria os obstáculos da vida e assim, amando e servindo, haveremos de encontrar a felicidade que há muito tempo espera por nós. Será que você vai concordar comigo?

Leve & Leia PG 27 ®


NO STRESS:

Alivie a tensão com boa uma alimentação!

Alimentos que ajudam a aliviar o estresse.

M Da redação

au humor, dor de cabeça, cansaço. Estes são alguns sintomas do mal do século: o estresse, que além de nos deixar com os nervos à flor da pele, acaba com nossa saúde. Tal doença surge quando o nosso corpo reage a um problema físico ou mental. Os sintomas mais reconhecidos do stress são o aumento do metabolismo, elevação da pressão arterial, aceleração da frequência cardíaca e respiratória, assim como dos batimentos cardíacos. Isto geralmente ocorre pelo aumento de adrenalina na circulação sanguínea. As alterações emocionais distorcem a realidade, provocando uma sensação prolongada de preocupação ou de expectativa exagerada. Fisicamente, sentimos falta de ar, taquicardia, ondas de calor, suor, tremedeiras e tensões musculares. A boa notícia é que os médicos afirmam que mudar a alimentação pode ajudar a acabar com esse inimigo do dia a dia. Um estudo feito pelo U.K.’s Food and Mood Project, mostrou que as pessoas que consomem açúcares, cafeína, álcool e doces em maiores quantidades, estão mais propensas ao estresse do que aquelas que comem vegetais, frutas e carnes saudáveis. Porém, segundo os pesquisadores, não se trata apenas de uma questão do que se ingere. A forma e frequência com que nos alimentamos também faz toda a diferença. E não pensem que basta fechar a boca para evitar as consequências da má alimentação. Pesquisadores advertem que não adianta restringir calorias, pois tal atitude pode levar à fadiga, depressão, irritabilidade e letargia, ou seja, agravam a situação de estresse. Para os especialistas, uma dieta certa, rica em determinados nutrientes, prepara o organismo para combater o stress. Confira: Leite: Nada melhor para relaxar do que um reconfortante mingau de aveia ou copo de leite quente. Isso mesmo! A receita de mingau da vovó eleva o nível de serotonina, que ajuda a acalmar o cérebro, e o cálcio presente no leite relaxa os músculos. Além disso, o cálcio e magnésio encontrados também nos queijos e iogurtes podem ser calmantes, pois os dois minerais ajudam a relaxar as fibras musculares. Sem contar que a gordura presente nos alimentos lácteos também ajuda a saciar. Isso mesmo, até um pedaço de

Leve & Leia PG 28 ®

queijo ou um pote de iogurte é suficiente para conter o estresse! Alimentos cítricos: Manter os níveis de cortisol e a adrenalina sob controle é fundamental, já que são os dois hormônios do estresse. Nas situações de tensão, eles são liberados e produzem os efeitos indesejáveis que já citamos. A vitamina C é forte aliada para produção adequada destes hormônios. Acerola, laranja e o limão contêm quantidades elevadas de vitamina C, que está envolvida na produção de adrenalina. A falta de vitamina C pode resultar em fadiga e irritabilidade. Uma pesquisa mostrou que a ingestão de vitamina C antes de uma experiência estressante ajuda a pressão sanguínea e o cortisol a voltarem ao normal mais rapidamente. Carboidratos: Os carboidratos, tão renegados em tempos de dietas milagrosas, não devem ser totalmente eliminados do cardápio. Os carboidratos complexos, como cereais, pães e massas integrais, são digeridos mais lentamente e têm o mesmo efeito do mingau, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, diminuir a pressão arterial e equilibrar os níveis de açúcar no sangue. O nutriente gera um efeito calmante no organismo, aumentando os níveis de insulina e serotonina, porém é contraindicado misturar alimentos ricos em carboidratos com alimentos ricos em proteínas ou gorduras, pois os últimos quebram o efeito da serotonina que atua como anti-stress. Mas lembre-se de não exagerar nos carboidratos, eles são um dos fatores mais determinantes para o aumento de peso. Ervas: O orégano encabeça a lista de ervas em termos de antioxidantes. O alecrim e o tomilho também são ricos em propriedades benéficas para o organismo. E o melhor de usar temperos é que você não irá abusar do sal. Carnes: A proteína na carne vermelha estabiliza o açúcar no sangue e ajuda a afastar a montanha-russa de emoções. O triptofano, aliado às proteínas, é um dos vários motivos pelos quais a carne vermelha auxilia a ficar relaxado diante das causas do stress. A carne ainda é uma boa fonte de vitaminas B, especialmente B6 e B12. Peixes e Frutos do mar: Caranguejo, lagosta e camarão são pobres em calorias e gorduras saturadas. Eles também são saborosos e cheios de proteína de alta qualidade, vitaminas B12 e B6, selênio (antioxidante) e zinco, que ajuda a acelerar o processo metabólico de proteínas. O

salmão, junto com o atum, é rico em ômega 3 e mantém os hormônios do estresse sob controle, além de protegerem o coração. Os pescados são ainda ricos em vitamina do complexo B, que contribuem para o equilíbrio da ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor. Espinafre e Alcachofra: Estes dois alimentos contêm quantidades de magnésio imprescindíveis na defesa do organismo contra o estresse. Para ter uma ideia da importância do magnésio na luta contra o estresse, basta saber que a deficiência deste tipo de mineral causa enxaqueca, fadiga e irritabilidade geral. Portanto, incluir estes alimentos na dieta ajuda a repor este composto, que tende a se esgotar nos momentos de pressão, causando dor de cabeça e fadiga. Grãos Integrais: Eles agem positivamente na produção de serotonina e tem efeito semelhante aos exercícios físicos e certos antidepressivos. A fibra de cereais integrais também ajuda a regular o açúcar no sangue. Chá preto, pistache, abacate e amêndoas são outros ingredientes a que você pode recorrer. Eles são ricos em componentes que controlam o estresse e ajudam na sensação de bem-estar. Vegetais crus, além de nos manter saudáveis, também ajudam a aliviar a pressão mecânica, como da mandíbula, que acontece quando estamos sob forte estresse. Desta maneira, você também dá adeus à cefaleia tensional. Alimentos como a laranja, água de coco, banana, cereais integrais, feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha possuem quantidades ideais de potássio, que auxilia na condução dos impulsos nervosos e contribui para a manutenção funcional do cérebro. Para aqueles que possuem histórico de doenças cardíacas, os alimentos ricos em flavonoides, como cebolas, maçãs, brócolis, chá, vinho tinto e uvas são excelentes anticoagulantes e não são destruídos pela adrenalina, substância gerada pelo organismo quando submetido ao estresse. Por fim, vale ressaltar que fazer exercícios físicos diariamente ajuda muito no combate ao estresse, bem como no combate a inúmeras outras doenças. A seguir,a médica nutróloga e endocrinologista, estudiosa em terapia ortomolecular e estética médica Valéria Goulart, elaborou uma sugestão de cardápio para você que deseja combater o estresse. Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


DIETA ANTI-ESTRESSE Café da manhã Alimento

Quantidade

Substituições

café leite desnatado pão integral margarina light

1 xícara 1/2 copo 2 fatias 1 colher de chá

chá queijo branco, coalhada, iogurte desnatado bolacha água e sal (4), torrada (4), pão glúten (2) ricota, queijo branco, requeijão light

Alimento

Quantidade

Substituições

Fruta, suco

01 unidade, fatia ou copo.

Laranja, abacaxi, banana, melancia, mamão, melão, uva, figo, ameixa, pêssego, morango, goiaba, maçã e pera

Alimento

Quantidade

Substituições

Salada crua

À vontade

Chuchu

3 colheres (sopa)

Arroz

3 colheres (sopa)

Feijão

2 colheres (sopa)

Carne

1 pedaço ou 3 colheres

Fruta

1 fatia ou unidade

Lanche da manhã

Almoço e jantar Alface, agrião, almeirão, e tomate, escarola, pepino, acelga, repolho, pimentão, nabo, rabanete, espinafre, palmito. Couve, abobrinha, cenoura, beterraba, brócolis, couve-flor, abóbora, berinjela, aspargo. Batata, macarrão, mandioca, milho verde, mandioquinha. Lentilha, ervilha, grão de bico, soja. Carne moída, frango, ovos, sardinha fresca, atum, fígado, miúdos, peixes, camarão, lagosta, mariscos. Qualquer das acima (quadro Lanche da manhã), pudim ou gelatina dietética, 1 vez ao dia

Lanche da tarde Alimento

Quantidade

Substituições

Café Leite desnatado Pão integral Margarina

1 xícara 1 copo 1 fatia 1 colher de chá

Chá Queijo branco, coalhada, iogurte desnatado Bolacha água e sal (2), torrada (2), pão glúten (1) Ricota, queijo branco, requeijão light

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 29 ®


A Vila Madalena chegou ao Bonfa!! Isso mesmo!!! O Bonfa - como é chamado carinhosamente pelos moradores mais antigos - tem agora um novo lugar para aquela conversa gostosa de final do dia ou simplesmente para um drinque depois do trabalho. O Bar do Bairro, inaugurado no último dia 13/02 está um show! A casa já mostrou a que veio, pois em sua inauguração recebeu mais de 300 pessoas entre amigos e os desencanados botequeiros frequentadores de outros endereços. Há também um loun-

ge, cantinho separado da “muvuca” para os casais ou pessoas que queiram ficar mais tranquilos; apenas degustando seu drinque (aliás, destacamos o Mojito feito à base de rum), sem falar nos petisco “Picanha do Bairro” que é o mais pedido pelos clientes. Uma casa com a cara da Vila Madalena: moçada bonita, um lugar para aquele happy hour com drinques e chopps geladíssimos além de (não poderia faltar e é pra lá de boa)...a música ao vivo! Confira..

Av. Comendador Alberto Bonfiglioli, 341 Jardim Bonfiglioli, São Paulo - fone: (11) 3731-5939

diversão para toda a família PROGRAMAÇÃO ADULTA

arte e cultura no raposo shopping

S A L A

I R E N E

R AVA C H E

PISO CINEMA

Antes só do que mal casado Sábados às 20h30 Temporada até 25/03

Não seja Rudy com Rudy Landucci Quinta às 21h Única apresentação 16/03

Virgem aos 40.com Sábados às 22h Temporada até 25/03

Infarto fulminante o show de humor Sábado às 18h Única apresentação 18/03

Truques da Ilusão 2ª temporada Domingos às 20h30 Temporada até 19/03

Diogo Portugal Portugal é aqui Domingo às 20h30 Única apresentação 26/03

PROGRAMAÇÃO INFANTIL Panos e lendas Sábados às 14h Temporada até 29/04 Era uma vez... Ilusão e mágica Sábados às 16h Temporada até 25/03 A cigarra e a formiga inspirado no clássico Domingos às 14h Temporada até 26/03

INGRESSOS Disponível com valores promocionais a partir de R$12,00. Confira no site do Sampa Ingressos e na bilheteria do Teatro. Para mais informações ligue: (11) 3732-9006

Os três porquinhos Domingos às 16h Temporada até 30/04

www.rapososhopping.com.br

Rodovia Raposo Tavares, km 14,5 Tel.: 11 3732 5000

Leve & Leia PG 30 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Vanderley e Diana Da minha janela, tenho uma ampla vista para um vale no bairro de Perdizes, cumeado pelas ruas Apiacás e Caraíbas, no eixo entre as ruas Vanderley e Diana. Já há alguns anos, tenho avistado, de vez em quando, um casal de carcarás voando ou pousado sobre os barriletes dos edifícios.

Por Hamilton Leite (*)

do árvores frutíferas nos quintais de nossas casas ou nos terraços de nossos apartamentos. E, de preferência, essa vegetação deve ser nativa, pois como está adaptada ao ciclo de chuvas e ao clima regional, requer um volume menor de água para irrigação.

O carcará, uma das aves de rapina mais comuns do Brasil, vive em campos abertos, bordas de matas, no litoral, e é também frequentemente encontrado nas cidades. Como outros bichos da fauna urbana, alimenta-se de quase tudo que encontra, desde carcaças em decomposição - passando por pequenos seres vivos como lagartixas, ratos, filhotes de outras aves e invertebrados - até o lixo doméstico.

Incorporadores podem maximizar a área destinada a jardins em seus empreendimentos, paisagistas podem especificá-las em seus projetos e os síndicos podem substituir as plantas exóticas existentes nos condomínios. E os governos devem ampliar as áreas verdes nas cidades, além de promover a arborização de ruas e parques. Para sabermos quais árvores devemos escolher e como elas devem ser plantadas, a prefeitura de São Paulo publicou o Manual Técnico de Arborização Urbana, que está disponível em Raramente percebemos a vida silvestre que nos cerca no dia a dia agitado bit.ly/arvoresurbanas. Existe também nas livrarias, o excelente livro "Aves nas metrópoles, atualmente consideradas verdadeiros ecossistemas, como brasileiras e plantas que as atraem", de Johan e Christian Dalgas Frisch. qualquer outro existente em ambientes naturais. Mas é só prestarmos atenção, que começamos a notá-los. A hipótese da "biofilia" (do grego: bios = vida e philia = amor) propõe que todos nós temos um componente genético que nos liga emocionalmente à Sobre o aparelho de ar condicionado da sala onde trabalho, dois barulhen- natureza, pois foi neste ambiente onde ocorreu a evolução dos seres hutos filhotes de sabiás-laranjeira (ave símbolo do Brasil) estão sendo criados manos. Evidências comprovam esta teoria, a qual demonstra que existem por seus pais. A pitangueira que temos no terraço de casa alimenta um ca- inúmeros benefícios para aqueles que vivem próximos a animais e plantas. sal de sanhaços, sempre atento ao nosso intolerante vira-lata. Quem nunca viu capivaras pastando nas margens do rio Pinheiros? Em ple- Não devemos ter a pretensão de transformar nossas cidades em florestas, na São Paulo! Esses animais tiram proveito da abundância de alimentos, mas podemos construir um ambiente urbano que satisfaça parte desta nosnichos ecológicos, abrigo em locais de difícil acesso e maior tolerância por sa necessidade ingênita e ajude a restaurar o amor pela natureza que temos parte dos seres humanos. Alguns, como o carcará, ainda ajudam a controlar gravado em nossos corações. a quantidade de ratos, baratas, carrapatos, cupins, mosquitos e moscas. Fiquei muito feliz uns dias atrás, quando avistei um terceiro carcará voanEsse rico ecossistema está em risco: 30 das cerca de 700 espécies catalo- do com o Vanderley e a Diana. Só não sei se o chamo de João Ramalho ou gadas na capital paulista estão ameaçadas de extinção, como a cigarra, o de Bartira! curió, o gato do mato, três espécies de gavião e uma, de ararinha. Como cidadãos, podemos prover alimento aos animais silvestres, plantan- (*) Hamilton Leite, vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP (hl@hamiltonleite.com.br).

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 31 ®


A Da redação

FELICIDADE À MESA!

máxima de que você é o que come se aplica também ao bom humor. Em 1998, a nutricionista inglesa Amanda Geary fundou o Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor), para estudar como os alimentos podem afetar o humor e ensinar a ter uma alimentação que ajude a manter a saúde física e emocional. Mudando a dieta de um grupo de pessoas, a pesquisadora constatou melhoras significativas na instabilidade emocional, na depressão e em ataques de pânico e ansiedade. Mas como o que comemos pode nos deixar bem ou mal humorados? A ciência explica: Nosso cérebro recebe impulsos por meio de neurônios que transmitem dor, ansiedade, tristeza, ou seja, uma vasta gama de sentimentos. E certos alimentos estimulam a produção e liberação de neurotransmissores (moléculas envolvidas na comunicação entre neurônios), sendo o principal a serotonina, substância diretamente ligada ao bom humor. Quando ficamos muito tempo sem comer, ocorre uma diminuição na liberação de serotonina, essa diminuição causa aquele mau humor insuportável.

Há uma série de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia. No livro “A Dieta do Bom Humor”, a autora Sonia Tucunduva Philippi, nutricionista, pesquisadora e professora da USP, relata como as pessoas depositam na alimentação a responsabilidade pela felicidade, buscando preencher vazios. A autora escreve que as relações entre alimento e sentimento são tão primitivas para o ser humano que se estabelecem bem no comecinho da vida, quando, ao sermos colocados no peito materno, esboçamos um sorriso de prazer que nos faz adormecer felizes. Um prato equilibrado com os ingredientes certos pode fazer bem não somente para o estado físico, como pode também desencadear sensações de bem-estar, tranquilidade e melhorar o humor. A seguir, as fontes de alimentos para o seu bom humor. Bom apetite!

Destacamos nesta edição alguns ingredientes do bom humor Boa notícia: chocolate é um deles :) Chocolate:

formação da serotonina. Além de O cacau possui carboidrato carnes, ovos, leite e derivados, está e triptofano, que estimulam presente no grão-de-bico, ervilha e a produção de serotonina no feijões. organismo. “Prefira os tipos meio amargo ou com 70% de teor de Aveia: cacau, já que esse tipo tem também Cereal que contém altas doses poder antioxidante”, afirma a de triptofano, aminoácido connutricionista Camila Mendes de stituinte essencial das dietas, Abreu.. Mas atenção: apenas precursor da serotonina, sendo uma unidade de bombom por dia é muito utilizado no tratamento da depressão. Além do triptofano, a suficiente! aveia possui ainda bons níveis de Proteínas: elas possuem boas selênio, que colabora para a prodoses de triptofano, que ajuda na dução de energia.

Leve & Leia PG 32 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Banana madura

Diminui a ansiedade; age como calmante garantindo um sono tranquilo. É rica em carboidratos, potássio e magnésio e possui vitamina B6, que ajuda na formação de vários neurotransmissores, e por isso é um nutriente essencial para a regulação dos processos mentais e, possivelmente, do humor, dando um “pique” no organismo.

Brócolis

Rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto, é essencial para as gestantes.

Espinafre e folhas verde-escuras

Peixes e frutos do mar

Alimentos que são fontes de minerais, como o selênio e o zinco, importantes para o bom funcionamento da atividade cerebral. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, em especial a ostra, são ricos em zinco, um mineral essencial para o bom humor. Milho: o grão é rico em carboidratos e também em vitamina B6.

Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio (que atua na produção de energia); potássio e vitaminas A e C. Estabiliza a pressão, também, devido à presença do magnésio. Estes vegetais garantem o bom funcionamento do sistema nervoso por possuírem, em sua constituição, o magnésio, o fosfato, as vitaminas A e C e o complexo B.

Pimenta

Nozes, castanhas, castanha-do-pará

Sementes de abóbora e girassol

amêndoas

e

a

Auxiliam na diminuição do estresse, combatendo a depressão. Ricas em selênio, um agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio (350mg) recomendada.

Laranja, maracujá e jabuticaba

Por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse. Também colaboram com as defesas do organismo. A jabuticaba possui, além da vitamina C, ferro, vitaminas do complexo B e carboidratos que ajudam no combate à anemia, além de aumentar as defesas do organismo. Age como antidepressivo e reanima, pois fornece energia. Já a laranja promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e assim como o maracujá e a jabuticaba, é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Leite

Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano (ver sobre este aminoácido no item aveia).

Ovos

Contêm substâncias que garantem o bom humor por ser rico em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina, substâncias que fazem muito bem para a memória.

Responsável pela sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão. Contém capsaicina, que dá aquela sensação de ardência e faz com que o cérebro produza mais endorfina. Para o humor, as melhores pedidas são a pimentade-cheiro, a vermelha, malagueta e a comari.

Probióticos

Ricas em triptofano, que além de auxiliar na manutenção do bom humor, também ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Todos os leites fermentados, iogurtes e queijos azuis possuem microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos ao hospedeiro. De acordo com a nutricionista, os probióticos beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias e constipação e, claro, melhorando o humor.

Gengibre

Prebióticos

No suco, como tempero ou em forma de chá, o gengibre é outro alimento que pode melhorar o humor, isso porque contém betacaroteno, capsaicina e cúrcuma. Ele ainda funciona como agente anti-inflamatório nas doenças musculoesqueléticas, incluindo o reumatismo, e ajuda até na cura da depressão.

Café

Já o café possui compostos bioativos como cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos. De acordo com a nutricionista, esses compostos estimulam o sistema nervoso central, aumentam a síntese e a liberação de neurotransmissores, afetam a força de contração cardíaca, afetam o ritmo respiratório, aumentam a taxa metabólica basal e o efeito diurético. Resumindo: o café ajuda a prevenir a depressão.

Alface

Ameniza a irritação, tem poderoso efeito calmante devido à presença da lactucina e lactupicrina, substâncias encontradas em maior quantidade nos talos e coração da alface e que devem fazer parte das saladas, juntamente com as folhas.

Já os prebióticos, como cereais integrais, farelo de trigo, folhosos, linhaça, frutas cítricas e aveia, são ingredientes alimentares não digeríveis pela maioria dos microrganismos do intestino. Eles afetam benéficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo do crescimento e/ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas. Segundo a especialista, esses tipos de alimentos reduzem sintomas alérgicos e aliviam a constipação, o que, consequentemente, melhora o humor.

Mel e carboidratos em geral

Promovem a sensação de prazer e bem-estar pois estimulam a produção de serotonina, responsável por essas sensações. Procure experimentar carboidratos integrais como arroz, massas e pães dão mais saciedade.

Uvas:

Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos. Fonte: “A Dieta do Bom Humor”, de Sonia Tucunduva Philippi

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 33 ®


Chocolate é bom para a saúde (e para a alma!) Ele não é um vilão! Da redação

© Vkraskouski | dreamstime.com

Sim, o chocolate amargo já é um conhecido amigo da nossa saúde. Acima dos 55% de cacau, as vantagens são muitas! O problema é que nem sempre esse tipo vai satisfazer a sua vontade… Então, não se preocupe: escolha o seu favorito e pense em cada uma dessas razões para beneficiar seu corpo de muitas maneiras! Veja abaixo alguns benefícios do queridinho de sempre e de todos. Tem toda uma química equilibrada por trás da sua composição Algo que é composto de açúcar, leite, cacau e substâncias como flavonoides e triptofano só pode ser algo bom. Mesmo que tenha um pouco mais de gordura do que é recomendável, os sabores são realmente equilibrados – e você consegue sentir todos! Te faz sentir apaixonado Sim, a gente se sente melhor com um pedacinho de chocolate (ou uma barra). E essa sensação também está relacionada à mesma que temos quando estamos amando alguém. Cafeína, açúcar e feniletilamina, o “hormônio da paixão”, compõe essa calorosa delícia. E a feniletilamina é a substância que faz seu coração bater um pouquinho mais rápido, a sua respiração ficar levemente acelerada e baixar a guarda. Amor = chocolate! É “afrodisíaco” Mesmo que não seja comprovada a relação entre o chocolate e o tesão de fato, ele ainda é afrodisíaco em outros aspectos. Vale lembrar que ele cria aquela sensação de estar apaixonada(o). E vamos combinar que tudo que envolve chocolate é realmente sexy: um fondue à dois, uma ideia diferente no quarto, bombons espalhados pela cama…

Leve & Leia PG 34 ®

Faz bem para a saúde Já foi comprovado que o chocolate tem muitos benefícios para a saúde: ajuda no estresse, no humor, contra doenças cardiovasculares, AVC… E o melhor de tudo é que precisa ser consumido todos os dias para promover essas vantagens. “O fundamento do alimento funcional é consumir todo dia. O organismo só cria essa proteção se a adição é frequente”, ensina a nutricionista Thaís Lima, do Hospital Israelita Albert Einstein. Claro que o chocolate amargo é o mais indicado nessas horas e existe um ótimo motivo para tal: “o benefício vem da amêndoa do cacau que é transformada em uma espécie de torta, rica em flavonoides. Os outros tipos têm menor quantidade dessa substância, sua principal aliada”. Aguça os sentidos Você usa todos os seus sentidos para comer o chocolate. Não é só o paladar: o olfato reconhece o aroma, o tato percebe a temperatura que derrete o chocolate e a visão fica maravilhada com aquele bombom. Tudo isso acontece simultaneamente! É um alimento de conforto Sim, todos nós temos algo que adoramos comer e que nos traz uma sensação boa. Se o seu caso de amor é o chocolate, fique tranquila(o)! Ele é liberado na dieta, em todas as suas formas. “As dietas hoje em dia não são mais restritivas. A questão é entender qual o melhor momento para incluir aquilo e quanto deve ser consumido. O metabolismo individual é muito importante”, explica a nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, Thaís Lima.

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Foto apenas ilustrativa © Katesmirnova | Dreamstime.com

Estimula a memória afetiva

A dopamina, uma das substâncias liberadas pela ingestão de chocolate, nos ajuda a lembrar e criar associações positivas para a nossa sobrevivência. Toda vez que você comer um chocolate e se sentir bem, a relação é reforçada e também o que levou a essa sensação. Digamos: você está com seus amigos vendo um filme e comendo alguns bombons, se divertindo e feliz. Inconscientemente o chocolate fica registrado como uma boa resposta para a sua diversão!

Te ensina a compartilhar

Quer lição maior de vida do que abrir seu chocolate favorito e ter que dividir com todo mundo que está no ambiente?

Te transforma no chocolatier oficial dos seus amigos

É tudo igual? Pelo amor, não! Você aguça o seu paladar a ponto de identificar de onde vem aquele chocolate, a marca, o tipo, o ano, a safra… Quando gostamos muito de alguma coisa, queremos aproveitá-la de todas as maneiras. Então, nada mais lógico do que gastar uma graninha a mais em criações limitadas e verdadeiras obras de arte de grandes chefs chocolatiers. E os seus amigos querem um pedacinho dessa sabedoria!

É extremamente versátil

Já ouviu falar em pudim, brownie, biscoito, bolo, torta, musse, creme, pavê, sorvete? Aliás, o cacau em pó acima de 50% também é uma ótima fonte! “Combine o cacau com banana, principalmente para melhorar o humor. Ambos alimentos têm o triptofano. Iogurte, frutas secas e granola também deixam o chocolate mais saboroso e saudável”, aconselha a nutricionista.

Contribui para a economia do país

Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais produz cacau no mundo todo? Aqueles chocolates belgas que tanto amamos degustar também são feitos com a matéria-prima brasileira! E você: consumindo o seu, ajuda todo mundo! Fonte:MdeMulher, Viva com alegria, Melhor com saúde

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 35 ®


Leve & Leia PG 36 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 37 ÂŽ


Leve & Leia PG 38 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Bacalhau especial ao forno Ingredientes · 6 xícaras de azeite · 2 batatas grandes cortadas em rodelas · 2 postas de bacalhau dessalgado · 2 cebolas grandes cortadas em rodelas · 2 dentes de alho picados · 2 ovos cozidos cortados ao meio · 4 buquês de brócolis cozidos (ou couve-flor) Modo de preparo Em uma travessa ou assadeira, despeje o azeite. Disponha as batatas e as postas de bacalhau por cima. Acrescente a cebola e o alho. Regue com azeite a gosto. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 45 minutos ou até que as batatas fiquem cozidas e o peixe doure ligeiramente. Sirva com os ovos e brócolis cozidos. Foto apenas ilustrativa © stockcreations | Dreamstime.com www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 39 ®


Trufa de chocolate Ingredientes 1 xícara Creme de leite 2 xícaras Chocolate amargo 2 colheres de sopa Licor de laranja ½ colher de chá Extrato de baunilha Modo de preparo Aqueça o creme de leite até que cozinhe, sem deixar ferver. Coloque o chocolate em uma tigela refratária. Adicione o creme sobre o chocolate e deixe descansar por cerca de 20 segundos até derreter o chocolate ligeiramente. Misture lentamente o creme de leite e o chocolate até incorporar, por 2 a 3 minutos. Misture lentamente e adicione o licor de laranja e a baunilha até que tudo esteja incoroporado. Deixe a mistura descansar por pelo menos 1 hora. Quando a mistura estiver firme, utilize duas colheres de sopa para retirar a porção de massa para a trufa. Usando luvas de latex, role as trufas com as palmas das mãos para criar uma bolinha. Importante: Não manuseie as trufas muito tempo ou irão amolecer. Decoração: Role as trufas em cacau em pó, açúcar de confeiteiro ou nozes bem picadinhas. * Se estiver usando chocolate em barras, pique em pedaços pequenos. Fonte: www.callebaut.com

Leve & Leia PG 40 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Merengue de chocolate com morangos Ingredientes Para o suspiro ½ xícara (chá) de açúcar (80 g) 2 claras Para a montagem 5 potes de danone de chocolate ao leite (550 g) 10 morangos lavados e cortados em 4 partes Folhas de hortelã lavadas para decorar Modo de preparo Suspiro Misture o açúcar com 2 colheres (sopa) de água e ferva em fogo baixo por aproximadamente 3 minutos ou até formar uma calda levemente espessa. Bata as claras em neve e acrescente a calda ao poucos, continuando a bater até formar um merengue firme e frio. Forre uma assadeira com papel-manteiga, coloque o merengue em um saco de confeitar e faça 10 discos de aproximadamente 10 cm de diâmetro. Asse em forno baixo (150º C) e entreaberto (se necessário, coloque uma colher de pau na porta do forno) por aproximadamente 1 hora ou até o merengue secar e ficar crocante. Se o merengue começar a ficar muito dourado antes de ficar firme, controle a temperatura, desligando ou abrindo mais a porta do forno.

Foto apenas ilustrativa © Luiz Ribeiro | Dreamstime.com

Montagem Coloque um disco de suspiro sobre o prato em que for servir. Sobre ele, ponha ½ pote de danone e um pouco de morango. Cubra com outro disco e disponha mais danone e morango, e decore com uma folha de hortelã. Monte as outras porções da mesma forma. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 41 ®


Leve & Leia PG 42 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Pavê de creme de bananas com chocolate Ingredientes Creme de banana: - 5 bananas nanicas maduras, picadas; 1 colher de sopa de açúcar (12g); 1 caixinha de creme de leite (200g); 1 caixinha de leite condensado (395g); 150ml de leite; 1 envelope de gelatina sem sabor (12g)

Junte no liquidificador, o creme de leite, o leite condensado, o leite, o creme de banana e bata por 5 minutos ou até que fique um creme homogêneo. Acrescente a gelatina sem sabor dissolvida, deixe bater por mais 3 minutos e reserve. Monte o pavê de creme de banana com chocolate num refratário médio Cobertura de chocolate: da seguinte forma: uma camada de biscoitos de maizena umedecidos no - 200g de chocolate ao leite; 1 caixinha de creme de leite (200g) achocolatado, uma de creme de banana, biscoitos de maizena umedecidos no achocolatado, creme de banana, biscoitos de maizena umedecidos Para a montagem: no achocolatado e creme de banana. - 200g de biscoito maizena; 150ml de leite com 1 colher (sopa) de achoc- Leve à geladeira por 10 minutos. olatado em pó (10g), batido Prepare a cobertura de chocolate. Em um refratário pequeno, junte o chocolate ao leite e leve ao microonModo de Preparo das por 2 minutos. Comece preparando o creme de banana. Num refratário médio, coloque Retire, mexa bem, acrescente o creme de leite, reservando 1 colher de as bananas, o açúcar, 1/2 xícara de chá de água e leve ao microondas por sopa para decorar, deixe amornar e reserve. 5 minutos ou até que as bananas fiquem macias. Retire o pavê da geladeira, espalhe a cobertura de chocolate por cima e Retire, mexa delicadamente, deixe amornar e reserve. Dissolva a gelatina com ajuda de uma colher acrescente o creme de leite reservado e decore. sem sabor em 5 colheres de sopa de água fria, mexa bem e deixe descan- Retorne para geladeira por mais 2 horas e sirva a seguir. sar por 3 minutos. Leve ao microondas por 15 segundos, retire, mexa e reserve.

Foto apenas ilustrativa © Torriphoto | Dreamstime.com www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 43 ®


Leve & Leia PG 44 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


TORTA DE PÁSCOA SUBLIME

INGREDIENTES Pão de Ló; 4 ovos; 2 xícaras de açúcar; 1 xícara de chocolate em pó 1 xícara de farinha de trigo; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 1 colher (sobremesa) de manteiga; ½ xícara de leite PRIMEIRO RECHEIO: 300g de Damascos 300g de Ameixas sem caroço SEGUNDO RECHEIO: 400g de creme de leite fresco (nata) 100g de doce de leite COBERTURA 200ml de creme de leite 200g de chocolate em barra amargo

MODO DE PREPARO Modo de Preparo do Primeiro Recheio: Coloque em uma panela separadamente os damascos e as ameixas com 200ml de água e deixe ferver por 5 minutos. Bata no liquidificador: primeiro os damascos já fervidos, até virar um creme e reserve. Depois bata as ameixas já fervidas, até virar um creme e reserve. Modo de Preparo do Segundo Recheio: Bata na batedeira o creme de leite e quando já estiver firme acrescente o doce de leite. Misture bem. Pão de Ló: Bata primeiro as claras em neve e depois acrescente as gemas. Coloque o açúcar e continue batendo bem. Acrescente a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento em pó. À parte, ferva o leite com a manteiga que irá ser despejada fervendo sobre a massa. Bata mais um pouco, asse em forma redonda untada com manteiga e farinha de trigo. Cobertura: Pique o chocolate e acrescente o creme de leite. Leve ao microondas por 2 minutos, mexa até o chocolate ficar homogêneo e brilhante. Deixe esfriar.

Foto apenas ilustrativa © Selim Muhlis Kurucaoglu /Dreamstime.com www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Montagem: Corte o bolo ao meio 2 vezes, ficando dividido em 3 fatias. Recheie a 1ª fatia do bolo com creme de doce de leite e por cima o creme de damascos. Coloque a 2ª fatia do bolo por cima e recheie com o creme do doce de leite e por cima a ameixa. Depois coloque a ultima fatia de bolo, por cima o creme de doce de leite, e por último a cobertura de chocolate. Enfeite com ovinhos e raspas de chocolate.Se preferir colque morangos para decorar.

Leve & Leia PG 45 ®


Mousse de chocolate branco com frutas vermelhas Ingredientes 500 g de chocolate branco 500 ml de creme de leite fresco 500 g de chantilly batido 7 g de gelatina em pó sem sabor 250 g de morango 250 g de framboesa 125 g de amora 50 g de açúcar 100 ml de licor de cassis Algumas gotas de limão Modo de preparo Junte a gelatina já hidratada e misture o chantilly delicadamente. Coloque nos potes ou taças e leve ao refrigerador por no mínimo 2 hs. Calda: Misture tudo e leve em fogo baixo até formar uma calda. Depois de pronta deixe esfriar e coloque por cima da mousse. Decore com uma framboesa in natura e sirva.

Leve & Leia PG 46 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Pão de Triguilho Ingredientes 1copo de leite; meio copo de óleo; 1 copo de triguilho (trigo de kibe); 3 colheres de açúcar; 1 colher de sal; 3 tabletes de fer- Mexa bem. mento biológico; 1kg farinha de trigo (aproximadamente) Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo até ficar uma massa homogênea que não gruda nas mãos. Modo de preparo Sove um pouco a massa. Deixe o trigo de quibe de molho até estufar. Escorra bem e re- Separe a massa em duas partes iguais. serve. Abra com o rolo e enrole como um rocambole e recheie a gosto. Numa vasilha grande, coloque o fermento em temperatura am- Exemplo: goiabada e ervas variadas biente e o açúcar. Coloque numa forma de bolo inglês grande e deixe crescer por Acrescente o leite em temperatura ambiente e misture bem. cerca de 45 minutos. Coloque o sal, o óleo e o trigo de quibe previamente hidratado. Asse em fogo médio a 180 graus, por cerca de quarenta minutos.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 47 ®


Serviços

Leve & Leia PG 48 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Horóscopo para Março/Abril 2017

Por João Bidu

Áries Leão Sagitário Imprevistos podem surgir nas primeiras semanas e nem Curso de reciclagem ou treinamento pode ser a chave para Você terá iniciativa, liderança e criatividade no trabalho. tudo deve fluir como espera. Concentre-se em suas atividades, procure ter mais paciência e deixe as coisas seguirem seu curso normal no ambiente de trabalho. Faturar será sua meta e você vai batalhar com muita garra para obter melhorias financeiras. Em família, é possível que você não se mostre tão falante como de costume e pode até guardar segredos. Com os amigos, terá vontade de compartilhar seus planos. Mal-entendidos podem atrapalhar a integração a dois. No sexo, Marte avisa que o seu erotismo estará aceso. Seu charme vai concentrar olhares de cobiça e o período promete emoções intensas na paquera, só evite cobranças para não assustar seu alvo.

a promoção dos seus sonhos. Com grana, abra os olhos ao negociar. Mas terá ótimas chances de lucrar com algo novo que poderá começar. Talvez tenha que resolver alguns abacaxis em casa, mas você contará com otimismo para administrar bem as exigências desta fase. Concentre-se nos assuntos que precisam ser solucionados com os parentes. Nas amizades, o clima ficará movimentado a partir do dia 13. Boas novas com a turma. No relacionamento, concessões podem livrar o romance de brigas. Você vai se mostrar sexy, exuberante e atrairá paquera num piscar de olhos. Há chance de mexer com os desejos e sentimentos de uma pessoa mais experiente e vivida.

Porém, os astros aconselham a conter a impulsividade e a precipitação. Se fizer isso, saberá tomar decisões com sabedoria, sobretudo nos assuntos de grana. Você saberá administrar seus recursos com pulso firme. Seu jeito ficará mais apegado e afetuoso com os parentes. Você não hesitará para atender as necessidades da sua família e das pessoas queridas, inclusive dos amigos. No relacionamento amoroso, briguinhas não estarão descartadas, então, a ordem é pegar leve com o par e mostrar o bom humor típico do seu signo. Na paquera, a conquista estará estimulada, mas há risco de assustar ou até afastar seu alvo com atitudes mandonas.

Touro Virgem Capricórnio Poderá enfrentar pressões e desafios, mas as coisas podem Com um jeito fraterno e prestativo, você vai olhar mais Não vai faltar persistência para vencer obstáculos no caminhar de forma mais positiva. O segredo será tirar proveito da sua força interior e determinação para superar os obstáculos. A partir do dia 10, seu espírito de luta e sua coragem vão aumentar. Trabalhar e faturar serão os seus lemas. Os parentes te darão apoio e vão se solidarizar com você, enquanto os amigos estarão do seu lado para o que der e vier. Será preciso mais tolerância para se entender com a pessoa amada, mas o sexo tem tudo para ser glorioso, principalmente a partir do dia 10. Seu forte carisma vai impressionar quem deseja. Se estiver em busca de uma paixão, tenha cautela com atrações proibidas, que podem ser tão excitantes quanto perigosas.

para as urgências dos outros e pode deixar alguns interesses em segundo plano para atender quem precisar de uma mãozinha. Mês pontuado por compromissos, acordos e oportunidades de estabelecer boas parcerias profissionais. Nas finanças, terá o incentivo de Júpiter para tomar iniciativas e ampliar suas economias. Tende a demonstrar mais apego e carinho aos parentes e amigos. Agradar e cooperar com quem ama serão grandes motivações neste período. Vênus, retrógrado a partir do dia 3, talvez não ajude muito seu sonho de amor, mas os outros astros darão todo apoio para você encontrar um par e embarcar em um romance estável.

trabalho e ao lidar com grana. Se busca uma fonte de renda complementar, ideias bacanas podem surgir e ajudarão a pagar as contas. Você vai se entrosar melhor com parentes, colegas e vizinhos. Se tem uma relação firme com alguém, tende a assumir o comando do romance e ditar o ritmo no sexo. Fale o que quer e seus caprichos serão atendidos. Para ser mais feliz, o astro do amor aconselha a limpar as mágoas do seu coração, esquecer o que passou e tocar a vida. Ainda bem que Marte brilhará em seu paraíso a partir do dia 10, deixará seu poder de sedução nas alturas, duplicará sua coragem e sensualidade. Você vai atrair com facilidade e pode despertar uma grande paixão.

Gêmeos Libra Aquário Sua carreira vai concentrar suas atenções e você não Ideias férteis e energia mental serão seus trunfos para Você vai se empenhar mais no emprego, agora, o assunto hesitará para ir atrás do sucesso. Será mais fácil ficar em evidência e há chance de cair nas graças dos chefes ao mostrar do que é capaz. Mas evite se dedicar a projetos fora do seu alcance ou pode se frustrar com os resultados, inclusive financeiros. Você terá ótimos argumentos para convencer os parentes na segunda quinzena. Porém, nas relações sociais abra os olhos com gente invejosa, adversários e amigos da onça. Seja prudente! Desafios, tentações e conflitos de interesse não estarão descartados na paixão. Se você está a fim de alguém, melhor manter os seus segredos bem guardados, pois fofocas podem botar areia em seus sonhos. No romance, drible atritos.

sobressair no emprego. É hora de dar mais atenção às atribuições que assumir e se empenhar em suas tarefas para que possa colher bons frutos, inclusive na parte financeira. Seu jeito estará mais prestativo com os parentes e a vida social ficará mais tranquila. Amizades gratificantes podem brotar no convívio com os colegas de trabalho. Altos e baixos com quem ama. Explore sua habilidade para conciliar, ouça mais sua alma gêmea e tente melhorar a sintonia. Marte vai intensificar os seus desejos e avisa que pode pintar uma química poderosa com alguém. A atração física será um passaporte para a paixão, mas procure conhecer melhor a pessoa antes de mergulhar de cabeça.

que deve concentrar as suas atenções neste mês é o dinheiro. Ligue-se nas chances de fazer bons negócios. Boas ideias, capacidade empreendedora e bom-senso serão os segredos do seu sucesso, tanto no lado profissional quanto no financeiro. Convém controlar as reclamações em família. Amizades estimuladas com quem tem mais idade. Será um bom período para demonstrar o que sente e fazer surpresas ao par, mas você precisará fortalecer os laços de confiança. Embora seu signo não seja do tipo apegado e possessivo, pode ficar com o ciúme aceso -- pegue leve para evitar briguinhas. Com um jeito mais solto e receptivo, pode despertar uma paixão à primeira vista.

Câncer Escorpião Peixes Seus dons criativos vão sobressair no emprego, mas não Você terá mais oportunidades de demonstrar seus talentos Terá disposição extra para pegar no pesado e cuidar dos conte muito com apoio de mulheres que ocupam cargo de chefia. A partir do dia 10, Marte realçará sua liderança. Há boas chances de ganhar uma grana extra com algo diferente ou ideia nova que pensa em por em prática. Pode ter ótimas notícias de parentes que moram em outras cidades, Há chance de atrair boas amizades ao fazer coisas novas. Na paquera, terá boas oportunidades para conversar com gente nova, sobretudo por intermédio de estudos ou viagens. Tudo isso deve movimentar sua vida amorosa, mas fique de antena ligada e não se intimide com rivais. Se já encontrou sua alma gêmea, um clima de paixão vai animar o convívio a dois. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

– siga a sua vocação e envolva-se com as tarefas de que mais gosta. Pode faturar em jogos, apostas e sorteios, mas procure administrar a sua grana com mais prudência. Você saberá expressar seu carinho, sobretudo aos parentes próximos e às amizades de longa data. Marte vai agitar o seu relacionamento, exercerá influência mais forte a partir do dia 10 e avisa que um clima de paixão irá reinar. Sua sensualidade vai brilhar naturalmente, fazendo com que ocupe o centro das atenções, ainda mais em baladas, festas, passeios e divertimentos. Você vai atrair o interesse alheio sem fazer menor esforço e seu jeito irresistível será a senha para a conquista.

compromissos profissionais. Se você trabalha em contato direto com o público, confie em seu faro para identificar o que as pessoas querem, pois pode ampliar sua freguesia. Porém, a grana vai exigir muito juízo. Os astros vão proteger e animar o convívio com os parentes. Uma pessoa que considera amiga pode abusar da sua boa vontade e confiança: ligue-se! Você estará irresistível e tem tudo para viver um período especial, mas o destino da sua vida sentimental dependerá bastante da sua forma de agir. Há risco de chateações e desentendimentos, assim, você terá a missão de controlar cobranças e mostrar mais jogo de cintura na conquista e no romance.

Leve & Leia PG 49 ®


Serviços

Leve & Leia PG 50 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Pagar à vista ou parcelar, o que é melhor?

© Olga Kriger| dreamstime.com

Por Reinaldo Domingos

E

ssa é uma dúvida comum entre os brasileiros, que se faz ainda mais crítica no período de instabilidade econômica atual. Qual é a forma menos arriscada de fazer compras, pagando à vista ou parcelado?

O ideal é separar parte do seu salário, assim que receber, para investir nos sonhos da família e também em uma reserva financeira, investindo para a última em uma aplicação de curto prazo. Não é preciso deixar de consumir, e sim passar a fazer escolhas mais conscientes, menos impulsivas, que possam levar ao descontrole financeiro.

Segundo recente pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, 58% dos brasileiros têm dificuldades para controlar seus Perguntas que o consumidor deve se fazer antes de qualquer compra: ganhos e gastos mensais, sendo a maior delas reunir todas Eu realmente preciso desse produto? as informações e recordar de todos os pagamentos. O que ele vai trazer de benefício para a minha vida? O descontrole é justamente um problema que pode decorrer dos par- Se eu não comprar isso hoje, o que acontecerá? celamentos. Apesar de ser sedutor poder desfrutar de um produto ou Estou comprando por necessidade real ou movido por outro sentimenserviço e pagar apenas no futuro, há o risco de perder o domínio sobre to, como carência ou baixa autoestima? as despesas e se tornar inadimplente, ou seja, não conseguir pagar todas Estou comprando por mim ou influenciado por outra pessoa ou por proelas. paganda sedutora?

Muitos se atraem também pela possibilidade de parcelar a compra e pa- Se mesmo diante deste questionamento, a pessoa concluir que realmente gar “sem juros”, porém isso não existe, os juros costumam estar embuti- precisa comprar o produto, seria prudente fazer mais algumas perguntas dos no valor total. Tanto que quando se faz o pagamento à vista é possível como: conseguir descontos. De quanto eu disponho efetivamente para gastar? Por outro lado, o pagamento à vista exige controle sobre as finanças e Tenho o dinheiro para comprar à vista? que a pessoa – ou família – tenha uma reserva financeira para imprevis- Precisarei comprar a prazo e pagar juros? tos. Afinal, de nada adianta fazer os pagamentos à vista, mesmo obtendo Tenho o valor referente a uma parcela, mas o terei daqui a três, seis ou doze descontos, e precisar recorrer a empréstimos com juros altos para honrar meses? uma despesa não planejada. Preciso do modelo mais sofisticado, ou um básico, mais em conta, atendeImprevistos, tanto positivos quanto negativos, costumam acontecer no ria perfeitamente à minha necessidade? decorrer do ano, como a decisão de fazer uma viagem rápida não planeDomingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de jada, o desejo de comprar um presente para os noivos ao ser convidado Reinaldo Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia para um casamento ou mesmo a dificuldade frente à perda do emprego ou Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil. a uma doença na família. www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 eve & eia PG 51

L

L

®


Serviços

Leve & Leia PG 52 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Sete atitudes para reduzir os gastos em casa

© Micro10x| dreamstime.com

Por Reinaldo Domingos

S

e as contas não estão fechando, é importante se atentar aos pequenos gastos, despesas e compras feitas de forma desordenada. Em média, 25% dos gastos mensais são supérfluos ou desnecessários. As pessoas sempre dizem que não têm mais de onde reduzir os gastos, mas, ao fazer uma boa análise, observam que é, sim, possível.

uso do fixo, já que é menos custoso. É preciso comparar as tarifas entre operadoras de tempos em tempos, visando o melhor negócio;

Quando se fala em educação financeira e em economizar, a maioria das pessoas afirma imediatamente: "Com a quantia que ganho, não tenho como economizar!". Esqueça essa postura negativa, do contrário ela acabará impedindo que você tome as ações necessárias. A primeira mudança deve ser mental, ao acreditar que é possível mudar a sua situação.

4- Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras e procure deixar as crianças em casa. Também tenha cuidado com as promoções; quantas vezes compramos o famoso “pague dois e leve três” e não usamos toda a quantidade;

Para que isso ocorra de forma mais assertiva, é importante fazer uma reunião familiar e falar sobre os sonhos da família, seguido do que pode ser feito para diminuir ou eliminar despesas supérfluas para que possam conquistar os sonhos. Para mostrar melhor essa questão, vou detalhar alguns pontos, dentre vários outros, que acredito que sejam práticos e do cotidiano:

3- A reciclagem de produtos também deve ser priorizada. O desperdício nos lares brasileiros é alto, muitos ignoram que é possível reciclar alimentos, roupas, móveis e até mesmo materiais escolares, sem perder a qualidade;

5- Compare os preços quando for às compras. Seja em lojas, supermercados e até restaurantes, é fundamental que se faça essa comparação, pois as variações são muitas. Evite produtos de “grife”, dê preferência à qualidade e não ao status; 6- Economize ao utilizar seu veículo. Nem sempre é preciso fazer tudo de carro, caminhar é saudável e pode ser econômico. Além disso, é importante manter o carro revisado para que imprevistos não estourem as finanças;

1- Os gastos com energia elétrica são os que mais apresentam excessos. 7- Na utilização de gás e água também é possível economizar. Evite deixar Basta pensar em quanto tempo usa o chuveiro e em quantas vezes deixa o fogo, o chuveiro e as torneiras abertas sem necessidade e busque reutilias luzes acesas e a geladeira aberta. Sem contar no uso de televisão e de zar a água. computador; 2- O uso de telefone também deve ser repensado, fazendo uma análise entre os valores do fixo e do celular. Quando possível, dê preferência ao www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Leve & Leia PG 53 ®


Vida animal

O

Cuide bem do seu gato

Dia Mundial do Gato, lembrado em 17 de fevereiro, é marcado por mimos e homenagens dos tutores aos seus bichanos, mas também é um bom momento para alertar sobre os cuidados com a espécie. “A saúde de nossos animais é cuidada no dia a dia, não apenas nas vacinações ou durante o tratamento, quando estão acometidos por doenças”, comenta Andressa Felisbino, veterinária da DrogaVET. Os cuidados começam pela escolha de uma ração de qualidade adequada à fase da vida do animal, se é castrado ou não, ou até mesmo "rações de tratamento", que ajudam a minimizar os sintomas de doenças como problemas renais, cardíacos, obesidade, entre outros. Além disso, água fresca, potes corretamente limpos, ambiente confortável e seguro e higiene frequente da caixa de areia colaboram de forma significativa para o bem estar do animal. Sem esquecer, é claro, que arranhadores para afiarem as unhas, atividades físicas como brincadeiras e o afeto do tutor também são essenciais. A aplicação mensal de antipulgas evita o desconforto causado por parasitas, vermes e até possíveis problemas de pele. Da mesma forma, a administração do vermífugo deve ser realizada mensalmente, evitando anemias e até mesmo doenças como a dirofilariose. Outro problema bastante comum são as bolas de pelos formadas no aparelho digestivo devido ao hábito do animal lamber-se para cuidar de sua própria higiene. Quando não eliminadas naturalmente pelo trato gastrointestinal provocam desconforto e vômitos.

litam este processo e com sabores atrativos para os gatos”, explica Sandra Schuster, farmacêutica e sócia-proprietária da DrogaVET. “Pastas nos sabores frango ou peixe são as mais procuradas, pois podem ser aplicadas na pata do animal induzindo-o a lamber o medicamento”, complementa. A aplicação da vacina quíntupla previne as seguintes doenças felinas: rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, clamidiose e leucemia. A primeira dose deve ser aplicada quando o gato completar 60 dias, a segunda com 90 e a terceira com 120 dias. Já a vacina anti-rábica deve ser administrada uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla. Após este programa preventivo inicial, as duas vacinas devem ser reforçadas anualmente. O cuidado com a programação vacinal evita grandes transtornos aos tutores e sofrimento aos bichanos. A rinotraqueíte é conhecida como gripe do gato e causa espirros, corrimento nasal, salivação, aftas e febre. Também atingindo o sistema respiratório dos gatos, a calicivirose é uma infecção bastante séria e sem cura. A panleucopenia é uma doença viral de alta mortalidade que acomete o sistema digestivo, respiratório e até a medula óssea, provocando diarreia, vômitos e febre. Considerada uma zoonose (pode ser transmitida ao homem), a clamidiose felina é uma infecção que afeta o trato respiratório e ocular dos gatos

Para auxiliar a passagem e eliminação natural das bolas de pelos existem no mercado diversas opções de medicamentos. “Dar remédios para gatos não costuma ser tarefa fácil para o tutor, por isso, desenvolvemos vermífugos e medicamentos para tratar bolas de pelos em apresentações que faci-

Leve & Leia PG 54 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


provocando sintomas como os da conjuntivite e rinite. Já a leucemia felina é considerada a causa de morte por doença infecciosa mais comum em gatos. Causa imunossupressão e deixa o gato indefeso contra qualquer outra doença. Os sintomas são debilidade, perda de peso e de apetite. Outra doença que vem afetando os bichanos é a FIV ou AIDS Felina. Não é transmissível aos humanos, mas provoca nos gatos as mesmas complicações enfrentadas pelas pessoas portadoras do vírus HIV. A AIDS felina ainda não tem cura e ataca o sistema imunológico, podendo ser controlada por meio de diversas medicações. "O tratamento apresenta mais eficiência quando o controle do vírus é feito logo no início da doença", explica Andressa. Dificuldades para urinar e sangue na urina podem ser sintomas da Síndrome Urológica Felina, doença com maior incidência em machos, que afeta o trato urinário e pode até mesmo desencadear um quadro de insuficiência renal - levando o animal à óbito. Afeta principalmente os gatos com idade avançada, obesos, com pouca atividade física ou baixa hidratação. Outra doença que chamou a atenção pelo crescimento de casos nos últimos anos é a Esporotricose, micose causada pelo fungo Sporotrix s., que pode ser transmitida através de mordidas, arranhaduras, contato com a pele de animal infectado

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

ou com algum item contaminado, como cascas de árvores, farpas, espinhos e o próprio solo. Essa zoonose é identificada por alterações na pele que parecem feridas de brigas e iniciam-se nos membros, cabeça ou base da cauda. A boa notícia é que há tratamento com o fármaco itraconazol. Como trata-se de um tratamento de longo prazo, os medicamentos manipulados têm ganhado a preferência dos tutores, pois podem ser manipulados em forma de suspensão, biscoito, cápsula ou pasta oral no sabor de preferência do felino. “Estamos em constante busca por inovações que possam melhorar a saúde dos animais e por isso a DrogaVET patrocina algumas pesquisas em parceria com grandes universidades. Um destes estudos visa descobrir novas alternativas para o tratamento da esporotricose e estamos esperançosos que, em breve, teremos novidades a oferecer ao mercado”, relata Sandra Schuster. Encerrando as dicas de prevenção às doenças é fundamental citar a castração, que evita as saídas dos gatos para as ruas e o consequente risco de contato com animais contaminados. “A castração não evita apenas crias indesejadas e doenças como o câncer de mama e de útero, ela auxilia na prevenção de inúmeras doenças”, alerta Andressa. “Não é à toa que dizem que a castração é um ato de amor e de cuidado”, finaliza. Fonte : DrogaVET

Leve & Leia PG 55 ®


Amigo não se compra Estes animais foram resgatados das ruas no Butantã. Estão castrados, vacinados e vermifugados. Precisam encontrar, com urgência, pessoas responsáveis que os adotem, dando-lhes, não somente cuidados, mas também muito amor e carinho e um espaço bem fechado, que os proteja das ruas e que os faça esquecer de todo o sofrimento vivido até o resgate. Estão prontos para adoção!

Lisbela

SRD (Sem Raça Definida) Dócil com pessoas e outros cães. Adora carinho e retribui incansavelmente com “lambeijos”. Tem aprox. 3 anos - porte médio - pesa 20 kg. Contato: (11) 99850 0269

Margot

SRD - Alegre, brincalhona, sociável com outros cães, aprox. 2 anos - porte médio - pesa 19 kg. Contatos: (11) 99333 5501 (11) 99337 7290

Ronda

Pastora Belga - muito dócil e carinhosa com pessoas e outros cães - Aprox. 8 anos porte grande - pesa 25 kg. Contato: (11) 99333 5501

Quem enxe sempre rga com o co ração ver em qua á beleza e gr aça lquer p eludinh o.

Menino

Brincalhão, carinhoso, inteligente, atende bem comandos. Muita energia para gastar, pois trata-se de um filhote de aprox. 1 ano - pesa 19 kg. Contato: (11) 97801 0679

Pessoas com bom humor são mais felizes. Leve & Leia PG 56 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


© Harun| dreamstime.com

Qual a melhor forma de se locomover em suas viagens?

A especialista da CI – Intercâmbio e Viagem aponta as principais opções de meio de transporte: trem, carro e cias aéreas ‘low-cost’

Q

uando se planeja uma viagem, muitas preocupações ocupam a cabeça do futuro viajante. Hospedagem, finanças, o roteiro que vai seguir e qual a forma de transporte mais adequada​, são detalhes fundamentais para aproveitar o melhor que o destino tem a oferecer, mas que no final das contas pesam na decisão do turista. Para deixar mais leve a mala das preocupações, a gerente de ​transportes da CI – Intercâmbio e Viagem, Giana Verde, dá algumas dicas sobre as três formas de locomoção mais utilizadas por quem viaja no exterior. Os carros alugados, trens e cias aéreas ‘low-cost’ (de baixo custo) são as principais escolhas dos viajantes. Abaixo, algumas vantagens e dicas de como aproveitar cada um deles.

Da redação

seu estado. Segundo Giana, esse meio de transporte também pode ser vantajoso para quem viaja. “Se o grupo de pessoas for grande, dividir o aluguel de um carro pode ser mais econômico do que comprar passagens de trem ou avião para todos, o veículo também dá mais liberdade, afinal, com ele você faz seus horários”, afirma. Mas, para não se tornar cansativo, o ideal é que mais de um membro do grupo saiba dirigir. Companhias aéreas low-cost: as companhias aéreas low-cost, baixo custo em português, surgiram como opções mais baratas para quem quer viajar de avião e hoje estão muito presentes no mercado, principalmente na Europa. Essas empresas oferecem voos com tarifas muito econômicas, alguns trechos podem sair por menos de € 20. Essa tarifa é possível porque as companhias low-cost não oferecem o serviço de bordo tradicional. Alimentos e bebidas consumidos serão cobrados, assim como fones de ouvido, filmes e outras regalias. Contudo, a política de bagagem pode mudar de uma empresa para outra, então, é preciso estar atento às especificações da empresa aérea. O conforto também não é como nas companhias tradicionais, o espaço entre os assentos, por exemplo, pode ser reduzido e os bancos não são reclináveis. Mas, não se preocupe, os aviões são seguros e as companhias seguem todas as leis que regulamentam o espaço aéreo. “Essa opção pode ser a melhor forma para quem busca rapidez e economia”, comenta Giana.

Viajando de trem: quem visita vários países próximos em uma mesma viagem, como nos roteiros pela Europa, tem a opção de ir de um local ao outro utilizando o trem. Para esse tipo de transporte, a gerente Giana Verde afirma que o planejamento é fundamental. “O interessante nas viagens de trem é montar seu roteiro de acordo com o itinerário da linha, para conseguir conectar os destinos da melhor forma possível e economizar”, comenta. Além disso, outras vantagens dessa opção é a possibilidade de pernoitar no trem, poupando diárias de hotel, e observar melhor a paisagem ao redor. Mas, Giana recomenda estar atento ao “Cada ​​ uma das alternativas tem características únicas, e cabe ao viajantempo. “Viagens de trem costumam ser mais longas e, se sua estada será te escolher a que melhor se encaixa em cada caso”, completa a gerente. mais curta, talvez não compense passar tanto tempo dentro do vagão”, explica. A CI – Intercâmbio e Viagem – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 28 anos de história, Alugando um carro: na Europa, exceto na Áustria, Grécia e Itália, os turistas podem dirigir apenas com a habilitação brasileira, desde que a viagem não ultrapasse 90 dias. Para outros lugares do mundo, é possível emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no Detran do www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

a agência já expandiu para 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com mais de 100 unidades contratadas. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. Só em 2015, foram cerca de 70 mil pessoas embarcadas. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou turismo. Cursos no Exterior, High School, Intercâmbio Teen, Trabalhar e Estudar e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos.

Leve & Leia PG 57 ®


Serviços

Serviços

Leve & Leia PG 58 ®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Ele sorriu

Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Um dia encheu sua mochila com pastéis e suco e saiu para brincar no parque. Quando ele andou umas três quadras, encontrou um velhinho sentado em um banco da praça olhando os pássaros. O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila e ia tomar um gole do suco, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então lhe ofereceu um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu suco. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava tão feliz! Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastéis e bebendo suco pelo resto da tarde sem falarem um ao outro.

Quando começou a escurecer, o menino estava cansado e resolveu voltar para casa mas, antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho. Aí, o velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido! Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa ao ver a felicidade estampada em sua face: - O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim? Ele respondeu: – Passei a tarde com Deus. Você sabia, que Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi? Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com o mais radiante sorriso na face e seu filho perguntou: – Por onde você esteve que está tão feliz?

E o velhinho respondeu: – Comi pastéis e tomei suco no parque, com Deus. Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava? A face de Deus está em todas as pessoas e coisas que são vistas com os olhos do amor e do coração! Que Deus abençoe você que está lendo esta mensagem e ilumine o seu coração para que você possa oferecer a muitas pessoas o sorriso de Deus, que está guardado dentro de você!* Hoje quero oferecer a você o meu sorriso! Neste período vamos procurar ver Deus nas pessoas e deixar que elas encontrem Deus em nós!

Posso ser pequeno; mas levo clientes novos para sua empresa. anuncie R$ 160,00 por edição!

VENDO LOJA

na Vila São Francisco. Carteira com muitos clientes. Informações: Tel.: 98202.2011

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 59 ®


Serviços

Leve & Leia PG 60 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 61 ÂŽ


O que fazer para economizar combustível? A maneira de dirigir influencia diretamente o consumo de combustível. Saiba quais as outras atitudes que um motorista deve tomar para poupar dinheiro. Não existe milagre. Através da conciliação de algumas práticas é possível economizar combustível. Dirigir de maneira correta é a primeira atitude que deve ser tomada. Estar com a manutenção em dia e escolher com cautela o combustível na hora de abastecer são ações que, se conciliadas com a forma de dirigir, fazem o motorista poupar dinheiro nas próximas paradas em um posto. O presidente da ANFRAVIST (Associação Nacional dos Franqueadores de Vistorias) e especialista em vistoria veicular Beto Reis, da Rede Super Visão Vistorias Automotivas dá dicas do que fazer. Se o veículo tiver câmbio manual é essencial que o motorista saiba identificar o momento certo da troca de marcha. O ideal é evitar a marcha de velocidade em subidas e aumentá-la antes do motor gritar de esforço. “O motor se manifesta de uma forma única, facilitando a identificação da troca de marcha. Se a pessoa transita com a marcha incorreta, com certeza o aumento do consumo de combustível não será o único problema, pois o motor será forçado e poderá ser danificado ao longo do tempo”, afirma Reis.

Leve & Leia PG 62 ®

Motorista que troca a marcha em alta rotação num veículo manual tende a gastar mais dinheiro. As próprias montadoras indicam a troca em baixa rotação. O mesmo acontece em veículos automatizados ou semi-automáticos, ainda que a embreagem seja controlada por um sistema eletrônico, o consumo se equipara à um câmbio manual. No automático a rotação é maior, por isso tende a consumir mais. É preciso que os pneus estejam sempre calibrados. O consumo pode subir em até 20% se estiverem baixos. Além disso, é imprescindível que a capacidade do tanque seja respeitada. O sistema do veículo pode ficar comprometido em caso de excesso de combustível. A gasolina aditivada ajuda a limpar as bombas. Alternar os tipos de gasolina ajuda no bom funcionamento do carro, ou seja, a cada dois tanques com gasolina comum, abasteça com a aditivada. Além dos combustíveis comuns – gasolina e álcool, outra opção que pode trazer bons rendimentos ao bolso do consumidor e também ajuda no combate à poluição é o Etanol. Ele rende em média 70% do que rende a gasolina, ou seja, se um veículo flex percorre 10 quilômetros por litro, com etanol vai andar 7. O interessante é utilizar o etanol quando o preço dele for 30% mais barato que a gasolina. Se o rendimento for igual, a vantagem do biocombustível é a melhor potência e octanagem (mais resistente à auto-detonação).

O Gás Natural também ajuda a combater a poluição e é mais barato que outros combustíveis. Dependendo da região a utilização do GNV pode chegar a até 65% por quilômetro rodado em relação à gasolina. Em grande parte dos postos há o Biodiesel (biocombustível), que é alguns centavos mais caro que o diesel comum, entretanto, a tendência é a queda do preço com aplicações mais tecnologicamente avançadas. A utilização de biocombustíveis ajuda na redução de poluentes no ar. É importante que todos os motoristas tenham consciência dos benefícios que proporciona não só na economia, mas para a sociedade em geral” explica Reis. Outra dica é fugir do trânsito. Beto diz que a ação de arrancar e parar o carro muitas vezes influencia no aumento de consumo de combustível. A tecnologia ajuda os motoristas nesse quesito, uma vez que há diversos aplicativos de celular que auxiliam nos caminhos menos engarrafados. Um fator importante é o peso. Manter o veículo limpo do barro e livre de bagagem desnecessária ajuda na redução do gasto de combustível. Outros fatores como velas gastas, filtro de ar entupido e andar em ponto morto também influenciam na economia. Fonte: www.supervisao.com

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Como fazer Casquinha de siri

Petisco de praia

Ingredientes ½ kg de carne de siri limpa e desfiada; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado e amassado ( ½ colher de sopa de alho) 1 pimenta dedo-de-moça picada; 1 tomate picado; 1 xícara de leite; 2 colheres de sopa de farinha de trigo ½ xícara de parmesão; ½ xícara de farinha de rosca; Forminhas em formato de conchas ou a própria casca do siri Sal a gosto; Azeite; Pimenta-do-reino a gosto Modo de preparo Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite, refogue a cebola, o alho e adicione uma pitada de sal. Acrescente a carne de siri e refogue por mais 2 minutos, adicione o tomate e a pimenta-dedo-de-moça. Tempere a casquinha de siri com pimenta-do-reino e sal e deixe cozinhar durante 5 minutos. Misture a farinha com o leite e adicione à frigideira. Cozinhe até ficar uma pasta cremosa, e a receita de casquinha de siri está pronta. Sirva em forminhas no formato de conchas ou na própria casca do siri.

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Leve & Leia PG 63 ®


Leve & Leia PG 64 ÂŽ

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.